Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Brasil precisou de 2 semanas para arrecadar R$100 bilhões em impostos


Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

Em 15 dias, Brasil já arrecadou mais impostos que fortuna de Jorge Paulo Lemann

Valor permite pagar mais de 708 milhões de benefícios do Programa Bolsa Família e contratar mais de 7 milhões de professores

SÃO PAULO – Nesta sexta-feira (16), os brasileiros chegaram a marca de R$ 100 bilhões pagos em tributos para os cofres públicos desde o primeiro dia de 2015. Esse valor ultrapassa a fortuna do empresário brasileiro mais rico do País.

Jorge Paulo Lemann, que está em 27º lugar no ranking de bilionários da Bloomberg, possui US$ 25,9 bilhões. Se o Brasil estivesse na lista, só com o valor arrecadado em impostos, iria ocupar a 13º posição, com US$ 38,1 bilhões, de acordo com a cotação atual.

Se somar a fortuna de Lemann com as dos seus sócios, Marcel Telles e Carlos Sicupira, o Brasil ainda precisaria arrecadar US$ 10 bilhões, ou R$ 26 bilhões. Telles ocupa a 87º posição do ranking com US$ 12,1 bilhões, enquanto Sicupira está em 110º e possui US$ 10,4 em patrimônio líquido.

Além disso, a quantia de impostos paga nessas duas últimas semanas ultrapassa a fortuna do criador do Facebook, Mark Zuckerberg, que tem US$ 32,8 bilhões, e dos fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, que possuem US$ 28,6 e US$ 28,3, respectivamente.

Segundo a ACSP (Associação Comercial de São Paulo), responsável pelo Impostômetro – painel que registra valor total de impostos, taxas e contribuições destinados à União, aos Estados e aos municípios arrecadados –, lembra que no ano passado, os primeiros R$ 100 bilhões também foram alcançados no dia 16 de janeiro. Porém, em 2013, esse montante foi alcançado apenas no dia 26 de janeiro.

No ano passado, o valor total arrecadado com impostos, conforme o painel da ACSP, foi de R$ 1,8 trilhão, que em dólar, seriam US$ 687 bilhões. Os dez empresários mais ricos do mundo, incluindo Bill Gates, Carlos Slim, Warren Buffett e Armancio Ortega, somam um total de US$ 559,7 bilhões; ou seja, em um ano, o País foi capaz de arrecadar em torno de US$ 120 bilhões a mais que esses multibilionários levaram anos para juntar.

O que fazer com o dinheiro

Com o valor arrecadado nos primeiros 16 dias de 2015 seria possível construir mais de 344 postos de saúde equipados, 7 milhões salas de aula, 2 milhões de casas populares e 1 milhão de rede de esgoto.

Além disso, seria possível contratar mais de 6 milhões de policiais e 7 milhões de professores do ensino fundamental por ano. O governo ainda poderia pagar mais de 708 milhões de benefícios do Programa Bolsa Família e oferecer cesta básica durante dois meses para toda a população.

Fonte: http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/impostos/noticia/3811574/dias-brasil-arrecadou-mais-impostos-que-fortuna-jorge-paulo-lemann

Sei que o assunto é chover no molhado, mas quando que essa barbárie de sugar até a alma do contribuinte e não retribuir vai persisitr e todo mundo ficar calado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 128
  • Criado
  • Última resposta

Quando político quiser se eleger para abaixar o próprio salário.

A eu prefiro partir para a etapa 'tudo menos eleição denovo'. Se quiser mudar, encontre o contexto histórico e ajude as pessoas a tomar a decisão certa: aumentar a voz no governo. Porque não adianta chegar, fechar a voz e fazer um outro caminho radical, sem dar nem ouvidos a quem os elegeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá foda cara, ontem eu e meus amigos fizemos um exercicio mental bacana pra todo mundo fazer.

Lembrem tudo que vocês faziam com, provavelmente, um salário menor de um emprego pior a 3 anos atrás. Sinceramente, eu tinha grana pra pagar minha pensão do meu bolso, sustentar meu carro, tomar cerveja (ou vodka) quase todo dia e ainda exagerar no fds, hoje ganho """"""""mais"""""""" porém preciso de ajuda da minha mãe pra pagar a pensão de meu filho e em algumas outras necessidades, não consigo nem pensar em tomar cerveja todo dia, muito menos comer um lanche ou almoçar fora, até pedir uma marmita já se tornou algo que tenho que viver sem, e eu ganho """"""""mais""""""" que antes.

Acho que essa é a situação de muita gente, além dos impostos o Brasil vive uma "sindrome do aeroporto", onde os donos de qualquer estabelecimento em capitais cobram absurdos simplesmente por cobrar e o povo paga pois não tem voz. Ouvi isso num podcast do jovemnerd e achei perfeito haha Neguinho vai jantar e gasta R$ 100,00, 150,00 e acha normal HAHA SE LIGUEM, normal é pagar R$ 30,00 e sair satisfeito, ainda mais que os preços das matérias primas de capitais são super barateados devido ao volume de compra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá foda cara, ontem eu e meus amigos fizemos um exercicio mental bacana pra todo mundo fazer.

Lembrem tudo que vocês faziam com, provavelmente, um salário menor de um emprego pior a 3 anos atrás. Sinceramente, eu tinha grana pra pagar minha pensão do meu bolso, sustentar meu carro, tomar cerveja (ou vodka) quase todo dia e ainda exagerar no fds, hoje ganho """"""""mais"""""""" porém preciso de ajuda da minha mãe pra pagar a pensão de meu filho e em algumas outras necessidades, não consigo nem pensar em tomar cerveja todo dia, muito menos comer um lanche ou almoçar fora, até pedir uma marmita já se tornou algo que tenho que viver sem, e eu ganho """"""""mais""""""" que antes.

