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Guia Teórico e Prático sobre o Football Manager


Toggy81

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 Olha a parte de tática e estrategias dos FM mudou muito, muita coisa pra melhor só que com isso passaram a engessar as táticas e função deixando o mais mecanico e menos previsível como é o futebol. Todos as funções dos jogadores agora já vem programado pra fazer algo (mesmo que vc não queira). Nenhum MC (qualquer função) deixa vc marca levar a bola pelos lado correr para direita ou esquerda, Se colocar 3 MC todos eles jogaram pelo meio, (ou tem que treinar movimento correr pela esquerda ou direita). 

 Mesma coisa para os Volantes (dependendo da função)  não deixa vc marcar a opção chutar mais ou chutar menos. 

 As funções tem que caber ao técnico pedir para fazer e não o programa restringir isso ( assim acaba a imprevisibilidade do futebol) se torna mecânico. Daqui a pouco vai aparecer uma tática  pronta com as funções já prontas onde só precisa colocar pra jogar e a maquina vai executar, e todos estarão jogando com a mesma tática e com as mesma funções. Ai acabou a diversidade tática e imprevisibilidade. 

 

  Hj se eu fizer uma tática e o Toggy fizer outra seria provavelmente 50% um diferente da outra. (Resultados Imprevisíveis) 

  Do jeito que esta indo o FM vai chegar uma hora que será a mesma tática porque vamos escolher a melhor tática programada que vai  dar um melhor resultado.

 

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3 minutos atrás, Rudsonnunes disse:

 Olha a parte de tática e estrategias dos FM mudou muito, muita coisa pra melhor só que com isso passaram a engessar as táticas e função deixando o mais mecanico e menos previsível como é o futebol. Todos as funções dos jogadores agora já vem programado pra fazer algo (mesmo que vc não queira). Nenhum MC (qualquer função) deixa vc marca levar a bola pelos lado correr para direita ou esquerda, Se colocar 3 MC todos eles jogaram pelo meio, (ou tem que treinar movimento correr pela esquerda ou direita). 

 Mesma coisa para os Volantes (dependendo da função)  não deixa vc marcar a opção chutar mais ou chutar menos. 

 As funções tem que caber ao técnico pedir para fazer e não o programa restringir isso ( assim acaba a imprevisibilidade do futebol) se torna mecânico. Daqui a pouco vai aparecer uma tática  pronta com as funções já prontas onde só precisa colocar pra jogar e a maquina vai executar, e todos estarão jogando com a mesma tática e com as mesma funções. Ai acabou a diversidade tática e imprevisibilidade. 

  Hj se eu fizer uma tática e o Toggy fizer outra seria provavelmente 50% um diferente da outra. (Resultados Imprevisíveis) 

  Do jeito que esta indo o FM vai chegar uma hora que será a mesma tática porque vamos escolher a melhor tática programada que vai  dar um melhor resultado.

Aí eu discordo de vc Rudson.

O que aconteceu foi que na época dos slides vc tinha q praticamente virar um programador pra entender bem as alterações que iria fzr em cada jogador pra conseguir um bom resultado.

Sem contar que era um inferno quando vc substituia alguém com características diferentes e tinha q ir lá setar o cara novo todo inteiro pra ele não estragar o seu jogo. 

Aí apareceu aquela opção de gravar as instruções individuais para cada jogador dependendo do posicionamento, o que já amenizou um pouco a situação. Mesmo assim era um porre ter que ficar setando o Ganso pra jogar de MAC, de MC, de Vol, depois a mesma coisa pra outro jogador.

Já era chato pra quem sabia o que estava fazendo, imagina pra quem estava começando?!

Aí resolveram essa treta toda colocando esses pré sets com Volante, Lateral, Ala, Meio campista, Atacante Recuado e especialistas como o Falso 9, Armador Avançado, Enganche, Meia Recuperador de Bola... tudo isso pra dar mais dinamismo ao jogo, poupar tempo. 

