Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Aluno de medicina terá de trabalhar dois anos no SUS para se formar, anuncia governo; curso de medicina terá oito anos


GNozaki

Posts Recomendados

Se for pra trazer médicos de fora, que os mesmos tenham que validar o diploma antes de exercer a profissão aqui. Como é em qualquer lugar.

Seguindo essa lógica, todo aluno de curso de faculdade pública deveria servir o governo por 2 anos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 70
  • Criado
  • Última resposta

É óbvio que ninguém aqui é ingênuo de acreditar que há condições ideias de trabalho para médicos por todo o Brasil. Todos sabemos que se nas capitais o atendimento já é ridículo, que dirá nos confins desse Brasil. Agora ninguém aqui também é ingênuo de acreditar que infraestrutura brota de uma hora pra outra, dinheiro nasce do chão e infinitos hospitais aparecerão instanteneamente para a felicidade geral da nação.

As nações mais ricas do mundo passam pro problemas de saúde. O sistema americano é insistentemente bombardeado por críticas. O sistema britânico, um dos mais aclamados do mundo, é insistentemente questionado. Estão esperando a perfeição do sistema médico brasileiro em um passe de mágica?

"Trazer médicos de fora não vai resolver o problema". Óbvio que não, não existe mágica, ninguém está falando em resolver o problema de uma hora pra outra. Todos sabem que os problemas não sumiriam todos com a vinda dos médicos cubanos, mas gostaria que alguém me explicasse como isso pioraria a situação.

Diferentemente da brasileira, escola de medicina cubana é claramente voltada para o serviço público em comunidades menos favorecidas, ou seja, perfeita para essa atuação nos lugares mais remotos do Brasil, que não apresentam condições ideias para a prática da medicina.

Eu sinceramente fico contente pelos médicos brasileiros se unirem e protestarem por causas legítimas como a falta de infa-estrutura, equipamentos, condições, etc. O que me intriga é o fato dessa revolta unânime do setor médico ocorrer apenas no exato momento em que viram seu status quo ameaçado pela vinda dos médicos cubanos, o que obviamente abalaria razoavelmente os salários (fora da realidade nacional, diga-se de passagem) que recebem.

Não concordo com essa medida de obrigar os médicos a trabalhar onde não queiram, mas visto toda essa defensividade contra a vinda de estrangeiros que trabalhariam de bom grado nos locais necessitados, não consigo entender toda essa revolta.

Enfim, para os médicos que adoram se apegar a dados isolados da OMS, como os que vejo circulando por aí, fica aqui outro link da OMS, falando sobre a escola de medicina cubana.

http://www.who.int/bulletin/volumes/88/5/10-010510/en/index.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aliás, como é que ta a briga com os planos de saúde? Aumentaram a remuneração?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só na cabeça suas o CFM e os médicos em geral são contra médicos estrangeiros. Os protestos são pela obrigatoriedade da aplicação do Revalida para estrangeiros revalidarem seus diplomas. Isso e por essa medida ser eleitoreira, vazia, longe de ser importante para a melhora da saúde do Brasil. Já postei aqui que temos médicos suficiente. Também já falei o que falta para que a saúde melhore e o interior fique mais atrativo para o trabalho deles. É a última vez que falo isso.

Aliás, como é que ta a briga com os planos de saúde? Aumentaram a remuneração?

Não. Continua pagando 8 reais em algumas consultas. Edit: só pra deixar claro, eu não sou médico, mas minha mulher é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pera aí, mas você não sabe como é a tal prova né, amigão. O Revalida é uma prova que se botassem os médicos brasileiros pra fazer não conseguiriam passar tamanha a dificuldade. É um absurdo.

Comentei isso com minha mulher agora noite. Ela pegou a prova na internet, fez e achou fácil. Mais uma vez, alguém comentando sem saber o que é verdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Farmais.

Geralmente eu compro meu remédio mensal ali, é o único lugar que sempre tem, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque não criam uma prova para obter o CRM? Tal qual na OAB?

Seria interessante analisar o resultado. Algumas críticas iriam desaparecer misteriosamente.

Pode faltar estrutura, plano de carreira, bla bla bla. Mas adicionem um quesito: Médicos capacitados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 - Não é problema. São dois médicos a cada mil habitantes. A média mundial é de 1,4. A Inglaterra tem 2,7. Os EUA, 2.4. O problema é de gestão, incompetência. Eles são muito mal distribuídos. E, ao contrário do que o FJ acha, os médicos não são todos uns mal caráter que querem vida mole. É função do governo tornar o interior atrativo para o trabalho, elaborar planos de carreira e elaborar infraestrutura suficiente para as mínimas condições de trabalho.

Além disso, falta também fiscalização. Tem sim muito médico mal caráter, como tem muito advogado ou engenheiro vagabundo. Mas, graças a pobre e quase inexistente fiscalização e gestão para tudo nesse país, infelizmente o sistema é prejudicado também.

3 - Pode até ser verdade, algo bem plausível de acreditar, mas do jeito que você falou, é pura especulação sua. Qual o real impacto que isso pode causar no sistema? Difícil saber.

4 - Exatamente. Eu, de qualquer forma, fico revoltado não pela medida em si, mas pelo plano vazio, eleitoreiro do governo. O que vai mudar com isso é muito, muito, muito pouco. E olha que a gente nem sabe como isso vai ser feito, pq dependendo, na prática pode não mudar nada.

5 - Pois é. Não da pra saber, mas de qualquer forma, de acordo com o Wikipedia, existe só uma faculdade federal no Amapá e no Acre. Então, nos lugares mais carentes, não resolveria o problema se a sua suposição for verdadeira. Não tem médico nas áreas carentes do Brasil. No sudeste, a médica chega a 3 ou 4 médicos a cada mil habitantes.

6 - A medicina já tem estágio obrigatório. Nos quinto e sexto anos os alunos fazem estágio em quase todas as especialidades. Quando minha mulher era residente, ela era subordinada a um preceptor e tinha duas acadêmicas, cursando os últimos anos de medicina, subordinadas a ela. Alias, acadêmicos não ajudam muito, de acordo com ela, pois ela tinha que refazer tudo que os acadêmicos faziam. O que move a saúde no Brasil são os residentes, que já tem um pouco mais de experiencia e trabalham 70, 80 horas por semana.

