Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Grondona diz que botou as mãos em jogos de Santos e Corinthians na Libertadores. O que aconteceu neles?


Gourcuff

Posts Recomendados

logo-trivela.png

 

AMÉRICA DO SUL

Grondona diz que botou as mãos em jogos de Santos e Corinthians na Libertadores. O que aconteceu neles?

As Caixas de Pandora da Conmebol e da Concacaf já foram abertas. Talvez tenha acontecido o mesmo com a do futebol argentino. Neste domingo, o canal argentino América revelou o conteúdo de várias conversas de Julio Grondona, presidente da AFA entre 1979 e 2014 (ano em que faleceu), gravadas pela Justiça local em uma investigação de lavagem de dinheiro em transações de jogadores. O programa teve o pomposo nome de “As escutas da máfia do futebol argentino” e mostrou várias negociações sobre tabela de jogos, manipulação na escolha de árbitros e um incentivo ao Colón para ajudar o Independiente a escapar do rebaixamento.

 

VEJA MAIS: Como o escândalo da Fifa pode abrir a caixa preta da Libertadores na TV

 

No meio de tudo isso, dois clubes brasileiros são citados. Grondona comemora a atuação do árbitro paraguaio Carlos Amarilla no jogo de volta entre Corinthians e Boca Juniors na Libertadores de 2013. Segundo o dirigente, o juiz foi “o melhor reforço do Boca no último ano”.

 

A conversa visava definir os apitadores de Boca Juniors x Newell’s Old Boys nas quartas de final daquela mesma Libertadores. Após a escolha dos nomes, o cartola diz a seu interlocutor (Abel Gnecco, presidente da comissão de arbitragem da AFA) para prestar atenção nos bandeirinhas escolhidos, pois eles poderiam executar o plano que os árbitros atrapalhariam. “Em 64, quando jogamos com o Santos, eu ganhei de Leo Horn, que era holandês, com os dois bandeiras”, afirmou Grondona.

 

Mas como foram esses dois jogos?

 

O Corinthians 1×1 Boca Juniors de 2013 é recente e está na memória de muito torcedor brasileiro, sobretudo dos corintianos. O vídeo abaixo mostra vários dos lances polêmicos do empate que classificou o Boca Juniors.

 

 

O Santos x Independiente de 1964 é um pouco mais misterioso, mas há pistas de que realmente teve arbitragem ruim. As duas equipes se enfrentaram nas semifinais da Libertadores, com vitória argentina por 3 a 2 no Maracanã e por 2 a 1 em Avellaneda. Os santistas buscavam o tricampeonato continental e os rojos tinham como presidente da subcomissão de futebol um cartola ascendente chamado Julio Grondona, então com 33 anos. As duas partidas tiveram o mesmo árbitro. Não era nenhum holandês chamado Leo Horn, mas o inglês Arthur Holland. O sobrenome do juiz pode ter se confundido com a nacionalidade na memória de Grondona 39 anos depois.

 

Relatos da época e até esse compacto em vídeo dão conta que o placar da partida de volta foi justo, sem momentos de polêmica. A resposta poderia ser no jogo de ida, em que o Peixe abriu 2 a 0 e sofreu a virada. Não há vídeos na internet com lances desse duelo, mas jornais do dia seguinte concordam em dois pontos: o Santos se acomodou depois de abrir vantagem e a arbitragem não foi das melhores.

 

Segundo a Folha de São Paulo, Holland foi bem, mas os bandeirinhas paraguaios Cabrera e La Rosa foram fracos (clique aqui para ver a imagem ampliada).

 

O Correio da Manhã, do Rio de Janeiro, publicou que o árbitro deixou de assinalar várias faltas e houve muitos impedimentos não marcados em favor dos argentinos (clique aqui para ver a imagem ampliada).

 

Os dois textos não deixam claro o quanto a arbitragem, sobretudo os assistentes, teria influenciado o resultado da partida ou o comportamento das equipes, mas reforçam a tese de que os bandeiras teriam errado acima da média, ponto principal da menção de Grondona a esse jogo na conversa grampeada pela Justiça argentina.

Os comentários de Grondona são genéricos e não quantificam sua participação nas eliminações de Santos e Corinthians, mas evidencia uma proximidade suspeita com o dia a dia das arbitragens e dão motivos para os dois alvinegros paulistas reclamarem veementemente. E ainda abre a perspectiva de que poderia ter ocorrido coisas parecidas em vários outros jogos durante décadas.

Las escuchas que prueban el manejo oscuro de Julio Grondona

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 50
  • Criado
  • Última resposta

Jogo ULTRA roubado, óbvio que nunca o Cássio podia tomar aquele gol ridículo do Riquelme, mas até aí o Amarilla podia encher nosso cu de penaltis também.