Eu não vejo como retrocesso. Vejo como avanço. Quem está chegando agora tem condições de curtir o jogo e quem é das antigas consegue muito bem diferenciar as funções de uma posição para outra. 

Pra resolver esse "engessamento" que você fala pode ser que esteja faltando uma posição "Livre" pra vc pegar o jogador e setar exatamente da forma como quer, mesmo que seja com instruções que se contradigam, mas eu acho que hoje em dia seria uma baita perda de tempo se temos como resolver isso dentro do diversificado quadro de funções disponíveis. 

Se você quer que um volante chute mais, procure encaixá-lo em uma função em que ele apoie e você possa selecionar mais chutes nas instruções individuais. Ou treine o movimento favorito dele pra isso. Até pq jogar com um Primeiro Volante Defender, que teoricamente mal teria que passar do meio campo e querer que ele finalize pra gol é muito contraditório. 

Ou jogar com 3 meias centrais e querer que eles abram pra lateral tb é muito contraditório se você pode resolver isso jogando com um meia central e dois abertos. Se o problema for a marcação resolve-se facilmente mandando o time jogar bem fechado que defensivamente eles acabarão se agrupando mais próximos um ao outro no meio de campo. 

Se o problema é a imprevisibilidade é só deixar o time muito flexível e pedir para ser mais criativo. 

Não acho nada engessado o jogo, pelo contrário. Infinitas possibilidades, mas hoje em dia possibilitando que novos jogadores experimentem o jogo de uma forma menos traumática, mais casual e divertida.

Enfim... na minha opinião melhor FM já lançado ever.

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11 minutos atrás, Toggy81 disse:

Aí eu discordo de vc Rudson.

O que aconteceu foi que na época dos slides vc tinha q praticamente virar um programador pra entender bem as alterações que iria fzr em cada jogador pra conseguir um bom resultado.

Sem contar que era um inferno quando vc substituia alguém com características diferentes e tinha q ir lá setar o cara novo todo inteiro pra ele não estragar o seu jogo. 

Aí apareceu aquela opção de gravar as instruções individuais para cada jogador dependendo do posicionamento, o que já amenizou um pouco a situação. Mesmo assim era um porre ter que ficar setando o Ganso pra jogar de MAC, de MC, de Vol, depois a mesma coisa pra outro jogador.

Já era chato pra quem sabia o que estava fazendo, imagina pra quem estava começando?!

Aí resolveram essa treta toda colocando esses pré sets com Volante, Lateral, Ala, Meio campista, Atacante Recuado e especialistas como o Falso 9, Armador Avançado, Enganche, Meia Recuperador de Bola... tudo isso pra dar mais dinamismo ao jogo, poupar tempo. 

Eu não vejo como retrocesso. Vejo como avanço. Quem está chegando agora tem condições de curtir o jogo e quem é das antigas consegue muito bem diferenciar as funções de uma posição para outra. 

Pra resolver esse "engessamento" que você fala pode ser que esteja faltando uma posição "Livre" pra vc pegar o jogador e setar exatamente da forma como quer, mesmo que seja com instruções que se contradigam, mas eu acho que hoje em dia seria uma baita perda de tempo se temos como resolver isso dentro do diversificado quadro de funções disponíveis. 

Se você quer que um volante chute mais, procure encaixá-lo em uma função em que ele apoie e você possa selecionar mais chutes nas instruções individuais. Ou treine o movimento favorito dele pra isso. Até pq jogar com um Primeiro Volante Defender, que teoricamente mal teria que passar do meio campo e querer que ele finalize pra gol é muito contraditório. 

Ou jogar com 3 meias centrais e querer que eles abram pra lateral tb é muito contraditório se você pode resolver isso jogando com um meia central e dois abertos. Se o problema for a marcação resolve-se facilmente mandando o time jogar bem fechado que defensivamente eles acabarão se agrupando mais próximos um ao outro no meio de campo. 

