Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Veteranos: entrevista com ggpofm


Jirimias

Posts Recomendados

ENTREVISTA

 

 

Boa noite a todos!

 

Abrindo as entrevistas da área como resultado da enquete que definiu o membro ggpofm como o entrevistado.

 

entrevista-ggpofm_zpsek3zc8ns.png

 

 

1- Como começou a sua história no FM? E qual é o critério que tu tens na hora de começar um save: Simpatia ou Desafio?

 

Começou no final de 2004. Não me lembro ao certo, mas fiz um teste com o Fifa Manager, achei muito irreal e resolvi procurar algo melhor e acabei conhecendo o FM 2005, o primeiro da SI Games após a separação da Eidos.

 

Um pouco de cada. Para eu jogar preciso escolher um clube que por algum motivo desperte alguma simpatia em mim. Seja a história, as cores, o escudo… Sei lá, algo de que eu goste. Junto a isso, preciso de um desafio. É por isso que não faço saves com clubes grandes que simpatizo, pois apesar de gostar deles, faltaria o desafio ao save.

 

2. ggpofm, quais são as primeiras coisas que você procura reforçar (ou reformular, mudar) em um clube quando você o assume? qual critério você usa para montar ou definir a tática que usará?

 

A resposta mais óbvia é que eu reforçaria todas as áreas de um clube. No entanto, se eu pudesse mexer em apenas uma, eu reforçaria o elenco. Com investimento correto em jogadores, os resultados aparecerão rapidamente mesmo com carências em outras áreas e com os resultados positivos nas competições haveria dinheiro para investir nas demais áreas.

 

Não tenho preferência por nenhum estilo de jogo. Minha abordagem é bem simples. Deixo tudo nas definições por padrão e altero a tática com por meio dos gritos. Geralmente, das três táticas que podemos criar, eu procuro ter aquelas que se adequem aos jogadores de que disponho, mas também aquelas que se encaixam à forma que os adversários jogam.

 

3. Gilson, qual a sua ocupação?

 

Respostas pessoais podem ser vistas na entrevista que dei no passado, aqui no fórum: http://forum.fmanage...vistado-ggpofm/

 

4. O que te leva, ou anima, a contar seus saves?

 

Como jogo individualmente, partilhar o que estou jogando com outras pessoas é o que mais me anima ao criar um tópico. É a oportunidade de ver o que outras pessoas pensam do save e mostrar algo que é jogado de forma tão solitária.

 

5. Você joga algum save paralelo aos contados para nós? Costuma ter o mesmo sucesso?

 

Gostaria de jogar alguns saves simultaneamente, mas não consigo. Jogo apenas o save que estou postando.

 

6. Gilson, gostaria que nos contasse um pouco sobre si mesmo como o nome completo, profissão e/ou outras coisas a seu critério.

 

Respostas pessoais podem ser vistas na entrevista que dei no passado, aqui no fórum:

http://forum.fmanage...vistado-ggpofm/

 

7. Sendo você um cidadão de Brasília, qual sua opinião sobre os protestos ocorridos nos últimos meses? É claro que a corrupção e criminalidade tem taxas altíssimas e devemos protestar contra isso, mas ficou claro que apenas protestar não vai ajudar a resolver essa situação, caso tenha uma outra visão deste assunto, gostaria que o explicasse.

 

Não pensei que voltaria a ver tanta gente na rua como vi nas manifestações dos últimos meses pelo país. Foi muito interessante ver que as manifestações populares não estavam atreladas a nenhum partido ou organização sindical, mas por outro lado, a pauta de reivindicações ficou muito difusa. O problemas do Brasil são muito complexos e não serão resolvidos em um mês ou um ano. Sou da opinião que o Brasil só melhorará quando as assembleias de condomínio estiverem lotadas. Se as pessoas não se preocupam nem como o seu dinheiro está sendo aplicado em seu prédio, como irão mudar o que acontece em um país com as dimensões e a população do tamanho do Brasil?

 

8. O time de 1981 foi o melhor Flamengo que você teve a felicidade de assistir? Ou houve outro Flamengo tão bom quanto este que você assistiu?

 

Quando somos jovens os acontecimentos acabam marcando nossas vidas. Todo mundo que gosta de futebol tem o time de sua vida, a Copa do Mundo que mais marcou, o jogador mais importante e etc., independentemente de ter sido vitorioso ou não.

 

Para mim, o time do Flamengo de 1981 ficou marcado na memória. Aqueles anos finais da década de 1970 e início da década de 1980 foram excepcionais. Aquele time de 1981 era sem igual. Vale lembrar que naquele ano de 81 o Flamengo conquistou três títulos em 21 dias (23/11 - Taça Libertadores, 06/12 - Campeonato Carioca e 13/12 - Taça Intercontinental).

 

Dos outros times do Flamengo, nenhum foi excepcional, mas o time campeão brasileiro de 1987 também foi um grande time na segunda metade daquele campeonato. Dos 11 titulares apenas um, o Aílton (ex-Grêmio, ex-Fluminense) não jogou na seleção brasileira.

 

9. Dentre todos os saves seus contados aqui no Profissão: Manager e também na CMPT (não sei se ainda conta por lá), qual foi o que mais lhe marcou? Como eu já havia comentado uma vez, o que eu li e me marcou muito foi no FM’05 com o América RJ, talvez por ter sido o 1º save que cheguei a ler.

