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Leandro M.

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Sparta e Feyenoord brigam pela primeira posição da Eredivise

4.+Eredivise.jpg

Uma sequência boa de jogos para nossa equipe somar muitos pontos e se manter vivo na liderança impediu que o Feyenoord assumisse a liderança mas com um jogo a menos caso consiga a vitória a briga pela liderança vai ser cada vez mais disputada.

Robin Van Persie , Mauro Quiroga e Milan Lalkovic formaram um trio ofensivo que é temido pelos adversarios e o bom futebol desses três jogadores é a esperança da torcida nessa briga pelo Bi campeonato da Eredivise.

O Roda JC ainda conseguiu um grande resultado e tirou dois pontos importantissimos nessa altura da competição e agora qualquer deslize pode custar o titulo no final da temporada.

Classificação

2.+Ta%25C3%25A7a+Holandesa.jpg

Na taça Holandesa o sorteio veio muito a calhar e não caimos contra os rivais diretos na luta pelo titulo e isso ajudou bastante a nossa equipe chegar mais uma vez na semi final da competição sem muitas dificuldades.

A semi final contra o PSV promete bastante e vamos atrás desse titulo que falta para nossa equipe para carimbar a ótimo planejamento até agora com o Sparta.

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Boa campanha!!! apenas uma derrota.. Será interessante esse confronto com o PSV pela taça Holandesa

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Está fazendo uma boa temporada , Só uma derrota na competição e pelo jeito só há um time que pode bate-lo na temporada.... mas entre Feyenoord e Sparta eu sou mais Sparta haha.

Pelo jeito Mauro Quiroga vem fazendo uma boa temporada !!

BS na continuação

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Boa campanha!!! apenas uma derrota.. Será interessante esse confronto com o PSV pela taça Holandesa

Vai ser um bom jogo mesmo e sempre nessa fase da competição meu time da uma ramelada vamo ver se dessa vez a historia muda

Está fazendo uma boa temporada , Só uma derrota na competição e pelo jeito só há um time que pode bate-lo na temporada.... mas entre Feyenoord e Sparta eu sou mais Sparta haha.

Pelo jeito Mauro Quiroga vem fazendo uma boa temporada !!

BS na continuação

Valeu ai

A Eredivise ta entre o Sparta e o Feyenoord e o PSV correndo por fora e o Quiroga é a surpresa do save até agora , é o jogador mais importante da equipe foi artilheiro do time na temporada passada e nessa ta pau a pau com o Van persie

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Sparta continua na liderança e só depende de suas forças para conquistar o titulo

5.+Eredivise.jpg

6.+Eredivise.jpg

Como era esperado a briga pelo titulo ficou entre o Sparta Rotterdam e o Feyenoord e apesar da derrota no jogo contra o Feyenoord o titulo pode continuar em nossas mãos se conseguirmos manter nossa euqipe na ponta por mais quatro rodadas.

A derrota para o Feyenoord dentro de casa não abalou a moral da nossa equipe que conseguiu ótimos resultados após a derrota e contamos tambem com alguns tropeço do Feyenoord e esses três pontos de vantagem pode garantir nosso titulo no final da temporada.

O trio ofensivo formado por Lalkovic , Van Persie e Quiroga é a esperança da torcida para garantir o Bi campeonato da competição e consolidar o trabalho do time na temporada.

Classificação

3.+Ta%25C3%25A7a+Holandesa.jpg

A semi final da taça holandesa foi uma das piores partidas do time e sofremos uma derrota pesada dentro de casa frustando os torcedores que vieram na esperança de ver o time chegar a final da taça holandesa.

O jovem atacante Carlos Fierro destruiu a partida e no primeiro tempo praticamente selou a classificação do PSV que no segundo tempo ainda ampliou o placar e avança para a final com a moral no alto para enfrentar o FC Twente.

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Li todo o sabe agora! Muito bem feito, está de parabéns!

Realmente o Sparta etá indo longe, ótimas campanhas e já tens experiências em competições europeias de grande porte!

Tem de tomar cuidado com esse título holandês que não pode escapar, e também não exageram em contratações se não o elenco ficará inchado e poderá ocasionar gastos grandes para a equipa.

Boa Sorte em suas pretensões neste belo save!

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Li todo o sabe agora! Muito bem feito, está de parabéns!

Realmente o Sparta etá indo longe, ótimas campanhas e já tens experiências em competições europeias de grande porte!

Tem de tomar cuidado com esse título holandês que não pode escapar, e também não exageram em contratações se não o elenco ficará inchado e poderá ocasionar gastos grandes para a equipa.

Boa Sorte em suas pretensões neste belo save!

Valeu ai cara , o time ta ganhando experiencia na europa e a tendencia é chegar longe nas competições a cada temporada e quem sabe la pra frente brigar pelo titulo da ucl

To ligado que tenho que ganhar a Eredivise pq entra bastante grana por causa da vaga direta na fase de grupo da UCL e o salario da equipe ta dentro do orçamento dessa temporada

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Superioridade nos 180 minutos não salva o Sparta Rotterdam da eliminação

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Estréia da nossa equipe na Taça EURO foi frustante depois de ser superior ao Dinamo de Kiev na duas partidas não adiantou e fomos eliminados por causa do gol feito na nossa casa pela equipe ucraniana.

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Na primeira partida o primeiro tempo foi praticamente todo de nossa equipe , pressionamos muito no começo do jogo mas a defesa do Dinamo estava num dia bastante feliz e pra piorar a situação eles conseguiram ir para o intervalo vencendo a partida.

O gol dos ucranianos deixou a situação muito dificil e o Dinamo equilibrou a partida mas continuamos pressionando só que bem menos que o primeiro tempo e o gol de empate veio numa grande cobrança de falta de Van Persie que deu esperança de virar o jogo mas acabou no empate que acabou custando muito caro.

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No segundo jogo o Dinamo entrou no campo com o regulamento de baixo do braço e entrou com um time bastante defensivo e mais uma vez nosso ataque não conseguiu vencer a defesa bem montada dos ucranianos e voltamos pra Holanda com uma eliminação dificil de aceitar na Taça EURO.

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A Eredivisie virá sem problemas e agora é pegar os erros que cometeu na Copa e na Liga Europa e melhorar bem o nível do time. Tem que dar um passo a mais com esse clube.

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A Eredivisie virá sem problemas e agora é pegar os erros que cometeu na Copa e na Liga Europa e melhorar bem o nível do time. Tem que dar um passo a mais com esse clube.