Se o problema é a imprevisibilidade é só deixar o time muito flexível e pedir para ser mais criativo. 

Não acho nada engessado o jogo, pelo contrário. Infinitas possibilidades, mas hoje em dia possibilitando que novos jogadores experimentem o jogo de uma forma menos traumática, mais casual e divertida.

Enfim... na minha opinião melhor FM já lançado ever.

   Não disse que foi um retrocesso, disse que engessaram tiram um direito do técnico sobre a função do jogador. imagina vc sendo o técnico do flamengo real e vc não podendo pedir para o seu MC correr pra direita (leva para direita) porque ta bloqueado isso.  Vc não pode dizer para o seu volante (chuta mais) porque ta bloqueado. Na vida real (futebol) real isso não existi. 

  Não me referi a imprevisibilidade do time e sim do Treinador.

  Veja eu disse jogar com 3 MC, vc mudou pra 1 MC e 2meia lateral viu isso imprevisibilidade, com uma diferença eu não tenho o direito de pedir para o meu meia esquerda ir pra esquerda, se eu querer isso vou ter que fazer como vc (eu vou ser obrigado a jogar na mesma formação que vc 1 MC e 2 Meias laterais) perdeu a imprevisibilidade do Técnico.

  Procurar mudar a função do volante pra ele se adaptar ao programa (I.A), imagina eu não posso pedir ao meu volante Def pra ele chutar mais (onde esta isso ai na vida real hj) 

   Infelizmente muitas pessoas não sabem diferenciar o FM com a Programação do Jogo (falar que o modelo de táticas do FM vem implementando esta sendo controlado pela programação e restringindo a decisão do Player) não é dizer que o FM ta ruim ou retrocedeu em nhum momento eu disse isso, falei sobre a programação (linha de programação adotada na criação do jogo)  

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22 minutos atrás, Anjo_Ed disse:

Eu não entendi bem....

"...Veja eu disse jogar com 3 MC, vc mudou pra 1 MC e 2meia lateral..."

 

Não é a mesma coisa ? Pelo o que eu entendi, o FM 2016 facilitou para o usuário, só, não impediu. 

 

    Exatamente não é a mesma coisa, eu disse eu quero o jogo com 3 MC o meia esquerda(MC) quero q ele leve pra esquerda coma bola (como os FM anteriores) hj não te mais esse opção. 

    Como o toggy ja disse pra fazer isso tem que colocar 1 MC e 2 Meias lateral, não por opção sua mas sim porque a programação do jogo foi feito assim. 

    O jogo como o toggy falou é o melhor, mas na linha de programação ele limita a opções (quem ja fez ou esta fazendo sistema de formação) vai entender exatamente o que to querendo dizer. 

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3 horas atrás, Rudsonnunes disse:

Não disse que foi um retrocesso, disse que engessaram tiram um direito do técnico sobre a função do jogador. Imagina vc sendo o técnico do Flamengo real e você não poder pedir para o seu MC correr para direita (leva para direita) porque está bloqueado isso.  Vc não pode dizer para o seu volante (chuta mais) porque ta bloqueado. Na vida real (futebol) real isso não existi.

Dando um exemplo para cada situação. Se você quer que seu MC corra para a direita, coloque ele como MCD. Se você quiser colocar seu VL para chutar, coloque uma função que deixe ele subir mais e habilitar a instrução Chutar Mais.

Para cada situação tem uma solução, discordo disso que você falou. O que você quiser fazer (Desde que não seja fora da realidade) o FM te dará as ferramentas necessárias.

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25 minutos atrás, Yan Perissé disse:

Dando um exemplo para cada situação. Se você quer que seu MC corra para a direita, coloque ele como MCD. Se você quiser colocar seu VL para chutar, coloque uma função que deixe ele subir mais e habilitar a instrução Chutar Mais.

Para cada situação tem uma solução, discordo disso que você falou. O que você quiser fazer (Desde que não seja fora da realidade) o FM te dará as ferramentas necessárias.