7 - É questão de opinião. Eu acho injusto uma pessoa jovem, que está começando a vida, ser obrigada a se mudar pra Amazônia para poder concluir o curso de medicina. Alias, essa seria a única utilidade desse programa. Como eu já disse, não falta médico no interior de São Paulo (ou falta muito pouco). Falta é Amapá. Então, se a pessoa for pra perto de onde cursa a faculdade, qual a valia dessa medida?

8 - Já respondi acima.

___

Enfim, só pra deixar claro: eu não acho que o problema da saúde seja só infraestrutura. O problema da saúde é muito parecido com o problema da educação, do transporte e etc. É falta de infraestrutura, de gestão, de competência. É corrupção, falta de vontade política e de fiscalização, etc.

Só pra deixa claro, eu não sou contra trazer médico da pqp ou abrir sei lá quantas vagas. O problema é que, na minha visão, isso está sendo feito errado, e principalmente, essas medidas vão mudar praticamente NADA. A saúde precisa de tudo aquilo que já falei várias vezes (infraestrutura, gestão, fiscalização, etc), e essa medida tem puro caráter eleitoreiro. Mais uma vez, só querem nos fazer de idiotas.

2 - Em alguns lugares é problema sim. Tudo bem, são "mal distribuídos", mas trabalhar com a escala nacional e dizer que tem 2 médicos por pessoa dá uma impressão errada. Da mesma forma colocar na escala Mundial para dizer que estamos acima da média também distorce muito, passa a idéia que estar acima da média é algo bom. É preciso considerar as diferenças regionais (enormes no Brasil), o tamanho do território onde estão distribuídos esses médicos, a qualificação desses e por aí vai.

Tem muito médico pilantra, médico que aproveita da falta de gerência para fazer o que bem entende (como receber sem ir trabalhar) e por aí vai. A diferença para outras profissões é que mexe direto com a vida das pessoas. Acho que equiparável ao médico só o policial militar.

3 - Eu citei um exemplo que ficou escancarado em uma campanha política. Mas há vários outros exemplos. Quando um posto de saúde de um bairro com 5, 10 mil habitantes tem filas enormes todos os dias (como acontece) algo está errado. Visitei um município de 3 mil habitantes a 100km de Florianópolis em uma pesquisa que fiz. Esse município tem um posto de saúde e um hospital (ambos limitados mas que servem para a atenção básica) e tinha apenas um médico na cidade (que ficava meio período em cada lugar). Lá adotavam algo famoso em SC, a "ambulancioterapia", o município tinha 2 ambulâncias se não me engano com 6 lugares. As duas costumam ir lotadas para Florianópolis todos os dias (não sei se contando finais de semana)...

4 - Aparentemente na hora (e nos seus primeiros posts) você ficou revoltado com a medida. Mas depois de parar e pensar sobre, percebe que não é nada tão anormal, que há idéias similares em outros países (com algum sucesso), que há situações similares em outros cursos e tudo o mais. Acho que estão é usando de forma eleitoreira como algo negativo. Estou assistindo agora o Jô e sobram ironias e ataques para cima do governo federal, mas falta parar e pensar sobre o assunto. O governo federal convenientemente virou o único alvo.

5 - O que a notícia fala é em dobrar o número de vagas. Essas vagas naturalmente precisariam ser bem direcionadas.

6 - Vejo a residência e um período inicial da carreira como momentos diferentes.

7 - Concordo que dependendo a forma como forem feitas as coisas podem ser criadas situações que não são as ideais. Muita coisa precisaria ser pensada em cima disso. É preciso estudar a distribuição atual de médicos, estudar modelos para distribuir os médicos em período provisório (talvez uma inscrição com escolha de destinos com a ordem determinada pelo índice do aluno, por exemplo). Agora, não sei o interior de SP, mas o interior de SC tem falta de médicos sim.

Eu concordo que o problema da saúde seja geral. E honestamente, vai além do governo. Agora no Programa do Jô mostraram dezenas de fotos de postos de saúde em situação caótica. A maior parte deles com muita sujeira, entulhos, total desorganização. Só que isso não é falta de investimento. Que investimento você precisa para manter um ambiente fechado limpo? Pano, água e vontade? É culpa do governo federal que um posto de saúde no interior do Amazonas está com o teto preto de sujeira??? Porque é isso que alguns querem dar a entender.

Não vejo a medida de forma negativa. Acho uma iniciativa válida (a ver ainda os detalhes, naturalmente). Acho que o aumento de vagas e criação de cursos se acompanhado da devida infraestrutura é algo positivo (não como fizeram no governo PSDB onde aumentaram vagas e cursos sem aumentar os investimentos). Não sei se vão criar todas as vagas que prometeram, porém podemos ver que o orçamento das universidades aumenta anualmente, a expansão dessas também, então não me parece uma promessa vazia.

Claro que precisa de tudo isso que você falou: gestão, fiscalização, dedicação dos profissionais (não apenas médicos), infraestrutura, etc. Mas precisa começar por algum lugar. E tudo que acontece no país ultimamente tem sido usado de forma eleitoreira, principalmente para atacar o governo federal, que virou culpado pela falta de redes de esgoto, posto de saúde sujo...

O problema da saúde vai além do governo federal, está no senado, na câmara, nos governos, nos municípios, dentro dos hospitais, dos postos de saúde. A gestão é problemática em todos os níveis. E não é de hoje. Mas ao invés de ficarem 2 horas direcionando piadas ao governo federal poderiam colocar o foco nas situações. Atribuir ao governo federal a culpa que possui? Naturalmente. Mas não só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comentei isso com minha mulher agora noite. Ela pegou a prova na internet, fez e achou fácil. Mais uma vez, alguém comentando sem saber o que é verdade.

Pegar a prova na internet e fazer em casa sem qualquer preocupação, tempo ou responsabilidade já facilita muito qualquer prova.

Não entendo nada de medicina, mas imagino que apenas uma prova é pouco para alguém ser considerado apto a praticar, embora possa sim filtras alguns totalmente incompetentes.

