Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Novatos: entrevista com Baltazar


Jirimias

Posts Recomendados

ENTREVISTA COM BALTAZAR
 

 

Fala, pessoal!

 

Agora chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre o membro Baltazar, o escolhido por um enquete para ser o entrevistado. Agradeço a todos que participaram enviando perguntas ao nosso entrevista, certamente, verão boas respostas, principalmente, as relacionadas à área. Há dicas valiosas para quem está pensando em começar o save, inclusive, como organizar o tempo e postagem. Enfim, como nós dizemos, a entrevista é importante por conta da troca de experiências, enriquece, por isso reforço que é fundamental que todos participem, quanto mais perguntas, mais conteúdos. Agradeço ao Baltazar por ter compartilhado conosco tão gentilmente um pouco sobre sua vida fora e dentro do fórum.

 

8ZhTi6fogJ_njoMAtxdwSAq6fEfqpoDq2jWXZKw8FlAbxFOcEIfJlypTXbetu1mSRKHL3l6RTwhhZQ1iKcZqpDPVrjUlxSIrAvFv3cM1Ab1gaa30xxowKvFoZSKdIcc7xabi0zcv3JAtqcmohxztHFSbIlnTKoWW7a2tEc4yj-0xGw445UKZxUOEjsu4YwVy-G27oTvDFOflkFh6Am8WQ-OjslMGI37wRAWNjxbRxzBVFsxPNpm4V7G6O5Y9-3pXM_gzWlNTADUAiKgn5t1CKflYffcdMbpgkIo15Ki5fhBiIM8kFWMnCDiDPah_GON0Jdm_YFjfIA1X_sEGlPoGQKPHAY5bUJU0jbOiUFD1an9l3bbgiZcHhgcV-pzhHVq42El6SLymyKH-fjSgFIg-sWizDCr53-fak-noEA3dOuegId9Tua5JBT3bWMG03yc-lCc4EGOoEIJ5kT8cXku0OeqwrCnGH-8vFTpxsXk-BqlfQDnj8T-hJzuS69i_6CTnsq2iugnPN8K_gGKvPNztHfrZPYU-VD91G5iMX2rViNKlHnsopflIiJRrLiGEJTjHjXPF7UkeoBG-CXIJD2-vAvS4h4bABB9lxWEfpTKQCBCW7BtmfnxKqkY=w383-h212-no

 

Boa leitura a todos!

 

 

1- Qual a origem do seu nick?
Esse é o meu nome. :D

2- Já compartilhou algum save na área (exceto o atual)?
Sim, meu primeiro save na área foi o Darío Silva - Uma nova chance para "La Cabra", acredito que foi um grande save, e com certeza
outros estão por vir. Fiquei muito feliz por ele ter tido um lugar no Recanto das Histórias junto a outros grandes autores do fórum.

 

3- Quais os aspectos que você leva em conta na hora de acompanhar as histórias? Tem preferência por alguma liga ou clube? Se sim, quais?
Bom, eu não tenho algo específico para se levar em conta na hora de acompanhar um save, claro que a qualidade dos posts conta muito, ainda mais se tiver informações claras do autor, pois é importante eu poder sentir o que ele está passando no jogo, mas isso não é fundamental. Eu costumo ler todos os saves da área, infelizmente não comento todos por falta de tempo, mas vezes sempre que eu tenho algum e não o uso para jogar, aproveito para dar uma passada no fórum e ir direto ao PM para poder ver o que está acontecendo nos saves, ai se o autor do save que estava acompanhando antes ainda estiver contando sua história, deixo um comentário, mas isso normalmente acontece apenas nas férias, onde estou "mais folgado".

Sobre as ligas e clubes, olha, eu não tenho preferência, acho que o importante é quem está jogando o save curta o que está fazendo, para mim todos a ligas e clubes do jogo são legais quando bem explorados.

4- Qual a melhor história que você acompanhou? Ou qual te chamou mais a atenção?
Sou relativamente novo no fórum, entrei em 2012, então os grandes saves que pude acompanhar são "recentes", mas posso destacar aqui os saves do Jirimias, começando pela volta ao mundo em 90 minutos, todos eles são incríveis, ainda mais porque ele acrescenta uma história fictícia junto ao jogo, que acaba fazendo a gente navegar por inúmeras linhas de texto sem perceber o tempo passar. Também não posso esquecer de outro grande autor, o Gilson, que sempre traz conteúdos táticos de extrema últilidade no decorrer dos seus saves.

E tem mais, por isso não posso definir qual a melhor história que já li, todas foram ótimas dentro daquilo que estavam dispostas a apresentar, posso citar inúmeras outras que considero muito, como por exemplo: Jogar Futebol do gq-tricolor, Y Digo Deportivo: Identidade Nacional V1 e V2 do Bruno Trink, O Desafio Asiático: A caminho do desconhecido do Johann Duwe, El Gaucho del Pantanoso do guigasparotto, "Who the Fuck is Alexander Helders?" do cellusv, entre outras de extrema qualidade. Essas são as que lembro e que posso afirmar que são inesquecíveis pra mim.

5- Qual o teu maior feito no FM? Tem algum time que tu se apegou bastante por causa do FM?
Meu maior feito no FM foi conseguir ser o melhor treinador do mundo no quadro de honra, pois é algo que demanda tempo e é bem difícil de conseguir.