Acho que essa é a situação de muita gente, além dos impostos o Brasil vive uma "sindrome do aeroporto", onde os donos de qualquer estabelecimento em capitais cobram absurdos simplesmente por cobrar e o povo paga pois não tem voz. Ouvi isso num podcast do jovemnerd e achei perfeito haha Neguinho vai jantar e gasta R$ 100,00, 150,00 e acha normal HAHA SE LIGUEM, normal é pagar R$ 30,00 e sair satisfeito, ainda mais que os preços das matérias primas de capitais são super barateados devido ao volume de compra.

Ah, claro... A inflação é criada pelos empreendedores e seus empreendimentos.

A culpa é do capitalista, malvado e explorador...

Que tal criarmos uma regulamentação, para que se limite os preços dos estabelecimentos? Assim vamos garantir menor preço para a população, em busca de maior bem comum, maior igualdade e maior justiça...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, claro... A inflação é criada pelos empreendedores e seus empreendimentos.

A culpa é do capitalista, malvado e explorador...

Que tal criarmos uma regulamentação, para que se limite os preços dos estabelecimentos? Assim vamos garantir menor preço para a população, em busca de maior bem comum, maior igualdade e maior justiça...

É óbvio que eu não falei isso haha É um fenomeno que vem sendo repetido em vários lugares, inflação é uma coisa, o cara tem todo direito de lucrar e seguir a vida dele, mas a Pizza Hut cobrar em média R$ 80,00 enquanto eu compro uma pizza do mesmo tamanho aqui no interior pela metade do preço e ainda ter nego que paga é burrice. Povo brasileiro paga sem nem ver quanto é, sem ver se tem concorrência, se tem produto melhor. Não distorça o que eu falei.

É a mesma coisa o custo brasil de carros, já é de conhecimento comum que o mundo dá risada de nossos preços, nem mais pelas costas e sim pela frente. Já li entrevista de empresário da Mercedes falando que o preço é alto no Brasil pois tem neguinho que paga. Simples. Se forem usar o preço Brasil nos EUA o cara vai falar "Vai se foder" e vazar pra uma concessionária similar.

Tou colocando outra questão bem além da inflação e nem falando que a "culpa é dos empreendedores", afinal tem muita gente aí se fodendo com taxa de lucro ridicula pois quer praticar um preço justo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É óbvio que eu não falei isso haha É um fenomeno que vem sendo repetido em vários lugares, inflação é uma coisa, o cara tem todo direito de lucrar e seguir a vida dele, mas a Pizza Hut cobrar em média R$ 80,00 enquanto eu compro uma pizza do mesmo tamanho aqui no interior pela metade do preço e ainda ter nego que paga é burrice. Povo brasileiro paga sem nem ver quanto é, sem ver se tem concorrência, se tem produto melhor. Não distorça o que eu falei.

É a mesma coisa o custo brasil de carros, já é de conhecimento comum que o mundo dá risada de nossos preços, nem mais pelas costas e sim pela frente. Já li entrevista de empresário da Mercedes falando que o preço é alto no Brasil pois tem neguinho que paga. Simples. Se forem usar o preço Brasil nos EUA o cara vai falar "Vai se foder" e vazar pra uma concessionária similar.

Tou colocando outra questão bem além da inflação e nem falando que a "culpa é dos empreendedores", afinal tem muita gente aí se fodendo com taxa de lucro ridicula pois quer praticar um preço justo.

Brasileiro não dá valor ao dinheiro. Esta é a questão, então...

Não por acaso, o índice de inadimplentes e do endividamento das famílias é altíssimo.

Além do mais, consumo não gera riquezas... Investimentos, sim.

É só ver a fatia do bolo do dinheiro que foi pro consumo e ver a fatia do dinheiro que foi pros investimentos (setor privado, por favor) nos últimos anos, e daí pode perceber o motivo pelo qual o Brasil anda tendo crescimentos pífios...

Enfim. O Pizza Hut tem o direito de colocar o preço que quiser, e não paga quem tem juízo...

E o brasileiro, no geral, não tem juízo e gosta de se "mostrar" em modismos. Taí um dos pilares da nossa sociedade não ser empreendedora e não conseguir acumular riquezas...

Talvez seja reflexo da "inflação tupiniquim"? Que nos forçava a não pensar no custo dos produtos ao longo prazo?! Estou pensando sobre isso agora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso vai continuar acontecendo, enquanto existir gente mau caráter defendendo esses vagabundos.

O pior é que quem vai contra isso, é tudo de ruim. Veja pelos exemplos daqui do fórum.

Pessoas com instrução suficiente e mesmo assim defendendo o indefensável. Com absoluta certeza são pessoas de caráter duvidosos, inescrupulosos que devem ganhar alguma coisa com isso.

Igual um cara do meu facebook que trabalha em militância virtual e ganha dinheiro com isso.

Enfim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brasileiro não dá valor ao dinheiro. Esta é a questão, então...

Não por acaso, o índice de inadimplentes e do endividamento das famílias é altíssimo.

Além do mais, consumo não gera riquezas... Investimentos, sim.

É só ver a fatia do bolo do dinheiro que foi pro consumo e ver a fatia do dinheiro que foi pros investimentos (setor privado, por favor) nos últimos anos, e daí pode perceber o motivo pelo qual o Brasil anda tendo crescimentos pífios...

Enfim. O Pizza Hut tem o direito de colocar o preço que quiser, e não paga quem tem juízo...

