Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

"O São Paulo F.C e a (imensa) dificuldade em fazer esse time jogar"


Leho.

Posts Recomendados

  • Diretor Geral

'Muricybol', juventude, posse de bola ou aposta no talento? Tudo junto e misturado no São Paulo!

publicado em 28/03/2015, 12:11 / Atualizado em 28/03/2015, 12:49

por André Rocha

Muricy Ramalho entregou o cargo depois da derrota para o Palmeiras por 3 a 0, mas foi convencido a prosseguir no São Paulo. Parece desanimado com os problemas dentro e fora de campo. Apesar das limitações físicas administradas, a saúde não é mais a mesma.

O técnico do São Paulo também tem suas responsabilidades pela má fase do time que tem qualidades, mas nada cria de novo para surpreender os rivais.

Muricy é da escola de treinadores no Brasil que acredita que uma equipe só precisa da mão do comandante se não tiver talento para decidir - como o São Paulo tricampeão brasileiro. Se há o craque, basta arrumar o sistema defensivo e deixar o instinto e a habilidade resolverem na frente. Assim ganhou outro brasileiro e a Libertadores, com Conca e Neymar desequilibrando.

Tudo mudou com os 4 a 0 do Barcelona sobre o Santos em 2011. A surra fez o técnico repensar seus métodos e inserir posse de bola no repertório. Troca de passes que agora se transforma em "culpada" pela má fase do São Paulo.

O que fazer para se reinventar? A resposta está na própria carreira de Muricy.

A começar pela primeira experiência, ainda como auxiliar de Telê Santana, com o São Paulo "Expressinho", campeão da Conmebol de 1994. Época em que acreditava e tinha mais paciência com os jovens vindos da base. Rogério Ceni, Caio Ribeiro, Denílson. Juninho que chegou aos 20 do Ituano, Catê do Guarany de Cruz Alta/RS.

Time de garotos, veloz e habilidoso. Armado em um 4-3-3 simples, que deu liga e superou Corinthians na semifinal e Peñarol na decisão do torneio continental.

ANDRÉ ROCHA

1df35a99-a0c6-3048-a2e8-711e41e09718.jpg

A primeira experiência de Muricy Ramalho como técnico: time jovem, rápido e habilidoso no 4-3-3, apostando na base para vencer a Conmebol em 1994.

Por que não olhar com mais carinho e dar oportunidades reais aos jovens Auro, Ewandro e Boschilia, além de Lucão? Sem mimar, mas também deixando de lado as broncas exageradas e desnecessárias que, por exemplo, intimidaram e mandaram para fora do Santos o Felipe Anderson que hoje é destaque na Lazio?

Muricy voltou ao São Paulo em 2006 para vencer o Brasileiro três vezes consecutivas. A única estrela era Rogério Ceni, capitão, líder, símbolo, cobrador de faltas e pênaltis. Times que jogaram a essência do que se convencionou chamar de "Muricybol": sistema defensivo forte, com todos os jogadores colaborando sem a bola. Pragmatismo na busca do resultado. Espetáculo? "Vai ao teatro, meu filho!"

No Morumbi, marcação pressão e alta intensidade. Fora, time plantado, compacto e forte no contragolpe. Para desequilibrar, a bola parada de Ceni ou os cruzamentos para jogadores altos. O 3-5-2 era o sistema base com variações. A mais comum, o 4-4-2 com um dos zagueiros virando lateral pela direita. Breno e Alex Silva foram os melhores na função.

ANDRÉ ROCHA

6e00fbc4-7dc5-3220-93ee-4e5455439e11.jpg

Em 2007, bicampeonato brasileiro com variação do 3-5-2 para o 4-4-2 com Breno ou Alex Silva na lateral direita e a essência do 'Muricybol'.

Solução que pode ser repetida agora, já que Bruno e Carlinhos não conseguem a regularidade dos tempos do Fluminense campeão brasileiro de 2012. Com o retorno de Rodrigo Caio ou até Doria podendo ser testado pela esquerda. Por que não?

