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Leandro M.

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Sparta Rotterdam trabalha forte para a nova temporada

A Direção do Sparta Rotterdam trabalhou muito para manter a base do time que chegou a Europa League e fortalecer o elenco para disputar o titulo da eredivise e buscar a classificação para a UEFA Champions League.

Com a vaga na Europa League garantida nossa equipe expandiu seu mercado e atraiu interesse de jogadores de qualidade que jogavam nas principais ligas do futebol europeu e alguns destaques do futebol holandês.

Agimos muito bem nessa janela de transferências e contratamos jogadores excelentes que estavam em fim de contrato e isso facilitou a chegada dos meias Simon Vuckcevic e Rodney Sneijder e do goleiro Sonny Stevens.

Com a saída de Phillip Foose para o Ajax acertamos o emprestimo dos zagueiros Leandro Almeida e Nicolai Boilesen até o final da temporada.

Bernard Kumordizi teve seu empréstimo renovado por mais uma temporada e concluimos a compra de Stef Peeters por £ 80.000.

Willem Janssen que esteve emprestado ao nosso clube na temporada passada não renovou com o FC Twente e assinou um contrato de 3 anos com nosso clube e veio junto com o jovem Milan Lalkovic que deixou o Chelsea - ING.

Acertamos o empréstimo do volante Venezuelano Thomas Rincon até o final da temporada e o Peruano Paulo Hernan Hinostroza foi o maior investimento do clube na temporada e tem tudo para ser um dos principais jogadores da equipe.

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Com o elenco todo junto o time treinou muito para entrosar a equipe que tinha muitas novidades em relação a temporada passada e os jogadores responderam muito bem nos treinos e alguns reforços se destacaram nos treinos.

A pré temporada teve poucos jogos para diminuir os riscos de lesões dos jogadores logo no começo da temporada e atrapalhar o inicio da temporada que vai ter 2 jogos dificilimos contra o Olympique Marsseille pelos playoffs da Europa League.

0.+Pre+Temporada.jpg

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Real Madrid e Sparta Rotterdam anunciam parceria e um bom projeto para o clube holandês

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A direção do Real Madrid e do Sparta Rotterdam se reuniram e acertaram o começo de uma parceria onde o Real Madrid tem preferência na compra dos jogadores do Sparta.

O Real Madrid tambem pode mandar jogadores por empréstimo ao Sparta que não tem obrigação de bancar os salários dos jogadores e ainda vai receber uma verba de £ 140.000. por ano.

A direção do Sparta Rotterdam espera que essa parceria renda muitos frutos ao clube e a direção do Real Madrid aproveitou a chance de criar vinculos com o futebol holandês e rivalizar com o Barcelona que iniciou uma parceria com o Feyenoord.

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Sparta inicia bem na Eredivise mas não passa do OM na Taça EURO

1.+Eredivise.jpg

Na estréia contra o sc Heerenveen o jogamos bem mas deixamos o time da casa empatar o jogo e tirar 2 pontos no primeiro jogo da nova temporada mas nas outras partidas o time foi muito bem e mostrou uma capacidade enorme de fazer gols marcando 12 gols em 5 jogos e até agora tem o melhor ataque da competição.

Willem Janssen e Mauro Quiroga continuaram mostrando o bom futebol que apresentaram na temporada passada mas o destaque do time até agora é o jovem Milan Lalkovic que vem atormentando as defesas aversarias com sua velocidade e cria quase todas as jogadas de perigo nas partidas.

O lider Feyenoord até agora vem mostrando o melhor futebol na competição e vem aproveitando sua parceria com o Barcelona e colhendo frutos nesse começo de temporada com os jovens Christian Tello e Sergi Roberto e ainda trouxe de volta ao futebol holandês o meia Rafael Van der Vaart e o atacante Dirk Kuyt que é até então o artilheiro da competição com 6 gols.

Taça EURO - Jogo de IDA

1.+Ta%25C3%25A7a+EURO+Ida.jpg

Um resultado esperado mas diante a situação do jogo o resultado foi péssimo para nossa equipe que teve muitas chances de fazer o gol mas quando nao errava na finalização parava no goleiro e nem com a superioridade numerica conseguimos abrir o placar e o balde de água fria veio depois da expulsão e Frank Cisse abriu o placar num momento totalmente favorável a nossa equipe.