E o brasileiro, no geral, não tem juízo e gosta de se "mostrar" em modismos. Taí um dos pilares da nossa sociedade não ser empreendedora e não conseguir acumular riquezas...

Talvez seja reflexo da "inflação tupiniquim"? Que nos forçava a não pensar no custo dos produtos ao longo prazo?! Estou pensando sobre isso agora...

Hoje mesmo estava lendo um texto sobre a "Camarotização" do Brasil e a onda de alas vips em todo tipo de serviço, onde mistura um sentimento de segregação social aliado a necessidade que o brasileiro tem de aparecer em toda compra que faz. Não queria defender inflação nem nada, só tou falando que o pensamento do brasileiro comum é como tu disse, de consumo imediato, não quer saber de investimentos futuros, não dá valor ao dinheiro. E era isso que queria chegar haha Acho que agora nos entendemos.

É uma situação muito delicada e não vejo mudança se não investimento em educação, o que não acontece e acho bravo acontecer.

Isso vai continuar acontecendo, enquanto existir gente mau caráter defendendo esses vagabundos.

O pior é que quem vai contra isso, é tudo de ruim. Veja pelos exemplos daqui do fórum.

Pessoas com instrução suficiente e mesmo assim defendendo o indefensável. Com absoluta certeza são pessoas de caráter duvidosos, inescrupulosos que devem ganhar alguma coisa com isso.

Igual um cara do meu facebook que trabalha em militância virtual e ganha dinheiro com isso.

Enfim...

Nem fale cara, amigão meu tá "trabalhando pro PT" haha Não sou partidário, acharia nojento se ele trabalhasse pra qualquer partido, mas o cara em sã consciência, inteligente e foda no que faz trabalhar pra partido em troca de favores e cerveja, pra mim, é imperdoável. Esse guri não troco mais idéia sobre nada, perdeu meu respeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje mesmo estava lendo um texto sobre a "Camarotização" do Brasil e a onda de alas vips em todo tipo de serviço, onde mistura um sentimento de segregação social aliado a necessidade que o brasileiro tem de aparecer em toda compra que faz. Não queria defender inflação nem nada, só tou falando que o pensamento do brasileiro comum é como tu disse, de consumo imediato, não quer saber de investimentos futuros, não dá valor ao dinheiro. E era isso que queria chegar haha Acho que agora nos entendemos.

É uma situação muito delicada e não vejo mudança se não investimento em educação, o que não acontece e acho bravo acontecer.

Nem fale cara, amigão meu tá "trabalhando pro PT" haha Não sou partidário, acharia nojento se ele trabalhasse pra qualquer partido, mas o cara em sã consciência, inteligente e foda no que faz trabalhar pra partido em troca de favores e cerveja, pra mim, é imperdoável. Esse guri não troco mais idéia sobre nada, perdeu meu respeito.

Eu acho que a solução pra educação não é no "investimentos", mas na busca de uma melhora real - não apenas de números.

Tem pessoas que defendem que a solução para a educação não é "aumentar os investimentos" (ou seja, jogar mais dinheiro no sistema, como se isso fosse a causa do problema e, portanto, a sua mágica solução)...tem gente que defende um sistema de vouchers, por exemplo.

"Propostas mais próximas do capitalismo para os pobres preferem subsidiar a demanda e deixar a oferta nas mãos dos empreendedores. O dinheiro gasto com contratação e salário de professores, com construção e manutenção de escolas, seria mais bem aplicado se fosse transferido diretamente para alunos pobres. Suas famílias teriam assim o poder de consumo para escolher qual escola oferece a melhor educação. E as escolas passariam a competir para melhor investir nesses alunos."

Enfim, não é o foco da discussão aqui, mas só queria deixar esta pretensão de reflexão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Eu acho que a solução pra educação não é no "investimentos", mas na busca de uma melhora real - não apenas de números.

Tem pessoas que defendem que a solução para a educação não é "aumentar os investimentos" (ou seja, jogar mais dinheiro no sistema, como se isso fosse a causa do problema e, portanto, a sua mágica solução)...tem gente que defende um sistema de vouchers, por exemplo.

"Propostas mais próximas do capitalismo para os pobres preferem subsidiar a demanda e deixar a oferta nas mãos dos empreendedores. O dinheiro gasto com contratação e salário de professores, com construção e manutenção de escolas, seria mais bem aplicado se fosse transferido diretamente para alunos pobres. Suas famílias teriam assim o poder de consumo para escolher qual escola oferece a melhor educação. E as escolas passariam a competir para melhor investir nesses alunos."

Enfim, não é o foco da discussão aqui, mas só queria deixar esta pretensão de reflexão.

Ai iriam criar o mercado paralelo de vouchers, nego já faz esquema com o vale alimentação tem tanto tempo. Rapidinho ia arrumar um jeito de passar os cobres nessa proposta.

O problema aqui é de cultura mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai iriam criar o mercado paralelo de vouchers, nego já faz esquema com o vale alimentação tem tanto tempo. Rapidinho ia arrumar um jeito de passar os cobres nessa proposta.

O problema aqui é de cultura mesmo.

Pois é cara, mas ficar nessa desculpa que eu já leio e escuto desde que me conheço por gente com certeza não é o caminho.

Estamos discutindo as melhores formas de tirar essa merda do fundo do poço, e usar essa definição simplista que, para você aparentemente, é imutável, é querer destruir com qualquer tipo de esperança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É óbvio que eu não falei isso haha É um fenomeno que vem sendo repetido em vários lugares, inflação é uma coisa, o cara tem todo direito de lucrar e seguir a vida dele, mas a Pizza Hut cobrar em média R$ 80,00 enquanto eu compro uma pizza do mesmo tamanho aqui no interior pela metade do preço e ainda ter nego que paga é burrice. Povo brasileiro paga sem nem ver quanto é, sem ver se tem concorrência, se tem produto melhor. Não distorça o que eu falei.

