Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bastidores: como e porque o Flamengo voltou a Luxemburgo


Illo

Posts Recomendados

24/07/2014, às 04h00

Bastidores: como e por que o Flamengo voltou a Luxemburgo

Reflexão do erro ao manter Ney Franco durante a Copa do Mundo, pressão de ex-presidentes e surpresas com Luxa com são enredo da polêmica contratação

Por Eduardo Peixoto

Rio de Janeiro

neyfranco-site-flamengo.jpg

Ney Franco: maus resultados e insegurança minaram o treinador (Foto: Divulgação/Flamengo)

Sete jogos sem vitória, recordes negativos empilhados às costas e a lanterna com luz potente e reluzente do Campeonato Brasileiro na mão. Ney Franco tornou-se um problema que a diretoria do Flamengo concluiu que precisava sanar antes do clássico contra o Botafogo, no próximo domingo. Mas até chegar à contratação de Vanderlei Luxemburgo, opositor da atual diretoria nas eleições de 2012, foi necessária uma reflexão interna.

A primeira etapa foi admitir o erro ao manter Ney durante a Copa do Mundo. Mais do que resultados, o técnico errou nas escalações, substituições e decepcionou os dirigentes pela insegurança. Apresentou um Flamengo assustador ao torcedor que clamava por atuações menos previsíveis – calcadas em contragolpes - após a saída de Jayme de Almeida.

O recado final de desorientação transmitido por Ney Franco ocorreu no jogo contra o Inter. Após treinar o 3-5-2 durante a maior parte da intertemporada e executá-lo - sem sucesso - na derrota por 2 a 1 para o Atlético-PR, o técnico chutou o esquema para o alto por causa da lesão de Samir. Mostrou aos zagueiros reservas Erazo (ao saber que não jogaria pediu para não viajar e rescindirá o contrato), Marcelo, Frauches e Fernando que não confiava neles. Para piorar, colocou Márcio Araújo na lateral direita e deslocou Léo Moura para uma estranha posição de volante/meia/ponta que não funcionou. A goleada por 4 a 0 diante do Internacional implodiu a confiança nele.

A etapa seguinte foi deparar-se com um deserto de treinadores atraentes. Desde domingo, os caciques concordavam em um ponto: “Temos que demiti-lo”. Mas na frase seguinte lotavam-se de interrogações: “Mas quem vamos contratar?”. Apesar de oficialmente fora do cargo, Wallim Vasconcellos segue atuante no departamento de futebol e desde domingo ouviu conselhos para intervir e contratar “pessoas do ramo”, que habitassem o pantanoso ambiente boleiro há mais tempo. Logo pipocou o nome de Vanderlei Luxemburgo , considerado “malandro” para lidar com o grupo e suficientemente forte para aguentar a pressão da torcida e da mídia.

luxemburgo_oculos_ae_95.jpg

Vanderlei Luxemburgo é considerado "malandro" para lidar com o grupo (Foto: Agência Estado)

No meio do caminho houve o componente político. A diretoria demitiria Ney Franco de qualquer forma. O consenso era esse. Mas o ultimato do grupo de ex-presidentes a Eduardo Bandeira de Mello na noite de segunda-feira – um dos itens era a “imediata saída do treinador” - deu a impressão de que a mudança seria ceder às pressões.

Líderes do grupo, Marcio Braga e Kleber Leite sempre foram contrários a Luxa no Flamengo. O primeiro, após as críticas públicas que sofreu do treinador em 1991, sempre usou palavras pouco elogiosas para defini-lo. O segundo, ao comprar a briga de Romário com o técnico e demiti-lo em 1995, saiu do grupo de admiradores do treinador.

Curiosamente, as ressalvas ao nome foram esquecidas e ambos aprovaram publicamente a contratação. Marcio falou ao jornal Lance que a “crise foi espanada”, e Kleber Leite publicou em seu blog que foi uma “tremenda bola dentro”. Nas entrelinhas, deixaram a mensagem: nós impusemos e exigimos mudanças, e eles aceitaram. Transmitiram uma ideia de força. Nem certa e nem errada.

Se a diretoria decidisse pelo confronto teria muito a perder. Principalmente no Conselho Deliberativo. Há pautas importantes pendentes (Morro da Viúva, garantias ao Banco Central para desbloqueio de verba) e os grupos políticos, descontentes com o rumo do futebol, tenderiam a travar os anseios da situação nas votações.

O Flamengo até tinha atrativos para o novo comandante: oferecia um salário alto e visibilidade. Porém, um a um, os pretendidos escaparam da mira. Tentou-se Tite, a opção mais óbvia, mas ele não aceitou conversar.

Via empresário Léo Rabello, o clube buscou informações contratuais do argentino Jorge Sampaoli, técnico da seleção chilena. O papo não evoluiu. Em Santos, comentou-se que Oswaldo de Oliveira também recebeu uma sondagem. Nada.

