Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Endividado, RS empobrece e perde importância no PIB nacional


Comentador.

Posts Recomendados

Endividado, RS empobrece e perde importância no PIB nacional

Com dificuldade para acompanhar o ritmo do crescimento do país, o Rio Grande do Sul perde status na economia nacional.
Fatores climáticos, dependência do campo e crise nas contas públicas são algumas das causas citadas por economistas para explicar o mau momento do Estado.
O Estado vem freando a participação da região Sul no PIB (Produto Interno Bruto) e foi o único, juntamente com São Paulo e Distrito Federal, a perder importância em relação a 1995. Os dados estão em estudo do IBGE divulgado em novembro.
Entre os anos 1990 e o início dos 2000, os gaúchos respondiam por 7,1% das riquezas produzidas no país. Em 2011, último ano analisado na pesquisa, o índice passou para 6,4%. Já o Centro-Oeste, região de novas fronteiras agrícolas, ganhou espaço.
Enquanto o país experimentava crescimento acelerado de destaque mundial no meio da década passada, o interior gaúcho enfrentou na época uma das maiores secas de sua história.
MOTIVOS DA CRISE
Com indústria vinculada ao meio rural por força da produção de máquinas e implementos agrícolas, a crise do campo gaúcho se espalhou por diversos setores.
"É como se o Estado tivesse se atrasado em dois anos. Depois voltou a crescer, mas sem recuperar o atraso", diz o economista Martinho Lazzari, da Fundação de Economia e Estatística do Estado.
O Plano Real, instituído em 1994, também pode ter influenciado esse fenômeno. Com a valorização da moeda provocada naquela época, o Estado foi perdendo poder de exportação, tradicional componente da economia local pela proximidade com vizinhos como a Argentina, e contabilizou prejuízos.
A indústria calçadista, que tinha no Sul um de seus polos, decaiu. A aposta na integração econômica via Mercosul acabou frustrada pela crise argentina e pelas barreiras do vizinho ao comércio.
"O Mercosul começou em 1991 e até agora não cresceu como as autoridades imaginavam. Como o Rio Grande do Sul fica na ponta do país, poderia ter tido grandes benefícios", diz Alfredo Meneghetti, professor de economia da PUC-RS.
Se a conjuntura internacional não foi favorável, a situação política interna também contribui para as dificuldades da economia gaúcha.
O Estado é proporcionalmente o mais endividado do país, com dívida superior ao limite legal de 200% da receita corrente líquida. Sem caixa, pouco consegue investir em infraestrutura e é prejudicado na guerra fiscal.
"Há pouco espaço para mexer na tributação. Santa Catarina ou Paraná podem, por exemplo, fazer uma política mais agressiva [para atrair empresas]", diz Antônio da Luz, economista-chefe da Federação da Agricultura do RS.
'NÃO ESTAMOS PARADOS'
Para o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento do Rio Grande do Sul, Mauro Knijnik, os projetos já implantados e os que estão para se concretizar demonstram que o Estado não está parado.
"O Rio Grande do Sul está crescendo, é um dos que mais cresceu no país no final do ano passado", afirmou o secretário. "Não estamos parados."
Entre os pontos já em andamento que elenca estão o fato de o Estado estar entre os principal produtores de energia eólica do país e o polo naval na cidade de Rio Grande, com clientes como a Petrobras.
Para o futuro, o governo aguarda a execução de mais um leilão, o terceiro, para exploração do carvão –segundo Knijnik, a maior parte da reserva de carvão no país concentra-se no Rio Grande do Sul.
Outra aposta é que o Estado seja escolhido como novo polo aeroespacial, hoje centralizado em São José dos Campos (SP). A intenção do governo gaúcho é a de atrair empresas que produzam de microssatélites, bastante utilizados no setor de comunicação.
RENEGOCIAÇÃO
As dificuldades financeiras marcaram as gestões dos últimos governadores. Desde 2003, os três principais partidos do país se revezaram no governo estadual: PMDB, PSDB e PT. O problema, no entanto, persiste.
O governador Tarso Genro (PT) disse em dezembro que só concorrerá a um novo mandato se o Congresso aprovar um novo indexador das dívidas dos Estados.
Tarso, pouco após assumir o governo, tentou fazer mudanças na Previdência do Estado, área citada pelo próprio governo como um dos maiores gargalos financeiros, mas enfrentou reiteradas contestações na Justiça.
Uma das principais bandeiras do petista no mandato é a atração de investimentos privados para o Estado, como uma fábrica de celulose orçada em R$ 5 bilhões e a construção de plataformas de petróleo para a Petrobras.

