Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Renovação de Iniesta faz Barcelona garantir base com Neymar e Messi até 2018


Guest João Gilberto

Posts Recomendados

Guest João Gilberto

Renovação de Iniesta faz Barcelona garantir base com Neymar e Messi até 2018

622_03fc5d90-2d31-36f6-96d7-66c831c4c224

O Barcelona já tem 'meio time' garantido até 2018. Nesta segunda-feira, o clube anunciou a renovação de contrato de Iniesta por mais cinco temporadas. Assim, o meia espanhol se une a Neymar, Messi, Busquets e Tello como os jogadores que seguem na Catalunha pelo menos mais cinco anos. Ou seja, o Barça do futuro já tem muito do presente. E, claro, também do passado.

LEIA MAIS
Até lá, Iniesta será o vovô do quinteto. O jogador, um dos mais relevantes do futebol espanhol nos últimos tempos e autor do gol que deu o título à Fúria na Copa do Mundo de 2010, chegará em 2018 com 35 anos, contra 31 de Messi. Busquets completará 30, e Tello, 27. Neymar será o garotão da turma, com 26.
Pensando nas características do time, mesmo sabendo que talvez nenhum cumpra o contrato até o fim, faz sentido manter os cinco jogadores. A trinca marcação forte no meio campo (Busquets, Iniesta), saída de bola rápida e com precisão (Iniesta) e movimentação total no ataque (Messi, Neymar e Tello) já está contemplada, independentemente do técnico que estará no comando. Ou seja, a receita tem tudo para ser mantida.
ir15rc.png
Se levar em conta os contratos que acabam em 2017, Tata Martino - ou o Tata Martino da vez - quase não terá problema para escalar a equipe. Os compromissos dos laterais Jordi Alba (28 anos em 2017) e Adriano (33), do curinga Alex Song (30) e da promessa Deulofeu (23), emprestado até 30 de Junho de 2014 ao Everton, tem mais três anos de duração.
Assim, o time de 2017 já é mais encorpado e até parecido com o atual, especialmente por causa dos laterais. Em um exercício de futurologia, Song e Busquets poderiam fazer as vezes de zagueiros, enquanto a "pérola" Deulofeu, mais experiente, teria a função de "novo Xavi" da equipe daqui duas quatro temporadas.
Habilidoso, rápido, driblador e bom nas finalizações, Deulofeu já foi comparado a Messi e Raúl. Realmente, as características do jogador, hoje emprestado ao Everton, assemelham-se mais aos homens de frente do que os do meio, como Xavi. Mas, se a ideia de "futebol total" blaugrana for seguida, nada impede que o garoto brilhe atuando mais recuado.
nps2t3.png
Se a cara do Barça já é bem clara para 2017, para 2016, então, o elenco é quase o mesmo do atual. Reforços importantes estão garantidos, como Mascherano, Puyol, Xavi, Fàbregas e Pedro. Os capitão e os meias, por exemplo, são titulares absolutos de Tata e fundamentais no esquema tático da equipe, assim como eram com Pep Guardiola, Tito Vilanova e Jordi Roura.
Se a "escola de 2016" prima pela excelência, o que pode pesar é a idade. Xavi, o motorzinho do Barcelona, chegará ao fim de seu acordo com 36 anos. Puyol, por sua vez, já vem sofrendo com uma série de lesões e não tem a certeza que cumprirá os últimos anos de acordo. Se chegar até lá, o zagueirão, que carrega as cores da Catalunha na tarja de capitão, terá 38 anos.
5p4co8.png
Enfim, a situação de 2015 mostra quem está mais perto de sair do clube. Afellay, Cuenca, Bojan e Jonathan dos Santos, com pouco espaço no elenco, devem ser negociados.
Dos titulares de Tata Martino, as situações mais 'urgentes' são as de Piqué e Dani Alves, ambos com compromissos até 2015 e indiscutíveis nas últimas temporadas. Com eles, a tendência é a mesma de Iniesta: renovação de contrato.
4j8ile.png
Claro que o planejamento tem seus lados duvidosos. Os contratos do lateral direito Martín Montoya, do zagueiro Marc Bartra e do atacante Jean Marie Dongou, por exemplo, acabam no próximo ano. As situações ainda não foram definidas, mas o clube deve optar pela permanência, especialmente de Dongou, garoto de 18 anos com potencial gigantesco.
A outra dúvida é no gol. Victor Valdés já anunciou que deixa o clube ao fim da temporada, em junho de 2014. Na mesma época, chega ao fim o contrato de José Manuel Pinto, primeiro reserva da posição. Hoje aos 38 anos, o veterano deve se aposentar. Sobra, então, Olazábal. Aos 24 anos, ele está no Barcelona desde os 16 e fez apenas uma partida no time principal.
Contratos à parte, planejamento de lado, o clube catalão dá a entender que já tem a receita para o sucesso: apostar no futebol do presente para construir o Barcelona do futuro. A espinha dorsal, de fato, já está garantida.
espn.png
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vai acabar mudando sim pros próximos anos, principalmente se a especulação da saída do Tata se concretizar.

o Barça precisa de renovação em algumas posições.

de qualquer forma, manter um jogador como o Iniesta seria importantíssimo pra qualquer clube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Puro cenário especulativo.

