Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Leitores: entrevista com LikeaBoss


Jirimias

Posts Recomendados

Entrevista com Like a Boss

 

 

Fala, galera!

 

Antes de tudo agradecer a quem participou enviando perguntas ao nosso entrevistado. Eis o que o nosso entrevistado pensa sobre futebol, Fm, histórias e também algumas coisas sobre a vida pessoal do nosso leitor. Boa leitura a todos! O entrevistado escolhido por meio de uma enquete é o Like a Boss.

 

cKSiQWV9n42wLcxQyzubDyJAMmwOqPm85AoMhiOFqURQp-gmqM3hoUu9u2V_lFTyjdM-UhYlgULkl2V4USY0UZp_gSk3p5FLqrkdBkfUMubtvd_oqEtVOwoRYOFpTBv2gfHJp6fHobYdPYr2XBvFEnvY3lWvSTTJNES7jHRCgvMavIlbTQ7lWLgy9NFCJjAVwHgTtt9_MQqJI-a0azstyYmIsi-PJ1vN6cD0MLGo13KkxywfHAeWG6S40XLNLUGXZy0uHAwhwAwoPO0f0m5awWAK4jtOsYs8-21B063_sJ3tBoFCc1jGY5m06P3e4jjxZ108r8jHdc5goNI3wxG9Rf7ZWCzwWKnhTttk1qqf1p8yl8dtX84L4sfdBMXNVwaUbF6K_xQTPFeU7vJyFbsx59b490sc5hOKeUvKX-46ZbKjoux0rXAKnQwUs7INLC-ZcZr02fxLKIQof8eZxHnncAFR19fVSGNkP5baP-14iSjvn3Gf3gS6bZxbRS8D-EN6qkE68DqHimI2kDImshfVdXv4iqoZWlV8w0yO27GcLFOldSXpxX7nTwI-CX3WI1kST7A_EQuLgGh7Jz6RGU-CUf1nChzvx5EHg_hORjmYNFnrwiYnmJvIZNQ=w311-h86-no

 

 

1- Qual a origem do nick "Likeaboss"?

Fiz estágio em uma empresa, em 2011. Lá o Diretor da TI, chegava de nariz empinado, se tinha computadores para consertar no meio da passagem dele, ele não falava nada, passava e chutava a caixa e nós tínhamos que nos virar para tirar as caixas do caminho antes dele chegar. Eu tomei como mania imitar ele nas brincadeiras internas com os demais estagiários, durante as tarefas, imitava ele o tempo todo e saía rindo chutando as coisas e falando “likeaboss”.

 

Na mesma época estava estourando o Meme LikeaBoss (http://www.likenerd....r-likeaboss.jpg). Portanto eu utilizava esse nick enquanto jogávamos online, em diversos cadastros e aqui no fórum não foi diferente. Eu saí da empresa, mas o nick, aqui no fórum ficou, eu sou um pouco contra a troca constante de Nicks aqui no fórum, as vezes você tem que consultar o histórico para saber com quem você está falando, pois trocam o nick e a foto ao mesmo tempo.

 

2- Torce ou torcia para o outro clube antes de torcer para o Juventude?

Não torço por nenhum outro clube, nunca torci, eu nasci em 1993, e já tenho uma camisa que me deram em 1994 (ano que o Juventude foi campeão e subiu da Série B para a Série A, ficando até 2007). Fui ao estádio desde bebê, porém minhas primeiras lembranças são de um jogo contra o Flamengo que tinha o Romário creio que em 1997/98 , jogos do Gauchão contra Inter/Grêmio nesta época, e lógico, as campanhas do titulo do Gauchão de 1998 e a Copa do Brasil em 1999, onde fui a praça comemorar, entrei pela primeira vez no gramado mas não tinha nem idéia do tamanho dessa façanha. Assisti até jogo de libertadores em 2000! Depois de viver o Juventude batendo em todo mundo é difícil pensar em outro clube. A paixão fica, até aumenta pois você vive na merda que o Juventude está hoje e lembra o quanto era feliz e nem sabia, a torcida toda tem esperança em um retorno a elite.

 

3- Como é torcer para um time que desde que fez muito sucesso durantes os anos de sua infância, mas que a partir da sua adolescência só deu desgosto?

É triste pois na época das maiores façanhas, eu não fazia idéia de que era tanto, como cresci na era dourada do Juventude, era Parmalat, eu até 2002 (onde o Juventude liderou a Série A por algumas rodadas), eu achava que ganhar títulos era algo normal. Daí para a frente foi caindo a ficha de que lutávamos pela sobrevivência.

Um ano difícil foi 2008, pois eu pouco acompanhava das divisões inferiores do Brasileirão, achava Série B uma várzea e meu time devido a péssimas administrações foi parar na Série D, agora eu já entendo melhor o que aconteceu, e consigo acompanhar as 4 divisões de forma quase igual, mas confesso que ainda espero um retorno, pelo menos a Série B.

 

A rivalidade também mudou, até 2007 rivalizavamos com a dupla Gre-Nal e só dávamos toco no Caxias, hoje infelizmente rivalizamos com o Caxias e só tomamos toco da dupla Gre-Nal.

 

4- Que você pensa sobre Márcio Mixirica?

Só por estar na lista de campeões da Copa do Brasil, já tem o meu respeito, na época eu estava no estádio mas mal o conhecia, meu foco estava em Lauro, Flavio e outros “ídolos” da época.

 

Hoje eu vejo o quanto ele foi importante taticamente para aquele time, e mais do que isso, o quanto gol meteu hahaha.
Eu assisto o DVD daquele campeonato pelo menos 1 vez por ano.

