Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Veteranos: entrevista com Jirimias


guigasparotto

Posts Recomendados

Entrevistas: hora das perguntas

 

 

Boa tarde, pessoal!

 

Conforme opção da maioria, o membro Jirimias será o nosso entrevistado do mês de maio. Após a enquete, chegou a hora de você enviar perguntas, lembrando que o tema é livre e que o entrevistado tem a opção de responder ou não determinada pergunta.

 

Considerando que o entrevistado desse mês é um dos moderadores da área, as perguntas deverão ser encaminhadas para o moderador guigasparotto com o título "ENTREVISTA". As perguntas serão repassadas ao entrevistado que as devolverá para publicação da entrevista. Perguntas realizadas neste tópico serão deletadas.

 

Sua participação é muito importante para a continuidade das entrevistas na área! Diariamente farei aqui no tópico um boletim com a parcial de perguntas enviadas.

 

Tópico aberto para sugestões e críticas.

 

Prazo para envio de perguntas: até 28/05

 

 

Resultado da enquete:

 

Na sua opinião, quem deve ser o entrevistado de Maio?

enquete.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

ENTREVISTA JIRIMIAS.

Boa noite!

Antes de ir para as perguntas e respostas do membro Jirimias, queremos agradecer pela grande colaboração de alguns membros, que nos últimos dias do prazo enviaram muitas perguntas e enriqueceram muito a entrevista. Obrigado!

