Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[CLUBE DO LIVRO] 2º Livro - Nove Amanhãs – Isaac Asimov


Pedrods

Posts Recomendados

Segundo livro do clube, indicação do @Amoba.

 

Nove amanhãs - Isaac Asimov

Baixar Livro Nove Amanhãs - Isaac Asimov em PDF, ePub e Mobi

122 Páginas

 

Sinopse

" Sabem o que é Espaciolina? Se já viajaram pelo espaço, com certeza que sabem. Toda a gente precisa de Espaciolina nas primeiras viagens espaciais, e até há quem precise dela nas outras. Sem ela, sentem-se vertigens, terrores e psicoses. Com ela, não há nada. E não cria habituação nem tem efeitos secundários nocivos. A Espaciolina é ideal, essencial e insubstituível.

Nove Amanhãs pode considerar-se, sem sombra de receio, uma autêntica obra-prima no âmbito da Ficção Científica. Portadora de uma série de visões fantásticas, mas verossímeis, do futuro do homem, esta obra, tanto pelo seu interesse científico e psicológico como pelo seu valor literário, constitui indiscutivelmente o que de melhor escreveu Asimov. "

 

Sobre o autor 

Isaac Asimov foi um escritor e bioquímico americano, nascido na Rússia, autor de obras de ficção científica e divulgação científica.

Asimov é considerado um dos mestres da Ficção Científica e, junto com Robert A. Heinlein e Arthur C. Clarke, foi considerado um dos "três grandes" da ficção científica. A obra mais famosa de Asimov é a série da Fundação, também conhecida como Trilogia da Fundação, que faz parte da série do Império Galáctico e que logo combinou com sua outra grande série dos Robots. Também escreveu obras de mistério e fantasia, assim como uma grande quantidade de não-ficção. No total, escreveu ou editou mais de 500 volumes, aproximadamente 90 000 cartas ou postais.

A maioria de seus livros mais populares sobre ciência, explicam conceitos científicos de uma forma histórica, voltando no tempo o mais longe possível, quando a ciência em questão estava nos primeiros estágios. Ele providencia, muitas vezes, datas de nascimento e falecimento dos cientistas que menciona, também etimologias e guias de pronunciação para termos técnicos.

 

 

 

Prazo

 

Sexta-Feira, 26/03/2016

 

Como é um livro um pouco maior que o primeiro, segui a regra de 5 páginas por dia, dando uma gordurinha extra. Praticamente um mês pra ler 120 páginas acredito ser um prazo bem razoável.

 

 

 

Todos são convidados a participar, quem ainda não manifestou interesse de entrar na lista de MP dos membros do clube use o tópico geral ou me envie uma MP. O objetivo do tópico do livro é pra discutirmos somente o livro.

 

Tópico geral: 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/02/2016 at 12:22, Temujin disse:

Quanto maior o prazo, maior as chances do pessoal adiar para o final e esquecer hahahau. 

Foi isso o que aconteceu comigo hahaha. Depois de quarta, minha faculdade praticamente acaba então vou ter tempo pra ler. Vou ver se consigo colocar em dia o Clube do Livro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa mesmo a indicação do @Amoba, todos os contos trazem um debate filosófico por trás dos contornos de sci-fi. Do Asimov só tinha lido a trilogia da Fundação e curtido bastante, agora me animei em pegar os contos do Eu, Robô hahahau.

Não deixem para o final porque é um livro bem tranquilo de ler, dá para matar durante o trajeto para o trabalho/faculdade (caso você pegue ônibus ou metrô kkk).
 

A Profissão (5/5)

Spoiler

Para mim é disparado o melhor dessa coletânea. O lance de como cada cidadão é formatado para seguir sua profissão (sempre com uma visão unilateral do assunto), o sistema de aprendizado e como são descobertos novos talentos com pensamento criativo, tudo nesse conto é incrível.

Muito bom o debate sobre aprendizado, onde mesmo existindo sistemas instantâneos de ensino, porém formatado, sempre será necessário pessoas que passem pelo caminho das pedras hahahau, justamente para desenvolver senso crítico e liberdade de pensamento.

A Última Pergunta (5/5)

Spoiler

Desse aqui só comento uma coisa: um final fantástico. Tem grande potencial de ser muito ame ou odeie.

Todos os Problemas do Mundo (4.5/5)

Spoiler

Muito parecido mesmo com Minority Reporter (não sei qual foi escrito antes). Curto demais esse debate de IA como unidade viva e consciente, e até que ponto é válido o controle da privacidade humana por máquinas (por exemplo, prever crimes antes de acontecerem é um bem ou é uma forma de dominar uma sociedade pelo medo?).

A Sensação de Poder (4.5/5)

Spoiler

Talvez um dos mais aplicáveis a nossa realidade atual, não só na matemática (citado no conto) como em vários outros aspectos. Muitas vezes colocarmos importância demais nas máquinas (muitas vezes por comodismo) em detrimento do fator humano, e nos esquecemos de que elas foram projetadas por pessoas.

