Jump to content
Sign in to follow this  
bruno introvertido

Guia: Jogadas de Bola Parada

Recommended Posts

bruno introvertido

vFIrAwD.jpg

Bom, antes gostaria de fazer algumas considerações: mesmo este guia sendo feito para o FM 2015 resolvi traduzi-lo assim mesmo, para funcionar como uma base para vocês terem uma noção de como agir em situações de bola parada. Se houver novidades sobre bola parada para o FM 2016 eu atualizarei este artigo, se alguém tem algum tipo de jogada de bola parada, para FM 2016 que funcionou em pelo menos 60% dos casos* e quiser dividi-la no fórum mande MP para mim, que eu colocarei neste artigo e darei créditos ao autor.

(*) Quando falo em 60% dos casos eu considero que pra cada 10 jogadas construídas, pelo menos 6 delas tem que funcionar.

 

Jogadas de Bola Parada No Football Manager

Escrito por Justice

“Procedimentos eficientes de bola parada, em situações de atacar/defender, como escanteios, cobrança de faltas e laterais. Este guia inclui recomendações pessoais e não cobre todas as formas possíveis para agir em situações de bola parada.”

WlJCQw6.jpg

Introdução

Bola parada sempre foi uma parte chave do futebol. Muitas vezes, elas podem decidir quem ganha e perde uma partida. Jogadas de bola parada bem trabalhadas podem decidir um título, mas o desleixo na preparação da bola parada pode fazer vocês sofrerem uma derrota.

Atualmente, a preparação de jogadas de bola parada é tão importante quanto as jogadas de bola rolando. Se você conseguir que as situações de bola parada sejam um ponto forte da sua equipe isso pode te levar para o sucesso.

9aRn7LO.jpg
Este é o esquema tático usado ao longo do guia

Para cada jogada de bola parada, usaremos a tática padrão 4-2-3-1 como na imagem acima. Essa tática será usada por sua popularidade entre os jogadores de FM durante os últimos anos, então é conveniente usá-la como exemplo. Claro que você pode usar qualquer outra tática de sua escolha, mas para fins deste artigo, vamos usá-la como exemplo.

 

Escanteios Ofensivos: Curto

Spoiler

PQkAROM.jpg

Escanteios curtos viraram uma tendência nos últimos anos, com mais e mais equipes a usarem esse tipo de jogada de bola parada

Ao invés de lançar a bola direto para a área e esperar que dê certo, na minha opinião, qualquer estilo de escanteio pode ser eficiente desde que ele seja preparado corretamente. Aqui nós olharemos como o escanteio curto funciona.

Primeiro de tudo, vamos supor que o Meia-Atacante Direito é quem vai cobrar o escanteio, assim suas instruções são irrelevantes. Vamos nos focar nas instruções dos outros jogadores. Eu escolhi o Meia-Atacante Central neste caso para oferecer opção de receber a cobrança curta, então ele poderia levar a bola e passá-la para outro jogador ou fazer uma corrida para a área, dependendo das opções disponíveis. É aqui que começa o escanteio curto.

O resto dos jogadores assumiriam posições estratégicas onde podem receber a bola e influenciar a jogada. Um dos Meia-Centrais (o mais criativo dos dois) está fora da área, onde pode arriscar um chute pro gol ou passar a bola para uma posição mais central na área.

Há dois jogadores que ficam um em cada trave, nas posições onde o Meia-Central (o que está fora da área) pode chutar/passar a bola, enquanto o outro Meia-Central está mais dentro da área.

Com estas posições, abrem-se mais opções para aqueles que estão fora da área escolher alguém que está dentro da área para uma possível assistência.

Tenha sempre dois jogadores mais recuados e próximos da grande área, para evitar um possível contra-ataque adversário. É importante cobrir sua retaguarda.

 

Escanteios Ofensivos: Cruzamentos Fechados

Spoiler

iEnlgED.jpg

Agora é hora de olhar para os cruzamentos fechados nos escanteios. Esta é a área mais comum para as equipes sofrerem o gol, e pode ser muito eficiente se preparado corretamente. Mais uma vez, vamos nos concentrar em onde você vai posicionar seus jogadores e como instruir eles para que a jogada dê certo. Quem vai bater o escanteio é o Meia-Atacante Central.

