Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

The Cabin in the Woods


John the Baptist.

Posts Recomendados

The Cabin in the Woods (2011, EUA)

Joss_Whedon_The_Cabin_The_Woods_Gets_Twisted_New_Poster_1322776971.jpg

Sinopse:

A jovem Jules (Anna Hutchinson) resolve levar seus amigos Curt (Chris Hemsworth), Dana (Kristen Connolly), Holden (Jesse Williams) e Ronald (Tom Lenk) para uma viagem diferente nas montanhas, numa cabana situada no meio da floresta, isolada de tudo. Mas o que era para ser somente um momento de muita curtição entre a turma, acaba se transformando em algo que suas mentes jamais imaginariam.

*********AVISO*******

A crítica abaixo, do Omelete, é a melhor que eu encontrei na Internet, a que mais condiz com o filme. Maaaaas, mesmo não contando diretamente muito do enredo do filme, ela acaba com muito da graça dele e da "surpresa" que ele causa.

Tem alguns filmes que é bom você conhecer bastante antes de decidir se vê ou não. Outros, o melhor é ir "de mente livre", procurando saber o menor número de informações possíveis. Cabin in the Woods é um desses. A sinopse acima também não conta muito do filme, pelo mesmo motivo. Por isso, por favor, tentem evitar de ler qualquer crítica sobre ele (as quais acabam revelando muito do "espírito" do filme), e acreditem na minha palavra e na do cara do Omelete:

"Amando ou odiando, vocês não vão se esquecer muito rápido desse filme". Terror moderno? Terror dos anos 90? 80? Ou... Mas adianto que, se já gostaram de filmes de terror, provavelmente gostarão desse.

Melhor não falar muita coisa, pois vai acabar estragando. Espero que gostem!

Crítica:********

Quando Sam Raimi lançou seu icônico "The Evil Dead - A Morte do Demônio", provavelmente não imaginava que o estilo ali criado seria exaustivamente copiado - em alguns casos com qualidade, em outros de forma superficial. E mesmo parecendo óbvio que ideias interessantes dentro da vertente haviam se esgotado, eis que surge "O Segredo da Cabana", um produto da mente criativa de Joss Whedon ("Os Vingadores") e que foi conduzido por Drew Goddard ("Cloverfield - Monstro").

Sem revelar muito, a trama é a seguinte (parece um clichê ambulante, mas acredite, não é): cinco jovens amigos se reúnem para uma confraternização regada a álcool, drogas e probabilidade de muito sexo em uma cabana isolada no meio da mata. Lá, eles acidentalmente invocam um ritual antigo, libertando seus maiores pesadelos.

Ok! Esta parece a sinopse feita para... pelo menos... uns 100 filmes de terror genéricos Hollywood adentro. A diferença neste caso é que os jovens não estão lá por acaso, eles são observados por uma espécie de organização governamental (uma típica entidade pública), que visa manter um equilíbrio tênue. Sendo basicamente um espetáculo sanguinolento, este é um evento global que exige requintes de crueldade. É tudo muito mórbido e desprovido de sentimentos - que pode ser definido, simplesmente, como algo sadisticamente divertido.

Conversando diretamente com o público jovem, Whedon cria então uma história simbólica e cheia de referências - temos a roteirização perfeita dos bastidores e clichês deste estilo "sozinhos na mata". Igual a obra de Raimi, "O Segredo da Cabana" usa um humor surreal, que, mesmo parecendo deslocado, funciona perfeitamente, o que torna a experiência inesquecível.

Personagens bem elaborados - alguns deles com apenas uma cena - são imprescindíveis para a construção da equipe por trás dos horrores ofertados. Já os jovens da cabana não são atores excepcionais, mas tudo isso faz parte do plano (um exercício de metalinguagem), sendo o eficiente texto a principal guia da história - a criatividade dos argumentos (em especial dentro da organização) são difíceis de serem ignorados... e nos momentos finais temos um intenso banho de sangue que matará a sede dos mais perturbados.

