Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Guia Teórico e Prático sobre o Football Manager


Toggy81

Posts Recomendados

Estou acompanhando de capítulo em capítulo (Só não li o 1, porque achei que já sabia bem nesse assunto)... Mas não entendi quando no começo do Capítulo 3 (Em detalhes no 3.3), tive dúvida em o que é Slider??

Isso é um Slider: Slider_%28computing%29_example.PNG

Era com um elemento semelhante que, na antiga interface do FM, passavam-se as instruções para o time e para os jogadores, graduando (geralmente de 01 a 20) a mentalidade, criatividade, estilo de passe, altura da zaga, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Toggy parabéns... aqui estou meio atrasado, mais lendo pela segunda vez, para não deixar nada para traz, estou aprendendo muito com todas as idéias, dicas e informações que o autor passou durante todo o guia...

Uma pergunta, vc fala de acompanhamento minuto a minuto, até o minuto 69, onde está??? Vc por acaso já disponibilizou esse minuto a minuto, ou por acaso tem o link original desta parte que o autor disponibilizou mesmo que incompleto??

Muito obrigado, parabéns, não é pra qualquer um traduzir tantas linhas com um excelente diálogo (simples e fácil) e claro excelente tradução (de fácil entendimento) .

Eu tenho o jogo minuto a minuto apenas até os 69 (24 min do segundo tempo).

Tentei diversas vezes entrar em contato com o autor, mas o usuário dele no fórum de origem está inativo.

Ainda nem traduzi esses minutos de jogo e fiquei meio desanimado de colocar esse material incompleto aqui.

Estou acompanhando de capítulo em capítulo (Só não li o 1, porque achei que já sabia bem nesse assunto)... Mas não entendi quando no começo do Capítulo 3 (Em detalhes no 3.3), tive dúvida em o que é Slider??

Isso é um Slider: Slider_%28computing%29_example.PNG

Era com um elemento semelhante que, na antiga interface do FM, passavam-se as instruções para o time e para os jogadores, graduando (geralmente de 01 a 20) a mentalidade, criatividade, estilo de passe, altura da zaga, etc...

Os sliders era uma forma que foi implementada em alguns FMs anteriores onde vc tinha o controle percentual das ações que pedia ao time, como o Donni explicou.

Teoricamente eles ainda existem de maneira oculta, mas estão mais automatizados na forma das instruções de equipe e instruções individuais.

Acredito que tenha sido adotada essa nova forma automatica de "setar os slides" devido a dificuldade que muitos tinham na época de dominar essa ferramenta.

As próprias funções (volante, defensor limitado, centroavante, atacante sombra, raumdeuter) não passam de presets dos sliders das instruções individuais para que o jogador se comporte da forma que está descrita na função.

Antigamente suava-se muito para fazer o cara cumprir uma função. Hoje em dia está tudo mais automatizado, facilitando pra quem tem mais dificuldade na parte tática do jogo, apesar de engessar muito o jogo para quem entendia bem os sliders.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho o jogo minuto a minuto apenas até os 69 (24 min do segundo tempo).

Tentei diversas vezes entrar em contato com o autor, mas o usuário dele no fórum de origem está inativo.

Ainda nem traduzi esses minutos de jogo e fiquei meio desanimado de colocar esse material incompleto aqui.

Os sliders era uma forma que foi implementada em alguns FMs anteriores onde vc tinha o controle percentual das ações que pedia ao time, como o Donni explicou.

Teoricamente eles ainda existem de maneira oculta, mas estão mais automatizados na forma das instruções de equipe e instruções individuais.

Acredito que tenha sido adotada essa nova forma automatica de "setar os slides" devido a dificuldade que muitos tinham na época de dominar essa ferramenta.

As próprias funções (volante, defensor limitado, centroavante, atacante sombra, raumdeuter) não passam de presets dos sliders das instruções individuais para que o jogador se comporte da forma que está descrita na função.

Antigamente suava-se muito para fazer o cara cumprir uma função. Hoje em dia está tudo mais automatizado, facilitando pra quem tem mais dificuldade na parte tática do jogo, apesar de engessar muito o jogo para quem entendia bem os sliders.

Eu concordo que era muito mais difícil e que poderia dar até um leque maior.

Porém, esses sliders resultavam em manuais e guias cheios de fórmulas. Coisas do tipo, se quer isso, conte 5 cliques. Se quer isso, conte 10 cliques. Eles induziam a um pensamento que não existe na vida real. Você não diz para seu jogador, sua posição original é a 10 passos da linha da área ou 20 da linha de escanteio. Você não diz pro seu lateral que é pra ele pressionar 15% a mais em relação ao mínimo de pressão. Isso não faz o menor sentido.

Acho que a gradação que existe hoje é muito mais natural e intuitiva também. Você pressiona normal, pressiona mais do que está pressionando, ou muito mais. Menos ou muito menos. Muito, muito mais já seria surreal e difícil de compreender e mensurar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[...]