Desta vez, temos dois Zagueiros atacando perto de cada trave. Presumimos que eles tenham as melhores habilidades aéreas e então eles devem cabecear a bola na hora certa. Temos o atacante saltando com o goleiro, no caso da bola escapar dele terá alguém para fazer o gol. Um dos Meias-Central neste caso virá do fundo para chamar a marcação do zagueiro adversário, enquanto o outro Meia irá para a 1º trave para dar trabalho ao outro zagueiro adversário, assim criando mais espaço na área próxima as traves. Temos outros 3 jogadores que vão para atacar a bola e também segurar a defesa adversária. E, como de costume, dois jogadores ficam mais recuados e próximos da grande área para evitar um possível contra-ataque adversário.

 

Escanteios Ofensivos: Cruzamentos Abertos

Spoiler

ZEtse7Q.jpg

Não é um tipo de escanteio que muitas pessoas usam, mas ele ainda pode ser muito eficiente se você tem os jogadores certos para usá-lo. Com jogadores altos e com muita habilidade aérea, os jogadores que receberão esse escanteio aberto se posicionarão na 2º trave. Vamos ver como posicionar os jogadores então nesta situação corretamente.

Mais uma vez vamos presumir que os dois zagueiros são os melhores no quesito aéreo e eles recebem a bola em uma boa posição para cabecear no gol, que neste caso será a 2ª trave. O atacante saltará com goleiro, como sempre, para dificultar que o goleiro consiga pegar a bola na sua viagem pela área. Um jogador fica na 1º trave, para puxar um dos defensores adversários, assim criando mais espaço na 1º trave. Como antes, temos um jogador vindo de trás para cabecear a bola e outros três jogadores vão para frente sem instruções específicas, só para atrair a defesa adversária e, se tiver a possibilidade, marcar. Mais uma vez dois jogadores ficarão mais recuados e próximos da grande área para evitar um possível contra-ataque adversário.

 

Se defendendo em Escanteios

Spoiler

AVk35gk.jpg

Agora que já falamos das variadas situações ofensivas de escanteio, vamos falar como se defender dessas situações. Vou compartilhar com vocês uma maneira geral de se defender em escanteios. Claro que existem várias maneiras de ser fazer isso, mas esta daqui em especial cobre quase todas as jogadas que seu adversário pode usar.

Em primeiro lugar, temos um jogador em cada trave. Isto protege parcialmente essas áreas se um escanteio é desviado nessa direção, e não são completamente expostos caso o adversário consiga uma boa cobrança de escanteio. Os dois zagueiros marcarão os jogadores altos adversários, como eles são provavelmente os mais preparados nessa situação, e mais dois jogadores de marcação, isso significa que a equipe adversária tem quatro jogadores envolvidos.

Agora, eu sou um grande fã da mistura entre marcação individual e marcação por zona, elas podem trabalhar bem juntas, isso se seus jogadores entenderem bem suas instruções. Eu gosto de ter três jogadores marcando por zona na área depois da marca do pênalti, e eles vão tirar a bola caso vá na direção deles. Se você contar esses três jogadores com os outros dois jogadores, você terá cinco jogadores na área na função defender, tirando o goleiro evidentemente, e você ainda tem quatro jogadores com a função de marcação para fortalecer sua defesa ainda mais.

O atacante vai ficar na frente perto da grande área para evitar que todo o time adversário venha no escanteio.

Você pode alterar facilmente isso para defender escanteios curtos, tirando um jogador de marcação por zona e colocando-o para fechar o escanteio, ou se você sentir que precisa de mais um homem de marcação, é só mudar o jogador de marcação por zona para marcação individual. Há muito espaço para as variadas situações e maneiras de se defender de um escanteio. Este e só um exemplo/padrão.

 

Cobranças de Falta Ofensivas: Curto

Spoiler

fmCj7Yz.jpg

Agora vamos passar para as cobranças de falta. Vamos começar com a cobrança curta, que é uma situação que eu gosto de usar. Essa situação oferece muitas possibilidades de escolha para criar uma oportunidade de gol, existem muitas maneiras de fazer uma cobrança curta, vamos mostrar algumas delas.

Mais uma vez, o cobrador será o Meia-Atacante Central. O mais criativo entre os dois Meias-Centrais irá para o lado do cobrador, para iniciar a jogada. Os dois Meia-Atacantes de lado estão na barreira só por razões posicionais.