PERGUNTAS E RESPOSTAS

1 - Nome, idade, formação e ocupação.
Jean Rocha, tenho 33 anos, vou fazer meu primeiro vestibular agora. Para História. Trabalho na área comercial de uma seguradora.
2 - Como começou a jogar FM?
Eu sou mais um daqueles que vieram do CM para o FM.
3 - De onde vem tanta criatividade para criar suas histórias?
Acho que vem do exercício da criatividade desde pequenino. Sou filho único e fui criado sem muitos colegas de infância, precisava de criatividade inclusive para brincar sozinho. Acho que vem daí.
4 - Você sente necessidade de jogar e contar saves sempre com ficção?
Sim, não consigo imaginar jogar sem postar, é bem chato. Nem sempre precisa ser um save de ficção, mas é que gosto de unir as duas coisas que mais gosto: escrever e jogar, por isso a maior parte dos meus saves são de ficção.
5 - Costuma jogar saves offline, concomitantemente com o save contado no fórum?
Não. Até queria, mas meu tempo não permite.
6 - Casado? Tem filhos? Se sim, qual a relação da patroa com suas jogatinas e como concilia família e FM?
Casado há dez anos, sem filhos, mas planejando para este ou o outro ano. Minha esposa me conheceu jogando, por isso ela aceita na boa. Lógico, que tudo tem seu tempo certo, este é o segredo para que o FM seja uma diversão e não um problema para mim.
7 - Joga outros jogos além do FM? Que estilos curte?
Atualmente, jogo Skyrim e Fifa 2014. Gosto de RPG, jogos de terror, futebol e estratégia.
8 - Quais são suas expectativas para a seleção na Copa?
Sempre achei que em uma copa aqui no Brasil a torcida poderia fazer toda a diferença. Hoje, diante do panorama que está se desenhando, não sei se não vai rolar "um por fora" para deixarem esta taça aqui e acalmar todo mundo. Sou meio cético quanto a países sedes que tornam-se campeões. Mas vou torcer pela seleção.
9 - Aposta em alguma zebra, surpresa na Copa? Quais seleções?
Acredito que a Bélgica surpreenda muita gente. Engraçado ver que o que muita gente vê hoje como uma seleção com alguns jogadores capazes de desequilibrar, nós que jogamos FM já tínhamos esta ideia, graças a boa pesquisa do jogo. Além dos belgas, sempre há um africano que surpreende. Como no Grupo C só tem zebra, quem sabe não pinta daí uma Seleção que avance até às Quartas?
10 - Gosta de escrever só pelo FM ou costuma criar histórias, produzir textos além do jogo?
Não, o gosto da escrita vem antes do FM. Poesias, letras de músicas, textos para minhas pregações e comecei a escrever um livro, mas parei para dedicar ao save.
11 - Você se acha um bom técnico de Football Manager?
Não. Não tenho tempo para me dedicar tanto às táticas. Uso formações prontas e aprimoro-as com aquilo que nestes quase dez anos de FM eu aprendi. Felizmente, acaba dando certo.
12 - Qual foi o save que você mais gostou da Área Profissão: Manager?
Dos que eu acompanhe, o que eu mais gostei foi o do Gilson :Gainsborough Trinity FC
13 - Para quem não tem muita experiência no FM, você recomendaria criar um save e contá-lo na Área Profissão: Manager?
Recomendo sim, a própria interação com outros jogadores através dos comentários ou acompanhando saves pode ajudar muito um iniciante em FM. Vejo com preocupação este estereótipo que a área ganhou de que aqui todos os saves devem ser bem sucedidos em relação a títulos. Já percebi que isso é muitas vezes um empecilho para que alguns se arrisquem a contar seus saves, quando, na verdade, o título que vem fácil ou os objetivos cumpridos com facilidades não tem tanto valor quanto um bom desafio. Os amantes da PM gostam de desafios e gostam de que os autores sejam desafiados pelo jogo, logo, quem tiver aprendendo pode se arriscar sim a contar seu save, que terá muita gente torcendo para que ele atinja seus objetivos do save ou até mesmo cornetando.
14 - Pra você, qual foi a melhor historia que você já contou na Área Profissão: Manager?
Um pai não fala qual filho gosta mais, esta pergunta me remete a isso, mas para mim, o melhor save é sempre aquele que estou fazendo no momento. Dos anteriores ao Maldito Futebol Clube, tenho um carinho especial pelo Mistério da Monalisa por ter sido meu primeiro em termos de projeção na área e também por ser minha primeira ficção bem sucedida.
15 - Pra quem é novato no Football Manager, qual área você recomendaria que ele visita-se?
Área técnica.
16 - Jirimias, tem algum clube Brasileiro que você nunca torceria na vida? Se sim, qual?
Haha faria uma lista, por exemplo, para nenhum time carioca além do meu Flamengo. Atualmente, o time que eu jamais torceria seria o Fluminense, teria vergonha de torcer para um time cujos os advogados e sua força política se destaca mais que seus jogadores.
17 - Que tipo de futebol você mais utiliza nas suas táticas?
Futebol ofensivo. Eu gosto de ver gol, meu time pode tomar quatro e fazer cinco, que não vejo nenhum problema.
18 - O Mistério da Monalisa foi um marco na ficção da área, feito na mesma época de grandes saves de ficção de outros, como o Marolla e o JoeBM. Qual foi sua inspiração para esse save e o que vc traz dele para os saves novos?
Quando eu fiz o Mistério da Monalisa eu estava a procura de construir um grande mistério. Tinha lido algumas matérias sobre o sorriso enigmático da musa do quadro e aí veio a ideia. Cheguei a tentar fazer o segundo episódio, mas aquela história nasceu para ser única. Daquela história, além da experiência, aprendi o quanto é importante a pesquisa para fazer um save.
19 - E quanto a "Eu Treinador", qual das duas versões que você mais gostou de contar e de jogar?
A primeira. Sempre que pensar em fazer uma nova versão, a original ( a primeira )sempre será melhor.
20 - O Mistério da Monalisa ou Futebol Clube Manager, qual você acha melhor?
O Mistério da Monalisa
21 - Existe alguma equipe que você evite treinar em todos os FM's lançados e que serão lançados?
Nenhuma. Depois que eu treinei o Corinthians, Vasco, Fluminense e Botafogo, acho que sou capaz de treinar qualquer equipe.
22 - Quando veremos o Segundo Volume de Doze goles de Futebol?
Queria fazer neste FM, mas não sei se vai dar tempo.
23 - Para algum jogador que queira escrever uma ficção dentro de um save, quais as suas recomendações?
O primordial é ter um roteiro pronto. Ainda que com ideias superficiais para que não se perca depois que a ficção ganhe corpo. É muito fácil e gostoso iniciar um save de ficção, mas manter um save neste estilo é um grande desafio. Começo e fim é mole, o problema é o meio.
Criar também um personagem que consiga cativar, seja para o bem ou para o mal, é essencial para que um save de ficção dê certo. E por fim só faça ficção se tiver : tempo, persistência e gostar profundamente de escrever.
24 - Como definiria seu perfil técnico no Football Manager? Acredita que a realidade do jogo seja uma boa maneira de preparação para esse meio do futebol? Usaria, caso fosse um técnico, essa ferramenta como auxilio para descoberta de novos jogadores ou assimilação de taticas?
Eu encaro o FM como um jogo de estratégia. É como se eu tivesse jogando Age of Empires. Estudo as fragilidades do meu adversário e ataco. Acho que o jogo não serviria para pautar o trabalho de um treinador, mas a parte de observação deveria ser explorada pelos clubes reais. O trabalho de pesquisa é muito bom, pouparia muitos clubes de gastar dinheiro atoa prestando atenção em DVDs feitos por empresários , onde em cinco minutos o sujeito resume cinco anos de carreira de um jogador e consegue enganar bem. Toda vez que falo nisso, eu lembro de uma exceção: o do DVD do Bottinelli; só cobrança de falta e gols que até a minha vó fazia. Se fosse pelo FM, acho que o Flamengo contrataria também, ele tinha uns atributos bozinhos.
25 - Como acredita que está o nivel do futebol brasileiro? Qual seria a justificativa pra atual queda de qualidade perante o crescimento europeu, em sua opinião?
Ruim,né? Os clubes estão nivelados por baixo, excluindo dois ou três clubes que realmente se destacam dos demais. Ainda acho que no Brasil o trabalho de base é muito mal feito, seja por culpa de estrutura, seja por culpa das pessoas do futebol, dirigentes e empresários de jogadores, por exemplo. Este ainda é o principal fator que nos separa do futebol europeu. Dinheiro também é um item importante, mas não tê-lo, e sim saber administrá-lo.
26 - As recomendações dadas pelo olheiro contratado (olheiro estilo Newton Motta), mais em específico com relação as estrelas dadas a um jogador, devem ou não influenciar na compra de um jogador? Pois vejo que por algumas vezes o jogador possui qualidade, mas decai de um ano a outro, fisica ou mentalmente, aos olhos do adjunto e olheiro não merece mais utilização, mas continua fazendo jogos brilhantes. A melhor forma de se montar um bom time é seguir conselhos ou aprender da melhor forma possivel a analisar as qualidades necessárias de um jogador por si só?