É muito fácil eu me apegar pelos times que jogo, ainda mais quando consigo atingir feitos inimagináveis para o clube na vida real, mas tem um que jamais esquecerei, o Dover Athletic F.C, os conheci no FM12, onde ainda eram amadores, consegui ganhar com eles a UCL e Mundial de Clubes, lembro que fiquei super emocionado, levei pouco mais de 20 temporadas.

6- Acompanha algum campeonato (ou clube) de futebol que não seja do Brasil? Qual (is)? (Seja assistindo jogos ou só olhando as variações da tabela mesmo)
Não tenho muito tempo para assistir aos jogos completos, mas sempre vejo os melhores momentos de alguns times, na Itália tem a Juventus, na Espanha o Real Madrid e na Inglaterra vejo o Man Utd depois da saída do Alex Ferguson. França e Alemanha é mais raro eu ver competições nacionais, apenas costumo ver Bayern e PSG nas competições continentais. Todos são times grandes, os acompanho mais como um hobbie, gosto de ver os craques "desfilando" em campo.

7- O que você faz da vida?
Atualmente apenas estudo, estou cursando Engenharia Elétrica.

8- Você se cadastrou no fórum em junho 2012 e poucos meses depois iniciou um save bastante longevo com quase três décadas de temporadas jogadas. No entanto, sua presença na área não tem sido tão frequente. O que lhe impede de ser mais assíduo no “Profissão: Manager” como leitor e como jogador?
É que não tenho muito tempo para jogar e comentar quando não estou de férias. Isso não quer dizer que não frequento o fórum, sempre que possível eu tento ler as histórias, mas infelizmente sem comentar, pois sempre ganho motivação para iniciar um save quando vejo um grande save, e ai acabo jogando na maior parte do meu tempo livre. Por isso época que mais frequento a PM como leitor e autor é quando estou de férias, pois ai tenho tempo suficiente para comentar e jogar.

9- Seu save “Darío Silva - Uma nova chance para ‘La Cabra’ ” foi bastante longo e agora você começou outro save que promete ser muito longo também. Você está preparado para alcançar os objetivos ambiciosos desse novo save? Afinal, ele deve consumir a maior parte de 2015 para ser completado.
Acredito que meu atual save irá passar com folga o número de temporadas que joguei em “Darío Silva - Uma nova chance para ‘La Cabra’ ”, devido as dificuldades do desafio. Posso te garantir que a gente nunca está 100% preparado para o que vem pela frente, eu não fujo a regra, mas eu sempre estou confiante e otimista, por isso posso garantir que farei de tudo para levar o Workington ao topo do futebol mundial, o tempo que isso vai levar eu não sei, mas um dia chegaremos lá, e quando isso acontecer certamente terei o melhor sentimento possível.

10- Conhecemos pouco de sua relação com as outras versões do CM/FM. Conte-nos como começou sua relação com os jogos manager de futebol.
Então, como eu cheguei no FM, bem, era 2008 quando descobri o Brasfoot, hehe, hoje parece um jogo bem simples, mas naquela época eu achava incrível e viciante. :lol:

Só que sempre a gente busca algo mais em um simulador, não estava satisfeito mais com o Brasfoot depois de um tempo jogando sem parar, foi então que conheci o Fifa Manager, joguei a versão 09, inclusive até cheguei a jogar a 10, mas ai um amigo me falou que tinha um jogo de simulação muito melhor, o FM08, isso era em 2009, então já havia lançado a versão 2009 com várias mudanças, mas ele insistia para que eu jogasse o FM08, até cheguei a jogar um pouco, mas acabei passando para o 2009 de uma vez, e foi ai que me apaixonei pela franquia, joguei o 2010, 2011 e não enjoava, é impressionante um jogo ter essa capacidade, foi ai que decidi abandonar a versão alternativa e passei a colaborar com os criadores, comprei o FM2012, FM2013, FM2014 e hoje estou com o FM2015 comprado pela primeira vez na Pré-venda, certamente está longe de acabar esse vício.

Pode parecer bobagem, mas eu sempre curti a ideia de simular algo parecido com a vida real, pois podemos tentar ao menos sentir um pouco do que os profissionais da área passam. Sou muito feliz por fazer parte deste grupo, não sei como seria minha vida se eu não jogasse o Football Manager, acho que seria sem sentido. Não existe simulador melhor que esse, pois é o único que permite você jogar anos e anos sem se cansar, e além do mais, não exite um "final", você simpleste vai jogando... :)

11- Que tipo de save você gosta mais de jogar? Você prefere save de clube ou de carreira? Gosta de começar nas divisões inferiores ou prefere um clube médio ou até um clube grande? Gosta de jogar na Europa ou prefere a América do Sul ou outro continente?
Eu gosto muito de saves desafiantes, por isso estou muito entusiasmado com meu atual save na área. Entre save de clubes e carreira, não tenho uma escolha certa, isso vai depender do que irei buscar, mas sempre tem que ter obstáculos pelo caminho, subir muito rápido na carreira ou com um clube não é muito "realista" e enjoa rápido.

 

Acho que depois do que disse, não preciso nem falar que divisões inferiores são as que mais me atraem, pois não existe nada melhor do que você conseguir fazer um clube crescer, ainda mais quando ele começa na pior divisão possível, é muito bom.