Na competição de pontos corridos o time ta bem mas na proxima temporada vou ter que melhorar muito nas competições de mata mata

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Uma pena essa eliminação na UEL , time foi superior nos dois jogos... tomare que o time cresça e não cometa os mesmos erros da próxima vez

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A campanha na Eredivise esta muito boa, foi uma pena o jogo da Taça Holandesa ter sido de uma forma tão ruim com uma derrota pesada para o PSV, e Quanto a Taça Euro, é uma pena o resultado foi superior, e levar um Gol aos 44' putz fico muito bravo com a minha equipe quando isso acontece, desestrutura qualquer um, mas é levantar a cabeça e seguir em frente e aprender com essas derrotas.

BS na continuação.

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Uma pena essa eliminação na UEL , time foi superior nos dois jogos... tomare que o time cresça e não cometa os mesmos erros da próxima vez

Foi osso essa eliminação mas é bom pra ganhar experiencia nas competições internacionais

A campanha na Eredivise esta muito boa, foi uma pena o jogo da Taça Holandesa ter sido de uma forma tão ruim com uma derrota pesada para o PSV, e Quanto a Taça Euro, é uma pena o resultado foi superior, e levar um Gol aos 44' putz fico muito bravo com a minha equipe quando isso acontece, desestrutura qualquer um, mas é levantar a cabeça e seguir em frente e aprender com essas derrotas.

BS na continuação.

É Barril demais tomar um gol aos 44' depois de ter dominado o primeiro tempo , foi um verdadeiro balde e agua fria no time mas agora com o Bi da Eredivise ta quase em nossas mãos é so nao vacilar pra garantir esse titulo importante e salvar a temporada

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Sparta Rotterdam é Bi campeão da Eredivise

7.+Eredivise.jpg

2 empates e 2 vitórias foi o suficiente para garantir o bi campeonato da Eredivise e ganhar o titulo para salvar a temporada que teve eliminações muito complicadas nas outras competições.

Sem duvida o trio ofensivo com Milan Lalkovic , Van Persie e Mauro Quiroga foi o principal fator a levar o time a essa conquista importantissima para o clube.

Agora é trabalhar duro para montar um time mais forte para a próxima temporada e ter condições de brigar por mais titulos e tentar manter o titulo de campeão holandÊs mais uma vez em nossas mãos.

Classificação

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Parabens pelo Titulo!!! e vamos em busca de mais na proxima temporada!

Valeu ai , na proxima temporada o time vai vim mais forte ainda pra brigar por outros titulos

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Sparta Rotterdam anuncia a construção de um novo Estádio

estadio2.jpg

A direção do Sparta Rotterdam anunciou a construção de um novo estádio para a equipe depois de conseguir a autorização necessária para começar as obras do novo estádio que está previsto para ficar pronto em julho de 2018.

O Estádio vai custar cera de £ 41.500.000 e vai ter a capacidade de 20 mil pessoas quase 7 mil a mais do que o antigo estádio da equipe e esse é mais um grande feito dessa direção do clube.

A noticia agradou bastante os torcedores que não vem a hora de ver seu time do coração jogando no novo estádio e a temporada ja começou com uma ótima noticia para os Spartanos de Rotterdã.

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Gostei do estádio haha , é uma mini arena que fará com que a torcida venha mais pro estádio e por ter mais capacidade , terá mais renda

BS na continuação

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Foi bem na Holanda, ganhando um grande título e agora é reforçar o time pra disputar em bom nível a UCL.

Dessa vez tentar ir mais longe na UCL pra ganhar experiencia na competição e mais grana

Gostei do estádio haha , é uma mini arena que fará com que a torcida venha mais pro estádio e por ter mais capacidade , terá mais renda

BS na continuação

Essa do estádio me pegou de surpresa mas foi uma boa disputar a UCL nele vai render uma boa grana

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Sparta Rotterdam anuncia os reforços para a temporada e conquista a Supertaça

0.+Pre+temporada.jpg

A pré temporada foi muito boa e conseguimos encaixar uma boa tatica para a equipe com os novos jogadores , a pré temporada foi realizada na Bélgica e os amistosos com as equipes locais ajudaram a o time ganhar ritmo para disputar a Supertaça da Holanda.

Visando fortalecer ainda mais nosso elenco contratamos 10 novos jogadores de bastante qualidade e algumas promessas como o Brasileiro Rodrigo (NEWGEN) ,e os meias Luca Falsaperta e Dirk Hirch.

Mirko+Vucinic.jpg

Acertamos o empréstimo do meia Espanhol Suso e dos zagueiro Jeffrey Gouweleeuw e Maya Yoshida até o final da temporada para compor o elenco e conseguimos grandes reforços para o setor defensivo e os zagueiros Simone Pasa e Kenneth Omeruo assinaram contrato até 2021.

Wesley+Sneijder.jpg

Mas o destaque nessa janela de transferencias foi as contratações do atacante montenegrino Mirko Vucinic e do meia Holandês Wesley Sneijder que chegaram ao clube para dividir os holofotes com Robin Van Persie.

A contratação de Sneijder foi muito bem recebida pela torcida e conseguimos vencer a forte concorrência do PSV que tambem estava interessado no jogador que encerrou seu contrato com o Galatasaray.

Muito se espera desses novos jogadores contratados e agora com a base do time campeão fortalecida nossa equipe vem com força para lutar por mais titulos nessa temporada.

Alguns jogadores deixaram o clube mas nenhum deles apresentou um grande futebol e nao seriam usados na atual temporada e são eles o Ryo Miyachi,Diego,Nicky Kuiper,Rodney Sneijder,Stef Peters,Sebastian Prodl e Juan Mnauel Vargas e renderam cerca de £ 6.000.000.

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A supertaça da Holanda foi bastante disputada e rendeu fortes emoções logo no começo da temporada , um jogo com muitos cartões e falta que atrapalhou bastante no desempenho da partida.

Começamos muito bem o jogo e aos 32' Simone Pasa ja tinha colocado nosso time em vantagem e assim permaneceu até o final do primeiro tempo e no segundo a história mudou o o FC Twente buscando o resultado cresceu no jogo e conseguiu empatar a partida e levar para as penalidades máximas e Stevens brilhou nas cobranças e pegou a ultima cobrança da equipe da casa garantindo um titulo inédito para nossa equipe e começando muito bem a temporada.

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Parabéns! Um título é sempre um título e é ótimo iniciar a temporada nesta forma!

Eu sou aquele tipo de treinador que, se o jogador tem qualidade, eu mantenho. Acredito que o Diego até deveria ficar, só de imaginar um meio de campo com Sneijder e Diego, realmente...