Dependendo da qualidade do olheiro, o relatório deve ser sim considerado antes de contratar. É que outros atributos não visíveis no jogo, bem como características dos jogadores podem sobrepor aqueles atributos que nós vemos na tela. Quando joguei o save Revolta de Xandoca pude perceber isso. Jogadores com atributos baixos e que rendiam bem mais do que prometiam pelos atributos. Ali foi um caso que tive que ignorar meu adjunto e olheiro por certo tempo. Eu uso alguns critérios para contratar: saber qual tipo de jogador eu quero no meu time ( mais até que ir por posições, mas se é um jogador que joga pelo time, ou é determinado), daí analisar o relatório do olheiro, principalmente os pontos fracos e fortes, se ambos possuem relação com aquilo que você deseja do jogador, e por fim saber se ele tem lugar na forma de seu time jogar. Não adianta ter um grande jogador pelos atributos se ele vai jogar fora de posição, ou de função que terá que ter tempo para se adaptar. Na vida real, a gente vê muitos jogadores medianos que se tornam craques em alguns times ou ao lado de grandes jogadores. Exemplo: Zé Love, Ganso, André ao lado de Neymar. Na minha opinião, no jogo isso também tem influência.
27 - Você está no fórum desde junho de 2005, quando o FM05 se aproximava de um ano de vida. Depois de tantas versões lançadas e jogadas é provável que sua relação com o jogo tenha mudado. O que lhe mantém ligado ao FM?
As inovações que tornam o jogo cada vez mais divertido e próximo da realidade de um manager. O FM 14 é superior ao 13, e assim foi. Quase não lembro do FM 2005, mas um FM que me marcou foi o FM 08. Para mim, foi o grande impulsionador das versões atuais.
28 - Desde o início de sua participação na área seus saves sempre foram caracterizados por serem saves ficcionais. Alguns foram excelentes, outros nem tanto. O que você acha de mais complicado ao fazer um save ficcional?
Construir uma trama que não tome o lugar do jogo, isso para mim é o mais complicado. Por muitos anos não tinha percebido essa necessidade, mas a experiência contando saves na área me fizeram notar que isso é o mais importante. Não adianta uma boa trama, sem que o save ande junto com ela. Fazer save de ficção é muito difícil e bem mais trabalhoso que um save convencional. Requer tempo, dedicação e consciência de que tempo é artigo de luxo nos dias de hoje não só para nós, autores, mas também para os leitores, portanto, não espere dos outros reconhecimento, comentários e elogios. Quem faz ficção, tem que fazer porque gosta, do contrário, nem tente.
29 - De todos os saves que você fez, escolhi alguns e gostaria que você falasse um pouco sobre o significado deles em sua trajetória aqui na área.:
[FM 2007] O mistério de Monalisa: meu primeiro grande save. Me projetou na área. Não existiria Jirimias sem o Mistério da Monalisa.
[FM2010] Eu, treinador? Foi bacana e só, terminou antes que do que eu planejava.
[FM12] A Tríade de Madrid. Muitas saudades. Um save que me exigiu pesquisa, paciência para chegar nos objetivos. O grande problema é que quando você chega lá, você não acha mais graça para continuar
30 - É muito comum vermos novatos estrearem na área com saves ficcionais. Como esse tipo de save demanda mais tempo de produção, além de exigir uma boa dose de imaginação e capacidade de criar um enredo interessante, a quase totalidade deles é encerrada prematuramente. Como você analisa essa situação? Você acha que os novatos deveriam adotar o estilo JET, deixando os saves ficcionais para o futuro, quando tivessem mais tempo de área e consequentemente mais experiência e conhecimento ou um save ficcional é um estilo tão específico que poucos conseguirão fazê-lo com alguma qualidade?
Eu recomendaria a um iniciante na área não se aventurar na ficção, exceto se realmente a escrita já fizer parte da sua vida , assim como aconteceu comigo. O ideal seria fazer um ou dois saves que não demandasse uma história de fundo, pois a chance de terminá-la antes da hora será menor. Lógico que qualquer save está destinado a terminar antes do fim, mas na ficção isso ocorre em praticamente 97% dos casos.
Só não acho que seja um estilo para poucos, existem vários tipos de ficção, até mesmo o fato de usar um treinador real e contar o save a partir de sua perspectiva é uma ficção, o problema que quanto maior a dose de ficção, mais ela cobrará do seu autor. Para um iniciante quanto menos ele "prometer" ,é melhor. Conhecer a área e ganhar respeito através de saves concluídos ou de longa duração devem ser algumas das preocupações para quem chega na área com a intenção de permanecer.
31 - Os anos passam, mas na área sempre existem aqueles contadores que responsabilizam os leitores por conta de seus não irem adiante. Qual sua opinião sobre essa situação. Esses contadores não estão transferindo um problema que na realidade é deles?
Com certeza. O tempo passa e a reclamação sempre será a mesma, o culpado também não muda. A culpa sempre será do autor. Até que hoje em dia não vimos mais estes casos, mas já teve época de gente comentar em save de outro e pedir para passar lá depois. Ou gente que criava conspirações para justificar o sucesso de alguns e seu próprio insucesso. O tempo deu conta disso . Acho que hoje temos uma área mais madura, porque a maioria dos que fazem parte dela amadureceram, eu me incluo nessa lista também.
32 - É uma exceção na área aquele tipo de contador que apenas se preocupa apenas com seu save e não acompanha/comenta outros saves da área. O que você acha desse tipo de atitude? Egoísmo e/ou falta de tempo?
Falta de tempo. Eu sofro com isso as vezes. Muitas vezes você tem que escolher: postar ou comentar. Por exemplo: para responder esta entrevista, eu tive que deixar de postar.
Só acho recomendável, mesmo aos que não possuem tempo, para uma vez por semana ou em quinze dias escolher os saves de seu gosto e dá uma atualizada. Compartilhar experiências é um ideal do forum e também da nossa área.
33 - Você já havia sido moderador da área anteriormente e parecia indicar que sua contribuição como moderador havia chegado ao fim. No entanto, você resolveu novamente contribuir com a área nessa função. O que o motivou a participar novamente da moderação do "Profissão: Manager"?
Quando eu decidi me oferecer para moderar, eu percebi a necessidade de ajudar a área que eu mais gosto. Outros users mais antigos também viram esta necessidade, estava bem claro que a área estava abandonada, não somente pelos participantes, mas principalmente pelos moderadores. Não criticando a forma como estavam conduzindo, mas sim por não terem mais motivação para fazê-lo mais.
34 - Se eu não estou enganado, você é moderador da área pela 2ª vez. Fazendo uma comparação entre elas, o que você vê de diferente em sua atuação como moderador e o que você vê de positivo e negativo na área nesses dois momentos?
Sim, pela segunda vez. O começo desta atual gestão foi mais complicado que na primeira, pois era uma missão de resgate da área, enquanto na primeira era um trabalho de continuidade. Só que na primeira moderação os conflitos eram mais frequentes por conta desta falta de maturidade minha e de quem participava área na época. Só que com a chegada da maturidade, a gente também perde alguns membros importantes que por conta das tarefas da vida real tem que optar por seguirem suas vidas longe daqui.
35 - Nesse mais recente período na moderação do PM, você e o guigasparotto têm implementado uma série de inovações na área, tornando-a muito movimentada como nunca foi, o que é mérito de vocês. Mesmo assim, às vezes parece que os frequentadores da área participam menos do que deveriam participar. Você se sente frustrado com isso ou entende que alguma falta de participação não significa necessariamente desinteresse pelas atividades da área?
Eu não me sinto frustrado, porque a experiência na função já me deixou calejado, mas vez em quando bate um desânimo, algo passageiro. Sinto isso também no guiga. Isso é normal ,porque dedicamos um tempo de nossas vidas para aprimorar a área e esperamos uma resposta da área. Por outro lado acho que não significa que exista desinteresse, pois quando você convida alguém para participar de recomendações e outras coisas da área a resposta é sempre positiva por parte dos membros.
36 - Como moderador, se um novato entrasse em contato com você pedindo conselhos sobre como começar na área, como fazer um save, com participar dela de forma produtiva, que conselhos e/ou leituras você sugeriria?
Começar na área: se apresentar no tópico de Boas Vindas, ler os nossos tópicos de tutoriais e ler os saves da área, tanto do forum principal, Memoráveis e Recanto.