 

Eu prefiro jogar na Europa pois a participação na UCL é um grande atrativo, ainda mais se você estiver jogando em um clube pequeno. Mas o Brasil Mundi UP do Lohan está começando a me animar com a América do Sul, principalmente com o Brasil.

12- E como leitor? Que tipo de save você gosta mais de acompanhar? Você prefere save de clube ou de carreira? Gosta de saves que começam nas divisões inferiores ou prefere um clube médio ou até um clube grande? Gosta de acompanhar saves na Europa ou prefere a América do Sul ou outro continente?
Como leitor eu não tenho preferência, para mim o importante é o autor estar curtindo o seu save e durante toda a sua história conseguir transmitir isso nos seus posts. Se tem algo que admiro ao ler alguns tópicos na PM, é durante a leitura ter a sensação de ser o protagonista, como se fosse eu mesmo que tivesse controlando o time, isso é um ponto que levo muito em consideração na hora de acompanhar um save, pois é isso que me traz ainda mais motivação no FM.

13- No documentário “Football Manager: uma realidade alternativa” muitos se identificaram com várias situações vividas por outras pessoas que jogam o FM. 14- Não sei se você assistiu o documentário, mas independentemente disso, nos conte como o FM “salvou” e/ou “arruinou” sua vida.
Se tem algo que o FM arruinou foi meus pensamentos, não tem nada que me faz o tirar da cabeça, as vezes passo horas pensando em uma nova formação, contratação, ou desafios para fazer, isso é o único ponto negativo do jogo, mas isso é possível de controlar, por mais difícil que seja, eu até tenho conseguido diminuir bastante essa ansiedade de chegar logo a hora para eu finalmente poder jogar.

 

Quanto aos pontos positivos que ele trouxe na minha vida, são inúmeros, mas tem algumas coisas que são importantes levar durante a nossa vida, persistência, esperança, confiança, não existe nada nesse mundo que você não consiga alcançar com um bom planejamento. Tudo isso que falei faz parte na hora de buscar minhas conquistas, a gente precisa ter confiança e esperança de que um dia irá alcançar o que deseja, mas o mais importante é ter persistência e continuar seguindo tudo que foi planejado, e mesmo que aconteça alguma coisa imprevisível, refaça o que não deu certo, mas não descarte tudo que passou, pois muitas coisas podem ser aproveitadas, é muito mais fácil você partir de um ponto mais "próximo" do seu objetivo do que começar tudo do zero.

Deixando um pouco de lado o FM, lembre-se que dependendo do que você deseja, mais complicado será o seu caminho, tendo que se abdicar de algumas coisas para poder alcançar o que você quer, então pense bem, as vezes não vale a pena enfrentar obstáculos tão complicados para no final você ver que não era exatamente isso que você queria. Como você irá saber disso, não sei, mas todos nós carregamos a chave do sucesso, basta você saber usá-la e abrir as portas certas, onde encontrará as verdadeiras oportunidades para crescer.

15- Muitos dos que jogam na área muitas vezes apenas jogam o save que estão postando. Qual é seu caso? Você joga sem postar? Você participa de campeonatos on-line? Conte-nos um pouco mais sobre sua rotina de jogador de FM.
É difícil eu levar um save por várias temporadas sem eu postar o que passei, é uma mania que peguei ao postar pela primeira vez na área, é claro que faço vários saves, mas nenhum dura mais que duas temporadas, o que é muito pouco.

 

Nunca fui de participar de campeonatos online, mas alguns amigos me convidaram e devo participar de alguns esse ano, vai ser uma boa experiência, sendo mais um fator para eu continuar jogando FM.

 

Nessa versão estou apenas jogando 2 saves, o que posto na PM e com o Cruzeiro, que é o único time que me dá motivação para seguir jogando sem postar, os outros tenho que contar para alguém, mesmo que seja em um chat, pois é sempre bom compartilhar as suas conquistas, mesmos que elas não signifiquem muito, não dá para descrever como é passar esse sentimento para outra pessoa e fazer elas sentirem o mesmo.

16- Você foi escolhido como entrevistado do grupo dos novatos. Você teria algum conselho para alguém que ainda não postou na área por algum motivo, mas que tem vontade de postar um save no PM?
Se você postar para apenas ter visualizações e comentários, então acho melhor não arriscar, pois isso é bem relativo, tem saves que agradam muita gente, e tem outros que não. Meu conselho é você pegar um desafio legal que você goste e curta jogar por algumas temporadas sem se tornar enjoativo, isso é o mais importante antes de escrever um tópico sobre ele, concordo quando dizem que não tem nada pior do que levar o save com a barriga só por causa que você postou na área e se sente obrigador a continuar, peço que jamais faço isso, afinal, não querendo ser rude, você comprou o game para você se divertir e não "os outros".

Agora a questão de jogar e postar é de cada um, mas deixarei algumas dicas, apesar de eu também ser "iniciante" nessa área:

  • . Faça um planejamento, defina os dias e horários mais tranquilos que dê para você preparar o post com calma.
  • . Defina o que você irá escrever antes, eu uso o bloco de notas para redigir tudo que tenho interesse em postar no tópico, depois dissoeu tiro print das imagens necessárias para dar mais informações do save, já editando-as de uma vez depois( eu apenas corto e coloco margem ).
  • . O mais importante, em quantos posts você irá dividir a temporada, quando eu era inexperiente nisso, me indicaram a dividir de acordo com a velocidade que jogo, se você joga uma temporada em um curto espaço de tempo, então opte por fazer postagens mais longas, para te facilitar e não ficar desmotivado com o save, agora se leva a temporada com mais calma, então da para dividir melhor, e isso vai variar de acordo com você, as vezes você gasta 2 semanas para terminar a temporada, que tal então lançar uma atualização a cada 3-4 dias, com isso seu tópico não fica parado.