Percebi uma problemática parecida com o conto “A Profissão”, onde às vezes nos importamos mais com o resultado do que “porque fazer?” e “como fazer?”.
Muito bacana esse efeito reverso de evolução no conto (gerado por uma corrida armamentista, como de praxe) onde procuram sair do controle da tecnologia para o controle das pessoas, sendo que no passado aconteceu o inverso.

Os Abutres Bondosos (4/5)

Spoiler

Dá para resumir esse conto em: vale a pena manter a paz na galáxia a custo de ser conivente com a destruição de centenas de planetas que poderiam destruí-la no futuro? 

O Garotinho Feio (4/5)

Spoiler

Mesmo com todo contorno de sci-fi é um conto muito mais pessoal que científico, para mim teve um tom de episódio de Doctor Who hahahau. Explicação bem amarrada sobre manipulação temporal e gerenciamento de energia, mas o foco é o relacionamento entre o garoto e enfermeira. 

Meu Nome se Escreve com S (3/5)

Spoiler

Tava tudo bem até chegar ao final, que para mim estragou tudo. Um conto bem despretensioso, bacana como um acontecimento banal desencadeou (por pura coincidência) uma sequencia de eventos de proporções governamentais por causa da paranoia da Guerra Fria. Também estava curtindo terem colocado a numerologia como uma ciência lógica e cheia de probabilidades até chegarem àquela explicação no final, que era tudo uma manipulação entre dois alienígenas.

Estou em Porte Marte Sem Hilda (2.5/5) e A Noite Moribunda (2.5/5)

Spoiler

Esses dois estão bem abaixo dos demais, com um enredo Agatha Cristie desenvolvido meio com pressa. Não curti muito, mas tenho uma leve preferência pelo primeiro por causa do tom humorado, dando uma impressão de “uma rotineira sexta à noite após o trabalho versão espacial” hahahau.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Subscrevo o @Temujin. Só acrescento que achei "O Garotinho Feio" tão bom quanto "A Profissão" e "A Última Pergunta". E estou 100% de acordo com o você disse sobre o "Meu Nome se Escreve com S". 

E, além de cada conto servir de alegoria pras discussões que aconteciam ali na segunda metade do sec XX, o livro é muito bem escrito. Ele vai te dando informações aparentemente banais na introdução dos textos e as retoma no clímax com ótima função. Ótimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Ariel' disse:

Sobre o conto "Todos os Problemas do Mundo" só tenho isso a dizer:

225px-Minority_Report.jpg

Não cheguei nele ainda, mas O Minority Report é baseado em um conto do Philip K. Dick.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Galford Strife disse:

Não cheguei nele ainda, mas O Minority Report é baseado em um conto do Philip K. Dick.

Cara, você vai ver que é a mesma coisa hahahahha não o objetivo, mas aonde a história girou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Terminei esse clássico. Vamos lá com as impressões conto a conto:

A Profissão (4.5/5)

Spoiler

Ah, cara. Puta genialidade. No começo da história eu achei que ia rolar algum tipo de subversão ao "Dia da Educação" - seria o equivalente ao vestibular? Porque você passa no vestibular e rola todo aquele sentimento de "ganhei a vida/tenho uma profissão/sou inteligente" -, mas no fim das contas a história terminou no estilo distopia: Você foi manipulado a se rebelar contra o sistema e caiu direitinho.

A Sensação de Poder (4.5/5)

Spoiler

Porrrrrrrra, quebra cabeça demais. Dá pra lembrar da tiazinha da padaria que não consegue subtrair 50 centavos sem usar a calculadora. É foda também porque mostra como nosso pensamento vai se acomodando e ficando alienado às facilidades do dia. Pensar é muito trabalhoso, principalmente se você tem uma máquina pra fazer isso por você.

A Noite Moribunda (3.5/5)

Spoiler

Ao contrário do Temujin, achei ótimo esse ritmo acelerado da trama. Foi um build-up rápido e interessante, aonde você não perde muito tempo pra chegar ao clímax da história. Claro que poderia ter sido melhor desenvolvido, afinal a história se resolveu em dois travessões, mas não é descartável.

Estou Em Porto Marte Sem Hilda (3.5/5)

Spoiler

Hilária! HAHAHA É um pouco nos moldes da anterior, mas com o elemento da comicidade. Muito boa mesmo.

Os Abutres Bondosos (3/5)

Spoiler

A ideia é muito boa, porém não peguei qual foi o grande problema com o "abutre". O alienígena ficou bolado por causa do adjetivo que o humano deu e por isso a operação toda foi para o final?

Bons pensamentos sobre a guerra fria e toda a história das bombas nucleares.

Todos Os Problemas Do Mundo (5/5)

Spoiler

O melhor de todos, disparaaaaado. O final foi clássico para uma história excelente sobre esse "excesso de percepção insuportável". 

Meu Nome Se Escreve Com S (2.5/5)

Spoiler

WTF
WTF

HAHAHA o ponto mais legal do conto foi que o cara realmente ficou famoso e ganhou atenção por causa de uma LETRA no nome. Guerra Fria e essa noia tremenda.

