Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Procuradoria do STJD denuncia caso Iago; São Paulo pode até ser rebaixado


Illo

Posts Recomendados

 

Procuradoria do STJD denuncia caso Iago; São Paulo pode até ser rebaixado

Tribunal vai analisar a participação de investidores na negociação. Criciúma e Monte Cristo, de Goiânia, também serão analisados e podem igualmente sofrer punições

 

A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva apresentou nesta sexta-feira denúncia sobre a transferência do zagueiro Iago Maidana ao São Paulo. Além do clube paulista, também o Criciúma (que detinha seus direitos econômicos) e o Monte Cristo (que serviu como ponte no negócio) podem sofrer punições duras.

Os três foram denunciados com base no artigo 34 do Regulamento Nacional de Intermediários, que prevê multa, suspensão de registros de novos jogadores por um ou dois anos, dedução de pontos e até "rebaixamento para divisão imediatamente inferior a que estiver disputando quando do trânsito em julgado da decisão". Também serão analisados sob a ótica do artigo 191 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (deixar de cumprir ou dificultar o cumprimento de uma resolução administrativa ou regulamento), cuja punição máxima é multa de R$ 100 mil.

Na denúncia oferecida no início da tarde desta sexta-feira, o próprio Iago foi enquadrado no artigo 35 do Regulamento Nacional de Intermediários. Se for considerado infrator pelos auditores que julgarem o caso, o jogador de 19 anos corre risco de ser sancionado com multa, suspensão de partidas ou proibição de atuar em qualquer atividade relacionada ao futebol.

– Uma coisa é enquadrar e outra é o que deve ser aplicado. São várias as sanções previstas. Os auditores é que devem analisar o caso, não vou comentar a denúncia – ponderou Paulo Schmitt, procurador-geral do STJD, em contato com o GloboEsporte.com.

A negociação passou a ser investigada inicialmente pela Confederação Brasileira de Futebol. A empresa Itaquerão Soccer tirou Iago do time catarinense ao preço de R$ 800 mil e o registrou por dois dias no Monte Cristo (que disputa a terceira divisão goiana) antes de vender 60% de seus direitos econômicos ao São Paulo por R$ 2 milhões. Desde maio, a participação de investidores em transferências é proibida em regulamento.

Há pouco mais de uma semana, depois de notificar as três partes envolvidas e pedir versão dos fatos igualmente ao atleta, a entidade finalizou um dossiê e o entregou à Procuradoria do STJD. Analisados os documentos, a denúncia foi oferecida para que o caso vá a julgamento.

No São Paulo, o assunto intensificou uma crise política e expôs de vez um racha que levouCarlos Miguel Aidar a renunciar à presidência depois de serem reveladas acusações de corrupção. Antes de se desligar do clube, na última terça-feira, o agora ex-mandatário afirmou desconhecer a Itaquerão Soccer, porém uma fotografia mostra que os representantes da empresa estiveram reunidos no CT da Barra Funda com o zagueiro.

http://globoesporte.globo.com/sp/futebol/noticia/2015/10/procuradoria-do-stjd-denuncia-caso-iago-e-sao-paulo-pode-sofrer-sancao.html

Se o São Paulo for rebaixado por causa desse caso, tem que mandar matar Aidar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se cair alguma punição será mais uma conta para pagar. Seja uma multa (Para somar com as diversas dividas) ou um rebaixamento, que será um total declínio da equipe, que também irá afetar o bolso tricolor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se rebaixar pode voltar meu nick pra Vera Verão e deixar assim até o fim do fórum. Isso aqui é Brasil, no máximo uma multa de alguns milhares de reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se rebaixar pode voltar meu nick pra Vera Verão e deixar assim até o fim do fórum. Isso aqui é Brasil, no máximo uma multa de alguns milhares de reais.

A mídia sempre exagera o caso, falando da pena máxima em várias vezes. Isso assusta um pouco o torcedor, mas no fim sabemos como sempre acaba, ou quase sempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2013 o STJD mudou o resultado conquistado em campo. Em 2014 o América Mineiro perdeu um trilhão de pontos. Não sei por que vocês tratam isso como impossível, ta na cara que esse "Tribunal" gosta de aparecer. Se vai cair não sei, mas só de ser levantado essa possibilidade já mancha o campeonato, sem falar que se mudar a posição do G4, por exemplo, já é mais uma interferência desse lixo de Tribunal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2013 o STJD mudou o resultado conquistado em campo. Em 2014 o América Mineiro perdeu um trilhão de pontos. Não sei por que vocês tratam isso como impossível, ta na cara que esse "Tribunal" gosta de aparecer. Se vai cair não sei, mas só de ser levantado essa possibilidade já mancha o campeonato, sem falar que se mudar a posição do G4, por exemplo, já é mais uma interferência desse lixo de Tribunal.

Uma coisa é prejudicar a Portuguesa e o América-MG, outra é prejudicar o São Paulo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Na real eu tô receoso com esse julgamento. É óbvio que rebaixamento é a punição máxima e esse tribunal dificilmente consegue emplacar as punições nesse grau de severidade, mas acho que o SP vai sofrer sim, algum tipo de sanção nesse caso.