O time do OM melhorou no jogo mas ainda criamos algumas chances mas o jogo terminou com a vitória do Olympique que conseguiu uma boa vantagem para o jogo de volta na Holanda.

Taça EURO - Jogo de volta

1.+Ta%25C3%25A7a+EURO+Volta.jpg

Outra vez jogamos bem contra o OM mas prevaleceu mais uma vez o sistema defensivo da equipe francesa que segurou a pressão da nossa equipe no jogo e em vários momentos conseguiu segurar a bola no nosso campo de ataque mas não criava chances importantes no jogo.

Defederico ainda certou uma cobrança de falta na trave no final da partida e por pouco não levou o jogo para a prorrogação e nos 180 minutos a sorte estava mesmo do lado dos franceses.

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Segue bem na Holanda e acho que nessa temporada consegue o título. E na EL, por pouco não passou do Marseille. Considero que fez bons jogos por ter levado apenas um gol.

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Segue bem na Holanda e acho que nessa temporada consegue o título. E na EL, por pouco não passou do Marseille. Considero que fez bons jogos por ter levado apenas um gol.

Essa temporada o time vem forte pra tentar o titulo da eredivise e na EL quando o sorteio pensei que ia levar uma surra mas o time jogou bem demais e faltou pouco pra passar :S

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Sparta Rotterdam consegue bons resultados na eredivise e chega a semi final da taça holandesa

2.+Eredivise.jpg

Uma sequência de jogos fora de casa e repetimos o mesmo placar contra o Vitesse e o Excelsior com jogos muito parecido com nosso time abrindo 2-0 e tomando a virada e depois buscando o empate.

Depois de dois resultados frustantes conseguimos golear o NEC fora de casa e o FC Twente dentro de casa jogando um futebol bastante ofensivo e marcando muitos gols que até agora é a marca da nossa equipe na eredivise.

Nossa boa sequencia foi interrompida pelo PSV que dentro da nossa casa conseguiu reverter o placar de 1-0 e virou o jogo para decepcionar os torcedores no estadio e vimos o Feyenoord disparar na liderança.

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Sparta Rotterdam assume a liderança provisória da Eredivise

3.+Eredivise.jpg

O time conseguiu outra boa sequencia de vitórias mostrando nossa capacidade de fazer muitos gols e Milan Lalkovic vem até agora sendo um dos grandes destaques do time.

Jogamos muito bem contra o NAC e o Fc Utrecht e vencemos as partidas por 3-1 usando bem o fator de jogar em casa e conseguindo pontos importantes dentro de casa.

O Ajax botou um ponto final na nossa sequencia de vitórias e venceu uma partida muito importante na briga pela primeira posição e essa derrota pode custar caro la no final da competição.

Outra partida muito importante foi contra o Feyenoord e jogamos muito bem , anulamos as principais peças do Feyenoord que praticamente não teve chances de gols no jogo e essa vitória deu a liderança provisória da competição a nossa equipe e agora é secar o Ajax e o PSV.

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Sparta Rotterdam vacila e perde posições na classificação

4.+Eredivise.jpg

Conseguimos boas vitórias jogando fora de casa mas o time não vacilou feio em algumas partidas dentro de casa contra o sc Hereenveen e AZ e deixamos de conquistar pontos importantissimos que pode custar muito caro no fim do campeonato.

Vencemos os jogos que nosso time era favorito mas a combinação de resultados dos times que estão na briga pelas primeiras posiçoes fez nosso time cair para a quarta posição na competição.

A janela de transferências do meio da temporada vai ser reaberta e vamos atras de reforços par deixar o time mais forte ainda e ter elenco para disputar esse titulo e buscar uma vaga na UEFA Champions League.

Taça Holandesa

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O Time jogou o necessário para chegar nas quartas de final da taça holandesa e bateu todos os adversarios por 1-0 e controlaram as partidas onde o favoritismo era todo nosso.

As quartas de final caimos contra o melhor time da holanda até agora o Feyenoord de Dirk Kuyt e Rafael Van der Vaart.

