Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Tempo na sua cidade!


Léo R.

Posts Recomendados

18/07/2013 | 10h45

Inverno histórico em SC

Meteorologia alerta para ocorrência de geada negra em Santa Catarina Fenômeno pode afetar a agricultura e deve ocorrer a partir da próxima terça-feira

 
 
A chamada geada negra poderá ser registrada em Santa Catarina a partir da terça, dia 23. Segundo o meteorologista do Grupo RBS, Leandro Puchalski, o fenômeno é diferente da geada branca, apontada como a mais comum de ocorrer ao longo do ano. 
De acordo com Puchalski, a geada branca tem condições de se formar quando a temperatura é menor do que 4ºC. Já a geada negra ocorre quando as temperaturas ficam negativas e a queda é muito brusca. 

— A geada mais comum é aquela que deixa as plantas brancas, devido ao depósito de uma camada fina de gelo, e atinge apenas a parte externa, já a negra é aquela que atinge o interior da planta, congelando-a, deixando-a escura, sem aquela camada branca — explica Puchalski.

As condições para que esse fenômeno mais raro ocorra no Estado aumentam a partir da semana que vem, quando há previsão também de um frio recorde em SC.

— A próxima semana deverá ter a chegada de uma intensa massa de ar polar no Sul do Brasil e poderemos ter temperaturas que irão entrar para a história do frio no Estado — destaca. 

Em 2013, a menor temperatura registrada em SC foi de -6,8ºC em Urupema, no dia 8 de maio. Esse dado pode ser batido nas madrugadas da semana que vem. 

Além da formação da geada, que pode afetar a agricultura, o metereologista destaca ainda outros efeitos dessas ondas extremas de frio: 

::: A exposição excessiva ao frio intenso pode originar graves efeitos na saúde como enregelamento, a hipotermia e o agravamento de doenças cardíacas e respiratórias; 

::: Existe a possibilidade de formação de gelo em estradas, por isso os motoristas que trafegam pela Serra devem ter mais cuidado;

Neve em SC? 

Quando se fala em frio intenso as pessoas logo fazem uma relação com a possibilidade de neve. No entanto, Puchalski explica que para que o fenômeno aconteça é preciso de umidade. 

— Temperaturas muito baixas estão relacionadas com ar seco, portanto, sem chance de neve neste momento — explica. 

O meteorologista disse ainda que a possibilidade da formação de neve está sendo monitorada. 

— O temos nesse momento é o indicativo de que no domingo, dia 21, tenhamos muita umidade na Serra — disse. Para confirmar as condições de formação dos flocos de neve é preciso de 24 a 48 horas.

 

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2013/07/meteorologia-alerta-para-ocorrencia-de-geada-negra-em-santa-catarina-4204254.html

 

Além disso:

 

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2013/07/diretor-da-defesa-civil-anuncia-acoes-para-onda-de-frio-em-santa-catarina.html

 


 

A gente é até acostumado com o frio, mas porra em 22 anos de minha vida é a primeira vez que ouço o termo "geada negra", é frio de vdd, o foda é que não neva... E até os manézinhos vão sofrer com o frio... foda hêin...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 306
  • Criado
  • Última resposta

To vendo que vou congelar em breve. Aliás, já li em sites que domingo de manhã é que essa Geada Negra vai chegar em SC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje o vento aqui tava foda, puta que pariu. Fora os 11º

E parece que entre segunda ou terça fica entre 0~3º

FUDEU PARCEIRO!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha se vir essa porra que congele e interdite as estrada pra eu nao precisar sair de casa

Senao ir trabalhar as 7 da manhã eu ja to chorando muito aqui :((((

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hora de por camiseta de manga comprida.

Pior que semana passada já me sacanearam porque não troquei a tradicional bermuda e camiseta pólo hahaha.

Hoje tirei um moletom do armário. Mas a bermuda resiste. Na período que trabalhei em uma empresa aqui tinha que usar calça todo dia. Agora calça só se for obrigado hahaha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pior que semana passada já me sacanearam porque não troquei a tradicional bermuda e camiseta pólo hahaha.

Hoje tirei um moletom do armário. Mas a bermuda resiste. Na período que trabalhei em uma empresa aqui tinha que usar calça todo dia. Agora calça só se for obrigado hahaha.

Que emprego bom é esse que te deixa trabalhar de bermuda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu curto frio pra caralho, também só fui tirar o moletom do armário hoje. Semana que vem promete pretear o olho da gatiada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem as 15:00 aqui estava 29 graus. Hoje 12 graus no mesmo. Puta que pariu.

1006263_10201538382200078_1424366213_n.j9324335084_ab31736d84_o.jpg

Se esse mapa estiver Certo é pra dar -10 exatamente aqui é curitibanos PQP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá um friozinho delícia aqui em Ctba, mas de segunda a quinta será foda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem e hoje cedo estava de boinhas, agora a tarde tá começando a ficar tenso. O negócio é levar o note pra cozinha e ficar ao lado do fogão a lenha, comendo pinhão na chapa. DSCLP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje o vento aqui tava foda, puta que pariu. Fora os 11º

E parece que entre segunda ou terça fica entre 0~3º

FUDEU PARCEIRO!

Fudeu, bruno, fudeu eahueahuheauaeh

Cachaça nas ideias em agosto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fudeu, bruno, fudeu eahueahuheauaeh

Cachaça nas ideias em agosto!

Tua sorte é que só vens daqui 2 semanas. hahahahahaha

Amanhã vai ser teeeeeeeeeeeeeeeeeeenso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora 4ºC aqui em Passo Fundo.

Quero ver quanto vai estar na hora de cair da cama, ali pelas 7:15, estou lascado =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sofri muito, tava acostumado com o frio paulista que é, no minimo uns 15 graus... em Concordia, onde morei, era 0º toda manhã quando eu saia pra acordar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1002110_345017262295261_1592196053_n.jpg

Difícil de acreditar, mas é o que vem aí!
O Sul do país não será o lugar mais frio do mundo, mas estará na região do planeta fora do polos com temperatura mais abaixo do normal na semana que vem.

:pkface:

Fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...