Colocar o Tello como parte integrante da base pra 2018 é, por hora, uma sacanagem: o garoto mal se firmou ainda, poxa, vamos com calma. A julgar pela matéria, tem outra coisa também: falta sustentação defensiva pra 2018. Só o Busquets carregando o piano pra Messi, Neymar e Iniesta não vai dar não. Ou seja, falta ainda mais uma peça defensiva nessa espinha dorsal pros próximos 5 anos -- que pode ser justamente o Piqué.

O Barça precisa se mexer mais defensivamente do que qualquer coisa. Pensar no substituto do Valdés, investir na formação de uma boa zaga, estimular a revelação de bons volantes e laterais, enfim. Messi, Neymar e Iniesta seguram a bronca lá na frente, mas precisam de quem segure o piano aqui atrás também...

p.s: nunca que o Deulofeu é substituto do Xavi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A grande diferença desse time vai ser a saída do Xavi. Ele muda completamente o modo de jogo do Barcelona.

Tello eu acho sacanagem nego comparar.

Um jogador que eu aposto demais é o Deulofeu. Pensei que fosse bom só no FM, mas o cara joga uma bola redondassa. É muito liso e tem ótima visão de jogo. Acho que pode tá surgindo um jogador muito promissor.

Daqui 5 anos imagino um Barça assim:

Goleiro, Lateral Direito, Piqué, Zagueiro, Alba; Busquets, Iniesta, Deulofeu/Fàbregas, Neymar, Messi e Pedro/Ponta.

Tem jogadores muito promissores, como Sergi Roberto, Rafinha, Cuenca, Tello, mas acho que nenhum desses vai ser um Iniesta/Xavi/Messi/Neymar da vida.

Vão precisar mudar bastante é a parte de trás. Vão precisar de goleiro, zagueiro e lateral. E vão ter que apostar bastante em mais uns dois meias dentre os que citei, se for pensar na base.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ano que vem muitos jogadores do Barça B devem ser integrados no elenco principal, alguns muitos promissores, Dongou acho que já vai subir na próxima temporada nessa já está passando pela fase de transição que o Barça tem de colocar alguns minutos nos jogos ele é um atacante mais de área que o Barça tanto precisa às vezes, outros como Sergi Samper e Denis Suarez (que veio do City) deve ser integrados nas próximas temporadas e tem tudo para evoluírem.

Alguns devem deixar o Barça ano que vem para abrir espaço também como o Jonathan dos Santos deve ser emprestado ou vendido, o Afellay deve ser vendido e o Cuenca deve ser emprestado ou vendido também, isso vai abrir espaço pro Deulofeu e pro Rafinha que devem ser integrados no próximo ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

A grande diferença desse time vai ser a saída do Xavi. Ele muda completamente o modo de jogo do Barcelona.

[...]

Concordo, Xavi é uma peça ímpar desse elenco. Mas ao mesmo tempo que considero o Xavi um puta craque, acho que pra função que ele faz no time -- transição defesa/ataque -- dá pra se encontrar bons jogadores que a executem bem. Não com o mesmo brilhantismo do espanhol claro, mas acho mais fácil achar alguém que faça bem essa transição do que achar alguém imprevisível como o Messi ou o Neymar, por exemplo.

Deulofeu tem bastante potencial mesmo, gosto dele, mas acho que é jogador pra jogar mais avançado, flutuando da ponta pro meio, perto do gol. E não no lugar do Xavi, mais recuado, sofrendo com marcação de meias e volantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

substituto do Xavi era o Thiago. perderam.

Precisam investir fortemente em um zagueiro top e em um bom lateral direito, já que o Daniel Alves não dá mais pro gasto. Um goleiro é urgente, já que o Valdés vai sair, mas parece que já se acertaram com o Ter Stegen (não faço ideia se é bom, nunca vi jogar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

substituto do Xavi era o Thiago. perderam.

Precisam investir fortemente em um zagueiro top e em um bom lateral direito, já que o Daniel Alves não dá mais pro gasto. Um goleiro é urgente, já que o Valdés vai sair, mas parece que já se acertaram com o Ter Stegen (não faço ideia se é bom, nunca vi jogar).

Na Itália dizem que já acertou com a Juventus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sub do xavi é o sergi

thiago via mto mais como substitulo do iniesta

renovando com montoya (otimo lateral) e bartra (bom reserva), eles já tem uma boa base para os proximos anos. só precisa de um goleiro fodao...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

thiago joga de meia ofensivo tambem, tanto q foi um dos pqs guardiola levou ele pro bayern. falou q ele joga em praticamente todas do meio campo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

[...] falou q ele joga em praticamente todas do meio campo.

É o que me parece também. O Thiago tem uma qualidade de passe mt acima da média, além da técnica. A partir daí, o posicionamento tático é quem vai definir se ele avança mais, avança menos, e numa dessas pode ser adaptado em várias posições do meio-campo.

