Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Grêmio articula com outros clubes a volta do mata-mata no Brasileirão


Illo

Posts Recomendados

  • Respostas 129
  • Criado
  • Última resposta

Mata mata na NBA, NFL, MLS, MLB, NHL e é tudo organizado, nenhum clube reclama, de mimimi, regularidade, melhor gestão, bla bla bla. Os Estados Unidos respeitaram a cultura deles e fazem uma coisa organizada e lucrativa.

Podemos tentar dentro de nossa cultura fazer algo assim também, TEM QUE TER FINAL, é emocionante d+, o coração vai na ponta da lingua, mesmo quando não é o seu clube jogando, a emoção é diferente, é muito maior, nascem herois improvaveis, personagens do ultimo jogo.

Historias são contadas por gerações, aquela final, aquela semi-final X no ano Y contra time Z foi incrível, o melhor jogo da vida, aquela virada sensacional, etc. Qual torcedor do cruzeiro vai se lembrar do jogo modorrento contra o Goiás que deu o titulo este ano, só vai se lembrar do titulo com alegria (É CLARO), mas não vai ter aquele jogo, aquele epico, não tem, não teve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mata mata na NBA, NFL, MLS, MLB, NHL e é tudo organizado, nenhum clube reclama, de mimimi, regularidade, melhor gestão, bla bla bla. Os Estados Unidos respeitaram a cultura deles e fazem uma coisa organizada e lucrativa.

Talvez porque lá a MLS é uma liga de clubes comandada por eles próprios e não uma liga comandada pela federação local.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu prefiro muito mais pontos corridos, acho muito mais interessante, mas nem por isso eu quero todos os campeonatos/copas com pontos corridos. Nem por isso eu quero uma Libertadores ou um Mundial todos de pontos corridos.

Sério, já não tá bom os Estaduais, Copa do Brasil, Libertadores, Sul Americana não? Por que mais um mata mata?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se em pontos corridos já tem arbitragem "tendenciosa" pra caralho, imagina em mata-mata.

Imagina um Flamengo x Figueirense em uma semifinal e Corinthians x Sport em uma outra. Ia dar pena!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns argumentos aí são bem fantasiosos e errados. Existem problemas que não são culpa do mata-mata ou dos pontos corridos e não tem nada a ver com essa discussão.

A média de público é igual em ambos os formatos, no geral. As maiores médias de público foram as do mata mata, segundo a wikipedia. A menor média de todos os tempos foi em 2004, nos pontos corridos. Mas no geral, são bem semelhantes.

O argumento de o mata-mata favorecer os grandes é uma enorme piada. Quem fora do eixo ganhou o Brasileiro nesse tempo de pontos corridos? Só um time: o Cruzeiro. Somente o Galo, salvo engano, chegou em segundo. No mata-mata, times com bem menos projeção já ganharam ou chegaram quase lá, como foi o caso do São Caetano, Guarani, Coxa, Bahia, Atletico Paranaense. As chances de times como esses ganharem algo nos pontos corridos é muito baixa.

Outro é esse do favorecimento econômico dos times grandes no mata-mata. De onde vcs tiraram isso? Como se não existisse já uma disparidade enorme no atual formato. O que tem que mudar é o formato da divisão de cotas, e isso não tem nada a ver com o mata-mata.

Essa dos juízes também não cola. O problema não é o formato, mata-mata ou não. Roubaram o Inter em 2005 do mesmo jeito que roubaram o Cruzeiro em 74, não é mesmo? O tapetão do Flu ou Fla no ano passado também aconteceu, certo? Pode ser mata-mata, pontos corridos, apertura ou o que for, vão continuar roubando do mesmo jeito.

Na MINHA opinião, os únicos argumentos que eu compartilho são:

1 - Os pontos corridos realmente premiam o time que foi melhor durante todo o ano, no geral. Por isso, mais justo.

2 - O mata-mata é muito melhor de assistir, mais emocionante. Não da pra comparar a emoção de ver uma eliminatória do que o seu time ganhar do Goiás que não disputa mais nada no campeonato e ser campeão.

3 - Os pequenos tem mais chances no mata-mata que o contrário. Qual time pequeno surgiu nos últimos anos, e conseguiu se estabelecer mais ou menos entre os grandes? Talvez só o Goiás. E olhe lá. Todos fora dos 12 grandes (até o botafogo ehhehehe) foram campeões no mata-mata e dificilmente seriam nos pontos corridos.

4 - O Brasil é grande pra caralho. Pontos corridos é foda. Imagina se um time da Amazonia vai pra Série A? Ou uns 6 do Nordeste?

