Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[CLUBE DO LIVRO] 3º Livro - O velho e o mar -  Ernest Hemingway


Pedrods

Posts Recomendados

Terceiro livro do clube, indicação do @bks.

 

O velho e o mar  Ernest Hemingway

 

o-velho-e-o-mar-ernest-hemingway.jpg

125 Páginas

 

Sinopse

Título mais vendido do autor no Brasil, foi agraciado com o Prêmio Pulitzer, em 1954.Depois de anos na profissão, havia 84 dias que o velho pescador Santiago não apanhava um único peixe. Por isso já diziam se tratar de um salão, ou seja, um azarento da pior espécie. Mas ele possui coragem, acredita em si mesmo, e parte sozinho para alto-mar, munido da certeza de que, desta vez, será bem-sucedido no seu trabalho.Esta é a história de um homem que convive com a solidão, com seus sonhos e pensamentos, sua luta pela sobrevivência e a inabalável confiança na vida. Com um enredo tenso que prende o leitor na ponta da linha, Hemingway escreveu uma das mais belas obras da literatura contemporânea Uma história dotada de profunda mensagem de fé no homem e em sua capacidade de superar as limitações a que a vida o submete.

 

Sobre o autor 

Ernest Hemingway (1899-1961) foi um escritor norte-americano. "Por Quem os Sinos Dobram" e "O Velho e o Mar", são os seus livros de maior destaque. Recebeu o Pêmio Pulitzer com o livro "O Velho e o Mar", em 1953 e o Nobel de Literatura em 1954.

Foi um dos principais representantes do ciclo literário norte-americano iniciado nos anos 20, o da “geração perdida”. Famoso pelo estilo de vida aventureiro, sua biografia e obra têm como cenários as touradas na Espanha, caçadas submarina em Cuba e safáris na África. Hemingway é fascinado pelo perigo e pela vida selvagem.

Ernest Hemingway levou para a literatura o estilo sintético do jornalismo. Nota-se essa concisão principalmente em obras que refletem sua experiência pessoal. No livro "O Sol se Levanta" relata o cotidiano de um grupo de expatriados boêmios, ingleses e norte-americanos, em Paris e Pamplona, depois da Primeira Guerra Mundial. No romance "Por Quem os Sinos Dobram" relata a história passada na Guerra Civil Espanhola, de um americano que se ligara à causa da legalidade na Espanha.

 

 

 

Prazo

 

Sexta-Feira, 06/05/2016

 

Seguindo a regra de 5 páginas por dia, dando uma gordurinha extra. Mais de um mês pra ler 125 páginas acredito ser um prazo bem razoável.

 

 

 

Todos são convidados a participar, quem ainda não manifestou interesse de entrar na lista de MP dos membros do clube use o tópico geral ou me envie uma MP. O objetivo do tópico do livro é pra discutirmos somente o livro.

 

Tópico geral: 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando o @bks comentou que era ganhador de Nobel e falou a década dele, fui procurar e bati o olho nesse, dai li algumas coisas e fiquei bem empolgado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos.

Primeiramente quero parabenizá-los pela iniciativa. É uma ótima e saudável ideia o que vocês estão desenvolvendo aqui.

Infelizmente não estou participando do Clube da Luta do Livro por falta de tempo. Entretanto, não pude deixar de vir comentar sobre o título do mês.

Adquiri a obra a alguns anos, juntamente como For Whom the Bells Tolls, e ela se mostrou simplesmente sensacional.

Tenho certeza que vocês irão gostar muito. Façam bom proveito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, já li vários dele. Estou tentando me lembrar o time de beisebol que o velho torce. Alguém se lembra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

O que mais me encanta desse nosso Clube do Livro é que livros que talvez passassem desapercebido, você acaba lendo. Sei que o livro é premiadíssimo o autor idem, porém a temática acaba as vezes te distanciando. Um livro com a temática de pescaria talvez não me pegasse lendo a sinopse, e ai eu estaria perdendo essa obra prima. 