Em resumo, Joss Whedon e Drew Goddard se uniram para construir um "clichê inovador", uma verdadeira homenagem. Brincando inteligentemente com as mesmices desta linha de terror, os caras meio que subverteram o "subgênero", sem moderação alguma na hora de inventar soluções ousadas. Apesar de não alcançar o ápice da tensão (devido ao diferenciado tom de brincadeira), "O Segredo da Cabana" consegue se aproximar da audiência de maneira eficaz, que, amando ou odiando, não esquecerá da obra facilmente. É uma pérola peculiar que encontra lugar de honra dentro do mítico universo do sobrenatural. Recomendado.

Ficha Técnica:

O Segredo da Cabana/ The Cabin in the Woods: EUA 2011

95 min

Direção: Drew Goddard

Escritores: Joss Whedon, Drew Goddard

Elenco: Kristen Connoly, Chris Hemsworth, Anna Hutchison, Fran Kranz, Jesse Williams, Richard Jenkins, Bradley Whitford, Brian White, Amy Arcker

IMDB:

LINK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest João Gilberto

Acabei de ver o filme... nota: 4/10.

Como a própria crítica fala: clichê demais!

Justamente por ser um filme dessa temática (terror), diminui minha expectativa e criticidade porém, ainda assim, ficou quase impossível encontrar algo positivo em um filme de terror que, para mim, não atingiu sequer seu propósito básico: assustar. E olha que assisti ele às 3:00 da madrugada, numa noite chuvosa, no completo breu e depois de ver o filme GANTZ!

História vazia e sem sentindo. Nem a própria crítica que tu postou aqui CMGuigamf, trouxe algo de reflexivo ou provocador. Apenas diz se tratar de um "clichê inovador" que, para mim, é a mesma coisa que nada.

Neste aspecto, o filme indicado pelo Pedrods (I Saw The Devil) deu de 10 x 0. Apesar das críticas que fiz a ele, ao menos tinha um roteiro legal, atuações e ambientações interessantes, além de uma filmagem de tirar o chapéu.

Neste, os atores são de razoáveis para péssimos, a ambientação e climatização fraca. Poucos foram os momentos em que fiquei ligeiramente tenso. Era tudo muito previsível!

Se tu tiver alguma observação a fazer, de algo que ache que vale reflexão e debate, traga por favor, ainda posso rever a minha nota.

Mas por enquanto, é um dos piores filmes que vi aqui no clube.

To tentando entender desesperadamente esta nota no IMDb aí!

:pkface:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Filme horroroso... na moral. 2/10.

Primeiro que de terror essa porra não tem nada, pelo contrário, as cenas são tão bizarras que passam a se tornar comédia pra quem vê. Segundo que, a tentativa de querer satirizar o próprio sub-gênero (terror em cabanas), com o papinho do "reality show", do pessoal lá manipulando tudo ficou, além de confuso pra caralho, uma merda também. Non-sense demais...

Chegou um momento, numa das cenas do pessoal lá embaixo, em que eu parei e pensei... WTF?!?

As atuações também são péssimas, alguns personagens sem função nenhuma na trama (tipo o negão da sala de controle, que aparentemente não sabe do que se trata aquilo tudo em que está envolvido), enfim, nem sei porque eu dei '2' como nota, oiauheoiuaheuihaoe, era pra ser '0' mesmo.

[...] Mas por enquanto, é um dos piores filmes que vi aqui no clube. Tô tentando entender desesperadamente esta nota no IMDb aí!

No clube? Um dos piores da minha vida, fácil oaiuheoiuaheoiaeuioae! Juntamente com "A Caixa", este é o pior filme que eu já vi, sem brincadeira nenhuma... e nota do IMDb é algo complicado, no geral eu concordo com elas, mas tem umas que são de doer mesmo. Esse é um exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O rating deste filme é de 7,1 para 143 mil avaliações no site do IMDB, o que é uma nota excelente para um filme de terror

Eu assisti ele ano passado e até citei no tópico 'ultimo filme que você assistiu', também gostei, achei super criativo

Um grupo de adolescentes encontra uma casa mal assombrada, tem os bonitões e as gostosas, eles transam pra caralho, aparecem uns peitinhos e no final morre todo mundo exceto o casal bonzinho. Isso sim é clichê, e o segredo da cabana foge totalmente disso, não chega a ser espetacular mas vale bastante a pena ver.