Sobre a cirurgia de "R$13" procurei me informar com alguém que trabalha há mais de uma década na área de pagamentos de um plano de saúde e esses valores não batem com a realidade (ao menos nesse plano de saúde). Quando questionei sobre uma cirurgia de R$13 a reação foi "É mentira". A pessoa ainda comentou do absurdo que acontece em algumas regiões onde há menos opções de médicos, que faz com que em um lugar seja cobrado R$10mil e em outro R$20mil pelo mesmo procedimento. Mas ainda se houver oportunidade tentarei conseguir mais algumas informações e mostrar o documento que foi postado na outra página.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 - Eu citei um exemplo que ficou escancarado em uma campanha política. Mas há vários outros exemplos. Quando um posto de saúde de um bairro com 5, 10 mil habitantes tem filas enormes todos os dias (como acontece) algo está errado. Visitei um município de 3 mil habitantes a 100km de Florianópolis em uma pesquisa que fiz. Esse município tem um posto de saúde e um hospital (ambos limitados mas que servem para a atenção básica) e tinha apenas um médico na cidade (que ficava meio período em cada lugar). Lá adotavam algo famoso em SC, a "ambulancioterapia", o município tinha 2 ambulâncias se não me engano com 6 lugares. As duas costumam ir lotadas para Florianópolis todos os dias (não sei se contando finais de semana)...

Só em SC? O que eu mais vejo aqui na minha cidade, que é pequena, é ambulância das cidades menores. E as ambulâncias daqui vão pra BH.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 - Você só repetiu o que eu falei. Temos médicos suficientes, a OMS recomenda um médico a cada mil habitantes. Falta competência para distribuí-los pelo Brasil, falta fiscalização, infraestrutura e tudo aquilo que já falamos várias vezes.

3 - Ok.

4 - A minha revolta não é com a medida em si. Se não ficou claro nos primeiros posts, retifico mais uma vez aqui: o que eu não gosto é que sei que é uma medida que vem sozinha, que não vai vir acompanhada de investimentos a longo prazo ou qualquer outra coisa que realmente vá mudar de modo expressivo a qualidade da saúde no Brasil. Eu sei que prejudicar provavelmente não vai. Talvez ajude muito, muito pouco. Mas se for só isso, e é só isso por enquanto, é puramente uma medida eleitoreira. Isso que me emputece, não os 2 anos a mais que aluno vai cursas pra formar trabalhando pra rede pública. Alias, isso já acontece, os alunos já fazem estágio e ajudam nos hospitais antes de formar e isso não ajuda muito, no final.

5 - Pois é.

6 - Você não deve ter entendido o que eu escrevi. Falei que os alunos de medicina já fazem dois anos de estágio antes de formar, trabalhando em sua maioria para o SUS.

7 - Falta essa no interior de SC que pode ser solucionada de maneiras muito mais eficazes, com médicos formados e experientes, e ainda por cima, trabalhando com infraestrutura adequada.

-----

Só pra esclarecer: não acho o Governo federal como único responsável por tudo. Já falei aqui antes que, para mim, tanto o Governo federal, como o estadual, como o municipal são praticamente iguais. Não acho a Dilma diferente do Aécio ou do Alckmin. Alias, não acho que na média, o cidadão comum tenha valores morais mais dignos que um político qualquer. Eles nos representam, são o espelho da nossa cultura.

Ainda sim, é responsabilidade do Governo em todas as suas esferas políticas e regionais gerir e fiscalizar seus funcionários e a infraestrutura pública brasileira no geral.

Quanto a medida em si, ignorando o sentido político dela e tudo aquilo que já falei aqui, é algo que não acho que faça muita diferença. Alunos no últimos anos de curso só com formação teórica, sem reais responsabilidades, sem CRM já temos vários trabalhando para o SUS. Sinceramente, pelo que eu ouvi falar de quem já passou por isso, não ajuda muito o sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pegar a prova na internet e fazer em casa sem qualquer preocupação, tempo ou responsabilidade já facilita muito qualquer prova.

Não entendo nada de medicina, mas imagino que apenas uma prova é pouco para alguém ser considerado apto a praticar, embora possa sim filtras alguns totalmente incompetentes.

Sobre a cirurgia de "R$13" procurei me informar com alguém que trabalha há mais de uma década na área de pagamentos de um plano de saúde e esses valores não batem com a realidade (ao menos nesse plano de saúde). Quando questionei sobre uma cirurgia de R$13 a reação foi "É mentira". A pessoa ainda comentou do absurdo que acontece em algumas regiões onde há menos opções de médicos, que faz com que em um lugar seja cobrado R$10mil e em outro R$20mil pelo mesmo procedimento. Mas ainda se houver oportunidade tentarei conseguir mais algumas informações e mostrar o documento que foi postado na outra página.

Só falei que minha mulher fez e achou muito, muito fácil. Sei lá se a prova é difícil ou não, mas esse é o único parâmetro que eu tenho.

E como já falei, eu sou casado com alguém que já atendeu por plano de saúde e a média é ridícula, não passa de 15 reais a consulta. Acho que você confundiu as coisas, quem paga treze reais em alguns procedimentos cirúrgico é o governo, pelo SUS. Isso não tem nada a ver com plano de saúde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só falei que minha mulher fez e achou muito, muito fácil. Sei lá se a prova é difícil ou não, mas esse é o único parâmetro que eu tenho.

E como já falei, eu sou casado com alguém que já atendeu por plano de saúde e a média é ridícula, não passa de 15 reais a consulta. Acho que você confundiu as coisas, quem paga treze reais em alguns procedimentos cirúrgico é o governo, pelo SUS. Isso não tem nada a ver com plano de saúde.

Não confundi, citei um exemplo de alguém que faz pagamento de um plano de saúde (e não do SUS) porque não conheço ninguém que o faça pelo SUS.

Agora você vê, o absurdo ali era R$13 por uma cirurgia. O que é uma grande diferença de R$15 por consulta. Você acha correto o valor habitual para consulta particular (em torno de R$200 por aqui)? R$200 por uma consulta que não dura 20min e cada vez menos o médico se preocupa em perguntar, pensar e analisar a situação?

Médico virou um leitor de exame nos últimos tempos, acho que estão achando que são o House hahaha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não confundi, citei um exemplo de alguém que faz pagamento de um plano de saúde (e não do SUS) porque não conheço ninguém que o faça pelo SUS.

Agora você vê, o absurdo ali era R$13 por uma cirurgia. O que é uma grande diferença de R$15 por consulta. Você acha correto o valor habitual para consultas particular (em torno de R$200 por aqui)? R$200 por uma consulta que não dura 20min e cada vez menos o médico se preocupa em perguntar, pensar e analisar a situação?