No Fluminense e no Santos, as últimas conquistas na carreira dando a bola para os talentos. Dependência excessiva, mas que aproveitava o máximo das qualidades de Conca e Neymar. Não deixa de ser um mérito.

Também inspiração. Se não há um destaque absoluto, é possível tirar mais de Ganso, Pato, Luis Fabiano, Kardec, Michel Bastos, Centurión... Ainda que Kaká seja ausência sentida por conta de sua liderança e, principalmente, pelo exemplo de dedicação e concentração que compensavam a queda técnica do melhor do mundo em 2007.

E a posse de bola, marca do São Paulo desde o retorno de Muricy em 2013? Abandoná-la por não dar mais resultado?

A resposta está na nova ordem do futebol mundial. Até Barcelona e Guardiola, algozes em 2011, estão revendo conceitos. Agora o time blaugrana e o Bayern do técnico catalão ainda acreditam no controle da bola, porém alternando com transições rápidas e jogadas aéreas com bola parada ou rolando. Variar para surpreender os adversários que estudaram obsessivamente o estilo revolucionário e mais vencedor desde 2008.

Aprender com o Real Madrid de Ancelotti, campeão europeu e mundial. Ainda o melhor exemplo da mistura de Guardiola e Mourinho, com pitadas da escola italiana.

Eis a saída para Muricy: tudo junto e misturado! Renovar olhando a base como em 1994, alternar intensidade e pragmatismo com aposta no talento e controlar com posse de bola. Time "mutante" e imprevisível, adequado às necessidades e aos contextos de cada partida.

O mais importante: compactação. Termo que já vai ficando surrado, exatamente pela necessidade de setores próximos para qualquer proposta de jogo funcionar no futebol atual. Time espaçado é convite para o adversário trabalhar entre as linhas, como Corinthians e Palmeiras fizeram nos clássicos com o tricolor paulista em 2015.

Como fazer? O blog rascunhou abaixo uma formação possível tentando combinar todas essas nuances. Mas o treinador experiente,muito bem remunerado e (ainda) com moral no clube que resolveu permanecer e "lutar até o final", mesmo com toda a turbulência política, é que precisa encontrar as respostas.

E rápido, porque na quarta-feira tem "decisão" de vaga no Nuevo Gasômetro e um novo São Paulo precisa emergir dos escombros para encarar o San Lorenzo campeão da Libertadores.

ANDRÉ ROCHA

e93a9b0c-ffa1-3e81-8a0f-2da0aa96b645.jpg

Uma formação possível: juventude com Auro e Lucão, variação de 3-5-2 para 4-4-2 com Doria à esquerda, posse de bola com Ganso e talento na frente.

@blog do André Rocha / ESPN.com.br

Gostei da análise feita pelo blogueiro, indo buscar um time vencedor comandado pelo Muricy e que tinha uma base de garotos bem encaixados. Também acho que deveríamos apostar mais nessa garotada de Cotia, Auro e Boschilia por exemplo eu colocaria pra ontem nesse time.

Do rascunho feito no fim do texto, só trocaria o LF9 pelo Kardec, que mesmo não tendo rendido quando precisava, tá melhor que o titular preguiçoso que temos. Ganso também poderia abrir espaço pro Boschilia, enfim.

Dissertem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 64
  • Criado
  • Última resposta

Alguma notícia referente a Salários/Direitos de imagem? Mais do que táticas e treinador, boleiro que tá com salário atrasado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Alguma notícia referente a Salários/Direitos de imagem? Mais do que táticas e treinador, boleiro que tá com salário atrasado...

Um time que não consegue um patrocinador máster há mais de ano COM CERTEZA tem problemas financeiros, logo, deve ter sim salários/direitos de imagem atrasados. Mas já passamos por situações parecidas e nem por isso os atletas deixaram de se doar em campo (como estão fazendo agora).