É a mesma coisa o custo brasil de carros, já é de conhecimento comum que o mundo dá risada de nossos preços, nem mais pelas costas e sim pela frente. Já li entrevista de empresário da Mercedes falando que o preço é alto no Brasil pois tem neguinho que paga. Simples. Se forem usar o preço Brasil nos EUA o cara vai falar "Vai se foder" e vazar pra uma concessionária similar.

Tou colocando outra questão bem além da inflação e nem falando que a "culpa é dos empreendedores", afinal tem muita gente aí se fodendo com taxa de lucro ridicula pois quer praticar um preço justo.

Aqui não tem uma outra concessionária para irem em busca de um preço mais barato, mas ninguém abdica de ter " o carro do ano" ou "o sonho do carro 0km". Têm mais é que tomar surra de rola no cu.

Ontem eu fui comer um macarrãozinho simples à bolonhesa. Um bar fodido de um bairro tradicional aqui, cheio de butiquins regassados mas que muita gente com dinheiro frequenta além de gente alternativa. O prato (individual) custava 16 pilas. Porra, macarrão extremamente simples de fazer, produto barato, eu achei que pelo menos fosse daquelas porções individuais que servem 2 pessoas ou até mais. Que nada, deu pra dividir e ficar nem cheio nem com fome. O macarrão ao alho e olho estava 21 reais. Eu não volto mais. Tem trailer aqui perto de casa que o macarrão na chapa custa 9 reais, caprichado pra caralho, cheio de carne, queijo e bacon. Tem bar muito mais aconchegante que vende macarrão com um baita de um bife à milanesa por baixo que enchem duas pessoas fácil, por 25 reais. É muito mais jogo.

Esse ano vou começar a levar lanche pra facul. Apesar de você pegar um pão integral TOP, cheio de castanha e sei lá mais o que por 8 reais um pacote, se você for calcular quanto gasta com um pão desses pra fazer uma refeição que enche e que é saudável, sai mais barato que um salgado que é caro, não mata a fome e ainda dá azia.

----------

Descambando para outro lado, outro dia um professor postou isso:

Acabo de conversar com uma espírita, não sei se realmente praticante, que tem uma teoria sobre o Brasil. Ela diz que aqui é uma colônia de malfeitores, e quem está aqui, ou merece, ou veio para ajudar no resgate deles. Quanto a ela, que me parece uma boa pessoa, ela diz que está aqui para pagar por muitos erros. Ela é aposentada com um bom salário, diz ser uma boa vendedora, mas optou pela missão de ser feliz em vez de ficar rica, como é o caso do outro ramo da sua família. Ela parece feliz. Pelo menos é falante, e impressionou profundamente a minha mulher na infância pela sua desenvoltura. Ouvidos atentos, sem fazer julgamentos!

Bom, eu fui criado como cristão e cristãos condenam o espiritismo como "coisa do capeta". Hoje que eu não sou nada, fico pensando se não existe uma outra vida, a tal da reencarnação. O céu que é dito na bíblia poderia ser uma reencarnação em uma vida boa assim como o inferno uma reencarnação em uma vida destruída do início ao fim, por que não?

É uma explicação "sobrenatural" aceitável (pra quem acredita em algum deus). Não tem explicação um país que não passou por guerra, que não se reconstrói a cada destruição da natureza, até porque não tem nada aqui... rico geologicamente e tão... podre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai iriam criar o mercado paralelo de vouchers, nego já faz esquema com o vale alimentação tem tanto tempo. Rapidinho ia arrumar um jeito de passar os cobres nessa proposta.

O problema aqui é de cultura mesmo.

Ainda assim, considerando esta sua observação, seria mais eficiente economicamente.

Mas, considerando que o voucher é um título nominal do Governo e que só pode ser descontado por uma instituição de ensino, eu imagino que as chances de mutreta em larga escala seriam menores...

Enfim, é apenas uma sugestão.

"Aumentar investimentos", pra mim, não é a solução, quando a lógica estatal e toda a burocracia e problemática envolvida, que são as causas dos problemas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Pois é cara, mas ficar nessa desculpa que eu já leio e escuto desde que me conheço por gente com certeza não é o caminho.

Estamos discutindo as melhores formas de tirar essa merda do fundo do poço, e usar essa definição simplista que, para você aparentemente, é imutável, é querer destruir com qualquer tipo de esperança.

A questão é que eu já desiste de ter esperanças com o Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Não tire a fé de quem ainda tem, então, rs.

Não queria tirar, só que já virei cético quanto ao Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que a solução pra educação não é no "investimentos", mas na busca de uma melhora real - não apenas de números.

Tem pessoas que defendem que a solução para a educação não é "aumentar os investimentos" (ou seja, jogar mais dinheiro no sistema, como se isso fosse a causa do problema e, portanto, a sua mágica solução)...tem gente que defende um sistema de vouchers, por exemplo.

"Propostas mais próximas do capitalismo para os pobres preferem subsidiar a demanda e deixar a oferta nas mãos dos empreendedores. O dinheiro gasto com contratação e salário de professores, com construção e manutenção de escolas, seria mais bem aplicado se fosse transferido diretamente para alunos pobres. Suas famílias teriam assim o poder de consumo para escolher qual escola oferece a melhor educação. E as escolas passariam a competir para melhor investir nesses alunos."

Enfim, não é o foco da discussão aqui, mas só queria deixar esta pretensão de reflexão.