Eu prefiro o mata-mata aos pontos corridos. E olha que se sempre fosse pontos corridos desde o início, meu time teria levado o Brasileiro bem mais vezes, em 77 por exemplo, ficou invicto e perdeu nos pênaltis. Pra mim, os dois formatos podem funcionar e praticamente todos os defeitos de ambos podem ser sanados. Estes problemas não estão nos formatos, mas em quem gere o futebol no Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - Porque pontos corridos é uma fórmula mais justa, obriga os times a se planejarem melhor para disputar o campeonato.

2 - Já temos campeonato de mata-mata que é a Copa do Brasil, qual o sentido de ter uma "mini" Copa do Brasil?

3 - A arbitragem brasileira é caótica, no formato de pontos corridos os erros de arbitragem se diluem, num campeonato de mata-mata pode estragar o ano de um time, imagine o Coritiba joga as Quartas-de-finais contra o Flamengo, no primeiro jogo no Couto Pereira o Coritiba vence o Flamengo por 2x1, no jogo de volta no Maracanã o Coxa poderia até empatar, aos 30 minutos dos 2º tempo o juiz valida um gol impedido do Flamengo ou dá um pênalti inexistente (por causa do critério patético da bola na mão), o que acontece? O Flamengo se classifica e a temporada do Coritiba está estragada por causa de um erro de arbitragem.

4 - Porque mudar a fórmula do campeonato a essa altura?? Está prejudicando aos times de que maneira?? Os times tem que se unir é para discutir distribuição de cota de televisão de forma igualitária, isso sim está prejudicando.

1 - Não, não é. Planejamento você precisa ter pra qualquer torneio, até pra esse Brasileirão à moda antiga. E time que disputa o Mundial, sete clubes, só mata-mata? Não tem que planejar não? Olha Inter e Atlético (sem clubismo) provando o contrário.

Quem é bom mesmo ganha em modelo misto e pontos corridos. Vide Santos 2002 e 2004.

2 - Comparação completamente improcedente. Copa do Brasil é só mata-mata e disputam times de todas as divisões e estados. O Brasileirão vai continuar sendo só a primeira divisão e ainda vai ter a fase de classificação, que ainda é todos contra todos.

3 - Ladroagem tem em tudo que é canto, a cultura do futebol brasileiro e do Brasil em si que precisa mudar. Isso vem bem antes do mata-mata e não é culpa do modelo em si. Valendo lembrar que um time pode ser garfado cirurgicamente nas últimas rodadas pra ser tirado de disputa de título.

4 - Com certeza fizeram essa mesma pergunta em 2002. Não deviam ter mudado lá, nem ter desfeito algo que sempre foi cultura esportiva nossa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se em pontos corridos já tem arbitragem "tendenciosa" pra caralho, imagina em mata-mata.

Imagina um Flamengo x Figueirense em uma semifinal e Corinthians x Sport em uma outra. Ia dar pena!

Atlético ganhou Copa do Brasil passando a piroca em Corinthians e Flamengo.

Roubo em mata-mata, tirando alguns casos que são absurdos, é chororô de time incompetente e cagão. A torcida do Atlético usa muito isso como muleta em alguns títulos que nós perdemos. Sei como é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes não havia visto o resto dos argumentos...

Quem não gosta de mata mata tem medo, só pode.

Pontos corridos é uma merda escrota pra caralho, termina o campeonato 4 rodadas antes, na última todo mundo entrega o jogo, não tem emoção nenhuma.

Mata mata é a coisa mais foda que tem, estádio completamente lotado por mandante e visitante, nego suando antes de começar o jogo de nervosismo. Melhor que isso só a volta da cerveja, haha.

Essa merda de tirar a cerveja é um dos bagulhos mais escrotos que já fizeram no futebol brasileiro. Por exemplo, quem mora no interior e costuma ir nos jogos dos times da cidade deve ter percebido que isso ajudou a matar o público dos times pequenos. Vou nos jogos do Santa Cruz-RS desde pequeno, o público diminuiu muito depois dessa lei aí, alemoada se juntava na Copa pra tomar cerveja e assistir o jogo de lá mesmo hahaha.

Resumiu bem o que eu penso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NÃAOOOO!

Deixem assim, e se preocupem com uma cota de tv mais justa para todos os clubes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa merda de tirar a cerveja é um dos bagulhos mais escrotos que já fizeram no futebol brasileiro. Por exemplo, quem mora no interior e costuma ir nos jogos dos times da cidade deve ter percebido que isso ajudou a matar o público dos times pequenos. Vou nos jogos do Santa Cruz-RS desde pequeno, o público diminuiu muito depois dessa lei aí, alemoada se juntava na Copa pra tomar cerveja e assistir o jogo de lá mesmo hahaha.

Porra, isso faz falta demais! Matei a saudade na copa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejo gente falando que o mata-mata é mt mais emocionante...

Sim, em 6 jogos, por que a primeira fase vale quase nada, tem clube já classificado na metade dela...