Uma vez que a cobrança é iniciada, os dois Meia-Atacantes de lado podem ir para atrás da barreira ou para o lado da mesma, para receber um passe em posição de ataque onde eles podem ir em direção à área gerando perigo ao adversário, com um passe para a área ou um chute direto.

Temos três jogadores que vão para frente da área, enquanto o atacante ficará marcando o goleiro esperando um possível rebote. Como sempre, temos dois jogadores que ficam mais recuados e próximos da grande área para um possível contra-ataque adversário.

 

Cobranças de Falta Ofensivas: Cruzamento na Área

Spoiler

H3KVIPf.jpg

Agora vamos para a situação de cruzamento na área. Você pode colocar os jogadores perto da trave, longe da trave, na marca do pênalti, na linha de 6 metros ou no meio. Isto é só preferência pessoal. Mas nesse guia, usaremos os jogadores no centro e falaremos como cruzar essa bola para esses jogadores que estão no meio.

Vamos usar o Meia-Central mais criativo que ficará ao lado do cobrador (o Meia-Atacante Central neste caso). O atacante marcará o goleiro para incomodá-lo e, se tiver um rebote, fazer o gol (50% de chance para cada lado consegue o que quer), um jogador irá ficar na barreira para tentar fazer uma bagunça, outros dois jogadores ficarão na sobra para evitar um possível contra-ataque adversário, e quatro jogadores irão na área para fazer o gol.

 

Se Defendendo em Cobranças de Falta

Spoiler

hiid78g.jpg

Agora a situação é defender as cobranças de falta. Eu só tenho um jeito para defender, que uso na minha equipe por padrão independentemente do adversário.

Existem muitas situações diferentes de cobrança de falta, que você pode usar, mas essa é a mais confiável.

Isto é realmente muito auto-explicativo. Eu tenho três homens formando a barreira, e sete homens para a marcação. Você poderia ter os jogadores marcando mais na frente ou atrás, mas eu decidi usar a marcação individual, se seus jogadores são bons o suficiente, eles devem se sair bem nessas situações, se não isso pode gerar problemas, isso acontecer nas mais variadas situações.

 

Arremessos Laterais: Curto

Spoiler

kdC26O6.jpg

A maioria das equipes utilizam arremessos laterais curtos em todos os momentos. A ideia dessa situação é ter a posse de bola. No entanto, você não quer a marcação adversária tirando seus espaços pra jogar, uma vez que a jogada é iniciada. Essa situação deve dar aos seus jogadores bastante opções de passe. Funciona para ambos os arremessos laterais, curto e rápido.

Esta é a situação de arremesso para o lado esquerdo. Para o lado direito é só inverter as funções do zagueiro e atacante.

Você tem os jogadores mais próximos da linha lateral vindo para um arremesso curto. Neste caso, são os jogadores que ficam no lado esquerdo do campo (tirando goleiro, atacante e os dois zagueiros). Tornam-se possíveis alvos para receber o arremesso, tirando que o Meia-Atacante Esquerdo ou o Lateral Esquerdo cobrarão esse arremesso lateral, assim são só dois jogadores que receberão esse arremesso. O atacante irá ser mover para próximo da trave, assim ele ficará numa posição onde possa receber o arremesso. Assim você estará na frente do seu oponente, o Meia-Atacante Central irá se mover na borda da área, enquanto um Meia-Central puxará a marcação adversária, os dois zagueiros ficarão nas suas posições originais para evitar um possível contra-ataque.

 

Arremessos Laterais: Longo

Spoiler

KDAwXau.jpg

Arremessos laterais longos, na minha visão, podem ser considerados como um escanteio ou uma cobrança de falta, se executado corretamente. No entanto, nessa situação não enviamos os defensores para o ataque mas sim os jogadores do meio-campo e do ataque. Nós queremos com isso manter uma solidez tática, mantendo sua defesa intacta.

No entanto, existem várias outras maneiras de se fazer isso, por exemplo, com os zagueiros atacando também.

Nós temos o lateral definido como fazer o arremesso curto, caso ele não tenha possibilidade de fazer um arremesso longo. O atacante ficará perto da trave, o Meia-Atacante Esquerdo ficará perto da outra trave, para fazer um possível gol, enquanto isso um dos dois Meias-Centrais ficará perto da área esperando a chance de uma oportunidade de gol, enquanto o outro vai para o ataque na área.