Como participar dela de forma produtiva: interagir com as histórias ativas na área, criar seu próprio save e participar das interações da área.
37 - Como contador sabemos que você gosta de saves ficcionais e que se sentiu um pouco deslocado quando fez saves sem enredos. E como leitor, sua preferência também é por saves ficcionais? Existe algum tipo de save que você não acompanha de jeito nenhum?
Não sei se deslocado é o termo correto, mas chega num ponto que sinto muita falta de uma trama. Como leitor não tenho preferência por estilo, mas procuro dar uma força para o pessoal que se aventura na ficção. Não acompanho saves com times grandes brasileiros , exceto se não for o do meu time ou que tenha um algo a mais ( objetivos, desafios e etc) . Não acompanho saves só com imagens(sem texto ou uma frase) e nem saves com vídeos. No mais, tá valendo.
38 - Você é um dos participantes históricos da área e já acompanhou vários saves. Você conseguiria fazer um lista dos cinco saves que você mais gostou de acompanhar aqui na área, independentemente da versão do FM em que foi jogado?
Dos que eu acompanhei:
Gainsborough Trinity, ggpofm
Um Hombre Frontal, gq tricolor
O homem que traiu Clough, henrique
Como nos velhos tempos, mfeitosa
O cara que conhece o cara, joe
39 - A área sempre recebe novos contadores, mas infelizmente e por vários motivos muitos param pelo caminho e deixam de narrar seus saves no "Profissão: Manager". Dos contadores mais novos da área, quais são os quem têm chamado mais sua atenção?
Vamos lá: hernanebrocador, fez um save fantástico, sumiu e espero que retorne. Borell sempre tem boas ideias e faz saves de qualidade. E atualmente, aposto no Messias Souza Santos.
40 - É comum vermos os personagens de seus saves retornando em outras histórias. Por que isso acontece? Falta de criatividade ou é saudade de alguns personagens que você criou?
Hehe não deixa de ser um pouco criatividade também, mas faço isso para que seja uma marca de meus saves. Um personagem as vezes é tão forte quanto a própria história e resolvo premiá-lo estendendo sua sobrevivência. Também sou muito de ouvir o apelo do pessoal e acabo ressuscitando alguns, como o Regilson.
41 - Como moderador você (e o guigasparotto) tem algo em mente que gostaria de fazer para o "Profissão: Manager", mas ainda não teve tempo e/ou disposição para levar isso adiante? Dá para contar o que seria?
Um tutorial que fizesse link com todos os tutoriais da área e ajudasse os iniciantes deste a tag até os gráficos do save. É a única promessa do debate feito pela antiga moderação que falta ser cumprida, mas o tempo não deixa que eu termine. Um dia vai sair do papel.
42 - No passado a área foi palco de grandes discussões sobre a votação do Save do Mês. Atualmente, ela parece bastante tranquila. Qual sua interpretação sobre essa mudança, amadurecimento de alguns membros que aprenderam a respeitar os votos dos demais ou as mudanças efetuadas na área, que diminuiu a importância do Save do Mês, que atualmente só irá para as Histórias Memoráveis se tiver sido um save excelente, não apenas por um mês, mas por toda a sua trajetória?
As duas coisas: o amadurecimento e o fato de tirarmos o foco do save do mês. Agora com as recomendações demos o golpe final para tirar a mística da votação mensal. Nada contra a votação mensal, mas sim com a frustração que ela costuma causar a quem espera algum tipo de reconhecimento, como se Save do mês significasse a escolha melhor save de todos, o que está longe de ser verdade. É uma votação temporal, apura o melhor do momento na opinião de uma maioria. Só isso.
43 - A área continua tendo muitos saves sendo criados, mas o encerramento prematuro deles continua alto. Infelizmente para todos nós, pois depois de encerrar um save, muitos sequer voltam a postar outro na área. Por tudo isso, muitas vezes a área parece um clube para uma minoria. Qual seria a importância da persistência para quem deseja participar da área postando seus saves?
É importante que o membro ao decidir iniciar um save na área tenha em mente que quando ele compartilha suas experiências, este save deixa de ser apenas dele, mas passa a ser importante para quem acompanha também. Se desistimos dos saves que iniciamos acabamos frustrando as pessoas, logo não poderemos reclamar que fulano tem mais comentários, ou é mais popular. A longevidade de um save dita a credibilidade de seu autor na área. Ficar marcado como alguém que não completa um save sequer é ruim.
44 - É muito comum no Profissão: Manager vermos saves com clubes grandes/médios de ligas fortes, o que torna esse tipo de save totalmente previsível, já que em pouquíssimas temporadas os títulos serão ganhos e o save não terá muito desafios, exceto as negociações de grandes jogadores. Claro que não haveria nenhum problema em fazer um save desse tipo se a própria pessoa que o criou não ficasse desanimada com o próprio save, pois raramente atrai leitores por sua facilidade e acaba sendo encerrado rapidamente, diante da facilidade encontrada. Você vê alguma solução para esse tipo de save se tornar atrativo?
Apostar na base e na nacionalização sempre são pontos que podem salvar um save com um time grande/médio de ligas fortes. Acredito que também uma boa pesquisa no passado do clube pode ajudar a levantar fatos que podem gerar novos objetivos, como por exemplo: igualar uma década vitoriosa ou uma sequência invicta, enfim coisas do tipo. Jogar uma ou meia temporada off com este time grande e ver se não vai ser enjoativo seria um bom teste e evitaria de descobrir isso com o save já postado.
45 - Qual o time que mais te cativa treinar no FM? E seu jogador preferido? Quão longe chegou em uma temporada e qual foi o time?
Difícil dizer um time que me cativa. O mais treinado por mim foi o Flamengo, mas gostaria de voltar a treinar o Ajax ou o Anderlecht novamente, são times que gostei de jogar e que me dão saudades. Descobri um dia destes que meu jogador preferido no FM é o Gael Kakut, do Chelsea. Tudo por conta dos dois saves com clubes menores em que o contratei e ele me impressionou bastante.
O save que fui mais longe foi até 2027. Foi um save off no FM2007 onde comecei no Noroeste e fui passando por vários clubes, mas como estava com outro save na área, acabei desistindo dele.
46 - Acha que o Brasil ganha a copa do mundo?
Sim.
47 - Como você descreveria o momento atual do PM?
Vivemos um momento de paz, maturidade, porém de inconstância por parte dos autores. Muita gente desistindo de bons saves antes da hora.
48 - Você acha que se os membros elegessem os bons moderadores e os ruins, você estaria em qual dos dois grupos?
Estaria entre os bons, mas já fui melhor ( tinha mais tempo ).
49 - O que é um moderador ruim?
Alguém que não está nem aí para área que é responsável é um exemplo de um moderador ruim. Alguém que toma decisões para agradar pessoas , mas que conflitam com os interesses e o que é benéfico para área é um moderador ruim.
50 - Quais moderadores não foram bem na sua opinião?
Todos os moderadores que aqui tiveram foram bons, o problema é que em determinado período, a pessoa fica desanimada ou sem tempo e isso implica em seu desempenho. Todos nós, moderadores, passamos ou passaremos por isso.
51 - Quando foi mais difícil começar a moderar? Na primeira vez que assumiu o cargo ou agora?
Agora, por conta do abandono em que encontrei a área. Deu um trabalho do caramba. Felizmente, apareceu o Guiga e me ajudou e ajuda muito nesta reconstrução.
52 - O que te levou a moderar a área na primeira vez? E agora?
Foi um convite que me levou a moderar a primeira vez. Na segunda eu me ofereci para ajudar. Nas duas oportunidades eu tinha consciência de que podia ajudar em alguma coisa.
53 - Existiam tão poucas opções para te ajudar a moderar a área na sua primeira gestão que você foi obrigado a escolher o Rafinha?
Não recordo muito bem se existiam outras opções, mas sempre que convido alguém é porque vejo nele potencial para tal. Se o convidei é porque achei que ele poderia contribuir, e ele cumpriu bem seu papel.
54 - Como era conviver com o Rafinha? Visto seu grande egocentrismo, arrogância e teimosia.
Tranquilo. Nunca tive problema com ele enquanto moderávamos juntos.
55 - Os atuais membros do PM são participativos o bastante?
Nem todos, mas não posso cobrar muito. Existe uma vida real esperando pela nossa atenção e não podemos nos esquivar disso. Porém, dá para conciliar, gastar alguns minutos não faria mal a ninguém.
56 - Existe alguma história atual que não lhe agrada, por quê? (Não precisa citar a história, afinal, somos todos éticos.)
Eu não falaria mesmo, mas não tem nenhuma história que me desagrade.
57 - Você é o Robin e o Gilson (ggpofm) é o Batman?
Kkkk Não, é o contrário.
58 - Você já viu alguma foto de algum membro do PM? Te agradou?