 

Esse do América foi muito legal, afinal cai na memória afetiva por ser o primeiro e coisa e tal. Mas gostei muito do save com o Stade de Reims e um que fiz uma homenagem a Alex Ferguson, jogando com o Queens Park (Escócia) e durante várias temporadas com o Manchester United. Outro muito legal foi o que fiz com o Gainsborough. Todos eles estão nas Histórias Memoráveis.

 

10 .Saves usando a ficção como base, alguns deles se sobressaem por aliar muito bem a ficção com o FM e quando isso não acontece, o save é prematuramente cancelado. Qual sua opinião sobre esse estilo de save? Eu sei que como escritor, não é a sua praia, mas como leitor, acompanha-os também?

 

A priori não gosto de saves com ficção. Como você disse, é preciso aliar muito bem o save com a ficção e não são muitos que conseguem fazê-lo com competência, em minha opinião. O problema que vejo é que muitos se aventuram na ficção por empolgação, sem o menor jeito para coisa e logicamente acabam desistindo do save, quando poderiam fazer um save simples, apenas relatando os acontecimento do que se está jogando, enriquecendo a área com mais saves. É uma pena que muitos pensem que um save na área precisa de ficção para ser interessante.

 

Geralmente não acompanho saves com ficção, ainda mais com histórias mirabolantes que quase fogem do contexto do futebol. Acompanho apenas alguns autores que fazem saves nesse estilo porque mostraram qualidade e valem a pena serem acompanhados.

 

11. E aquele pessoal das antigas, será que teremos chance de ver eles por aqui novamente? Eu me lembro do Bastos, JoeBM, Masca, Jader Abreu e o Seu Beraldo. Tem o Marolla também, que fez apenas 01 save ficcional com o Zidane como treinador.

 

Acho que o pessoal que postou ativamente na área no passado e não está mais ativo dificilmente voltará a postar na área. A vida se encarrega de nos levar para caminhos diferentes e muitas vezes a falta de tempo e a disposição para postar acabam nos afastando da área. Seria bom se voltassem, mas não acredito nisso.

 

12. Falando sobre táticas e elenco, é de minha opinião que a tática deve se adequar ao elenco que tem e não o elenco a uma possível tática preferida, de acordo?

 

Esse é uma questão que é antiga, não é mesmo? Eu acho mais fácil e lógico adaptar a tática ao elenco que temos e depois desse primeiro momento ir moldando o elenco com contratações e dispensas, caso o treinador tenha um estilo de jogo preferido.

 

13. Após ter feito um save de sucesso com determinado clube, a pessoa as vezes passa a acompanhar e torcer por ele também na vida real, isso também ocorre com você quando se trata do Stade de Reims? Em caso de resposta afirmativa, o que está achando do desempenho deles na atual temporada?

 

Não posso dizer que sou um torcedor do Stade de Reims, mas de vez em quando dou uma olhada na tabela de classificação para ver como o clube anda. Na temporada passada ele quase foi rebaixado. Nesta temporada, o time está no meio da tabela, mas ainda tem muita coisa para acontecer. É difícil permanecer na Ligue 1, pois o clube é pobre.

 

14. Finalizando, pensa em repetir o save realizado com o América RJ?

 

Posso afirmar que não. Tentei outras vezes e o save não foi adiante. Acho melhor deixá-lo apenas como uma boa lembrança.

 

15. O que o FM representa pra você alem de diversão ?

 

É verdade que o FM ocupa boa parte do meu tempo livre, já que raramente jogo outros jogos, mas procuro mantê-lo dentro de níveis aceitáveis na minha vida. Por exemplo, sempre encerro o FM por volta das 22h. Nunca cancelo ou falto a um evento por conta do FM, nunca deixo de fazer as refeições por conta dele. Sendo assim, acho que o FM está com os limites bem estabelecidos em minha vida e pode ser considerado apenas uma diversão.

 

16. Qual o aspecto do FM é mais interessante pra você (treinos, taticas, contratações...) ? O que você acha que pode melhorar?

 

O que eu gosto mesmo é a parte das partidas em si, quando ocorre a disputa entre as duas equipes e suas táticas.

 

Eu sou daqueles que pensa que o FM só evoluiu desde a versão de 2005. Não fico pensando no que o FM poderia melhorar, mas algo interessante seria usar os jogadores em toda e qualquer posição do gramado e não apenas naqueles lugares pré-determinados pelo jogo. Seria uma evolução que colocaria o jogo em outro patamar.

 

17. Como é a sua forma de jogar durante a partida: Prefere ver o jogo em lances chave ou assistir a partida com calma ? Gosta de seguir uma determinada maneira de jogar ou se adaptar ao adversário ?

 

Vejo a maior parte das partidas no “alargado” e nas versões anteriores ao FM13 no “prolongado”. Dá para ver muita coisa que está acontecendo na partida pelas estatísticas e comentários do adjunto, mas se precisar descobrir algo que não estou vendo, vejo no “completo”. Nos “lances chave”, só quando estou com a vitória garantida e quero que o tempo passe rápido.

 

Nunca deixo o adversário livre para fazer o quiser em campo. Sempre procuro formas para neutralizar os pontos fortes do adversário ou algo que ele esteja fazendo em determinado momento da partida. Logicamente, isso não significa abandonar o que você planejou para ficar correndo apenas atrás do adversário.

 

18. Teve alguma história que você leu e te influenciou a contar histórias também? Seria possível elaborar um top 3 de histórias marcantes que você já leu?

