Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[CLUBE DO LIVRO] 4º Livro - Terra Sonâmbula – Mia Couto


Pedrods

Posts Recomendados

Quarto livro do clube, indicação do @Aleef.

 

Terra Sonâmbula  Mia Couto

12473-Terra sonambula

208 Páginas

 

Sinopse

Um ônibus incendiado em uma estrada poeirenta serve de abrigo ao velho Tuahir e ao menino Muidinga, em fuga da guerra
civil devastadora que grassa por toda parte em Moçambique. Como se sabe, depois de dez anos de guerra anticolonial (1965-
1975), o país do sudeste africano viu-se às voltas com um longo e sangrento conflito interno que se estendeu de 1976 a 1992.
O veículo está cheio de corpos carbonizados. Mas há também um outro corpo à beira da estrada, junto a uma mala que
abriga os “cadernos de Kindzu”, o longo diário do morto em questão. A partir daí, duas histórias são narradas paralelamente:
a viagem de Tuahir e Muidinga e, em flashback,o percurso de Kindzu em busca dos naparamas, guerreiros tradicionais,
abençoados pelos feiticeiros, que são, aos olhos do garoto, a única esperança contra os senhores da guerra.
“Terra Sonâmbula” – considerado por júri especial da Feira do Livro de Zimbabwe um dos doze melhores livros africanos do século XX e agora reeditado no Brasil pela Companhia das Letras – é um romance em abismo, escrito numa prosa poética que remete a Guimarães Rosa.
Couto se vale também de recursos do realismo mágico e da arte narrativa tradicional africana para compor esta bela fábula.

 

Sobre o autor 

Nasceu em 1955, na Beira, Moçambique. É biólogo, jornalista e autor de mais de trinta livros, entre prosa e poesia. Seu romance Terra sonâmbula é considerado um dos dez melhores livros africanos do século XX. Recebeu uma série de prêmios literários, entre eles o Prêmio Camões de 2013, o mais prestigioso da língua portuguesa, e o Neustadt Prize de 2014. É membro correspondente da Academia Brasileira de Letras.

Em 1983, publicou o seu primeiro livro de poesia, Raiz de Orvalho, que, segundo algumas interpretações, inclui poemas contra a propaganda marxista militante. Dois anos depois, demitiu-se da posição de diretor para continuar os estudos universitários na área de biologia.

Além de considerado um dos escritores mais importantes de Moçambique, é o escritor moçambicano mais traduzido. Em muitas das suas obras, Mia Couto tenta recriar a língua portuguesa com uma influência moçambicana, utilizando o léxico de várias regiões do país e produzindo um novo modelo de narrativa africana. Terra Sonâmbula, o seu primeiro romance, publicado em 1992, ganhou o Prémio Nacional de Ficção da Associação dos Escritores Moçambicanos em 1995 e foi considerado um dos dez melhores livros africanos do século XX por um júri criado pela Feira do Livro do Zimbabué. A 25 de Novembro de 1998 foi feito Comendador da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada. Foi fundador de uma empresa de estudos ambientais da qual é colaborador.

Em 2013 foi homenageado com o Prémio Camões, que lhe foi entregue a 10 de Junho no Palácio de Queluz pelas mãos do presidente de Portugal Cavaco Silva e da presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

 

Prazo

 

Sexta-Feira, 01/07/2016

 

 

Prazo de quase dois meses pelo livro ter mais de 200 páginas, e também pra dar mais tempo pro pessoal ler. Espero uma maior participação de todos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse prazo ao mesmo tempo que dá uma folga também acaba matando, porque com tanto tempo o pessoal acaba deixando para o final, independente de alguém estar com a agenda livre ou ocupado demais.

No mais, tá legal mesmo essa variedade nas escolhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito orgulhoso desse clube da leitura, queria dar os parabéns para nosso curador @Pedrods

E mais uma sugestão totalmente fora da minha linha de leitura, algo sensacional! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom, algo que eu provavelmente nunca iria ler. Dessa vez o prazo tah bem grande e não vou deixar chegar em cima kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Como andam  a leitura senhores? Fiquei sabendo que ano passado foi livro para o vestibular da universidade de Campinas ( UNICAMP). LOLWUT!

Enfim, acho que o livro é de certa forma muito lindo na maneirar de transportar sonhos para a literatura. Existem falas ali que me deixaram se ar e de certa maneira emociona. Kindzu é um personagem mais que carismático, é um personagem especial que  com sua energia toma conta do cenário que é exposto. Mia é fenomenal e seu ponto de vista sobre a morte é realmente a mais pura verdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • felipevalle
      Por felipevalle
      Apesar de não ser a minha vez, o autor do mês não criou o seu respectivo tópico, então resolvi adiantar a minha vez. 
      Até havia pensado em outra obra mais leve para compartilhar com vocês, mas parece-me que uma de análise se torna mais importante. Ainda mais pelo fato de discutirmos inúmeras questões aqui a que ela faz referência. Principalmente quando o assunto for de trabalho, política, entre outros nevrálgicos que tanto mexem e dividem com as opiniões dos forumeiros. 
      Ok. Explicação dada, vamos a ela:

      SINOPSE
      O espírito imortal não nasce, não cresce, não morre e não renasce; matricula-se temporariamente na escola da Terra, onde o currículo proposto para estimular sua evolução consciencial é composto de umas seqüências de problemas.
      Os entraves da vida humana e suas equações esclarecedoras, é, portanto, o foco desta obra de Ramatís. E mais, no âmbito familiar ele aborda: o processo de reencarnação, a infância, a educação dos filhos sob a perspectiva espiritual, a adoção e o binômio afeto-disciplina. Compõem os “cursos básicos” e as “especializações” da escola terrestre temas como: problemas da saúde, da alimentação, do trabalho, da religião, dos governos, e até mesmo os problemas adquiridos quando se pretende fugir dos problemas: o alcoolismo, o tabagismo etc.
      Em seu estilo de peculiar clareza e profundidade, que nada deixa por examinar e nada teme analisar, Ramatís esboça a geometria transcendental que soluciona, pelos instrumentos da ótica espiritual, a arquitetura do edifício secular da vida humana.
      *** *** ***
      Fica a critério de vocês quanto ao prazo de leitura, mas imagino que em um mês já dê para terminá-la.
      Boa leitura ✌
    • PsychoShow
      Por PsychoShow
      Que comecem os trabalhos, rapeize!

      O Estrangeiro - Albert Camus



      Sinopse: Este livro narra a história de um homem comum que se depara com o absurdo da condição humana depois que comete um crime quase inconscientemente. Meursault, que vivia sua liberdade de ir e vir sem ter consciência dela, subitamente perde-a envolvido pelas circunstâncias e acaba descobrindo uma liberdade maior e mais assustadora na própria capacidade de se autodeterminar. Uma reflexão sobre liberdade e condição humana que deixou marcas profundas no pensamento ocidental. Uma das mais belas narrativas deste século.

      Sobre o autor: Albert Camus (1913-1960) foi um escritor, jornalista, dramaturgo, romancista e filósofo argelino. Seu profícuo trabalho inclui peças de teatro, novelas, notícias, filmes, poemas e ensaios onde ele desenvolveu um humanismo baseado na consciência do absurdo da condição humana e na revolta como uma resposta a esse absurdo. Para Camus, essa revolta leva à ação e fornece sentido ao mundo e à existência, e então "Nasce então a estranha alegria que nos ajuda a viver e a morrer". Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1957.
      Observações

      O livro é dividido em duas partes e possui 11 capítulos ao todo. É um livro pequeno (57 Páginas), portanto acredito que dê para ler tranquilamente, sem extrapolar o limite mensal. Tomei a liberdade de dividir as páginas por capítulo, apenas para fins didáticos.

      Primeira Parte (28 Páginas)
      CAP 1 (8 Páginas)
      CAP 2 (3 Páginas)
      CAP 3 (5 Páginas)
      CAP 4 (3 Páginas)
      CAP 5 (3 Páginas)
      CAP 6 (6 Páginas)

      Segunda Parte (29 Páginas)
      CAP 1 (4 Páginas)
      CAP 2 (5 Páginas)
      CAP 3 (8 Páginas)
      CAP 4 (5 Páginas)
      CAP 5 (7 Páginas)

      Prazo

      Sexta-Feira, 21/09/2018

      Para mim, ao menos, acredito que este seja um prazo dentro dos padrões pelo tamanho do livro. Escolhi a ideia do @Pedrods do prazo encerrar-se numa sexta-feira, assim dando tempo suficiente para se fomentar uma discussão e irmos para o livro seguinte.

      Tópico Oficial
       

      Boa leitura!
    • Aleef
      Por Aleef
      O user @Buzzuh disse que iria viajar no domingo a trabalho e não poderia criar o tópico. Ae eu to criando.
       
      A Ilha do Dr Schutz - Ataíde Tartari

       
       
      Sinopse: Em 1985, caçadores de nazistas de todo o mundo desembarcaram em São Paulo com o propósito de examinar os restos mortais de Josef Mengele. Entre eles estava um falasha chamado David Samen. Seguindo uma pista sobre a vida de Mengele no Brasil, Samen descobre o esconderijo de outro médico nazista, o Dr. Schultz, que fizera experiências em judeus negros como ele. Este romance é a versão em português de "Tropical Shade".
       
       
       
      O livro possui 193 páginas. 
       
      PRAZO : 24/10/2018
      Dá 7 páginas por dia. Aquela ida sagrada no banheiro, leva o seu leitor, dá uma lidinha em duas, na hora que for dormir dá uma lida em outras duas e na hora que tiver vendo o Whats e insta, separa um tempinho pra ler três páginas. Dá sossegado.
      Confesso que nunca tinha ouvido falar, estou curioso
       
       
       
    • Pedrods
      Por Pedrods
      Terceiro livro do clube, indicação do @bks.
       