Eu achei muito boas as contratações, e vejo o Sparta indo cada vez mais longe na Europa!

Além do mais, poderia me mostrar como andam suas duas maiores contratações, Vucinic e Sneijder?

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Parabéns! Um título é sempre um título e é ótimo iniciar a temporada nesta forma!

Eu sou aquele tipo de treinador que, se o jogador tem qualidade, eu mantenho. Acredito que o Diego até deveria ficar, só de imaginar um meio de campo com Sneijder e Diego, realmente...

Eu achei muito boas as contratações, e vejo o Sparta indo cada vez mais longe na Europa!

Além do mais, poderia me mostrar como andam suas duas maiores contratações, Vucinic e Sneijder?

Eu pensei em renovar o contrato do Diego por que qualidade ele tinha mas nao jogou 10% do esperado e ainda pediu um aumento de quase 100% pra renovar ai ficou osso manter ele

Depois vou postar os atributos do Vucinic e do Sneijder

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Sparta Rotterdam cai em grupo complicado na UEFA Champions League

UCL+Grupo.jpg

O Sorteio da UEFA Champions League foi mais uma vez muito ruim para nossa equipe e igual a temporada passada caimos no grupo do atual campeão da UEFA Champions League que dessa vez é o FC Porto. ( Todo save que eu jogo muitas temporadas o Porto vira o time mais fodao da Europa o.O)

O grupo reúne os campeões nacionais e todos com equipes bem montadas mas o favoritismo do Porto e do Borussia Dortmund é evidente no grupo mas o Galatasaray com uma ótima equipe pode surpreender e correndo por fora nossa equipe vai tentar mais uma vez brigar pela vaga na Taça EURO que dessa vez será bem mais complicado de conseguir.

Porto.jpg

O Bicho papão do grupo e tambem um dos grandes favoritos a conquistar a UEFA Champions League e com o elenco campeão da UEFA champions League da temporada passada o FC Porto nao deve sofrer para chegar as oitavas de final.

Um elenco muito forte e o time titular é praticamente perfeito , o goleiro Asmir Begovic é um dos melhores do mundo a posição , a zaga formada por Maicon e Otamendi dão um ótimo suporte defensivo mesmo com o constante avanço dos laterais Danilo e Alex Sandro que chegam constantemente ao ataque causando perigo.

O volante argentino Dario Hermoza ( NEWGEN) e João Moutinho formam uma dupla de volantes muito eficiente mas a parte da frente do Porto que é a principal arma do clube e Alen Halilovic e James Rodriguez abertos pelas pontas e Leandro Paredes no centro formam uma linha de 3 na frente quase impossivel de ser marcada e isolado no ataque Manolo Gabbiadini é o principal artilheiro do time.

James+Rodriguez.jpg

O Banco ainda tem muita qualidade com os volante Ramires e Diego Reyes , o centro avante Lacina Traore e os meias Nicolas Gaitan e Jeremy Menez são excelentes opções para o treinador Italiano Luciano Spalletti.

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Se a principal arma do Porto é seu ataque o mesmo pode se dizer do Borussia que ao meu ver possui um ataque superior ao do Porto mas não tem o elenco tão qualificado como o dos Portugueses.

A dupla de volantes formada por Ilkay Gundogan e Marco Verratti é uma das melhores duplas de volantes do mundo e desses dois jogadores que começam as grandes jogadas do time alemão.

Mario+Gotze.jpg

A linha de três do Borussia Dortmund formada por Marcos Reus , Lewis Holtby e Mario Gotze é um inferno para qualquer defesa adversária e a genialidade de Gotze e dos demais torna imprevisivel qualquer lance criado pelo time alemão.

O atacante da equipe sempre alterna entre Seydou Doumbia e Facundo Pereyra mas os dois podem causar estragos independente de quem jogue e no banco de reservas o Italiano Stephen El Shaarawy sempre entra nas partida e alterna muito a vaga de titular com Lewis Holtby.

Galatasaray.jpg

A equipe turca dificilmente terá forças para brigar com o Porto e o Borussia Dortmund mas é a favorita no grupo para ficar com a terceira posição e se classificar para a Liga Europa.

Burak+Yilmaz.jpg

É nosso adversário direto no grupo pela vaga e tem um bom time mas não é nenhum bicho de 7 cabeças e seu principal jogador ainda é o centro avante Burak Yilmaz e o apoio dos laterais Mercado e Alvaro Pereira é outra jogada muito usada pelo Galtasaray.

PS - Atributos do Sneijder e do Vucinic


Reforçou bem a equipe. Gastou pouco e lucrou um bom valor com as vendas.

Qual a idade do Sneijder e do Vucinic?

Ambos com 33 anos

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    • rsm_rlb
      Por rsm_rlb
      No ano de 2082, quando os ecos do passado ressoam apenas nas páginas empoeiradas dos livros de história do futebol, emerge um novo protagonista, um nome que transcende os limites do tempo e da imortalidade esportiva: Bityéssi Pereira da Silva. Durante décadas, Bityéssi foi a personificação do talento puro e da magia nos campos de futebol, deixando uma trilha de recordes imbatíveis e memórias inesquecíveis. 
      Contudo, ao atingir o crepúsculo de sua carreira extraordinária como jogador, Bityéssi percebe que está na hora de pendurar suas chuteiras, mas enxerga um novo capítulo em sua jornada. Um capítulo que o conduzirá para além das fronteiras familiares dos clubes e das rivalidades em campo. É chegada a hora de explorar o desconhecido, no mundo complexo e desafiador dos treinadores de futebol e suas políticas punitivas aonde a politicagem corre e rola solta e milagres precisam ser feitos mesmo que ninguém fora do balneário tenha conhecimento. 
      Na era de 2082, onde a tecnologia se entrelaça com a tradição, Bityéssi mergulha em um universo onde a astúcia tática, a liderança inspiradora e a capacidade de moldar talentos crus são as ferramentas fundamentais. A transição de jogador a treinador revela um terreno fértil para o amadurecimento de sua sabedoria futebolística, desafiando-o a traduzir a magia que outrora aplicou nos gramados para o tabuleiro de estratégias que agora comanda.  
      Assim, a história de Bityéssi Pereira da Silva, que começou como um conto de glórias individuais, transforma-se em uma epopeia coletiva, onde cada vitória e derrota tecem o tecido de uma nova narrativa. Nesta saga, testemunharemos não apenas o florescer de um treinador, mas a evolução de um ícone, cujo legado transcende as linhas do campo e inspira uma nova geração de sonhadores. 
       