Obs.: Ter um jogador que tenha bom arremesso será muito útil nessas situações e fará com que você tenha mais sucesso.

 

Bem, não cobriremos lances de cobrança de falta direta para o gol porque se bem executadas não a nada a ser feito, ao não ser a buscar a bola no fundo do gol. Ou o cobrador errar, ou o chute pegar na barreira.Agora vamos olhar os principais atributos que os seus jogadores vão precisar nesses lances.

 

"Atributos Chave" para cada situação

Cobrança de Falta: Tiro Livre, Passe, Cruzamento, Chute de longa Distância, Técnica, Decisão e Visão de jogo.

Cobrança de Escanteio: Escanteio, Passe, Cruzamento, Técnica, Decisão e Visão de jogo.

Opção de Chute: Passe, Cruzamento, Chute de longa Distância, Técnica, Decisão e Visão de jogo.

Defendendo em Jogadas de Bola Parada: Drible, Marcação, Agressividade, Antecipação, Bravura, Compostura, Concentração, Posicionamento, Impulsão, Força e Altura.

Atacando em Jogadas de Bola Parada: Drible, Agressividade, Antecipação, Bravura, Compostura, Concentração, Sem Bola, Impulsão, Força e Altura.

 

=*=*=

 

Tópico Oficial: FMScout

Escrito Por: Justice

Tradução Feita Por: @bruno introvertido

Revisões Feita Por: @bruno introvertido e @Yan Perisse

Imagens: Banner feito por @_Matheus_, Imagens In Game, capturadas e editadas por @bruno introvertido

Versão em PDF

d3J7RSA.png

Share this post


Link to post
Share on other sites
Perissé

Belo guia, @bruno introvertido. Será uma mão na roda para muitos que estavam reclamando de gols tomados em bolas paradas.

Share this post


Link to post
Share on other sites
bruno introvertido
18 minutos atrás, Yan Perisse disse:

Belo guia, @bruno introvertido. Será uma mão na roda para muitos que estavam reclamando de gols tomados em bolas paradas.

Pelo menos não vai ser aquele cruza na área e é de quem pegar ;)

Share this post


Link to post
Share on other sites
Rudsonnunes

     Boa parceiro  vou usar esse esquema de bola parada, não tenho muita paciência pra fica mexendo em polas paradas só o suficiente para não levar gols rs.... 

     

Share this post


Link to post
Share on other sites
bruno introvertido
Em 08/01/2016 at 16:45, Rudsonnunes disse:

     Boa parceiro  vou usar esse esquema de bola parada, não tenho muita paciência pra fica mexendo em polas paradas só o suficiente para não levar gols rs.... 

     

Bom, nem eu tinha paciência também, mas depois que eu traduzir esse guia minha paciência aumentou ;-)

Share this post


Link to post
Share on other sites
Henrique M.

Com as imagens do Football Manager 2016 ficaria perfeito. A nova versão veio com um editor de bolas paradas mais complexos, mas excelente trabalho bruno.

Share this post


Link to post
Share on other sites
bruno introvertido
8 horas atrás, Henrique M. disse:

Com as imagens do Football Manager 2016 ficaria perfeito. A nova versão veio com um editor de bolas paradas mais complexos, mas excelente trabalho bruno.

Eu pensei em usar com imagens do FM 2016, mas como foi feito no FM 2015, resolvi deixa assim mesmo.

Share this post


Link to post
Share on other sites
everpon

Funciona certinho ganhei o jogo com bola parada da primeira jogada

Share this post


Link to post
Share on other sites
bruno introvertido
2 horas atrás, everpon disse:

Funciona certinho ganhei o jogo com bola parada da primeira jogada

Fico feliz que isso te ajudou :)

Share this post


Link to post
Share on other sites
RTORRES27

Valeu pelas dicas, nesse FM nem tomo muito gols de bola parada comparado como absurdo que era o FM15, o problema msm é fazer gols.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Lusquerinhas do Amaral

Muito bom, eu sempre montei mais ou menos assim.. mas te falar que estava numa preguiça danada de fazer no save que comecei

Primeras 4 rodadas, 3 derrotas, tomei gol de escanteio em todas elas.. 