A Última Pergunta (4/5)

Spoiler

Foi um dos que me fez refletir com mais ímpeto. O movimento de explosão e contração do universo é fascinante mesmo. O processo vai aos poucos se criando, os habitantes vão "secando" e ocupando o vazio até que ele se concentra, cansa e... reseta.

O Garotinho Feio (4/5)

Spoiler

Lindo, lindo, lindo! Não teve o plot twist nem a genialidade visionária dos anteriores, contudo foi mais pessoal e emocionante no sentido de afinidade que os outros. Excelente fechamento para o livro.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Terminei o primeiro conto, vou postando as minhas impressões de cada conto a medida em que eu for terminando.

A Profissão

Genial, digno do professor Asimov. Como já disseram, achei muito interessante o fato de mesmo em uma sociedade avançada, onde a educação pode ser implantada no cérebro das pessoas, ainda são necessárias algumas poucas pessoas que tenham que penar e desenvolver um senso criativo para poder criar o conteúdo consumido pelo restante. Uma coisa que eu percebi que o conto também aborda e não foi citado, é o fato de que nesse sistema, as vezes as pessoas acabam em uma profissão que não querem, mas são obrigadas a adotarem ela, pois não existe outra forma, conhecida pela população em geral, de aprender o que ela queria, pois a maioria das pessoas desconhece o aprendizado por meio de livros que era feito no passado. Genial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porra, o primeiro conto é muito bom mesmo.

Spoiler

 

Foi o primeiro texto do Asimov que li. No começo não curti tanto, mas a medida que a história foi evoluindo achei um conto muito bom. Me surpreendeu demais. Dois pontos que gostaria de levantar, chamar a atenção:

1 - Hoje, as fitas de educação seriam o próprio modelo de ensino? Mesmo que através de livros, de certa forma incutem os conhecimentos dentro da nossa cabeça.

2 - Exatas > Humanas, na fala do historiador de nome complicado. Achei bacana que mesmo num mundo de ficção científica, diante da própria formação do autor, o conto ressalte a importância também das ciências humanas (no caso sociais) para a evolução da sociedade e do conhecimento.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, bks disse:

Porra, o primeiro conto é muito bom mesmo.

  Ocultar conteúdo

 

Foi o primeiro texto do Asimov que li. No começo não curti tanto, mas a medida que a história foi evoluindo achei um conto muito bom. Me surpreendeu demais. Dois pontos que gostaria de levantar, chamar a atenção:

1 - Hoje, as fitas de educação seriam o próprio modelo de ensino? Mesmo que através de livros, de certa forma incutem os conhecimentos dentro da nossa cabeça.

2 - Exatas > Humanas, na fala do historiador de nome complicado. Achei bacana que mesmo num mundo de ficção científica, diante da própria formação do autor, o conto ressalte a importância também das ciências humanas (no caso sociais) para a evolução da sociedade e do conhecimento.

 

 

 

Spoiler

As fitas são distópicas, creio. Como tu vai ver nos próximos contos, o Asimov fala muito sobre a nossa busca por agilidade/instantaneidade e a fita seria isso: O mundo cansado do processo "lento e dispendioso" de ensino parte para uma educação de súbito. Fatalmente destrói a inovação e a criatividade, porque o caminho até o aprendizado deixa de existir e as dúvidas também, além da reflexão que faz parte do processo educativo que mesmo sendo um lixo, ainda conseguimos passar por cima desses problemas e criar qualquer coisa fora "da caixa"

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, bks disse:

Porra, o primeiro conto é muito bom mesmo.

  Ocultar conteúdo

 

Foi o primeiro texto do Asimov que li. No começo não curti tanto, mas a medida que a história foi evoluindo achei um conto muito bom. Me surpreendeu demais. Dois pontos que gostaria de levantar, chamar a atenção:

1 - Hoje, as fitas de educação seriam o próprio modelo de ensino? Mesmo que através de livros, de certa forma incutem os conhecimentos dentro da nossa cabeça.

2 - Exatas > Humanas, na fala do historiador de nome complicado. Achei bacana que mesmo num mundo de ficção científica, diante da própria formação do autor, o conto ressalte a importância também das ciências humanas (no caso sociais) para a evolução da sociedade e do conhecimento.

 

 

Leia mais Asimov, você não vai se arrepender. Um livro legal pra começar é o Eu, Robô. Mas pode ficar tranquilo, pois o livro é infinitamente melhor do que o filme. Pra você ter uma noção, a história apresentada no filme não existe no livro. O livro é uma coletânea de contos que ele escreveu, mas que para juntar em um livro só, ele criou um vínculo entre eles, no caso a doutora que narra os contos (esqueci o nome dela kkkk).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Profissão

Spoiler

Li hoje, na data "limite", o primeiro conto, que aparenta ser o mais longo. Vou ver se finalizo o livro ainda hoje. A primeira página foi meio caída, mas logo ascende à cabeça uma curiosidade enorme com relação a ela e à história em si, já num dado momento desconexo, com pouquíssima informação precedente. Fiquei completamente vidrado na leitura.