E sabem por quê? PORQUE FOI MT ESCROTA A NEGOCIAÇÃO... porra, tá MUITO NA CARA que é desvio de dinheiro, lavagem de dinheiro, chamem do que quiser. Logo, duvido mt que o tribunal fique somente na famosa "multa em dinheiro".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa é a CBF e suas palhaçadas, mas isso ae vai de encontro a uma regra criada pela FIFA que já tem pressionado a CBF...

Acho que vai ter alguma punição séria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa é a CBF e suas palhaçadas, mas isso ae vai de encontro a uma regra criada pela FIFA que já tem pressionado a CBF...

Acho que vai ter alguma punição séria... 

Concordo que haverá uma boa punição ao São Paulo, pois a negociação foi muito estranha para não dizer que foi óbvia o uso de investidor e isso vai contra uma determinação da FIFA. Vamos ver como o tribunal vai proceder. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o rebaixamento é demais, mas com certeza vão multar no valor máximo e tirar tirar uns 3 ou 6 pontos do time, o que vai ferrar a briga pela Libertadores. Eu acho que uma punição mais justo seria impedir de contratar por um ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tivemos o caso da Portuguesa recentemente, alguem acredita mesmo em rebaixamento ou uma punição tão severa com a atual justiça desportiva no Brasil? Não me surpreenderia no SP pagar uma multa, e só. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na real eu tô receoso com esse julgamento. É óbvio que rebaixamento é a punição máxima e esse tribunal dificilmente consegue emplacar as punições nesse grau de severidade, mas acho que o SP vai sofrer sim, algum tipo de sanção nesse caso.

E sabem por quê? PORQUE FOI MT ESCROTA A NEGOCIAÇÃO... porra, tá MUITO NA CARA que é desvio de dinheiro, lavagem de dinheiro, chamem do que quiser. Logo, duvido mt que o tribunal fique somente na famosa "multa em dinheiro".

Parece ser algo grave mesmo, e deveria ter uma punição severa. O problema que aparentemente o clube não teve nenhuma vantagem nisso, financeira ou esportiva, e sim o dirigente. Ai punir o clube é foda. Deviam era prender os responsáveis. E o clube se for multado, perder vaga na Libertadores essas coisas, devia processar os responsáveis por danos financeiros e morais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece ser algo grave mesmo, e deveria ter uma punição severa. O problema que aparentemente o clube não teve nenhuma vantagem nisso, financeira ou esportiva, e sim o dirigente. Ai punir o clube é foda. Deviam era prender os responsáveis. E o clube se for multado, perder vaga na Libertadores essas coisas, devia processar os responsáveis por danos financeiros e morais.

Para mim, o pior erro. Simplesmente punem a instituição, e não os responsáveis por comandarem. Na Portuguesa, não sei se é verdade, mas disseram que todo aquele episódio foi feito para foder a diretoria que estava por vir. Eles conseguiram o dinheiro, pularam fora do barco, e deixaram a nova diretoria e a Lusa na merda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei não. O São Paulo tem treta com vários times por causa de acusações de aliciamento de jogadores. 

Se a CBF levar em conta essas questões e a própria história dessa transferência, o clube pode ter problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o rebaixamento é demais, mas com certeza vão multar no valor máximo e tirar tirar uns 3 ou 6 pontos do time, o que vai ferrar a briga pela Libertadores. Eu acho que uma punição mais justo seria impedir de contratar por um ano.

Existem mil maneiras de punir, inclusive a que você citou de impedir contratação. O problema que essa merda de STJD se resume a perda de pontos. Qual a graça de ver um campeonato que vai ser toda hora decidido por um tribunal? Lixo demais, sem falar que eles não respeitam regras básicas de processo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duvido que aconteça algo. A FIFA é tão corrupta quanto a CBF, alguém realmente acha que a CBF rebaixaria o São Paulo, um dos clubes mais importantes do país? Duvido!

Vai ser uma multinha de uns R$150 mil e só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um clube da Europa teve o mesmo problema do São Paulo e a FIFA o puniu com dois anos sem participar da Janela de Transferência. Para mim, fez com um, terá que fazer com outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçado é q nessa o clube São Paulo não de beneficiou de nada.

O Criciúma vendeu por R$ 800 mil, sendo que a multa rescisória se não me engano era inferior a R$ 2 milhões.

Dois dias depois o SP compra por R$ 2 milhões, com cláusulas que poderiam elevar o valor para R$ 2,4 milhões. Ou seja, pagou mais até que o valor da própria multa rescisória. O clube saiu lesado em toda essa história por ter um presidente corrupto que lucrou nessa negociação. Presidente inclusive que já renunciou. 

Na moral, SP tinha que levar esse caso pra polícia, ajudar todos nas investigações para prender esse FDP. E com isso deixar claro que o clube é totalmente contra ao que esse FDP fez. E aí bater a defesa nessa tecla para tentar diminuir ao máximo a punição.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...