       
      Salve galera, tudo bem?  Eu me chamo Renan, possuo 30 anos e atualmente luto contra a depressão. Por que este detalhe é algo importante? Porque este projeto é algo meu que talvez me ajude a me levantar. Com o passar dos anos eu fui perdendo o foco em muitas coisas por causa deste pequeno “problema” e estou aos poucos tentando me reerguer e retomar as coisas que eu gosto. FM foi uma coisa que eu abandonei por completo. O último que eu havia jogado havia sido o FM 2015 e depois simplesmente larguei meu hobbie. Muitas coisas aconteceram na minha vida de lá pra cá e minha vida foi só ladeira abaixo. 
      Então para começar, eu estou aqui me propondo a tentar juntar duas coisas que eu amo. FM e escrever. Eu sou mestre/narrador de RPG, mais precisamente Dungeons and Dragons então escrever é algo que eu meio que preciso fazer e arrisco dizer que se não fosse o RPG eu não estaria mais aqui. Dito isso, eu lembro que amava o fórum e gostava muito de vários membros aqui. Alguns pude ver que continuam ativos até hoje, outros não faço ideia se estão por aqui, se posso citar nomes ou se foram pra novos horizontes seguindo o vento. E basicamente é o que eu quero. Trilhar o tempo que perdi e seguir em frente. Dito isso, a única coisa que eu peço é apoio e feedback. Se estão curtindo, se tiver algo que eu possa melhorar ou qualquer coisa que tenham a acrescentar me contém. Vai ajudar muito na minha motivação ter pelo menos uma pessoa dando apoio. 
      Dito isso a minha proposta de save é a seguinte: Juntamente com meu mano Chat GPT eu estarei criando uma história e um enredo para este save. Será jogado no FM 2013 e se dará início no final do ano 2082. O save terá uma licença poética, então peço que fiquem cientes que eu usarei de recursos narrativos para alterar eventos do save, por exemplo nosso herói é um personagem fictício. Inicialmente eu queria um Newgen real, mas estava bem difícil encontrar um que se encaixasse nos meus critérios de procura.  
      Por fim, mas não menos importante eu vou tentar tornar isso uma história interativa. Então qualquer pergunta que me fizerem que poderia ser respondida pelo personagem, virá respondida por ele durante uma entrevista. Seja imprensa, podcast, ou qualquer outra coisa do tipo. Outro fator é que qualquer um que deseje participar ativamente do save pode dizer o que deseja fazer. Exemplo “Joãozinho e quero ser lateral direito”. Então eu vou ver os laterais da minha base no time atual e escolher um deles para criar o seu personagem por meio do editor e sempre que eu me lembrar, trago informações sobre jogadores/comissão técnica que vocês criarem (Se criarem).
       Então é isso galera. Abaixo deixarei algumas perguntas frequentes que possam vir a ter. Espero que se divirtam e caso estejam preparados, rolem iniciativa!
       
       
       
       
    • Helio Nery
      Por Helio Nery
      Tenho os seguintes manager, 2013,2014 e 2015, quem tiver atualização para 2023, me chama no zap 7.5.9.8.8.6.1.1.7.9.5!
    • leandropatrola
      Por leandropatrola
      Já vasculhei todos os downloads aqui e li sobre os tópicos a respeito de tradução do FM 13
      até baixei de outras versões mas infelizmente não funcionou, se alguém tiver o arquivo LTC do fm13 em português (pode ser o de portugal mesmo)
      por favor compartilhem aqui pq vascuhei os torrents tbm baixei uns 2 ou 3 arquivos mas nenhum deu certo, e a versão q eu tenho tem só em inglês e russo
      obrigado 
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Introdução
      A Sports Interactive é responsável pelo sucesso da série Championship Manager e Football Manager. Apesar de ter perdido o nome na disputa com a Eidos Interactive, antiga distribuidora da série CM, o legado ficou todo com a desenvolvedora. A parceria com a Sega, nova empresa distribuidora inseriu no mercado uma das franquias de maior sucesso do futebol.
      Desde novembro de 2004 foram 14 edições da série Football Manager e em maior ou menor grau, todas fizeram um relativo sucesso. O jogo coloca você no comando de uma equipe de futebol, tomando todas as decisões relativas de um manager de futebol e esse é o grande mote da série. Com tudo, o jogo evoluiu bastante nos últimos 13 anos e meio e uma das mudanças relevantes, mas sempre relegada ao plano de fundo, foi o aumento da importância da comissão técnica no jogo.
      Tendo isso em vista, seguiremos uma análise de quatro edições do jogo, em períodos de cerca de 4 a 5 anos entre cada lançamento para entender como esse processo ocorreu e como você deve encerar a montagem e utilização do seu staff no FM. Passaremos pelo Football Manager 2005, depois pela Football Manager 2009, chegaremos até o Football Manager 2013 e encerraremos com a edição atual, o Football Manager 2018.
      Football Manager 2005
      Tela do staff
      Na primeira edição da série, a tela de staff era bem simplória e apenas informativa. Ela contava apenas com o cargo de cada um, a equipe pela qual a pessoa era responsável, a nacionalidade, a reputação e as informações salarias e de término contratual.

      Perfil do staff
      A tela do membro da comissão técnica era menos informativa, mas ainda hoje, encontramos boa parte dessas informações no perfil de cada um no jogo. Os atributos em sua maioria ainda são quase os mesmos, mas a forma como interagimos com cada um deles mudou. Antigamente não havia uma preocupação com os atributos mentais de cada membro do staff, a única coisa que importava era ter o atributo de treino necessário com o maior valor possível.

      Mensagem do olheiro e relatório
      Os relatórios dos olheiros também eram bem mais simples, uma simples recomendação por escrito se o jogador era ou não era uma boa contratação para o seu clube.

      Tela de treinos
      A parte de treinos era totalmente diferente e contava com algo bastante próximo do que um grupo de jogadores deseja ver no jogo, a opção do treinador decidir os regimes de treinamento durante a semana, decidindo o que vai ser trabalhado em casa sessão.

      Relatório de treinos
      Além disso, não existia uma tela que você pudesse saber qual a qualidade do seu treino, apenas uma informação de como cada jogador estava evoluindo seus atributos, em que tipo de programa de treinos o jogador se encontrava, a opinião do staff sobre o desempenho do atleta nos treinos e a tradicional opção de retreinar a posição de um jogador

      Leia Mais: A arte do retreinamento
      Relatório da equipe
      Por fim, as informações disponíveis e demonstradas pela comissão técnica sobre seu elenco e jogadores eram bem limitadas, com o jogador tendo que se guiar pelos atributos que achava importante por posição, ao invés de confiar no que seu staff dizia.

