Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Paraná está de luto!


-Igor

Posts Recomendados

Com “praça de guerra” e mais de 200 feridos do lado de fora, deputados aprovam projeto da Previdência

 

pra%C3%A7adeguerra3.jpg

 

O clima de tensão que rondava a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) há pelo menos dois dias, terminou com um grande confronto entre policiais militares e manifestantes na tarde desta quarta-feira (29). Foram pelo menos 200 manifestantes e 20 policiais feridos. Apesar do clima de guerra do lado de fora, o presidente da Alep, Ademar Traiano (PSDB), decidiu pela continuidade da sessão, que terminou com a aprovação do projeto de lei que altera o Regime Próprio de Previdência Social do Paraná por 31 votos a 20.

 

O confronto começou por volta das 15h, logo após os deputados estaduais iniciarem a discussão do projeto.  A Polícia Militar usou bombas de gás, balas de borracha e jatos de água para dispersar os manifestantes. Os professores recuaram, mas os policiais continuaram jogando bombas de efeito moral. Segundo o comando-geral da PM, um furo no cerco teria motivado a reação dos policiais. Ao todo, foram 1,6 mil policiais designados para o Centro Cívico. Treze pessoas foram presas.

 

Durante o atendimento, a Prefeitura de Curitiba virou uma grande enfermaria e recebeu as vítimas. Dentre os feridos, pelo menos 63 pessoas foram encaminhadas a prontos-socorros, principalmente o Hospital Cajuru. Ainda segundo a administração municipal, 213 pessoas ficaram feridas na manifestação. Destas, 150 atendidas em 12 ambulâncias.

 

Com os ânimos mais acalmados, o governador Beto Richa (PSDB) defendeu a ação da PM e culpou grupos ‘Black Blocs’ pelo confronto. Segundo ele, o objetivo da PM foi impedir a invasão da Alep e garantir o trabalho dos deputados estaduais na votação do projeto que prevê mudanças no regime da Previdência.“Foi lamentável o que aconteceu hoje, eu vi cenas chocantes em vídeos que mostram esses baderneiros partindo para cima dos policiais, tentando jogar pedras da calçada contra eles. Tivemos pelo menos 20 policias feridos e sete baderneiros presos. A PM impediu que houvesse uma invasão na Alep, o que, para mim, seria uma afronta à democracia”, disse em entrevista coletiva.

 

Para a secretária de Finanças da APP-Sindicato, Marlei Fernandes, esse é o dia mais triste da história da educação no estado. “Estamos muito tristes e feridos, na alma e no corpo. Agora vamos cuidar da categoria, dos presos e avaliar nossos próximos passos. A nossa luta continua e vamos buscar todas as formas de derrotar esse projeto. O Comando de Greve se reúne ainda hoje”, disse em entrevista para a Banda B.

 

Repercussão

 

A vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves, condenou veemente a ação policial e garantiu que a Prefeitura prestou todo o atendimento às vítimas. “O governador Beto Richa enlouqueceu, o secretario Francischini enlouqueceu, nunca vi uma coisa dessas na capital”, disse.

 

O senador Roberto Requião (PMDB) definiu a ação como “massacre”. “O Richa está louco, quer a todo custo colocar a mão no dinheiro da Previdência e fez isso, uma ação totalmente descabida”, pontuou. A senadora Gleisi Hoffmann (PT) chegou a pedir intervenção do Ministério da Justiça.

 

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel César Kogut, disse que a medida foi tomada para cumprir a ordem judicial. “Temos vídeos que comprovam a tentativa do avanço ao cerco policial. Apreendemos vários matérias de black blocs, mas o Ministério Público está abrindo inquérito para apurar qualquer excesso”, garantiu.

 

Banda B

 

Professores e polícia entram em confronto durante votação na Alep

 

Mudança na ParanaPrevidência motiva protestos no PR; entenda

 

Massacre de professores em 1988 se repete

 

Fotos:

 

AAmani2-U10575774842P7D-U10987534233FyG- 

protesto_quebra_ia%20(6).JPG

protesto_quebra_ia%20(11).JPG

20150429145954_IMG_0653.JPG

 

É de uma bárbarie o que esse cidadão está fazendo com os professores e com o Estado do Paraná.

 

No seu primeiro mandato quebrou o estado e agora está fazendo esse absurdo, quase uma ditadura! Como essa cara foi reeleito? 

 

Jogar bombas em professores que estão lutando pelos seus direitos? Perdi a esperança nesse país faz tempo, mas ter que ver isso é repugnante.

 

VERGONHA BETO RICHA! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estagio ali no Fórum Cível, a três quadras do Centro Cívico, e usei meu tempo pra dar uma olhada lá depois de uma hora mais ou menos do começo do massacre. Cara, era bizarro. Era muita, mas muita bomba. A polícia avançando contra os manifestantes que se dispersavam. Cachorro que mordeu deputado e cinegrafista, cassetada nas costas de professora de 50 anos, uma estudante levando coturnada nas costas de policial, várias pessoas que levaram tiros de borracha do peito pra cima (um professor levou três tiros em volta do olho), policiais tacando bomba de gás de cima dos prédios, HELICÓPTERO JOGANDO BOMBA NO MEIO NOS MANIFESTANTES...