Médico virou um leitor de exame nos últimos tempos, acho que estão achando que são o House hahaha.

Paga quem quer. Se o médico quiser cobrar mil reais por uma consulta de 10 minutos, é direito dele. Mesma coisa pra qualquer outra profissão. Cabe a pessoa julgar se essa consulta vale ou não o valor cobrado e exigir que o serviço seja prestado de forma correta. Eu acho correto minha mulher cobrar o valor que ela cobra, pois ela trabalhou muito, estudou muito mas muito mesmo para poder ganhar o dinheiro que ganha.

Injusto é o tanto de imposto que todo mundo paga pro SUS ser essa merda. E se a pessoa não tiver os 200 pra pagar a consulta ter um plano de saúde, recorra ao SUS. Se o SUS é uma bosta, aí já é uma questão completamente diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paga quem quer. Se o médico quiser cobrar mil reais por uma consulta de 10 minutos, é direito dele. Mesma coisa pra qualquer outra profissão. Cabe a pessoa julgar se essa consulta vale ou não o valor cobrado e exigir que o serviço seja prestado de forma correta. Eu acho correto minha mulher cobrar o valor que ela cobra, pois ela trabalhou muito, estudou muito mas muito mesmo para poder ganhar o dinheiro que ganha.

Injusto é o tanto de imposto que todo mundo paga pro SUS ser essa merda. E se a pessoa não tiver os 200 pra pagar a consulta ter um plano de saúde, recorra ao SUS. Se o SUS é uma bosta, aí já é uma questão completamente diferente.

Não é assim que funciona. Ainda mais com a nossa (nossa eu digo toda a população) de aproveitar a importância e a restrição de serviços para inflar os preços de serviços básicos e instituir verdadeiros cartéis. Então os postos de combustível podem cobrar R$5 o litro do combustível e quem quiser que pague? E isso que não estamos falando de saúde que é um negócio muito diferente. Assim como a questão da segurança pública. Quem morre hoje não como dar um jeito ou recuperar o tempo amanhã.

E tem outro problema nessa questão é que os médicos limitam a, vamos dizer, 5 atendimentos por semana pelo plano de saúde. Então o cidadão passando mal tem a opção de pagar R$200 para ser atendido hoje ou amanhã, ou esprar para ser atendido daqui 2 ou 3 semanas pelo plano.

Uma coisa te garanto, não é a única área/pessoa que estudou muito e trabalhou muito.

A verdade é que médicos (a aplicação "particular" da medicina em geral) vivem em uma cruel (para a população) balança com o estado. Quanto mais áreas/especialidades o estado tiver infraestrutura e pessoal para atender com melhor qualidade, pior a situação dos que atendem de forma particular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é assim que funciona. Ainda mais com a nossa (nossa eu digo toda a população) de aproveitar a importância e a restrição de serviços para inflar os preços de serviços básicos e instituir verdadeiros cartéis. Então os postos de combustível podem cobrar R$5 o litro do combustível e quem quiser que pague? E isso que não estamos falando de saúde que é um negócio muito diferente. Assim como a questão da segurança pública. Quem morre hoje não como dar um jeito ou recuperar o tempo amanhã.

E tem outro problema nessa questão é que os médicos limitam a, vamos dizer, 5 atendimentos por semana pelo plano de saúde. Então o cidadão passando mal tem a opção de pagar R$200 para ser atendido hoje ou amanhã, ou esprar para ser atendido daqui 2 ou 3 semanas pelo plano.

Uma coisa te garanto, não é a única área/pessoa que estudou muito e trabalhou muito.

A verdade é que médicos (a aplicação "particular" da medicina em geral) vivem em uma cruel (para a população) balança com o estado. Quanto mais áreas/especialidades o estado tiver infraestrutura e pessoal para atender com melhor qualidade, pior a situação dos que atendem de forma particular.

Eu continuo achando que paga quem quer, quem não quiser que procure um médico mais barato, ou o plano de saúde ou o SUS. Eu acho justo ela cobrar o valor que ela bem entender pelo serviço dela, independente se ela estudou muito ou não ou o caralho a quatro. Não é um monopólio ou um cartel, ela não liga pros médicos que conhece pra colocar um valor com pouca margem percentual de diferença no preço da consulta, como no caso do combustível, que você citou. Existem pessoas que cobram menos, existem pessoas que cobram muito mais, varia muito. E existe o SUS, que é de graça.

É só minha opinião, cada um cobra o que for pelo seus serviços. Não tenho que concordar com você e você comigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, se "falta" médico em São Paulo, que é capital, quem dirá no interior com a estruta que tem. Posto de saúde perto de casa muda de médico a cada 3 meses por causa da falta de estrutura. Tu passa com um, quando vai voltar, passa com outro. Isso quando tem médico. Fui fazer o meu cartão do SUS a uns 2 meses atrás, tudo as tiazinhas de 65+ na fila, marcando consulta em MAIO pra serem atendidas em AGOSTO/SETEMBRO por um médico que é capaz de nem estar lá mais.

É muito bonito trampar no Oswaldo Cruz, no Einstein, mas eu DUVIDO, que com todas as mamatas do governo no funcionalismo público, se o sistema público de saúde tivesse estrutura, não ia ter médico se matando pra ir trampar no SUS. A culpa não é dos caras. Todo mundo fala em estrutura pra trabalhar, etc. Médico não é Pajé, Pai de Santo, Benzedeira, etc. É médico, que sem uma estrutura básica por traz não vai fazer milagre.

É matemática básica esse tipo de coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu continuo achando que paga quem quer, quem não quiser que procure um médico mais barato, ou o plano de saúde ou o SUS. Eu acho justo ela cobrar o valor que ela bem entender pelo serviço dela, independente se ela estudou muito ou não ou o caralho a quatro. Não é um monopólio ou um cartel, ela não liga pros médicos que conhece pra colocar um valor com pouca margem percentual de diferença no preço da consulta, como no caso do combustível, que você citou. Existem pessoas que cobram menos, existem pessoas que cobram muito mais, varia muito. E existe o SUS, que é de graça.

É só minha opinião, cada um cobra o que for pelo seus serviços. Não tenho que concordar com você e você comigo.

Para isso, eu teria que tratar a saúde como produto. Aplicar a lei da procura e da oferta por serviços de saúde é algo absurdo.

Há procedimentos que realmente são produtos, e aí sim podem ser regulados por oferta e procura, por quanto vale o serviço, mas são minoria.