Essas são minhas dicas que posso passar, questão de gráficos varia com o seu conhecimento, eu não sou muito bom na hora de mexer com editores de imagem, portanto faço postagens mais simples, mas com a parte essencial, organização, de nada adianta você ter imagens muito bonitas se vai só colocá-las dentro de um post desorganizado, as vezes um save mais limpo e ordenado fica muito mais legal do que um cheio de imagens aleatórias.

Outra coisa que é muito comum acontecer e desmotiva muita gente, você tem um padrão de postagens definido, tipo, 5 posts para uma temporada, mas ai acontece de você jogar uma temporada inteira e "esquecer" ou ficar com preguiça de atualizar, pois está curtindo mais apenas jogar. Temos várias escolhas aqui:

  • .Primeira: se você acha melhor encerrar o save, então o faça, melhor você curtir o jogo sem postar do que ficar pressionado para atualizar o seu tópico e ficar sem ânimo pra continuar o save depois, faça enquanto ainda tem tempo e está motivado com ele.
  • .Segunda: Mude o padrão de postagens, se você viu que muitas atualizações está começando a te apertar, então faça postagens em um intervalo maior, pois se você não quer encerrar seu tópico para não perder a motivação depois, é importante você o atualizar de vez em quando, até mesmo para não correr o risco de ser fechado.
  • Terceira: A última e melhor de todas, se você está jogando o jogo muito rápido, mas ainda quer fazer atualizações menores e com mais informações do que ocorre durante a temporada, então monte um planejamento e separe as atualizações em pastas. Deixa eu explicar, suponhamos que você esteja em um save onde costuma fazer 5 atualizações ( sendo uma apenas para a pré-temporada ), então em um determinado dia você já fez a primeira atualização da temporada ( a pré ), no dia seguinte você consegue jogar várias partidas e já acha que está na hora de atualizar o save, ai vai o meu conselho, abra um bloco de notas e escreva tudo que você deseja informar até onde você se encontra, depois disso tire os prints do jogo que vai precisar e já edite ( recorte, coloque margem, etc... ), mas ao invés de você atualizar no mesmo dia, crie uma pasta em algum lugar do seu computador para o seu save, lá dentro você irá criar pastas de acordo com as suas atualizações, por exemplo, Att. 1 ano x, Att. 2 ano x ... Att. z ano y e assim por diante, tudo em ordem cronológica. Você deve estar se perguntando, o que irei fazer com isso, simples, você irá montar o seu calendário com os dias para jogar e atualizar, porque as vezes você vê que terá uma semana complicada para jogar, mas a anterior ou posterior vai ser mais folgada, então eu aconselho vc aproveitar e jogar o máximo possível na sua semana tranquila, já fazendo as atualizações como eu disse, de acordo com a quantidade que você quer, porque quando você chegar nessa semana onde terá menos tempo para jogar, você pode a usar só para atualizar o seu tópico, pois gastará muito menos tempo, já que ele está praticamente pronto, basta apenas upar as imagens e formatar o seu texto já feito anteriormente, isso não gasta mais que 30-45 minutos, e com o tempo você vai se aprimorando e fará em um tempo menor.


Creio que muitos já sabiam ou escreveram dicas assim, mas sei que poucos a colocam em prática, que tal começarem agora, no começo eu sei que é difícil, mas a nossa vida é assim, a gente se acostuma e fica mais fácil depois.

17- É muito comum ver frequentadores da área lendo saves antigos que estão nas Histórias Memoráveis ou no Recanto. Tem algum save que você leu e que tenha gostado muito?
Eu já li muitos saves antigos, tem muitos que eu recomendo a leitura, como por exemplo: The new Iceman do Borell, O Feiticeiro Húngaro do Bruno Think, O homem que traiu Clough do Henrique M e um dos melhores o Pride of Anglia: The 3-4-3 Project do Gilson, entre outros grandes saves que ainda não terminei de ler.

Acho que essa área é uma das melhores e é muito importante, tem história para todos os gostos, é certamente uma fonte de inspiração e motivação para seus futuros saves, passem lá.

18- Você frequenta outro fórum além do FManager Brasil e às vezes parece mais ativo lá do que aqui. É algo casual ou você tem preferência por lá. Qual o motivo de sua preferência por um ou outro fórum?
Essa questão de frequentar um mais que outro é bem relativo, eu gosto dos dois fóruns, mas tem época que sou mais participativo em um do que no outro. Não tenho preferência, cada fórum tem seu ponto forte.