Spoiler

Uma das coisas que me distanciaria talvez desse livro é por associar a pescaria à algo monótono, e isso o autor não deixa acontecer um segundo, você fica com uma tensão desgraçada de acontecer algo com Santiago, ou o peixe se soltar depois de tanta luta. Monótono é a palavra que jamais resumiria esse livro, matei ele em um sábado e cada pagina que passava eu queria ler já a outra. Na volta, depois de seu troféu amarrado ao barco, quando os tubarões começam a aparecer, você leva fé de que Santiago irá chegar logo a costa e conseguir salvar o peixe quase intacto, mas depois eu só torcia pra que sobrasse ao menos o esqueleto do peixe, pra mostrar a vila que Santiago foi um guerreiro. 

E pra quem quer materializar a imaginação em forma de imagens, está aqui o curta que disputou o Oscar: 

Em 08/04/2016 at 21:08, felipevalle disse:

Poxa, já li vários dele. Estou tentando me lembrar o time de beisebol que o velho torce. Alguém se lembra?

New York Yankees 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse curta é demais, mas DEMAIS mesmo, consegue transmitir com louvor toda a ambientação do livro, e o traço em pintura a óleo é de encher os olhos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei do livro. O Santiago queria provar para todos que não era um peso morto. Ernest também caracteriza algo que é nítido no nosso cotidiano que o velho tem que ficar de boa, não presta para o sistema ( só para dar trabalho) essas paradas assim, na verdade ele cadencia algo que mostra o lado do ser humano. O sofrimento! Santiago ( quero saber porque santiago) Sabe? Acho que era muito na cara que o santiago era esforçado e lutava com ferocidade, mas será que hoje temos santiagos por ae?Já pararam para pensar que as vezes está uma calmaria, mas do nada vem um tubarão e dá uma mordida no seu troféu? Mas ao contrário do Santiago, as vezes deixamos que os tubarões comam a carne e que fique por isso mesmo. Não irei estender essa análise, mas de uma forma geral o Livro como um todo mostra que nós nascemos, vivemos e sobrevivemos lutando contra tubarões e que as vezes temos que deixar a maré trabalhar para que o objetivo que está na frente seja concretizado. Belíssimo livro!  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Por acaso passei o olho por aqui e recentemente li o livro. Esse curta me interessou, favoritei aqui.

 

Sobre o livro, é bom, embora eu não tenha gostado muito da escrita. Pelo que tinha ouvido, esperava mais.

 

Ou pode apenas ser o caso de eu ser burro. Já teve livro que eu achei +-, fui ler análise depois e fiquei tipo "caraaaaaaio".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Já li 1/3 do livro, vou tentar agilizar pra não perder o prazo. Correria tah foda :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LIVRÃO HEIN VAI TOMAR NO CU

Spoiler

FINAL DE MERDA FIQUEI PUTO

Mas o livro é muito bem escrito e angustiante. Fica aquela tensão de "caralho o que vai acontecer agora?". Foda, li em umas 6h.

Maluco, tem alguma teoria metafórica bizarra? Eu tentei montar algumas, mas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/04/2016 at 16:03, Aleef disse:

 

  Mostrar conteúdo oculto

Gostei do livro. O Santiago queria provar para todos que não era um peso morto. Ernest também caracteriza algo que é nítido no nosso cotidiano que o velho tem que ficar de boa, não presta para o sistema ( só para dar trabalho) essas paradas assim, na verdade ele cadencia algo que mostra o lado do ser humano. O sofrimento! Santiago ( quero saber porque santiago) Sabe? Acho que era muito na cara que o santiago era esforçado e lutava com ferocidade, mas será que hoje temos santiagos por ae?Já pararam para pensar que as vezes está uma calmaria, mas do nada vem um tubarão e dá uma mordida no seu troféu? Mas ao contrário do Santiago, as vezes deixamos que os tubarões comam a carne e que fique por isso mesmo. Não irei estender essa análise, mas de uma forma geral o Livro como um todo mostra que nós nascemos, vivemos e sobrevivemos lutando contra tubarões e que as vezes temos que deixar a maré trabalhar para que o objetivo que está na frente seja concretizado. Belíssimo livro!  

 

 

Spoiler

Então, no começo ele realmente luta com tudo para tentar impedir mas num dado momento ele meio que desiste (quando não tinha mais arpão nem outra arma) e só espera a maré levar de volta para casa. 