Ai iriam criar o mercado paralelo de vouchers, nego já faz esquema com o vale alimentação tem tanto tempo. Rapidinho ia arrumar um jeito de passar os cobres nessa proposta.

O problema aqui é de cultura mesmo.

A idéia do voucher para educação no Brasil seria uma piada extrema. A começar pelo excesso de demanda em cima do número de vagas (sobretudo no ensino superior) e a terminar com a pré-disposição do jeitinho brasileiro de fazer falcatruas. O voucher passaria a ser apenas o limite inferior dos gastos com a educação. Podem ter certeza que inflacionaria preços que já são altos. Fora coisas ainda piores como escolas fantasma, etc.

Um pouco desse efeito pode ser visto em relação a universidades privadas e as bolsas do PROUNI. Tem universidade que não é exatamente de primeira linha em Santa Catarina cobrando R$5200 de mensalidade ou R$62mil anuais. Se você considerar que a USP que tem uma atuação que vai bem além do ensino e que mantem uma infraestrutura enorme tem um custo de R$47mil por aluno e vários dos melhores professores do país você percebe que tem alguma coisa errada na história.

Brasileiro não dá valor ao dinheiro. Esta é a questão, então...

Não por acaso, o índice de inadimplentes e do endividamento das famílias é altíssimo.

Além do mais, consumo não gera riquezas... Investimentos, sim.

É só ver a fatia do bolo do dinheiro que foi pro consumo e ver a fatia do dinheiro que foi pros investimentos (setor privado, por favor) nos últimos anos, e daí pode perceber o motivo pelo qual o Brasil anda tendo crescimentos pífios...

Enfim. O Pizza Hut tem o direito de colocar o preço que quiser, e não paga quem tem juízo...

E o brasileiro, no geral, não tem juízo e gosta de se "mostrar" em modismos. Taí um dos pilares da nossa sociedade não ser empreendedora e não conseguir acumular riquezas...

Talvez seja reflexo da "inflação tupiniquim"? Que nos forçava a não pensar no custo dos produtos ao longo prazo?! Estou pensando sobre isso agora...

Os dois estão corretos de certa forma. Muitas coisas são mais caras nas capitais porque apesar de a matéria primeira ser possivelmente mais barata a mão-de-obra é mais cara e principalmente a localização é mais cara. Em uma cidade pequena do interior qualquer canto está bom e comprar um terreno é viável. Em lugares onde as distâncias são maiores e as principais áreas já são densas é mais complicado.

Por outro lado também há o tal abuso de preços que foi razoavelmente bem definido como "efeito aeroporto", também fruto do momento de aumento de renda e crédito que o país passou. Quero ver se isso vai se sustentar nesses próximos dois anos caso realmente a classe média precise cortar gastos supérfluos.

Um exemplo é uma hamburgueria que eu costumava ir em Florianópolis: em menos de um ano o sanduíche pulou de R$14 para R$18, o que era R$20 para R$24. Uma porra de um adicional de bacon é R$5. A mão-de-obra é a mesma, a clientela vinha crescendo e estão em um local relativamente barato onde antes vendia churrasquinho e pastel (em um posto de gasolina). Claro, aproveitaram o bom momento para aumentar o retorno o problema é que essa curva tem limite (embora sejam favorecidos por preços ainda maiores na concorrência).

Eu ainda fico impressionado quando vou no Jimmy's em Londres que é um all you can eat de qualidade em uma das cidades mais caras do mundo e localizado em lugares caros (O2 Arena, Outlet do lado de Wembley...) por 10 libras. Sim, não é a regra em Londres que a alimentação é cara, mas se tivesse algo nesse modelo por R$50 (12 libras) em Florianópolis iria estar sempre lotado. Mas isso é praticamente o preço de um prato não exatamente bem servido em um Outback da vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui não tem uma outra concessionária para irem em busca de um preço mais barato, mas ninguém abdica de ter " o carro do ano" ou "o sonho do carro 0km". Têm mais é que tomar surra de rola no cu.

Ontem eu fui comer um macarrãozinho simples à bolonhesa. Um bar fodido de um bairro tradicional aqui, cheio de butiquins regassados mas que muita gente com dinheiro frequenta além de gente alternativa. O prato (individual) custava 16 pilas. Porra, macarrão extremamente simples de fazer, produto barato, eu achei que pelo menos fosse daquelas porções individuais que servem 2 pessoas ou até mais. Que nada, deu pra dividir e ficar nem cheio nem com fome. O macarrão ao alho e olho estava 21 reais. Eu não volto mais. Tem trailer aqui perto de casa que o macarrão na chapa custa 9 reais, caprichado pra caralho, cheio de carne, queijo e bacon. Tem bar muito mais aconchegante que vende macarrão com um baita de um bife à milanesa por baixo que enchem duas pessoas fácil, por 25 reais. É muito mais jogo.

Esse ano vou começar a levar lanche pra facul. Apesar de você pegar um pão integral TOP, cheio de castanha e sei lá mais o que por 8 reais um pacote, se você for calcular quanto gasta com um pão desses pra fazer uma refeição que enche e que é saudável, sai mais barato que um salgado que é caro, não mata a fome e ainda dá azia.

----------

Descambando para outro lado, outro dia um professor postou isso:

Bom, eu fui criado como cristão e cristãos condenam o espiritismo como "coisa do capeta". Hoje que eu não sou nada, fico pensando se não existe uma outra vida, a tal da reencarnação. O céu que é dito na bíblia poderia ser uma reencarnação em uma vida boa assim como o inferno uma reencarnação em uma vida destruída do início ao fim, por que não?