 

5- Já tirou onda com alguém pelo fato do Thiago Silva ter jogado no seu time?

Já sim, e não só o Thiago Silva, o Naldo, o Dante, Fernando volante que foi para a Seleção quando ainda jogava aqui, até do Doni quando foi pro Liverpool eu tirei onda, hahaha

 

Me cita alguém do Caxias que se destacou? Everton Costa? Edenilson? Hahahah A zoação é a melhor parte do futebol.

 

6- Qual é Principal Motivo que te leva a ler as historias da PM ?

Eu leio desde 2006 ou 2007, ainda em uma comunidade do Orkut, desde a primeira que lí me apaixonei por boas histórias, amo histórias relacionadas ao Futebol e infelizmente temos poucas opções de livros/filmes com essa temática, é muito pouco explorada. Felizmente os contadores de FM preenchem essa brecha, contos de futebol, além de que gosto muito do jogo.

 

7- Quando você ler as historias, você não cria vontade de iniciar a sua própria ?

Fico sim, as vezes no banho começo a pensar em idéias para saves. Inicio algumas delas, porém off-line. Tenho bons saves que acredito que seria interessante compartilhá-los. O meu problema é que não consigo administrar bem o tempo entre jogar e postar, eu fico tirando screen de tudo para criar o post depois e acabo perdendo o foco no jogo. Depois acho trabalhoso editar as imagens, escrever o post, fazer upload das imagens, sou muito perfeccionista e isso me atrapalha em postar.

 

8- Você já teve algum save contada na PM ?

Tive dois, o primeiro em modo jogar/postar apenas com prints e explicações dos jogos, era promissor, foi com o Juventude joguei meia temporada, estava em um processo de evolução do clube para cumprir um dos objetivos que seria jogar uma série A apenas com jogadores formados no clube, estava indo bem, só que meu computador foi pro saco e fiquei um mês sem jogar, arrumei o computador, recuperei o save joguei mais uns 2 meses do jogo e quando fui postar, não achei meu tópico, pelo tempo de inatividade ele foi excluído.(Eu nem sabia dessa regra na época, pouco tinha lido das regras da área). Falei com o Renato, moderador na época, mas para recuperar o save daria muito trabalho, abortei, eu tinha todas as imagens poderia recriar, mas desanimei em ter que escrever tudo novamente além de perder o histórico de comentários e continuei o save apenas off-line.

 

O outro comecei uma ficção, a ficção até estava boa, o treinador tinha um câncer e a idéia final de save seria a morte dele após a conquista da UCL, ainda em campo, seria o fim épico para o save, a ficção foi elogiada inclusive pelo Cellusv que na época estava com o save do Helders que foi um dos melhores aqui, postei 3 capítulos da ficção e comecei a jogar, na 4ª divisão Inglesa, com um 4-4-2 basicão, em linha e sem instruções, e quase sem contratar, meu time passou o rodo em todo mundo e venceu o campeonato, eu achei muito fácil, além do trabalho extra de escrever a ficção além dos uploads de imagens, junta isso com o fim de semestre na faculdade e eu acabei desistindo, desisti do save e consequentemente de conta-lo. Acho que faltou fazer um teste off-line antes da escolha do clube/liga.Desmotivei, não estava me divertindo mais e sim jogando para ter o que postar.

 

9- O que você acha que deveria ser feito para mudar para melhor o futebol brasileiro ?

Obrigatoriedade de pagamento de dívidas e punição por atraso em salários, para parar com os gastos sem limites. Talvez um fair-play financeiro.É muita naba ganhando salário astronômico. Valores que poderiam ser revestidos, primeiramente em pagamento de dividas e depois em estrutura e base.

 

Depois disso, vamos para uma divisão igual dos direitos do campeonato, chega de 2 ou 3 times ganharem mais que os outros se é o mesmo campeonato, vou citar o caso do RS, a FGF disponibiliza 80% da verba para a dupla grenal, 10% para Caxias/Juventude/Pelotas/Brasil e o resto que se vire com 10%, como vai existir competitividade? Com isso você consegue equilibrar o campeonato, torna-lo mais atrativo, atrair investimentos e fazer com que os times pequenos além de sobreviver, consigam montar times competitivos, investir em estrutura e na base, a partir daí os grandes também ganham pois normalmente recrutam os destaques formados por estes clubes menores, e convenhamos, não vai ser por um pouco menos na divisão do dinheiro que um Flamengo ou Corinthians vai quebrar, é time de massa, que se vire vendendo ingresso, camisa.

 

10- Que tipo de historia você mais gosta de ler ? porque ?

Gosto de histórias bem contadas, gosto bastante de uma ficção bem feita, coisa que o Jirimias faz com excelência, mas meu gosto não se restringe a isto, eu analiso que existem alguns fatores para tornar um save atrativo:

 

- Gráficos bem montados, prints intercalando com o texto para não torna-lo cansativo. Aqui temos muitos membros que fazem isto bem.

 

- No caso de ficção, ela não deve ser mais importante que o jogo, você pode ter suspense, ter história, mas o cara fazer 8 posts onde só no 8º ele começa a falar do jogo acaba tirando a essência do FM, que é o diferencial das nossas histórias para um romance qualquer.

 

- No caso de jogar/postar, o importante é um resumo breve do que está acontecendo in-game seguido das imagens faladas anteriormente, é um modo simples de fazer, joga resume e posta. Mas o contador tem que cuidar para não se perder neste processo, eu me canso um pouco quando o contador faz um post só, de 20 partidas, coloca a imagem com os resultados e começa a dissertar: - Nesta jogamos sem posse de bola e vencemos com um gol aos 46’. – Nesta partida iniciei com (ai coloca a escalação inteira) e perdemos por falha do zagueiro. – Nesta partida... e por aí vai. Fazer isto com alguns jogos, os mais importantes é legal, agora dissertar sobre os 70 jogos da temporada cansa um pouco, acho que deu para entender meu ponto.