E outra coisa, quero saber se os que defendem o mata-mata gstariam também do mata mata da degola, os 8 ultimos se enfrentam em eliminatórias pra saber quem cai, uaheheuae... botaaaa emoção!

E nego citando NFL, NBA...

tá, lá eles definem que toda a grana de comercialização dos direitos da liga é dividida igualmente e que os piores times podem pegear os melhores jogadores livres do ano seguinte, e ainda por cima tem teto salarial e os clubes não podem gastar mto mais que os outros...

Se isso tudo ocorresse aqui, até dava pra comparar o nosso sistema com o deles, mas é totalmente diferente, parem de comparar com a porra dos EUA

A NBA é fera pq eu adoro basquete, mas tu jogar 82 partidas numa fase de classificação quando na metade dela tu já tem boa idea de qm vai classificar não tem nada de emocionante...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pontos corridos é uma merda escrota pra caralho, termina o campeonato 4 rodadas antes, na última todo mundo entrega o jogo, não tem emoção nenhuma.

E isso não existia nos playoffs? Na última rodada, quem queria algo eram 2-4 times brigando pela última vaga. Quem ia se garantindo já ia tirando o pé nas rodadas anteriores. Os rebaixados já começavam a dispensar jogadores e colocar times ainda mais fracos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu deus Vaz, classificando 4 para o mata-mata, igual o G4 da liberta, será que estariam classificados na metade do campeonato?

Por que motivo pode comparar com a europa e com os EUA não?

Ambos são muito diferentes do Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E isso não existia nos playoffs? Na última rodada, quem queria algo eram 2-4 times brigando pela última vaga. Quem ia se garantindo já ia tirando o pé nas rodadas anteriores. Os rebaixados já começavam a dispensar jogadores e colocar times ainda mais fracos..

Depende do formato daí. Se classificassem digamos 8 times, tem bastante coisa em jogo entre pelo menos os 12 primeiros, seja brigando pra entrar no playoff, ou para, dentro dele, tentar um mando de campo ou pegar um adversário mais fraco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se em pontos corridos já tem arbitragem "tendenciosa" pra caralho, imagina em mata-mata.

Imagina um Flamengo x Figueirense em uma semifinal e Corinthians x Sport em uma outra. Ia dar pena!

O Bahia já foi campeão no mata mata enfrentando todos estes times. Nos pontos corridos nunca vai ser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto dos dois. Gosto mais de pontos corridos, mas adoro Copa também. Essa é a discussão mais idiota que tem, porque nós já temos os dois, então não tem porque ficar brigando muito.

Mas o motivo dado pelo presidente do Grêmio beira o ridículo, só isso. É querer disfarçar a incompetência do time dele em ser bom com algum golpe de sorte, porque mata-mata é mais imprevisível justamente porque abre mais espaço para fatores que não necessariamente tem a ver com a competência ou não de um time decidir um campeonato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que um modelo ao estilo NFL/NBA/...etc... até poderia ser interessante mas em um outro cenário que não esse atual.

Mata mata é sacanagem... eu que sou Santista falo, 2002 o SPFC tava voando, pegou o Santos que só entrou nas oitavas por pura sorte e acabou sendo pirocado pelo Santos. Fomos campeões, sim, mas com um time que só acordou no mata mata e que tinha um planejamento baseado no efeito cagada.

resumindo, injusto (tecnicamente e profissionalmente).

Mata Mata tem que ser a porra dos estaduais... a Copa do Brasil... o Brasileiro não!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É como eu disse, eu acho que deveriam acabar os estaduais e criar divisões inferiores regionalizadas, isso, inclusive, abriria espaço para o times menores serem campeões de algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, o Brasileirão não tem que ter "obrigação" N-E-N-H-U-M-A de ser emocionante. Se for, ótimo, mas a intenção PRIORITÁRIA do Campeonato Nacional, NA MINHA VISÃO, deve ser coroar com um titulo importante o time mais consistente. Simples.

Além de que, como já foi dito um milhão de vezes, emoção nós já temos na Copa do Brasil, Libertadores.... Quem é a favor dos pontos corridos tem medo de mata-mata? PQP.

Apesar de tudo, eu admito que 38 rodadas talvez seja demais. Minha solução egoísta, pensando como um torcedor de um time grande, seria diminuir o número de times na Série A pra 18 (continuando com 4 rebaixados). Digo "egoísta" porque não parei pra pensar profundamente em como isso afetaria os times médios/pequenos, mas pra isso que serve um fórum, não é? cada um defende seus interesses até que se chegue a um consenso, mesmo que demore.

Parece pouco, mas a eliminação de 4 rodadas no campeonato já ajudaria bastante a acabar com os times mortos. Analisando a evolução das tabelas dos ultimos Brasileirões, vemos que é entre as rodadas 25 e 30 que os times 8º~12º começam a não almejar mais nada e a separação em blocos fica bem delimitada. O 9º já não tem mais folego pra buscar o G4, enquanto o 12º, 13º, já praticamente escaparam do rebaixamento.