É uma explicação "sobrenatural" aceitável (pra quem acredita em algum deus). Não tem explicação um país que não passou por guerra, que não se reconstrói a cada destruição da natureza, até porque não tem nada aqui... rico geologicamente e tão... podre.

Parei pra pensar nessa frase e, vai ver é justamente por isso, aqui o povo é "largado" pois raramente acontece alguma coisa, não despertando no povo um sentido de união em torno de alguma dificuldade. É basicamente cada um por si e foda-se.

Só trabalhando muito na melhora da educação no país pra termos mais pessoas que façam o bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui não tem uma outra concessionária para irem em busca de um preço mais barato, mas ninguém abdica de ter " o carro do ano" ou "o sonho do carro 0km". Têm mais é que tomar surra de rola no cu.

Ontem eu fui comer um macarrãozinho simples à bolonhesa. Um bar fodido de um bairro tradicional aqui, cheio de butiquins regassados mas que muita gente com dinheiro frequenta além de gente alternativa. O prato (individual) custava 16 pilas. Porra, macarrão extremamente simples de fazer, produto barato, eu achei que pelo menos fosse daquelas porções individuais que servem 2 pessoas ou até mais. Que nada, deu pra dividir e ficar nem cheio nem com fome. O macarrão ao alho e olho estava 21 reais. Eu não volto mais. Tem trailer aqui perto de casa que o macarrão na chapa custa 9 reais, caprichado pra caralho, cheio de carne, queijo e bacon. Tem bar muito mais aconchegante que vende macarrão com um baita de um bife à milanesa por baixo que enchem duas pessoas fácil, por 25 reais. É muito mais jogo.

Esse ano vou começar a levar lanche pra facul. Apesar de você pegar um pão integral TOP, cheio de castanha e sei lá mais o que por 8 reais um pacote, se você for calcular quanto gasta com um pão desses pra fazer uma refeição que enche e que é saudável, sai mais barato que um salgado que é caro, não mata a fome e ainda dá azia.

----------

Descambando para outro lado, outro dia um professor postou isso:

Bom, eu fui criado como cristão e cristãos condenam o espiritismo como "coisa do capeta". Hoje que eu não sou nada, fico pensando se não existe uma outra vida, a tal da reencarnação. O céu que é dito na bíblia poderia ser uma reencarnação em uma vida boa assim como o inferno uma reencarnação em uma vida destruída do início ao fim, por que não?

É uma explicação "sobrenatural" aceitável (pra quem acredita em algum deus). Não tem explicação um país que não passou por guerra, que não se reconstrói a cada destruição da natureza, até porque não tem nada aqui... rico geologicamente e tão... podre.

Eu tou fazendo isso pra sair com a piazada cara, a crise tá tamanha que tou tendo que deixar pão, presunto e queijo na geladeira da nossa sede pra não ter que pedir lanche. E ó que o lanche aqui é barato. Só que não deixa de ser ridiculo né cara, desnecessário, tu ter que morar num país onde tu é """"""""classe média"""""""" e tem que levar lanchinho pros lugares pq não tem grana pra bancar.

Um tempão atrás fiz um tópico sobre a mudança de vida na Espanha, devem fazer uns 2 a 3 anos, mesmo a crise realmente pegando firme, o desemprego estando alto, a classe média reclamava pois tinha que pela primeira vez lavar a sua roupa e comer menos de 5 vezes fora por semana. Porra, a classe média dos caras é comer todo dia fora e lavar roupa em lavanderia, se foder. Meus amigos que voltaram da Irlanda voltaram falando "lá tu consegue ter uma vida digna", porra cara, tá foda morar num país de merda onde se não te exploram a inflação faz a vaza, onde tu pra abrir uma empresa tem que depender de um banco falido, onde a gasolina é medida de segurança pra inflação, sendo que quem regula é uma empresa que tá mais barata que muito aplicativo de celular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tou fazendo isso pra sair com a piazada cara, a crise tá tamanha que tou tendo que deixar pão, presunto e queijo na geladeira da nossa sede pra não ter que pedir lanche. E ó que o lanche aqui é barato. Só que não deixa de ser ridiculo né cara, desnecessário, tu ter que morar num país onde tu é """"""""classe média"""""""" e tem que levar lanchinho pros lugares pq não tem grana pra bancar.

Um tempão atrás fiz um tópico sobre a mudança de vida na Espanha, devem fazer uns 2 a 3 anos, mesmo a crise realmente pegando firme, o desemprego estando alto, a classe média reclamava pois tinha que pela primeira vez lavar a sua roupa e comer menos de 5 vezes fora por semana. Porra, a classe média dos caras é comer todo dia fora e lavar roupa em lavanderia, se foder. Meus amigos que voltaram da Irlanda voltaram falando "lá tu consegue ter uma vida digna", porra cara, tá foda morar num país de merda onde se não te exploram a inflação faz a vaza, onde tu pra abrir uma empresa tem que depender de um banco falido, onde a gasolina é medida de segurança pra inflação, sendo que quem regula é uma empresa que tá mais barata que muito aplicativo de celular.

Depois eu venho dizer que a culpa da merda toda é o Estado, ninguém bota fé, e me criticam.

E ainda colocam a culpa no sistema de trocas voluntárias entre pessoas físicas e/ou jurídicas (chamado capitalismo), ou colocam culpa nos outros países, ou colocam culpa na "desigualdade"... Enquanto continuam nos fedendo.

Pra você virar um empreendedor, investir o seu dinheiro para produzir algo ou prestar algum serviço que julga ser demandado pelas pessoas, o tempo médio para se conseguir arrumar a documentação no Brasil é de 130 fuck dias...