 

Vou ser sincero, como eu cheguei no fórum quando ele dava seus primeiros passos não havia muitos saves. Então, não havia muitos que servissem de inspiração. Era tudo mais ou menos na marra. Aos poucos, outros se animaram a relatar seus saves e acompanhei vários interessantes, mas infelizmente foram jogados em uma época na qual os tópicos dos saves não eram guardados. Vou ficar devendo esse TOP 3 por conta disso, mas posso dizer que existem muitos saves interessantes e de variados estilos nas Histórias Memoráveis.

 

19. E falando sobre suas histórias, qual foi o save que você contou a história que foi mais marcante? Porque? Pergunta horrivel né, hauihuiaa, mas gosto de saber estas curiosidades.

 

Quando eu respondi uma pergunta semelhante anteriormente, citei alguns, mas acho que se fosse para escolher um apenas, eu escolheria o save com o Gainsborough. Começar com um clube da 6ª divisão inglesa e levá-lo ao título da Liga dos Campeões é algo que todos deveriam fazer. Não jogar um save desse jeito no FM é como ir a Paris e não visitar a Torre Eiffel, ou ir a Nova York e não visitar a Estátua da Liberdade e etc...

 

20. Sua relação com o futebol na vida real nunca passou de uma paixão de torcedor? Se sim...Nunca teve vontade de mudar isso?

 

Engraçado, quando se é pequeno, creio que muitos pensam em ser jogador de futebol, mas a realidade acaba por se impor e esse “sonho infantil” fica para trás na maior parte das vezes. Eu só mais um desses.

 

21. Quem é o melhor técnico da atualidade e por quê?

 

Não tenho um treinador preferido. Quando vejo algum treinador que desperta algum interesse, procuro ler algo sobre ele. Gosto de alguns nomes, independentemente de títulos e sabendo que todos possuem limitações. Marcelo Bielsa, Guardiola, Mourinho, André Villas-Boas, Gus Hiddink são alguns deles, mas não tenho preferência por nenhum.

 

22. Quantos bons técnicos existem no país?

 

A sensação que tenho é que a maior parte dos treinadores brasileiros tem um conhecimento empírico e não um conhecimento técnico sobre o assunto. Não sei se falta espaço para eles mostrarem mais conhecimento na mídia esportiva, ou se não conseguimos ver isso porque muitos dos jornalistas esportivos não fazem perguntas interessantes. Apesar disso, acho que nos próximos anos veremos mais treinadores com conhecimento do que tivemos no passado. É a impressão que eu tenho.

 

23. Qual o modelo ideal para o calendário brasileiro? Envolvendo o Brasileirão, Copa do Brasil e taças continentais.

 

O calendário brasileiro é péssimo. Não tem pré-temporada adequada e por conta dos estaduais é mal distribuído durante o ano. Sei que em alguns estados, o campeonato estadual é muito valioso, mas em outros ele perdeu o significado. É preciso repensar isso.

 

Eu não sei qual o modelo ideal para o calendário brasileiro, mas sei que do jeito que está não dá. Infelizmente, não vejo perspectivas de mudança, pois a CBF e as Federações não têm interesse em mudar isso por uma série de motivos. A Rede Globo também tem interesse no excesso de jogos por conta da grade de programação da TV aberta e paga. Os únicos que poderiam dar um basta e racionalizar o calendário seriam os clubes, organizados em uma liga, como ocorre em vários países do mundo, mas isso não acontecerá tão cedo.

 

24. Qual foi o melhor momento que a área do PM já viveu? Qual a diferença daquele momento para o atual?

 

 

 

Quando se envelhece é comum ficarmos mais nostálgicos, saudosistas. Procuro me policiar para não deixar a memória afetiva embaçar o que ocorre na atualidade. Não vejo a área atualmente, muito melhor do que no passado. Temos problemas semelhantes e creio que ela se pareça mais com o passado do que imaginamos. Continuamos com poucas pessoas postando em relação ao número de pessoas que jogam FM e participam do fórum, continuamos com pessoas que ficam pedindo para as pessoas visitarem e comentarem seus saves e continuamos com pessoas que fraudam os próprios saves para mostrarem como são vitoriosos. No geral, as duas épocas tem mais semelhanças que diferenças.

 

 

 

25. Quando você joga um save, você estabelece alguma relação com o que pensa dos jogadores na vida real ou apenas os vê como são no FM?

 

Eu jogo pouco com a base de dados real. Como geralmente eu começo com clubes pequenos, quando chego no topo, muitos jogadores reais se aposentaram. Nas poucas vezes que joguei com os jogadores reias, acabei levando em conta no FM o que penso dos jogadores na vida real. Um exemplo pequeno, que me lembro agora, era o caso do argentino Heinze. Como nunca achei que ele jogasse alguma coisa, no FM ele sempre era preterido por outros jogadores.

 

26. Pergunta com um "Q" de opinião. Existe algum 10 melhor que o Özil?

 

Acho o Özil, um jogador que some de algumas partidas quando a coisa aperta. Eu gosto de camisa 10 daquele tipo que cria jogadas para os companheiros, mas também é decisivo, marcando gols. Minha escola de camisas 10 é a de Zico, Maradona e Platini.

 

27. O que pensa sobre datas comemorativas ?

 

Você quer dizer datas nacionais, históricas? Todos os povos as têm. Algumas são mais significativas para seus povos e outras nem tanto.

 

28. Qual esporte te interessa alem de futebol ?

 

Já vi outros esportes no passado com um pouco mais de frequência, tais como Volei, Basquete, Futebol Americano, Fórmula 1, Fórmula Indy, Boxe. Faz algum tempo que minha dedicação é para o futebol e há pouco espaço para outros esportes, mas adoro documentários esportivos, independentemente do esporte.