2.+Ta%25C3%25A7a+Holandesa+Quartas.jpg

O Jogo contra o Feyenoord foi muito dificil e na maior parte do jogo o Feyenoord foi superior mas logo no começo da partida Defederico abriu o placar cobrando falta e nossa defesa brilhou no primeiro tempo.

O Feyenoord veio pra cima e arrancou o empate com Alan Kardec e continuou pressionando so que mais uma vez nossa defesa segurou o resultado que levou a partida para a prorrogação onde brilhou a estrela de Jano que garantiu nossa vaga na semi final.

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Sparta Rotterdam anuncia reforços para o restante da temporada

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O Sparta Rotterdam acertou a contratação de três jogadores para fortalecer o elenco para o restante da temporada e aproveitou a oportunidade de tirar os jogadores que estavam na lista de transferências nos seus antigos clubes.

O lateral italiano Vasco Regini estava jogando no time reserva da Sampdoria e seu estilo de jogo agrada muito a comissão técnica do Sparta que contratou o jogador por £ 925.000.

Outro jogador com um enorme potencial mas não foi bem no seu clube foi o meia Jano que não conseguiu se firmar na equipe do Spartak Moscow e foi listado para transferência e o Sparta não pensou duas vezes em pagar a quantia de £ 1.500.000 ao clube russo para trazer Jano para a Holanda.

O Jovem Hernan Rosas veio por empréstimo do Velez Sarsfield até o final da temporada e joga como volante mas pode atuar na zaga e vai ser bastante util no restante da temporada.

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Sparta Rotterdam consegue uma boa sequencia de vitórias e assume a liderança da Eredivise

5.+Eredivise.jpg

Para ficar vivo na briga pelo titulo nosso time tinha que aproveitar as sequencias de jogos que não jogamos contra times do mesmo nivel técnico e não vacilar contra times inferiores e conseguimos aproveitar essa chance.

A vitória sobre o Vitesse veio dr forma dramática mas conseguimos vencer dentro de casa e depois dois ótimos resultados jogando fora de casa passamos facil pelo De Graffschap e o ADO Den Haag.

Contra o Elxecior e o NEC Pablo Hernan Hinostroza e Mauro Quiroga garantiram a vitória marcando nos dois jogos e colocando nosso time mais uma vez na liderança e dessa vez ainda conseguimos abrir um pequena vantagem de dois pontos.

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Vantagem pequena, mas essencial para manter o clube na ponta. Vai chegando na reta final da competição e cada pontinho conquistado te deixa mais perto do título. Tomara que consiga conquistar a Eredivisie.

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Vantagem pequena, mas essencial para manter o clube na ponta. Vai chegando na reta final da competição e cada pontinho conquistado te deixa mais perto do título. Tomara que consiga conquistar a Eredivisie.

A vantagem não é grande mas pelo menos conseguimos uma vantagem e se o time continuar do jeito que ta da pra vencer a eredivise

e to um tempinho sem postar pq to sem tempo mas devo postar novidades nesse fds

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Sparta Rotterdam aproveita tropeço dos rivais e fica muito perto de conquistar a Eredivise

6.+Eredivise.jpg

Uma ótima sequência de bons resultados na hora mais importante da competição deixou nossa equipe com uma boa vantagem e agora nos ultimos quatro jogos só precisamos contar com nossa força para conquistar a Eredivise.

Depois do empate contra o FC Twente e perder 2 ponto importantes reagimos no outro jogo e conseguimos uma vitória espetacular contra o PSV fora de casa e essa vitória deu mais confiança a nossa equipe que conseguiu mais três vitórias se isolando cada vez mais na liderança , mas o troco do PSV estava ainda por vir.

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Dentro de casa e com uma grande chance de ir para a final da taça holandesa perdemos de virada para o PSV numa grande noite do Polonês Tyton.

No primeiro tempo arrasamos o PSV e logo com 9' de jogo estavmos vencendo por 1-0 e o resultado persistiu até o fim do primeiro tempo mas no segundo tempo a história do jogo tomou outro rumo e a entrada do Sul Coreano Nam Tae-Hee mudou o jogo e 45' foi o suficiente pro Nam Tae-Hee brilhar e decidir o jogo em grandes jogadas individuais deixando nosso time para trás mais uma vez na competição.

