Jump to content

Nismotoquinha

Recommended Posts

Si Può Fare (Itália, 2008)

sipuofare.jpg

Nello (Claudio Bisio), um sindicalista afastado do sindicato por suas ideias avançadas, se vê dirigindo uma cooperativa de doentes mentais, ex-pacientes dos manicômios fechados pela Lei Basaglia. Acreditando firmemente na dignidade do trabalho, ele convence os sócios a substituir as esmolas assistencialistas por um trabalho de verdade, inventando para cada um, uma atividade incrivelmente adaptada às respectivas capacidades, mas indo também de encontro às inevitáveis e humanas contradições.

Crítica 1

(Foi a única resenha boa que eu encontrei que não dava spoilers sobre o filme. As restantes geralmente eram feitas por blogs de cursos relacionados a saúde mental, como Psicologia, e davam detalhes demais sobre o filme)

Milão, década de oitenta. Um sindicalista, com fortes valores éticos, apaixonado pelo mercado que tem suas idéias muito a frente de sua época é afastado do seu posto de trabalho e enviado para dirigir uma cooperativa de ex-pacientes mentais recém saídos de seus tratamentos através da lei Basaglia.

Ao chegar a esta coperativa, percebe que é uma coperativa tratada como um ambiente de “malucos improdutivos" mas acredita que o trabalho traz dignidade e mesmo contra os médicos psiquiatras, tenta ensinar aos internos uma profissão, instaladores de revestimentos. Inicialmente mesmo com o apoio de Sarah, sua companheira que a muito tempo vem tendo desentedimentos, a iniciativa parece falha, com muita desordem por parte dos internos, segue uma confusão atras da outra por parte dos mais rebeldes.

Dois dos internos, Gigio e Lucas, tem obsessão por composições irregulares e assim nasce a ideia de produzir pisos em mosaicos com materiais de descarte. Si puo fare! Os “loucos” se tornam especialistas e trabalham no formato de cooperativa com a ajuda do Dr. Furlan, que luta com o médico psiquiatra pela redução dos medicamentos sedativos aplicados aos internos.

O drama acontece quando os internos começam a se integrar a sociedade e os desejos de ter uma casa, amor e sexo se afloram, mas a “vida real” é dura, e muitos retornam ao internato.

O filme é muito interessante e passa muito leve quase o tempo todo com as aventuras dos internos. É uma ótima escolha quando se quer leveza e seriedade em um filme!

Filmes Italianos

Ficha técnica:

Título Original: Si può fare;

País de Origem: Itália;

Gênero: Drama/ Comédia;

Tempo de Duração: 110 minutos;

Ano de Lançamento: 2008;

Direção: Giulio Manfredonia;

Elenco: Claudio Bisio…Nello; Anita Caprioli…Sara; Giuseppe Battiston…Dottor Federico Furlan; Giorgio Colangeli…Dottor Del Vecchio; Andrea Bosca…Gigio; Giovanni Calcagno…Luca; Michele De Virgilio…Niki; Carlo Giuseppe Gabardini…Goffredo; Andrea Gattinoni…Roby; Natascia Macchniz…Luisa; Rosa Pianeta…Enrica; Daniela Piperno…Miriam; Franco Pistoni…Ossi.

Trailer:

(Em italiano)

IMDb

---

Confesso que não vi nenhuma indicação de filmes italianos ainda, então escolhi este, o qual tive que assistir para fazer um trabalho da faculdade. É um filme com um leve cunho didático, então quem mexe com ciências da saúde/sociais (especialmente área da Psicologia), como o Léo ou o JG, vai ter um interesse um pouco maior pelo filme.

Link to comment
Share on other sites

Tô até pensando em comprar para não deixar o que aprendi de italiano se enterrar de vez hahaha.

Link to comment
Share on other sites

Alguém me envia a "compra" desse filme por MP? Me interessei pela sinopse do mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Guest João Gilberto

Alguém me envia a "compra" desse filme por MP? Me interessei pela sinopse do mesmo.

...mandei.

Link to comment
Share on other sites

  • General Director

Essa 3a temporada do Clube tá ÓTIMA, qqisso... belo filme este "Si Può Fare".

Gostei bastante da atuação da maioria do elenco, principalmente Nello, Gigio e Goffredo. Todos foram mt bem, passando uma realidade mt bacana e intensa durante todo o filme... o restante também foi bem demais.