19- Eu tenho uma hipótese de que boa parte dos problemas dos brasileiros ao jogar o FM, decorre da falta de conhecimento nosso sobre os aspectos táticos sobre o futebol. Essa falta de conhecimento sobre o futebol nos leva a usar conceitos equivocados no FM e aí não há time que funcione. O que você pensa sobre essa hipótese? Se você não concorda, por que os brasileiros têm temos tantos problemas ao jogar o FM?
Sua pergunta foi muito boa, concordo 100% com você, não adianta você apenas ter conhecimento prático se esquece boa parte da teoria. Esse game foi feito para nos divertimos ao assumir a posição de técnico de futebol, mas se você quer realmente ser bom, não adianta apenas jogar, temos que largar a preguiça de lado e ler sobre o jogo, existem diversos guias espalhados na internet, e se mesmo a maioria não estando em português, hoje temos diversos tradutores, se você não sabe inglês ou qualquer outra língua, é só traduzir, as vezes fica um pouco fora do contexto, mas a ideia central tá ali, basta você interpretar, e além disso, você pode aprender duas coisas ao mesmo tempo, entender mais sobre o jogo e guardar novas palavras e significados de outras línguas, te garanto que isso será útil no futuro, conhecimento nunca é demais, se tem algo que a gente não perde é isso.

Enfim, se você joga o FM e quer ficar cada vez melhor, é uma boa ideia começar a buscar informações, mesmo que seja algo básico, já é um começo. Apenas quero deixar claro que todos gostam de se divertir da sua maneira, e isso não está errado, eu mesmo nunca fiquei horas pesquisando sobre o jogo, pois minha ideia de diversão não é essa, claro que leio alguns guias, mas tem gente que curte essa ideia de ler coisas mais avançadas e entender a estrutura do jogo completa, e não tem nenhum mal nisso, o importante é gostar do que está fazendo e o mais importante, curtir o seu jogo.

20- Já que temos uma nova versão do FM, vou repetir a mesma pergunta que fiz para outro entrevistado no ano passado. Volta e meia vemos pessoas reclamando que o FM é irreal porque nenhuma equipe que chuta 20 vezes ao gol de um adversário pode perder para uma equipe que chutou apenas três. No entanto, essas mesmas pessoas não reclamam quando acontece o contrário, ou seja, a equipe deles faz três ou quatro arremates e marca um gol, enquanto o adversário faz 20 arrematas e não marca nenhum gol. Quando isso acontece, está tudo bem com o FM e a grande vitória conseguida foi fruto de um contra-ataque mortal ou de um time que soube segurar a pressão do adversário. O que você acha desse tipo de reclamação?
Acho esse tipo de reclamação injusta, uma coisa é isso acontecer de vez em quando e outra é ser repetitiva. A questão é que ganhar todos os jogos sempre jogando pior que o adversário e tendo menos oportunidades ou perder todos os jogos jogando melhor e tendo mais oportunidades são bugs, agora infelizmente temos o costume de enquanto estiver ganhando ficar quietos, mas quando começamos a sofrer reviravoltas e perder vários jogos seguidos por causa desses erros, ai começamos a falar sem parar e reclamar que o jogo tá mal programado, então porque não falar que o jogo ta bugado porque estamos ganhando sem merecer, esse é o ponto, não pode ter um peso e duas medidas, o critério para avaliar se um jogo está bom ou ruim tem que ser o mesmo para ambos, bug acontece nas vitórias e derrotas, o que precisamos é reportar isso para que os criadores possam resolver, sendo bom para você ou não, faça sua parte.

 

O jogo somente estará mais "próximo da realidade" quando você ganhar por mérito, e não por erros, agora se ocasionalmente temos uma zebra, isso é o futebol, somos humanos, impossível jogar sempre 100%, as vezes estamos em um mal dia e acontece, isso é completamente normal. Não gosto de entrar muito nessa questão de avaliação do jogo, mas posso falar que realmente existem bugs, alguns nos beneficiam, outros não, o certo é eles não existirem, mas como estamos falando de programação, isso é muito difícil.

21- Outra pergunta repetida que cabe bem nesse momento de lançamento de um novo FM. A cada versão do FM, surgem grupos de defensores e detratores do jogo e muitos costumam avaliá-los pela maneira que conseguem sucesso. Quando vencem, o jogo é excelente, quando perdem, o jogo está bugado e cheio de defeitos. Se você tivesse que ficar de um lado sobre o FM15, em qual lado ficaria e por quais motivos? De 0 a 10, qual seria a nota que você daria para o FM15 até o momento?
A minha resposta na pergunta anterior responde de que lado ficaria, nenhum. Para mim um jogo somente estará bom se não houver bugs na hora que ganhamos ou perdemos, de vez em quando erros acontecem, temos que considerar isso, mas se ocorre com frequência tem que ver o que está errado.

De 0 a 10 eu daria um 6 para o FM15, acredito que o jogo está bom, mas ainda tem muitas coisas para serem revistas, temos derrotas injustas com frequências e vitórias históricas, até perdi a conta de quantas vezes já virei ou tomei a virada em placares com mais de 3 gols de diferença, isso é possível, mas não é sempre que ocorre. Por isso não dou uma nota maior, sei que 10 é impossível para qualquer jogo, entretanto isso não significa que ele não pode ficar próximo disso.

22- Qual é sua avaliação sobre o “Profissão: Manager”. Você gosta da área, acha ela organizada? Em quais aspectos você acha que ela poderia melhorar?
Acho a PM muito boa, os tópicos sempre estão bem organizados e não acho que tem muito o que mudar, está legal assim. Talvez o que seria interessante é separar as histórias por versões, porque tem muita gente que gosta de ler versões antigas, outros já preferem as mais novas, então isso facilitaria bastante nesse sentido, mas é só uma opínião, dá para continuar do jeito que está.

