Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Hollywood se rebela contra hegemonia branca do próximo Oscar


Visitante João Gilberto

Posts Recomendados

Visitante João Gilberto
Citar

Hollywood se rebela contra hegemonia branca do próximo Oscar
Pelo 2º ano seguido, não há negros entre os 20 indicados por atuações

indicados-ao-oscar-atores.jpg
 

A falta de diversidade entre os atores e atrizes indicados para a próxima cerimônia do Oscar tem causado polêmica em Hollywood, onde nesta terça-feira (19) as vozes indignadas continuaram surgiram.

Pelo segundo ano consecutivo, nenhum artista nem diretor negro estará na disputa por uma estatueta dourada, e as redes sociais fervem com as hashtags #OscarsSoWhite (Oscar muito branco) e #OscarStillSoWhite (Oscar ainda muito branco).

Os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood deixaram de fora da corrida Will Smith ("Concussion"), Idris Elba ("Beasts Of No Nation"), Michael B. Jordan ("Creed"), além dos protagonistas de "Straight Outta Compton – A história do N.W.A.".

A controvérsia atingiu o ápice quando a presidente da Academia, Cheryl Boone Isaacs, deu um passo adiante na noite de segunda-feira (18) para reconhecer sua decepção diante do panorama apresentado pela mais prestigiosa premiação do cinema mundial.

"Eu estou envergonhada e frustrada com a falta de diversidade", disse Boone Isaacs em comunicado. "Este é um debate difícil, mas importante, e é hora de fazer grandes mudanças", reconheceu. Ela já havia enviado nota ao Deadline na última semana em tom semelhante.

Desde que assumiu a presidência da Academia em 2013, Cheryl Boone Issacs estimula a diversidade, mas ela admitiu que "a mudança não chega tão rápido quanto desejamos". "Devemos fazer mais, melhor e mais rápido".

Nos próximos dias, a organização vai revisar o processo de candidatura de novos membros "para conseguir a tão necessária diversidade", prometeu a presidente.

A Academia é formada por 6 mil membros, entre os quais 94% são brancos e a maioria homens, enquanto os negros e os latinos representam cerca de 2%, segundo o jornal "Los Angeles Times".

George Clooney, incomodado 

A reação de Boone Isaacs foi fruto da mobilização inédita de inúmeras estrelas de Hollywood, irritadas pela hegemonia de intérpretes brancos nas categorias principais.

George Clooney, vencedor de dois Oscar, foi um dos últimos a declarar que a indústria do entretenimento está caminhando "na direção errada". "Se olharmos dez anos atrás, a Academia fazia melhor", disse Clooney nesta terça-feira (19) à revista "Variety".

"Mas eu não acho que é um problema de quem escolhemos, mas um problema de oferta: qual é o espaço dado às minorias nos filmes, especialmente nos filmes de qualidade?" questionou.

"Os cidadãos norte-americanos têm razão quando dizem que a indústria não os representa bem", agregou.

O cineasta Spike Lee protagonizou até agora a crítica mais contundente ao anunciar na segunda-feira (18) que irá boicotar a entrega de prêmios de 28 de fevereiro no teatro Dolby de Los Angeles.

"Como é possível que, pelo segundo ano consecutivo, os 28 aspirantes às categorias de ator e atriz [principal e coadjuvante] sejam todos brancos?", escreveu em carta aberta que publicou no Instagram.

Em uma atitude separada, a atriz Jada Pinkett Smith (esposa de Will Smith) anunciou em um vídeo que também não assistirá à premiação.

"Implorar reconhecimento ou inclusive pedir nos tira dignidade e poder, e nós somos um povo digno e poderoso", afirmou.

"Hey, Chris", completou, em referência ao apresentador do Oscar em 2016, o humorista negro Chris Rock, "não estarei na premiação da Academia e nem vou assistir, mas não posso imaginar ninguém melhor para fazer este trabalho este ano que você, amigo. Boa sorte".

David Oyelowo, Don Cheadle e Cuba Gooding Jr. são outros dos artistas negros mais reconhecidos em Hollywood que criticaram a lista de indicados.

Lee, que recebeu no ano passado um Oscar honorário por sua carreira como diretor e ator, chamou a atenção dos executivos que dirigem os estúdios de Hollywood pela ausência de minorias na competição pelo Oscar.