      Como puderam perceber, o staff praticamente só existia na primeira versão do jogo, com tudo sendo bastante misterioso e na base de tentativa e erro para achar a melhor forma de entender seu time, treiná-lo e descobrir novos reforços.
      Football Manager 2009
      Antes de mais nada, já peço desculpas pelas imagens em inglês, mas o meu jogo não tem o idioma português disponível.
      Tela do staff
      Era de se esperar que cinco edições depois algumas mudanças ocorressem nessa área. Contudo, a primeira comparação é de que nada mudou, com a tela de staff permanecendo rigorosamente a mesma.

      Perfil do staff
      Já o perfil do staff ganhou novas informações e novos atributos. Surgiram os atributos de treino de ataque, defesa, físico, mental, tático e técnico na parte de treinamento. Na parte mental, tivemos a transferência de alguns atributos de treino como Fisioterapia e Conhecimento Tático. Além disso, surgiram quais tipos de funções o membro pode e tem desejo em exercer em um clube, além do seu conhecimento de certos países no jogo.

      Mensagem do olheiro
      Uma das modificações nos últimos anos foi a inclusão do relatório do olheiro, apesar disso, as informações que apareciam na caixa de mensagens ainda eram bastante poucas. Ao menos havia um breve informativo sobre o jogador que foi observado.

      Relatório do olheiro
      O relatório de olheiro foi introduzido entre o Football Manager 2005 e o Football Manager 2009 e ajudou bastante os jogadores a entenderem melhor uma contratação. Obviamente que essa mudança foi gradual, com o sistema de estrelas sendo timidamente inserido no Football Manager 2006 e evoluindo até o relatório.
      LEIA MAIS: Planos de A a Z: Mudando o panorama de um jogo
      No relatório temos uma comparação entre o jogador observado e o melhor do elenco na posição e também com relação aos jogadores da divisão em que o time se encontra. Também fala um pouco sobre a personalidade e os pontos forte e fracos do jogador. Além de encerrar com informações sobre a transferências, como interesse do jogador, preço e salários. Tudo isso sendo fechado com a recomendação final do olheiro, que foi resumido na mensagem recebida na caixa de mensagens.

      Tela de treinos
      Os treinos que começaram mais especializados e roteirizados se tornaram uma questão de ajustes de barrinha e nessa época, muitos treinos como o famoso Masca Training movimentaram a comunidade. Como não havia uma ciência por trás disso, os treinos eram questões de tentativa e erro e por isso, aqueles prontos e testados eram coqueluche na época. O problema disso é que meio que automatiza e facilitava o desenvolvimento dos atributos dos jogadores, facilitando a criação de jogadores com atributos bombados. Esse tipo de situação também só nos obrigava a procurar os preparados com os melhores atributos para cada treino e coloca-los no time. Por fim, o relatório de desempenho nos treinos que antes vinha separado, agora se integrou a com a organização dos treinos.

      Tela de preparadores
      Também tivemos a introdução da divisão de treinos por cada membro do staff, com cada um sendo especialista em uma área de acordo com seus atributos. A medição por estrelas da qualidade do treino também foi imposta durante o período e ficou possível mensurar facilmente a qualidade da comissão técnica na hora do treinamento. Outro ponto importante foi a introdução de treinos e preparados diferentes para a equipe principal e para as categorias de base.

      Relatório da equipe
      O relatório da equipe continuou bastante similar durante esse tempo, mas houve a exclusão da informação sobre quem seriam os piores jogadores da equipe, ficando apenas os melhores por setor da equipe principal e as principais promessas.

      Relatório das palestras
      Porém, com o aumento da importância das palestras de jogo, seja na preleção, no intervalo ou após o jogo, surgiu uma nova ferramenta. De forma rudimentar, seu assistente técnico lhe informava como cada jogador reagiu a suas palestras na partida anterior, permitindo que você pudesse entender melhor como motivar cada jogador.

      Recomendação de jogadores por empréstimo
      Por fim, para quem quisesse pedir recomendações de jogadores disponíveis e acessíveis para o time via empréstimo, poderia solicitar rapidamente ao seu assistente para produzir sugestões para as posições indicadas pelo treinador. Infelizmente, dependendo do nível em que sua equipe se encontrava, não era fácil encontrar, mas era uma ferramenta bastante útil para quem jogava em divisões menos badaladas.

      Com o salto de cinco versões, já começamos a perceber uma maior relevância da comissão técnica dentro do processo, como uma maior especialização nos treinos, a adição de funções novas ao assistente técnico, além de maiores informações fornecidas pela equipe de olheiros.
      LEIA MAIS: Sobrevivendo a sua primeira temporada em 12 passos
      Football Manager 2013
      Andamos agora quatro versões para frente, até o lançamento do FM 2013 no final de 2012. Nessa linha temporal que seguimos, estamos cada vez mais próximos do estado atual da franquia.
      Relatório de boas-vindas
      Logo de cara já temos uma novidade, que é um relatório de observação de boas-vindas dos olheiros, indicando jogadores que podem ser boas contratações para o time. Fornecendo imediatamente um ponto de partida para o seu novo trabalho.

      Tela do staff
      A tela de staff também ganhou uma maior divisão, apesar de inicialmente mostrarem as mesmas informações, observamos uma clara divisão por time principal, reservas e categoria de bases, além de vermos que o aumento na proeminência nas responsabilidades do staff.

      Perfil do staff
      O perfil do staff ainda apresenta a mesma estrutura vista lá no FM 2005, mas com mais informações e tirando o histórico de conselhos, pouca coisa mudou desde o FM 2009.

      Mensagem do relatório do olheiro
      A mensagem do relatório de olheiro ganhou mais corpo e passou a contar com a recomendação de capacidade atual e potencial do jogador, além das informações sobre os valores envolvidos em uma eventual transferência.

      Relatório do olheiro
      O relatório de olheiro ficou mais gráfico e recheado de informações que já saltam imediatamente aos olhos. A estrutura vista anteriormente ainda é similar, mas as informações de posição, melhor função (adveio da mudança nas táticas no FM 2012) e também uma comparação com os melhores atletas da posição no elenco passaram a figurar por aqui.

      Tela de treinos
      Os treinos abandonaram as barrinhas e assumiram a forma como conhecemos hoje, tirando mudanças de estilos e uma ou outra pequena modificação, já são mais de cinco anos que a estrutura é a mesma. Ao invés de decidir as intensidades de cada tipo de treino, agora você pode escolher apenas um foco e a sua intensidade. É possível mudar o treino padrão em determinada semana e a intensidade também. Além disso, temos o treino para jogo, que normalmente antecede cada uma das partidas. E você pode optar por dar descanso aos atletas e depois de cada jogo e também aumentar ou diminuir a carga de treino para jogo.