Você tem um salário mínimo de 724 reais, mais encargos sociais que chegam a 105% disso, além da enorme dificuldade de dispensar os funcionários, além do fato de, em média, o funcionário não trabalhar mais de 130 dias do ano, e ainda assim receber (mais de 1/3 do ano)...

Não há como competir lá fora, assim. Não há como ser produtivo, assim.

Eu tenho a necessidade de contratar mais umas 3 ou 4 pessoas para trabalhar, mas no momento, não tenho a mínima possibilidade de pagar 724 + 105% + quase impossibilidade de rescindir o contrato de trabalho, pois corro o risco de, num mês de baixa, não ter como pagar tudo isso e ser acionado na justiça e, ainda, perder meu investimento.

Poderia ter mais 3 ou 4 pessoas que, ao invés de estar sem receber nada, poderia receber 800 reais por mês cada, mas, graças aos devaneios esquerdistas do estado (junto com a "carta del lavoro fascista" brasileira) que, dizem que é pra ajudar as pessoas mas, na prática, só gera desemprego e uma reserva de mão de obra... Não tem como.

Enfim, falar dessas coisas para as pessoas é como falar japonês ou ofender as respectivas mães.

Não tem solução.

PS. A questão da desigualdade na Irlanda. Como anda? Faz diferença? Se lá é desigual ou não? O que importa é a pobreza e acabar com ela, não criar "igualdade"...

A igualdade pros estatistas, me lembra a idéia de "inimigo objetivo", de Hannah Arendt...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois eu venho dizer que a culpa da merda toda é o Estado, ninguém bota fé, e me criticam.

E ainda colocam a culpa no sistema de trocas voluntárias entre pessoas físicas e/ou jurídicas (chamado capitalismo), ou colocam culpa nos outros países, ou colocam culpa na "desigualdade"... Enquanto continuam nos fedendo.

Pra você virar um empreendedor, investir o seu dinheiro para produzir algo ou prestar algum serviço que julga ser demandado pelas pessoas, o tempo médio para se conseguir arrumar a documentação no Brasil é de 130 fuck dias...

Você tem um salário mínimo de 724 reais, mais encargos sociais que chegam a 105% disso, além da enorme dificuldade de dispensar os funcionários, além do fato de, em média, o funcionário não trabalhar mais de 130 dias do ano, e ainda assim receber (mais de 1/3 do ano)...

Não há como competir lá fora, assim. Não há como ser produtivo, assim.

Eu tenho a necessidade de contratar mais umas 3 ou 4 pessoas para trabalhar, mas no momento, não tenho a mínima possibilidade de pagar 724 + 105% + quase impossibilidade de rescindir o contrato de trabalho, pois corro o risco de, num mês de baixa, não ter como pagar tudo isso e ser acionado na justiça e, ainda, perder meu investimento.

Poderia ter mais 3 ou 4 pessoas que, ao invés de estar sem receber nada, poderia receber 800 reais por mês cada, mas, graças aos devaneios esquerdistas do estado (junto com a "carta del lavoro fascista" brasileira) que, dizem que é pra ajudar as pessoas mas, na prática, só gera desemprego e uma reserva de mão de obra... Não tem como.

Enfim, falar dessas coisas para as pessoas é como falar japonês ou ofender as respectivas mães.

Não tem solução.

PS. A questão da desigualdade na Irlanda. Como anda? Faz diferença? Se lá é desigual ou não? O que importa é a pobreza e acabar com ela, não criar "igualdade"...

A igualdade pros estatistas, me lembra a idéia de "inimigo objetivo", de Hannah Arendt...

Sobre o texto em si, não preciso adicionar muito mais, é como tu falou, não tem solução, sendo otimista em 50 anos com uma geração de ouro conseguiríamos nos ajeitar, mas aí já estaremos velhos e decrépitos, não poderemos aproveitar nada.

Sobre a Irlanda, o guri passou 1 ano lá, ganhando $ 2.100 pra ser "auxiliar" em uma farmácia, é um caso raro, segundo ele mesmo não tá tão fácil de achar emprego lá, não é "a terra prometida" como uns falam, ele conseguiu o emprego pelo social mesmo, ficando amigo dos caras e etc. Enfim, não sei se tua pergunta foi objetiva mas vendo sites de emprego que procuram falantes fluentes em português, qualquer vaguinha já paga $ 1.000. Pra mim faz diferença, pois se duvidar me largo pra lá haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cortar gastos que é bom? hahahahaha melhor aumentar os impostos.

Deixar 976 ministérios inúteis, ter gastos imbecis e etc.

Bota no cu do trabalhador que é mais fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • mfeitosa
      Por mfeitosa
      E aí, pessoal! Dias atrás, vi uma notícia sobre a final da Série B do Campeonato Cearense e algo me chamou atenção: o Icasa não conseguiu chegar à final, sendo superado por times sem qualquer renome local, como Cariri e Tirol, este último sagrando-se campeão da competição.
      Essa situação garante uma terceira temporada em que o Verdão do Cariri estará fora da elite do futebol alencarino, relembrando um período sombrio de sua história entre 2017 e 2020, quando também competiu no segundo escalão cearense. Diante desse cenário, fiquei inspirado para iniciar um desafio no FM com o Icasa, aspirando um dia poder rivalizar novamente com os clubes da capital.

      O Icasa é um clube de futebol sediado em Juazeiro do Norte, Ceará, fundado em 7 de janeiro de 2002. O nome "Icasa" é uma abreviação da empresa Indústria e Comércio de Algodão S/A, do mesmo fundador do antigo Icasa Esporte Clube. Seu maior rival é o Guarani de Juazeiro, com quem disputa o Clássico do Cariri.
      A história do clube remonta ao Icasa Esporte Clube, fundado em 1963 por Teodoro de Jesus Germano, conhecido como Doro Germano. Após alguns reveses e uma ação judicial, o clube foi substituído pelo Juazeiro Empreendimentos, que participou dos campeonatos cearenses entre 1999 e 2001. Em 2002, surgiu a Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa, que passou a competir na segunda divisão do Campeonato Cearense.

