Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Quando Messi virou falso 9


Ricardo Bernardo

Posts Recomendados

O jornalista Martí Perarnau lançou no início de setembro a biografia oficial de Josep Guardiola. Em ‘Herr Pep’, Martí conta como foi a primeira temporada do ex-treinador do Barcelona em sua nova casa, o Bayern de Munique, após ter acesso exclusivo aos bastidores da instituição do clube da Baviera durante um ano.

Durante uma conferência em Barcelona, o jornalista contou que a ideia de escrever uma biografia sobre Guardiola nasceu logo após a contratação do catalão por parte do Bayern para substituir Jupp Heynecks, em janeiro de 2013.

Apesar do foco do livro ser na estadia de Guardiola na Alemanha, uma breve passagem revela o diálogo e o motivo que levou o catalão a mudar Lionel Messi de posicionamento, em 2009. Oficialmente, Guardiola já comentou sobre isso durante uma palestra na Argentina no ano passado, mas a biografia explica melhor.

Pois bem, tudo começou a ser construído um dia antes de um superclássico entre Real Madrid x Barcelona, pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol. A invencibilidade do rival, que estava 17 jogos sem perder em âmbito nacional, preocupava Pep. O catalão passou quase uma noite analisando o jogo entre os dois clubes no primeiro turno, quando o Barcelona venceu no Camp Nou por 2×0.

Anotações para cá, análises para lá e Guardiola reparou algo importante: a falta de compactação entre a linha defensiva e o meio-campo merengue. Enquanto Guti, Gago e Drenthe pressionavam com intensidade Xavi e Yaya Touré, Cannavarro e Metzelder não avançavam juntos e deixavam um vácuo entre os setores. Era por ali que Messi faria o carnaval no dia seguinte.

O livro diz que Guardiola ligou para Messi às 22h da sexta-feira, primeiro de maio de 2009. A intenção do catalão era se reunir somente com o argentino (as reuniões individuais costumavam contar com a presença de Puyol e Xavi, senadores do elenco). “Leo, é o Guardiola. Tenho algo muito, muito importante. Venha. Agora!”, teria dito Guardiola. Meia hora depois, Messi chegou e o treinador mostrou um vídeo explicando a função que o camisa 10 desempenharia no estádio madridista.

“Leo, amanhã em Madrid você vai começar na ponta, como sempre. Mas se eu fizer uma indicação, desloque-se às costas dos volantes e passe a se mover por essa zona que acabei de te ensinar. É o mesmo que fizemos em setembro do ano passado em Gijón”, sentenciou Guardiola. Messi acabava de ser preparado para deixar a habitual ponta direita para passar a jogar como falso nove.

O restante da história todos sabem: o Barcelona goleou o Real Madrid por 6×2, botou uma mão e meia na taça da Liga e Messi, com dois gols e uma assistência, fincou uma exibição memorável pelo centro do ataque. Foi jogando por esse setor que o mundo presenciou a versão mais avassaladora do argentino.

http://www.youtube.com/watch?v=AOxFLLecerM

Os melhores momentos da atuação de Messi. Repare que o argentino começa aberto à direita; mas, naturalmente, desloca-se para o meio para jogar na “zona morta” do Real Madrid

Fonte: http://www.doentesporfutebol.com.br/2014/09/guardiola-explica-mudanca-de-posicionamento-de-messi/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, o que elevou o nível do futebol mundial foi o veneno que o Mourinho inventou: um primeiro volante, intensidade no limite e combatividade. Se tu pegar as 3 melhores equipes dos últimos anos, vai ver que Real e Bayern tão jogando com uma intensidade louca faz uns 2 ou 3 anos, já. Muita pressão, eventualmente muita velocidade na transição e muita combatividade.

Claro que o Mourinho chegou num momento em que pilhou errado o Real, mas nunca vou esquecer quando ele meteu o Pepe de primeiro volante e o português praticamente anulou o Messi. E o time era marcação intensa e transição muito rápida com o Di Maria e o Ronaldo.

Bons tempos de Barcelona. Xavi roubando bola lá na frente, mais veloz, mais dinâmico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A grande arma do Barça não era a posse de bola. Era a marcação pressão. O outro time não conseguia ficar com a bola e ai quando o Barça desarmava tocava bola até achar espaço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"O catalão passou quase uma noite analisando o jogo entre os dois clubes no primeiro turno, quando o Barcelona venceu no Camp Nou por 2×0."

Enquanto isso os técnicos no Brasil não sabem nem que é o artilheiro do time adversário...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não foi atoa que o Barça bateu tanto no Real a um tempo atrás... ai o Mourinho estudou o Barça e conseguiu fazer o Real parar de ser saco de pancada do Barça

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Treinador no Brasil, a maioria, é na motivação e gritaria: Diminui, Diminui! Saaaaaaaai! Até o fim! Aperta! Aperta !

Pode ser que na europa seja assim também, não sei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas o Mourinho só foi ganhar do Barcelona depois de alguns anos. demorou um pouco pra ele perceber que era só na pancada e fazer isso dar certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

O jogo contra o Real Madrid é emblemático e a história quiçá digna de filme, mas acho que o próprio Messi evoluiu no sentido de "pedir passagem" e exigir uma movimentação ainda maior do que aquela limitada pelo lado direito. Não é que o Guardiola "o inventou" por ali, a própria genialidade do cara se agigantou em campo e ficou pequena pro flanco direito.

Óbvio que o Pep tem méritos, mas pra mim isso partiu mais do talento do Lio. Diferente por exemplo do Pirlo, esse sim INVENTADO como volante regista pelo Ancelotti, hoje no Real.

o diálogo tático aqui no Brasil é muito fraco.

Existe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui no Brasil é mais na base do grito e da motivação

difícil ver um técnico que estuda tanto assim o adversário eu pelo menos não me recordo de nenhum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Ah, tem uma coisa ou outra de vez em quando.

Até acho interessante, mas nada se aprofunda, poucas coisas duram mais que 5 minutos.

Isso aí pra mim e nada é a mesma coisa. Brasil tá extremamente atrasado nesse aspecto, e isso é culpa não só de treinador não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...