Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

No aniversário de Garrincha, uma coletânea de 80 dribles irrestíveis do craque em Copas


Bruno Caetano.

Posts Recomendados

Trivela_logo-2014.jpg

No aniversário de Garrincha, uma coletânea de 80 dribles irrestíveis do craque em Copas

Por Leandro Stein

Garrincha.jpg

Bastaram algumas dezenas de segundos para que a lenda se eternizasse em Copas do Mundo. Segundo o jornalista francês Gabriel Hanot, idealizador da Champions e da Bola de Ouro, aqueles foram “os três melhores minutos da história do futebol”. Vicente Feola resistiu, mas procurou solução no craque inconsequente quando a classificação do Brasil estava ameaçada no Mundial 1958. Deu seu voto de confiança diante da União Soviética a Garrincha, estreando na competição. Não se decepcionou. O cientificismo da seleção vermelha adiantou pouco contra o trançar infinito das pernas tortas.

Mané fez o que quis com Kuznetzov, seu “joão” mais famoso. O soviético até se esborrachou no chão de tanto ser ludibriado, e foi levantado pela mão amiga do craque, antes de ver aqueles pés inimigos seguirem humilhando. Em três minutos, Garrincha e Pelé acertaram a trave de Yashin, enquanto Didi passou para Vavá abrir o placar. Em três minutos, não havia qualquer complexo de vira-latas. Em três minutos, o futebol virava pura dança no baile do ponta direita irresistível, que fez das próprias dificuldades a sua arte. Em três minutos, a seleção brasileira estufava o peito para caminhar até seu primeiro título mundial.

Garrincha permanece como uma lenda. Muito se sabe dos dribles do camisa 7, mas seus registros em vídeo são escassos e difíceis de encontrar. Em tempos nos quais as filmagens eram bem mais raras, dá para garimpar um documentário aqui, um cinejornal acolá. E apreciar a história brilhante e difusa do Mané nas Copas do Mundo que disputou. Em três Mundiais, de 1958 a 1966, é possível esbarrar com os lampejos do craque durante os jogos do Brasil.

Por isso mesmo, o vídeo abaixo é um achado. Ele reúne os lances de Garrincha em todos os seus jogos de Copas do Mundo. São 80 arrancadas do camisa 7, a essência de seus melhores dribles. Há, é claro, um bom número do famoso vai e vem interminável, a imprevisibilidade previsível do ponta, que sempre acabava com o marcador batido. Mas os lances mostram bem mais do Mané.  A forma como conduzia a bola junto ao pé, com se estivesse presa em um imã. A explosão em frações de segundo, que deixava beques na saudade. A magia do improviso, que resultava em caneta ou drible da vaca quando ninguém esperava. E as famosas pernas arqueadas, a imperfeição humana transformada em perfeição aerodinâmica do bailarino.

São outros tempos do futebol, em que havia mais espaços em campo e a marcação era mais solta, apesar da dureza dos defensores. Mas cabe ressaltar também que Garrincha fez isso contra a nata da época, em plena Copa do Mundo –  e diante de lendas do calibre de Bobby Moore. Diz muito sobre o gênio, que completaria 82 anos nesta quarta, se ainda estivesse vivo. Basta apreciar:

Foi gênio e ponto. Já vi gente -- que viu os dois jogarem -- preferir esse cara ao Pelé. Dá pra comparar o Garrincha ao Ronaldinho: extremamente habilidoso, um gigante tanto pelo que fez quanto pelo que representava. Mas não soube colaborar com o corpo, antes e depois da carreira como jogador. Isso prejudicou muito mais o Ronaldinho, devido ao futebol hoje ser mais físico e profissional. Mas o Garrincha também foi muito afetado pelo seu estilo de vida, uma pena o pós-carreira dele.

Lenda demais, o vídeo é impressionante e vale a pena assistir essas relíquias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico imaginando o que seria a seleção de 70 se Garrincha tivesse se cuidado, e tivesse numa forma boa como a do Pelé! Velho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Leho.
      Por Leho.
      Morreu o maior jogador desse esporte, seu legado deverá sempre ser lembrado e enaltecido, pra que não surjam os "oportunistas de plantão" ao longo das próximas décadas pra contestar e/ou diminuir seus feitos e conquistas.
      Morreu Pelé, eterno Rei do Futebol. 😔
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Primeiro tempo bem ruim do Brasil, muito engessado novamente. Acho que a preparação toda contou com a ideia de que a Croácia ia retrancar, mas, todo mundo sabe que não é assim que os croatas jogam. Alternam momentos de pressão e sabem quando tem que se defender. Enquanto isso, os únicos que estão se movendo do engessado jogo de posição do Tite são o Neymar e o Danilo.
      E grandes intervenções do TS no final da primeira etapa. Tenho dó de quem não gosta por causa de 2014.
      Vini apagado graças ao grande jogo do Juranovic na direita, marcando muito e ainda aparece nas costas do Vini para infernizar.
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      A postura do Neymar nos últimos tempos me passa a impressão de que ele já não tem mais tanta vontade de jogar futebol. Acho que o final de carreira dele vai ser parecido com o do Ronaldinho. Talvez ele volte ao Brasil mais cedo do que imaginamos e é até possível que isso o encoraje a jogar mais uma Copa, mas ainda há muita água pra rolar. O que pensam sobre isso?
    • Leho.
      Por Leho.
      ⏰ 21h30
      📺 Globo e SporTv
      🏟️ Estádio 'Defensores del Chaco'

       
      📝 Prováveis escalações:
        
    • Lanko
      Por Lanko
      De acordo com as notícias, se não jogarem o Tite será demitido, o que está fazendo os jogadores mudarem a postura de boicote para apenas um manifesto público... e então irem jogar o torneio, o que seria o mesmo que "muito barulho por nada".
×
×
  • Criar Novo...