Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Enfim, o Neymar do Barcelona


Ricardo Bernardo

Posts Recomendados

O grande personagem do final de semana esportivo na Espanha foi Neymar. Ainda que a rodada do campeonato espanhol não tenha terminado, dificilmente outro jogador irá superar ou ao menos igualar a grande atuação do brasileiro, autor de um hat-trick na vitória do Barcelona sobre o Granada por 6×0. Às vésperas de visitar Ibrahimovic e seu PSG pela Liga dos Campeões, os blaugranas dissiparam as dúvidas criadas após o fraco desempenho contra o Málaga no meio da semana e continuam sem sofrer gols na temporada.

Além dos problemas extracampos e até físicos, há quem defenda o irregular ano de estreia de Neymar pela bagunça tática que foi o Barça de Martino, que chegou a escalar o camisa 11 aberto à direita de seu ataque. Claramente desconfortável no setor, o jovem agonizou contra Manchester City, Real Madrid e nos minutos em que ficou nesse flanco contra o Atlético de Madrid na UCL. Agora, com Luis Enrique, é um ponta propenso ao protagonismo e à finalização das jogadas. Ele não fica mais “preso na linha de lateral”, como foi com o treinador argentino, e se movimenta próximo à área. Naturalmente, seus registros devem aumentar cada vez mais.

Neymar-FC-Barcelona-v-Granada-CF-La-Liga

Foto: Getty Images Europa | Neymar marca e homenageia Ronaldinho Gaúcho. Momento do brasileiro anima torcida do Barcelona

Além disso, mais por dentro do sistema ofensivo e se aproximando de Messi e até do outro atacante, o brasileiro garante mais opções de jogo interior, o que tem sido importante neste início de temporada. Ainda não se sabe o que Luis Enrique fará nos próximos meses, mas a ideia de construir um ataque flexível indica como Luis Suárez pode ser aproveitado em seu novo clube. Este modelo deve sofrer variações de acordo com as circunstâncias, mas a estratégia, pelo menos por enquanto, mostrou-se a melhor possível para potencializar o atual Messi e Neymar.

Neymar não tem que se preocupar em disputar o protagonismo com Messi (e é algo que não deve passar por sua cabeça), mas, com o argentino cada vez mais distante do gol para organizar o time próximo dos meias, o brasileiro tem condições de terminar a temporada como o artilheiro do time. Aliás, se a tendência for um Messi mais recuado, o faro de gol de Neymar (e Suárez) será importante às pretensões do Barcelona nos campeonatos. A sociedade entre o argentino passador e o brasileiro concluidor pode render frutos positivos ao time de Luis Enrique daqui a alguns meses.

O sexto gol de Neymar na temporada crava seu melhor momento na Catalunha desde a transferência em junho do ano passado. Adaptado ao estilo de jogo azulgrená e xodó dos torcedores, ele enfim vai cumprindo as expectativas que cercavam sua contratação. O natural de Santos é muito talentoso e ganhou uma disciplina tática importante nos últimos meses. A disposição para aprender e se adequar à filosofia do Barça está gerando uma recompensa. Aos 22 anos, com 193 gols e 100 assistências em 328 jogos, Neymar é o craque que o futebol brasileiro não tinha desde o auge de Ronaldinho Gaúcho.

http://www.doentesporfutebol.com.br/2014/09/enfim-o-neymar-do-barcelona/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda falta muito pra ele ser o Neymar do Santos e também da seleção. Não é porque fez um hat-trick fortuito que vai ter virado gênio. Esse começo de temporada dele tá nota 7. Ele é um jogador nota 9. Se espera ainda mais dele.