 

29. O que achou do pedido de demissão do Mano Menezes do Flamengo ? Como vê a administração atual do clube ?

 

Me pegou de surpresa. Mesmo perdendo para o Atlético Paranaense como perdeu, não imaginei que pudesse ser demitido e muito menos que pedisse demissão. Tenho dito desde o início desse campeonato que um clube grande cairá. Temo pelo rebaixamento.

 

A administração do clube tem feito muitas coisas boas, principalmente na questão financeira. No entanto, cometeu alguns equívocos, o que é algo normal, mas não conseguirá levar o projeto adiante se o clube for rebaixado.

 

30. O que pensa sobre a "explosão de sheiks" que vão elitizando o futebol mundial ?

 

Para os clubes que recebem o dinheiro é uma festa. Acredito que a maioria dos torcedores do Chelsea, do City, do PSG e de outros clube não tenha muito a reclamar, afinal, todo mundo quer que seu clube contrate grandes jogadores e conquiste títulos e aí ninguém fica muito preocupado com a origem do dinheiro ou se todo o investimento em seu clube não passa de uma brincadeira egocêntrica de milionário.

 

Acho estranho uma pessoa qualquer, sem nenhuma ligação com o clube comprá-lo como se compra um fábrica ou um banco.

 

31. Gilson por Gilson:

 

Gosto de me ver como um anônimo entre bilhões de anônimos.

 

32. Como era a escola na sua época?

 

Na parte educacional creio que continua tão parecida quanto hoje, afinal, enquanto um professor ficar diante de alunos sentados em filas “repassando o conhecimento”, pouca coisa mudará de fato, mesmo que tenhamos quadro eletrônico, tablets e etc.

 

33. Alguma frase que goste:

 

Não sei a frase ao certo, mas é aquela que diz que os mais fortes são aqueles que se levantam depois das quedas.

 

34. O que acha da cena de rock de Brasília nos anos 80 e 90?

 

Como não podia deixar de ser, me diverti muito nos anos 80 e me considero feliz por ter vivido aquela época, mesmo com todas as dificuldades e incertezas que a adolescência traz.

 

35. Você já viajou para o exterior? Tem vontade morar por lá?

 

Já viajei sim. Muito mais do que imaginei que um dia fosse viajar. Para ser bem sincero, nunca imaginei que faria uma viagem ao exterior, eram outros tempos, mas as coisas mudaram bastante e acabei fazendo essas viagens.

 

Se eu fosse jovem na atualidade, eu levaria em conta essa possibilidade.

 

36. O que pensa sobre alguns membros egoístas que só querem fazer a história se houver comentários, visualizações, premiações, e o que realmente importa, se divertir jogando e contando, fica em segundo plano?

 

 

 

Como eu disse em outra resposta, certas coisas que aconteceram no passado continuam acontecendo e continuarão a acontecer na área. O princípio deveria ser fazer um save para se divertir e se você que partilhá-lo criar um tópico na área. No entanto, sempre existirão pessoas que fazem o tópico de um save com as expectativas que você citou. O único problema nessa abordagem é que a chance de se frustrar é muito grande, pois existem vários saves e nem sempre haverá leitores para todos. Por conta desse tipo de pensamento é comum também vermos pessoas comentando os saves de outras pessoas apenas para pedir comentários para o próprio save ou aquela pessoa que fica reclamando no próprio tópico do save que ninguém comenta.

 

 

37. O que acha da televisão e internet como formadores de opinião sobre as pessoas ?

 

Creio que atualmente seja mais difícil formar a opinião das pessoas com a infinidade de meios de comunicação que temos. Antigamente, as informações passavam por alguns filtros e aí era mais fácil manter uma determinada opinião, direcionando as pessoas. Hoje, isso é praticamente impossível. Por outro lado, a proliferação desses meios permite o surgimento de todo o tipo de informação para o bem, com informações mais qualificadas e independentes e no caminho inverso também com muitas informações supostamente sérias, mas de um nível terrível e como tem lixo!

 

38. Os veteranos são pouco abertos a novos membros ou os novatos não procuram saber como iniciar na área?

 

Não vejo os veteranos atrapalhando o surgimento e a integração de novos membros. O que vejo é o afobamento de muitos novatos que na ânsia de fazer algo marcante trocam os pés pelas mãos e se frustam porque as coisas não aconteceram como eles sonhavam. Se eu pudesse dar um conselho diria aos novatos para não desanimarem ao primeiro revés e que procurassem, acima de tudo escolher um bom save e que procurassem completá-lo, independentemente de qualquer coisa.

 

39. Ao longo dos seus saves, qual a sua conclusão sobre qual competição é mais emocionante no FM: Libertadores ou Liga dos Campeões?

 

Conquistar a Liga do Campeões no FM é mais difícil. Os melhores jogadores estão na Europa e isso torna o campeonato mais difícil. Por outro lado, o FM não consegue reproduzir as dificuldades de se jogar a Libertadores e aí ela é mais fácil de ser conquistada. Assim, o abismo entre Liga dos Campeões e Libertadores é maior do que na realidade.

 

40. Já se arrependeu de alguma história? Algo do tipo "essa nem chegou na segunda temporada, não deveria ter criado".

 

Claro que sim. Acho que isso faz parte de quem gosta de jogar e postar. Geralmente, eu me decepciono quando um desafio que eu imaginei que seria interessante, se mostra fácil com o decorrer do save. Isso é o que geralmente me desanima.