Esse jogo foi o primeiro que selou a saída do Pato, apesar de ter ido mal se não me engano ele teve um gol anulado esse jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espero que alguém desenterre esse filho da puta e coma o cu dele sem dó. Após o ato sexual que incendeiem os ossos de asno e façam xixi sobre as cinzas do animal.

 

Corno do caralho. Fodeu com todo o time. A partir dessa buceta de jogo o Corinthians só tomou no cu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que onda hein, máfia fodida mesmo.

Quem diria o Amarilla, pilantra comprado pelo Grondona

 

 

Hahaaha

 

Nenhuma novidade, foi de longe o jogo mais roubado que eu vi na vida.

 

Jogo ULTRA roubado, óbvio que nunca o Cássio podia tomar aquele gol ridículo do Riquelme, mas até aí o Amarilla podia encher nosso cu de penaltis também.

Esse jogo foi o primeiro que selou a saída do Pato, apesar de ter ido mal se não me engano ele teve um gol anulado esse jogo.

 

Eu quero é novidade.

Nenhum arbitro é tão ruim a ponto de errar tanto e tão descaradamente.

 

Espero que alguém desenterre esse filho da puta e coma o cu dele sem dó. Após o ato sexual que incendeiem os ossos de asno e façam xixi sobre as cinzas do animal.

 

Corno do caralho. Fodeu com todo o time. A partir dessa buceta de jogo o Corinthians só tomou no cu.

 

 

mimimi

 

4255078.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E depois não há diferença no tratamento da Conmebol entre Brasil vs Resto.

 

Galo 2 x 0 Newell's em 2013 em nível de roubalheira foi perto (não igual) desse Corinthians 1 x 1 Boca. Só não teve maior repercussão porque o milagre foi feito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nenhuma novidade!! todo mundo já sabia disso.

 

Espero que o Amarilla se foda nessa e que o Boca vá junto! .

 

 

Que lixo o bambi lá em cima... (quer audiência.. rs). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E depois não há diferença no tratamento da Conmebol entre Brasil vs Resto.

 

Galo 2 x 0 Newell's em 2013 em nível de roubalheira foi perto (não igual) desse Corinthians 1 x 1 Boca. Só não teve maior repercussão porque o milagre foi feito.

 

Isso acontece aqui também... De repente o Amarilla ganha um cargo na Fox igual aconteceu com o Márcio Rezende... =]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso acontece aqui também... De repente o Amarilla ganha um cargo na Fox igual aconteceu com o Márcio Rezende... =]

 

Não quis entrar nessa polemica... Afinal, isso só acontece na Conmebol, a CBF é santa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grondona é um dos tipos mais sujos que o futebol já teve. Há uma série de outros áudios de favorecimentos a outras equipes com arbitragens, anti-doping, pra salvar o Independiente do rebaixamento, etc.

Até mesmo nessa Libertadores de 2013, quando ele designou também os árbitros de Boca-Newells e o Newells foi ajudado na partida de volta, pelo mesmo árbitro que prejudicou o Boca nas partidas contra o River da Sul-Americana 2014 e na primeira partida da Libertadores 2015.

 

Essa partida não tinha como não ser esquema. O Corinthians atropelaria o Boca se não fosse os erros arbitrais.

 

Mas é a mesma coisa do Campeonato Brasileiro de 2005 onde o Corinthians levou o título que era do Internacional. É claro que vão me encher de negativos, mas esses esquemas existem e quase todos são favorecidos e prejudicados alguma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for assim eu quero ouvir as conversas dos arbitros da final da libertadores de 94 pq mais roubado que aquilo é impossivel e de lá pra cá só ferrou meu são paulo AHHH me poupem gambas 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grondona é um dos tipos mais sujos que o futebol já teve. Há uma série de outros áudios de favorecimentos a outras equipes com arbitragens, anti-doping, pra salvar o Independiente do rebaixamento, etc.

Até mesmo nessa Libertadores de 2013, quando ele designou também os árbitros de Boca-Newells e o Newells foi ajudado na partida de volta, pelo mesmo árbitro que prejudicou o Boca nas partidas contra o River da Sul-Americana 2014 e na primeira partida da Libertadores 2015.

 

Essa partida não tinha como não ser esquema. O Corinthians atropelaria o Boca se não fosse os erros arbitrais.

 

Mas é a mesma coisa do Campeonato Brasileiro de 2005 onde o Corinthians levou o título que era do Internacional. É claro que vão me encher de negativos, mas esses esquemas existem e quase todos são favorecidos e prejudicados alguma vez.

