Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Santos lidera aproveitamento de pratas da casa no elenco


Leho.

Posts Recomendados

  • Diretor Geral

Santos lidera aproveitamento de pratas da casa no elenco; veja ranking

Dos 38 jogadores do Peixe utilizados no Brasileiro, 19 são formados em casa. Outros clubes, no entanto, derrubam a porcentagem média da Série A para 26%

Por Pedro Venancio,

Rio de Janeiro

GLOBOESPORTE.com

O elenco do Santos utilizado no Brasileirão é de metade de Meninos da Vila. São 19 jogadores revelados no clube entre os 38 que já entraram em campo até a 25ª rodada, o que resulta na maior porcentagem entre os 20 participantes. Atlético-PR (39%) e Goiás (37%) vêm a seguir e se aproximam de 40%, número muitas vezes estabelecido por gestores como ideal. A média no campeonato nacional, entretanto, fica bem abaixo disso: são 170 pratas da casa entre os 651 jogadores usados, o que dá 26%.

O Santos, além de dar mais oportunidades no seu time, também tem muitos jogadores revelados na Vila atuando por outros clubes. Levantamento feito pelo GloboEsporte.com mostra que foram 14 neste Brasileiro, número superado apenas por Grêmio e São Paulo (16, cada).

tabela1_3.png

Quantidade não é tudo

Se o Santos pode se orgulhar de aproveitar 19 pratas da casa em seu elenco e usa essa quantidade para mostrar que dá oportunidades aos seus talentos, outros clubes aproveitam menos atletas, mas nem por isso deixam de mostrar qualidade no trabalho de formação.

É o caso do Cruzeiro, atual campeão e líder do Campeonato Brasileiro. Marcelo Oliveira usou apenas cinco pratas da casa na competição, mas três são titulares e já foram convocados várias vezes para seleções de base: Alisson, Lucas Silva e Mayke. O zagueiro Wallace, vendido por € 9,5 milhões (R$ 30 milhões) para o Braga, de Portugal, é outra mostra de que o trabalho realizado na Toca da Raposa rende frutos. Elber, que atuou uma partida pelo Coritiba, é o quinto representante.

lucassilva-alisson-brasil-sub21-richards

Lucas Silva e Alisson: exemplos de qualidade entre os poucos pratas da casa do Cruzeiro (Foto: Richard Souza)

- Ainda há mais jogadores de qualidade para ser aproveitados. O momento do Cruzeiro é muito positivo, o Marcelo Oliveira gosta de trabalhar com a base, e a hora deles vai chegar - diz Klauss Câmara, diretor da base cruzeirense.

O Corinthians, que aproveitou apenas quatro jogadores seus neste nacional, forma mais para outros clubes. É o caso do meia Éverton Ribeiro e do volante Nilton, ambos do Cruzeiro. O gerente de futebol Edu Gaspar foi formado no próprio Corinthians e subiu aos profissionais em 1999, junto com praticamente todos os seus companheiros de juniores (Gil, Fernando Baiano, Índio e Kléber, entre outros). Ele explica a situação atual.

- O aproveitamento da base depende de uma série de coisas. Da qualidade da geração, das necessidades do time de cima, do momento atual vivido pelo jogador. Mas olhamos para a base sempre. Um exemplo foi agora, quando vendemos o Romarinho e, antes de contratar, olhamos primeiro para o Malcom, que vive ótima fase.

Lendo essa matéria foi inevitável confrontar com esta outra aqui que li recentemente também, do ESPN.com.br:

Veja quanto o seu time gasta com o futuro

São Paulo é o time que mais gasta (R$ 27 Mi), e é somente o 7o na relação entre garotos e seu elenco principal. Foda. Mas espero que com o Aidar este cenário se modifique... problema é o Muricy nesse meio de caminho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me surpreendi com a quantidade de jogadores dos outros times. Pensei que o Grêmio fosse segundo ou terceiro nessa brincadeira. Recém 7º. Tem que aumentar isso ai.

Quer queira, quer não, o futuro da seleção e dos clubes passa pela molecada. Tem que investir neles, sim. Até porque os caras mais velhos são perebas pra caralho e continua ganhando um dinheiro forte. É que nem técnico brasileiro. Aqui a gente trouxe Fernandinho pagando 350k pra esse filho da puta. Absurdo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Curiosidade: sempre ouvimos o pessoal zuar a base do Palmeiras. Não é que no ano que eles são o segundo em número absoluto de aproveitamento o desempenho está ruim assim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Curiosidade: sempre ouvimos o pessoal zuar a base do Palmeiras. Não é que no ano que eles são o segundo em número absoluto de aproveitamento o desempenho está ruim assim...

Mas eles começaram a surgir agora que a vaca já foi pro brejo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Curiosidade: sempre ouvimos o pessoal zuar a base do Palmeiras. Não é que no ano que eles são o segundo em número absoluto de aproveitamento o desempenho está ruim assim...