Mas então Yan, no caso o que o @Rudsonnunes está querendo dizer é que em versões anteriores tinhamos liberdade TOTAL para fazer o que quisessemos, por mais maluco que fosse. 

Eu sinceramente não sinto falta disso pois é relativamente fácil se adaptar ao novo setup, mas falando na visão de programador o programa está realmente "engessado", mais para proteger o pessoal que não tem tempo ou interesse de virar um estudioso, mas mesmo assim gosta do estilo do jogo.

Eu acho que a única forma de termos essa liberdade total seria a SI liberar uma função "Coringa" onde todo o set fosse liberado independente da posição, mas sinceramente não sinto a menor falta disso se posso usar os recursos que você exemplificou aqui para chegar no mesmo resultado de forma muito, mas muito menos trabalhosa (slides nunca mais por favor!).

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47 minutos atrás, Toggy81 disse:

Mas então Yan, no caso o que o @Rudsonnunes está querendo dizer é que em versões anteriores tinhamos liberdade TOTAL para fazer o que quisessemos, por mais maluco que fosse. 

Eu sinceramente não sinto falta disso pois é relativamente fácil se adaptar ao novo setup, mas falando na visão de programador o programa está realmente "engessado", mais para proteger o pessoal que não tem tempo ou interesse de virar um estudioso, mas mesmo assim gosta do estilo do jogo.

Eu acho que a única forma de termos essa liberdade total seria a SI liberar uma função "Coringa" onde todo o set fosse liberado independente da posição, mas sinceramente não sinto a menor falta disso se posso usar os recursos que você exemplificou aqui para chegar no mesmo resultado de forma muito, mas muito menos trabalhosa (slides nunca mais por favor!).

     Rs.... Calma ninguém disse aqui que quer o modelo antigo de volta, uma coisa nada tem com a outro vou mostra com desenho que é melhor rs... 

https://onedrive.live.com/?cid=2049EC9945CA2590&id=2049EC9945CA2590!2139&group=0&parId=2049EC9945CA2590!342&o=OneUp

ou

https://onedrive.live.com/redir?resid=2049EC9945CA2590!2139&authkey=!AEbDkZVDEMujvj0&v=3&ithint=photo%2cpng

 

 Veja a seta no MCE e no MCD isso não vai acontecer, existe a opção levar a bola para a lateral ou ficar mais aberto (mas isso ta bloqueado pela programação) vc pode mudar a função do jogador mais ainda assim nenhuma delas vai fazer isso, (isso é uma coisa Real do futebol) 

  Veja o Vol DEF ele ta proibido de chutar ( a onde tem essa regra no futebol onde um jogador por ser DEF ta proibido de chutar) se fosse assim então ZC, LT defensivo não poderiam chutar isso não existe.  A vc tem um Volante ótimo nos atributos Defensivos e ótimo de chute longo ai ele não pode fazer as 2 coisa sendo VOL Def. 

 

  Não falei que quero voltar ao modelo antigo das táticas, falei de que a linha de programação não pode criar uma regra onde quem determina quem vai chutar ou não, quem vai correr pela lateral ou não seja um regra feita pela programação. Quem tem que dizer ao jogador se ele vai pela direita ou se vai chutar deve ser opção do técnico. 

 

   Nada cotra a evolução do modelo de táticas do FM.

 

Editado por Rudsonnunes
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Concordo com o Rudson em algumas questões. Como praticamente não joguei o FM15, tive um grande "baque" quando peguei o FM16 e esta questão foi uma das coisas que mais me chamaram a atenção: a impossibilidade de exigir que o jogador pratique determinadas tarefas dentro de campo.

Não penso que isto interfira no jogo e nem desmereça a qualidade desta versão, afinal, ao meu ver, temos a melhor versão do FM. Mas confesso que também acho que isto torna o jogo um pouquinho "engessado", como vocês disseram.