O desenvolvimento da história é bom, não se arrasta e mostra dinamismo.

O ponto que achei que poderiam ter deixado de lado ou então dado mais relevância foi a namorada do Nello: ficou ali pra dar apoio e tal, mas pouco fez e pouco apareceu. Se não estivesse aparecido, pouco teria feito de diferença no fim das contas...

Gostei da crítica sobre a forma de tratamento de pessoas com deficiências mentais.

Enfim, dou um 7.6/10.

Só acho que essa crítica aí que você postou, Nismo, tá mais pra uma sinopse estendida. Crítica pode conter spoilers sim, não vejo problema nisso. Essa daí sua tá muito rasa em opinião.

Link to comment
Share on other sites

Guest João Gilberto

...demorei a comentar, mas assisti sim viu!? hehehehe

Muito bom!! Um dos melhores dessa temporada sem dúvida!

Nota: 8/10.

Minha nota alta nem é pela temática em si, que normalmente já me atrairia, mas por novamente conhecer mais um filme que não está entre os mainstreams e nem por isso deixa de ser bom.

A história é bastante envolvente e segue um ritmo legal, sem cansar muito quem assiste. O diretor conseguiu transitar bem entre o drama e a comédia sem carregar muito em um ou outro. Neste tipo de filme achei isso essencial para não se transformar em uma história pesada e melancólica.

As atuações foram muito boas! Embora tenha diversos personagens, àquela breve apresentação já no início do filme conseguiu introduzir bem as características de cada um.

Enfim, parabéns pela indicação Portishead, curti bastante!

Se tiver algum ponto a ressaltar ou dúvidas, por favor, traga. Seria interessante desenvolver algum debate em torno disso.

:yeah2:

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

  • Similar Content

    • Henrique M.
      By Henrique M.
      Como sabem, iremos oferecer um FM 2021 para o líder do nosso ranking de atividades, com a primeira atividade já encerrada há algum tempo, chegou a hora de começarmos a criar o ranking.
      Ranking atual
      @LucasGuitar - 20 pontos; @Lucas Matías - 18 pontos; @Lanko - 16 pontos; @Henrique M. - 13 pontos; @joga - 12 pontos; @gm360, @Neynaocai, @Gundogan, @Ricardo Bernardo, @Roman, e @Valismaalane - 10 pontos @Andreh68 - 9 pontos; @fabiotricolor, @ggpofm, @dralzito, @bstrelow, @EduFernandes e @PedroLuis - 8 pontos @DiegoCosta7 - 7 pontos @marciof89, @div e @André Honorato - 6 pontos @passarin33, @CristianTh9, @AllMight, @Vini-Ministro da Educação, @SilveiraGOD., @Mings, @Bruno Trink, @TicianoB, @JGDuarte, @Stay Heavy, @Messias Götze e @Ariel' - 5 pontos @Goias270187, @Vannces,  @Tsuru, @CCSantos, @Darknite, @Lowko é Powko, @Buzzuh e @ZMB - 4 pontos @Serginho10, @Danut, @Queiroz14, @Bigode., @Ighor S., @-Lucas e @felipevalle - 3 pontos @maninhoc12, @pedrodelmar1, @skp e @David Reis - 2 pontos @munozgnm, @LuisSilveira, @Mandalorian, @joseroberto389, @Leho., @Bruno NoWaK e @luancampos89 - 1 ponto Atividades participantes (em andamento)
      Jogos Vorazes; Bolão NBA; Atividades participantes (concluídas)
      Copa FManager; Copa Quarentena; Fantasy da Premier League; O Jogo dos Tronos; O melhor onde for; Ranking de participação - Profissão Manager 2020; Bolão FManager; Fantasy da Champions League;
    • Douglas.
      By Douglas.
      Putz, vi muito poucos dos concorrentes. Ozark, Killing Eve, Lovecraft Country, Mrs America, Perry Mason, Schitt's Creek, Ted Lasso e The Flight Attendant (WTF??? Não chega a ser uma série ruim mas é de longe a indicada mais fraca que já vi, não é possível que estavam raspando o fundo da panela assim).
      Pior que indicada fraca foi terem esnobado o elenco de Lovecraft Country, justamente a parte mais forte da série. The Boys também poderia entrar fácil como indicada em comédia no lugar de The Flight Attendant.
       