Como você comentou, ele não deixou por isso mesmo e lutou até onde deu mas uma hora não tem como continuar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Terminei o livro ontem mas so hojte tive tempo de vir aqui comentar, em cima do prazo haha.

Gostei, leitura rápida e prazerosa, quando comecei a achar a achar meio maçante (um pouco no começo), logo começou a engrenar. Confesso que achei o livro bom, mas nao o suficiente, ate que eu li uma resenha..

https://mscamp.wordpress.com/paginas-escritas/o-velho-e-o-mar-ernest-hemingway/

Ja responde uma pergunta..  O nome “Santiago” significa se auto-conhecer no sofrimento

 

Vou pegar alguns trechos interessantes da resenha, que me fizeram enxergar o livro de outra forma. 

Santiago quer mostrar suas forças, mas para isso precisa resgatar o lado “menino” que existe dentro dele, que não envelhece, e vai à busca do encontro consigo mesmo. O mar é o local apropriado para se interiorizar, pois representa a travessia da vida, é um lugar tranqüilo que o leva a refletir e recordar as lembranças. O encontro do velho com a criança que mora dentro de si, é que lhe dá a capacidade de se aventurar, a coragem de persistir nos seus sonhos, proporcionando a disposição de se arriscar, de usar a criatividade na solução dos problemas, de ter esperança, espontaneidade, enfim, de ir à busca do que lhe dá prazer: “pescar”.  

A criança lhe dá a motivação, e forças emocionais para lutar, prosseguir e não desanimar, mas isso não é suficiente, ele precisa também das forças físicas de seu tempo de menino, porém a carcaça envelheceu, o seu corpo e seus braços não correspondem mais aos seus desejos. “Queria muito que o menino estivesse aqui comigo” – queria as forças de menino. 

Mas Santiago não desiste de sua jornada, segue em frente, enfrenta momentos de sofrimento e prazer. A consciência de que tem um objetivo a ser alcançado o faz levantar mesmo com dor, e prosseguir rumo ao seu alvo. Inesperadamente, encontra forças para resistir, agora começa a ver uma saída, anteriormente estava tão confuso que não podia enxergar o que fazer “antes eu não enxergava, agora enxergo”, no momento em que se dispôs a agarrar aquela linha de esperança, podia enfrentar o “peixe” de maneira diferente, a paz interior reina em seu coração.  

No mar o velho afronta uma imensa batalha com o “peixe grande”, que representa seu sonho maior, a luta parece infinita, mas em meio a ela consegue pescar os “peixes menores”, que o alimenta e lhe dão a sustentação do corpo para continuar, renovando-lhe as forças, ou seja, a superação dos problemas mais simples serve de fortalecimento para os desafios maiores, são eles que constroem os degraus para se chegar ao objetivo, e conquistar a vitória.  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vou estourar o prazo. Tentar finalizar amanhã, mas esse FDS tá foda, cheio de parada da faculdade pra fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Pedrods disse: oculto

 

Santiago quer mostrar suas forças, mas para isso precisa resgatar o lado “menino” que existe dentro dele, que não envelhece, e vai à busca do encontro consigo mesmo. O mar é o local apropriado para se interiorizar, pois representa a travessia da vida, é um lugar tranqüilo que o leva a refletir e recordar as lembranças. O encontro do velho com a criança que mora dentro de si, é que lhe dá a capacidade de se aventurar, a coragem de persistir nos seus sonhos, proporcionando a disposição de se arriscar, de usar a criatividade na solução dos problemas, de ter esperança, espontaneidade, enfim, de ir à busca do que lhe dá prazer: “pescar”.  

A criança lhe dá a motivação, e forças emocionais para lutar, prosseguir e não desanimar, mas isso não é suficiente, ele precisa também das forças físicas de seu tempo de menino, porém a carcaça envelheceu, o seu corpo e seus braços não correspondem mais aos seus desejos. “Queria muito que o menino estivesse aqui comigo” – queria as forças de menino. 