1x0, 1x0 e 2x1.. ou seja, é fundamental ter uma organização nas bolas paradas.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Lusquerinhas do Amaral

Primeiro jogo e marquei um gol !! Muito bom

Share this post


Link to post
Share on other sites
bruno introvertido
19 horas atrás, RTORRES27 disse:

Valeu pelas dicas, nesse FM nem tomo muito gols de bola parada comparado como absurdo que era o FM15, o problema msm é fazer gols.

Comigo e quase a mesma coisa, você não toma, mas também não faz.

4 horas atrás, Lusquerinhas do Amaral disse:

Muito bom, eu sempre montei mais ou menos assim.. mas te falar que estava numa preguiça danada de fazer no save que comecei

Primeras 4 rodadas, 3 derrotas, tomei gol de escanteio em todas elas.. 

1x0, 1x0 e 2x1.. ou seja, é fundamental ter uma organização nas bolas paradas.

Tomar gol de escanteio, faz eu fica muito puto, não sei o porque, mas eu fico com uma raiva.

4 horas atrás, Lusquerinhas do Amaral disse:

Primeiro jogo e marquei um gol !! Muito bom

Que legal que este guia mostra ser bem eficiente, (nem eu esperava tanta eficiência assim)

Share this post


Link to post
Share on other sites
Anjo_Ed

Hum...Eu estou enfrentando uma certa "burrice" de meus jogadores. Quando eu configuro o escanteio para toque curto, os infelizes de meus jogadores fazem cagada!

Por exemplo, coloquei o Douglas do Grêmio para cobrar o canto e o Luan para tentar o toque o curto. O Douglas passa para ele e o Luan devolve, mas errado!! Perdendo a oportunidade do cruzamento ou uma infiltração. Não foi uma, nem duas, foram várias. Eu achei que era falta de treinamento, mas estou treinando-os para melhorar o uso da bola parada...

Edited by Anjo_Ed

Share this post


Link to post
Share on other sites
bruno introvertido
2 horas atrás, Anjo_Ed disse:

Hum...Eu estou enfrentando uma certa "burrice" de meus jogadores. Quando eu configuro o escanteio para toque curto, os infelizes de meus jogadores fazem cagada!

Por exemplo, coloquei o Douglas do Grêmio para cobrar o canto e o Luan para tentar o toque o curto. O Douglas passa para ele e o Luan devolve, mas errado!! Perdendo a oportunidade do cruzamento ou uma infiltração. Não foi uma, nem duas, foram várias. Eu achei que era falta de treinamento, mas estou com treinando-os para melhorar o uso da bola parada...

Bom ser o treinamento não funcionar, troque as posições dos jogadores, Luan cobra o escanteio e o Douglas receber, provavelmente o Douglas e mas "inteligente", para fazer a jogada certa.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Wiillpsytrance

fiz um gol de bola parada com escanteio curto e cobrança de falta central na semi final contra o barça na uefa valeu muito hehe

Share this post


Link to post
Share on other sites
bruno introvertido
1 hora atrás, Wiillpsytrance disse:

fiz um gol de bola parada com escanteio curto e cobrança de falta central na semi final contra o barça na uefa valeu muito hehe

Eliminar o Barcelona com bola parada, não tem preço.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Anjo_Ed
Em 19/01/2016 at 11:22, bruno introvertido disse:

Bom ser o treinamento não funcionar, troque as posições dos jogadores, Luan cobra o escanteio e o Douglas receber, provavelmente o Douglas e mas "inteligente", para fazer a jogada certa.

É, não teve jeito, é treino. Eu comecei a treinar durante a semana bola parada e funcionou melhor. Contudo, Eu acabei achando uma outra forma mais mortal. No meu time, eu tenho o Ramiro. Esse cara tem um Chute mortal. Desta forma, eu orientei o cobrador a cruzar para fora da área e pedi para o Ramiro sempre chutar (movimento preferencial). 12 gols na temporada desde então...

Outro detalhe, meus zagueiros são bem sem noção. Toda vez que eu cruzo no segundo poste, eles cabeceiam, mas torto! Isso é falta de treino ? Ou somente zagueiros que precisam ter finalização como um bom atributo ?

Share this post


Link to post
Share on other sites
Perissé
51 minutos atrás, Anjo_Ed disse:

Outro detalhe, meus zagueiros são bem sem noção. Toda vez que eu cruzo no segundo poste, eles cabeceiam, mas torto! Isso é falta de treino ? Ou somente zagueiros que precisam ter finalização como um bom atributo ?