 

- Save Fácil, que vou dissertar mais na resposta da questão 11.

 

11- Qual é o principal defeito nas historias que você ler ?

O principal é o cara que cria o save pensando em agradar os outros e não em se divertir e acaba largando muito rápido, frustrando quem se empolgou em acompanhar a idéia.

Vou citar outro defeito, que é o “Save Fácil”, o cara que sai jogando com o Barcelona e vencendo sempre, acaba perdendo a graça, eu perco a vontade de acompanhar, pega os 10 saves mais ativos do momento e me diz, quantos estão sendo demitidos ou foram rebaixados e quantos estão disputando títulos?

Nós gostamos de realismo, o ggpofm faz muito bem isso, por ter uma boa afinidade com o jogo, ele dificulta, cria limitações e isso torna mais real, pois ele “apanha” mais até começar a bater todo mundo.

 

Quem joga com times grandes, pode limitar usando nacionalismo, impedindo contratações, quem está em times inferiores, deve ter consciência de que nós contratamos melhor que a IA do jogo e portanto a tendência é de que com o tempo consigamos evoluir mais que outros times dentro de campo, por isso que é importante criar regras para tornar o save mais real.

 

12 - Que dica você deixa para os que estão chegando agora na área que tem vontade de criar a sua saga ?

Crie seu save pensando em se divertir, pense no fórum como um registro do seu save, faça o possível para cumprir seus objetivos fazendo com que seja arquivado ao final da saga. Não espere e cobre pro comentários, se o save for bom eles virão naturalmente. Foque na organização e antes de iniciar, leia um ou dois saves nos “Saves Memoráveis” para ter uma idéia de organização e modo de postagem.

13- Joga FM desde quando?

Joguei antes de tudo o Brasfoot, foi onde aprendi que existiam jogos Manager, depois conheci o CM03/04, fui ao FM2006 e o ápice foi no CM2007, ele tinha uma interface “3D” que me alegrava muito( nada parecida com a atual, os jogadores eram mais como pinos), mas acreditem, larguei o FM2006 para jogar o CM2007. Joguei seguramente umas 30 temporadas nele, só parei no FM2008 e desde então acompanho os lançamentos de todas as versões, embora tenha ficado bastante com o FM2008, que foi um dos melhores.

14 Qual foi o melhor save que tu já compartilhou?

Com certeza o do Juventude, citado na resposta da pergunta 8.

15 Tu torce para que time?

Esporte Clube Juventude, e não consigo parar de torcer, acredite, tentei largar de mão umas 2 vezes (caímos da Série A para a Série D em 5 anos) mas não dá, sempre estou lá no estádio, que convenhamos, é uma experiência que todos deveriam ter, as pessoas não apoiam os clubes de sua cidade, conheço “Gremistas Roxos” que nunca conheceram o Olimpico/Arena.

16 Existe algum jogador que tu contrata em todos os saves que faz?
Em saves no Brasil, jogando nas divisões inferiores eu sempre contrato o Tiago Alves do Santos por empréstimo e vou com ele até a primeira divisão, comigo, desde o FM passado rende muito bem atacando pelas pontas. Lembro que em um save meu levei ele até ao Manchester City, hahaha.

 

17 A quanto tempo conhece o fórum?

Conheci em 2007 enquanto procurava logos para meu FM. Na época eu acompanhava saves apenas pelo Orkut então me cadastrei só pra conseguir realizar os downloads. Depois realizava acessos esporádicos, mas nunca acompanhei nada, depois a comunidade do Orkut meio que morreu e eu acabei voltando pra cá, isso em 2011 ou 2012...ai eu não encontrei mais a senha do meu perfil de 2007 e nenhum email para redefinição e acabei criando uma nova conta.

18 Qual foi a melhor história que tu acompanhou?

É difícil citar apenas uma, acompanhando eu lembro de “Replay!” do Jirimias, "Who the Fuck is Alexander Helders?" do cellusv, não posso deixar de citar também “O homem que traiu Clough” que não acompanhei na época, mas li depois nos saves memoráveis, este é um belo exemplo de um save não ficcional mas que mesmo assim deu uma imersão muito boa ao leitor.

19 Tu costuma adaptar a tua tática aos jogadores ou faz os jogadores se adaptarem a tua tática?

Eu sou do tipo que gosta de contratar, é uma das coisas mais interessantes do jogo, negociar, montar um time. Com esses jogadores em mãos, eu começo a ver onde eles podem jogar e com base nisso crio a tática, porém depois que a tática está pronta e começa a dar resultados, quando chega um novo jogador eu treino ele para as tarefas da tática, já mantive táticas por até 3 temporadas, evito mudar a tática inteira para fazer um jogador render, como gosto de contratar eu trago um novo jogador no caso deste não render, a adaptação da tática aos jogadores só se dá na analise geral que eu faço no inicio de cada temporada, até montar meu time base.

20 Tem quantos anos?

Tenho 21 anos. Sou de 19/01/1993.

21 Tu trabalha, estuda ou está desempregado? Se faz um dos 3, fale-nos mais sobre isso.
Estudo Ciencia da Computação desde 2010, e trabalho como técnico em Infraestrutura, mais precisamente ambientes Windows Server (AD,DNS,DHCP,ISA,IIS,SQL) coisas assim, trabalho apenas com servidores.