A sugestão por Vanderlei, viva desde a noite de domingo, voltou a ser considerada. O treinador enfrentou problemas familiares delicados nos últimos meses e aceitou a oportunidade. Promessa ou não, fugiu da exigência por reforços. Garantiu aos dirigentes que vai “martelar a construção com os pregos que tem” e fugirá do rebaixamento com tranquilidade. Nas conversas, demonstrou profundo conhecimento do elenco atual (“Sabia mais do que Ney Franco”, pontuou um deles) e elegeu como um dos grandes problemas da campanha ruim o alto número de jogadores acima de 30 anos escalados no time titular.

No plano de ação que recebeu dos dirigentes, o Flamengo terá um orçamento generoso para investir em reforços na próxima temporada. Vanderlei acreditou e tem convicção de que o trabalho no Rubro-Negro o alçará de novo à luz potente. Dos holofotes, não da lanterna.

DEIXOU CHEGAR FUDEU, MANÉ! É O FODEROSÃO NA ÁREA!

HUAHAUAHAUAAHAUA... É sério, só uma diretoria amadora como a do Flamengo para ainda acreditar em Luxemburgo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AOIHEOAIEAEIOAHEIOAHOEHOAEAEAHEHAEAIOOEHAEOAHEOAEHAEHUIAEHUIAHE

AEHAIOEHOAEAHEUIAHEUIAHEIUAHEUIAHEUIAHEIUAHEAHEIOHAIOEHAHEIOAHEIOAHEIOAHE

AIOHEIOAHOAIHEAUEAIHAUIEHUIAHEUIAHEUAEH

Luxemburgo.

AOEHOAHEOHAIOEHOAIEHAIUEHAUIEHAUIEHAEHUIAHEuiAHUIhUIAEHAUHE[

AJEIAJEJAIEOAEIOAJIOJAIOEJIOAJEIOAJEAJIEJAEJIOAEJAE

POJETO.

:yeah: :yeah: :yeah: :yeah: :yeah: :yeah:

Clubes brasileiros merecem tomar no rabo com areia e sem cuspe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cade a super diretoria moderna do Flamengo???

Cara...LUXA??? AEUHEAHEUHUAHEUEHUE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cade a super diretoria moderna do Flamengo???

Cara...LUXA??? AEUHEAHEUHUAHEUEHUE

Também me pergunto, cadê o Fábio, Luquinhas, e outros que chuparam as bolas de Bap, Vallim, Eduardo Bandeira de Melo e outros "mega empresários".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EKIHSJUJAOSIGJAÇJÇAJIGUIAPÇ,AB´JIAJKUIAGAGPOGJAIAGQLWIJNMA NA

AGNJKGRNJANQN NQ JÇ NMALN ÇQN ÇQ

:yeah: :yeah: :yeah: :yeah: :yeah:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os caras mandam bem no controle de gastos, estão colocando a ordem em casa. Mas o planejamento do futebol está péssimo, a única coisa que salvou foi a Copa do Brasil, de resto, nada deu certo infelizmente.

Luxa é sacanagem, mas Ney Franco se superou. Ainda deveria ser o Jaime.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também sempre achei que o melhor pro Flamengo até consertar a casa era o Jayme. Técnico que faz o feijão com arroz, barato e que pensa unicamente no Flamengo. Depois, com dívidas no mínimo perto de serem sanadas, poderiam pensar em Tite, Sampaoli ou outro técnico estrangeiro de ponta. O dinheiro que os clubes brasileiros terão, se bem administrados, daqui a 10, 20 anos vai ser gigante. Não vai chegar ao nível de Barcelona, Real Madrid, Manchester e outros, mas vai ser bem maior que os padrões brasileiros de hoje, vai. E é nisso que a diretoria estava pensando. Só cagaram na parte futebolística...

Luxa acabou de falar na ESPN que depois desse tempo todo fora, ainda vai continuar com os mesmos métodos de trabalho que teve nos últimos anos, não vai mudar em nada porque o futebol não mudou nada. Ou seja, vai dar em merda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É muito amadorismo cara, escolheram um cara que parou no tempo pra tentar salvar essa barca furada. só racho eahueahuaeuha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é que Luxa parou no tempo, ele simplesmente desistiu da profissão de treinador, preferiu ganhar dinheiro dos empresários de atletas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mais incrível é você perguntar pra jogadores que treinaram com os principais técnicos do Brasil e praticamente todos eles serem unânimes quanto ao melhor: Luxemburgo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ultrapassado e arrogante.

Deviam ter pago um pouco mais e contratado o Tite.

Parece que sondaram Tite mas ele recusou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que sondaram Tite mas ele recusou.

Menos mal.

Tite seria ideal pro Flamengo.

Ia retrancar o time e sair no contra ataque. Não cairia de divisão nem fodendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EAIUOHEAIUOAEHAEIUOHEAIUOAEHAEIUOHAEIUOAEHAEIUOHAEIUOAEHAEIOUEHIUOAE

É ESSE TIPO DE COISA QUE MANTÉM UM VASCAÍNO VIVO NESSES TEMPOS

EIUOAHAEOIUEAHAEOIUHAEIUOAEHEAIOUEHAOAEIUHAEIUOEAHOEIUAHAEUOAEHOAEIU

EU TERIA UM DESGOSTO PROFUNDO SE FALTASSE O FRAMENGO NO MUNDO

EIUOAHAEIUOAEHAEIUOHAEOIUEHAOEIUAHEAOIUEAHOIEUAHAEOIUAEHOIUEHAOIEUA

---

Duvido que o Luxa continue no Framengo até o fim do Brasileirão, duvido!