Exato, o problema que sempre trataram como se só Flamengo e Corinthians fossem os beneficiados e nunca prejudicados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse jogo aí foi vergonhoso. Corinthians tinha time pra ser bicampeão nesse ano, era muito superior aos outros. O único time que podia jogar de igual pra igual foi campeão: o Atlético.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse jogo aí foi vergonhoso. Corinthians tinha time pra ser bicampeão nesse ano, era muito superior aos outros. O único time que podia jogar de igual pra igual foi campeão: o Atlético.

 

Esse ano foi vergonhoso.

 

Fizeram com o Corinthians vs Boca e tentaram fazer no Galo vs Newell's... Mas o time tava muito iluminado, não conseguiram tirar o titulo da gente.

 

Eu imagino o quanto esses senhores da Conmebol estavam putos com os times brasileiros enfileirando títulos.

 

EDIT: E eu discordo, acho que o time do Galo era superior ao do Corinthians, e ainda decidiria em casa... Difícil o resultado final da competição ter sido diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

EDIT: E eu discordo, acho que o time do Galo era superior ao do Corinthians, e ainda decidiria em casa... Difícil o resultado final da competição ter sido diferente.

 

Vocês sofreram absurdo para ganhar uma libertadores que era para ser bem fácil para vocês...deram muitaaa sorte, e depois ainda passaram vergonha no Mundial.. 

 

 

Mas enfim, não é esse o assunto do tópico. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês sofreram absurdo para ganhar uma libertadores que era para ser bem fácil para vocês...deram muitaaa sorte, e depois ainda passaram vergonha no Mundial.. 

 

 

Mas enfim, não é esse o assunto do tópico. 

 

Por exemplo, eliminamos o Newell's apesar do resultado negativo fora + arbitragem contra... Coisa que vocês não foram capazes de fazer.

 

Diferente de outras épocas (Flamengo na Libertadores de 1981) não precisamos ficar chorando arbitragem.

 

EDIT: A vergonha no Mundial se deve muito mais a fatores extra-campo, mas não julgo você não conhecer. É difícil pra quem vive na bolha RJ-SP saber o que acontece fora.

 

EDIT²: O Newell's naquele ano era mais time que o Boca, não atoa o eliminou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por exemplo, eliminamos o Newell's apesar do resultado negativo fora + arbitragem contra... Coisa que vocês não foram capazes de fazer.

 

Diferente de outras épocas (Flamengo na Libertadores de 1981) não precisamos ficar chorando arbitragem.

 

EDIT: A vergonha no Mundial se deve muito mais a fatores extra-campo, mas não julgo você não conhecer. É difícil pra quem vive na bolha RJ-SP saber o que acontece fora.

 

EDIT²: O Newell's naquele ano era mais time que o Boca, não atoa o eliminou.

 

Mas naquela partida em Rosario, o Newells também foi ajudado contra o Boca, em um momento onde o Boca tinha domínio total, acertou a trave duas vezes, o árbitro deu vermelho pro Clemente e o Boca teve de recuar um pouco. E foi o próprio Grondona que escolheu os árbitros das duas partidas - são nove áudios dessas manipulações que mostraram ontem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas naquela partida em Rosario, o Newells também foi ajudado contra o Boca, em um momento onde o Boca tinha domínio total, acertou a trave duas vezes, o árbitro deu vermelho pro Clemente e o Boca teve de recuar um pouco. E foi o próprio Grondona que escolheu os árbitros das duas partidas - são nove áudios dessas manipulações que mostraram ontem.

 

Ok, mas é inegável que o time do Newell's era superior naquela temporada. Acabou que o Galo pegou o adversário mais qualificado e que foi ajudado CONTRA o Boca (que já tinha sido ajudado contra o Corinthians).

 

Contra o Newell's foi sofrido? Sim! Mas a arbitragem que levou o jogo pra essa situação. Galo abriu o placar os 3 minutos e se não fosse o arbitro, o Galo teria resolvido o jogo no primeiro tempo. De cabeça eu lembro de dois pênaltis absurdos no Jô que o juiz fez vistas grossas.

 

Não é o seu caso, mas tentar desmerecer o titulo do Galo é foda viu? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É sério que vão ficar discutindo "Galo-Corinthians, quem era o melhor?" 

 

Nada me surpreende vindo da Conmebol, principalmente quando tem time brasileiro na história. Quando jogamos as oitavas de 2007 contra o Libertad (clube do Leoz) fomos assaltados aqui em Curitiba. Deprimente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Corinthians continuava super entrosado e o time era ainda melhor que o de 2012. Tinha Gil, Guerrero, Pato, Renato Augusto... Foi uma sacanagem sem tamanho.

 

Se não me falha a memória foram dois gols legais anulados e um pênalti escandaloso não marcado. Fora o resto do jogo, em que o Riquelme era intocável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...