Com 18 times, isso acabaria quase por completo: o 8º ou 9º provavelmente ainda não teriam folego pra alcançar o G4 e continuariam sendo times mortos juntamente com o 10º, mas a gordurinha do 12º acabaria: este deixaria de estar numa zona intermediária pra entrar numa zona de risco, afinal estaria apenas 3 posições acima da ZR. O campeonato ficaria extremamente dificil e acirrado de inicio afim (VULGO EMOCIONANTE), e ainda premiando o time com o melhor desempenho médio. E o 10º não seria tãaao morto assim, se perdesse 2 jogos seguidos no fim do campeonato, voltaria a estar proximo do Z4.

4 rebaixados = 4 acessos, então ninguem pode reclamar que esse formato dificultaria o ingresso dos times menores na divisão de elite (pode até dificultar a estadia, mas isso, como o Tardelli falou, tem muito mais a ver com a distribuição de renda, que é um assunto diferente. A ideia aqui é debater formas de tornar o campeonato mais atrativo, e essa minha proposta, penso eu, resolveria grande parte dos problemas. O que acham?).

Entendam que a emoção tem que ser uma CONSEQUENCIA de um Campeonato Nacional organizado, não o objetivo do mesmo. Absurdo querer o modelo antigo de volta, namoral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto

...

Dentre as sugestões, desculpe, mas a sua foi a pior! 20 clubes em uma Série A, para um país territorial como o Brasil, já é um absurdo, imagina diminuí-los para 18?! Naaammm, por favor!

Meu sonho era ver um campeonato brasileiro regionalizado, como são as ligas americanas. Daria facilmente para dividir nosso país em 4 regiões, com pelo menos 10 clubes cada; fazer turno e returno em cada uma delas e os 4 campeões se enfrentarem num quadrangular (mais justo) ou mata-mata (mais emocionante), tanto faz! Movimentaria todas as regiões, abriria a possibilidade real de surgirem mais campeões de fora do eixo, diminuiriam consideravelmente os desgastes e gastos com viagens, entre outros benefícios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha visão de torcedor de clube grande e organizado, 20 clubes tá mais do que bom. São 12 clubes grandes no Brasil, clubes sérios e organizados são menos ainda. Aí já sobram umas 10~12 vagas pra clubes de média expressão só na Série A. O campeonato ainda tem 4 que sobem e 4 que descem todo ano, as oportunidades pra jogar a Série A tão aí pra vários times. Se um clube não consegue subir ou se manter na Série A, é porque não é estruturado, e na boa, não existem mais do que 10/15 times médios com nível pra série A. Série B tá bom pra esses clubes.

Óbvio que o Brasil necessita de uma reformulação pra ajudar mais os times pequenos/médios, mas não passa pelo formato da competição. Aumentar o número de times ou trocar pra mata mata, acho desnecessário. Transformar o campeonato em conferências/regiões? Pior ainda. Se na NBA, que tão usando de exemplo aí, mesmo com todas as regras possíveis pra igualar o nível dos times já existe uma desigualdade imensa entre as duas conferências, imagina aqui no Brasil. Não vai dar certo, vai ser sempre um time ótimo numa região difícil passando pra final e outro time razoável numa conferência fraca enfrentando ele. O bom do campeonato assim é que realmente dá chances pros times de mesmo nível disputarem seus objetivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bernardo13, a Itália está vai fazer isso, mas justamente pq é um país pequeno e não existe necessidade nenhuma de tantos times na primeira divisão, existem clubes como Lecce, Chievo, Verona, Udinese, que apesar de terem bons públicos, são do mesmo porte, o Italiano acaba ficando um mar de times medios e pequenos com os grandes em má fase, não é nada atrativo pra se ver, por isso a mudança.

Acho que regionalizar seria bacana mas utópico, CBF tem medo de mudanças, nunca aceitaria isso. Só mudaram pros pontos corridos pois era algo que o mundo inteiro fazia e só nós que não, se mudarem para o mata-mata vai ser só pq já tinhamos isso. Eles se mantém numa zona de segurança ridicula.

Galera esquece de um GRANDE fator, a máfia das federações. Se enfraquecerem os estaduais ou regionalizarem o campeonato, as federações estaduais perdem força e elas sugam muita grana de clubes grandes e pequenos, muita grana mesmo. Só a "joinha" que tem de ser dada a federação sem nada em troca a não ser a "permissão" de se jogar é absurda, tem clubes que nem conseguem pagar e fecham por causa disso. Politicagem é imensa.

Negócio é a gente brincar com a imaginação de como seria o melhor modelo, pois temos de aceitar que a mudança não acontecerá tão cedo, se um dia acontecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...