Eu, particularmente, gosto de vê-lo mais avançado, como o Iniesta, próximo da grande área adversária. Acho-o mais produtivo ali.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o que me parece também. O Thiago tem uma qualidade de passe mt acima da média, além da técnica. A partir daí, o posicionamento tático é quem vai definir se ele avança mais, avança menos, e numa dessas pode ser adaptado em várias posições do meio-campo.

Eu, particularmente, gosto de vê-lo mais avançado, como o Iniesta, próximo da grande área adversária. Acho-o mais produtivo ali.

tbm acho... terceiro homem de meio campo, tipico armador... pra jogar na do xavi ele só precisaria passar, o q ele faz com maestria tambem, mas acho q sub aproveita seu futebol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então, eu já acho que ele tem um passe muito preciso exatamente pra fazer essa distribuição. ele é inteligente o suficiente pra isso também.

o grande diferencial dele com relação ao Xavi, é que é muito mais habilidoso, plasticamente falando, com a bola. sabe driblar muito mais.

acho que uma posição completa a outra. se o Thiago souber subir e chegar na área, vai ser um jogador estupendo.

Sempre criticaram o Xavi porque ele finalizava pouco e sempre procurava a assistência.

Se o Thiago lidar melhor com isso, vai cansar de fazer gol.

Nos jogos que assisti do Bayern até agora, ele tem jogado na linha do Schweinsteiger, Kroos. Ou vindo buscar a bola na defesa, igualzinho o Xavi faz. Ou também na posição do Lahm, quando este é posicionado como lateral.

Os meias ofensivos lá são Robben e Ribery, né. Esses jogam bem mais pra frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

[...]

Mas a questão de se fazer a função do Xavi não tem só a ver com a distribuição de jogo né, Camilo? O Xavi claramente auxilia na combatividade do meio-campo do Barça, ajuda a fechar espaços, de vez em quando faz marcação individual (não com tanta força e eficiência, mas faz), ou seja, ele tem o componente defensivo nessa função em campo.

Será que o Thiago também conseguiria desempenhar mais essa função? Não seria um desperdício colocá-lo pra fechar espaços do meio pra trás com tanta habilidade pra decidir perto da grande área?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Mas a questão de se fazer a função do Xavi não tem só a ver com a distribuição de jogo né, Camilo? O Xavi claramente auxilia na combatividade do meio-campo do Barça, ajuda a fechar espaços, de vez em quando faz marcação individual (não com tanta força e eficiência, mas faz), ou seja, ele tem o componente defensivo nessa função em campo.

Será que o Thiago também conseguiria desempenhar mais essa função? Não seria um desperdício colocá-lo pra fechar espaços do meio pra trás com tanta habilidade pra decidir perto da grande área?

Ele está jogando muitas vezes na posição do Busquets no Bayern do Guardiola.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Bayern tem muita rotação entre esses 3 jogadores de meio, a não ser quando joga o Müller por dentro. Dependendo da movimentação, tu tem o Thiago ao lado do Lahm, com o Thiago fazendo EXATAMENTE o que o Xavi faz. Às vezes tem o Javí como primeiro volante e Kroos e Thiago saindo pelos lados. Às vezes tem o Kroos e o Thiago trocando de posição quando jogam com triângulo de base baixa. O único que menos muda a posição é o Lahm, que sempre é aquele jogador mais polivalente.

O Thiago me parece ter a combatividade do Xavi, até mesmo pelo fato de ele ser novo. O Xavi é que tá deixando mais esse lado combativo por falta de perna. A idade chega, não tem jeito. O Thiago joga desde a saída de bola até o meia cerebral. Só falta ele ganhar mais experiência de jogo. Pra mim, tem sido dos principais jogadores do Bayern essa temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Ele está jogando muitas vezes na posição do Busquets no Bayern do Guardiola.

Mas tá roubando bola, tá marcando meia-atacante adversário em cima, tá ajudando no sistema defensivo com eficiência? Porque aí pode acontecer como o Silveira falou: rotatividade entre as peças, e o Thiago sendo mais útil pra passar do que pra marcar nesse sistema.

Pra ficar claro: óbvio que ele tem capacidade pra atuar como o Xavi, o que eu disse é que EU PREFIRO ele como meia-atacante, próximo dos jogadores de frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando ele joga de 1 volante, ele não joga tipo o Busquets, joga tipo o Pirlo armando o jogo lá de trás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas a questão de se fazer a função do Xavi não tem só a ver com a distribuição de jogo né, Camilo? O Xavi claramente auxilia na combatividade do meio-campo do Barça, ajuda a fechar espaços, de vez em quando faz marcação individual (não com tanta força e eficiência, mas faz), ou seja, ele tem o componente defensivo nessa função em campo.

Será que o Thiago também conseguiria desempenhar mais essa função? Não seria um desperdício colocá-lo pra fechar espaços do meio pra trás com tanta habilidade pra decidir perto da grande área?

então, mas nessa hora eles estão sem a bola, né?

então acho que não tem muita coisa pq todo mundo do meio campo no Barcelona sempre ajudou a marcar. E ele tem um passe muito bom pra meter a bola assim que consegue recuperá-la. Aí entra a questão de se ele gosta/quer fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...