      O velho e o mar -  Ernest Hemingway
       

      125 Páginas
       
      Sinopse
      Título mais vendido do autor no Brasil, foi agraciado com o Prêmio Pulitzer, em 1954.Depois de anos na profissão, havia 84 dias que o velho pescador Santiago não apanhava um único peixe. Por isso já diziam se tratar de um salão, ou seja, um azarento da pior espécie. Mas ele possui coragem, acredita em si mesmo, e parte sozinho para alto-mar, munido da certeza de que, desta vez, será bem-sucedido no seu trabalho.Esta é a história de um homem que convive com a solidão, com seus sonhos e pensamentos, sua luta pela sobrevivência e a inabalável confiança na vida. Com um enredo tenso que prende o leitor na ponta da linha, Hemingway escreveu uma das mais belas obras da literatura contemporânea Uma história dotada de profunda mensagem de fé no homem e em sua capacidade de superar as limitações a que a vida o submete.
       
      Sobre o autor 
      Ernest Hemingway (1899-1961) foi um escritor norte-americano. "Por Quem os Sinos Dobram" e "O Velho e o Mar", são os seus livros de maior destaque. Recebeu o Pêmio Pulitzer com o livro "O Velho e o Mar", em 1953 e o Nobel de Literatura em 1954.
      Foi um dos principais representantes do ciclo literário norte-americano iniciado nos anos 20, o da “geração perdida”. Famoso pelo estilo de vida aventureiro, sua biografia e obra têm como cenários as touradas na Espanha, caçadas submarina em Cuba e safáris na África. Hemingway é fascinado pelo perigo e pela vida selvagem.
      Ernest Hemingway levou para a literatura o estilo sintético do jornalismo. Nota-se essa concisão principalmente em obras que refletem sua experiência pessoal. No livro "O Sol se Levanta" relata o cotidiano de um grupo de expatriados boêmios, ingleses e norte-americanos, em Paris e Pamplona, depois da Primeira Guerra Mundial. No romance "Por Quem os Sinos Dobram" relata a história passada na Guerra Civil Espanhola, de um americano que se ligara à causa da legalidade na Espanha.
       
       
       
      Prazo
       
      Sexta-Feira, 06/05/2016
       
      Seguindo a regra de 5 páginas por dia, dando uma gordurinha extra. Mais de um mês pra ler 125 páginas acredito ser um prazo bem razoável.
       
       
       
      Todos são convidados a participar, quem ainda não manifestou interesse de entrar na lista de MP dos membros do clube use o tópico geral ou me envie uma MP. O objetivo do tópico do livro é pra discutirmos somente o livro.
       
      Tópico geral: 

    • Pedrods
      Por Pedrods
      Segundo livro do clube, indicação do @Amoba.
       
      Nove amanhãs - Isaac Asimov

      122 Páginas
       
      Sinopse
      " Sabem o que é Espaciolina? Se já viajaram pelo espaço, com certeza que sabem. Toda a gente precisa de Espaciolina nas primeiras viagens espaciais, e até há quem precise dela nas outras. Sem ela, sentem-se vertigens, terrores e psicoses. Com ela, não há nada. E não cria habituação nem tem efeitos secundários nocivos. A Espaciolina é ideal, essencial e insubstituível.
      Nove Amanhãs pode considerar-se, sem sombra de receio, uma autêntica obra-prima no âmbito da Ficção Científica. Portadora de uma série de visões fantásticas, mas verossímeis, do futuro do homem, esta obra, tanto pelo seu interesse científico e psicológico como pelo seu valor literário, constitui indiscutivelmente o que de melhor escreveu Asimov. "
       
      Sobre o autor 
      Isaac Asimov foi um escritor e bioquímico americano, nascido na Rússia, autor de obras de ficção científica e divulgação científica.
      Asimov é considerado um dos mestres da Ficção Científica e, junto com Robert A. Heinlein e Arthur C. Clarke, foi considerado um dos "três grandes" da ficção científica. A obra mais famosa de Asimov é a série da Fundação, também conhecida como Trilogia da Fundação, que faz parte da série do Império Galáctico e que logo combinou com sua outra grande série dos Robots. Também escreveu obras de mistério e fantasia, assim como uma grande quantidade de não-ficção. No total, escreveu ou editou mais de 500 volumes, aproximadamente 90 000 cartas ou postais.
      A maioria de seus livros mais populares sobre ciência, explicam conceitos científicos de uma forma histórica, voltando no tempo o mais longe possível, quando a ciência em questão estava nos primeiros estágios. Ele providencia, muitas vezes, datas de nascimento e falecimento dos cientistas que menciona, também etimologias e guias de pronunciação para termos técnicos.
       
       
       
      Prazo
       
      Sexta-Feira, 26/03/2016
       
      Como é um livro um pouco maior que o primeiro, segui a regra de 5 páginas por dia, dando uma gordurinha extra. Praticamente um mês pra ler 120 páginas acredito ser um prazo bem razoável.
       
       
       
      Todos são convidados a participar, quem ainda não manifestou interesse de entrar na lista de MP dos membros do clube use o tópico geral ou me envie uma MP. O objetivo do tópico do livro é pra discutirmos somente o livro.
       
      Tópico geral: 

×
×
  • Criar Novo...