23- Imagine a situação: uma pessoa está compartilhando o save aqui na área e julga que está recebendo poucos comentários em tópico e está insatisfeito. Quais conselhos você daria a essa pessoa?
Falei sobre isso em uma pergunta anterior, para mim que posta seu save apenas visando comentários ou visualizações está seguindo o caminho errado. Tudo bem que um feedback é muito legal, dá motivação para continuar postando, mas quem abre um tópico não pode pensar apenas nisso, pois se não perderá o sentido do save em pouco tempo, você tem que jogar seu save com entusiasmo, ficar feliz por está conseguindo grandes conquistas, e as suas postagens tem que visar isso, compartilhar os seus sentimentos, buscando que os leitores possam sentir o mesmo que você, isso é o mais importante.

 

Agora se você não está tendo o retorno esperado, que mal tem, você apenas optou por mostrar como está legal o seu save, se muita gente não viu, não fique pensando nisso,uma hora você terá retorno, e mesmo se não tiver, você ao menos se divertiu, por isso não faça save pra postar, e sim para você curtir o jogo. Quem tem muito trabalho com edições, posta um tópico cheio de detalhes as vezes acha que vai ter muitos leitores, mas pode estar enganado, talvez um tópico mais simples e que traz o verdadeiro ambiente do save ao estar jogando, certamente pode ter uma resposta muito melhor, afinal, a área foi feita para compartilhar seus saves, gráficos é apenas um extra, não é essencial, o que manda é os desafio que você está enfrentando no seu jogo.

24- Temos muitos tópicos na área e é comum encontramos saves com propostas interessantes, mas que muitas vezes pecam na organização, dificultando a leitura e espantando possíveis leitores. Que conselhos em matéria de organização você daria a essas pessoas?
Então, falei disso aos responder uma pergunta anterior, se você não está muito bom na organização, então tente escrever tudo que você quer falar em um bloco de notas antes de postar, porque nele você vai arrumar melhor o seu texto e deixar mais fácil de visualizar. Para mim um save não precisa ter muitos gráficos, um banner já é o suficiente, porque tudo o que é importante está no jogo, basta você printar ( fazendo as devidas edições, como cortar e por uma margem ) e postar.

 

Você também tem que separar por tópicos o que vai escrever, se vai falar dos jogos que fez, coloque um título de acordo com o conteúdo ( Jogos, calendários, partidas, etc... ), se vai falar sobre a classificação, estatísticas, finanças, separe cada um, pois assim fica mais fácil o leitor saber sobre o que está lendo, as vezes você escreve muito bem mas a falta de organização atrapalha a leitura. Para quem gosta de misturar o jogo com histórias fictícias, então tem que deixar o tópico ainda mais ajeitado, faça parágrafos, solte um espaço antes de começar e ao passar para outro, se tem diálogos, coloque a _, e se quiser deixar ainda melhor, coloque cores para indentificar
quem está falando, enfim, tudo que você precisa para deixar seu tópico excelente é muito básico, não tem nada avançado, mas isso faz uma grande diferença no final.

25- Baltazar, sua participação na área alterna momentos de presença e de ausência, mas nos momentos de presença, você é bastante ativo. Qual é sua maior motivação ao participar do "Profissão: Manager" compartilhando seus saves?
Infelizmente não posso ser presente o ano inteiro, consigo acessar e comentar mais na PM somente quando estou de férias, época que normalmente começo um save e compartilho, na versão anterior eu não o fiz por falta de tempo, estava em um processo de mudanças em 2013-14, e só recentemente que finalmente me ajeitei.

Minha maior motivação na área está em pegar os sentimentos dos autores ao jogarem seu save, as conquistas são importantes, ver um cara levar um time menor a um outro patamar é simplesmente fantástico, mas o mais é legal é ver que o autor demonstra isso em seus posts, não tem alegria maior, isso faz com que agente fique ainda mais impressionado com o jogo e nos dá o suporte para continuar jogando ou até mesmo criando novos saves.

26- O que você acha da implementação do Fair play Finançeiro no futebol brasileiro?
Eu acho que é um passo importante para a recuperação financeira de vários clubes, inclusive acho que deveria ser ainda mais rigoroso, fazendo clubes serem rebaixados por não cuidarem de suas dívidas, mesmo que isso acabe levando a equipe fechar as portas, serveria de alerta para outra agremiações não fazerem o mesmo.

 

Não vou entrar em muito detalhes nessa parte, até porque certamente muito do que eu escreveria vocês já saberiam, mas o primeiro passo para a recuperação do nosso país é todos os clubes acabarem com o suas dívidas, o problema é como fazer isso, ainda não vi ninguém fazendo algo a respeito, apenas falar sobre o assunto não é suficiente, tem que colocar em prática, vejo poucos clubes realmente se preocupando isso, mas aqueles que fazem um controle do balanço estão começando a sanar seus problemas financeiros.

27- O que você acha que podia ser feito para melhorar o futebol brasileiro?
A primeira coisa é parar de fazer comparações com o futebol de outros países, pois cada um tem sua cultura, e aqui não pode ser diferente, temos que jogar de acordo com o que sabemos sobre o esporte, não seguir outros países, claro que tem regras aplicáveis em qualqer lugar, por isso não significa que não podemos pegar algumas regras ou até mesmo a forma de organização, mas tudo isso tem que ser pensado com muita calma, pois sempre tem exceções, ainda mais porque somos um país com dimensões continentais, o que deixa tudo mais difícil.