E outra: quero discutir novas formas de arrumar o time né, só botar na conta do salário atrasado é mole.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu escalaria 4 zagueiros atrás, Souza, Thiago, Boschilla, Ganso, Pato e LF. TÍTULOS TODA HORA, parceiro. Ou o Bastos no lugar do Boschilla ou LF. Impossível nego não jogar futebol assim. Ganso só precisa fugir mais da marcação porque quando tem espaço, é caixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um time que não consegue um patrocinador máster há mais de ano COM CERTEZA tem problemas financeiros, logo, deve ter sim salários/direitos de imagem atrasados. Mas já passamos por situações parecidas e nem por isso os atletas deixaram de se doar em campo (como estão fazendo agora).

E outra: quero discutir novas formas de arrumar o time né, só botar na conta do salário atrasado é mole.

Entendo Léo, mas é que isso afeta mais que posicionamento. Só perguntei, porque no papel o SPFC tem um baita time, e não entendo porque não dá liga, só achei que teria algo a ver com salários e tudo mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

O cara tomou 3x0 com um a menos e não param de falar dessa merda. Que mídia bosta.

Não é só por causa dos 3 a 0. O time tá claramente em sub-rendimento, essa paulada recebida do Palmeiras só escancarou os fatos.

Mas a nossa mídia continua sendo uma bosta, isso é fato hahahaha.

Eu escalaria 4 zagueiros atrás, Souza, Thiago, Boschilla, Ganso, Pato e LF. TÍTULOS TODA HORA, parceiro. Ou o Bastos no lugar do Boschilla ou LF. Impossível nego não jogar futebol assim. Ganso só precisa fugir mais da marcação porque quando tem espaço, é caixa.

Títulos toda hora? HAHAHAHAHAHA... até parece. Não entendi bem a mecânica desse time aí, você jogaria sem laterais, apenas com zagueiros postados ali atrás? E quem daria profundidade a esse time, jogadas de linha de fundo? Sem falar que Souza e Ganso não estão jogando absolutamente NADA em 2015.

Acho que título não viria dessa maneira não, rs.

[...], só achei que teria algo a ver com salários e tudo mais.

Cara, com certeza isso TAMBÉM está atrapalhando atualmente (porque com certeza temos problemas com salários). Mas ficar discutindo finanças é um saco brow, bora discutir a parte tática? Hahahaha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo Léo, mas é que isso afeta mais que posicionamento. Só perguntei, porque no papel o SPFC tem um baita time, e não entendo porque não dá liga, só achei que teria algo a ver com salários e tudo mais.

Parece ser pior Léo. Pelo que tenho lido por aí, o racha político que permeia os bastidores do Morumbi chegou no vestiário.

De uma das fontes:

"O maior problema do São Paulo está nos bastidores. No entanto, a instabilidade política, por mais que se tentou blindar, chegou aos jogadores. Há muita gente fazendo gol contra a atual gestão."

De outra:

"Há algumas posturas muito complicadas que vão piorando o ambiente. Luis Fabiano anda fazendo pouco e falando muito, por exemplo. Para piorar, fica de ameacinha de deixar o clube o tempo todo. Isso irritou Ataíde antes e agora cai como uma bomba por estar fora dizendo sentir dores e não aparecendo nada em seus exames. Parece que está é fugindo da raia ao invés de justificar ser ídolo."

Tenho pra mim que alguns jogadores tem se posicionado politicamente nessa guerra interna que há no Morumbi. Não será a primeira vez que jogadores boicotam o próprio time.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas pelo amor de Deus, o jogador tá lá pra fazer seu trabalho, jogar bola. Independente de maracutaia e divisão política dentro do clube.

Se for esse realmente o motivo da má fase, alguém tinha que dar um tapa de realidade nesses caras. Porque eu duvido um pouco de atraso de salários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Títulos toda hora? HAHAHAHAHAHA... até parece. Não entendi bem a mecânica desse time aí, você jogaria sem laterais, apenas com zagueiros postados ali atrás? E quem daria profundidade a esse time, jogadas de linha de fundo? Sem falar que Souza e Ganso não estão jogando absolutamente NADA em 2015.

Acho que título não viria dessa maneira não, rs.