      Tela de treino individual
      As informações de treino passaram a ser divididas entre individual e geral, além da já tradicional tela de preparadores. Na tela individual, você pode definir um foco para o jogador (atributo, nova posição, MPJ e a intensidade), além de acompanhar o desempenho geral do atleta nas sessões de treinamento e a opinião do staff sobre o rendimento do atleta.

      Tela de preparadores
      A tela de preparadores mantém a mesma estrutura do FM 2009, mas ficou mais fácil de ver o nível de cada treinador e modificar as sessões de treino que cada um é responsável. A opção de pedir um relatório sobre atletas disponíveis para empréstimo ainda permaneceu durante essas quatro diferentes versões.

      Relatório da equipe
      O relatório da equipe agora se tornou muito mais informativo e mais abrangente, avaliando toda a equipe, ao invés de só os destaques. Além disso, o fornecimento de relatórios sobre suas táticas, origem dos gols feitos e sofrido, última partida e outros tipos de estatísticas começaram a surgir com o aumento da importância da análise estatística no futebol mundial.

      Conselhos do staff
      Contudo, as principais mudanças para o aumento da importância do staff começaram a ser implementadas, com a ferramenta de aconselhamento do staff, onde eles começaram a dar pitacos em diversas áreas e passaram a ter um desempenho ativo dentro do jogo. Com isso, os atributos técnicos passaram a ser a única fonte de medição de qualidade de um membro da comissão, com os atributos mentais passando a ter peso importante nessa relação.

      Responsabilidades do staff
      Outra parte importante foi a capacidade de poder dividir as responsabilidades indesejadas com o seu corpo técnico, podendo direcionar atividades que você ainda se acha inexperiente para mexer ou que não se importa tanto ao ponto de microgerenciar tudo.

      Passaram-se nove versões e as versões de 2012 e 2013 começaram a ser um ponto de virada na importância do staff dentro de jogo. Eles passaram a deixar de estar ali por estar e se tornaram parte do seu dia-a-dia como treinador do clube. O que é um ponto positivo, pois essa integração existe e é vital num clube de futebol e com isso, a relevância de passar a investir mais em seu staff aumentou, com mais pessoas dando atenção a outros critérios além das estrelinhas de cada preparador em seus treinos.
      LEIA MAIS: Descobrindo suas fraquezas e construindo um time
      Football Manager 2018
      Chegamos a versão atual e já nota-se o tanto que as funcionalidades e atividades relativas ao staff no jogo se tornaram mais presentes e detalhadas ao longo dos anos e com o Football Manager 2018 não foi diferente, já que na versão anterior inseriram-se novas funções no staff e que foram melhores trabalhadas para a edição atual. Ademais, a presença do Centro Médico e a modificação no funcionamento do sistema de olheiros trouxeram ainda mais impacto à forma com que o treinador se relaciona com seu staff.
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      Tela do staff
      A tela de staff mudou de roupagem, sendo dividida nas três categorias vitais para o funcionamento do clube: equipe técnica, de observação de jogadores e departamento médico. Com bastante informações a respeito do preenchimento das vagas, a quantidade de cada tipo de profissionais e uma comparação média da qualidade da comissão técnica com o restante da divisão em que seu clube se encontra.

      Perfil do staff
      A tela do perfil do staff ainda continua estrutura da mesma maneira, apesar de conter mais informações a respeito de cada treinador, contudo, as grandes mudanças ficaram para os atributos. Agora eles são divididos em gestão, treino, olheiros e médico. Assim, cada profissional de determinada área tem seus atributos destacados adequadamente. Também tivemos a inclusão de novos treinos de goleiros, antes eram dois, agora são três. Além disso, cada uma das suas equipes (reservas, juniores, etc) ganhou uma tela própria para que você possa ver quem é o staff em cada uma delas.

      Mensagem do olheiro
      As modificações na forma como os jogadores são observados e a inclusão do analista de dados geraram impactos na forma como você obtém as informações do seu time de olheiros. Anteriormente, os relatórios chegavam nas suas caixas de mensagem, agora, se você delegar a responsabilidade de observação ao olheiro-chefe, apenas quando ele julgar necessário você receberá um relatório. A maioria fica no centro de observação, ou então, na tela de pesquisas ou lista preferencial.

      Relatórios do olheiro e analista de dados
      Os relatórios de olheiros também ficaram mais abrangentes e específicos, com o relatório do olheiro separado do relatório do analista de dados e com a opção de juntar essas duas informações em uma tela só. Obviamente que a gama de informações disponíveis também aumentou, deixando de ser limitado só a um ponto fraco ou forte, listando um perfil mais completo do jogador, para te informar se ele é ou não é uma boa recomendação. Inclusive, para essa versão, foi incluído um sistema de pontuação que vai de 0 a 100 para que você possa ver quão boa aquela contratação pode ser, independentemente da avaliação de CA e PA do atleta.

      Tela de treinos
      A tela de treinos também ganhou mais informações, com a adição de uma tela que reúne as informações generalizadas. A forma como o jogo gere os treinamentos ainda não mudou, apesar de ser uma das sugestões mais frequentes nos fóruns da Sports Interactive. O mesmo segue para as telas de treino individual e de preparadores, com a maioria das modificações sendo apenas para clarificar as informações na tela. Também tivemos a distinção mais adequada dos treinos de cada uma das suas equipes, para que você possa personalizar melhor o treinamento de cada um dos membros do seu staff para tirar o máximo possível em cada nível de futebol.

      Relatório da equipe
      O relatório da equipe agora também contém mais informações, seguindo os rumos tomados nas edições anteriores e incrementando ainda mais a quantidade de informações presentes para o jogador. Até a avaliação do nível do plantel se tornou mais informativa, com diversos comparativos podendo ser feitos, fazendo que você entenda quais são seus melhores e piores jogadores mais rapidamente.

      Conselhos do staff
      Os conselhos do staff também ganharam mais diversidade e o seu controle sobre quando receber essas informações também aumentaram. Temos conselhos táticos, de treino de desenvolvimento de jogadores, de transferências e contratos e da própria comissão técnica. Você pode até decidir quem é o membro mais capacitado para lhe informar nesses diversos tópicos. Além disso, ao acessar a tela do seu elenco, sempre que um conselho estiver disponível, aparece um alerta no canto da tela e ao clicar nele, você pode decidir quais ações tomar, resolvendo rapidamente as pendências do elenco. Vale lembrar que essa funcionalidade está presente em todas as telas que o conselho é válido, não apenas nas telas do elenco.