Aos entendidos, a diretoria do Framengo faz um bom trabalho e vacila na gestão do futebol ou é toda ruim mesmo?

No momento que passa o futebol brasileiro, é lamentável que a diretoria considerada honesta, competente e moderna tenha colocado o clube que dirige nessa situação. Ajuda a impedir que outros clubes se profissionalizem.

Que decepção esse Ximenes, heinhô!?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Ótima contratação. Diretoria foderosona do Fla pensa a longo prazo: Luxa chega pra ser campeão da Série B 2015.

OAIUEHOIAUHEOIUHAEOUHAOEUAEHIUAEHOUAEHOAUEHOAE!

:yeah:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EAIUOHEAIUOAEHAEIUOHEAIUOAEHAEIUOHAEIUOAEHAEIUOHAEIUOAEHAEIOUEHIUOAE

É ESSE TIPO DE COISA QUE MANTÉM UM VASCAÍNO VIVO NESSES TEMPOS

EIUOAHAEOIUEAHAEOIUHAEIUOAEHEAIOUEHAOAEIUHAEIUOEAHOEIUAHAEUOAEHOAEIU

EU TERIA UM DESGOSTO PROFUNDO SE FALTASSE O FRAMENGO NO MUNDO

EIUOAHAEIUOAEHAEIUOHAEOIUEHAOEIUAHEAOIUEAHOIEUAHAEOIUAEHOIUEHAOIEUA

---

Duvido que o Luxa continue no Framengo até o fim do Brasileirão, duvido!

Aos entendidos, a diretoria do Framengo faz um bom trabalho e vacila na gestão do futebol ou é toda ruim mesmo?

No momento que passa o futebol brasileiro, é lamentável que a diretoria considerada honesta, competente e moderna tenha colocado o clube que dirige nessa situação. Ajuda a impedir que outros clubes se profissionalizem.

Que decepção esse Ximenes, heinhô!?

Ainda bem que o Ximenes não durou no Flu, ainda bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EAIUOHEAIUOAEHAEIUOHEAIUOAEHAEIUOHAEIUOAEHAEIUOHAEIUOAEHAEIOUEHIUOAE

É ESSE TIPO DE COISA QUE MANTÉM UM VASCAÍNO VIVO NESSES TEMPOS

EIUOAHAEOIUEAHAEOIUHAEIUOAEHEAIOUEHAOAEIUHAEIUOEAHOEIUAHAEUOAEHOAEIU

EU TERIA UM DESGOSTO PROFUNDO SE FALTASSE O FRAMENGO NO MUNDO

EIUOAHAEIUOAEHAEIUOHAEOIUEHAOEIUAHEAOIUEAHOIEUAHAEOIUAEHOIUEHAOIEUA

---

Duvido que o Luxa continue no Framengo até o fim do Brasileirão, duvido!

Aos entendidos, a diretoria do Framengo faz um bom trabalho e vacila na gestão do futebol ou é toda ruim mesmo?

No momento que passa o futebol brasileiro, é lamentável que a diretoria considerada honesta, competente e moderna tenha colocado o clube que dirige nessa situação. Ajuda a impedir que outros clubes se profissionalizem.

Que decepção esse Ximenes, heinhô!?

A diretoria faz um bom trabalho, o problema é que os caras não entendem porra nenhuma de futebol. Sabe aquele coroa cachaceiro do bar, que diz que o Pikachu, ponta direita do Paysandu, tinha que jogar no lugar do Daniel Alves?? Ele entende tanto de futebol quando os carecas, mas em termos de administração os caras são bons.

Quando ao Ximenes, vai tomar no cu... o cara é ridículo, você não sente um pingo de confiança no discurso dele. Fala mansa e jeito de 171 puro. Vai ser daqueles que vão viver a vida toda mamando as custas de um bom trabalho feito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente o que o Lewiks disse.

O problema é que eles, mesmo não entendendo nada de futebol, prometerem profissionalizá-lo. E obviamente o futebol do Flamengo está longe disso; muito longe. Porém, fora do futebol, a diretoria segue sendo diferenciada.

A parte do futebol está uma bagunça gigantesca por ingenuidade, inexperiência e não por que eles são maus caracteres - lidar com essa raça do futebol todos nós sabemos que não é fácil, ainda mais no Flamengo. Eles são realmente diferenciados, mas estão errando demasiadamente no futebol, sendo que, repito, prometeram a sua profissionalização.

Bom, pelo menos é da forma que eu vejo, todavia confesso que não acompanho de perto essa gestão fora do futebol.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Luxa ta indo bem no Flamengo sim velho. Ta longe de ser um Tele Santana da vida, mas foi vice campeao Brasileiro com o Gremio e tirou o Fla de um rebaixamento quase que certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...