É engraçado como George queria tanto ir pra um Mundo Exterior, numa posição de prestígio social/intelectual, quando na verdade ele estava entre os 10.000/8Bi que eram as cabeças pensantes na Terra e que, de certa forma, são responsáveis por exportarem tantos trabalhadores treinados para o universo e ainda criar coisas novas. Ele estava, na verdade, muito além do sonho de ser programador, profissão que daria um prestígio social e tinha grandes chances de ir para um Mundo Exterior bastante desenvolvido.

Não acho que ele foi manipulado a se rebelar contra o sistema, pelo contrário. A ideia era tentar deixá-lo conformado com aquela situação de modo que ele fosse destinado ao segundo escalão dos grandes pensadores. Mas ele seguiu inconformado, o ápice da revolta dele é que foi acompanhado de perto, sem que ele soubesse.

As discussões mencionadas são o ponto chave. Mas é interessante como foi preciso algum intelectual de fora convencê-lo da importância da educação instantânea para que ele notasse que a educação tradicional tinha uma vantagem enorme em termos de possibilidades a se alcançar. Enquanto o colega de quarto, visto como um semelhante ser desprezível, não teve essa autoridade.

A Sensação de Poder

Spoiler

Também correlato com o panorama do primeiro: máquinas vs humanos. O que mais me tocou foi o fato de quererem usar mísseis tripulados para que economizassem gastos com computadores e desperdiçassem humanos, que têm menos valor. É notório o prognóstico que o Asimov faz pro futuro: máquinas substituindo os humanos, acelerando e otimizando os processos até que em certo ponto fazem a grande descoberta: a capacidade de pensamento para criar e ir além dos algoritmos. Uma inversão total do momento atual em que queremos cada vez mais robotizar e computadorizar muita coisa.

De fato buscamos o caminho mais curto, até numa tentativa natural de poupar energia cerebral. Mas não é possível abdicar do poder de pensamento por completo, ou deixar que ele deteriore em todas as áreas do conhecimento. Eu mesmo sinto que eu deteriorei muito meu pensamento em matemática ao fazer engenharia, sempre com uma calculadora pra fazer tudo.

A Noite Morimbunda 

Spoiler

Esse já envolveu uma temática de bastante suspense e investigação. Eu me peguei bastante envolvido e correr rápido me deixou com mais sede por saber o final. Conto curto, porém gostoso.

Estou em Porto Marte sem Hilda

Spoiler

Esse tem a mesma pegada suspense, mas achei muito mais fraco. Não dei risada da situação azarada, nem me cativou pelo suspense.

Os Abutres Bondosos

Spoiler

Achei um dos mais chatos. Acho que a história em si só ficou boa quando capturaram o primata superior (humano). O desfecho, no entanto, foi legal. Bem melhor que o conto anterior (da Hilda). Há toda uma questão moral que gera um desconcerto no Davi-en e em seu povo: querem implantar o bem depois das sociedades se auto-destruirem, cobrando algo por isso. Eles viram essa atitude como boa por toda colonização que fizeram. Mas ao serem comparados com abutres, passaram a enxergar seu plano de ação de outra forma, de uma forma tão avessa que se sentiram realmente fazendo algo imoral.

Todos os Problemas do Mundo

Spoiler

Gostei. Mas esse esteve bom durante todo o texto e o desfecho, pra mim ficou faltando render mais o clímax. Mas é legal como depois de absorver tantos problemas humanos por tantos anos, ainda colocam sobre ele o fardo da doença de tal modo que ele passa a querer o suicídio. Isso me impactou mais do que a ficção possível da humanidade um dia querer extinguir a privacidade em troca de harmonia e não-violência.

EDIT 02/04/2016

Meu nome se escreve com S

Spoiler

Eu estava curtindo o conto. Mas confesso que também achei que o final estragou tudo. No final das contas, o tal Zebatinsky caminhava para a glória que tanto almejava e foi parar numa outra posição que para ele era vantajosa naquele momento – vista como uma promoção por mérito. Se tivesse um pouco mais de paciência, alcançaria muito mais renome mais rápido. Na nova posição, ele começaria tudo de novo.

A última pergunta

Spoiler

Eu gostei do conto. Acho que o final é que fez ficar mais haters gonna hate, e deu aquela cutucada monstra. O conto em si foi meio repetitivo com basicamente toda a repetição da tal pergunta. Mas foi legal. A visão dele de como vai ser a humanidade no futuro é interessante.

O garotinho feio

Spoiler

Não cheguei a conclusões significativas. Foi uma leitura interessante, mas as possibilidades de final foram indiferentes pra mim.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, _Matheus_ disse:

Profissão

  Ocultar conteúdo

Não acho que ele foi manipulado a se rebelar contra o sistema, pelo contrário. A ideia era tentar deixá-lo conformado com aquela situação de modo que ele fosse destinado ao segundo escalão dos grandes pensadores. Mas ele seguiu inconformado, o ápice da revolta dele é que foi acompanhado de perto, sem que ele soubesse.