      Responsabilidades do staff
      Com uma grande quantidade de funcionários, ocorre um aumento de responsabilidades. E a tela de delegação de tarefas aumentou bastante entre a sua implementação e a atual versão. Isso permite uma maior adaptação do treinador ao seu estilo de jogo e pode ajudar até a reduzir o tempo gasto com o gerenciamento desses detalhes no jogo.

      Centro de observação
      A forma como interage-se com os olheiros também mudou, com a equipe de observação tendo orçamento próprio e a possibilidade de comprar pacotes de informações sobre jogadores que envolvem diversos escalões do futebol (normalmente ligados ao alcance atual do clube) e que são divididos entre pacote sênior (para os jogadores já consolidados) e pacote de jovens.

      Centro Médico
      E com as necessidades físicas do futebol moderno aumentando a cada vez mais, foi adicionado o centro médico, uma tela que lhe fornece informações sobre a condição física dos jogadores e como está o desgaste dele. Isso ajuda a prevenir lesões e manter seu elenco bem-conservado para as partidas mais importantes da temporada.

      É notável o aumento exponencial de funcionalidades ligadas ao staff entre o Football Manager 2005 e o Football Manager 2018 e como não podia deixar de ser, a própria importância de ter uma comissão técnica de qualidade e que você possa confiar.
      Conclusão
      Tendo tudo isso em vista, essa é uma parte do jogo em que não se pode negligenciar mais, com eles sendo fundamentais para o desenvolvimento dos seus atletas, para o entendimento do funcionamento da sua equipe e até mesmo para diminuir as chances de erros bobos no planejamento da temporada.
      LEIA MAIS: O Guia do FM 2018: 16 dicas essenciais
      Por isso, não negligencie essa parte do jogo e aproveite que agora o orçamento salarial para o staff é separado do seu orçamento salarial para jogadores, sendo assim, você não precisa deixar de reforçar seu elenco para encorpar seu staff. Com tamanha importância, ter um staff em que você possa confiar pode ser vital nos resultados finais do seu time e influenciar a forma como seu save está indo.
      Conteúdo original produzido por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
      Banner: @_Matheus_
    • GG.
      Por GG.
      O "Princípio 323": como distribuir tarefas por um time
      Por ggpofm

      O Football Manager (FM) é um jogo envolvente. A possibilidade de atuar como um treinador que comanda e/ou influencia várias áreas de um clube é cativante, mas sabemos que muitos dos que estão dando os primeiros passos no FM se sentem um pouco perdidos em vários aspectos do jogo, inclusive naquele momento de colocar o time em campo.
      Para tentar ajudar quem é iniciante no FM, resolvi contribuir com um texto sobre a distribuição de tarefas na formação tática um time. Espero que as ideias que serão apresentadas possam ajudá-lo de alguma forma, mas tenha em mente que elas não são uma receita de bolo e nem a solução para todos os seus problemas. É fundamental a leitura de outros textos que abordam outros aspectos do jogo e também a compreensão de que o jogo simula o futebol e como tal, muitos acontecimentos em campo ocorrem de forma ocasional.
      Desde o FM 2010, a Sports Interactive (SI) introduziu o “Criador de Táticas” com objetivo de facilitar o trabalho de quem vai controlar um time. Com ele é possível organizar de forma intuitiva como um time se estruturará taticamente para as partidas. Mesmo assim, um dos aspectos do “Criador de Táticas” que podem gerar confusão para quem está dando os primeiros passos no mundo do FM é a definição das tarefas dos jogadores.

      As tarefas no FM
      No FM há seis opções de tarefas: defesa, apoio (suporte), ataque, cobertura, bloqueio e automática. Para algumas funções existe apenas uma tarefa, como por exemplo, o Primeiro Volante, que possui somente a tarefa defender. Para outras existem quatro tarefas, como por exemplo a função de Meia Central, com as tarefas de defesa, apoio, ataque e automática. Enfim, para cada posição em campo é possível escolher algumas funções e cada uma delas possui um número de tarefas pré-definidas pelo FM.
      Escolher bem as tarefas de um time permitirá que ele se torne equilibrado em campo, mantendo seus três setores (defesa, meio-campo e ataque) conectados, facilitando que os jogadores desenvolvam o modelo de jogo pretendido.
      Para o que nos interessa precisamos apenas nos concentrar nas tarefas básicas do FM: as tarefas de defesa, apoio e ataque. O motivo para isso é que as tarefas de bloqueio e cobertura são na realidade adaptações da tarefa defender, enquanto a tarefa automática reúne as três tarefas fundamentais (defesa, apoio, ataque) em uma só. Os mais experientes fazem uso da tarefa automática de forma precisa, mas para quem está iniciando eu acredito que é mais educativo controlar as tarefas que cada jogador executa em campo em determinado momento de uma partida, do que deixar que a inteligência artificial do jogo controle isso por conta própria.
       