Concordo. Eu gosto da maneira que está hoje apesar de não ter tido dificuldades na época dos sliders.

Acredito tb que a maneira que está hoje facilita para quem está conhecendo o jogo agora.

No meu entendimento, isso é melhor do que ter um jogo extremamente complexo de setar, o que afugentaria novos jogadores devido ao grau de dificuldade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já dei uma lida no material na época do FM14, mas na opinião de vocês, o material teórico continua servindo para o FM2015?

Eu acredito que sim, pois trata-se da mesma ME desde aquela época, mais refinada e com algumas melhorias.

Mas a lógica é a mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acredito que sim, pois trata-se da mesma ME desde aquela época, mais refinada e com algumas melhorias.

Mas a lógica é a mesma.

Você vai terminar a tradução, safado?

A parte mais interessante, que é a abordagem tática, você deixou de lado :heh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você vai terminar a tradução, safado?

A parte mais interessante, que é a abordagem tática, você deixou de lado :heh:

Valeu pela atenção Toggy81.

E sobre o término da tradução carinhosamente cobrado pelo _Matheus_?

:lol2:

Então. O conteúdo original só tem até o minuto 69. Está incompleto. E o autor já saiu do fórum. Posso fazer o restante, mas sabendo que irá faltar o final.

É um minuto a minuto do jogo, algo semelhante ao tópico do Jogo a Jogo.

Ele diz como identifica as variações do jogo e o que faz para contorná-las.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:lol2:

Então. O conteúdo original só tem até o minuto 69. Está incompleto. E o autor já saiu do fórum. Posso fazer o restante, mas sabendo que irá faltar o final.

É um minuto a minuto do jogo, algo semelhante ao tópico do Jogo a Jogo.

Ele diz como identifica as variações do jogo e o que faz para contorná-las.

Ainda acho que vai ser de grande valia.

Apesar de ter feito o estudo do time adversário tal qual o autor sugere no capítulo seguinte, tive sucessos e insucessos. Estou apanhando para mudar minha formação e anular os pontos fortes adversários de modo que consiga sobrar jogadores para gerar desequilíbrio (parte ofensiva). Uma coisa que notei no FM 2015 é que colocando muitas instruções individuais de oposição, menos parecem funcionar.

Desse modo, se o time todo adversário é capaz de desequilibrar contra meu time, deixo instruções específicas só para os que podem desequilibrar mais. Mas ainda tenho achado insuficiente. Não cheguei a ler essa parte do minuto a minuto, talvez ele tenha deixado assim, incompleto, para incentivar a caminhada pelas próprias pernas e não por uma receita. Com o comportamento de 69 minutos de 90 em mente, é fácil pensar ideias para o restante das partidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[...]

Ok. Trabalharei nisso após as ressacas de fim de ano.

Eu tô até devendo pra alguém aqui postar o meu modo default de marcação.

Tá me atendendo bem no início dos jogos. Acabo fazendo uma ou duas alterações pontuais durante as partidas. As vezes sequer as faço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok. Trabalharei nisso após as ressacas de fim de ano.

Eu tô até devendo pra alguém aqui postar o meu modo default de marcação.

Tá me atendendo bem no início dos jogos. Acabo fazendo uma ou duas alterações pontuais durante as partidas. As vezes sequer as faço.

Pois é. Essa relação que o autor propõe de equilíbrio e desequilíbrio eu achei muito legal e bem mais simples que outras tantas teorias, como as várias do TT&F que não deixam de ser legais por isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é. Essa relação que o autor propõe de equilíbrio e desequilíbrio eu achei muito legal e bem mais simples que outras tantas teorias, como as várias do TT&F que não deixam de ser legais por isso.

Eu jogo primeiramente focando o meu equilíbrio defensivo. Durante uns 15 minutos observo e começo a procurar desequilibrios no adversário.

Ou forço desequilibrios liberando onde o meu time não está sendo atacado. Por exemplo, o outro time está subindo com poucas peças ao ataque, eu libero o volante para apoiar ou um dos laterais para atacar... por aí.

Se o meu time sofre eu torno a tentar reequilibrar o time... enfim... isso durante todo o jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

:lol2:

Então. O conteúdo original só tem até o minuto 69. Está incompleto. E o autor já saiu do fórum. Posso fazer o restante, mas sabendo que irá faltar o final.

É um minuto a minuto do jogo, algo semelhante ao tópico do Jogo a Jogo.

Ele diz como identifica as variações do jogo e o que faz para contorná-las.

Também acho que seria de bom tom a traduçao do minuto a minuto mesmo que somente até o 69'. Se não for pedir demais, é claro :heh:

No mais, parabens pelo excelente trabalho!!! Ótimo guia, pois, como já foi dito no tópico, a intenção do autor não é passar um manul pronto de como fazer o time encaixar, mas explicar o funcionamento do jogo de maneira muito mais aprofundada. Dei uma boa reciclada. :yest:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:lol2:

Então. O conteúdo original só tem até o minuto 69. Está incompleto. E o autor já saiu do fórum. Posso fazer o restante, mas sabendo que irá faltar o final.