 

Estudo, além da Universidade, que é difícil, bastante matemática e programação, tenho provas de certificação da Microsoft que preciso na empresa, portanto estou quase sempre com coisas para estudar, o que por enquanto me atrapalha até para compartilhar um save aqui na área (eu não sei me organizar entre jogar/postar/edição e upload de imagens).

 

Um ponto interessante do meu trabalho é que eu atendo o Juventude então as vezes estou lá no clube, tenho contato com os jogadores, já até carona ganhei.

22 - Desde quando (aproximadamente) tu acompanha histórias na área? Tem alguma que te chamou mais a atenção? Qual (is)?

Acompanhava histórias em uma comunidade no Orkut em 2007/2008, acessava o fórum apenas para downloads. Resolvi acompanhar mesmo aqui lá por 2011/2012, me cadastrei para poder comentar e acabei ficando.

 

Na resposta 18 citei as que mais me marcaram, cada uma com suas particularidades. Vou aproveitar o espaço e citar as atuais que mais me chamam a atenção: “Kemel Demir entre dois Mundos” do ggpofm, “Maldito Futebol Clube” do Jirimias, El Gaucho Del Pantanoso do guigasparotto e Feyenoord Rotterdam do gq-tricolor.

23 - Quais os aspectos que tu levas em conta na hora de acompanhar as histórias? Tem preferência por alguma liga ou clube? Se sim, quais?

Dou preferencia a bons contos, a imersão, não necessariamente ficção, mas o modo de contar deve remeter a realidade, precisa ter aquela imersão de fazer acreditar que aquilo tudo pode mesmo acontecer.

 

Na hora de acompanhar não tenho preferencia por nenhuma liga/clube e sim pela história.Evito um pouco as histórias com clubes gigantes desde o inicio. Sou mais fã do LLM, ou se for jogar com um clube médio que se dificulte o jogo.

24 - Já contou alguma história aqui na área? Se sim, por que parou? Se não, o que te impede de contar?
Contei as duas histórias citadas na resposta 8, ali externei também o porque parei em ambas. Já o motivo de eu não contar hoje, se dá pelo meu trabalho que além de eu levar tarefas para casa, ainda me obriga a estar sempre me certificando, junta isso com a universidade e hoje estou sem tempo inclusive para jogar, já comentar eu comento do trabalho ou da aula. Mas ainda penso que quando eu me formar na universidade, vou ter mais tempo e quem sabe não consiga me organizar melhor e voltar a postar.

 

25 - Acompanha algum campeonato (ou clube) de futebol que não seja do Brasil? Qual (is)? (Seja assistindo jogos ou só olhando as variações da tabela mesmo)

Não acompanho nenhum clube em especifico mas sim o futebol em geral, os principais campeonatos europeus eu acompanho tabela, jogos que passam na TV em geral, acompanho um pouco também do Argentino, confesso gostar bastante do Boca Juniors, por ter conhecido o clube, por ser fã de Cannigia, pelo International Superstar Soccer 1997/99.

26 - Qual o teu maior feito no FM? Tem algum time que tu se apegou bastante por causa do FM?

Meu maior feito foi uma Libertadores com o Gama, que eu recém tinha subido para a Série B (ganhei a copa do Brasil e fui a libertadores), creio que no FM2008 ou 2009. Posso citar também uma UCL/Mundial com o Southampton, como fiquei bastante tempo nesses dois clubes eu criei sim um carinho pelos dois, quando jogo na Inglaterra se pinta oferta eu tento ir ao Southampton sempre.

27 - Tem algum estádio ou clube que tu tem o sonho de conhecer? Qual e por quê?
Eu conheci La Bombonera que era um estádio que eu queria muito conhecer, porém estive lá apenas em uma tarde, ainda gostaria de vê-la cheia, pulsando em dia de jogo. Os Argentinos dão um banho nos brasileiros no quesito torcida.

Fora este, tenho bastante vontade de conhecer o estádio do Braga em Portugal, o paredão atrás do gol é muito legal.

 

28 - Assiste algum seriado atualmente? Recomenda algum?

Atualmente não, ando com muito pouco tempo para ver seriados, estou acompanhando apenas o The Walking Dead, porém eu dou preferencia por seriados já finalizados, ansiedade pelo próximo capítulo apenas nos tópicos da Profissão Manager, chega de aguardar nova temporada de seriado.

Os que eu assisti e recomendo, foram todos recomendação do pessoal do fórum:

Prison Break, Breaking Bad, 24 Horas.

29 - E filme?

Para o pessoal da área, “Maldito Futebol Clube”, todos tem que assistir este filme. Já como gosto pessoal, “300” e “Clube da Luta”.

30 - Tem algum lugar legal/bonito que tu conheceu e queira indicar?

Alter do Chão no Pará, água cristalina, natureza linda, é o paraíso. Tem um lugar, eu paguei cerca de 10 reais pra ficar sentado com uma cadeira de praia, dentro da água, com água até o umbigo comendo um peixinho e tomando uma cerveja, tu enxerga os peixes passando do teu lado, muito bacana mesmo. Passeio de caiaque, só de lembrar deu uma saudade...

 

Outro lugar seria a Praia dos Sonhos – Ponta do Papagaio em SC, eita lugarzinho lindo, se a internet lá for boa e a humanidade não destruir a praia eu penso em ir pra lá depois que me aposentar (ou já estiver rico, hahaha).