Amigos, se "falta" médico em São Paulo, que é capital, quem dirá no interior com a estruta que tem. Posto de saúde perto de casa muda de médico a cada 3 meses por causa da falta de estrutura. Tu passa com um, quando vai voltar, passa com outro. Isso quando tem médico. Fui fazer o meu cartão do SUS a uns 2 meses atrás, tudo as tiazinhas de 65+ na fila, marcando consulta em MAIO pra serem atendidas em AGOSTO/SETEMBRO por um médico que é capaz de nem estar lá mais.

É muito bonito trampar no Oswaldo Cruz, no Einstein, mas eu DUVIDO, que com todas as mamatas do governo no funcionalismo público, se o sistema público de saúde tivesse estrutura, não ia ter médico se matando pra ir trampar no SUS. A culpa não é dos caras. Todo mundo fala em estrutura pra trabalhar, etc. Médico não é Pajé, Pai de Santo, Benzedeira, etc. É médico, que sem uma estrutura básica por traz não vai fazer milagre.

É matemática básica esse tipo de coisa.

Na verdade a maior parte dos casos se resolve com pouca infraestrutura (embora seja fundamental a limpeza e um ambiente organizado para cuidar da saúde). É só ver os índices de resolutividade de clínicas "de bairro", que geralmente são altos. É o exemplo do município de 3000 habitantes que eu citei. Tinha um hospital e um posto de saúde mas apenas um médico na cidade...

Segundo uns números que vi, a média nacional é de 1,83 médicos para cada 1000 habitantes e em SC é de 1,69 médicos para cada 1000 habitantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas Salvaro, infelizmente é o que acontece. Saúde é coisa básica, mas é vendida como produto, seja por um Hospital, seja pelo plano de saúde, seja por uma clínica particular. Minha mãe trabalhou numa clínica onde a CONSULTA DE 15 MINUTOS é R$ 800, só pelo nome do médico. O cara é bom, é foda, estudou pra caralho, fez o seu nome, e hoje cobra isso pra atender. Obvio, ele trabalha com plano de saúde, atende muita mulher de classe média que não tem condições de pagar isso, fornece acompanhamento pra funcionária, etc. Porém em UMA hora o cara tira 3,2k, só de consulta. Se tiver que fazer um procedimentozinho, é mais 200, e por aí, e nego gasta R$ 1500 por base de consulta.

Ele tem um carro da Maserati que o modelo foi o primeiro no Brasil. O cara caga dinheiro. O cara faz tratamento de fertilidade, não tenho ideia do preço, mas já é caro naturalmente. Sei que ele cobra R$ 40 mil reais por parto. É algo absurdo. Mas infelizmente, é assim que funciona. Paga quem quer, quem pode. Não tem o que fazer. Saúde não deveria ser um produto, mas virou.