Mais uma vez prefiro não dissertar muito sobre o que deveria melhorar, pois tenho certeza que muitos pensam o mesmo, eu sei disso pois já li comentários de outros usuários que mostram uma forma positiva de reviver o futebol brasileiro. Mas posso falar sobre o que acho do fim dos investidores, acredito que foi uma cartada certeira da FIFA, será ainda melhor para o Brasil, talvez nos primeiros anos seja mais complicado, mais tenho certeza que essa inflação no futebol atual irá diminuir bastante, teremos menos jogadores ganhando fortunas, pois tenho certeza que os clubes vão pensar duas vezes antes de investir o dinheiro em alguém com baixo custo x benefíco ( que não merecem o que ganham ). Além disso, se tá difícil tirar alguém de outro clube por falta de dinheiro, porque então não olhar dentro do próprio clube, acredito que veremos equipes fazendo maiores investimentos na base, e isso será benéfico para todo mundo, principalmente para a seleçao, pois uma base com mais recursos trará frutos muito maiores. Enfim, podemos olhar para o futuro com mais esperança, pois essa proibição da FIFA será apenas o começo de grandes mudanças no nosso país, podem ter certeza.

28- Você tem quantos anos? Qual o seu statu civil? Para que time você torce?
Irei fazer 21 esse ano. Atualmente estou solteiro e sem dúvidas sou torcedor do Cruzeiro. :D

29- Qual foi o seu primeiro football manager?
Infelizmente entrei nesse mundo tarde, apesar de ser relativamente novo, minha primeira versão foi o FM08, mas
joguei muito pouco ela, pois já tinham lançado o FM09 na época e resolvi passar pra ele de uma vez.

30- Você jogava outro jogo manager antes de conhecer o FM? se sim qual?
Sim, já joguei vários games de futebol, mas dos que considero manager foi apenas Brasfoot e Fifa Manager.

31- Você torce para outro clube fora do Brasil?
O único time que tem minha total torcida é o Cruzeiro, os outros apenas acompanho.

32- Tem algum esporte que você gosta de acompanhar alem do futebol?
Sim, de vez em quando assisto algumas partidas de Vôlei e Tênis, sendo que o primeiro tem minha preferência.

33- Você acha que o futebol brasileiro pode cair ainda mais de rendimento em nível internacional com a implantação do Fair play financeiro?
Jamais, como disse, acredito que vamos melhorar bastante, e se criarmos regras mais rígidas poderemos ver essa diferença logo, pois clubes pensarão bem antes de comprar algum jogador e vão olhar mais a base graças ao fim dos investidores.

34-Começou a jogar o Football Manager em qual edição e como você conheceu o jogo? Chegou a jogar o CM também?
Respondi em perguntas anteriores que iniciei no FM08, até queria ter conhecido antes, mas ainda era iniciante na área.
Hoje conheço o CM, mas nunca cheguei a jogar, uma pena.

35-Desde quando você frequenta e por qual motivo se interessou em procurar fóruns do jogo? Quando e como conheceu o FManager?
Desde 2009 acompanho o fórum, o conheci quando pesquisava mais sobre o jogo, queria saber como funcionava o esquema das táticas e treinos da época, descobri o Masca Training e li os Pitacos do Khadaff da versão 2010, me ajudou demais, mas não criei conta nessa época, so fui criar em 2012, quando comprei o FM original e resolvi compartilhar meu save, foi uma experiência muito boa, eu agradeço muito ao fórum e aos seus membros pelo suporte dado, mesmo sendo indiretamente.

36-Como torcedor do Cruzeiro, imagino que os teus primeiros saves ao conhecer o jogo foram com o Cruzeiro, certo? Tinha outro time que você costumava jogar no início?
Nas primeiras versões jogava apenas com o Cruzeiro mesmo, nunca tive curiosidade de testar outros times, só no FM11 que comecei a olhar outros países e fiquei ainda mais apaixonado com o jogo, e foi isso que me levou a finalmente comprar o FM12 original.

 

Depois que passei a jogar com outros times, sempre faço um save com o Dover da Inglaterra desde a versão de 2012, criei um carinho por eles, ainda mais por ter sido um dos melhores saves que já fiz no passado.

37-Tem algum save que você jogou por muito tempo e não compartilhou em nenhum fórum? Qual?
Vários, costumo testar desafios antes de lançar, pois pode ser que eu não goste dos resultados. O mais marcante foi com o Dover, time que consegui ganhar a UCL e o Mundial de Clubes, foi incrível.

38-Na versão 2015 o Football Manager trouxe a opção de escolher se você é um treinador tático ou que veste o agasalho do clube. Com qual você se identifica mais?
Prefiro ser um treinador tático, cuidando mais da parte dentro das 4 linhas, fora do campo ( treinos,etc... ) deixo para os profissionais, afinal eles são contratados para isso, todo técnico tem que ter um grande staff, sem um é difícil você ter sucesso.

39-Contratar, montar táticas... o que você mais gosta de fazer no FM?
Gosto de tudo do FM, desde contratar, montar tática a revelar jogadores, enfim, o FM me diverte em todos os aspectos, mas se tem algo que realmente me agrada é ver um clube crescer, inclusive junto com a liga quando você começa nas menores, isso para mim é um dos pontos que mais curto no jogo.