31 - Qual é a sensação de ter o post mais reputado do fórum atualmente? (este) hahahahaha

Hahahahahahha eu postei isso sem nenhuma pretensão, uma história real que aconteceu comigo e quando li aquele tópico lembrei e quis compartilhar lá, mas não tinha idéia de que era tão engraçado, quando eu vi, eu não tinha idéia do que estava acontecendo eu tomava quote toda hora e o pessoal reputando e rindo, dizendo que tava chorando rindo no trabalho, depois mostrei pra uns amigos e também choraram rindo...eu deveria ter seguido a dica do Léo e vendido esse texto pra algum stand up, haha..

E pensa que poderia estar bem mais reputado, visto que o luquinhas quotou e jogou lá nas frases do fórum e deu uns 15/20 positivos no dele também hahaha

Não imaginava mesmo que isso tivesse sido tão engraçado, quando eu postei eu nem ri, depois eu ria sozinho lendo os comentários sobre a reação das demais pessoas.

32- Outro dia, você perguntou ao ggpofm o que poderia ser feito para atrair novos usuários para a área e incentivar a que façam "carreira" na área. E em sua opinião, o que poderia ser feito?

Primeiramente mini-manuais, tutoriais de como aproveitar seu tempo, como se organizar entre jogar/editar/postar/comentar, eu mesmo tenho esse defeito para postar na área.

Depois, creio que sem querer incomodar, mas os contadores mais experientes, talvez em outro tópico ou até por MP para ficar algo mais pessoal, poderiam dar dicas aos mais novos, vejo usuários novos com boas idéias, querem compartilhar mas a edição de texto ou mesmo o português pecam bastante, o que estraga bastante, mas eu vejo potencial neles, pelo fato de boas idéias de save, por estarem jogando certinho e postando, sem trapaças, por terem vontade, me parece que falta um pouco de orientação nesta parte.

O resto, já está sendo feito que é o incentivo, estas ações de integração entre as pessoas em votações,debates e entrevistas, que como já comentei a moderação está de parabéns nesta parte.

33- Você é torcedor do Juventude ou só torce por ele porque está morando em Caxias? Conte-nos como surgiu o amor pelo seu clube do coração?

Sou natural de Caxias, me levavam para o estádio desde bebê, sempre acompanhei os jogos, tenho camisas do Juventude que mal e mal cabem na minha mão, então isso veio de berço mesmo. É como comentei na resposta da pergunta 2, eu cresci vendo o Juventude jogar e ganhar e fui me apaixonando.

34- Você é daqueles que continuará como leitor de saves ou um dia pretende postar um save na área ou suas tarefas cotidianas não permitirão isso?

Já tentei postar duas vezes e fracassei, mas eu gosto muito de jogar, eu noto que só preciso me organizar melhor, organizar melhor o tempo entre jogar / postar e poderia sim compartilhar meus saves. Por hora meu trabalho, e principalmente meus estudos estão me ocupando demais, mas sei que em Janeiro as coisas melhoram, quem sabe eu não tente novamente um save, agora já no FM15, se não der, em 2016 eu me formo na universidade e aí sim vou ter mais tempo para o jogo.

35- Você já disse que gosta muito de saves ficcionais, porém, sabemos que um save ficcional é muito complicado de ser feito e são poucos os que conseguem fazê-los com competência. E, sua opinião, quais são as principais qualidade que um save ficcional precisa ter em sua opinião?

O mais importante é a história não sobrepor ao jogo, não pode ter muita ficção e pouco jogo, nem muito jogo e pouca ficção, precisa conseguir balancear bem as duas coisas, a ficção tem que servir apenas para dar uma imersão maior, uma realidade maior ao save em si. Isso é o mais complicado de se fazer, e realmente apenas alguns o fazem com competência.

 

Já a história da ficção para mim, precisa apenas ter a ver com o jogo, com o lugar onde o save se passa, depois disso, as possibilidades são quase que infinitas, vai da criatividade de cada um. Eu já li um save que se passava em Gaza, com toda essa temática de guerra ao fundo, com o jogo no Iraque, que apenas a introdução estava boa, depois disso ficou uma porcaria, como li save onde o rapaz trabalhava na padaria e saiu para ser treinador, que ficou sensacional.

36- Da forma como o “Profissão: Manager” tem sido moderado atualmente, tem algo que você não gosta e acha que poderia mudar?

Desde que eu acompanho, acho que esta é a melhor moderação da área, pois além de aplicação das regras temos ações como esta entrevista, votações para Saves Memoraveis, coisas que fazem as pessoas interagir e se conhecer mais.

Eu só incluiria uma área de “orientação” aos novatos, conforme citei na resposta 32 e alguns tutoriais sobre maneiras de jogar postar, jogar postar diretamente, melhores hosts de hospedagem rápida de imagem, maneiras de editar rapidamente suas imagens para colocar em quadros, coisas assim para ajudar a aumentar a qualidade dos posts de todos os contadores. Já vi alguns comentários, alguma coisa nesse sentido no fórum, porém ainda muito pouco e com pouco destaque.

37- No “Profissão: Manager” você é apenas um leitor, mas sabemos que você também gosta de jogar o FM. Como você conheceu o jogo, quando começou a jogá-lo?
Sempre joguei tudo relacionado a futebol, aprendi a escrever anotando em papel as escalações dos times da TV para jogar futebol de botão, depois fui para os jogos de futebol do Snes, PS1, na área manager eu conheci o Brasfoot, então conheci o CM03/04 e depois o FM2006, depois disso fui jogando de versão em versão.

Os primeiros jogos de futebol e o brasfoot amigos me apresentaram e jogávamos juntos, já o FM eu encontrei com um titulo de “sucessor” do CM, jogo que na época eu tinha preferencia, tudo através de pesquisas na internet.

 

38- Dos saves que você fez off-line, conte-nos como foram os dois save que você mais gostou de jogar.