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O título na Eredivisie está perto, aquela vitória contra o PSV foi muito boa para aumentar essa vantagem, só não pode deixar a peteca cair agora.

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Sparta Rotterdam joga o necessário no ultimos jogos e garante o titulo da Eredivise

7.+Eredivise.jpg

Com uma boa vantagem e faltando quatro jogo para acabar a competição vacilamos bastante e perdemos uma grande chance de vencer um rival direto na briga pelo titulo e perdemos de 3-1 para o Ajax e na outra partida mais um tropeço contra o Feyenoord e nessa altura da competição o titulo ja estava bastante ameaçado mas era só o time fazer o seu papel para garantir o titulo.

Precisando vencer o time não tremeu e jogou como um verdadeiro campeão e venceu o FC Groningen por 3-0 e deixou nossa equipe com uma mão na taça e mesmo fora de casa o time cresceu e bateu o AZ numa grande partida que garantiu o titulo da Eredivise e consequentemente a vaga para a UEFA Champions League.

Esse elenco quebrou um jejum de mais de 50 anos que a equipe so Sparta Rotterdam não vencia um titulo e agora volta a ficar no topo da elite do futebol Holandês e a festa em Rotterdam não tem hora pra acabar e agora esse elenco marcou seu nome na história do clube e apesar da festa agora começa um duro trabalho para montar um time forte para nao fazer feio na UEFA Champions League.

O título na Eredivisie está perto, aquela vitória contra o PSV foi muito boa para aumentar essa vantagem, só não pode deixar a peteca cair agora.

O Titulo tava muito perto mas quase dei uma ramelada legal e a vitória contra o AZ foi espetacular pq era preciso vencer pra sair campeao e o jogo foi emoção pura mas vencemos :D

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Parabéns pelo título! Por pouco não escapou nestas rodadas finais, mas conseguiu colocar as duas mãos na taça.

Agora é trabalhar muito mesmo, a UCL vai exigir que monte uma equipe forte.

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Parabéns pelo título! Por pouco não escapou nestas rodadas finais, mas conseguiu colocar as duas mãos na taça.

Agora é trabalhar muito mesmo, a UCL vai exigir que monte uma equipe forte.

Valeu ai cara

Foi pro pouco mesmo tinha uma boa vantagem e em dois jogos embolou a poha toda e o time tem que melhorar muito para nao ser um saco de pancadas na UCL

No final quase que a porca torce o rabo, ahuahua.

AHUISHUaihsiuHIUSHUIahiushiuAHIUSHIUahiAH

Quase que a poha inchou no fim da competição mas foi bom pra dar emoção

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Sparta Rotterdam começa a temporada com mudanças no elenco e no staff do clube

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A primeira e uma das grandes mudanças no Sparta Rotterdam depois do titulo é a chegada do conceituado Fernando Hierro para assumir as funções de diretor do departamento de futebol do clube.

Hierro fazia parte do staff do Real Madrid , clube que é nosso parceiro e vem ajudar na gestão do clube e gerenciar o staff que vai ficar sob sua tutela para o técnico Leandro Mutti focar mais tempo ainda no desenvolvimento do clube nas competições continentais.

O trabalho de Hierro no começo da temporada já é pesado e o clube tem um planejamento de montar um staff que não fique para trás dos gigantes da holanda e também as obras de expansão do estadio e de melhorias nas instalações de treinos e da categorias de base estão com desenvolvimento avançado.

Em relação a reforços a direção foi muito bem e conseguiu contratar 13 jogadores de uma lista de 20 nomes feita pelo técnico Leandro Mutti e um desses 13 novos jogadores foi uma contratação que deu uma nova cara ao Sparta Rotterdam no futebol holandês que deixou varios concorrentes para trás e com um projeto ambicioso seduziu o jogador.

Com o titulo da eredivise o assédio em nossos jogadores cresceu mas conseguimos manter a base e evitar o desmanche que a imprensa previa e somente o meia Bel Hassani e o atacante Matias Defederico deixaram o clube.