 

41. Os membros da área deveriam ser mais seletivos na hora de criar histórias? Algumas não passam da página cinco, muitas vezes.

 

Com toda certeza. Muitos criam saves um atrás do outro e antes de cativarem as pessoas para acompanhar seus saves, acabam espantando-as, pois ninguém quer gastar tempo em leitura, sabendo que alguns dias depois o save será encerrado. Temos aqueles que não criam saves um atrás do outro, mas tem aqueles que criam os saves, parecem que vão embalar, mas somem depois de pouco tempo. O resultado de tudo isso é que com o tempo até sabemos quem são as pessoas que nunca levam saves adiante, não é mesmo?

 

42. Virou fã do Bielsa e criou o save inspirado nele ou criou o save inspirado nele e virou fã do Bielsa?

 

Virei fã do Bielsa e depois resolvi fazer o save inspirado nele. Por desconhecimento, estava mais ligado ao lado folclórico do Bielsa, do que nas qualidades dele como treinador. Mas aos poucos, vi uma coisa ali, outra acolá e fui me interessando pela vida dele e quando fiquei sabendo que antes de iniciar a carreira de treinador o Guardiola foi à Argentina conhecer e conversar com o Bielsa e o Menotti, vi que precisava conhecer mais sobre o “El Loco”. Acabei vendo filmes no Youtube (existem vários!) e li também um livro sobre Marcelo Bielsa (La vida por el fútbol, de Román Iucht). Torci para que o Santos fechasse contrato com ele, mas não deu.

 

43. Carlos Fierro nunca mais? Te tira a vontade de jogar esses jogadores um pouco fora da realidade?

 

Foi um arrependimento que serve como aprendizado. Contratar o Fierro não era uma aposta, era um tiro certo. E é como você disse, tira a vontade jogar pela facilidade com a qual ele resolvia as partidas.

 

44. Você consegue ouvir futebol na Globo? Qual o atual nível do jornalismo esportivo do Brasil?

 

Há muitos anos tenho TV a cabo e aí, ver a Globo ficou em segundo plano, mas gosto de alguns narradores da Globo (José Roberto e Cléber Machado), mas o problema é que sempre vem com adereços (comentaristas de arbitragem e da partida) que nem sempre me agradam. No geral, eu vejo futebol pela TV a Cabo, mas também não gosto de todos.

 

Você falou em jornalismo esportivo e é nisso que me apego. Existem canais que fazem jornalismo esportivo, outros fazem entretenimento esportivo. O que fazem jornalismo tem um nível bom, seja nas TVs ou na Internet. Os que fazem entretenimento esportivo são animadores de palco. Dos canais fechados, o que mais gosto é a ESPN.

 

45. Qual o jogador que mais te decepcionou no Flamengo neste ano? (Se é que você chegou a criar expectativa sobre algum.)

 

O nível é bem decepcionante e creio que vários poderiam render mais, porém não há como não falar do Carlos Eduardo, apesar de eu não ter apostado nada nele.

 

46. Como você escolhe o time com o qual utilizar?

 

Eu acho que o principal é desenvolver algum tipo de simpatia pelo clube. Qualquer coisa fala, a história, um jogador famoso, a torcida, as cores, o escudo. Qualquer coisa. Antes de começar um save, eu procuro ler o máximo que puder sobre o clube na internet até para ver surge ou aumenta a simpatia pelo clube.

 

47. Qual seria a sua preferencia: Tradição (clubes que já tiveram tradição no futebol) ou clubes sem história (aqueles que nunca tiveram a chance de jogar uma competição importante)?

 

Qualquer um serve, mas eu prefiro algum clube com alguma história interessante no passado, mesmo que essa história seja a ausência de títulos. Não consigo pegar qualquer clube e sair jogando com ele.

 

48. O que desenvolveu o seu interesse em contar histórias na área?

 

Quando eu estava procurando saber mais sobre o FM, descobri os fóruns em inglês e vi que as pessoas narravam seus saves. Achei muito interessante e desde o primeiro save que fiz, eu postei.

 

49. Quais são suas inspirações táticas?

 

Na maioria dos saves que faço não tenho inspiração tática. Não sigo nenhum estilo de treinador, exceto se a ideia do save é simular algo. Minha abordagem do jogo é bastante simples. Mesmo querendo dominar os adversários em casa ou fora, aceito que o futebol é fluído e nem sempre se consegue dominar o adversário. Sendo assim, jogo a partida como um desafio a ser encarado com os vários momentos que ela apresenta. Se for preciso atacar eu ataco, se for preciso defender eu defendo. Se pedir jogo pelo meio, eu vou por ali, mas se precisar de jogo pelos lados do campo, também não vejo problema. É preciso pressionar? Eu pressiono. Se não for preciso, também não me incomodo.

 

50. Quais livros você indicaria para qualquer user que frequenta essa área? ( no caso a PM)

 

Como você falou de livros, sobre o futebol o que deve ser lido é do Jonathan Wilson, Inverting the Pyramid, que infelizmente só existe em inglês. Para quem gosta de estatística aplicada ao futebol, creio que mais ou tão interessante que o Soccernomics seja o livro de Chris Anderson e David Sally, Os Números do Jogo, lançado recentemente no Brasil.