 

Tenho a informação não confirmada de que um professor teve o olho atingido por estilhaço do próprio óculos, depois de uma bala de borracha, e perdeu o olho.

 

Foi bizarro. O que o Álvaro Dias (PSDB) fez em 1989 contra os professores foi nada perto disso. Eu fiquei meia hora lá na linha de frente (onde, ao contrário do que muitos estão dizendo, estavam sim muito professores, não só "estudante vagabundo"). Era muita, MAS MUITA bomba, e tiro pra todo lado.

 

O que o Beto Richa está fazendo no Paraná é vergonhoso.

 

11013161_556921674450327_160257839250523

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vergonha.

Repugnante é POUCO para classificar a atitude desse Beto Richa.

Não sei se me choca/toca ainda mais pelo fato de ser filho de professores, mas é demais. Ultrapassou todos os limites.

Ver cidadãos de 50 anos ou mais, mulheres, sendo MASSACRADOS e ainda tenho que ler/ouvir falar em CONFRONTO?

Puta que o pariu.

Meu profundo respeito aos policiais que se recusaram a participar dessa barbárie.

Certamente sofrerão consequências absurdas para suas carreiras/vidas, mas a consciência limpa não tem preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não consigo nem achar surpreendente esta ação policial.

Dê o monopólio do uso da força pra um ente, e espere isso dar merda.

Enfim, a tendência é só piorar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada justifica atirar bala de borracha NA CARA da população desarmada. Meia dúzia de bomba de gás já resolveria. Despreparo total.

 

O que mais me deu nojo foi a entrevista do tal do Beto Richa após os protestos. Todo dono da razão.

 

Sinceramente eu não duvido nada se o início do tumulto se revelar orquestrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E elegeram o Richa com mais de 70%. Vai entender.

O Paraná está quebrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A regra é clara, se rolou pancadaria é porque incomodou essa bela instituição formada por uma maioria de babacas chamada governo. Se rolou selfie...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Richa não se elege pra nada relevante pelos próximos 10 anos. O Álvaro não conseguiu nada nesse período, e o que fez foi bem menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quais eram as mudanças no RPPS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso só prova o quanto o Beto Richa não sabe governar.

Espero que ele não me processe pelo post...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Richa não se elege pra nada relevante pelos próximos 10 anos. O Álvaro não conseguiu nada nesse período, e o que fez foi bem menor.

 

Ficou um período de 8 anos sem cargo eletivo, mas depois sempre conseguiu se eleger senador com votação expressiva. O que convenhamos, não é uma perda grande.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Couto Pereira vaiou Richa em massa hoje antes da final, ambas as torcidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Couto Pereira vaiou Richa em massa hoje antes da final, ambas as torcidas.

 

Aguardando as críticas à elite branca que vaia Beto Richa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aguardemos os próximos capítulos pra ver se a vaia não foi episódica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E elegeram o Richa com mais de 70%. Vai entender.

O Paraná está quebrado.

Se fosse só o Paraná, tava bom.

A maior parte dos Estados e municípios que tenho acesso estão com a corda no pescoço. Socializar dinheiro só funciona até que acabe o dinheiro dos outros.

É básico: quando se arrecada mais do que o mercado consegue produzir, a gente entra em insolvência. E duvido que alguém aqui já viu uma era tão gastadora de dinheiro estatal quanto essa que vivemos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se fosse só o Paraná, tava bom.

A maior parte dos Estados e municípios que tenho acesso estão com a corda no pescoço. Socializar dinheiro só funciona até que acabe o dinheiro dos outros.

É básico: quando se arrecada mais do que o mercado consegue produzir, a gente entra em insolvência. E duvido que alguém aqui já viu uma era tão gastadora de dinheiro estatal quanto essa que vivemos.

 

Sim, para haver rigor e eficiência na aplicação do dinheiro público é preciso que haja transparência governamental e formas do cidadão gerenciar a verba que contribui para a União, para que o dinheiro volte com prestação de bons serviços públicos, quando estes são necessários e não os de concessão e/ou empreiteiras licenciadas.

 

Acho que é interessante que se possível até o dinheiro que chega às escolas públicas é porque o contribuinte tem filho em escola pública. Se não tiver filho em escola pública, então direcionaria as verbas dos impostos de forma que atendesse a você ou servindo a algum serviço público que lhe interesse, até mesmo escolher a USP e não a escola de ensino médio. É para que os impostos de renda não sejam tão altos quanto possível e para que seja melhor empregado. Das muitas pessoas que tem filho na escola pública, então parte do IR deles iria para as escolas que eles estudam, e buscando melhorar o salário dos professores e as condições de ensino.

 

Não quero que as pessoas defendem o que eu defendo. Mas eu acho que é útil dizer o tipo de Estado que defendo. Aquele que o cidadão tem controle social da coisa pública de forma democrática e transparente, para que funcione o melhor possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...