"Gente, a verdade é que não estamos nesses estúdios. E até que as minorias não estejam, os indicados ao Oscar continuarão sendo brancos como leite", escreveu.

g1_png.png?w=100&h=100

Falta de diversidade entre indicados ao Oscar 2015 causa discussão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa discussão dá muito pano pra manga.

Começa pelas escolhas dos atores pros papeis, um exemplo a Lupita Nyong'o, ganhou o careca por "12 anos de escravidão" (que é de 2013) e desde então só fez 2 filmes. Sem contar outros caras como o Forest Whittaker (ultimo ganhador de Melhor Ator, em 2006) que fez "O Mordomo da Casa Branca"(2013) e o cara que fez "Selma".

Não vi o filme do Will Smith e nem do Idris Elba, mas o Michael B. Jordan ou os caras de Straight Outta Comptom serem indicados AO MEU VER seria injusto, ambos tem atuações ok pra boa, e o que faz os filmes serem bons é o enredo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho válida a crítica ao fato de não haverem muitos protagonistas negros nos principais filmes. Hoje, se formos pensar, apenas o Will Smith tem potencial para ser protagonista de qualquer filme padrão Hollywood. Morgan Freeman tem qualidade, mas ficaria limitado pela idade. O restante, por melhor que seja, tem pouco oportunidade de protagonismo.

 

A escolha dos indicados ao Oscar apenas reflete isso. Não vejo como culpa da academia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei. É algo bastante complicado.

Claro que se analisarmos, temos um Oscar muito pouco representativo. A maioria é branca, caucasiana, olhos claros, loiros e etc, etc, etc. Mas sim, dos filmes do ano, nem mesmo o do Will Smith era digno de concorrer. É um filme com pouco apelo. Os demais, como já foi dito, eram papéis secundários e fracos, ou com atuações limitadas (o filme "Creed", por exemplo, foi um filmaço pro causa do Stalone, não pelo Michael B. Jordan). Então acho que tem um pouco de mimimi sim, se fecharmos a esse contexto. Ou seja, vamos indicar os caras só porque temos que incluir a minoria? Mas nenhum fez um grande filme? Não.

Agora, a discussão fica interessante quando analisamos esse outro ponto levantado: foi dado oportunidades de fazer o filme para as minorias? Os atores tiveram essa chance de provar serem bons? Bem, aí talvez possa se dizer que não. Ou que foi pouco.

Além do Will Smith, ou do jovem Michael B. Jordan (na boa, mano, esse cara só usa esse nome pra ser parecido com Michael Jordan, né não?), não teve nenhum outro a fazer papel de destaque no ano. Pelo menos não nos filmes em que assisti. Claro que não vi "Beasts Of No Nation" e não posso falar pelo Idres Elba, mas no mais, não rolou mesmo.

E quem mais poderia estar? Caras, temos Samuel L. Jackson, temos Cuba Good Jr, temos Danzel Washington (que inclusive ganhou um prêmio pelo conjunto da obra no Globo de Ouro desse ano), e vários outros aí com potencial. Mas eles raramente são escalados para esses papéis mais dramáticos, que eu gosto de chamar de "papa Oscar". Vai dizer que o Leo ou o Matt Demon não poderiam ter sido trocados por atores negros em seus filmes? O próprio Will Smith cairia muito bem no "The Martian" pelo tom do filme (apesar de que o Matt matou a pau).

E as atrizes? Além da Lupita, a própria Viola Davis que está matando a pau no "How to Get Away With Murder" já anda merecendo um papel de destaque nas telonas. E tem muitas outras atrizes, não só negras, mas latinas ou orientais que não tem chance de protagonismo. Isso é fato.

Só que a Hollywood ama seus queridinhos. E os queridinhos costumam ficar um bom tempo em destaque. Julia Roberts, Jennifer Aniston, Meryl Streep e agora a Jennifer Lawrence. Até quando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/01/2016 at 18:53, Butilheiro disse:

Agora, a discussão fica interessante quando analisamos esse outro ponto levantado: foi dado oportunidades de fazer o filme para as minorias? Os atores tiveram essa chance de provar serem bons? Bem, aí talvez possa se dizer que não. Ou que foi pouco.

[...]