Isso é desespero somado a vários técnicos "rodando" no mesmo ano, Douglas. Palmeiras foi quem mais utilizou jogadores no elenco principal, 43 até agora. E tá trazendo mais um goleiro e um volante da Série B, ou seja, pode colocar 45 aí mole, mole. Não dá pra querer forçar uma análise num ano horroroso como esse do Palestra, infelizmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Curiosidade: sempre ouvimos o pessoal zuar a base do Palmeiras. Não é que no ano que eles são o segundo em número absoluto de aproveitamento o desempenho está ruim assim...

Palmeiras tem essa tradição de nunca revelar garotos da base mas esse ano tá sendo bem diferente, os moleques da base tão indo muito bem, o que fode são os jogadores contratados, é um pior que o outro.

Nathan,19 anos, já foi convocado pelo Gallo e nos poucos jogos que participou, na minha opinião, foi o melhor do time.

João Pedro, 17 anos, pra mim é a grande revelação, moleque tem muita personalidade, gostei demais do futebol dele. O time em crise na zona de rebaixamento e ele colocou Weldinho e Wendel no banco (grandes merdas) que são experientes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Inter tá errado, não são 9, mas 13...

Muriel, Claudio Winck, Sasha, Diogo, Alan, Jair, Gladestony, Eduardo Sasha, Maurides, Otávio, Valdivia, Bertotto e Leandro.

Lendo essa matéria foi inevitável confrontar com esta outra aqui que li recentemente também, do ESPN.com.br:

Veja quanto o seu time gasta com o futuro

São Paulo é o time que mais gasta (R$ 27 Mi), e é somente o 7o na relação entre garotos e seu elenco principal. Foda. Mas espero que com o Aidar este cenário se modifique... problema é o Muricy nesse meio de caminho.

Queria muito saber da onde eles tiraram que o Atlético-MG gasta 1milhão por ano e o Inter 3...

Os caras não tem muita noção, aueheheauea, da onde será q tiraram isso? o.O

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem dois Sasha no Inter?

Bahia viveu e ainda vive refém de empresários, aí a base acaba perdendo espaço. Os dois melhores jogadores que surgiram por aqui foram vendidos. Talisca e Filipe Augusto, que nem chegou a jogar no profissional.

Atualmente tem Railan e Pará jogando com frequência, Feijão e Bruno Paulista tem ido pra banco com frequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem dois Sasha no Inter?

No lugar do segundo Sasha é o João Afonso :p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Palmeiras tem essa tradição de nunca revelar garotos da base mas esse ano tá sendo bem diferente, os moleques da base tão indo muito bem, o que fode são os jogadores contratados, é um pior que o outro.

Nathan,19 anos, já foi convocado pelo Gallo e nos poucos jogos que participou, na minha opinião, foi o melhor do time. João Pedro, 17 anos, pra mim é a grande revelação, moleque tem muita personalidade, gostei demais do futebol dele. O time em crise na zona de rebaixamento e ele colocou Weldinho e Wendel no banco (grandes merdas) que são experientes.

Cara, eu acho um cenário meio perigoso pra gente avaliar o potencial dessa garotada do Palmeiras. Você citou só dois, de 14 que a matéria aponta. O Palmeiras tá todo bagunçado, cheio de problemas, desfalques, falta liderança dentro e fora de campo, enfim.

Esse Nathan aí do que eu vi andou falhando em fundamento básico, como também fez boas partidas. Muito inconstante. O próprio Fábio, goleiro da base que vinha jogando, pra mim tem talento mas acabou sendo queimado por toda essa bagunça e ingerência do seu Paulo Nobre & cia. Ou seja, por mais que o Palmeiras venha lançando mão dos garotos, o cenário é extremamente perigoso e prejudica nossa análise final. Se num time arrumado já é difícil analisar o rendimento dos garotos quando entram, imagina nesse do Palmeiras, compreende o ponto onde eu quero chegar?

Queria muito saber da onde eles tiraram que o Atlético-MG gasta 1milhão por ano e o Inter 3... Os caras não tem muita noção, aueheheauea, da onde será q tiraram isso? o.O

Compilação feita pela Itaú BBA, é o primeiro slide do link, Vaz. Nunca havia ouvido falar, e também estranhei alguns números de alguns clubes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compilação feita pela Itaú BBA, é o primeiro slide do link, Vaz. Nunca havia ouvido falar, e também estranhei alguns números de alguns clubes.

Isso eu percebi Léo, eles fizeram um grande estudo sobre as finanças dos clubes.

Mas eu queria saber de onde eles (Itaú BBA) tiraram esses valores, é muito irracional. 3 milhões por ano dá 250mil/mês, isso sequer deve pagar as despesas com viagens das delegações...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é desespero somado a vários técnicos "rodando" no mesmo ano, Douglas. Palmeiras foi quem mais utilizou jogadores no elenco principal, 43 até agora. E tá trazendo mais um goleiro e um volante da Série B, ou seja, pode colocar 45 aí mole, mole. Não dá pra querer forçar uma análise num ano horroroso como esse do Palestra, infelizmente.