 

Deixei no spoiler só a parte que quero comentar sobre.

Spoiler

Eu falei isso porque todo o esquema foi previsto pelo "sistema". Tanto que é o historiador lá só apareceu na vida dele pra mostrar que o "mundo real" tá cagando e andando pra ele e só assim ele cairia na real da posição dele no mundo. Digamos um mal necessário.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/03/2016 at 11:42, Ariel' disse:

[...]

Os Abutres Bondosos (3/5)

  Ocultar conteúdo

A ideia é muito boa, porém não peguei qual foi o grande problema com o "abutre". O alienígena ficou bolado por causa do adjetivo que o humano deu e por isso a operação toda foi para o final?

[...]

 

Talvez tenha sido a primeira vez que descreveram o modus operandis da raça alienígena de um modo tão verdadeiro (a comparação com a forma de sobrevivência do abutre), e a vergonha de reconhecer isso foi tanta a ponto de abandonar a missão.

Em 25/03/2016 at 17:11, bks disse:

[...]

  Ocultar conteúdo

Foi o primeiro texto do Asimov que li. No começo não curti tanto, mas a medida que a história foi evoluindo achei um conto muito bom. Me surpreendeu demais. Dois pontos que gostaria de levantar, chamar a atenção:

1 - Hoje, as fitas de educação seriam o próprio modelo de ensino? Mesmo que através de livros, de certa forma incutem os conhecimentos dentro da nossa cabeça.

[...]

 

Como o Ariel falou as fitas são mais futurísticas mesmo, seriam o próximo passo do modelo de ensino. Em nosso modelo ainda é necessário assimilar as ideias, exercitar aquilo para fixar na mente, passar por todo o processo de aprendizado e tal, e com as fitas é tudo obtido automaticamente, e por isso mesmo se perde o senso criativo. Você saberia que 2x2 é 4, mas não saberia o porque.

8 horas atrás, _Matheus_ disse:

Profissão

  Ocultar conteúdo

[...]

Não acho que ele foi manipulado a se rebelar contra o sistema, pelo contrário. A ideia era tentar deixá-lo conformado com aquela situação de modo que ele fosse destinado ao segundo escalão dos grandes pensadores. Mas ele seguiu inconformado, o ápice da revolta dele é que foi acompanhado de perto, sem que ele soubesse.

[...]

 

Também não achei totalmente manipulado porque ambos os caminhos possíveis para ele (1º ou 2º escalão) ainda seriam vantajoso para o sistema, mas não dá para negar que o sistema torcia para ele se rebelar hahahau, tanto que todo o ambiente onde essas pessoas viviam era propício e talvez montado para isso acontecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, _Matheus_ disse:

Profissão

  Mostrar conteúdo oculto

Li hoje, na data "limite", o primeiro conto, que aparenta ser o mais longo. Vou ver se finalizo o livro ainda hoje. A primeira página foi meio caída, mas logo ascende à cabeça uma curiosidade enorme com relação a ela e à história em si, já num dado momento desconexo, com pouquíssima informação precedente. Fiquei completamente vidrado na leitura.

É engraçado como George queria tanto ir pra um Mundo Exterior, numa posição de prestígio social/intelectual, quando na verdade ele estava entre os 10.000/8Bi que eram as cabeças pensantes na Terra e que, de certa forma, são responsáveis por exportarem tantos trabalhadores treinados para o universo e ainda criar coisas novas. Ele estava, na verdade, muito além do sonho de ser programador, profissão que daria um prestígio social e tinha grandes chances de ir para um Mundo Exterior bastante desenvolvido.

Não acho que ele foi manipulado a se rebelar contra o sistema, pelo contrário. A ideia era tentar deixá-lo conformado com aquela situação de modo que ele fosse destinado ao segundo escalão dos grandes pensadores. Mas ele seguiu inconformado, o ápice da revolta dele é que foi acompanhado de perto, sem que ele soubesse.

As discussões mencionadas são o ponto chave. Mas é interessante como foi preciso algum intelectual de fora convencê-lo da importância da educação instantânea para que ele notasse que a educação tradicional tinha uma vantagem enorme em termos de possibilidades a se alcançar. Enquanto o colega de quarto, visto como um semelhante ser desprezível, não teve essa autoridade.

A Sensação de Poder

  Mostrar conteúdo oculto

Também correlato com o panorama do primeiro: máquinas vs humanos. O que mais me tocou foi o fato de quererem usar mísseis tripulados para que economizassem gastos com computadores e desperdiçassem humanos, que têm menos valor. É notório o prognóstico que o Asimov faz pro futuro: máquinas substituindo os humanos, acelerando e otimizando os processos até que em certo ponto fazem a grande descoberta: a capacidade de pensamento para criar e ir além dos algoritmos. Uma inversão total do momento atual em que queremos cada vez mais robotizar e computadorizar muita coisa.