Mas Santiago não desiste de sua jornada, segue em frente, enfrenta momentos de sofrimento e prazer. A consciência de que tem um objetivo a ser alcançado o faz levantar mesmo com dor, e prosseguir rumo ao seu alvo. Inesperadamente, encontra forças para resistir, agora começa a ver uma saída, anteriormente estava tão confuso que não podia enxergar o que fazer “antes eu não enxergava, agora enxergo”, no momento em que se dispôs a agarrar aquela linha de esperança, podia enfrentar o “peixe” de maneira diferente, a paz interior reina em seu coração.  

No mar o velho afronta uma imensa batalha com o “peixe grande”, que representa seu sonho maior, a luta parece infinita, mas em meio a ela consegue pescar os “peixes menores”, que o alimenta e lhe dão a sustentação do corpo para continuar, renovando-lhe as forças, ou seja, a superação dos problemas mais simples serve de fortalecimento para os desafios maiores, são eles que constroem os degraus para se chegar ao objetivo, e conquistar a vitória.  

 

 

 

Essa última parte que você colocou no spoiler foi justamente o que eu tirei do livro. Perseguição de objetivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, acho que a maior qualidade desse livro não é o plot em si, é esse jeito transcendental que ele tem, essa força do ser humano. É comovente pra caralho por causa disso. Apesar de não ter nada lá muito novo no jeito de escrever em si, o Hemingway escreve de um jeito seco, enxuto que consegue passar muito bem isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A escrita dele eh muito boa mesmo, fica bem atemporal, se eh que posso falar isso hahaha.

Livro foi escrito em 1900 e bolinha e mesmo assim ainda parece atual. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, peço desculpas, mas fiquei de molho por alguns dias (bronquite violenta) e não consegui terminar ainda, farei o possível para falar minhas impressões no meio dessa semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li, gostei, mas também não me impactou pra caralho. Vou até ler a análise.

Spoiler

O começo eu achei, sim, mais monótono. A parte que pra mim foi o ápice foi o início das movimentações que trariam o peixe à tona. Pensei que em meio a tontura ele perderia o peixe ali. Quando começaram as mordidas, já imaginei a derrota e o osso no final de tudo. Isso já meio que ofuscou as nuances que o autor queria passar, ficou só a nítida luta. No final ele se sentiu até certo ponto querido, pela preocupação, reconhecido pelo osso, mas ainda senti que isso ainda era pouco pra ele. 

Foi uma persistência de objetivo, mas não sei até que ponto foi um sucesso ou um fracasso. O fracasso de perder linha, equipamentos e não conseguir um tostão, sequer comeu tantas partes do peixe quanto poderia após os ataques. Que ao menos colocasse um pedaço da carne dentro do barco, ou comesse algo pra não deixar só pros tubarões. O sucesso foi o reconhecimento das capacidades dele, mas isso, no papel de leitor, eu já sentia desde o começo, como o garoto.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, _Matheus_ disse:

Li, gostei, mas também não me impactou pra caralho. Vou até ler a análise.

  Ocultar conteúdo

O começo eu achei, sim, mais monótono. A parte que pra mim foi o ápice foi o início das movimentações que trariam o peixe à tona. Pensei que em meio a tontura ele perderia o peixe ali. Quando começaram as mordidas, já imaginei a derrota e o osso no final de tudo. Isso já meio que ofuscou as nuances que o autor queria passar, ficou só a nítida luta. No final ele se sentiu até certo ponto querido, pela preocupação, reconhecido pelo osso, mas ainda senti que isso ainda era pouco pra ele. 

Foi uma persistência de objetivo, mas não sei até que ponto foi um sucesso ou um fracasso. O fracasso de perder linha, equipamentos e não conseguir um tostão, sequer comeu tantas partes do peixe quanto poderia após os ataques. Que ao menos colocasse um pedaço da carne dentro do barco, ou comesse algo pra não deixar só pros tubarões. O sucesso foi o reconhecimento das capacidades dele, mas isso, no papel de leitor, eu já sentia desde o começo, como o garoto.

 

Spoiler

Mas você acha que isso é relevante pro livro? Se foi um sucesso ou um fracasso? Acho que a mensagem é persistência, não importa o que acontecer, não importa se der errado, algo até meio irracional.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, bks disse:
Spoiler

Mas você acha que isso é relevante pro livro? Se foi um sucesso ou um fracasso? Acho que a mensagem é persistência, não importa o que acontecer, não importa se der errado, algo até meio irracional.