 

Para quem gosta de FM, infelizmente os brasileiros e portugueses escrevem pouco e o pouco que existe, geralmente é tradução de algo em inglês. Há pouco material original. Existe uma lista bem legal de sites e blog no fórum da SI:http://community.sigames.com/showthread.php/346578-Resources-Websites-amp-Blogs

 

Apesar de ser uma leitura por vezes árida e muitos dizerem que é pouco útil, não há como não citar o Tatical Theorems 10, que é o último que foi lançado pelas pessoas que estiveram envolvidas diretamente na implementação do Criador de Táticas no FM 2010. O texto pode parecer datado em certos momentos, mas é clássico. Exige uma leitura com paciência e é algo para ser retomado sempre que houver necessidade: http://www.fm-britain.co.uk/tactics-ebooks/tactical-theorems-10/

 

51. O que você acha que todo jogador de FM tem que saber?

 

Saber perder. Que é diferente de aceitar a derrota. Se você aceita que o FM reproduz o futebol, você tem que aceitar que a derrota faz parte do jogo e que ela não se relaciona de foram direta e inequívoca com o desempenho das equipes na partida. Muitas vezes jogaremos bem e melhor que o adversário e não conseguiremos a vitória. Em outras oportunidades jogaremos pior que o adversário e sairemos vitoriosos. Por isso que eu digo que é bom aprender a perder. Quem aprende a perder, tende a não desistir dos saves ao primeiro dissabor. Quem aprende a perder pode corrigir os defeitos para as próximas partidas. Quem aprende com as derrotas se aproxima da vitórias.

 

E eu falo da importância de saber perder porque muitas vezes quando leio tópicos do fórum e não apenas do PM tenho a sensação de estar em uma ilha de excelência, na qual todos são vencedores e bem-sucedidos, seja na escola, na universidade, no mundo afetivo, no trabalho e em todas as demais áreas da vida. As críticas e as acusações e a baixa tolerância aos erros são tão acentuadas que parece que vivo no meio de pessoas de “sucesso”, que sempre fariam melhor se estivessem em determinado local e em determinado momento. São pessoas que nunca falham e que por isso julgam que nada está bom, afinal eles fariam melhor. E como sabemos, não estamos em uma ilha de excelência. Sendo assim é bom aprender a perder, para poder se levantar e seguir adiante.

 

52. Qual seu esquema tático predileto? E por quê?

 

Eu não sou um dos táticos do FM, mas nunca deixei de ler para tentar aprender mais sobre o jogo. Por isso mesmo, não tenho preferências e já usei várias em um mesmo save, mas isso não significa que sou capaz de usar todo e qualquer tipo de tática para vencer. Geralmente prefiro táticas com quatro defensores. Gosto mais de usar dois atacantes em vez de um e também gosto de meio-campo em um formato triangular com um volante e dois meias. Como fica sobrando um jogador, ele pode jogar com ponta em um dos lados. Ficará sem um ponta em um dos lados, mas isso não afeta a equipe.

 

53. Poderia explicar como você cria uma análise sobre uma tática?

 

Não entendi direito sua pergunta, mas parto do princípio que o objetivo é jogar de forma igual em casa e no campo adversário. É comum que isso não é possível desde o início e aí, a ideia é ser mais ofensivo em casa e mais defensivo fora dela, como acontece geralmente no mundo real. Sei que muitos dão pouco atenção ao relatório pré-jogo, mas tomo cuidado adicionais no momento nos quais meus adversários marcam mais gols. Da mesma forma, tento tomar cuidado quando minha equipe sofre mais gols em determinados momentos das partidas. Também uso a origem das assistências a favor dos adversários e contra eles para tentar explorar isso nas partidas. Se há algum dado que se destaca nessas estatísticas não vejo motivo para ignorá-los. Obtenho sucesso com isso.

 

54. Qual o melhor presidente de clubes do Brasil, na sua opinião?

 

Sou da ideia que se os presidentes dos clubes brasileiros não conseguem se unir para defender os interesses que dizem respeito a todos os clubes e que se eles são tão submissos às federações estaduais e à CBF e mantêm relações mal explicadas com as torcidas organizadas, eles não podem ser bons.

 

55. O que você sente falta no FM?

 

Como eu disse em outra resposta, não sou de ficar reclamando do FM. Gosto do jogo, acho que ele só evoluiu desde 2005 e continuará sendo divertido para jogar. Gostaria que fosse mais ágil para passar uma temporada.

 

56. Você tem reações quando está perdendo ou ganhando aquele jogo difícil no FM? Já foi flagrado comemorando ou falando sozinho?

 

Tenho sim. Levanto os braços quando o time faz gol, reclamo quando as coisas não vão bem, mas de forma geral sou bem contido nas reações, pois não dá para ficar quebrando teclado e xingando o juiz como se as coisas fossem de verdade. Isso não funciona comigo.

 

57. Qual é a primeira coisa, na sua opinião, que uma pessoa que inicia um save dentro da área deve ter em mente?

 

 

 

Eu acredito que existam alguns princípios que todos que querem postar o save devem seguir.

 

 

 

O principal é: gostar da proposta do save que pretende fazer. Com isso a possibilidade de levá-lo adiante é maior. Pedir opinião para pessoas sobre com qual clube começar um save está fora de cogitação em minha opinião, afinal quem é que vai jogar o save? Você ou os outros?

 

 

 

Outra coisa importante é o desafio do save. De que adianta jogar um save no qual você vencerá sempre desde o início? Qual é a lógica de começar um save com um clube de 1ª divisão se sabemos que no máximo em cinco temporadas você conquistará a Liga dos Campeões? Eu quero é ver desafio, eu quero ver superação.

