Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Nismo

Posts Recomendados

Si Può Fare (Itália, 2008)

sipuofare.jpg

Nello (Claudio Bisio), um sindicalista afastado do sindicato por suas ideias avançadas, se vê dirigindo uma cooperativa de doentes mentais, ex-pacientes dos manicômios fechados pela Lei Basaglia. Acreditando firmemente na dignidade do trabalho, ele convence os sócios a substituir as esmolas assistencialistas por um trabalho de verdade, inventando para cada um, uma atividade incrivelmente adaptada às respectivas capacidades, mas indo também de encontro às inevitáveis e humanas contradições.

Crítica 1

(Foi a única resenha boa que eu encontrei que não dava spoilers sobre o filme. As restantes geralmente eram feitas por blogs de cursos relacionados a saúde mental, como Psicologia, e davam detalhes demais sobre o filme)

Milão, década de oitenta. Um sindicalista, com fortes valores éticos, apaixonado pelo mercado que tem suas idéias muito a frente de sua época é afastado do seu posto de trabalho e enviado para dirigir uma cooperativa de ex-pacientes mentais recém saídos de seus tratamentos através da lei Basaglia.

Ao chegar a esta coperativa, percebe que é uma coperativa tratada como um ambiente de “malucos improdutivos" mas acredita que o trabalho traz dignidade e mesmo contra os médicos psiquiatras, tenta ensinar aos internos uma profissão, instaladores de revestimentos. Inicialmente mesmo com o apoio de Sarah, sua companheira que a muito tempo vem tendo desentedimentos, a iniciativa parece falha, com muita desordem por parte dos internos, segue uma confusão atras da outra por parte dos mais rebeldes.

Dois dos internos, Gigio e Lucas, tem obsessão por composições irregulares e assim nasce a ideia de produzir pisos em mosaicos com materiais de descarte. Si puo fare! Os “loucos” se tornam especialistas e trabalham no formato de cooperativa com a ajuda do Dr. Furlan, que luta com o médico psiquiatra pela redução dos medicamentos sedativos aplicados aos internos.

O drama acontece quando os internos começam a se integrar a sociedade e os desejos de ter uma casa, amor e sexo se afloram, mas a “vida real” é dura, e muitos retornam ao internato.

O filme é muito interessante e passa muito leve quase o tempo todo com as aventuras dos internos. É uma ótima escolha quando se quer leveza e seriedade em um filme!

Filmes Italianos

Ficha técnica:

Título Original: Si può fare;

País de Origem: Itália;

Gênero: Drama/ Comédia;

Tempo de Duração: 110 minutos;

Ano de Lançamento: 2008;

Direção: Giulio Manfredonia;

Elenco: Claudio Bisio…Nello; Anita Caprioli…Sara; Giuseppe Battiston…Dottor Federico Furlan; Giorgio Colangeli…Dottor Del Vecchio; Andrea Bosca…Gigio; Giovanni Calcagno…Luca; Michele De Virgilio…Niki; Carlo Giuseppe Gabardini…Goffredo; Andrea Gattinoni…Roby; Natascia Macchniz…Luisa; Rosa Pianeta…Enrica; Daniela Piperno…Miriam; Franco Pistoni…Ossi.

Trailer:

(Em italiano)

IMDb

---

Confesso que não vi nenhuma indicação de filmes italianos ainda, então escolhi este, o qual tive que assistir para fazer um trabalho da faculdade. É um filme com um leve cunho didático, então quem mexe com ciências da saúde/sociais (especialmente área da Psicologia), como o Léo ou o JG, vai ter um interesse um pouco maior pelo filme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Essa 3a temporada do Clube tá ÓTIMA, qqisso... belo filme este "Si Può Fare".

Gostei bastante da atuação da maioria do elenco, principalmente Nello, Gigio e Goffredo. Todos foram mt bem, passando uma realidade mt bacana e intensa durante todo o filme... o restante também foi bem demais.

O desenvolvimento da história é bom, não se arrasta e mostra dinamismo.

O ponto que achei que poderiam ter deixado de lado ou então dado mais relevância foi a namorada do Nello: ficou ali pra dar apoio e tal, mas pouco fez e pouco apareceu. Se não estivesse aparecido, pouco teria feito de diferença no fim das contas...

Gostei da crítica sobre a forma de tratamento de pessoas com deficiências mentais.

Enfim, dou um 7.6/10.

Só acho que essa crítica aí que você postou, Nismo, tá mais pra uma sinopse estendida. Crítica pode conter spoilers sim, não vejo problema nisso. Essa daí sua tá muito rasa em opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest João Gilberto

...demorei a comentar, mas assisti sim viu!? hehehehe

Muito bom!! Um dos melhores dessa temporada sem dúvida!

Nota: 8/10.

Minha nota alta nem é pela temática em si, que normalmente já me atrairia, mas por novamente conhecer mais um filme que não está entre os mainstreams e nem por isso deixa de ser bom.

A história é bastante envolvente e segue um ritmo legal, sem cansar muito quem assiste. O diretor conseguiu transitar bem entre o drama e a comédia sem carregar muito em um ou outro. Neste tipo de filme achei isso essencial para não se transformar em uma história pesada e melancólica.

As atuações foram muito boas! Embora tenha diversos personagens, àquela breve apresentação já no início do filme conseguiu introduzir bem as características de cada um.

Enfim, parabéns pela indicação Portishead, curti bastante!

Se tiver algum ponto a ressaltar ou dúvidas, por favor, traga. Seria interessante desenvolver algum debate em torno disso.

:yeah2:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas atrás...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...