 

Spoiler

De fato não é de importância pro livro. Mas eu fico me questionando porquê persistência se não se chega onde quer chegar? A ideia é chegar em algum lugar, curtindo a caminhada, a travessia, mas chegando em algo, mesmo que isso não valha nada para os outros. Bom, de certo modo ele chegou onde queria. E perdeu tudo e isso não importa tanto pra ele.

Na análise o que achei mais legal é que a saudade do garoto, na verdade era uma metáfora para a vontade dele de ainda ser jovem.

De resto, a interpretação segue conforme a minha, mas com mais romantismo e valoração de todas as mensagens que o livro quis passar. De todo modo, foi uma leitura bem legal. Só não deu aquele match que me fez terminar o livro com aquela sensação de pensar que tudo é persistência e tal. Saca?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Termine

 

Muito bom. A luta do velho tentando provar que ainda é util, que ainda consegue desempenhar sua função. A solidão dele desde que o menino parou de trabalhar com ele. As coisas poderiam ter sido melhores pra ele no final, mas acho que a maior prova foi pra si mesmo, por todo o tempo que ele conseguiu ficar lutando mesmo com a idade avançada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • felipevalle
      Por felipevalle
      Apesar de não ser a minha vez, o autor do mês não criou o seu respectivo tópico, então resolvi adiantar a minha vez. 
      Até havia pensado em outra obra mais leve para compartilhar com vocês, mas parece-me que uma de análise se torna mais importante. Ainda mais pelo fato de discutirmos inúmeras questões aqui a que ela faz referência. Principalmente quando o assunto for de trabalho, política, entre outros nevrálgicos que tanto mexem e dividem com as opiniões dos forumeiros. 
      Ok. Explicação dada, vamos a ela:

      SINOPSE
      O espírito imortal não nasce, não cresce, não morre e não renasce; matricula-se temporariamente na escola da Terra, onde o currículo proposto para estimular sua evolução consciencial é composto de umas seqüências de problemas.
      Os entraves da vida humana e suas equações esclarecedoras, é, portanto, o foco desta obra de Ramatís. E mais, no âmbito familiar ele aborda: o processo de reencarnação, a infância, a educação dos filhos sob a perspectiva espiritual, a adoção e o binômio afeto-disciplina. Compõem os “cursos básicos” e as “especializações” da escola terrestre temas como: problemas da saúde, da alimentação, do trabalho, da religião, dos governos, e até mesmo os problemas adquiridos quando se pretende fugir dos problemas: o alcoolismo, o tabagismo etc.
      Em seu estilo de peculiar clareza e profundidade, que nada deixa por examinar e nada teme analisar, Ramatís esboça a geometria transcendental que soluciona, pelos instrumentos da ótica espiritual, a arquitetura do edifício secular da vida humana.
      *** *** ***
      Fica a critério de vocês quanto ao prazo de leitura, mas imagino que em um mês já dê para terminá-la.
      Boa leitura ✌
    • PsychoShow
      Por PsychoShow
      Que comecem os trabalhos, rapeize!

      O Estrangeiro - Albert Camus



      Sinopse: Este livro narra a história de um homem comum que se depara com o absurdo da condição humana depois que comete um crime quase inconscientemente. Meursault, que vivia sua liberdade de ir e vir sem ter consciência dela, subitamente perde-a envolvido pelas circunstâncias e acaba descobrindo uma liberdade maior e mais assustadora na própria capacidade de se autodeterminar. Uma reflexão sobre liberdade e condição humana que deixou marcas profundas no pensamento ocidental. Uma das mais belas narrativas deste século.

      Sobre o autor: Albert Camus (1913-1960) foi um escritor, jornalista, dramaturgo, romancista e filósofo argelino. Seu profícuo trabalho inclui peças de teatro, novelas, notícias, filmes, poemas e ensaios onde ele desenvolveu um humanismo baseado na consciência do absurdo da condição humana e na revolta como uma resposta a esse absurdo. Para Camus, essa revolta leva à ação e fornece sentido ao mundo e à existência, e então "Nasce então a estranha alegria que nos ajuda a viver e a morrer". Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1957.
      Observações

      O livro é dividido em duas partes e possui 11 capítulos ao todo. É um livro pequeno (57 Páginas), portanto acredito que dê para ler tranquilamente, sem extrapolar o limite mensal. Tomei a liberdade de dividir as páginas por capítulo, apenas para fins didáticos.