E as atrizes? Além da Lupita, a própria Viola Davis que está matando a pau no "How to Get Away With Murder" já anda merecendo um papel de destaque nas telonas. E tem muitas outras atrizes, não só negras, mas latinas ou orientais que não tem chance de protagonismo. Isso é fato.

Pois é, acho que esses dois parágrafos resumem bem a questão. Pessoal fica falando "ah, mas não teve ator negro que mereceu destaque no ano". Pode ser que não teve, mas o problema então é justamente esse: porque esses negros (e outros, que sequer conseguem chegar até as telas de cinema, ou só conseguem chegar em papel secundário de bandido ou empregado) tiveram tão poucas chances de mostrar um bom trabalho? O pessoal que escolhe o Oscar tem um perfil claramente marcado, e isso influencia, mas o problema na real é muito maior do que a escolha em si do Oscar, é lá atrás na escolha dos atores para fazer os filmes.

Das mulheres então, nem se fala. Se para os homens negros já é difícil se destacar, para as mulheres a dificuldade é muito maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é bem complexo, envolve muitos fatores. Não é algo tão simples de se resolver quanto parece. Além de que, essas paradas de quem é o melhor, quem se destacou, na arte em geral é totalmente subjetivo, depende de n coisas. Eu sinceramente não sei o que pode/deve ser feito. A sociedade em geral é racista, e isso reflete em tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/01/2016 at 01:32, Rodrigo9 disse:

Não vi o filme do Will Smith e nem do Idris Elba, mas o Michael B. Jordan ou os caras de Straight Outta Comptom serem indicados AO MEU VER seria injusto, ambos tem atuações ok pra boa, e o que faz os filmes serem bons é o enredo.

Pelas opiniões que li, quem sem dúvida foi esnobado foi o Idris Elba como coadjuvante.

Ainda não vi Beasts of No Nation mas foi aclamado tanto por outras premiações como pela opinião popular.

 

Vou até comentar sobre isso no tópico de filmes. Acabei vendo recentemente por acaso um que já tinha baixado há uns meses: Dear White People. E, por pura coincidência, acaba tocando nisso. Durante o filme têm várias pancadas em cima do tipo de demanda cultural dos negros nos EUA. Como não têm papéis significativos em gêneros sérios mas têm Vovó...Zona 3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Douglas. disse:

Durante o filme têm várias pancadas em cima do tipo de demanda cultural dos negros nos EUA. Como não têm papéis significativos em gêneros sérios mas têm Vovó...Zona 3.

Mas é que nesse caso em específico, não dá pra pontuar dessa forma. Os caras da comédia, mesmo os brancos, volta e meia fazem filmes idiotas (vide Adam Sandler e todos os seus péssimos filmes nos últimos 10 anos). A questão é que há ótimos atores negros e de outras etnias que tem pouca ou nenhuma oportunidade de ser protagonista em filmes de drama e etc, sendo quase sempre coadjuvantes.

O Denzel Washington é uma exceção. É um ator de topo, e devidamente reconhecido. Mas deixam de fora Idris Elba, Morgan Freeman, Cuba Good Jr e Will Smith, com frequência. O Will, inclusive, ficou estigmatizado como ator de filme de ação/ficção/comédia romântica por um bom tempo e poucas vezes teve chance de mostrar valor em papéis dramáticos. Quando foi lembrado, foi pelo seu filme mais fraco, aquele "Em busca da felicidade" que é um filme bem com cara de Oscar.

Acho o Don Cheadle, por exemplo, um excelente ator. E que sempre faz ótimas aparições como coadjuvante (como naquele Missão Marte, lá em 2000). Mas pelo o Hotel Ruanda, de 2004, ele merecia muito ter sido, ao menos, indicado ao Oscar.

E, como disseram acima, do lado das mulheres é ainda pior. Não tem sequer uma atriz negra em destaque hoje, porque elas nem oportunidade tem direito. Quando tem, é em papéis estereotipados, em filmes ou sobre o período da escravidão, ou sobre o apartheid na África do Sul, ou ainda sobre o período de luta racial americano nos anos 1970. Nunca é um tema atual, relevante, dramático e etc.