Um com o Juventude no FM2013 onde joguei da série D até a série A, na série A fui rebaixado, voltei novamente para a Série A e joguei umas 5 temporadas, chegando no máximo a libertadores, e brigando para me manter na série A, dificuldades financeiras enormes, o jogo não me deixava evoluir mais que isso, eu melhorava condições de treinamento e na outra temporada me dizia que tinha piorado por conta da evolução tecnológica, estava muito desafiante e interessante jogar.

Outro que eu gostaria de citar foi com o Southampton, neste sim tive sucesso, venci algumas vezes a Premier, mas o mais interessante era a nível europeu, o Barcelona não me deixava ganhar a UCL, levei 8 temporadas chegando a semi final/final até eu conseguir ganhar e encerrar o save.

39- Que tipo de save você gosta mais de jogar? Você prefere save de clube ou de carreira? Gosta de começar nas divisões inferiores ou prefere um clube médio ou até um clube grande? Gosta de jogar na Europa ou prefere a América do Sul ou outro continente?
Save de clube apenas quando o clube tem uma história interessante, como o Torino, Pro Vercelli, ou quando eu quero bater alguma meta.

Se não eu gosto sempre de remeter a realidade e começar uma carreira desempregado e saindo das divisões inferiores com reputação amadora, posso sim ir a um clube grande mas apenas quando eu merecer chegar lá. Minha preferencia é por iniciar nas divisões inferiores, sou fã de LLM.

 

Eu gosto muito de jogar no Brasil por ter um conhecimento amplo das ligas e jogadores, até por acompanhar bastante as 4 divisões nacionais. Estou jogando também na Inglaterra e Italia e Portual, são as ligas onde fico mais confortável, acho ruim jogar por exemplo na liga Francesa, me oferecem jogadores e tenho que analisar atributos e clubes anteriores pois não tenho nenhuma idéia do nível dos jogadores.

 

Porém, as vezes eu saio da minha zona de conforto e me aventuro pelo Uruguai, Escócia. Para o próximo FM penso em explorar melhor a liga Alemã, nunca joguei lá e todos falam ser interessantíssima.

 

40- Alterar o título do save de acordo com as atualizações feitas chama a atenção do leitor para a história?

Chama sim, muito, principalmente quando se enumera os capítulos, eu mesmo quando entro na área, primeiramente eu vou olhando os títulos, depois abro as que tiveram mudança de titulo e vou ler a ultima atualização e também os comentários dos demais leitores. Por ultimo eu vejo os que estão mais acima mas não mudaram de nome para ver se por um acaso teve alguma atualização.

 

Eu quando acompanho um save eu tento sugar o máximo lendo inclusive os outros comentários e as respostas do autor, um save é um livro onde podemos inclusive interagir com o autor e em casos de ficção mudar um pouco o rumo da história pois se eu adivinhar o resultado do suspense, aposto que o contador vai mudar.

41- Durante as postagens dos saves o que mais te atrai, as histórias em que a vida do treinador é narrado na primeira pessoa, contando seus feitos, ou na 3ªpessoa, como se houvesse um narrador diferente na história?

Gosto das duas maneiras, o mais importante é ter imersão, tivemos o save da Tríade de Madrid, onde não foi contado nem em primeira, nem em terceira mas sim em forma de documentário, como se estivessem olhando para o passado e deu uma imersão tão quanto, ou até maior do que se estivesse sendo contada pelo narrador.

É como um livro, o livro pode ser contado em primeira ou terceira e se a história for boa, o livro vai ser bom e vai conseguir contar a sua história.

42- O que mais lhe atrai a ler save ?

Eu sou apaixonado por futebol, em 2000 eu com 7 anos lia nas revistas Placar, no centro, o resumo das rodadas do campeonato Brasileiro onde dizia por exemplo “Portuguesa 0x0 São Paulo, muita chuva jogo truncado e prevaleceu a forte marcação...” e tinha um resumo para cada jogo, alguns eu sabia de cor, era uma forma de ler contos de futebol, são histórias de futebol.

 

O futebol é um esporte fantástico, que te leva rapidamente de uma emoção para outra e quando a história dá a imersão necessária, enquanto você está lendo você está pensando no que pode acontecer, no que aconteceu, se vai dar certo, da mesma maneira como quando acompanha o seu clube do coração na vida real. O que me atrai nos saves da área é a imersão que os contadores conseguem dar.

43 -Você já deve ter lido vários saves da área. Quais seriam os dois ou os três melhores saves que você acompanhou e/ou leu e por que eles são tão bons em sua opinião?

Eu citei 3 bons saves na resposta da questão 18, poderia citar mais uns 5 no mínimo, que foram muito bons e o motivo de serem tão bons é que tem uma história por traz deles, a tão falada imersão, não necessariamente ficção, mas chamar a atenção com objetivos bem definidos, resgatar uma história, além de in-game serem fantásticos, com conquistas, fracassos, novas tentativas, assim como é o futebol.

 

44 -A cada versão do FM, surgem grupos de defensores e detratores do jogo e muitos costumam avaliá-los pela maneira que conseguem sucesso. Quando vencem, o jogo é excelente, quando perdem, o jogo está bugado e cheio de defeitos. Se você tivesse que ficar de um lado sobre o FM14, em qual lado ficaria e por quais motivos? De 0 a 10, qual seria a nota que você daria para o FM14?

Eu fico do lado do FM, a cada versão está melhor, vou dissertar mais sobre isso na questão 45.

Eu daria nota 9 ao FM14 na versão beta (match engine estava muito boa) e nota 8 ao ultimo pacth 14.3.