      Primeira Parte (28 Páginas)
      CAP 1 (8 Páginas)
      CAP 2 (3 Páginas)
      CAP 3 (5 Páginas)
      CAP 4 (3 Páginas)
      CAP 5 (3 Páginas)
      CAP 6 (6 Páginas)

      Segunda Parte (29 Páginas)
      CAP 1 (4 Páginas)
      CAP 2 (5 Páginas)
      CAP 3 (8 Páginas)
      CAP 4 (5 Páginas)
      CAP 5 (7 Páginas)

      Prazo

      Sexta-Feira, 21/09/2018

      Para mim, ao menos, acredito que este seja um prazo dentro dos padrões pelo tamanho do livro. Escolhi a ideia do @Pedrods do prazo encerrar-se numa sexta-feira, assim dando tempo suficiente para se fomentar uma discussão e irmos para o livro seguinte.

      Tópico Oficial
       

      Boa leitura!
    • Aleef
      Por Aleef
      O user @Buzzuh disse que iria viajar no domingo a trabalho e não poderia criar o tópico. Ae eu to criando.
       
      A Ilha do Dr Schutz - Ataíde Tartari

       
       
      Sinopse: Em 1985, caçadores de nazistas de todo o mundo desembarcaram em São Paulo com o propósito de examinar os restos mortais de Josef Mengele. Entre eles estava um falasha chamado David Samen. Seguindo uma pista sobre a vida de Mengele no Brasil, Samen descobre o esconderijo de outro médico nazista, o Dr. Schultz, que fizera experiências em judeus negros como ele. Este romance é a versão em português de "Tropical Shade".
       
       
       
      O livro possui 193 páginas. 
       
      PRAZO : 24/10/2018
      Dá 7 páginas por dia. Aquela ida sagrada no banheiro, leva o seu leitor, dá uma lidinha em duas, na hora que for dormir dá uma lida em outras duas e na hora que tiver vendo o Whats e insta, separa um tempinho pra ler três páginas. Dá sossegado.
      Confesso que nunca tinha ouvido falar, estou curioso
       
       
       
    • Pedrods
      Por Pedrods
      Quarto livro do clube, indicação do @Aleef.
       
      Terra Sonâmbula -  Mia Couto

      208 Páginas
       
      Sinopse
      Um ônibus incendiado em uma estrada poeirenta serve de abrigo ao velho Tuahir e ao menino Muidinga, em fuga da guerra
      civil devastadora que grassa por toda parte em Moçambique. Como se sabe, depois de dez anos de guerra anticolonial (1965-
      1975), o país do sudeste africano viu-se às voltas com um longo e sangrento conflito interno que se estendeu de 1976 a 1992.
      O veículo está cheio de corpos carbonizados. Mas há também um outro corpo à beira da estrada, junto a uma mala que
      abriga os “cadernos de Kindzu”, o longo diário do morto em questão. A partir daí, duas histórias são narradas paralelamente:
      a viagem de Tuahir e Muidinga e, em flashback,o percurso de Kindzu em busca dos naparamas, guerreiros tradicionais,
      abençoados pelos feiticeiros, que são, aos olhos do garoto, a única esperança contra os senhores da guerra.
      “Terra Sonâmbula” – considerado por júri especial da Feira do Livro de Zimbabwe um dos doze melhores livros africanos do século XX e agora reeditado no Brasil pela Companhia das Letras – é um romance em abismo, escrito numa prosa poética que remete a Guimarães Rosa.
      Couto se vale também de recursos do realismo mágico e da arte narrativa tradicional africana para compor esta bela fábula.
       