De fato buscamos o caminho mais curto, até numa tentativa natural de poupar energia cerebral. Mas não é possível abdicar do poder de pensamento por completo, ou deixar que ele deteriore em todas as áreas do conhecimento. Eu mesmo sinto que eu deteriorei muito meu pensamento em matemática ao fazer engenharia, sempre com uma calculadora pra fazer tudo.

A Noite Morimbunda 

  Mostrar conteúdo oculto

Esse já envolveu uma temática de bastante suspense e investigação. Eu me peguei bastante envolvido e correr rápido me deixou com mais sede por saber o final. Conto curto, porém gostoso.

 

Profissão

Spoiler

Eu discordo de você. A ideia não era deixá-lo conformado. A ideia era irritá-lo com a conformação pra ver se ele era um "true thinker", o que é tão raro. 

 

Eu li os outros dois contos, não tenho grandes comentários sobre:

A Sensação do Poder

Spoiler

Também me chamou atenção o fato de eles acharem positivo sacrificarem humanos nos mísseis. Por outro lado, achei legal eles destacarem o poder da mente humana diante de um mundo computadorizado. Sei que não tem exatamente a ver, mas me lembrou uma coisa que me irrita muito: pessoas que têm PREGUIÇA de fazer contas simples de cabeça e sempre recorrem à calculadora, o que torna um círculo vicioso, porque quanto menos praticarem contas de cabeça, menos capazes de fazê-las eles ficam.

 

Obrigado pela ajuda em interpretar as fitas de ensino.

A Noite Morimbunda

Spoiler

Conto curtinho mas achei muito gostoso. Achei engenhosa a dedução que desvendou o crime. 

 

@Galford Strife, eu tenho vontade de ler a trilogia da Fundação, mas tenho certa preguiça com ficção científica.  Não é exatamente preguiça, mas tem outros livros que tenho muita vontade de ler primeira. Na verdade, depende muito do tema e do contexto. Um dia ainda pego o 2001, acho que é uma edição muito bonita e gostaria de compreender melhor a história do filme (principalmente pela narrativa em palavras do final), além de ser uma edição muito linda que quero ter na estante hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Temujin disse:

Também não achei totalmente manipulado porque ambos os caminhos possíveis para ele (1º ou 2º escalão) ainda seriam vantajoso para o sistema, mas não dá para negar que o sistema torcia para ele se rebelar hahahau, tanto que todo o ambiente onde essas pessoas viviam era propício e talvez montado para isso acontecer.

É aquele negócio: tem o prisma de um exame/prova qualquer onde a ideia é eliminar os ruins/selecionar os bons. Mas concordo, tem um desejo de encontrar um novo gênio porque isso é bom pra humanidade. 

Então digamos que fazem tudo pra ele se conformar com o segundo escalão, mas torcem pela revolta dele.

 

EDIT: Vi a resposta do @bks só agora. Acho que serve pra esclarecer o que penso, de modo mais amplo. Serve de resposta ao seu quote acima.

Sobre o que você mencionou da preguiça com Ficção, eu também tinha. Mas passou quando eu percebi que há vários ensinamentos, vários contextos do social – relacionamentos conturbados, questões morais, filosóficas, etc. – que, além de serem inseridas num contexto totalmente fictício de forma mágica e muito bem feita, também nos despertam para certos temas, sem dar um caminho das pedras. Sem dizer o que você deve pensar e como deve agir se algo semelhante acontecer com você. Há uma certa liberdade pro autor fazer suas interpretações, se identificar com A ou B. De repente, uma discussão surge entre os leitores sobre a temática envolvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • felipevalle
      Por felipevalle
      Apesar de não ser a minha vez, o autor do mês não criou o seu respectivo tópico, então resolvi adiantar a minha vez. 
      Até havia pensado em outra obra mais leve para compartilhar com vocês, mas parece-me que uma de análise se torna mais importante. Ainda mais pelo fato de discutirmos inúmeras questões aqui a que ela faz referência. Principalmente quando o assunto for de trabalho, política, entre outros nevrálgicos que tanto mexem e dividem com as opiniões dos forumeiros. 
      Ok. Explicação dada, vamos a ela:

      SINOPSE
      O espírito imortal não nasce, não cresce, não morre e não renasce; matricula-se temporariamente na escola da Terra, onde o currículo proposto para estimular sua evolução consciencial é composto de umas seqüências de problemas.
      Os entraves da vida humana e suas equações esclarecedoras, é, portanto, o foco desta obra de Ramatís. E mais, no âmbito familiar ele aborda: o processo de reencarnação, a infância, a educação dos filhos sob a perspectiva espiritual, a adoção e o binômio afeto-disciplina. Compõem os “cursos básicos” e as “especializações” da escola terrestre temas como: problemas da saúde, da alimentação, do trabalho, da religião, dos governos, e até mesmo os problemas adquiridos quando se pretende fugir dos problemas: o alcoolismo, o tabagismo etc.
      Em seu estilo de peculiar clareza e profundidade, que nada deixa por examinar e nada teme analisar, Ramatís esboça a geometria transcendental que soluciona, pelos instrumentos da ótica espiritual, a arquitetura do edifício secular da vida humana.
      *** *** ***
      Fica a critério de vocês quanto ao prazo de leitura, mas imagino que em um mês já dê para terminá-la.
      Boa leitura ✌
    • PsychoShow
      Por PsychoShow
      Que comecem os trabalhos, rapeize!