Pois é gente, esse lugar não tem atrativos nenhum..nada!

Opções zero de turismo, praias péssimas.. só serve para abastecer prostíbulos do país e MARCAR FRONTEIRA..

Eram admirados pela organização, hoje essa periferia está apanhando para PR e SC..

AINDA BEM QUE SÓ MINHA CIDADE TEM UM PIB MAIOR DO QUE O SUL INTEIRO!!!!

Muito triste isso... pobre fim do RS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 57
  • Criado
  • Última resposta

Ao desgraçado na vida só resta ter orgulho do que não é mérito seu.

Pega metade do PIB da sua cidade e enfia no seu cu, e a outra metade enfia no cu do resto que tem nível pra abrir um tópico com comentários assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que o Fórum abra uma exceção e que ocorra um banimento histórico. Motivo: A Vontade do Povo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou aqui lamentando pelo Rio Grande.. é triste isso!

Votaram no PT,agora aguenta, é o que está acontecendo em São Paulo com o Mal ddad

Pra eles tem mais 6 meses, pra nós mais 3 anos!!!


Como o RS foi votar no PT? SC,PR,SP,MG,MS oposição histórica e logo o RS votar na quadrilha..

A Bahia com o PT também..perdeu uma planta gigantesca da Ford e teve aumento de 400% na violência..

DF aumento de 20% em 2 anos de PT..

São Paulo vivendo uma anarquia...o Haddad conseguiu ser o pior prefeito da história de Sampa..é muito difícil, mas ele está conseguindo!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse cara consegue ser tão ridículo quanto o BrunoChu e o Bodu juntos. Realmente incrível essa façanha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest João Gilberto

...

...beleza cara?! Você, nem nenhum outro usuário é obrigado a sacar de edição de texto para postar aqui, mas peço encarecidamente que tenha apenas um pouco de atenção em alguns detalhes importantes:

Título: Dê preferência a chamada da própria notícia. Não invente, não brinque, não seja irônico e principalmente não provoque outros usuários;

TAGs: dê uma olhada em nosso tópico de referência e ponha pelo menos uma que tenha a ver com a notícia. Se esquecer, não tem problema, corrigiremos, mas faça o esforço de lembrar, ok?!

Fonte da notícia: INDISPENSÁVEL! Não queremos ter problemas com relação plágios/direitos autorais, então por favor, não esqueça mais.

No mais, vosê pode postar sobre o que quiser, mas usar do bom senso não custa nada em alguns momentos. Pergunte-se sempre: vale a pena postar isso? O assunto vai gerar uma boa discussão? No que pode acrescentar ao fórum de uma forma geral? Se as respostas forem positivas, participe e seja bem vindo.

Desde já agradecido, JG.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem vou zuar, vai que é doença.

Mas que o RS está falido, isso está.

Um exemplo são precatórios judiciais, retirados pelo governador para custeio do Estado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi o motivo da revolta com o cara?????deixa o cara postar o que quiser...

Vaz é de RS??uahdauhdhusdudauhdsd ta ai o motivo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem vou zuar, vai que é doença.

Mas que o RS está falido, isso está.

Um exemplo são precatórios judiciais, retirados pelo governador para custeio do Estado...

Pois é, vamos ignorar o usuário e discutir sobre o assunto do tópico.

Falando do assunto do tópico.. A situação é tão feia assim ? Como chegou a esse ponto ? Quem é o principal vilão ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O RS está assim devido a vários governos que pouco se importaram com a maioria da população. Pior que o RS só mesmo a metade sul do RS. Governo Britto, Rigotto e Yeda fuderam com o estado. Para a minha categoria o Tarso é um FDP mas para o restante do RS não acho tão ruim assim. Além do mais o que adianta um PIB "do caralho" se isso não é compartilhado com a maioria. O que fode o RS são os latifundiários que ainda manda nessa merda.


Nem vou zuar, vai que é doença.

Mas que o RS está falido, isso está.

Um exemplo são precatórios judiciais, retirados pelo governador para custeio do Estado...

Precatórios esses criados pelo Britto. Eu mesmo estou na justiça para receber RPVs que esse FDP me deve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando um pouco do assunto do tópico, vou postar mais uma fonte aqui para debate.