No entanto, acho que esta é apenas uma jogada da SI para introduzir um modo mais acessível de jogar àqueles que estão começando e não tem paciência de entender os pormenores do jogo.

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3 horas atrás, Rudsonnunes disse:

Veja o Volante Defender ele está proibido de chutar (Aonde tem essa regra no futebol onde um jogador por ser Defesa está proibido de chutar) se fosse assim então ZC, LT defensivo não poderiam chutar isso não existe. Aí você tem um Volante ótimo nos atributos Defensivos e ótimo de chute longo ai ele não pode fazer as 2 coisa sendo VOL Def.

Um MRB Apoiar tem a função de roubar a bola e ajudar defensiva, e ao mesmo tempo apoiar as subidas ofensivas. Talvez seria bom essa função, não?

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  • 2 semanas atrás...

Vi o debate, e troca de ideias... Pra mim está engessado sim, apesar de todos os argumentos, ficou bem falhado essas opções táticas assim. Aos novatos, opção de novatos ao iniciar a carreira, aos expert, opção de que manja da coisa. Se é por isso pensaram em melhorar aos novatos, e tocaram o foda-se a quem quer ter o dedo em cada detalhe tático. Vi falar que era um saco setar cada jogador, dentro do jogo tem que setar, na vida real falar, (os treinadores falarem), excelente o nível do jogo, porém táticas e treinos muito simples, o treino tem que evoluir. Mas, voltando as táticas em si, faltou sensibilidade, e inteligência pra SI. Mesmo que o objetivo seja captar novatos, vejo muitos criticando, seja aqui, ou no FMScout, ou também no FMSite.net . Virou polemica.. a SI devia gravar um vídeo com funcionários homens se beijando.

Agora com licença vou voltar ao FM16, mesmo com as coisas que não gostei. Vicio!!! hahahhaha 

Editado por Felipe Siman
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  • 1 ano atrás...
  • 3 semanas atrás...
  • 2 meses depois...
1 hora atrás, André Fernandes disse:

parabéns pelo guia. há possibilidade de colocarem o .doc e .pdf novamente?

Nessas formatadas da vida acabei perdendo esses arquivos.

Espero que alguém do fórum tenho guardado pois eu também quero.

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Em 19/10/2017 at 14:31, Toggy81 disse:

Nessas formatadas da vida acabei perdendo esses arquivos.

Espero que alguém do fórum tenho guardado pois eu também quero.

eu só precisava de ter as fotos que publicas aí no tópico

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Em 19/10/2017 at 09:41, André Fernandes disse:

parabéns pelo guia. há possibilidade de colocarem o .doc e .pdf novamente?

 

Em 19/10/2017 at 11:31, Toggy81 disse:

Nessas formatadas da vida acabei perdendo esses arquivos.

Espero que alguém do fórum tenho guardado pois eu também quero.

Descobri que tenho o arquivo em pdf e coloquei em um local onde ele não será apagado. Se alguém puder, por favor, coloque o link no post inicial também.

Download Guia Teórico e Prático sobre o Football Manager (pdf)

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Em 29/10/2017 at 15:26, ggpofm disse:

 

Descobri que tenho o arquivo em pdf e coloquei em um local onde ele não será apagado. Se alguém puder, por favor, coloque o link no post inicial também.

Download Guia Teórico e Prático sobre o Football Manager (pdf)

obrigado por disponibilizares. 

esta parte já não é considerado guia? não está no pdf

 

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  • 3 semanas atrás...

é possível postar a imagem ? aqui não aparece as imagens do ponto 3

 

cualquier posición:

 

 

 

formacindesequilibrada.png

eguinte esquema:

formacinequilibrada.png

Editado por André Fernandes
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11 horas atrás, André Fernandes disse:

é possível postar a imagem ? aqui não aparece as imagens do ponto 3

Isso foi um problema do autor do guia lá no FMSite, já que as imagens são dele.

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