      O Estrangeiro - Albert Camus



      Sinopse: Este livro narra a história de um homem comum que se depara com o absurdo da condição humana depois que comete um crime quase inconscientemente. Meursault, que vivia sua liberdade de ir e vir sem ter consciência dela, subitamente perde-a envolvido pelas circunstâncias e acaba descobrindo uma liberdade maior e mais assustadora na própria capacidade de se autodeterminar. Uma reflexão sobre liberdade e condição humana que deixou marcas profundas no pensamento ocidental. Uma das mais belas narrativas deste século.

      Sobre o autor: Albert Camus (1913-1960) foi um escritor, jornalista, dramaturgo, romancista e filósofo argelino. Seu profícuo trabalho inclui peças de teatro, novelas, notícias, filmes, poemas e ensaios onde ele desenvolveu um humanismo baseado na consciência do absurdo da condição humana e na revolta como uma resposta a esse absurdo. Para Camus, essa revolta leva à ação e fornece sentido ao mundo e à existência, e então "Nasce então a estranha alegria que nos ajuda a viver e a morrer". Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1957.
      Observações

      O livro é dividido em duas partes e possui 11 capítulos ao todo. É um livro pequeno (57 Páginas), portanto acredito que dê para ler tranquilamente, sem extrapolar o limite mensal. Tomei a liberdade de dividir as páginas por capítulo, apenas para fins didáticos.

      Primeira Parte (28 Páginas)
      CAP 1 (8 Páginas)
      CAP 2 (3 Páginas)
      CAP 3 (5 Páginas)
      CAP 4 (3 Páginas)
      CAP 5 (3 Páginas)
      CAP 6 (6 Páginas)

      Segunda Parte (29 Páginas)
      CAP 1 (4 Páginas)
      CAP 2 (5 Páginas)
      CAP 3 (8 Páginas)
      CAP 4 (5 Páginas)
      CAP 5 (7 Páginas)

      Prazo

      Sexta-Feira, 21/09/2018

      Para mim, ao menos, acredito que este seja um prazo dentro dos padrões pelo tamanho do livro. Escolhi a ideia do @Pedrods do prazo encerrar-se numa sexta-feira, assim dando tempo suficiente para se fomentar uma discussão e irmos para o livro seguinte.

      Tópico Oficial
       

      Boa leitura!
    • Aleef
      Por Aleef
      O user @Buzzuh disse que iria viajar no domingo a trabalho e não poderia criar o tópico. Ae eu to criando.
       
      A Ilha do Dr Schutz - Ataíde Tartari

       
       
      Sinopse: Em 1985, caçadores de nazistas de todo o mundo desembarcaram em São Paulo com o propósito de examinar os restos mortais de Josef Mengele. Entre eles estava um falasha chamado David Samen. Seguindo uma pista sobre a vida de Mengele no Brasil, Samen descobre o esconderijo de outro médico nazista, o Dr. Schultz, que fizera experiências em judeus negros como ele. Este romance é a versão em português de "Tropical Shade".
       
       
       
      O livro possui 193 páginas. 
       
      PRAZO : 24/10/2018
      Dá 7 páginas por dia. Aquela ida sagrada no banheiro, leva o seu leitor, dá uma lidinha em duas, na hora que for dormir dá uma lida em outras duas e na hora que tiver vendo o Whats e insta, separa um tempinho pra ler três páginas. Dá sossegado.
      Confesso que nunca tinha ouvido falar, estou curioso
       
       
       
    • Pedrods
      Por Pedrods
      Quarto livro do clube, indicação do @Aleef.
       
      Terra Sonâmbula -  Mia Couto

      208 Páginas
       
      Sinopse
      Um ônibus incendiado em uma estrada poeirenta serve de abrigo ao velho Tuahir e ao menino Muidinga, em fuga da guerra
      civil devastadora que grassa por toda parte em Moçambique. Como se sabe, depois de dez anos de guerra anticolonial (1965-
      1975), o país do sudeste africano viu-se às voltas com um longo e sangrento conflito interno que se estendeu de 1976 a 1992.
      O veículo está cheio de corpos carbonizados. Mas há também um outro corpo à beira da estrada, junto a uma mala que
      abriga os “cadernos de Kindzu”, o longo diário do morto em questão. A partir daí, duas histórias são narradas paralelamente:
      a viagem de Tuahir e Muidinga e, em flashback,o percurso de Kindzu em busca dos naparamas, guerreiros tradicionais,
      abençoados pelos feiticeiros, que são, aos olhos do garoto, a única esperança contra os senhores da guerra.
      “Terra Sonâmbula” – considerado por júri especial da Feira do Livro de Zimbabwe um dos doze melhores livros africanos do século XX e agora reeditado no Brasil pela Companhia das Letras – é um romance em abismo, escrito numa prosa poética que remete a Guimarães Rosa.
      Couto se vale também de recursos do realismo mágico e da arte narrativa tradicional africana para compor esta bela fábula.
       