Já vi várias, tenho alguns no meu face ou no antigo orkut. Fotos masculinas não me agradam, mas é bom saber que no mundo existe muita gente bem mais feia do que eu.
59 - Suas histórias mais curtas são tão longas quanto as mais longas que outros membros conseguem fazer. Qual o segredo de nunca desanimar?
Fazer algo que gosta é o principal. Saber o que se quer com um save também é crucial. Não posso começar um save buscando agradar os outros, receber reconhecimento, tenho que começar porque gosto daquele time, tô afim de postar, quero me divertir. Tendo isso na cabeça fica mais fácil ir longe com um save.
60 - O que você faz além de contar histórias? Espero que elas não tomem todo o seu tempo.
Muita coisa. O FM toma no máximo oito horas de uma semana minha fora do trabalho, contando inclusive cortar e fazer upload de imagens. Os textos eu faço no trajeto de ida e volta do trabalho ( cerca de três horas diariamente), lógico quando eu não durmo no ônibus. Portanto, da minha vida, contar histórias não retira quase nada. No mais, vivo como um ser normal : tempo para esposa, família, igreja, música, academia e etc. As histórias nunca foram um peso para mim.
61 - O que você acha do nome Jirimias? Daria para seu filho?
Feio. Jamais daria um nome destes para o meu filho.
Ninguém perguntou a razão da escolha do apelido, mas vou aproveitar aqui para falar. Tinha um pedreiro que trabalhou em minha casa que era um sujeito muito engraçado, errava o nome de todo mundo, inclusive o meu. Ele achava mais fácil me chamar de Jirimias do que de Jean. Como o apelido me lembrava uma música que gostava do Pearl Jam ( Jeremy), acabei usando e acho que não mudo mais.
62 - Qual sua opinião sobre religião? Possui alguma?
Religião é bom desde que sirva para ligar o homem a Deus e a seu próximo. Que volte os olhos do homem para o céu, mas sem lhe tirar os pés no chão. Que incentive a seus seguidores serem mais médicos do que juízes, que conscientize, mas não aliene. Do contrário disso, será algo inútil, melhor não ter. Voltei a ser católico há nove anos depois de algumas experiências frustrantes no espiritismo e no protestantismo.
63 - O que você faz pra escrever tanta ficção? Lê alguns livros?
Leio, mas evito que eles interfiram na minha inspiração. Gosto de escrever. Tenho sempre papel, caneta e gravador na mão. Todo mundo tem ideias o dia inteiro, só que nem todo mundo dá bola para elas. Escrever é um exercício diário.
64 - Assiste a muitos filmes? Indique um para o pessoal do PM.
Não gosto de assistir filmes, acho maior perda de tempo ficar na frente da TV mais de uma hora. Exceto quando estou na casa da minha mãe lá em Minas. Indico o Maldito Futebol Clube para aqueles que gostam de filmes de futebol.
65 - Um saco de laranja tem 100 laranjas, você chupa cada uma em 1 minuto e meio, quanto tempo você levaria para chupar um saco?
Não gosto de laranja, muito menos de saco.
66 - Mande um recado para o Miles Jacobson da SI.
Um recado só?
1- Um patch deve servir para aprimorar um jogo e não para acabar com ele. ( caberia bem meses atrás).
2- Existe vida fora da Europa.
3- Toparia fazer uma promoção para devolver o dinheiro de volta quando o jogo der problema?
67 - Existe algum membro que costumava participar da área, agora não participa mais e você sente falta das histórias?
Pô, vários. Joe, Feitosa, o Beraldo e tantos outros.
68 - Brahma ou Skol?
Nenhuma. Não gosto de cerveja.
69 - Pepsi ou Coca-Cola?
Coca-Cola, se for para roer o estômago que seja algo mais gostoso e com a fórmula original.
70 - Assolan ou Bombril?
Depende. Para a cozinha ou para colocar na antena do rádio/TV?
71 - Adidas ou Nike?
Adidas
72 - Qual a sua página inicial no navegador da internet?
Google.
73 - O que você acha da Rachel Sheherazade e suas opiniões?
Já ouvi falar dela e só. Teria que ouvir para te responder, mas tô sem tempo.
74 - Pretende votar em quem na eleição?
O certo é que não voto no PT, mas não sei em quem votar ainda.
75 - Vai ter Copa?
Semana que vem.
76 - Gosta do urubu? Hahaha
Bicho feio, mas como mascote do Flamengo eu acho bem bacana.
77 - Qual sua reação quando o Negueba está em campo com a camisa do Flamengo?
Desligo a TV.
78 - Se você assumisse o Flamengo hoje, dispensaria os medalhões? (Léo Moura, Felipe, etc.)
Sim. Todos, sem exceção.
79 - O que achou, na época, da demissão do Mano? E a do Jayme de Almeida recentemente?
Do Mano foi uma favor que ele fez, subiu no meu conceito de ter pedido para sair. A do Jayme não gostei pela forma como aconteceu, mas achei que era o melhor a ser feito naquele momento. Só que quem o substituiu não foi o cara certo.
80 - Quem é o melhor treinador brasileiro e quem você gostaria de ver no Flamengo (qualquer nacionalidade)?
Cristovão Borges. Não há um jogador específico que eu queria ver no Flamengo , para mim ver no Flamengo um jogador pelo menos que jogasse com raça e que honrasse aquela camisa já seria ótimo. Já tivemos grandes nomes e poucos foram os que realmente jogaram para valer.
81 - Aproveitando sua história atual...Clough era bom mesmo ou seu sucesso era consequência da parceria dele e de seu assistente? Por isso ele não deu certo no Nottm Forest?
Você quis dizer Leeds, não é? No Nottm ele se consagrou. Acho que no Leeds pesou a ausência do Peter Taylor, e também o fato do Clough ter que lidar o tempo todo com a sombra do Revie. É difícil substituir um treinador tão vitorioso, principalmente quando quem chega é um cara que o tempo todo criticou o estilo do jogo e muito daqueles jogadores que estavam lá.
82 - A que ponto acompanha futebol internacional? Quais campeonatos que lhe agradam?
Quase nada. Tenho sérios problemas em ficar na frente de uma TV. Sempre gostei de campeonato italiano, mas naquela época que a Band transmitia na hora do almoço com Silvio Lancelotti e Silvio Luiz.
83 - Como você concilia o tempo entre escrever ficção, jogar, tirar as screens, organizar, postar, moderar a área, acessar outros tópicos e ainda a sua vida pessoal? Sendo um dos membros a mais tempo em atividade na área, já pensou em criar um tutorial para encorajar os demais a também postarem?
Já pensei em fazer um tutorial, mas falta tempo para conseguir isso. Vamos a um resumo.
Moderar
Alguns minutos de livres no trabalho e em casa nos momentos que estou no computador. A área tem datas específicas de maior trabalho, mas é tranquila para moderar tendo um moderador como o Guiga ao meu lado.
Outros tópicos
Alguns minutos livres no trabalho ou em casa nos finais de semana.
Para postar
Jogo algumas horas entre sexta e domingo. Tiro os prints que interessam a cada dia que eu jogo. No dia que antecede o post eu recorto as imagens e faço o upload das imagens. Coloco no celular e começo a escrever o texto já com a ideia do que eu quero. Na terça o post está pronto. Faço o mesmo procedimento do final de semana na quarta, quinta e posto na sexta.
84 - Qual sua opinião sobre os membros que são apenas leitores?
São importantes para a área e são participantes em potencial. Um contador hoje já foi um leitor De qualquer forma poderiam se arriscar a comentar nos saves de sua preferência, pois é importante para quem conta a história ter um feedback.
85 - Lembro de ter lido uma história da padaria uma vez, coisa de 5 anos atrás eu acho que com o Tupi em uma comunidade do Orkut, era você mesmo?
Não, não fui eu. Nunca postei no orkut.
86 - Qual sua opinião em relação aos membros que apenas postam suas histórias e não comentam de forma produtiva os tópicos de outros membros?
Não julgo, creio que cada um faz aquilo que seu tempo permite, isso temos que respeitar. Porém, compartilhar experiências é a graça do fórum, quando alguém decide fechar-se apenas em seu save, está perdendo o melhor ao meu ver que é a troca de experiências.
87 - Normalmente você obtem sucesso no FM, até pelos anos de prática, acha que chegará uma hora em que perderá o "tesão" em jogar?
Já estou perdendo, mas não é culpa do FM. Tento então fazer histórias que me ajudem a manter viva a chama pelo jogo. Eu não conseguiria jogar o mesmo jogo durante nove anos, só faço isso pq existe a PM na minha vida.
88 - Quais os melhores contadores que você vê hoje no fórum?
Prefiro não responder para não cometer uma injustiça com alguém, apesar que ficar em cima do muro não seja algo que eu curta, devo fazê-lo por ser moderador da área.
89 - Uma dica para quem está pensando em começar a contar.
Tenha certeza que está pronto para começar um save e que vá se divertir. Conseguindo isso, não se preocupará em terminá-lo precocemente.
90 - Qual sua idade e profissão na vida real?
Idem pergunta 1
91 - Prefere contar histórias no Brasil ou fora dele?
Tanto faz.
92 - Você tem preferencia por jogar em clubes pequenos?
Gosto mais. Clubes pequenos oferecem desafios que clubes grandes, com raras exceções, não nos concedem.