Palmeiras tem essa tradição de nunca revelar garotos da base mas esse ano tá sendo bem diferente, os moleques da base tão indo muito bem, o que fode são os jogadores contratados, é um pior que o outro.

Nathan,19 anos, já foi convocado pelo Gallo e nos poucos jogos que participou, na minha opinião, foi o melhor do time.

João Pedro, 17 anos, pra mim é a grande revelação, moleque tem muita personalidade, gostei demais do futebol dele. O time em crise na zona de rebaixamento e ele colocou Weldinho e Wendel no banco (grandes merdas) que são experientes.

Mas estava falando nos dois sentidos. Tanto da base não ser tão boa (o que não impede de ter alguns bons valores) quanto do desespero de lançar mão de tantos jogadores de lá, principalmente com vários estreantes. É mais um sinal da falta de planejamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu to até impressionado com esses 4 do Corinthians, só sei do Fágner e do Malcom.

Tem o zagueiro Pedro Henrique, lateral esquerdo Guilherme Arana e tinha o meia Ze Paulo que foi emprestado agora para o Atletico Pr, eles tem sido relacionados para o Banco, menos o Guilherme Arana que tem ido menos vezes por ter o Wendell na reserva do Fabio Santos.

Mas para mim dos jovens, o que tem mais potencial para brilhar no profissional é o Malcom e futuramente o Guilherme Arana, já os outros dois são bons também Ze Paulo e Pedro Henrique.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem o zagueiro Pedro Henrique, lateral esquerdo Guilherme Arana e tinha o meia Ze Paulo que foi emprestado agora para o Atletico Pr, eles tem sido relacionados para o Banco, menos o Guilherme Arana que tem ido menos vezes por ter o Wendell na reserva do Fabio Santos.

Mas para mim dos jovens, o que tem mais potencial para brilhar no profissional é o Malcom e futuramente o Guilherme Arana, já os outros dois são bons também Ze Paulo e Pedro Henrique.

Eu até conhecia esses jogadores, mas não lembrava deles terem atuado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu acho um cenário meio perigoso pra gente avaliar o potencial dessa garotada do Palmeiras. Você citou só dois, de 14 que a matéria aponta. O Palmeiras tá todo bagunçado, cheio de problemas, desfalques, falta liderança dentro e fora de campo, enfim.

Esse Nathan aí do que eu vi andou falhando em fundamento básico, como também fez boas partidas. Muito inconstante. O próprio Fábio, goleiro da base que vinha jogando, pra mim tem talento mas acabou sendo queimado por toda essa bagunça e ingerência do seu Paulo Nobre & cia. Ou seja, por mais que o Palmeiras venha lançando mão dos garotos, o cenário é extremamente perigoso e prejudica nossa análise final. Se num time arrumado já é difícil analisar o rendimento dos garotos quando entram, imagina nesse do Palmeiras, compreende o ponto onde eu quero chegar?

Entendo... Realmente é difícil avaliar o potencial dessa garotada devido a bagunça que é o Palmeiras hoje mas é que esses 2 garotos que eu citei foram colocados na fogueira e deram conta do recado. Não que os outros não tenham dado mas eles dois foram gratas surpresas já que há teeeempos não se via algum jogador da base tendo destaque ( mesmo que sendo um pouco só ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me surpreendi com a quantidade de jogadores dos outros times. Pensei que o Grêmio fosse segundo ou terceiro nessa brincadeira. Recém 7º. Tem que aumentar isso ai.

Quer queira, quer não, o futuro da seleção e dos clubes passa pela molecada. Tem que investir neles, sim. Até porque os caras mais velhos são perebas pra caralho e continua ganhando um dinheiro forte. É que nem técnico brasileiro. Aqui a gente trouxe Fernandinho pagando 350k pra esse filho da puta. Absurdo.

Problema é justamente o que eu vim postar aqui. Santos manda bem demais na base e contrata o treinador mais cadela que existe para usar jogadores da base, no Grêmio, mesmo tendo material humano, sempre mostrou MUITA má vontade em utilizar piazada da base... Fica dificil daí... Aposto que ele vai dificultar pra caralho para colocar os piás da base do Santos e quanto colocar vai ser gurizada já "com nominho". Me surpreende um ex treinador do Inter B que revela muitos jogadores ser tão cadela pra testar novas possibilidades de time.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

[...] Quase dois anos depois de dizer não ao Barcelona porque o clube europeu acenou com o suporte apenas para um acompanhante e não toda família, o futuro de Cassiano é uma incógnita e a pergunta se torna natural: há arrependimento pela recusa ao convite de La Masia? [...]

Poxa, e o esforço do lado do atleta, ou no caso aí, da família do atleta? Dispensaram uma oportunidade dessas só por esse "detalhe" na negociação? Sei lá hein, tá mal contada essa história. E esse papinho de "quero que meu filho tenha uma formação no Brasil" também tá estranho.

No mais, não é só o Flamengo quem comete esse tipo de erro, todos os clubes brasileiros são bem falhos na triagem desses garotos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...