      Sobre o autor 
      Nasceu em 1955, na Beira, Moçambique. É biólogo, jornalista e autor de mais de trinta livros, entre prosa e poesia. Seu romance Terra sonâmbula é considerado um dos dez melhores livros africanos do século XX. Recebeu uma série de prêmios literários, entre eles o Prêmio Camões de 2013, o mais prestigioso da língua portuguesa, e o Neustadt Prize de 2014. É membro correspondente da Academia Brasileira de Letras.
      Em 1983, publicou o seu primeiro livro de poesia, Raiz de Orvalho, que, segundo algumas interpretações, inclui poemas contra a propaganda marxista militante. Dois anos depois, demitiu-se da posição de diretor para continuar os estudos universitários na área de biologia.
      Além de considerado um dos escritores mais importantes de Moçambique, é o escritor moçambicano mais traduzido. Em muitas das suas obras, Mia Couto tenta recriar a língua portuguesa com uma influência moçambicana, utilizando o léxico de várias regiões do país e produzindo um novo modelo de narrativa africana. Terra Sonâmbula, o seu primeiro romance, publicado em 1992, ganhou o Prémio Nacional de Ficção da Associação dos Escritores Moçambicanos em 1995 e foi considerado um dos dez melhores livros africanos do século XX por um júri criado pela Feira do Livro do Zimbabué. A 25 de Novembro de 1998 foi feito Comendador da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada. Foi fundador de uma empresa de estudos ambientais da qual é colaborador.
      Em 2013 foi homenageado com o Prémio Camões, que lhe foi entregue a 10 de Junho no Palácio de Queluz pelas mãos do presidente de Portugal Cavaco Silva e da presidente do Brasil, Dilma Rousseff.
       
      Prazo
       
      Sexta-Feira, 01/07/2016
       
       
      Prazo de quase dois meses pelo livro ter mais de 200 páginas, e também pra dar mais tempo pro pessoal ler. Espero uma maior participação de todos. 
    • Pedrods
      Por Pedrods
      Terceiro livro do clube, indicação do @bks.
       
      O velho e o mar -  Ernest Hemingway
       

      125 Páginas
       
      Sinopse
      Título mais vendido do autor no Brasil, foi agraciado com o Prêmio Pulitzer, em 1954.Depois de anos na profissão, havia 84 dias que o velho pescador Santiago não apanhava um único peixe. Por isso já diziam se tratar de um salão, ou seja, um azarento da pior espécie. Mas ele possui coragem, acredita em si mesmo, e parte sozinho para alto-mar, munido da certeza de que, desta vez, será bem-sucedido no seu trabalho.Esta é a história de um homem que convive com a solidão, com seus sonhos e pensamentos, sua luta pela sobrevivência e a inabalável confiança na vida. Com um enredo tenso que prende o leitor na ponta da linha, Hemingway escreveu uma das mais belas obras da literatura contemporânea Uma história dotada de profunda mensagem de fé no homem e em sua capacidade de superar as limitações a que a vida o submete.
       
      Sobre o autor 
      Ernest Hemingway (1899-1961) foi um escritor norte-americano. "Por Quem os Sinos Dobram" e "O Velho e o Mar", são os seus livros de maior destaque. Recebeu o Pêmio Pulitzer com o livro "O Velho e o Mar", em 1953 e o Nobel de Literatura em 1954.
      Foi um dos principais representantes do ciclo literário norte-americano iniciado nos anos 20, o da “geração perdida”. Famoso pelo estilo de vida aventureiro, sua biografia e obra têm como cenários as touradas na Espanha, caçadas submarina em Cuba e safáris na África. Hemingway é fascinado pelo perigo e pela vida selvagem.
      Ernest Hemingway levou para a literatura o estilo sintético do jornalismo. Nota-se essa concisão principalmente em obras que refletem sua experiência pessoal. No livro "O Sol se Levanta" relata o cotidiano de um grupo de expatriados boêmios, ingleses e norte-americanos, em Paris e Pamplona, depois da Primeira Guerra Mundial. No romance "Por Quem os Sinos Dobram" relata a história passada na Guerra Civil Espanhola, de um americano que se ligara à causa da legalidade na Espanha.
       
       
       
      Prazo
       
      Sexta-Feira, 06/05/2016
       
      Seguindo a regra de 5 páginas por dia, dando uma gordurinha extra. Mais de um mês pra ler 125 páginas acredito ser um prazo bem razoável.
       
       
       
      Todos são convidados a participar, quem ainda não manifestou interesse de entrar na lista de MP dos membros do clube use o tópico geral ou me envie uma MP. O objetivo do tópico do livro é pra discutirmos somente o livro.
       
      Tópico geral: 

×
×
  • Criar Novo...