É um minuto a minuto do jogo, algo semelhante ao tópico do Jogo a Jogo.

Ele diz como identifica as variações do jogo e o que faz para contorná-las.

Rapaz, a sua tradução me ajudou demais a esclarecer vários pontos do jogo. Irei começar um save com um time de menor escalão para tentar neutralizar times melhores com as dicas que aprendi neste tutorial. :yeah2:

Por favor, não deixe de nos presentear com a tradução do jogo minuto a minuto, aposto que muitos como eu estão ansiosos para ver o resultado de toda análise e preparação pré-jogo. Sem contar que devem ter muitas informações importantes e esclarecimentos neste jogo minuto a minuto que ajudarão muita a gente a ter uma melhor percepção das dicas dadas anteriormente.

Parabéns e um grande abraço. :happy_grin3:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Grande material para iniciantes e até mesmo para antigos. Aprendi muito com o guia e recomendo que vários irão aprender também. Mesmo sendo de 2012, vale para versões posteriores!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande material para iniciantes e até mesmo para antigos. Aprendi muito com o guia e recomendo que vários irão aprender também. Mesmo sendo de 2012, vale para versões posteriores!

Concordo com o Yan. Esse guia é um dos melhores que já li, vale a pena ler!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem previsão da análise do jogo quando sai?

 

Se você diz a divulgação de novidades, deve sair nos próximos dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 meses depois...

Boa Tarde, tomei a liberdade para transferir a tradução para doc e pdf, segue os links:

.doc - http://www.4shared.com/file/IZJUqJKQba/Guia_Terico_e_Prtico_sobre_o_F.html?

.pdf - http://www.4shared.com/office/R-qG79qvce/Guia_Terico_e_Prtico_sobre_o_F.html?

@FelipoJusto Há um tempo atrás o @enkel08 fez uns arquivos, mas não sei se os links acima estão válidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só...Eu percebi que o Atributo Criatividade não é mais visível ou foi removido do FM2016. Estou certo ? Ele foi substituído pelo o que ?

Se não me falha a memória foi por Visão de Jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • Banton
      Por Banton
      COLETÂNEA COM AS MELHORES DICAS PARA INICIAR UMA NOVA CARREIRA:
       
       WEST HAM  2001: UM FURACÃO NO BRASIL   A CONSTELAÇÃO DE PALERMO   O CLUBE DE INIESTA   A "QUASE" POTÊNCIA   DEPORTIVO ALAVÉS   A BENÇÃO DE ROBERT ENKE   HEREENVEEN: OS SUPER-FRÍSIOS   ZEMANLÂNDIA   LES CIEL ET MARINE   UM GIGANTE ADORMECIDO   MONTPELLIER HSC  BELENENSES  BURSASPOR  ARGENTINOS JUNIORS  PALESTINO  PESCARA  PLAZA COLONIA  BOHEMIANS PRAHA  ARIS THESSALONIKI  EL NACIONAL  INSTITUTO AC  CSA  THE NEW BRIAN CLOUGH  LOS ANDES  CSKA SOFIA  AUXERRE
    • Helio Nery
      Por Helio Nery
      Tenho os seguintes manager, 2013,2014 e 2015, quem tiver atualização para 2023, me chama no zap 7.5.9.8.8.6.1.1.7.9.5!
    • Banton
      Por Banton
      Eu estou procurando conteúdos sobre traits e achei legal esse aqui de um fórum. Se alguém quiser traduzir e trazer para cá ou fazer algo inspirado, eu tenho certeza que seria de agrado para muita gente.
      Dá até pra gente discutir alguns, por exemplo: Avançado Interior eu gostaria de Remate Colocado, pois ele está vindo da Esquerda para Direita. Mas ao mesmo tempo, se ele for jogar na direita já não faz sentido. Enfim. Dá pra discutir também no tópico criado.
      Fica a sugestão aí:
      [Community Challenge] Traits/PPMs For Different Roles! | FM Base (fm-base.co.uk)
    • adriano roberto
      Por adriano roberto
      Instalação:
      Vá até C:\Program Files (x86)\Steam\steamapps\common\Football Manager 2024\data\database\db\2400\dbc\permanent
      Delete os arquivos de licença: BrazilKits e todos com o nome licensing. Faça isso em todas as pastas
      Após o download, instale o arquivo em: Documentos\Sports Interactive\Football Manager 2024\editor data
       
      Só funciona com novos saves.
      Essa é uma versão beta, tendo em vista que o editor apresenta um bug quanto a edição dos kits, ja reportado no fórum da SI. O arquivo será atualizado constantemente durante todo o ano.
      Atenção: Isso não adiciona kits ao seu jogo. Apenas corrige as cores dos clubes e o estilo dos kits
       

×
×
  • Criar Novo...