O Rio Grande está falido

O leitor Paulo Fernando Leuckert, o denstista, pois existe o Paulo Eduardo Leuckert, da Lucamo, me envia um exercício de matemática para mostrar que o governo do RS está falido, detalhando em números descrição que fiz na coluna semana passada. E não faliu agora. Mas é um acumulo de prejuízos e maus governos.
“Gosto de observar com os nossos políticos são fracos em fazer contas. Só se houve dizer que os juros dos empréstimos é que são caros. Mas todos, acho que todos, os dirigentes que assumem prefeituras e estados saem logo a procura de empréstimos. Acho que nem olham o valor dos juros, que aliás deveriam ser aprovados por Câmaras e Assembléias, se é que não o são.
Pois bem, o governo estadual diz que em 1998 devia R$ 10 bilhões. De lá para cá pagou R$ 15 bilhões e ainda deve R$ 40 bilhões (Correio do Povo, 24/11/2012, pág. 03 ). Sente-se “explorado”, e atira estes números na mídia para desculpar-se de sua incompetência administrativa de gerenciar o que nada mais é do que uma grande empresa, cujo objetivo maior, sem dúvida é dar empregos públicos.
Vejamos então de uma maneira bem simples.
Em 1998 quando a dívida era de R$ 10 bilhões, o salário mínimo nacional era de R$ 130. Logo, a dívida existente na época, correspondia a quase 77.000 salário mínimos (76.923).
Multiplicado pelo novo SM Nacional, de quase R$ 700,00, a dívida estaria hoje, se nada houvesse sido pago, em quase R$ 54 bilhões.
Pagou R$ 15 bilhões, deve R$ 40 bilhões, aproximadamente 57.000 salários mínimos. Devia 77.000 salário mínimos, pagou 20.000 e deve 57.000 salários. Se assim pensarmos, a única correção foi do aumento do SM e não de “juros abusivos”.
Se o governo acha absurdo a dívida em salários mínimos, o que diríamos de todas as empresas que tiveram reajuste das despesas de seus funcionários por este mesmo “indexador”?
Outra coisa: em 14 anos pagou R$ 15 bilhões, média de R$ 1 bilhão por ano.
Ora, se conseguisse que este saldo devedor tivesse JURO ZERO daqui para diante, provavelmente levaria 40 anos para pagar esta dívida, SE NÃO FIZESSE NENHUM EMPRÉSTIMO neste período.
Alguma dúvida que o governo estadual está falido?”
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O RS está assim devido a vários governos que pouco se importaram com a maioria da população. Pior que o RS só mesmo a metade sul do RS. Governo Britto, Rigotto e Yeda fuderam com o estado. Para a minha categoria o Tarso é um FDP mas para o restante do RS não acho tão ruim assim. Além do mais o que adianta um PIB "do caralho" se isso não é compartilhado com a maioria. O que fode o RS são os latifundiários que ainda manda nessa merda.

Precatórios esses criados pelo Britto. Eu mesmo estou na justiça para receber RPVs que esse FDP me deve.

A Yeda foi uma das "menos piores" governantes dos últimos tempos, arrumou muita coisa, estabilizou boa parte das contas...

Não quero discutir sobre política, mas não esqueça do câncer chamado Olívio Dutra...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Yeda foi uma das "menos piores" governantes dos últimos tempos, arrumou muita coisa, estabilizou boa parte das contas...

Não quero discutir sobre política, mas não esqueça do câncer chamado Olívio Dutra...

Olivio fez um bom governo. Tentou mexer com as elites que dominam o RS e acabou se fudendo. No caso da Ford fez o certo. Tanto que a justiça determinou que a ford pague ao Rio Grande do Sul mais de R$ 160 milhões por ter recebido recursos públicos e desistido de instalar uma filial em Guaíba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara lembro que um tempo atras São Vicente tinha falido tambem,por causa dos prefeitos e tal,e a situação do RS é de se espantar mesmo.

Quem foi o governador do estado nesses ultimos 8 anos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simon - Alceu Collares - Britto - Olivio Dutra - germano Rigotto - Yeda - Tarso

PMDB - PDT - PMDB - PT - PMDB - PSDB - PT

28 anos

E vai continuar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PT - PMDB - PSDB - PT

2010-2014 - PT

2006-2010 - PSDB

2002-2006 - PMDB (BASE ALIADA DO PT)

1998-2002 - PT

16 anos com apenas 4 anos de PSDB e 12 de PT...

NÃO SEI SE VOCÊ É BURRO, OU MAL CARÁTER MESMO!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...