A única coisa que se pode ter certeza, até então, é que o Luis Enrique acertou ao formar esse 4-3-1-2 do Barcelona, recuar o Messi, botar o Neymar pra dentro e soltar o Alba pra passar por trás. Isso aproximou o Messi do Neymar, provavelmente garantiu o lugar do Suárez na direita, aumentou a criatividade do Barcelona e o time encaixou. Neymar não é ponta nesse Barcelona. Eventualmente joga ali, mas o lugar dele tem sido mais pra dentro do gol. Virou atacante, mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ou seja o Luis Enrique acertou na posição que colocou o Neymar e recuando o Messi pra armar o time melhorou muito porque a visão de jogo e o passe dele são excepcionais se o Barcelona continuar assim vai ser muito difícil ganhar deles... mas ainda quero ver um jogo desse time contra um time melhor contra o PSG pode ser um teste interessante apesar de o PSG ainda não ter se acertado nesse começo de temporada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Óbvio que não dá pra chamar esse momento de "auge", mas já vejo com bons olhos essa evolução do Neymar sim.

E arrisco a traçar um paralelo entre ele e o Messi, no aspecto do POSICIONAMENTO em campo (pfvr, sem inventar palavras aqui!): dois caras como eles, foras-de-série, não podem ser cerceados de seu talento sendo presos à flancos. E a história vem ratificando isso. Messi era sensacional jogando da direita pro meio; Messi virou praticamente um E.T jogando com total liberdade, centralizado mas flutuando onde bem entendesse. Neymar fez boa temporada preso à esquerda, e agora pode evoluir mt mais tendo a mesma liberdade do argentino.

Feliz foi o Luis Henrique que teve sensibilidade suficiente pra enxergar isso. O Martino talvez não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Óbvio que não dá pra chamar esse momento de "auge", mas já vejo com bons olhos essa evolução do Neymar sim.

E arrisco a traçar um paralelo entre ele e o Messi, no aspecto do POSICIONAMENTO em campo (pfvr, sem inventar palavras aqui!): dois caras como eles, foras-de-série, não podem ser cerceados de seu talento sendo presos à flancos. E a história vem ratificando isso. Messi era sensacional jogando da direita pro meio; Messi virou praticamente um E.T jogando com total liberdade, centralizado mas flutuando onde bem entendesse. Neymar fez boa temporada preso à esquerda, e agora pode evoluir mt mais tendo a mesma liberdade do argentino.

Feliz foi o Luis Henrique que teve sensibilidade suficiente pra enxergar isso. O Martino talvez não.

concordo Léo mas ainda quero ver o rendimento contra um time melhor mas não duvido que eles arrebentem os 2 são craques de bola e ainda tem o Luis Suárez pra entrar nesse time

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

concordo Léo mas ainda quero ver o rendimento contra um time melhor [...]

Mas aí todo mundo quer ver né, hahahaha até o Luis Henrique :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas aí todo mundo quer ver né, hahahaha até o Luis Henrique :P

pior que esse FDS jogando o modo carreira do FIFA 15 com o Real o Suárez estreou fazendo 3 gols em mim kkkkkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Messi é gênio, comparável a Pelé (SIM, não estou delirando, assisti jogos do Pelé pela seleção/ Santos na íntegra). Neymar é craque. Assim como Suárez. Juntando um gênio e dois craques no ataque, mDs. Quê que será isto.

Quero ver amanhã, ainda sem Suárez. Se Neymar e Messi jogarem bem contra o PSG, virão finalmente como grandes favoritos (já que Bayern não tá tão arrebatador como antes e o Real começou instável a temporada).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que trabalho pro Luis Enrique: encontrar o ponto certo de um time com Suarez, Neymar e Messi.

o trabalho que qualquer técnico queria kkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que a temporada que vai ser arrebatadora não será essa, será a próxima. Esse time é relativamente novo do meio pra frente. É difícil encaixar assim, na primeira temporada. Eu acho que talvez eles ganhem o espanhol, mas UCL eu acho muito difícil. O Real deve jogar mais equilibrado no mata-mata (Khedira ou Illarra, que é o que tem) e o time do meio pra frente é uma máquina. Bayern tá num nível de excelência absurdo, ainda mais com a adição do Alonso. City vem jogando um futebol muito bom, embora ainda falte um jogador decisivo. Esses 3 acho que vão ser os melhores times da temporada.

Imagina ano que vem com Iniesta, Rakitic e Messi; Neymar e Suárez. É absurdo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...