93 - Se pudesse escolher um time de cada estado (só RS, SC, PR, SP e MG) para torcer, qual seria?
Difícil, mas vou tentar pelo mínimo de empatia:
RS: Juventude
SC: Metropolitano
PR: Atlético/PR
SP: Santos
MG: América/MG
94 - Por que o Flamengo?
Até os dez anos eu não torcia para nenhum time. Um dia eu vi o programa canal 100 e lá mostrou aquele time que arrastava uma multidão. Dias depois vi o título de 92. Grande festa na rua. Nem em jogo da Seleção via tanta festa. Pensei comigo quero me juntar a eles e assim fiz
No outro dia, peguei meus únicos times de jogo de botão: Vasco e Botafogo, desenhei o escudo do Flamengo no do Vasco e a partir daí só existia Flamengo na minha vida.
95 - Qual o maior jogador da história do Flamengo para você?
Não vi Zico jogar, mas pelo que eu ouvi falar dele, certamente foi o maior da história.
96 - Qual a sua visão sobre o estado do RS - história, cultura, futebol, "sociedade"? Já visitou?
Nunca visitei, mas tenho vontade de conhecer. Os poucos que conheço que vieram daí e amigos de net demonstram tremendo orgulho de ser gaúcho, então deve ser um bom estado de se morar. Aparentemente, os gaúchos são pessoas cultas, o estadual é um ruralito, parece ser chato de acompanhar como é também o campeonato mineiro.
97 - Que cidade no Brasil escolheria para morar?
Vitória, onde já morei e gostei muito.
98 - Se pudesse escolher apenas um time para torcer na Europa, qual seria?
Anderlecht.
99 - O que acha dessa história da mídia como um todo enfiar goela a baixo Flamengo e Corinthians em estados sem times tradicionais? Por que não passar um jogo do Inter, do Grêmio ou do Cruzeiro no nordeste, centro-oeste, norte do país?
Acho normal, ninguém joga para perder. TV coloca no ar o que dá audiência. Os outros clubes, entre eles estes citados, possuem torcidas centralizadas em seu estado. Nos casos de Cruzeiro e Atlético nem em seus estados conseguem ter o maior número de torcedores..
Eu era um que era forçado a ver campeonato mineiro quando morava em Minas e desligava a TV , e ia para a rua ver jogo do Flamengo em um bar. Ficava puto da Globo querer transmitir Atlético Mineiro e Venda Nova, por exemplo, hsuahusha. Acabava com minha tarde.
Em suma, audiência em TV é dinheiro, ninguém quer perder dinheiro.
100 - Dois Jirimias respondendo agora. Justifique porque vai ter Copa sim. Justifique porque não vai ter Copa porra nenhuma.
Vai ter porque a Globo já anunciou, e a Globo manda no país.
Não vai ter porque o povo vai fazer uma zona, ir para a rua e quebrar tudo, inclusive coisas públicas que vamos ter que pagar de novo e coisas privadas, dando prejuízos para outros que pagam impostos e ralam para construir seu patrimônio. Isso tudo depois de comemorar com fogos, danças e festa quando anunciaram que a Copa seria aqui.
Depois vem a eleição na hora de protestar na urna, o povo volta a votar mal e elege aqueles que hoje criticam. Depois voltam pra rua, fazem zona, quebra tudo...e tudo continua a mesma coisa.
101- Até que ponto você acha que a torcida ganha um jogo? Isso existe mesmo? E o tal peso da camisa? É historinha pra boi dormir?
Depende. Se jogador não joga, time não ganha nem com torcida de um milhão. Agora já vi meu time ganhar muito jogo empurrado pela torcida.
Camisa pesa se tiver. Molhada. Suada. Do contrário, não serve para nada. Esta historia de time que ganha com a camisa é coisa do passado. Hoje, time pequeno não respeita tradição e tá certo, deu mole, passa por cima.
102 - 5 melhores treinadores brasileiros na sua opinião.
Coloquei só os da ativa:
Cristovão Borges
Muricy Ramalho
Oswaldo de Oliveira
Abel Braga
Marcelo Oliveira
103 - 5 times que odeia com todas as forças.
Fluminense
Botafogo
Atlético/MG
Corinthians
São Paulo
104 - O seu 11 inicial da Seleção Brasileira.
Jefferson, Daniel Alves, Marcelo, Thiago Silva, David Luiz. Ramires, Hernanes, Oscar, Willian, Neymar e Fred.
105 - 5 melhores livros que já leu (que lembra, óbvio).
A Bíblia
A imitação de Cristo, Tomás de Kempis
O Grande Mentecapto, Fernando Sabino
Bento, André Vianco
O Menino do pijama listrado, John Boyne
106 - 5 melhores histórias da área PM que mais te marcaram.
Respondida na 38
107 - Qual o seu onze histórico do Flamengo?
Como eu passei a acompanhar o Flamengo a partir de 92, não teria como apontar os onze históricos do Flamengo, De lá pra cá, nenhum jogador entraria entre os onze históricos.
108 - Você teve algum save marcante que não foi contado como história? Se teve, pode nos contar um pouco como foi?
Foi o save onde iniciei no Santo André isso no FM05, foi meu primeiro save de FM. Fiquei quatro temporadas no time paulista, cheguei na Série A e fui chamado para treinar o Flamengo. Foi a primeira vez que treinei o Flamengo sem me colocar como treinador, por isso ficou marcado. Porém, o save não durou mais que seis temporadas, pois logo vim para a área.
109 - Lembra de alguma derrota no FM que te deixou muito irritado? E uma vitória que você lembra até hoje?
Não lembro de nenhuma derrota que tenha me deixado irritado. Ultimamente, só os bugs do jogo me deixam irritados. Já a vitória que mais gostei foi a recente com o Hartlepool sobre o Chelsea: 7-2
110 - Costuma jogar FM em quantos dias da semana? E normalmente joga quantas horas seguidas?
Normalmente eu jogo segunda, quarta, quinta e domingo. Nos dias de semana jogo uma hora por dia, e no domingo de duas a três horas por dia, a maioria no final da noite. Raramente consigo jogar mais que uma hora seguida.
111 - Você deixa o save parado até fazer uma nova atualização na área quando entende que chegou o momento ideal para postar, ou se não tiver tempo para atualizar no momento você segue jogando? Nesse caso, você prioriza a história ou o save?
Não, não paro, exceto agora, por exemplo, que não tenho internet em casa. Eu faço assim: jogo, tiro os prints e separo o que vou usar na atualização. Depois de editar as telas e fazer upload, apago as telas na pasta em Meus Documentos, volto a jogar e tirar telas novamente. Só evito de adiantar muito o save, porque perde a graça
112 - Muitas pessoas fazem o primeiro save numa versão nova do FM com o time do coração ou então com um time específico do futebol estrangeiro. Você tem o costuma de fazer um save "teste" para conhecer a versão nova? E utiliza sempre o mesmo time? Qual time?
Costumo sim. Faço sempre com o Flamengo.
113 - Nas últimas semanas o jogador Daniel Alves sofreu um ato racista na Espanha. Numa entrevista o jogador disse perdoar o torcedor que jogou a banana no gramado e falou que não podemos julgar o carater de uma pessoa pelo que ela faz num estádio de futebol. O que você achou do episódio e dessa opinião do jogador Daniel Alves?
Não concordo com a questão do caráter variar de acordo com o lugar ou ocasião, ninguém deixa o caráter em casa e vai para um jogo de futebol, por exemplo.. Apesar de ser algo tão idiota que já deveria não existir em um ser que se orgulha se viver em evolução, a sociedade ainda é bastante racista e preconceituosa, assim, no primeiro instante de raiva, onde a inteligência dá lugar à paixão, o sujeito externa aquilo que ele pensa.
114 - Costuma frequentar outras áreas do fórum?
Muito pouco, falta tempo. No passado andei dando uns role na Zona Geral e ultimamente tenho visitando a área técnica.
115 - Quais são os seus contadores preferidos da área?
Não tenho um ou mais contadores preferidos, mas tem características que eu admiro em alguns users:
Tenho admiração pelos textos do Cellus; pela exposição tática do ggpofm; pela coragem, simplicidade e eficácia dos saves do Johann e do Henrique M; pelo grafismo do Renato e pela determinação do Bruno Trink.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande entrevista em dois sentidos. Pelo número de perguntas e também pelas respostas que podem orientar muitos que desejam postar na área, seja um save de ficção ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só "respondendo a resposta" da pergunta que fiz sobre transmitirem jogos do Flamengo ou Corinthians, ou x e y, nos estados lá de cima. Com certeza eu acho que a mídia está totalmente certa em explorar isso e você - flamenguista - em ficar puto por não poder ver o jogo do Flamengo em Minas Gerais, tendo que olhar um joguinho mixuruca do estadual de Minas. Agora, acho que isso foi enfiado goela a baixo desde há muito tempo atrás. Acredito que se transmitissem com mais freqüencia jogos do Inter da década de 70 (nem sei se tinha televisão nessa época, :heh: ) ou do Grêmio na década de 90 a coisa seria diferente. Está enraizado isso já. Tu nasce hoje no Norte ou Nordeste e, dependendo do estado, vai escolher entre um time do Rio ou de São Paulo. É questão cultural e que vai passando de pai para filho, justamente porque o pai só pôde acompanhar os times de RJ-SP quando era mais novo.