Aqui também acontece com meu Lateral de 1,92. Ele sempre cabeceia para fora, e tem 12 de cabeceio. Quando estiver em casa, vou ver quais ou motivos para isso e digo aqui.

Share this post


Link to post
Share on other sites
bruno introvertido
1 hora atrás, Anjo_Ed disse:

É, não teve jeito, é treino. Eu comecei a treinar durante a semana bola parada e funcionou melhor. Contudo, Eu acabei achando uma outra forma mais mortal. No meu time, eu tenho o Ramiro. Esse cara tem um Chute mortal. Desta forma, eu orientei o cobrador a cruzar para fora da área e pedi para o Ramiro sempre chutar (movimento preferencial). 12 gols na temporada desde então...

Outro detalhe, meus zagueiros são bem sem noção. Toda vez que eu cruzo no segundo poste, eles cabeceiam, mas torto! Isso é falta de treino ? Ou somente zagueiros que precisam ter finalização como um bom atributo ?

 

Em 08/01/2016 at 12:27, bruno introvertido disse:

Atacando em Jogadas de Bola Parada: Drible, Agressividade, Antecipação, Bravura, Compostura, Concentração, Sem Bola, Impulsão, Força e Altura.

Quais são os números dos atributos dessa Zaga? ele são bons nos atributos pedidos acima?

Share this post


Link to post
Share on other sites
Anjo_Ed

Estes:

FM2016_RafaelT.png

FM2016_ERAZO.png

Nathan_zagueiro_fm2016.png

Eu tenho mais um, que é Carlos Valdez, mas eu não tenho a imagem salva.

Enfim, por quê o Drible ? Eu vi que tu mencionaste alguns atributos, mas não acreditava que drible, mas sim a finalização.

Share this post


Link to post
Share on other sites
bruno introvertido
7 minutos atrás, Anjo_Ed disse:

Estes:

FM2016_RafaelT.png

FM2016_ERAZO.png

Nathan_zagueiro_fm2016.png

Eu tenho mais um, que é Carlos Valdez, mas eu não tenho a imagem salva.

Enfim, por quê o Drible ? Eu vi que tu mencionaste alguns atributos, mas não acreditava que drible, mas sim a finalização.

Drible não leve em consideração, ele serve mais para o meio campo e ataque,O atributo Finalização influencia na hora do chute, não do cabeceio, tenta fazer o Rafael se o cara do cabeceio, os atributos dele são mais equilibrado do que os outros dois.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

  • Similar Content

    • Ariel'
      By Ariel'
      Rapaziada, papo mais sério agora.
      A administração está pensando em formas de deixar o Fmanager e seus subfóruns mais atrativos, e para isso queremos escutar vocês. A internet e a sociedade estão mudando e talvez seja a hora do fórum sofrer alguns ajustes... ou não! Nosso intuito aqui é simplesmente ouvir críticas/elogios/sugestões/reclamações/etc, para tentar identificar os pontos fortes e fracos do Fmanager. Por isso, seria muito legal se vocês deixassem aqui as suas percepções.
      Sintam-se livres para opinarem da forma como quiserem, mas ficam aqui algumas perguntas que talvez ajudem nessa reflexão:
      Por qual motivo você acessa a Zona Geral? Do que você gosta daqui? Por que você não acessa a Zona Geral numa frequência maior? Do que você não gosta daqui?  Por qual motivo você não acessa os outros subfóruns - tanto os relacionados a Football Manager (Geral, Profissão Manager, Pesquisa, Centro Tático, Jogadores, Downloads, Área Gráfica e FM online) quanto aqueles relacionados à esportes da vida real (Futebol, Outros Esportes e Fantasies)? Podem opinar sem medo de ser feliz.
    • Leho.
      By Leho.
      Fala comunidade, é o seguinte:
      como fizemos uma alteração (este ano) no esqueleto do nosso fórum, alguns sub-fóruns foram extintos e seus assuntos aglutinados em outros que ficaram ativos. Um desses sub-fóruns foi o de "Transferências", que ficava dentro da área de "Futebol".
      Com isso, os tópicos unificados sobre as transferências de cada time brasileiro nessa época do ano não existirão mais. Óbvio que vamos continuar comentando e postando sobre as novas contratações e saídas de nossos clubes favoritos, mas agora vamos fazê-lo em tópicos que já existem: os tópicos do DIA-A-DIA de cada clube. Combinado?
       