      Sobre o autor 
      Nasceu em 1955, na Beira, Moçambique. É biólogo, jornalista e autor de mais de trinta livros, entre prosa e poesia. Seu romance Terra sonâmbula é considerado um dos dez melhores livros africanos do século XX. Recebeu uma série de prêmios literários, entre eles o Prêmio Camões de 2013, o mais prestigioso da língua portuguesa, e o Neustadt Prize de 2014. É membro correspondente da Academia Brasileira de Letras.
      Em 1983, publicou o seu primeiro livro de poesia, Raiz de Orvalho, que, segundo algumas interpretações, inclui poemas contra a propaganda marxista militante. Dois anos depois, demitiu-se da posição de diretor para continuar os estudos universitários na área de biologia.
      Além de considerado um dos escritores mais importantes de Moçambique, é o escritor moçambicano mais traduzido. Em muitas das suas obras, Mia Couto tenta recriar a língua portuguesa com uma influência moçambicana, utilizando o léxico de várias regiões do país e produzindo um novo modelo de narrativa africana. Terra Sonâmbula, o seu primeiro romance, publicado em 1992, ganhou o Prémio Nacional de Ficção da Associação dos Escritores Moçambicanos em 1995 e foi considerado um dos dez melhores livros africanos do século XX por um júri criado pela Feira do Livro do Zimbabué. A 25 de Novembro de 1998 foi feito Comendador da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada. Foi fundador de uma empresa de estudos ambientais da qual é colaborador.
      Em 2013 foi homenageado com o Prémio Camões, que lhe foi entregue a 10 de Junho no Palácio de Queluz pelas mãos do presidente de Portugal Cavaco Silva e da presidente do Brasil, Dilma Rousseff.
       
      Prazo
       
      Sexta-Feira, 01/07/2016
       
       
      Prazo de quase dois meses pelo livro ter mais de 200 páginas, e também pra dar mais tempo pro pessoal ler. Espero uma maior participação de todos. 
    • Pedrods
      Por Pedrods
      Segundo livro do clube, indicação do @Amoba.
       
      Nove amanhãs - Isaac Asimov

      122 Páginas
       
      Sinopse
      " Sabem o que é Espaciolina? Se já viajaram pelo espaço, com certeza que sabem. Toda a gente precisa de Espaciolina nas primeiras viagens espaciais, e até há quem precise dela nas outras. Sem ela, sentem-se vertigens, terrores e psicoses. Com ela, não há nada. E não cria habituação nem tem efeitos secundários nocivos. A Espaciolina é ideal, essencial e insubstituível.
      Nove Amanhãs pode considerar-se, sem sombra de receio, uma autêntica obra-prima no âmbito da Ficção Científica. Portadora de uma série de visões fantásticas, mas verossímeis, do futuro do homem, esta obra, tanto pelo seu interesse científico e psicológico como pelo seu valor literário, constitui indiscutivelmente o que de melhor escreveu Asimov. "
       
      Sobre o autor 
      Isaac Asimov foi um escritor e bioquímico americano, nascido na Rússia, autor de obras de ficção científica e divulgação científica.
      Asimov é considerado um dos mestres da Ficção Científica e, junto com Robert A. Heinlein e Arthur C. Clarke, foi considerado um dos "três grandes" da ficção científica. A obra mais famosa de Asimov é a série da Fundação, também conhecida como Trilogia da Fundação, que faz parte da série do Império Galáctico e que logo combinou com sua outra grande série dos Robots. Também escreveu obras de mistério e fantasia, assim como uma grande quantidade de não-ficção. No total, escreveu ou editou mais de 500 volumes, aproximadamente 90 000 cartas ou postais.
      A maioria de seus livros mais populares sobre ciência, explicam conceitos científicos de uma forma histórica, voltando no tempo o mais longe possível, quando a ciência em questão estava nos primeiros estágios. Ele providencia, muitas vezes, datas de nascimento e falecimento dos cientistas que menciona, também etimologias e guias de pronunciação para termos técnicos.
       
       
       
      Prazo
       
      Sexta-Feira, 26/03/2016
       
      Como é um livro um pouco maior que o primeiro, segui a regra de 5 páginas por dia, dando uma gordurinha extra. Praticamente um mês pra ler 120 páginas acredito ser um prazo bem razoável.
       
       
       
      Todos são convidados a participar, quem ainda não manifestou interesse de entrar na lista de MP dos membros do clube use o tópico geral ou me envie uma MP. O objetivo do tópico do livro é pra discutirmos somente o livro.
       
      Tópico geral: 

×
×
  • Criar Novo...