Mas não dá pra levar a sério uma Academia que não premia o Leo Di Caprio mais por birra ou pirraça do que por não o achar bom o suficiente. É como se nem os irlandeses eles quisessem premiar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Butilheiro disse:

Mas é que nesse caso em específico, não dá pra pontuar dessa forma. Os caras da comédia, mesmo os brancos, volta e meia fazem filmes idiotas (vide Adam Sandler e todos os seus péssimos filmes nos últimos 10 anos). A questão é que há ótimos atores negros e de outras etnias que tem pouca ou nenhuma oportunidade de ser protagonista em filmes de drama e etc, sendo quase sempre coadjuvantes.

Mas a crítica, no filme, é justamente porque só há demanda de filmes estrelados por negros quando não são papéis relevantes, quando é pra ser algo "pateta".

Filme ruim, todo gênero vai ter. O problema é o funil em filmes de qualidade, tanto de produção quanto roteiro, e independente de gênero.

 

Em séries isso vai mudando aos poucos. Scandal, Empire, How To Get Away With Murder, Mr Robot, Quantico... Quantos filmes bons tinham bons papéis pra negros e outras minorias nesse período?

Aquele Intouchables, por exemplo, eu sabia que era produção européia só por ter o Omar Sy como (co-)protagonista. E, mesmo aclamado, olha os filmes que ele fez depois como principal: um imigrante do Senegal e o primeiro artista de circo negro na França do século XIX. E protagonista porque também são produções francesas, nos EUA ele só tem papéis de coadjuvante pra baixo.

O Idris Elba mesmo demorou a conseguir seu espaço. Teve que aceitar fazer muito filme ruim pra chegar até aqui, mesmo já tendo demonstrado talento há tempos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto

Essa notícia mais recente de que podem incluir novos candidatos depois das ameaças de boicote só pode ser uma piada, isso só ratifica ainda mais a cagada que fizeram! Espero que o boicote aconteça e que a coisa toda seja realmente revista para as próximas edições.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Butilheiro disse:

Acho o Don Cheadle, por exemplo, um excelente ator. E que sempre faz ótimas aparições como coadjuvante (como naquele Missão Marte, lá em 2000). Mas pelo o Hotel Ruanda, de 2004, ele merecia muito ter sido, ao menos, indicado ao Oscar.

E foi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria saber o que são "outros". Por eliminação, India/Oriente Médio/Norte da África/Nativos Americanos?

Pelo gráfico fica evidente o que falamos dos papéis principais. A maioria dos filmes têm elencos diversos, mas os bons papéis se concentram. Se elevassem esses parâmetros de nota e arrecadação, acho que a diferença ficaria ainda maior.

 

8 horas atrás, GNozaki disse:

Quem se fode é latino, que cai no limbo...

Nem tanto. Ao menos constam em todas as categorias, apesar de também sofrerem com a falta de bons papéis.

 

 

Qual asiático foi indicado ao Oscar depois de O Tigre e o Dragão? haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Douglas. disse:

Queria saber o que são "outros". Por eliminação, India/Oriente Médio/Norte da África/Nativos Americanos?

Pelo gráfico fica evidente o que falamos dos papéis principais. A maioria dos filmes têm elencos diversos, mas os bons papéis se concentram. Se elevassem esses parâmetros de nota e arrecadação, acho que a diferença ficaria ainda maior.

 

Nem tanto. Ao menos constam em todas as categorias, apesar de também sofrerem com a falta de bons papéis.

 

 

Qual asiático foi indicado ao Oscar depois de O Tigre e o Dragão? haha

Índia e Paquistão cai na "South Asia", deve ser o pessoal Turco+Árabes somados com os nativo-americanos, que pro sinal eu não lemro de nenhum ator famoso recentemente.

Sobre asiático, eu acho engraçado Slumdog Millionaire e Life of Pi ser elogiado pra caralho mas nenhum ator desses levou nem nominação, hahaha. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto
17 minutos atrás, GNozaki disse:

Sobre asiático, eu acho engraçado Slumdog Millionaire e Life of Pi ser elogiado pra caralho mas nenhum ator desses levou nem nominação, hahaha. 

É como eu vi ontem os caras do Omelete comentando: eles premiam o entorno do filme (fotografia, roteiro, música...), mas na hora de dar os prêmios de "maior valor", cai na mesmice de sempre. Quando a lógica correta seria: "já que esse filme reúne todas estas qualidades, ele deveria vencer os principais".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...