       
       
      ⚠️ p.s: quando a transferência for de grande destaque (Daniel Alves no SPFC por exemplo), aí sim o tópico pra ela será individual.
    • Bigode.
      By Bigode.
      A SI anunciou hoje, enfim, as primeiras novidades relacionadas a próxima versão do jogo - o Football Manager 2020 - que se somam a algumas informações já conhecidas anteriormente (como o fato de que o jogo estará disponível no Google Stadia).
      Com o lema "todos têm uma opinião, dê significado à tua", os produtores do jogo implicam um maior controle do jogador sobre o clube treinado.
      Visão do Clube
      No primeiro ponto abordado através das redes sociais, o FM 2020 trará algumas mudanças na área da visão do clube desde o momento em que o treinador assume um clube: a partir de agora, a diretoria irá definir um planejamento a longo prazo. Estipulando uma cultura do clube e um plano de cinco anos, o treinador terá agora objetivos pré-determinados para cada temporada. Como é possível ver nas imagens, a Visão do Clube será dividida em três diferentes áreas: a cultura do clube, os objetivos em andamento e o plano de cinco anos.

      Os objetivos vão desde uma classificação continental ou conquista de título, por exemplo, a coisas como "ter um lucro significativo com transferências", "desenvolver jogadores usando as categorias de base", entre outros.
      Em relação aos "objetivos em andamento", eles nada mais são que tópicos que o treinador deve seguir no decorrer do seu contrato, estando normalmente ligados a identidade do clube. Num exemplo da vida real: assumindo o Barcelona, provavelmente um desses objetivos em andamento será recorrer as categorias de base para a montagem do elenco principal.

      Além disso, há um maior detalhamento no que diz respeito aos relatórios da diretoria quanto ao trabalho do treinador, que agora passa a ser julgado nas mais diversas áreas (visão do clube, partidas, transferências, etc) através de notas, de A+ a F.

      Nas reuniões com a diretoria, será possível agora também pedir para não ser avaliado pelo desempenho em uma competição específica. Assim sendo, o treinador pode avaliar onde tem mais chance e jogar com isso: se achar que tem mais chances de título na Liga dos Campeões do que no campeonato nacional, por exemplo, pode pedir para o desempenho nacional não ser julgado.
      A questão da cultura do clube também pode ser favorável - ou não - ao treinador: se no decorrer do save, optar por jogar de forma mais ofensiva, por exemplo, clubes com cultura similar estarão mais propensos a fazer uma proposta por você e isso pode te dar vantagem até mesmo contra treinadores teoricamente mais experientes, mas com um modelo de jogo menos semelhante ao do clube em questão.
      Foram também novas opções de pedidos que podem ser feitos a diretoria - assim como uma melhora no que já existia.
      Centro de Desenvolvimento
      Um remodelado setor dentro do jogo para melhor acompanhar suas jovens promessas e jogadores emprestados. Segundo o que divulgado, o novo modelo auxiliará o treinador a moldar melhor o próximo wonderkid, com maior detalhamento em relação a evolução dos jovens jogadores, bem como uma maneira mais rápida de acompanhar aqueles atletas emprestados a outros clubes. Com tudo o que é relacionado aos jovens concentrado num mesmo lugar, a ideia é facilitar a vida do treinador.

      A comissão técnica não só vai destacar as principais promessas, como chamará a atenção para os jogadores que precisam de uma atenção extra ou aqueles que têm mostrado uma boa evolução. Além disso, é disponibilizado agora um gráfico da progressão da capacidade dos jogadores mensalmente.
      Quanto aos jogadores emprestados, o gráfico de progressão também se faz presente, bem como informações básicas como número de partidas, gols e assistências.

      Outra novidade para essa versão diz respeito a fornada de jovens: depois de anos esperando por aquela data específica na temporada para conhecer os novos jovens, agora será possível "bisbilhotar" antes da hora.

      Algum tempo antes da fornada, será possível acessar a tela acima, que dá uma boa visão sobre a próxima fornada de jovens, com informações relevantes e importantes, como se haverá algum grande destaque individual ou alguma posição que terá um número relevante de atletas.
      Status e Tempo de Jogo
      Talvez uma das grandes novidades está aqui. É recorrente por parte dos jogadores de FM o problema quanto aos atletas reclamarem por não terem o número de chances que acreditam que devem ter.

