General Director Leho. Posted July 30, 2014 General Director Report Share Posted July 30, 2014 Técnicos envelhecem, e número de 'vovôs' mais que dobra Publicado em 30/07/2014, 09:24 / Atualizado em 30/07/2014, 09:47 Paulo Cobos, para o ESPN.com.br ESPN.COM.BRAbel (Inter), Oswaldo (Santos), Felipão (Grêmio), Levir (Atlético-MG) e Luxemburgo (Flamengo): os 'vovôs' do Brasileiro Não é pela renovação dos treinadores no principal campeonato do país que o futebol brasileiro, abalado após o fiasco na Copa do Mundo, vai se reinventar. Os atuais comandantes dos clubes do Campeonato Brasileiro (sem contar o Bahia, que está sem treinador) têm idade média de 53,2 anos. Um salto grande quando comparados com os que começaram o torneio de 2003, o primeiro sob as regras dos pontos corridos. Naquele campeonato, que tinha 24 clubes, os técnicos da primeira rodada tinham, em média, 48,2 anos. Maior ainda é o salto de treinadores sexagenários. Em 2003, o Brasileiro começou com apenas dois nessa faixa: Pepe, que tinha 68 anos no Guarani, e Antônio Lopes, que comandava o Vasco aos 61 anos. Agora, são cinco "vovôs", e todos em clubes grandes. O Flamengo mandou embora Ney Franco, de 48 anos, para resgatar Vanderlei Luxemburgo, 62. O Santos tem Oswaldo Oliveira, de 63 anos. O Inter aposta em Abel Braga, 61. O Atlético-MG trouxe de volta do Japão Levir Culpi, outro que tem 61. Por fim, foi a vez do Grêmio trocar a juventude pela experiência. Mesmo mais perto da zona da Libertadores do que a área de degola, o clube dispensou Ederson Moreira, de 42 anos, para contratar Luiz Felipe Scolari, que aos 65 anos é agora o mais velho do Brasileiro. Em 2003, o Brasileiro arrancou com sete treinadores que tinham, no máximo, 42 anos. Vários deles viraram profissionais de prestígio, como Tite, Cuca, Renato Gaúcho e Cristovão Borges. Agora, dois estão nessa faixa de idade: Doriva, que aos 42 anos começou muito bem no Atlético-PR, e Argel, que aos 39 acaba de assumir o Figueirense. A velha e boa ciranda dos vovôs... e assim vamos. Só não sei pra onde. Link to comment Share on other sites More sharing options...
cdcccccc Posted July 30, 2014 Report Share Posted July 30, 2014 Não que idade represente que o sujeito é ultrapassado. Mas a falta de renovação é um problema mesmo. O pior é que os mais novos muitas vezes são tão ou até mais ultrapassados que os velhos. E pontos pro Oswaldinho de Oliveira, que eu jurava que tava nos seus 50 e poucos. Link to comment Share on other sites More sharing options...
SilveiraGOD. Posted July 30, 2014 Report Share Posted July 30, 2014 Pra não criar outro tópico porque não vale a pena, mas a entrevista que o Muricy tá dando agora na ESPN ao vivo, é ABSURDA. Eu não gosto muito do jeito dele e da forma como arma os times, mas o que ele tá falando agora é de se aplaudir, rapaz. Bateu na CBF, bateu nos "relatórios" do Felipão, deu a entender que o treinador brasileiro tem vergonha de aprender, que tá muito difícil pra trabalhar. Falou que nao dá pra mudar só dentro de campo se nao mudar todo o resto e por ai vai. Mudei a minha visão quanto a ele com essa entrevista. Sensacional. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Illo Posted July 30, 2014 Report Share Posted July 30, 2014 Muricy vem mostrando desde que voltou para o São Paulo que está mudado, que reviu alguns conceitos dele. Link to comment Share on other sites More sharing options...
John the Baptist. Posted July 30, 2014 Report Share Posted July 30, 2014 Não que idade represente que o sujeito é ultrapassado. Mas a falta de renovação é um problema mesmo. O pior é que os mais novos muitas vezes são tão ou até mais ultrapassados que os velhos.E pontos pro Oswaldinho de Oliveira, que eu jurava que tava nos seus 50 e poucos. Muita tintura no cabelo. Link to comment Share on other sites More sharing options...
guaipeca55 Posted July 30, 2014 Report Share Posted July 30, 2014 Pra não criar outro tópico porque não vale a pena, mas a entrevista que o Muricy tá dando agora na ESPN ao vivo, é ABSURDA. Eu não gosto muito do jeito dele e da forma como arma os times, mas o que ele tá falando agora é de se aplaudir, rapaz. Bateu na CBF, bateu nos "relatórios" do Felipão, deu a entender que o treinador brasileiro tem vergonha de aprender, que tá muito difícil pra trabalhar. Falou que nao dá pra mudar só dentro de campo se nao mudar todo o resto e por ai vai. Mudei a minha visão quanto a ele com essa entrevista. Sensacional. Vi essa entrevista também, ele matou a pau, falou sem papas na lingua o que queria. Pau na cara desses velhos arrogantes tipo Parreira e Luxa. Link to comment Share on other sites More sharing options...
General Director Leho. Posted July 30, 2014 Author General Director Report Share Posted July 30, 2014 O Oswaldo nem parece que tem 60 mesmo, hahahaha velho tá inteirão. [...] Mudei a minha visão quanto a ele com essa entrevista. Sensacional. Pois é, me surpreendeu também, foi ótima. Aliás, até eu que na passagem anterior pelo SP era um fervoroso corneta dele, dou o braço a torcer: ele mudou nesse meio tempo, de 2009 pra cá. O mau humor e a prepotência que marcavam suas entrevistas entre 2006 e 2008 deram espaço pra opiniões mais claras e objetivas sobre futebol e seus entornos. É o tal negócio né: experiência amadurece o sujeito, pro bem e pro mal. Ele parece ter se beneficiado desse tempo longe do SP, com títulos e boas passagens em outros grandes clubes. Ainda continua com suas pardalzices, mas já é outro Muricy, e essa entrevista de hoje deixou isso bem claro. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lucas.Duarte Posted July 30, 2014 Report Share Posted July 30, 2014 O maior problema é, e acredito que a por serem mais velhos, os treinadores não buscam se renovar, não acham que isso irá surtir efeitos, pra quê mudar depois de tanto tempo!? Conheço pouco sobre o curso de treinadores da CBF e do pouco que sei nunca os treinadores das equipes principais estão, porque não começar a mudar a partir daí? E realmente, como o Muricy falou, se a renovação não começar pelas camadas mais altas também nada mudará. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eduh-RJ Posted July 30, 2014 Report Share Posted July 30, 2014 Só faltava essa, dizerem que a Idade influi no estilo de futebol jogado ¬¬ O próprio Oswaldo é um dos técnicos menos conservadores e mais flexíveis taticamente no Brasil. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ne0 Posted July 30, 2014 Report Share Posted July 30, 2014 Muita tintura no cabelo. Olha o segredo do tiozão: A camisa 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Archived
This topic is now archived and is closed to further replies.