Quando falo em 4 zagueiros, me refiro a uma linha de 4 atrás. Eu ficaria com Auro e de repente o Michel Bastos na esquerda (Bruno e Carlinhos eu acho O Ó DO BOROGODÓ e acho que ficaria aberto demais com 2 meias no meio campo). Profundidade é com esses dois cabeçudos ai, que podem aproveitar o afunilamento do meia, que geralmente puxa a marcação do lateral.

Ganso pode não estar jogando, mas ele JOGA. É jogador raro, quer queira, quer não queira. Ele sem jogar nada pode inventar um gol a qualquer hora. E acho que o problema do SP não é de ordem técnica e talvez nem de ordem tática, mas sim motivacional. Ano passado o Ganso em algum momento jogou muito bem (cogitaram até a volta pra seleção) e o time era praticamente o mesmo, não?

Souza é outro que aqui no Grêmio também teve queda no futebol, mas chegou no SP e começou a jogar bem de novo. É questão de tempo até voltar a jogar bola. Se tu jogar no 4-2-2-2, com Ganso e Boschilla abertos, num estilo de jogo mais cadenciado e aproveitando a movimentação e o drible do Pato e a presença de área e deslocação do LF, não tem como esse time não jogar bola.

Outro modo seria colocar um terceiro volante (Bastos, como VOLANTE), puxar o Thiago Mendes pro lado e centralizar o Ganso, mas ai acho que ele fica muito marcado no 4-1-2-1-2. O 4-2-3-1 eu acho um pouco inviável porque dai tu vai precisar que os pontas voltem pra marcar, já que o Ganso não faz isso. E ai mandar Pato marcar é sacanagem porque é outro vagabundo que não marca ninguém.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei dessa última tática que o cara colocou no blog, substituiria LF9 por Kardec, Michel por Centuión e Ganso por Boscilia.

Centiruión tem que ser titular na argentina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Centurion é mto fraco. Decepção total com ele.

Parece que o Muricy confirmou o Hudson na LD. Já q ele não irá tirar essa dupla fraca (Denilson/Souza), talvez o Hudson na LD já melhora bastt. Só lembrar q nosso melhor momento no brasileiro ano passado foi com Hudson na LD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o esquema...é o q menos acho q importa. Tudo é mto teoria...mas na prática o q conta é a disposição dos jogadores e a técnica. Independente do esquema o q faz diferença é a entrega dos jogadores. Só ver o time do Corinthians. O esquema não é inovador, mas o comprometimento e entrega dos jogadores que faz a diferença. Fazer e seguir a risca o que o treinador pede.

Enfim... Tendo em vista isso, com time completo eu escalaria: RC, Toloi, Dória, R. Caio, Auro, Michel, Hudson, T. Mendes, Ganso, Pato e Kardec. Talvez Boschilia no lugar do Ganso ...

Sem a bola R. Caio na defesa. Com q bola ele sai pro meio. Melhorando a defesa e tbm a transição no meio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provável escalação de hoje:

Rogério Ceni; Hudson, Rafael Toloi, Lucão e Reinaldo; Souza, Denilson, Ganso e Michel Bastos; Alexandre Pato e Alan Kardec.

[...]

Dizer que Centurión é fraco com 5 jogos, onde em vários deles ele foi escalado fora de posição, na direita, no centro... em todo lugar menos na posição ideal que é na esquerda.

Esses dias tava vendo ele pelo centro e o velocista Ganso pela direita...

Concordo que ele é meio individualista as vezes mas é tanto quanto o Boschilla que você gosta, aliás os dois tem o mesmo estilo de jogo.

A diferença é que o argentino está se adaptando ainda. Mas pra dizer que o cara não presta, aí vc só pode estar de brincadeira...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Disse q ele é fraco, não que não presta.

Esperava mto mais dele. Como disse semanas atrás: ele é mto habilidoso, mas peca demais na finalização e pra liberar a bola. Talvez a adaptação como vc disse pode estar pesando, principalmente pelo fato q comentaram dele estar isolado com relação ao restante do grupo.