 

 

 

Outra aspecto interessante que deve ser levado em conta é entregar o que se promete em um save. Se você faz um save e diz que vai formar o elenco com base nas categorias de base, investindo na infraestrutura do clube para formar jogadores no clube, não dá para sair contratando jovens em outros clubes e países e fingir que está tudo bem. Procure entregar o que você prometeu no início de seu save.

 

 

 

Por último e não menos importante é a questão da honestidade. A pessoa que faz um save deve ser honesta ao jogar. Não dá para trapacear no próprio save e acreditar que todos vão aceitar isso de forma natural. Certos acontecimentos são improváveis de acontecer no FM, seja ele o FM 2005 ou o FM 2013. Um dos acontecimentos mais improváveis de acontecer são as conquistas fantásticas com clube e/ou seleções. Será que alguém ainda hoje acredita que um clube da Hungria conquistará a Liga dos Campeões em cinco temporadas? Ou que alguém conquistará a Copa do Mundo com 80ª seleção do ranking da FIFA? Não dá para acreditar nessas conquistas fantásticas. Somente com um trabalho de mais de mais de uma dúzia de temporadas conseguiria levar um clube de um país como a Hungria ou uma seleção mal colocada no ranking da FIFA a conquistar um título importante. Outro acontecimento improvável são as contratações de determinados jogadores para determinados clubes. O FM trabalha com um sistema de reputação. Praticamente tudo no FM tem uma reputação. Essa pontuação passa por jogadores, clubes, staff, treinadores, países, competições e etc... Por conta desse sistema é improvável que um clube da Finlândia contrate um jogador em fim de carreira e que no passado foi de Classe Mundial. Para um time finlandês conseguir isso dezenas de temporadas precisariam ser jogadas para que tal acontecimento deixasse de ser improvável. Sendo assim, seja honesto ao jogar. Você pode enganar alguns, mas a maioria sabe que você está sendo desonesto.

 

 

58. Lista básica: O que você pensa destes users enquanto contadores?

 

Bruno Trink

TVinhetas

Johann Duwe

Okacelo

Leandro M.

Jirimias

rick_sg_rj

Borell

renato.

threath

cellusv

fabiolubol

Maiiron

Kaique Lopes

Galfort Strike

Rafael22

Vltx_

 

Prefiro não falar nada de bom ou ruim sobre eles

 

59. Você acha que com o título da Libertadores de 2013, o Galo é bi-campeão moral da competição, dado o roubo de 1981?

 

Vamos por partes.

- Se o Wright não tivesse acabado com aquela partida no Serra Dourada. não vejo qual é certeza que os atleticanos têm que venceriam o Flamengo naquela partida. A derrota ou uma vitória eram resultados completamente possíveis para ambas as equipes. Sendo assim, por que os atleticanos falam daquela partida como a vitória fosse certa?

- Supondo que o Atlético passasse pelo Flamengo e seguisse adiante, qual a certeza de que passariam da fase seguinte e alcançariam a final? É bom lembrar que naqueles anos, os clubes brasileiros não conseguiam o sucesso que conseguem atualmente na competição. Fora o Santos de Pelé, apenas o Cruzeiro de Nelinho e Joãozinho em 1976 conseguiu vencer a Libertadores. Era uma competição dura, muito mais complicada do que hoje por vários motivos que posso explicar em outro momento. Será que o Atlético conseguiria passar e alcançar a final? Alguém tem certeza disso?

- E na decisão? O Flamengo pegou o Cobreloa que também disputava sua primeira Libertadores, assim como o Flamengo. Apesar de ser novo, fundado em 1977, o clube não era fraco, basta ver que chegou a duas finais seguidas da Copa Libertadores, em 1981 e no ano seguinte, em 1982, sendo vice em ambas.

- Na partida em Santigo, o Flamengo foi intimidado pela Polícia Chilena, vamos lembrar que o Chile vivia a ditadura de Pinochet, e dois jogadores saíram de campo com o rosto sangrando por violência dos jogadores do Cobreloa. O Flamengo apanhou e não foi pouco, tanto, que na partida desempate, jogada em Montevidéu, teve porrada no final da partida. A pergunta é: se até o Flamengo que era um time de sangue-frio perdeu a compostura será que o Atlético Mineiro conseguiria manter o sangue-frio em um momento como esse? Ou sucumbiria à pressão como geralmente ocorria em partidas com outros clubes durante tantas décadas?

 

Mas é como eu disse, o Atlético Mineiro merecidamente conquistou um grande título e deve festejar muito, afinal não sabe quando voltará a conquistar algo importante novamente. Mas se vale de consolo, apesar do choro, a torcidade atleticana é apaixonante.

 

60. Qual o top 3 moderadores que já passaram pela área, na sua opinião?

 

1º Joe BM

2º Jirimias

3º rafinha

 

61.E qual o pior?

 

-Lucas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa a entrevista. Com relação a sua opinião sobre os presidentes do Brasil, eu lhe recomendaria assistir a seguinte entrevista Gilson:

O Kalil fala exatamente sobre essa falta de união entre os presidentes dos clubes, e sobre outros aspectos do país. Ela é bastante agregadora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal conhecer melhor a pessoa por traz do contador, suas preferencias, dicas e opiniões.

Bela Entrevista.