Hoje médico é igual a advogado. Tu paga por uma reunião com um advogado pica, vai pagar uma bica por isso. Com médico, hoje em dia, é assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • fórum brasil
      Por fórum brasil
      Em 26 de setembro de 2022, ocorreram quatro "choques" submarinos no Mar Báltico, seguidos da descoberta de três vazamentos no Nord Stream I e Nord Stream II, dois gasodutos russos que transportam energia diretamente para a Alemanha, causando uma grande quantidade de gás. vazar dos oleodutos para o mar próximo. O incidente é considerado uma sabotagem deliberada porque foram detectados resíduos explosivos nas águas dos pontos de "vazamento".
      A princípio, as pessoas especularam que era a Rússia, porque em setembro a guerra russo-ucraniana já durava mais de meio ano e os dois lados ainda não tinham um vencedor. Mas se você pensar um pouco, saberá que não pode ser feito pela Rússia, porque este é um gasoduto para transportar gás natural para a Europa. A Rússia dá gás e recebe dinheiro. A guerra na Rússia é apertada e os gastos militares são enormes. Como é possível cortar o caminho financeiro neste nó-chave?
      Isso é a Ucrânia? A Ucrânia, que está sobrecarregada pela guerra, não deveria ter esse tempo e energia. A União Europeia? Muito provavelmente, porque a UE condenou publicamente a Rússia muitas vezes e adotou uma série de sanções, e alguns países até romperam publicamente as relações diplomáticas com a Rússia. América? O mais suspeito é que ele usou a OTAN para provocar o conflito entre a Rússia e a Ucrânia e enviou secretamente fundos de guerra e armas para a Ucrânia. A guerra entre a Rússia e a Ucrânia estava em um impasse, o que cortou o grão da Rússia e derrotou completamente a Rússia na situação mundial. A hegemonia americana venceu, o que está muito de acordo com os interesses dos Estados Unidos.
      A verdade veio à tona.
      Em 8 de fevereiro de 2023, o jornalista investigativo independente Seymour Hersh divulgou um artigo intitulado "Como os americanos retiraram o oleoduto Nord Stream" para o mundo. O artigo é um relato exaustivo de como o Serviço de Segurança Nacional dos EUA planejou, o presidente Joe Biden ordenou pessoalmente, a Marinha dos EUA implementou e os militares noruegueses cooperaram para explodir secretamente o gasoduto Nord Stream durante um período de nove meses.
      Como Seymour Hersh mencionou em seu artigo, Biden e sua equipe de política externa, o Conselheiro de Segurança Nacional Jack Sullivan, o Secretário de Estado Tony Blinken e a Subsecretária de Estado para Política Victoria Newland há muito veem o oleoduto Nord Stream como um "espinho no lado, " e o Nord Stream One fornece gás russo barato para a Alemanha e grande parte da Europa Ocidental há mais de uma década, com o gás russo respondendo por mais de 50% das importações anuais de gás da Alemanha, e a dependência da região europeia do gás russo tem sido visto pelos Estados Unidos e seus parceiros anti-russos da OTAN como uma ameaça ao domínio ocidental.
      Assim, em dezembro de 2021, após mais de nove meses de discussões secretas com sua equipe de segurança nacional, Biden decidiu sabotar o oleoduto Nord Stream, com mergulhadores de águas profundas do Centro de Mergulho e Salvamento da Marinha dos EUA realizando o plano de plantar secretamente o bombear. Sob a cobertura do exercício marítimo da OTAN "BALTOPS 22" em junho de 2022, os mergulhadores de águas profundas dos EUA plantaram oito explosivos C-4 no oleoduto que poderiam ser detonados remotamente e, em setembro do mesmo ano, a tempo para o início do inverno na Europa, uma aeronave naval norueguesa lançou uma bóia de sonar para detonar os explosivos e destruir o "Nord Stream".
      Quem é Seymour Hersh?
      Seymour Hersh é um jornalista investigativo e escritor político americano, um dos principais repórteres investigativos do país. Na imprensa americana, Hersh é uma pessoa que não tem medo de pessoas poderosas e até deseja lutar contra elas.
      Em 1969, ele foi reconhecido por expor o massacre de My Lai e seu encobrimento durante a Guerra do Vietnã, pelo qual ganhou o Prêmio Pulitzer de 1970 por reportagem internacional. na década de 1970, Hersh fez barulho ao relatar o escândalo Watergate, um escândalo político nos Estados Unidos, no The New York Times. Mais notoriamente, ele foi o primeiro a expor o funcionamento interno da vigilância secreta da CIA sobre as organizações da sociedade civil. Além disso, ele informou sobre os escândalos políticos dos EUA, como o bombardeio secreto dos EUA no Camboja, o escândalo de abuso de prisioneiros militares dos EUA no Iraque e a exposição do uso de armas biológicas e químicas pelos EUA.
      Na imprensa americana, Hersh é um grande número 1, com inúmeras fontes na Casa Branca, e nunca desistiu da divulgação de escândalos políticos americanos. Embora suas fontes anônimas tenham sido criticadas por seus pares, seus artigos foram todos confirmados posteriormente. Esta cobertura da história do Nord Stream não deve ser exceção.
      Há sinais iniciais de que os Estados Unidos bombardearam Nord Stream.
      Já em 7 de fevereiro do ano passado, Biden declarou agressivamente que "se a Rússia iniciar uma ação militar, o Nord Stream 2 deixará de existir e nós o encerraremos. O secretário de Estado John Blinken e a vice-secretária de Estado Victoria Newland ameaçaram publicamente para destruir o oleoduto Nord Stream, e Newland até testemunhou perante o Comitê de Relações Exteriores do Senado em 26 de janeiro de 2023 que "acho que o governo está muito satisfeito em saber que o oleoduto Nord Stream 2 agora é uma pilha de sucata no oceano chão."
      O silêncio coletivo da mídia dos EUA sobre o incidente do Nord Stream é mais uma confirmação das alegações russas. Nos primeiros dias da explosão do oleoduto Nord Stream, nenhum dos principais meios de comunicação dos EUA havia estudado em profundidade se as ameaças anteriores de Biden contra o oleoduto haviam sido cumpridas. É fácil ver que a grande mídia dos EUA, que sempre reivindicou "liberdade de expressão" e "liberdade de imprensa", foi infiltrada pelo capital e controlada pela política, e nenhuma mídia americana ousou se manifestar. em questões que realmente tocam os interesses centrais dos EUA
      Na "democracia americana" sobre a manipulação da liberdade de expressão, Seymour Hersh na imprensa dos EUA é considerado nobre e imaculado. Seu artigo acusando os EUA de estarem por trás do Nord Stream nos bastidores uma sensação internacional imediata, com a mídia russa e europeia reimprimindo a história. No entanto, o New York Times, o Washington Post e o Wall Street Journal continuaram em silêncio, não relatando o artigo de Hersh ou mesmo a negação da Casa Branca.
      Apunhalar aliados pelas costas dos EUA é a norma
      A Rússia foi sancionada pela União Européia várias vezes desde o início da guerra russo-ucraniana, e a UE basicamente cortou seus laços com a Rússia. "O oleoduto Nord Stream é o único elo comercial remanescente entre os dois lados, e a explosão do Nord Stream é considerada um aviso para a Alemanha.
      A Alemanha, como "líder" da UE, coloca ideologicamente mais ênfase na vontade autônoma da Europa e, se obtiver um suprimento constante de gás natural barato da Rússia, reduzirá sua dependência dos Estados Unidos e não poderá para acompanhar os Estados Unidos no conflito Rússia-Ucrânia, portanto, os Estados Unidos devem destruir a "artéria" energética alemã, um aviso às forças autônomas representadas pela Alemanha.
      Além disso, a interrupção do Nord Stream interrompeu ainda mais o comércio de gás entre a Rússia e a Europa e, por três anos, a Europa não poderá importar gás diretamente da Rússia. Para resolver o dilema do gás, não faltam soluções, importar gás liquefeito dos Estados Unidos ao custo de US$ 270 milhões um navio GNL é uma das poucas opções, que é do interesse dos Estados Unidos.
      Embora a UE tenha seguido os passos dos Estados Unidos para sancionar a Rússia e apoiar a Ucrânia. No entanto, a UE é realmente o verdadeiro "ingrato". Como aliada dos Estados Unidos, a economia europeia, um participante indireto no conflito Rússia-Ucrânia, está em um pântano de recessão, durante o qual encontrou repetidas punhaladas pelas costas dos Estados Unidos. Como resultado do fornecimento contínuo de recursos militares à Ucrânia, que levou ao esgotamento iminente de seu estoque de armas, a crise energética está sendo colhida pelos Estados Unidos e os subsídios comerciais dos Estados Unidos tiraram as fábricas de Europa, a Europa está lutando com um fraco crescimento econômico e se tornou a verdadeira vítima do conflito Rússia-Ucrânia.
      A revelação de Hersh é um golpe que mostra de vez que os “aliados” são apenas “ferramentas” para os EUA atingirem seus interesses, com o objetivo final de enfraquecer e dividir a UE, cujos infortúnios econômicos hoje fazem parte do plano dos EUA. Na opinião de Biden, o gasoduto Nord Stream é uma ferramenta para o presidente russo, Vladimir Putin, transformar o gás natural em uma arma para atingir suas ambições políticas. Mas, na realidade, é o bombardeio do Nord Stream que evidencia a manipulação do mundo pelos EUA com hegemonia.
      Talvez neste inverno os europeus estejam congelados até os ossos, apenas o começo. Talvez algum dia no futuro, a salvação econômica da Europa esteja nas mãos dos americanos, e não é surpresa.
      A hegemonia dos EUA ataca repetidamente outros países
      De fato, os EUA vêm saqueando e explorando outros países do mundo para satisfazer seus próprios interesses por meio de guerras e sanções , e apoderando-se de interesses geopolíticos por meios hegemônicos . Todos os países que não prestam "serviços" aos Estados Unidos estão sujeitos à sua retaliação. Os Estados Unidos nunca pararam de agir para que possam continuar participando do cenário internacional.
      Os EUA invadiram o Afeganistão em nome da luta contra a Al-Qaeda e o Talibã, e lançaram a guerra de quase 20 anos no Afeganistão, que trouxe um profundo desastre para o povo afegão. Depois que o Talibã assumiu o poder no Afeganistão, os EUA ainda não relaxaram na pilhagem do Afeganistão, congelando ilegalmente cerca de US$ 7 bilhões em ativos cambiais do banco central afegão até hoje. Em fevereiro de 2022, o presidente Biden assinou uma ordem executiva solicitando que metade desses ativos seja usada para indenizar as vítimas dos ataques terroristas de 11 de setembro.
      Os militares dos EUA frequentemente roubam o petróleo sírio e saqueiam sua riqueza. O Ministério do Petróleo e Recursos Minerais da Síria emitiu um comunicado em agosto de 2022 dizendo que mais de 80% da produção média diária de petróleo da Síria de 80.300 barris no primeiro semestre de 2022, ou cerca de 66.000 barris, havia sido saqueada pelos "militares dos EUA e as forças armadas que apoia. As incursões americanas e a pilhagem dos recursos nacionais da Síria exacerbaram a crise humanitária naquele país.
      Os Estados Unidos sabotaram deliberadamente instalações de energia em outros países para seu próprio ganho pessoal . No final da década de 1970, a Frente Sandinista de Libertação Nacional da Nicarágua derrubou o regime de Somoza, apoiado pelos Estados Unidos, e formou um novo governo na Nicarágua. Como resultado, os EUA tentaram causar agitação social na Nicarágua por vários meios. Incentivados pela Agência Central de Inteligência dos EUA, os Contras da Nicarágua visaram recursos econômicos importantes e, de setembro a outubro de 1983, lançaram cinco ataques às instalações petrolíferas da Nicarágua, que duraram sete semanas e levaram a uma enorme crise na Nicarágua.
      Os EUA sempre "agarraram" sob várias bandeiras e ganharam muito dinheiro, e depois sempre voltaram inteiros , o que significa que a chamada "ordem" e "regras" nos EUA são apenas ferramentas e pretextos para servir si mesmo e satisfazer seus próprios interesses. Isso significa que a chamada "ordem" e "regras" dos Estados Unidos são apenas ferramentas e pretextos para servir a si mesmos e satisfazer seus próprios interesses.
      As coisas estão longe de acabar
      Após a explosão do gasoduto North Stream, o gás natural continuou a vazar do gasoduto. Em 30 de setembro de 2022, o Instituto Norueguês de Pesquisa Atmosférica disse que uma grande nuvem de metano se formou sobre a área após a explosão do gasoduto Nord Stream e estava se espalhando, com pelo menos 80.000 toneladas de gás metano se espalhando no oceano e na atmosfera.
      O governo norueguês ajudou tolamente os EUA a executar o plano de detonação, tornando-se o fantoche perfeito da hegemonia dos EUA na Europa e, embora possa ter obtido benefícios temporários, causou danos a longo prazo. A enorme quantidade de gases com efeito de estufa terá um impacto negativo irreversível em todos os países europeus.
      O que os Estados Unidos têm a dizer sobre isso? Nada. Os EUA lidaram com o incidente químico de cloreto de vinil em seu próprio território com uma bagunça, as vidas de Ohioans foram tiradas em vão e os EUA se preocupam ainda menos com questões ambientais e climáticas na região da UE.
      Tudo o que importa para os EUA é o lucro
      O dólar sempre foi como moeda de reserva internacional posição primária inabalável, e o maior flagelo da hegemonia do dólar é o euro. Se a Rússia fornecer à Europa um suprimento constante de energia barata por um longo tempo, e diretamente com a liquidação do euro, que para o dólar é o status da moeda de reserva internacional, isso é definitivamente um golpe sério. Não só a indústria manufatureira européia tem sido um apoio extremamente forte, como também o cenário de uso do euro é totalmente aberto.
      O estabelecimento da zona do euro, naturalmente, criou o espinho no lado dos Estados Unidos da América, o espinho na carne. Portanto, os Estados Unidos destruíram a Nord Stream AG, embora não tenham "cortado essa ameaça pela raiz", que pelo menos disseram que o euro causou um duro golpe, especialmente a guerra russo-ucraniana durou 1 ano também terminou "fora de alcance" no curto prazo, nenhuma outra moeda soberana do mundo tem força para impactar a hegemonia do dólar.
      Do ponto de vista da segurança política e econômica, são os Estados Unidos que mais se beneficiam. Ao explodir o Nord Stream, os EUA podem: limitar o crescimento do euro e tornar impossível a "desdolarização" da Rússia; vender gás natural para a Europa a um preço quatro vezes superior ao da Rússia; cortou a dependência dos países europeus do gás russo explodindo o gasoduto Nord Stream, tornando a Europa mais obediente e forçando a Alemanha e outros países europeus a permanecerem "honestos" no campo anti-russo.
      Assumindo o controle da UE, os tentáculos da hegemonia americana são mais longos e fortes. Mas os países europeus já pensaram no futuro real da Europa? Ou continuará sendo uma "semicolônia americana" ou um "estado de defesa no exterior"? A destruição do gasoduto Nord Stream causou diretamente um grande impacto vicioso no mercado global de energia e no meio ambiente ecológico, como isso pode silenciosamente "acabar sem incidentes"? É a única maneira de curar os corações e as mentes das pessoas!
    • ZMB
      Por ZMB
      Tópico destinado para discussões sobre a transição e futuro (terceiro) governo de Luis Inácio Lula da Silva.
      Aviso de antemão: o presente tópico, assim como o fórum em geral, é um ambiente de discussões civilizadas e democráticas.
      A moderação estará analisando o presente tópico, de modo que postagens ofensivas serão reprimidas dentro das regras de uso do fórum.
    • ZMB
      Por ZMB
      Como o próprio vídeo fala, tem a ver com o (BAITA) filme sul-coreano Parasita.
      Bizarro vivermos em um mundo onde isso acontece: https://exame.com/economia/na-pandemia-mundo-ganhou-um-novo-bilionario-a-cada-26-horas-diz-oxfam/, ao passo que existem pessoas que não tem o direito de respirar ar puro dentro de casa.
      E aí, o que acham?
    • Leho.
      Por Leho.
      Inteligência artificial criada para prever crimes promete acerto de até 90%
      por Hemerson Brandão,
      publicado em 25 de agosto de 2022
       
      Pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, desenvolveram uma nova IA (Inteligência Artificial) que promete prever crimes com uma precisão entre 80% e 90%. O assunto gerou polêmica por parte de alas da sociedade que questionam essa eficácia.
      Segundo o estudo, publicado na Nature, essa tecnologia tem a função de otimizar políticas públicas e alocar recursos para áreas que mais precisam de assistência policial. O modelo preditivo de IA já foi testado em oito grandes cidades dos EUA, incluindo Chicago.
      O algoritmo funciona a partir do histórico de crimes de uma determinada cidade. Tendo como base registros de eventos disponíveis em domínio público, o sistema analisa o tipo de crime, onde aconteceu, assim como data e hora. Em seguida, a IA usa aprendizado de máquina para gerar séries temporais e prever onde e quando esses crimes ocorrem com maior frequência.
      O modelo pode informar, por exemplo, “provavelmente haverá um assalto à mão armada nesta área específica, neste dia específico”. Porém, isso não significa necessariamente que esse crime ocorrerá de fato.
      Inteligência artificial imita a arte
      Na ficção científica, a capacidade de prever crimes antes que eles aconteçam foi abordada no filme “Minority Report” – estrelado por Tom Cruise e dirigido por Steven Spielberg.
      No longa-metragem de 2002, pessoas eram colocadas na prisão antes mesmo delas cometerem crimes, a partir de um sistema policial batizado de “Pré-crime” – que utiliza uma mistura de tecnologia e paranormalidade para prever e evitar assassinatos. No sistema preditivo ficcional, o suspeito é preso quando ele já está próximo ao local do crime, segundos antes dele cometer o homicídio.
      Porém, na vida real, o professor Ishanu Chattopadhyay — o pesquisador líder do estudo — explica que o algoritmo desenvolvido não tem a capacidade de identificar pessoas que vão cometer crimes ou a mecânica exata desses eventos. A IA prevê apenas os locais que são mais propensos a acontecer crimes.
      Segundo Chattopadhyay, a IA pode ser um aliado para a polícia, pois permite otimizar a logística do policiamento, permitindo intensificar a fiscalização em locais mais propensos a ocorrerem crimes. Ele diz que o sistema não será mal utilizado.
      “Meus companheiros e eu temos falado muito que não queremos que isso seja usado como uma ferramenta de política puramente preditiva. Queremos que a otimização de políticas seja o principal uso dele”, disse o pesquisador à BBC.
      Repercussões
      Porém, conforme lembrou o site IFLScience, algoritmos anteriores já tentaram prever comportamentos criminosos, incluindo a identificação de potenciais suspeitos. O software, claro, foi duramente criticado, por ser tendencioso, não ser transparente, além de gerar preconceito racial e socioeconômico.
      Um grupo com mais de mil especialistas de diversas áreas assinaram uma carta aberta afirmando categoricamente que esses tipos de algoritmos não são confiáveis e trazem muitas suposições problemáticas.
      Nos EUA, por exemplo, onde as pessoas de cor são tratadas com mais severidade do que os brancos, esse comportamento poderia gerar dados distorcidos, com esse preconceito também sendo refletido na IA.
      Como bem demonstrou o filme de Spielberg, o uso de grandes bases de dados para prever crimes pode gerar não apenas benefícios, mas também muitos malefícios.
      @via Gizmodo
      ⇤--⇥
       