45 -Volta e meia vemos pessoas reclamando que o FM é irreal porque nenhuma equipe que chuta 20 vezes ao gol de um adversário pode perder para uma equipe que chutou apenas três. No entanto, essas mesmas pessoas não reclamam quando acontece o contrário, ou seja, a equipe deles faz três ou quatro arremates e marca um gol, enquanto o adversário faz 20 arrematas e não marca nenhum gol. Quando isso acontece, está tudo bem com o FM e a grande vitória conseguida foi fruto de um contra-ataque mortal ou de um time que soube segurar a pressão do adversário. O que você acha desse tipo de reclamação?
O FM é um simulador e precisa refletir a realidade, você chutar 20 vezes contra 2 e perder de 2x0 é chato mesmo, mas isso acontece, comigo quanto acontece mais de uma vez eu já começo a alterar minhas táticas, jogadores, tento sempre me adaptar ao jogo e penso que todos deveriam fazer o mesmo, se o jogo fosse tão bugado não estaria no topo por tanto tempo.

Temos sim muitas mudanças na Match Engine e portanto temos que nos adaptar mas ao meu ver o jogo está cada vez melhor, não tenho nada a reclamar. Se eu estou perdendo a culpa é minha e não do jogo. Acho que essas reclamações são apenas chororô, é o mesmo tipo de pessoa que quando vai mal na prova coloca a culpa no professor, mesmo que não tenha estudado.

 

46- Para o FM15, qual novidade você gostaria que ele trouxesse?

O jogo está perfeito, eu gostaria apenas que acabassem com as renovações de contrato irrealistas, o reserva que ganha 30mil pedir 110mil na renovação e então você tem que dar 50% do passe para ele aceitar renovar por 50mil , o que impossibilita manter uma base por muito tempo, eu já dispensei jogador e depois de 6 meses ele aceitou voltar pelos 30mil anteriores porque estava sem clube.

 

Gostaria também de uma maior diversidade na montagem dos estádios, quem sabe um editor para a comunidade criar os estádios.

Fora isso o que vier pra mim é lucro, estou muito feliz com o nível de simulação atual do FM.

 

47 -Eu tenho uma hipótese que boa parte dos problemas dos brasileiros ao jogar o FM, decorre da falta de conhecimentos nosso sobre os aspectos táticos sobre o futebol. Essa falta de conhecimento sobre o futebol nos leva a usar conceitos equivocados no FM e aí não há time que funcione. O que você pensa sobre essa hipótese? Se você não concorda, por que temos tantos problemas ao jogar o FM?

Concordo sim, primeiramente o jogo é feito por europeus e os conceitos de táticas são diferentes para nós brasileiros, e depois não lemos o suficiente para entender sobre as táticas, gritos, o apoiar/defender/atacar, mentalidade, muita gente tenta apenas escolher a formação, 2 ou 3 gritos e sair vencendo.

Sou da opinião também de que algumas formações funcionam melhor em determinadas ligas, por exemplo, na liga Inglesa muitos times jogam no 4-4-2 em linha portanto não vai ser com a mesma tática que eu jogo na Italia ou no Brasil que eu vou ter sucesso na Inglaterra.

 

48- Qual o principal motivo que te faz ser um leitor de histórias?

A paixão por histórias de futebol e a paixão pelo jogo, quando não estou assistindo futebol, estou lendo as histórias ou jogando e imaginando as próprias. Dissertei um pouco mais na questão 42.

 

49- Acredita que acompanhando outros saves você aprende mais sobre o jogo? Já adotou algumas estratégias inspirado em histórias da área?

Aprendo sim, principalmente em ligas que jogo menos, aprendi muito sobre a Inglaterra acompanhando alguns saves aqui do fórum, estratégias táticas eu já aprendi bastante com os posts do ggpofm, mas nunca copiei uma tática, já contratações sim, em ligas que eu pouco conheço eu leio as histórias e vejo jogadores que o pessoal contratou e que deram certo e vou atrás deles.

 

50- Lembra por que entrou na área pela primeira vez e qual foi a primeira história a acompanhar?

Como citado, eu vim de uma comunidade do Orkut que era focada apenas em histórias então quando entrei aqui já sabia o que eu estava procurando, com o tempo descobri que uma das histórias que eu mais gostava de lá, tinha sido kibada daqui. Lá naquela comunidade eu caí de paraquedas, estava vendo comunidades relacionadas e fui parar lá.

 

Fiz um esforço, tentei ler meu conteúdo em histórico mas realmente não lembro qual foi a primeira que comecei a acompanhar aqui, até por que li muitas, lí inclusive as finalizadas que eu não acompanhei mas foram para as histórias memoráveis.

 

51- Nunca contou uma história na área? Pretende algum dia fazer isso? E em algum momento já cogitou essa possibilidade?

Contei duas como citado na questão 8, eu pretendo voltar um dia quando eu conseguir me organizar melhor entre minhas responsabilidades e o tempo para jogar. E aprender um pouco mais sobre a edição das imagens, eu sou muito perfeccionista.

 

52- Tem algum autor que você gostava de acompanhar e hoje não está mais na área? E entre os novos autores, tem algum que te agrada mais?

O cellusv, sinto bastante falta das histórias dele.

Entre os novos, vejo com bons olhos o Messias e agora o lucaas_bfr, vejo que tem potencial, precisamos incentivá-los e dar tempo ao tempo.

 

53- Muitas boas histórias são iniciadas e logo abandonadas. Lembra de alguma que deixou um "gostinho de quero mais"?

"Who the Fuck is Alexander Helders?" acabou de forma trágica por perda do arquivo, não cumpriu os objetivos mas mesmo assim foi memorável pois a ficção era fantástica.