Gostei bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li a entrevista agora e achei realmente Show disse tudo.. e é muito bom sempre estar ouvindo conselho dos mais antigos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gostaria de agradecer a todos que participaram da votação, também aqueles que fizeram perguntas e às pessoas que estão lendo as respostas e também estão postando algum comentário. Espero que a participação nas próximas entrevistas possa melhorar, pois quem faz a área são as pessoas que participam dela, seja postando um save e/ou comentando e/ou lendo o que é está no PM. :yest:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só... Outro brasiliense (ou quase isso rs) no fórum! ;)

37 anos, sem filhos? Pelo visto não pretende ter um né... É solteiro?

Ainda penso em não casar e não ter filhos, mas temo que num futuro próximo possa mudar de ideia e não conseguir chegar nem aos 30 como você chegou aos 37 hehe...

Maneira a entrevista, parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só... Outro brasiliense (ou quase isso rs) no fórum! ;)

37 anos, sem filhos? Pelo visto não pretende ter um né... É solteiro?

Ainda penso em não casar e não ter filhos, mas temo que num futuro próximo possa mudar de ideia e não conseguir chegar nem aos 30 como você chegou aos 37 hehe...

Maneira a entrevista, parabéns!

37 quando foi feita aquela entrevista. Sou casado desde os 29 e tenho 44, mas continuo sem filhos. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Gilson, já que você é um cara que consome muita informação bacana, não esqueça de compartilhar com a gente, seja criando novos tópicos ou utilizando os existentes, como você fez hoje com os documentários.

Minhas dicas pra você, por agora, são Lo Suficientemente Loco, do Ariel Senosiain, sobre o Bielsa e os outros do Simon Kupper, que escreveu Soccernomics. Ele tem uma coluna no Financial Times que é ótima, os livros eu ainda não li, mas devem ser excelentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilson, já que você é um cara que consome muita informação bacana, não esqueça de compartilhar com a gente, seja criando novos tópicos ou utilizando os existentes, como você fez hoje com os documentários.

Minhas dicas pra você, por agora, são Lo Suficientemente Loco, do Ariel Senosiain, sobre o Bielsa e os outros do Simon Kupper, que escreveu Soccernomics. Ele tem uma coluna no Financial Times que é ótima, os livros eu ainda não li, mas devem ser excelentes.

Leu em espanhol o primeiro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana a entrevista. Gostei, você é um cara sábio.

:yest:

Gilson, já que você é um cara que consome muita informação bacana, não esqueça de compartilhar com a gente, seja criando novos tópicos ou utilizando os existentes, como você fez hoje com os documentários.

Minhas dicas pra você, por agora, são Lo Suficientemente Loco, do Ariel Senosiain, sobre o Bielsa e os outros do Simon Kupper, que escreveu Soccernomics. Ele tem uma coluna no Financial Times que é ótima, os livros eu ainda não li, mas devem ser excelentes.

Beleza, vou partilhar mais vezes minhas leituras e documentários.

Gostei dessa sugestão do Ariel Senosiain. Está anotada.

Interessante essa informação sobre o S. Kupper. O Jonathan Wilson (Inverting The Pyramid) tem uma coluna no The Guardian.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também não. Esse livro é meio difícil de achar e meio caro, mas sou doido pra lê-lo.

Tem de graça na internet, foi assim que eu li. Em espanhol, mas li.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lo Suficientemente Loco.

Juan Sebastián Verón cuenta en su biografía, "Lado V", que una vez, cuando dirigía a la Selección Argentina, Bielsa reunió a los jugadores para realizar una votación sobre cuál era el sistema defensivo preferido: si línea de 3 o línea de 4.

Finalizado el escrutinio, el Loco recolectó los votos y comenzó a volcar los resultados en una pizarra. "Línea de 4, línea de 4, línea de 4...", anotó. Cuando terminó de contar, se dio vuelta, miró al plantel y les dijo:

-"Bueno, esto demuestra cuál es el módulo preferido de ustedes. Les quiero anunciar, entonces, que vamos a jugar con línea de tres. Chau."

Y se fue.

Tá aí Markuz, missão pra ti pra ficarmos quites: biografia do Verón. :cool2:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Fujarra
      Por Fujarra
      Entrevistas da Área
      Olá, pessoal.

      Esta será a nossa primeira entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:
       
      @Marcolation
      @Herr Jones
      @Bruno Trink
       
       
      Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 05/06/2023 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.
      Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.
      Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada na próxima quinta, dia 16 de junho às 23h59.
    • Fujarra
      Por Fujarra
      Entrevistas da Área
      Olá, pessoal.

      Esta será a nossa primeira entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:
      @tricolor de coraçao
      @PedroJr14
      @Leho.
       
      Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 20/02/2022 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.
      Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.
      Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada no próximo domingo, dia 13 de março às 23h59.
    • div
      Por div
      Entrevistas da Área
      Olá, pessoal.

      Esta será a nossa segunda entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:
      @PedroJr14
      @Rodrigo Violim
      @Victor Duque
       
      Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 29/06/2021 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.
      Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.
      Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada na próxima quinta, dia 22 de julho às 23h59.
    • Fujarra
      Por Fujarra
      Entrevistas da Área
      Olá, pessoal.

      Esta será a nossa terceira entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:
      @Megalodonte
      @Guilhererme
      @Cadete213
       
      Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 26/10/2021 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.
      Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.
      Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada na próxima terça, dia 2 de novembro às 23h59.
    • Fujarra
      Por Fujarra
      Entrevistas da Área
      Olá, pessoal.

      Esta será a nossa primeira entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:
      @div
      @tricolor de coraçao
      @Cadete213

      Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 09/03/2021 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.
      Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.
      Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada na próxima quinta, dia 23 de março às 23h59.
×
×
  • Criar Novo...