E q decepção não é culpa dele né. É mais minha por esperar demais do atleta. Esperar algo q talvez ele não tenha capacidade de fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha escalação do SP

------------------------RC-----------------------

Mendes-------Tolói-----Dória-----Carlinhos/Michel

-------------------Caio/Denílson---------------

-------------Souza---------Centurión---------

----------------------Ganso---------------------

-------Michel/Kardec---------Pato--------------

4312 ou 4321... julguem. Tem o Wesley para estrear que pode pegar a vaga na direita ou meio e mandar o Souza para primeira volância. Eu acho que o momento não é para Hudson, Boschilla, Lucão, Reinaldo (desse nunca é o momento)... Vai acabar queimando os moleques.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[...]

Eu acho que ele peca por carregar a bola em excesso, mas isso é uma característica já conhecida.

Ele se destaca pela habilidade e velocidade.

Fato é que até agora ele não teve uma sequência na posição onde se destacou na temporada passada no Racing. Lógico que por conta da boa fase do Bastos.

Mas não dá pra cobrar nada do jogador se ele não tem sequência na sua posição. É como querer cobrar do Hudson a tampada de buraco que ele vai fazer na lateral direita hoje.

Já disse isso outras vezes. Acho um absurdo o treinador improvisar jogador em outra posição. No mínimo é uma falta de respeito com os jogadores da posição. Se eu sou o Auro ou o Bruno, pegava o meu boné e ia procurar outro lugar pra jogar.

Quanto ao aproveitamento do Centurion na posição, deixo este vídeo pra você ver:

[...]

Aí você tá que nem o Muricy colocando Thiago Mendes e Centurión fora de posição. Até o Bastos tb, pq se você pensar bem, lateral ele não é mais a muito tempo.

Pra mim a solução é o Rodrigo Caio se recuperar e conseguirmos implantar um 3-5-2 com R.Caio e mais dois (Tolói infelizmente). Pena que barraram o Antonio Carlos, perto do que temos em campo ele é luxo.

Com o que tem na casa, ao meu ver daria pra usar R.Ceni; A.Carlos(Tolói ou Lucão), Rodrigo Caio e Dória; Centurion, Hudson, Thiago Mendes, Michel Bastos e Ganso; Pato e Kardec.

Com a bola o R.Caio sobe como volante e libera tanto Mendes como Hudson pra apoiar, algo que ambos tem qualidade pra fazer. Se treinar Centurion e Bastos pra voltar e recompor rápido, e o Ganso e Pato fecharem os espaços lá na frente pq o Kardec já sabe fazer isso e bem, o time pode andar redondo. Ganso teria todos os jogadores ao seu redor com velocidade para jogar a bola no espaço vazio. Só que tem que ter movimentação sem a bola tb.

Sem a bola Hudson e Thiago Mendes tem que carregar o piano no meio campo, como faziam Mineiro e Josué.

Mas enfim... sei que sonho e que isso não vai acontecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Toda e qualquer escalacao sem o Michel Bastos nao deve ser levada a serio, eh o unico cara com culhoes nesse time, pode estar ate mal, como TODO o time, mas desde o ano passado, ele e o Pato sao os que estao melhores disparado.

(Nao sei os acentos nesse teclado, entao..)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Eu ainda não formei opinião sobre o Centurión, uma porque vi pouquíssimo dele em campo e outra porque também acho precipitado tirar qualquer conclusão nessa chegada dele ao clube. Maluco precisa de tempo pra se adaptar, conhecer os companheiros, entender como a gente joga aqui no Brasil e etc, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Léo, sobre os laterais... Ano passado Hudson, mesmo improvisado, foi melhor que Auro, Luís Ricardo e Paulo Miranda.

Enfim. Atualmente Bruno é fraco e Auro mto frágil defensivamente. Sendo assim acho mto melhor improvisar o Hudson por lá, visto q o Muricy não tem coragem de tirar o fraco Denilson (Acreditem: Ganso desarma mais que ele) e nem o Souza que acabou de ser convocado pra seleção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí você tá que nem o Muricy colocando Thiago Mendes e Centurión fora de posição. Até o Bastos tb, pq se você pensar bem, lateral ele não é mais a muito tempo.