A venda de Matias Defederico agradou bastante a diretoria e o jogador já é um dos grandes negócios do clube que valorizou e muito o passe do jogador que chegou por £35.000 e saiu para o Las Palmas por £6.000.000.

Como sempre foi uma política do clube gastar muito pouco nas contratações arrecadar mais nas vendas de jogadores dessa vez não foi diferente e estudamos muito as opções no mercado e conseguimos grandes jogadores para a disputa da UEFA Champions League sem gastar muito dinheiro.

O Polivalente Ibrahima Cissé ja tinha um pré contrato assinado com nossa equipe desde a temporada passada e se apresentou junto com Ryan Babel e Maurilio Fabiano que teve seu empréstimo acertado até o final da temporada.

Conseguimos renovar o empréstimo de Leandro Almeida e Hernan Rosas que estavam no elenco campeão da eredivise e ajudaram bastante nossa equipe na temporada passada.

O Japônes Ryo Miyachi voltou ao futebol holandês depois de ter encerrado seu contrato com o Arsenal e chegou junto com o zagueiro Sebastian Prodl e o Volante Freddy Guarin que foi uma das grandes contratações para essa temporada.

Guarin tem experiência em disputar a UEFA Champions League e é um forte candidato a liderar a nossa equipe na competição e quer provar seu valor depois de sair da Internazionale.

O Peruano Juan Manuel Vargas foi um dos destaque da seleção Peruana na Copa América e esse bom desempenho chamou a atenção da direção do Sparta que agiu rapido e fechou um contrato com o experiente jogador.

Alguns jogadores vieram para compor o elenco no caso de Nand Woulter de Mickey van Der Haart e o maior investimento do clube na tempora foi o lateral Ruben Ligeon que estava insatisfeito no Ajax e era o lateral desejado pela comissão técncia do Sparta que vê um futuro maravilhoso na carreira do jogador.

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Depois de apresentar muito jogadores Leandro Mutti e Fernando Hierro numa entrevista coletiva prometeram que um reforço gigante esta perto de assinar um contrato de dois anos com o clube que somente os exames médicos separavam o jogador do clube.

O Jogador vem para assumir o papel da estrela do clube na UEFA Champions League e provavelmente o papel da maior estrela da Eredivise na temporada e esse anuncio deixou os torcedores do em Sparta Rotterdam com uma enorme ansiedade de descobrir quem é essa cereja do bolo dos Spartanos.

Mas esse suspense vai durar pouco e com 99% do negócio certo o jogador será anunciado em breve e a direção do Sparta já preparou um grande lote de camisas que provavelmente irá aumentar bastante as vendas de camisas no clubes com a chegada desse grande jogador que até agora é tratado com muito sigilo no clube.

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A Pré temporada do clube foi mais uma vez fraca mas foi muito boa para realizar varios testes para essa nova temporada que vamos lutar mais uma vez pelo titulo da Eredivise e com uma UEFA Champions League pela frente.

Poucos jogadores se destacaram nessa pré temporada mas Ryan Babel e Dario Tanda foram os jogadores que conseguiram destaque nas partidas e entram na briga por uma vaga na equipe principal.

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Provavelmente vou ficar mais de 15 dias sem postar mas nao vou largar o save nao

ta chegando as provas na faculdade e vai ser osso jogar fm e atualizar o save aqui

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  • 2 semanas depois...

Robin Van Persie volta ao futebol holandês para ser o cara do Sparta Rotterdam na UCL

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O Sparta Rotterdam anunciou a contratação do astro holandês Robin Van Persie , depois do jogador não renovar seu vinculo com o Manchester United o jogador ficou livre para assinar com o clube que só arcaria com seu salario.

Van Persie tinha chamado a atenção de grandes times da holanda mas a chance de jogar mais uma vez a UEFA Champions League pesou bastante na decisão de assinar com o Sparta Rotterdam.

Os valores do contrato de Van Persie passam das £28.000 libras semanais que é o maior salário do clube e provavelmente o jogador bem mais pago da história do clube mas esse investimento coloca o clube em outro patamar na Holanda.