      Lista do Omelete de surpresas e esnobados: https://www.omelete.com.br/globo-de-ouro/globo-de-ouro-2021-indicados-esnobados-surpresas
       
      Lista dos indicados na IMDB: https://www.imdb.com/event/ev0000292/2021/1/?ref_=ev_eh
    • Leho.
      By Leho.
      ---
      Trouxe a opinião do PH Santos que é um vlogger que eu sigo e acho maneiro, mas sintam-se à vontade pra trazerem outros vídeos de análises e comentários sobre o tema.
      Aliás, falando em comentário... o que vocês acham disso tudo? Qual o caminho que tomará o cinema? E o streaming, caminha pra ser a grande revolução midiática dentro do entretenimento que tá parecendo ou não?
    • ZMB
      By ZMB
      Ator lutava contra câncer de cólon desde 2016 e morreu em sua casa, nos Estados Unidos.
      O ator Chadwick Boseman morreu aos 43 anos. Conhecido por interpretar o Pantera Negra no filme da Marvel, além de personagens importantes da história americana, ele enfrentou um câncer de cólon diagnosticado em 2016.
      "É com imensurável pesar que confirmamos a morte de Chadwick Boseman. Chadwick foi diagnosticado com câncer de cólon de estágio 3 em 2016, e lutou contra ele nestes últimos quatro anos conforme progrediu para estágio 4", afirmou a família do ator em seu perfil no Twitter.
      "Um verdadeiro lutador, Chadwick perserverou por tudo, e trouxe a vocês muitos dos filmes que tanto amam. De 'Marshall: Igualdade e Justiça' a 'Destacamento Blood', 'Ma Rainey's Black Bottom' de August Wilson e muitos mais, todos foram gravados durante e entre incontáveis cirurgias e quimioterapia. Foi a honra de sua carreira trazer à vida o rei T'Challa em 'Pantera Negra'."
      De acordo com a nota, ele morreu em sua casa, acompanhado da mulher e da família. Ele nunca tinha falado sobre a doença publicamente.
      Nascido na Carolina do Sul, o americano Chadwick Aaron Boseman começou a carreira na televisão, com um pequeno papel na série "Parceiros da Vida".
      Depois de participações em séries como "Lei & Ordem" e "Plantão médico", ele ganhou seu primeiro papel regular em "Lincoln Heights", em 2009.
      Seu primeiro personagem de destaque no cinema veio como o protagonista de "42: A História de uma Lenda" (2013).
      No filme baseado em fatos, interpretou o jogador de beisebol Jackie Robinson, que em 1947 se tornou o primeiro negro a entrar para um time da principal competição dos Estados Unidos, a Major League Baseball.
      O papel marcaria uma carreira repleta de personagens importantes da cultura negra americana, como o cantor James Brown, em "Get on Up: A História de James Brown" (2014), e o juiz Thurgood Marshall, primeiro membro negro da Suprema Corte americana, em "Marshall: Igualdade e Justiça" (2016).
      Ainda em 2016, ele estreou no papel pelo qual seria mais lembrado. Em "Capitão América: Guerra Civil", Boseman apareceu pela primeira vez como T'Challa. Criado pela Marvel em 1966, o Pantera Negra foi o primeiro super-herói negro dos quadrinhos americanos.
      Dois anos depois, estrelou seu próprio filme, "Pantera Negra". Sucesso com crítica e com o público, a história do herói de um reino africano fictício e avançado bateu a marca do US$ 1 bilhão nas bilheterias mundiais, ganhou três Oscar e foi indicado a outros quatro — entre eles, o de melhor filme.
      Como o herói, ele ainda participou de "Vingadores: Guerra Infinita" (2018) e de "Vingadores: Ultimato (2019), e tinha presença confirmada em um novo "Pantera Negra", previsto para 2022.
      Seu trabalho mais recente já lançado foi "Destacamento Blood", dirigido por Spike Lee, que estrou em junho. Ele ainda esteve em "Ma Rainey's Black Bottom", com Viola Davis, que tinha estreia prevista em 2020.
      Fonte: G1.com
       
       
    • Leho.
×
×
  • Create New...