Imagina como eu fico puto quando tem jogo do Grêmio (que seja contra o Íbis) ou do Inter às 16 horas no domingo e transmitem a porra de um São Paulo e Fluminense. É um clássico nacional, ok, mas porra, bom senso né?

O fato é que a Globo manda no país, no que tange a influenciar pessoas, é inegável, mas acho totalmente injusto já que sozinha a dupla Gre-Nal (só o Grêmio ou só o Inter) tem mais títulos internacionais que os 4 grandes do Rio juntos (ACHO). Acho putaria isso aí.

No mais, grande entrevista com grandes perguntas e respostas melhores ainda. Com mais tempo leio tudo conforme manda o figurino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belíssima entrevista! Muito bom conhecer melhor um dos maiores contadores de histórias do nosso fórum.

Parabéns ao Jirimias pela entrevista e aos participantes pelas perguntas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, acho que isso foi enfiado goela a baixo desde há muito tempo atrás. Acredito que se transmitissem com mais freqüencia jogos do Inter da década de 70 (nem sei se tinha televisão nessa época, ) ou do Grêmio na década de 90 a coisa seria diferente. Está enraizado isso já. Tu nasce hoje no Norte ou Nordeste e, dependendo do estado, vai escolher entre um time do Rio ou de São Paulo. É questão cultural e que vai passando de pai para filho, justamente porque o pai só pôde acompanhar os times de RJ-SP quando era mais novo.

Esta questão é muito polêmica mesmo, mas isso é um problema que vem bem antes da existência da TV. O futebol do Rio-SP tinham maior peso desde muito tempo antes do surgimento da TV, portanto, podemos descartar a influência da Plim-Plim nesta situação.

Rádios e jornais das épocas de 30-40 já davam maior destaque para o futebol do eixo. Os campeonatos estaduais destes dois estados tinham maior apelo, como é até hoje. A base da Seleção vinha dos clubes destes estados, daí se confirma que pouca atenção era dada ao futebol dos outros estados. Olha a Seleção de 1930, até Ypiranga de Niterói tinha:

Goleiro Joel América (RJ) 01.05.1904 1 0 0 0 0 Velloso Fluminense 25.09.1908 1 0 0 0 0 Zagueiro Brilhante Vasco 05.11.1904 0 0 0 0 0 Itália Vasco 22.05.1907 2 0 0 0 0 Oscarino Ypiranga de Niterói (RJ) 17.01.1907 1 0 0 0 0 Zé Luiz São Cristóvão 24.05.1903 1 0 0 0 0 Meio-campo Benevenuto Flamengo 08.08.1903 0 0 0 0 0 Fausto Vasco 28.01.1905 2 0 0 0 0 Fernando Fluminense 01.03.1906 2 0 0 0 0 Fortes Fluminense 09.09.1901 0 0 0 0 0 Hermógenes América (RJ) 01.11.1908 2 0 0 0 0 Ivan Mariz Fluminense 16.05.1910 0 0 0 0 0 Pamplona Botafogo 14.07.1902 1 2 0 0 0 Atacante Carvalho Leite Botafogo 25.06.1912 1 0 0 0 0 Doca São Cristóvão 07.04.1903 0 0 0 0 0 Manoelzinho Ypiranga de Niterói (RJ) 22.08.1907 0 0 0 0 0 Moderato Flamengo 14.07.1902 1 2 0 0 0 Nilo Botafogo 03.04.1903 1 0 0 0 0 Poly Americano de Campos 26.01.1909 1 0 0 0 0 Preguinho Fluminense 02.03.1905 2 3 0 0 0 Russinho Vasco 12.12.1902 1 0 0 0 0 Teóphilo São Cristóvão 11.04.1900 1 0 0 0 0 Técnico

Veio a TV e explorou aquilo que já dava certo. Qual era a chance de conseguir audiência com dois clubes do Sul ou de Minas? Nenhuma. Já estava desenhado. Muitas fontes apontam que o Flamengo era a maior torcida desde 1940. Meu avô,com quem convivi até os dezesseis anos, mesmo sendo botafoguense, concordava com isso. O Corinthians teve muito sucesso entre as décadas de 1920 a 1940, e a torcida não parou de crescer.