 

54- Na maioria das histórias, até por ser mais prático para os autores, o foco é no resumo das partidas. Senta falta de destaque para alguma outra coisa nas histórias, como por exemplo a parte tática e de treinos?

Sinto sim, os tópicos do tipo jogar/postar são atrativos, mas alguns autores não postam a evolução do clube ano a ano, creio que pelo menos no inicio das temporadas seja interessante arquivar a evolução financeira, estrutura, evolução do time, treinos.

Temos alguns que só postam resultado, não postam as táticas, já vi autores que não postam nem quem fez os gols...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimas respostas, Like! Aí tem muita coisa que a gente pode aproveitar nas histórias, muito do que fazer ou evitar.

E valeu pelas dicas para a moderação, estamos trabalhando para colocar estes tutoriais em prática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Graaaande entrevista. Foi bem legal conhecer mais sobre você e sua ligação com o FM, o futebol e outras coisas sobre sua vida. Nem lembrava que você havia postado dois saves na área. Muito legal também as dicas que você seu como leitor para quem deseja postar.

Valeu também pelos elogios e também pela cobrança para dar mais atenção aos novatos.

Foi tudo "like a boss". :yest:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimas respostas, Like! Aí tem muita coisa que a gente pode aproveitar nas histórias, muito do que fazer ou evitar.

E valeu pelas dicas para a moderação, estamos trabalhando para colocar estes tutoriais em prática.

Graaaande entrevista. Foi bem legal conhecer mais sobre você e sua ligação com o FM, o futebol e outras coisas sobre sua vida. Nem lembrava que você havia postado dois saves na área. Muito legal também as dicas que você seu como leitor para quem deseja postar.

Valeu também pelos elogios e também pela cobrança para dar mais atenção aos novatos.

Foi tudo "like a boss". :yest:

Agradeço aos dois, primeiramente pelos esforços para a manutenção e melhoramento da área. Depois pelo feedback.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante arthurbraccini

Baita entrevista! Não te conhecia muito bem, agora já sei mais ou menos o tipo de saves que tu gosta de acompanhar então quem sabe eu consiga agradá-lo hahaha. O Juventude é muito maior que vários times do Rio de Janeiro e do Nordeste, e eu tenho bastante carinho pelo clube, principalmente porque eliminaram o Internacional daquela Mítica copa do Brasil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui um dos moderadores que te precedeu rapaz. Hahahaha

Desconfiei desde o princípio. Nem lembro como fui parar lá hahaha. Lembro pouco daquela época, faz bastante tempo. Por curiosidade, encontrei hoje o Vini na Steam, que também era moderador. A gente estava conversando e nem nos reconhecemos hahaha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baita entrevista! Não te conhecia muito bem, agora já sei mais ou menos o tipo de saves que tu gosta de acompanhar então quem sabe eu consiga agradá-lo hahaha. O Juventude é muito maior que vários times do Rio de Janeiro e do Nordeste, e eu tenho bastante carinho pelo clube, principalmente porque eliminaram o Internacional daquela Mítica copa do Brasil

Hahaha Obrigado parceiro, lembre-se que o mais importante é agradar a você mesmo, pois você quem joga o jogo. Obrigado pelo reconhecimento ao Juventude! 4x0 no Inter na Cdb, 1 ano depois de ganhar deles o gauchão, também por 4x0 hahaha

Qual era a comunidade do orkut que tu participava?

HdM também,:) sempre como leitor.

Legal demais notar que tanta gente de lá migrou pra cá.

Se não me engano o cellusv também veio de lá né?

Realmente seria legal se criasse um sub-forum para Mini-manuais e tutoriais dos mais experientes para os novatos como dito na resposta 32.

Muito legal essa entrevista

Obrigado Messias, espero que continue evoluindo aqui na área.

que post tao mitoso e engraçado é esse? hauahu

Nessa página: http://forum.fmanager.com.br/topic/114739-a-sociedade-ocidental-caga-da-forma-errada/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Fujarra
      Por Fujarra
      Entrevistas da Área
      Olá, pessoal.

      Esta será a nossa primeira entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:
       
      @Marcolation
      @Herr Jones
      @Bruno Trink
       
       
      Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 05/06/2023 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.
      Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.
      Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada na próxima quinta, dia 16 de junho às 23h59.
    • Fujarra
      Por Fujarra
      Entrevistas da Área
      Olá, pessoal.

      Esta será a nossa primeira entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:
      @tricolor de coraçao
      @PedroJr14
      @Leho.
       
      Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 20/02/2022 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.
      Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.
      Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada no próximo domingo, dia 13 de março às 23h59.
    • div
      Por div
      Entrevistas da Área
      Olá, pessoal.

      Esta será a nossa segunda entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:
      @PedroJr14
      @Rodrigo Violim
      @Victor Duque
       
      Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 29/06/2021 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.
      Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.
      Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada na próxima quinta, dia 22 de julho às 23h59.
    • Fujarra
      Por Fujarra
      Entrevistas da Área
      Olá, pessoal.

      Esta será a nossa terceira entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:
      @Megalodonte
      @Guilhererme
      @Cadete213
       
      Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 26/10/2021 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.
      Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.
      Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada na próxima terça, dia 2 de novembro às 23h59.
    • Fujarra
      Por Fujarra
      Entrevistas da Área
      Olá, pessoal.

      Esta será a nossa primeira entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:
      @div
      @tricolor de coraçao
      @Cadete213

      Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 09/03/2021 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.
      Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.
      Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada na próxima quinta, dia 23 de março às 23h59.
×
×
  • Criar Novo...