Pra mim a solução é o Rodrigo Caio se recuperar e conseguirmos implantar um 3-5-2 com R.Caio e mais dois (Tolói infelizmente). Pena que barraram o Antonio Carlos, perto do que temos em campo ele é luxo.

Com o que tem na casa, ao meu ver daria pra usar R.Ceni; A.Carlos(Tolói ou Lucão), Rodrigo Caio e Dória; Centurion, Hudson, Thiago Mendes, Michel Bastos e Ganso; Pato e Kardec.

Com a bola o R.Caio sobe como volante e libera tanto Mendes como Hudson pra apoiar, algo que ambos tem qualidade pra fazer. Se treinar Centurion e Bastos pra voltar e recompor rápido, e o Ganso e Pato fecharem os espaços lá na frente pq o Kardec já sabe fazer isso e bem, o time pode andar redondo. Ganso teria todos os jogadores ao seu redor com velocidade para jogar a bola no espaço vazio. Só que tem que ter movimentação sem a bola tb.

Sem a bola Hudson e Thiago Mendes tem que carregar o piano no meio campo, como faziam Mineiro e Josué.

Mas enfim... sei que sonho e que isso não vai acontecer.

Sim, o Thiago está fora de posição, mas isso pq vocês não tem um lateral direito intocável. Hudson seria (uma boa) improvisação também. Bruno eu acho que não tem condições de vestir a camisa do SP. A outra possibilidade é o Auro que fez bons jogos no ano passado.

O Centurión não. Ele jogava aberto pela esquerda no 4-4-2. E ele é muito mais o terceiro homem de meio campo - o chamado volante esquerdo no losango argentino - do que o enganche ou segundo atacante no 4-3-1-2. O Caio eu acho que é titular no meio mesmo.

A. Carlos eu já acho bem fraco. Jogar contra o SP com ele, era só jogar bola nele que naturalmente saia um gol. Acho o Tolói (que não é nenhum craque) superior.

Só acho estranho falarem do elenco do SP, que tem no mínimo 15, 16 jogadores em condições de serem titulares...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Léo, sobre os laterais... Ano passado Hudson, mesmo improvisado, foi melhor que Auro, Luís Ricardo e Paulo Miranda.

Enfim. Atualmente Bruno é fraco e Auro mto frágil defensivamente. Sendo assim acho mto melhor improvisar o Hudson por lá, visto q o Muricy não tem coragem de tirar o fraco Denilson (Acreditem: Ganso desarma mais que ele) e nem o Souza que acabou de ser convocado pra seleção.

Cara, nossas laterais são um problema CRÔNICO desde mt tempo. E aí é uma somatória de vários fatores: contratações equivocadas, falta de estabilidade da defesa, falta de qualidade técnica dos jogadores e etc, etc. Acho que atualmente não temos nenhum nome absoluto no elenco, isso considerando os dois lados.

Eu apostaria no Auro nos treinos, tentando dar mais noção defensiva à ele e intensificando a cobertura de um dos volantes pro lado direito, pra ajudar o garoto nesse aprendizado. Dentre as opções, acho o Auro a que tem a melhor condição de render bem TECNICAMENTE lá na frente e em conjunto. Mas caso o Hudson se firme na posição eu também não vou reclamar, porque ele tem dado conta do recado sim.

Já na esquerda... TÁ COMPLICADO. Esse Carlinhos aí pra fechar a zaga é uma piada, e lá na frente não é tão superior aos outros. Eu insistiria com o Reinaldo, foda-se, ele faz o feijão-com-arroz direito e é limitado, mas foda-se, não tem o rei na barriga e sabe que se vacilar, tá fora. O Carlinhos tem rodagem, experiência e mesmo que negue ele tem sim respaldo pra ser titular só com o nome (foi contratado pra isso). Só esse fato já me deixa com dúvidas quanto à entrega dele em campo, por isso, só o escalaria se estivesse VOANDO nos treinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...