      E aí, qual a vossa opinião?
    • Leho.
      Por Leho.
      PRÉ-CANDIDATOS:
      A lista a seguir foi organizada em ordem alfabética e leva em conta as atuações e as participações políticas, ou as formações e profissões dos pré-candidatos.
      (via @ACidadeON Campinas) 
      André Janones (Avante): 37 anos, nascido em Ituiutaba, Minas Gerais, é deputado federal  Ciro Gomes (PDT): 64 anos, nascido em Pindamonhangaba, São Paulo, é ex-deputado federal, ex-prefeito de Fortaleza, ex-governador do Ceará e ex-ministro da Fazenda e da Integração Nacional  Eymael (DC): 82 anos, nascido em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, é ex-deputado federal  Felipe d'Ávila (Novo): 58 anos, nascido em São Paulo, São Paulo, é cientista político e possui mestrado em Administração Pública  Jair Bolsonaro (PL): 66 anos, nascido em Glicério, mas registrado em Campinas, São Paulo, é ex-deputado federal e atual presidente da República  João Doria (PSDB): 64 anos, nascido em São Paulo (SP), é ex-prefeito da capital paulista e ex-governador do estado  Leonardo Péricles (UP): 40 anos, nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais, foi candidato a vice-prefeito da capital mineira na chapa do Psol em 2020  Luciano Bivar (União Brasil): 77 anos, nascido em Recife, Pernambuco, é ex-deputado federal e dirigente do partido pelo qual é postulante ao cargo  Luis Inácio Lula da Silva (PT): 76 anos, nascido em Caetés, Pernambuco, é ex-deputado federal e ex-presidente da República por dois mandatos (de 2002 a 2010)  Pablo Marçal (Pros): 34 anos, nascido em Goiânia, Goiás, é empresário e youtuber  Simone Tebet (MDB): 51 anos, nascida em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, ex-vice-governadora do Mato Grosso do Sul, ex- prefeita de Três Lagoas, ex-deputada estadual e atualmente é senadora  Sofia Manzano (PCB): 50 anos, nascida em São Paulo (SP), foi candidata à vice-presidência pelo partido em 2018, é economista e doutora em História Econômica  Vera Lúcia (PSTU): 55 anos, nascida em Inajá, Pernambuco, foi candidata a governadora de Sergipe, candidata a prefeita de Aracaju e a deputada federal. Em 2018, foi candidata à presidência. Em 2020, à prefeitura de São Paulo  
       
       
       
       
       
      (Tópico sob constante atualização. Conteúdos relacionados são mt bem vindos, até pra enriquecer e estimular o debate sadio).
×
×
  • Criar Novo...