40-Pode contar um pouco sobre Juan Pablo Sorín e a tua admiração por ele?
Não sou de ficar idolatrando pessoas, mas sempre que aparece alguém que ama o que faz, não tem como deixar de ficar impressionado, acho que nem preciso falar muito sobre o Sorín, todos aqui já sabem como é a raça Argentina, pra mim a técnica não é o mais importante, primeiro você tem que dar o sangue pelo clube, suar a camisa sem se preocupar com as consequências, infelizmente não acompanhei o Sorín na sua primeira passagem, mas aqui em casa tenho diversas fitas gravadas nessa época, uma delas tem o jogo de despedida na Copa Sul-Minas contra o Atlético Paranaense, e a prova de que raça não faltava veio quando ele cortou a sobrancelha se não me engano e continuou jogando ( mesmo dando ponto no intervalo ), e ainda fez o gol do título, ele era fenomenal, isso me chamou a atenção, temos muitos idólos no clube, mas dos mais recentes eu admiro o Sorín, não que os outros não sejam admirados também, mas é que esse Argentino trata o futebol com paixão.

41-Qual a vitória e a derrota do Cruzeiro que mais te marcaram?
Com certeza tivemos vitórias muito importantes, mas a que marcou foi o 6x1 sobre o Atlético-MG valendo a continuação na série A, nenhum título foi tão importante quanto esse jogo, foi a nossa salvação.

Derrotas sempre deixam marcas na gente, mas a que me deixou mais decepcionado foi perder a final da libertadores em 2009, aquilo pra mim foi uma desilusão e até hoje não engulo tudo o que vi naquela partida. Perder para o Atlético-MG no mineiro por 4x0 com aquele gol polêmico sobre o Fábio foi marcante também, mas perder Mineiro é uma coisa, Libertadores é outra, tem nem comparação, Mineiro é um campeonato menor e agente sempre tá na final, Libertadores é mais complicado estar sempre na final, por isso não poderíamos ter perdido aquele jogo, mas agora é passado, temos que focar no presente e olhar pro futuro.

 

Agradeço a todos que me fizeram perguntas, fiquei contente com essa entrevista, por isso não descartaria fazer outras, muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava esperando para ver quais seriam suas respostas para a entrevista e como o Jirimias disse, ela tem dicas bem legais para todos os que frequentam a área, principalmente para os novatos que podem ficar perdidos na área ou deslumbrados com alguns tipos de saves. Agora entendi o motivo de seu "desaparecimento" da área.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GRANDE BALTAZAR! PARABÉNS!!!!

hehe vlw

Estava esperando para ver quais seriam suas respostas para a entrevista e como o Jirimias disse, ela tem dicas bem legais para todos os que frequentam a área, principalmente para os novatos que podem ficar perdidos na área ou deslumbrados com alguns tipos de saves. Agora entendi o motivo de seu "desaparecimento" da área.

Obrigado Gilson, pois é, as vezes não da para participar de forma efetiva no fórum, depende dá época e dos compromissos que a gente assume, mas mesmo assim tiro um tempo para ao menos dar uma olhada na PM.

vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal as dicas, Baltazar!

Fico na torcida para que consiga arrumar um tempinho pra área quando as aulas voltarem, pois a tua participação aqui é muito legal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal as dicas, Baltazar!

Fico na torcida para que consiga arrumar um tempinho pra área quando as aulas voltarem, pois a tua participação aqui é muito legal.

Obrigado.

Sim, a gente sempre arruma um jeito, mesmo que aperte um pouco, as vezes da para encaixar na rotina. :D

vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Grande entrevista. Comecei a comentar aqui no fórum só agora e com certeza já me inspirou e vai me inspirar muito. Parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande entrevista. Comecei a comentar aqui no fórum só agora e com certeza já me inspirou e vai me inspirar muito. Parabéns!

Obrigado. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Fujarra
      Por Fujarra
      Entrevistas da Área
      Olá, pessoal.

      Esta será a nossa primeira entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:
       
      @Marcolation
      @Herr Jones
      @Bruno Trink
       
       
      Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 05/06/2023 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.
      Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.
      Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada na próxima quinta, dia 16 de junho às 23h59.
    • Fujarra
      Por Fujarra
      Entrevistas da Área
      Olá, pessoal.

      Esta será a nossa primeira entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:
      @tricolor de coraçao
      @PedroJr14
      @Leho.
       
      Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 20/02/2022 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.
      Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.
      Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada no próximo domingo, dia 13 de março às 23h59.
    • div
      Por div
      Entrevistas da Área
      Olá, pessoal.

      Esta será a nossa segunda entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:
      @PedroJr14
      @Rodrigo Violim
      @Victor Duque
       
      Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 29/06/2021 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.
      Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.
      Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada na próxima quinta, dia 22 de julho às 23h59.
    • Fujarra
      Por Fujarra
      Entrevistas da Área
      Olá, pessoal.

      Esta será a nossa terceira entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:
      @Megalodonte
      @Guilhererme
      @Cadete213
       
      Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 26/10/2021 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.
      Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.
      Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada na próxima terça, dia 2 de novembro às 23h59.
    • Fujarra
      Por Fujarra
      Entrevistas da Área
      Olá, pessoal.

      Esta será a nossa primeira entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:
      @div
      @tricolor de coraçao
      @Cadete213

      Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 09/03/2021 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.
      Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.
      Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada na próxima quinta, dia 23 de março às 23h59.
×
×
  • Criar Novo...