      O Icasa teve ascensão meteórica, conquistando a segunda divisão estadual em 2003 e chegando à elite do futebol cearense. Nos anos seguintes, obteve três vice-campeonatos estaduais, mas em 2009 foi rebaixado. Rapidamente, em 2010, conquistou o título da segunda divisão e retornou à primeira.
      Destacou-se nacionalmente ao alcançar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2010. Em 2013, alcançou a quinta posição na Série B, ficando a um ponto do acesso à elite do futebol nacional. No entanto, em 2015, foi rebaixado para a Série D do Brasileirão.

      Nos anos seguintes, enfrentou dificuldades, sendo rebaixado no Campeonato Cearense e não tendo participação em divisões nacionais. Em 2020, conquistou o título da Série B do Campeonato Cearense, retornando à momentaneamente na elite estadual, mas hoje já amarga alguns anos na Série B novamente, depois de ter sido rebaixado pela escalação irregular de um jogador em 2022.
      Apesar de todos esses altos e baixos, o Icasa permanece como um dos clubes mais importantes do interior cearense, com uma história marcada por momentos de glória e desafios a superar.

      Para conseguir comandar o Icasa no FM 2024 foi necessário utilizar o Brasil Mundi Up. Do update, optei pelo arquivo do "Formato Real", sem a Série Regional. Com isto, o Icasa iniciará sua trajetória na Série B do Campeonato Cearense e precisará buscar a classificação para a Série D por meio do Estadual. O Verdão também participará da Copa Fares Lopes, que é a taça da Federação Cearense de Futebol, no segundo semestre de cada temporada.
      Além da estrutura brasileira, carreguei as duas principais divisões dos demais países da América do Sul, com base de dados "Personalizada" (grande, incluindo jogadores de "equipe de topo" do mundo inteiro).


      Os objetivos iniciais do save serão basicamente os marcos mais importantes que um clube cearense poderia ter até chegar à elite do futebol brasileiro.
      Retornar à elite do Campeonato Cearense (rebaixado em 2022) Participar da Copa do Nordeste (nunca participou) Conquistar o título Campeonato Cearense (foi vice em 2005, 2007 e 2008 e campeão em 1992) Conquistar o título da Copa do Nordeste (nunca participou) Conquistar a vaga para a Série D (última participação em 2022) Conquistar o acesso à Série C (última participação em 2015) Conquistar o acesso à Série B (última participação em 2014) Conquistar o acesso à Série A (nunca participou) Em uma possível segunda parte do save, se eu ainda tiver gás para seguir, passaremos para um nível mais audacioso de objetivos, visando o âmbito nacional e continental.
      Conquistar o título da Copa do Brasil (participou apenas em 2009 e 2022) Conquistar o título da Série A (nunca participou) Conquistar a Libertadores da América ou a Sul-Americana (nunca participou de competições internacionais) Superar os times da capital Ceará, Fortaleza e Ferroviário no ranking de reputação
      Para assumir o comando do Verdão do Cariri, escolhi como "personagem" o ex-camisa 9 Marciano, um dos principais ídolos e maior artilheiro da história do clube de Juazeiro do Norte. Enquanto jogador, Marciano acumulou pelo menos sete passagens pelo Icasa e marcou 88 gols, segundo matéria do Jornal do Cariri.
      Entre suas idas e vindas, o ex-centroavante passou por clubes como Remo-PA, Brasiliense-DF, Guarany de Sobral-CE, Brasil de Pelotas-RS e Coritiba-PR. Ainda assim, o time onde Marciano jogou por mais tempo foi, sem dúvida, o Icasa-CE. Em 2013, deixou o futebol profissional para se dedicar à carreira na área jurídica.

      O perfil de Marciano foi criado no jogo sem "Qualificações de Treino" e experiência anterior de Futebolista Profissional (Nível Regional).
    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • Kapiroto
      Por Kapiroto
      Olá, pessoal!
       
      Não sei mexer muito bem nas regras avançadas do editor do FM, mas na base da engenharia reversa (analisar o trabalho da concorrência e copiando a estrutura para meu arquivo), consegui fazer uma liga no brasil da seguinte forma:
       
      Séries A, B e C: ida e volta, pontos corridos, sobem 4 e descem 4.
       
      Série D: 4 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 2 últimos de cada grupo e classificam os oito primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as semifinais garante o acesso.
       
      Série E: 8 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 4 últimos de cada grupo e classificam os quatro primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as quartas de final garante o acesso.
       
      Já testei e está tudo direitinho. O único problema que eu preciso resolver para considerar tudo pronto é que na série D, por exemplo, o 1º colocado do grupo pela o 8º colocado do mesmo grupo no mata-mata, em vez do 1ª colocado do grupo A pegar o 8ª do B e assim vai.
       
      Se alguém puder me orientar sobre como solucionar isso, e não houver nenhuma objeção do pessoal que administra o fórum, posso disponibilizar o arquivo ainda hoje.
    • civilEN
      Por civilEN
      Estou criando uma base de dados do Brasil em formato real, com classificação da série D via estaduais, e com campeonatos amadores e de várzea, caso alguém puder ajudar, eu agradeceria muito
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      Brasil e Venezuela enfrentam-se hoje, 12 de outubro de 2023, às 21h30, em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. 
      Escalações:


×
×
  • Criar Novo...