Enfim, acho que a única ação que mudaria esta panorama seria se as outras federações fossem menos amadoras desde os primórdios do futebol brasileiro.

Obrigado a todos pelas perguntas. Foi bacana demais responder!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baita entrevista com um mito da área, gostei muito das respostas que deu, foi legal conhecer melhor e ver o quão é legal esse cara que está sempre aí nos divertindo seus ideais, enfim, conhecê-lo melhor como pessoa.

A pergunta não foi minha mas fiquei feliz em saber que simpatiza pelo meu Juventude :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta questão é muito polêmica mesmo, mas isso é um problema que vem bem antes da existência da TV. O futebol do Rio-SP tinham maior peso desde muito tempo antes do surgimento da TV, portanto, podemos descartar a influência da Plim-Plim nesta situação.

Rádios e jornais das épocas de 30-40 já davam maior destaque para o futebol do eixo. Os campeonatos estaduais destes dois estados tinham maior apelo, como é até hoje. A base da Seleção vinha dos clubes destes estados, daí se confirma que pouca atenção era dada ao futebol dos outros estados. Olha a Seleção de 1930, até Ypiranga de Niterói tinha:

Goleiro Joel América (RJ) 01.05.1904 1 0 0 0 0 Velloso Fluminense 25.09.1908 1 0 0 0 0 Zagueiro Brilhante Vasco 05.11.1904 0 0 0 0 0 Itália Vasco 22.05.1907 2 0 0 0 0 Oscarino Ypiranga de Niterói (RJ) 17.01.1907 1 0 0 0 0 Zé Luiz São Cristóvão 24.05.1903 1 0 0 0 0 Meio-campo Benevenuto Flamengo 08.08.1903 0 0 0 0 0 Fausto Vasco 28.01.1905 2 0 0 0 0 Fernando Fluminense 01.03.1906 2 0 0 0 0 Fortes Fluminense 09.09.1901 0 0 0 0 0 Hermógenes América (RJ) 01.11.1908 2 0 0 0 0 Ivan Mariz Fluminense 16.05.1910 0 0 0 0 0 Pamplona Botafogo 14.07.1902 1 2 0 0 0 Atacante Carvalho Leite Botafogo 25.06.1912 1 0 0 0 0 Doca São Cristóvão 07.04.1903 0 0 0 0 0 Manoelzinho Ypiranga de Niterói (RJ) 22.08.1907 0 0 0 0 0 Moderato Flamengo 14.07.1902 1 2 0 0 0 Nilo Botafogo 03.04.1903 1 0 0 0 0 Poly Americano de Campos 26.01.1909 1 0 0 0 0 Preguinho Fluminense 02.03.1905 2 3 0 0 0 Russinho Vasco 12.12.1902 1 0 0 0 0 Teóphilo São Cristóvão 11.04.1900 1 0 0 0 0 Técnico

Veio a TV e explorou aquilo que já dava certo. Qual era a chance de conseguir audiência com dois clubes do Sul ou de Minas? Nenhuma. Já estava desenhado. Muitas fontes apontam que o Flamengo era a maior torcida desde 1940. Meu avô,com quem convivi até os dezesseis anos, mesmo sendo botafoguense, concordava com isso. O Corinthians teve muito sucesso entre as décadas de 1920 a 1940, e a torcida não parou de crescer.

Enfim, acho que a única ação que mudaria esta panorama seria se as outras federações fossem menos amadoras desde os primórdios do futebol brasileiro.

Obrigado a todos pelas perguntas. Foi bacana demais responder!

Concordo plenamente com o que tu expôs, Jiri. Apenas acho injusto times tão vencedores não terem o mesmo espaço na mídia que alguns times.

Só para finalizar e arrematar o assunto por minha parte: meu falecido pai, nascido na década de 1930 em Quaraí (fronteira com o Uruguai), viveu a vida inteira no RS e foi SÓCIO do Flamengo quando jovem. Sempre foi gremista e chegou até a ser cônsul do clube na minha cidade, mas em uma época da sua vida foi torcedor ferrenho do Mengão. Acho que isso ilustra bem o que queremos dizer. A minha opinião é somente que acho injusto deixar de lado alguns clubes em detrimento de outros. Se a Globo ganha ou perde com isso, não entro em discussão porque concordaremos em tudo, afinal ninguém gosta de perder dinheiro ou jogar fora a chance de ganhar mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pergunta não foi minha mas fiquei feliz em saber que simpatiza pelo meu Juventude :P

haha eu tenho uma estranha preferência por times que fazem sofrer kkkkkkkkkkk

. Acho que isso ilustra bem o que queremos dizer. A minha opinião é somente que acho injusto deixar de lado alguns clubes em detrimento de outros. Se a Globo ganha ou perde com isso, não entro em discussão porque concordaremos em tudo, afinal ninguém gosta de perder dinheiro ou jogar fora a chance de ganhar mais.

Eh, acho que tem que ter espaço para todos, mas infelizmente, o dinheiro manda. Por isso que gosto tanto do Esporte Interativo e o espaço que eles dão para o futebol nordestino, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque o ódio pelo Galo? haha

haha nada contra o clube, mas contra um amigo meu da época de MG que era doente demais pelo Atlético. Mas do tipo cara mais chato do mundo, vc não faz ideia. Passei a torcer contra o Galo com todas as forças só para zoar ele.

No mais, só mesmo a raiva de ter que ver Atlético/Cruzeiro e Mamoré, pro exemplo, no domingo 16:00 kkk, mas faz parte, tem que prestigiar os times do estado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Fujarra
      Por Fujarra
      Entrevistas da Área
      Olá, pessoal.

      Esta será a nossa primeira entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:
       
      @Marcolation
      @Herr Jones
      @Bruno Trink
       
       
      Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 05/06/2023 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.
      Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.
      Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada na próxima quinta, dia 16 de junho às 23h59.
    • Fujarra
      Por Fujarra
      Entrevistas da Área
      Olá, pessoal.

      Esta será a nossa primeira entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:
      @tricolor de coraçao
      @PedroJr14
      @Leho.
       
      Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 20/02/2022 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.
      Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.
      Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada no próximo domingo, dia 13 de março às 23h59.
    • div
      Por div
      Entrevistas da Área
      Olá, pessoal.

      Esta será a nossa segunda entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:
      @PedroJr14
      @Rodrigo Violim
      @Victor Duque
       
      Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 29/06/2021 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.
      Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.
      Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada na próxima quinta, dia 22 de julho às 23h59.
    • Fujarra
      Por Fujarra
      Entrevistas da Área
      Olá, pessoal.

      Esta será a nossa terceira entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:
      @Megalodonte
      @Guilhererme
      @Cadete213
       
      Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 26/10/2021 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.
      Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.
      Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada na próxima terça, dia 2 de novembro às 23h59.
    • Fujarra
      Por Fujarra
      Entrevistas da Área
      Olá, pessoal.

      Esta será a nossa primeira entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:
      @div
      @tricolor de coraçao
      @Cadete213

      Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 09/03/2021 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.
      Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.
      Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada na próxima quinta, dia 23 de março às 23h59.
×
×
  • Criar Novo...