Minha nota é 7

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, sabia que a resposta do Clube iria ser bem "controversa", talvez também por isso a indicação. Em absolutamente todos os lugares que eu visitei, tem gente que odiou e tem outros que adoraram, me encontro no grupo desses últimos. Não vou me alongar muito nesse post (farei algo mais detalhado à noite, agora não posso falar muito), mas já adianto que, na minha opinião, vocês, JG e Léo, entraram com um conceito prévio compreensível, até, mas que não condiz nada com o filme. Não quis indicar nada "cabeça" (ia indicar Dogtooth, antes do Alonso (?) indicar), depois de refletir muito nas 2 primeiras temporadas, não acho que o propósito do Clube seja só esse. Algumas rápidas observações abaixo:

Beleza, eu mesmo conduzi mal o tópico ao dizer que o filme é de terror. Não é. É uma "sátira" do terror, embora não chegue ao escrachado de Todo Mundo em Pânico (horroroso depois do 1º) nem de qualquer filme do gênero. Ele brinca com os clichês (o maluco drogado, a "cheerleader safada", o jogador burro, a santinha virgem), e, nesse sentido, eu vi mais como uma homenagem ao gênero do que uma sátira.

É um desses filmes meio indefiníveis, falando em gênero/estilo. Não é terror, não é comédia, não é suspense... É um filme-homenagem (?), no sentido menos pseudo-cult da palavra.

Enfim, vou continuar minha opinião mais tarde.

Darei nota junto do segundo post.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
[...] Não quis indicar nada "cabeça" (ia indicar Dogtooth, antes do Alonso (?) indicar), depois de refletir muito nas 2 primeiras temporadas, não acho que o propósito do Clube seja só esse. [...]

Achei bacana pra caralho essa tua intenção com a indicação e tals, até porque o Clube não deve realmente ser composto só de filmes reflexivos, filosóficos ou que possuam enredos complexos e cheios de reviravoltas, o Clube tá aí pra nós, amigos foristas compartilharmos filmes que de alguma forma tem lá seu destaque.

Agora esse aí, hehehe, sei lá viu Gui... bom, vou esperar suas considerações pra continuar discutindo, hehehe! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest João Gilberto

CMGuigamf,

depois de ver o filme, eu li todas as críticas possíveis e tentei sim procurar elementos positivos, mesmo assim, poucos encontrei. Eu entendi sim que se tratava de uma sátira de filmes de terror, com os tipos clichês dos personagens e as cenas ridículas de suspense que se repetem em inúmeros do gênero, porém, ainda assim, não vi isso como algo "inovador" por parte do diretor/roteirista, por isso, a critica.

Digamos que a proposta era boa. Tem certas partes do filme que realmente achei interessante e que poderiam ser melhor exploradas. Confesso que, no início, a climatização me deixou um pouco tenso e acreditando realmente que seria um filme estilo "jogos Mortais" (lembrando que vi antes de ler as críticas e notar que era uma sátira), mas aos poucos isso foi se perdendo; o filme foi ficando cada vez mais confuso e acabou, na minha opinião, perdendo a mão em todas as propostas.

Não se firmou como terror (que imagino, não era a intenção), porém também não se firmou como nada: seja comédia, suspense, ação, etc, etc... ficou um vácuo e é isso que me incomoda, sabe?

Eu já comentei aqui antes que a proposta do clube de forma alguma é dizer o que é bom, ruim, adequado, ideal, etc... muito pelo contrário, acho que quanto mais diferenciação houver nas propostas de debate, melhor! Tanto que também já disse que não acho legal filmes que a gente tem que tá batendo cabeça pra procurar possíveis interpretações e tals...

Enfim, o filme não é de todo mal. Dá sim para curtir e passar o tempo.

O problema, foi a expectativa criada na cabeça de quem vê sem saber do que se trata. Acho, quer dizer, foi isso que fez com que eu desse uma nota tão baixa dessa vez: eu esperei muito, porque curto o gênero (suspense/terror) e acabei ficando decepcionado, saca?

:okay:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas atrás...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...