      O que é o “Princípio 323”
      E como essas três tarefas devem ser distribuídas por um time? Quantas tarefas de defesa um time precisa ter? E quantas de apoio e ataque? Todos os jogadores de defesa devem ter tarefas de defesa e os jogadores de ataque devem ter tarefas de ataque?
      As respostas para essas e outras questões estão no que eu batizei de “Princípio 323”. A primeira vez que eu vi essa ideia apresentada de forma clara foi no “Tactical Theorems and Frameworks 09” (TT&F 09), dos idealizadores do “Criador de Táticas”, Richard Claydon (wwfan) e Gareth Millward (Millie).
      Todo time deve ter jogadores que foquem seu jogo intensivamente na defesa (tarefa defender), jogadores que foquem seu jogo intensivamente no ataque (tarefa atacar) e aqueles que jogam de forma mais equilibrada nas duas tarefas (tarefa apoiar). Para os autores do TT&F 09, para um time alcançar o equilíbrio tático é preciso que entre os 10 jogadores de campo exista o mínimo de três jogadores com tarefa defender, dois jogadores com tarefa apoiar e três jogadores com tarefa atacar.
      Sendo assim, quando se distribui as tarefas seguindo o “Princípio 323” entre os 10 jogadores de campo de um time, oito terão que estar distribuídos como a forma enunciada acima, enquanto a tarefa dos outros dois jogadores que sobraram serão designadas de acordo com a postura que for adotada em um determinado momento da partida.
      A partir desse princípio, os desdobramentos são lógicos. De forma geral, se em algum momento da partida o objetivo é atacar serão necessários mais jogadores com tarefas ofensivas e se em outro pretende-se defender, haverá necessidade de mais jogadores com tarefas defensivas. A conclusão para uma proposta defensiva, uma equilibrada (neutra) e uma ofensiva, a distribuição de tarefas entre os 10 jogadores de campo será a seguinte:
        Postura defensiva: cinco com tarefa defender, dois com tarefa apoiar e três com tarefa atacar;
      Postura equilibrada: três com tarefa defender, quatro com tarefa apoiar e três com tarefa atacar;
      Postura ofensiva: três com tarefa defender, dois com tarefa apoiar e cinco com tarefa atacar.
        Observe que em todas as três propostas acima sempre existe o mínimo proposto pelo “Princípio 323”, ou seja, três jogadores com tarefa defender, dois de apoio e três com tarefa atacar.
      Espero que não, mas alguém pode imaginar que as tarefas de defesa devem ser dadas aos defensores, as tarefas de apoio aos meio-campistas e as tarefas de ataque aos atacantes. Nada mais equivocado!
      Para um time alcançar o equilíbrio tático, evitando-se que a defesa, o meio-campo e o ataque fiquem desconectados, é preciso misturar as tarefas pelos três setores de um time para que exista movimento entre eles. Por isso, não basta saber a quantidade de tarefas necessárias em um time. É importantíssimo saber distribuí-las pelos três setores do time.
       
      “O Princípio 323” na prática
      Não tenho a intenção de apresentar imagens de várias formações táticas e sugestões de distribuição de tarefas porque não é meu desejo transformar o “Princípio 323” em algo a ser seguido às cegas e sem nenhuma reflexão por parte de quem irá usá-lo. Se pelo “Princípio 323” tenho um modelo a ser seguido que “exige” o mínimo de três jogadores com tarefa de defesa, três de apoio e três com tarefas de ataque, espero que ao distribuir as tarefas pelos setores de um time, você pare, pense e consiga distribuí-las de forma racional, lembrando-se que durante os 90 minutos de partida existem vários momentos diferentes e que, talvez, em cada um deles seu time precise de uma distribuição de tarefas diferente para conseguir jogar de forma equilibrada.
      Mesmo assim, vou apresentar um exemplo simples com uma formação que já foi muito usada no FM, o 4-4-2 inglês. Como você deve saber, essa formação tática utiliza os três setores em linha (quatro defensores, quatro meio-campistas e dois atacantes).


      Como toda e qualquer formação tática, ela só funcionará bem se conexões foram criadas entre os setores e por isso, o 4-4-2 inglês precisa de defensores que se aproximem do meio-campo ou que o ultrapasse, de meio-campistas que ajudem a defesa, de meio-campistas que ajudem o ataque e atacantes que ajudem o meio-campo.
      Seguindo as diretrizes do “Princípio 323” uma das maneiras possíveis de distribuir as tarefas do 4-4-2 inglês é a seguinte:

      Como é possível ver acima, existem três jogadores com tarefas defensivas (dois zagueiros e um meio-campista central), dois com tarefas de apoio (um meio-campista central e um atacante) e três com tarefas de ataque (um atacante e dois meio-campistas laterais). Também existem os dois laterais para os quais as tarefas não foram definidas.
      Determinadas escolhas parecem óbvias, mas outras nem tanto. O meio-campo é sempre problemático porque ele precisa executar várias atividades simultâneas. Ele é o setor que conecta a defesa e o ataque, mas também precisa proteger a defesa e se aproximar do ataque para não deixá-lo isolado. Por isso é comum que se tenha as três tarefas distribuídas por ele.

      Como é possível ver na imagem, existe um meia-central com tarefa defender que será o jogador mais recuado do meio-campo e que auxiliará na proteção da defesa, dois meio-campistas laterais que procurarão chegar ao ataque e um meia-central com tarefa de apoio que ajudará na ligação defesa e ataque.
      No ataque, há outro jogador com uma tarefa que não parece óbvia, o atacante com tarefa apoiar.

      Ele é responsável por impedir que o ataque se desconecte do restante da equipe, por isso ao receber a tarefa de apoio ele fica mais recuado. É um tarefa parecida com a do meia-central com tarefa defender que é o responsável por impedir que o meio-campo se desconecte da defesa.
      Observe que as ideias apresentadas no “Princípio 323” estão presentes no 4-4-2 inglês apresentado. O mínimo exigido pelo “Princípio” foi respeitado e as tarefas foram distribuídas entre os três setores do time garantindo que eles fiquem conectados e que exista movimento entre os jogadores desses setores.
      Ainda restam dois jogadores que fazem parte de um tipo de reserva: os dois laterais. Eles se adaptam dependendo do que se queira em determinado momento de uma partida.
      Se a ideia é que a defesa fique postada e resista à pressão do adversário, os laterais serão colocados com tarefa defender.


      Se quiser que os laterais vão à frente em busca de criar sobreposições e superioridade numérica no campo ofensivo, eles devem ser colocá-los com tarefa atacar.

      E se o objetivo é que eles subam ao ataque, mas de forma paciente, sem se descuidar da defesa, os laterais devem ter tarefas de apoio.


       
      As variações no “Princípio 323”
      Com esse exemplo do 4-4-2 inglês não quero dizer que outras combinações de tarefas não são possíveis. Isso depende do elenco de que se dispõe e também do modelo de jogo que se pretende jogar.
      Por usar há vários anos o “Princípio 323”, consigo manejá-lo com maior flexibilidade, inclusive “desrespeitando-o” algumas vezes, como por exemplo, ao usar apenas dois jogadores com tarefa de ataque em vez do mínimo de três que o princípio pede.
      Outros autores também sugerem combinações diferentes. Por exemplo, The Hand of God sugere no artigo “The Mentality Ladder: A Practical Framework for Understanding Fluidity and Duty” três jogadores com tarefa defender, dois com tarefa apoiar e três com tarefa atacar. Já o Llama3 em seu artigo “Pairs and Combination: The Complete Guide” sugere como regra que um time tenha três jogadores com tarefa defender, quatro com tarefa apoiar e três com tarefa atacar.
      A minha sugestão para quem está começando é que o ideal é seguir as ideias aqui expostas à risca e só quando a compreensão sobre como funcionam as dezenas de variáveis do FM se tornar maior, que se flexibilize o “Princípio 323”.
      Agora é com você. Boa diversão!
       
      Download da 1ª parte em pdf
      Download da 2ª parte em pdf
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