      A partir de agora, isso pode ser solucionado com o novo mecanismo de definição de status. Será possível definir um status futuro: por exemplo: se quiser contratar uma jovem promessa, pode estabelecer o tempo de jogo dela como "Jovem Promessa", mas também definir que na próxima temporada esse atleta será "Reserva" e daqui duas temporadas será de "Plantel Principal". Dessa forma, espera-se, o treinador ganha mais força em relação as escolhas táticas. No próprio vídeo isso é exemplificado com o jogador dizendo que "espera entrar no time titular nos próximos anos, mas entende que é necessário esperar sua hora".

      Além disso, foi feita uma pequena reformulação nos status disponíveis, com a adição, por exemplo, de "goleiro titular", "goleiro de taças" e "reserva de emergência" - o que deve ser particularmente útil quando sofrermos com problemas de lesões e precisarmos recorrer a alguma alternativa provisória no mercado.

      Melhorias no Staff
      Outra boa mudança diz respeito ao staff, em especial nos momentos pré-jogo. O nível dos conselhos e a forma como eles são disponibilizados e podem ser utilizados mudou.

      Agora, o staff irá não só sugerir um 11 titular que acredita ser o melhor, indicando um jogador A que deveria ser titular no lugar de um jogador B (algo que já estava presente), como trará notas sobre cada jogador (por exemplo: "bom para a função", "em grande forma", "com ótimo espírito"). Além disso, o treinador pode optar por seguir somente ALGUMAS das sugestões do staff, selecionando quais jogadores dentre os sugeridos ele quer escalar no time titular.

      Outra novidade diz respeito ao campo tático. Agora é possível clicar nos quadrados do campo, como visto na imagem abaixo, para receber maiores informações e análise sobre os pontos fortes da equipe naquela área do campo.

      Vista pelos produtores como uma mudança importantíssima, está a adição de novas funções para a comissão técnica.
      A primeira dessas funções é a de Diretor Técnico, que basicamente tomará conta da comissão técnica, dando conselhos quanto a capacidade atual e potencial da mesma, sugerindo cursos e relatando a progressão da comissão técnica do clube.
      A outra função é o Diretor de Desenvolvimento de Jogadores, em tradução literal. O papel desse profissional será sugerir os atletas que devem ser emprestados e quais os melhores destinos para eles, bem como disponibilizar os relatórios desses jogadores emprestados.
      Melhorias Gráficas
      Na questão gráfica, melhoras tanto nos visuais dos atletas e treinadores, que parecem mais reais, como no ambiente das partidas - gramado e luzes, por exemplo.

      Na imagem acima, o modelo dos atletas, que claramente é bem melhor do que no FM 2019. Ao que tudo indica, os uniformes também receberam uma boa melhoria, graças a um novo software utilizado pela Sports Interactive.
      E abaixo o avatar do treinador, que é claramente também muito melhor do que aquilo que foi feito até então.

      Até mesmo pequenos detalhes, como cadarços, botões no paletó e clipe na gravata são agora uma realidade.
      Por fim, mas não menos importantes, imagens do campo de jogo, que agora é claramente afetado pelo clima do jogo: na primeira imagem, campo seco; na segunda imagem, campo em dia de chuva. Nessas imagens a diferença é sutil, sendo mais perceptível pelos pontos lamacentos nas áreas e no círculo central. Em partidas em dias chuvosos, por exemplo, a diferença será ainda mais perceptível com a deterioração do campo no decorrer do tempo de jogo.


       
      Fonte: Site oficial do Football Manager
      Tradução e Adaptação: @Bigode.
       
    • Leho.
      By Leho.
      Tópico dessa 6ª rodada de fantasy, para compartilharmos nossos esquadrões e sacanearmos a si próprios ou os coleguinhas, ao passo que os jogos se desenrolarem hahahah.
      Lembrando que a janela fecha hoje (20/09) às 15:00 horário de Brasília.
       
       
       
      edit \\ meu esquadrão (de merda!):

    • bbds
      By bbds
      Em virtude do tópico original estar bugado sabe-se lá o porque, inicia-se aqui a versão nova do tópico.
      O tópico original será movido a biblioteca do fórum podendo assim ser vizualizado quando quiserem.

      Vale lembrar que:







      Let's get it started...
×
×
  • Create New...