A chegada de Van Persie empolgou bastante a torcida e a camisa do jogador ja é a mais vendida nas lojas do clube e a direção espera usar a imagem do jogador para lucrar e conquistar mais torcedores para o clube.

Van Persie já treina com os novos companheiros para ganhar ritmo de jogo para as estreias na eredivise e na UEFA Champions League e a disputa da Supertaça da Holanda contra o PSV.

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Beeela contratação. Concerteza trará mais qualidade ao ataque do Sparta!!

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Beeela contratação. Concerteza trará mais qualidade ao ataque do Sparta!!

Ehh e o Van Persie ainda pode jogar na ponta direita e deixar o Quiroga de centro avante

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Podes colocar uma imagem dos atributos dele nessa temporada? Deve estar na casa dos 33/32 anos, ainda assim uma contratação muito boa para o Sparta.

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    • rsm_rlb
      Por rsm_rlb
      No ano de 2082, quando os ecos do passado ressoam apenas nas páginas empoeiradas dos livros de história do futebol, emerge um novo protagonista, um nome que transcende os limites do tempo e da imortalidade esportiva: Bityéssi Pereira da Silva. Durante décadas, Bityéssi foi a personificação do talento puro e da magia nos campos de futebol, deixando uma trilha de recordes imbatíveis e memórias inesquecíveis. 
      Contudo, ao atingir o crepúsculo de sua carreira extraordinária como jogador, Bityéssi percebe que está na hora de pendurar suas chuteiras, mas enxerga um novo capítulo em sua jornada. Um capítulo que o conduzirá para além das fronteiras familiares dos clubes e das rivalidades em campo. É chegada a hora de explorar o desconhecido, no mundo complexo e desafiador dos treinadores de futebol e suas políticas punitivas aonde a politicagem corre e rola solta e milagres precisam ser feitos mesmo que ninguém fora do balneário tenha conhecimento. 
      Na era de 2082, onde a tecnologia se entrelaça com a tradição, Bityéssi mergulha em um universo onde a astúcia tática, a liderança inspiradora e a capacidade de moldar talentos crus são as ferramentas fundamentais. A transição de jogador a treinador revela um terreno fértil para o amadurecimento de sua sabedoria futebolística, desafiando-o a traduzir a magia que outrora aplicou nos gramados para o tabuleiro de estratégias que agora comanda.  
      Assim, a história de Bityéssi Pereira da Silva, que começou como um conto de glórias individuais, transforma-se em uma epopeia coletiva, onde cada vitória e derrota tecem o tecido de uma nova narrativa. Nesta saga, testemunharemos não apenas o florescer de um treinador, mas a evolução de um ícone, cujo legado transcende as linhas do campo e inspira uma nova geração de sonhadores. 
       

       
      Salve galera, tudo bem?  Eu me chamo Renan, possuo 30 anos e atualmente luto contra a depressão. Por que este detalhe é algo importante? Porque este projeto é algo meu que talvez me ajude a me levantar. Com o passar dos anos eu fui perdendo o foco em muitas coisas por causa deste pequeno “problema” e estou aos poucos tentando me reerguer e retomar as coisas que eu gosto. FM foi uma coisa que eu abandonei por completo. O último que eu havia jogado havia sido o FM 2015 e depois simplesmente larguei meu hobbie. Muitas coisas aconteceram na minha vida de lá pra cá e minha vida foi só ladeira abaixo. 
      Então para começar, eu estou aqui me propondo a tentar juntar duas coisas que eu amo. FM e escrever. Eu sou mestre/narrador de RPG, mais precisamente Dungeons and Dragons então escrever é algo que eu meio que preciso fazer e arrisco dizer que se não fosse o RPG eu não estaria mais aqui. Dito isso, eu lembro que amava o fórum e gostava muito de vários membros aqui. Alguns pude ver que continuam ativos até hoje, outros não faço ideia se estão por aqui, se posso citar nomes ou se foram pra novos horizontes seguindo o vento. E basicamente é o que eu quero. Trilhar o tempo que perdi e seguir em frente. Dito isso, a única coisa que eu peço é apoio e feedback. Se estão curtindo, se tiver algo que eu possa melhorar ou qualquer coisa que tenham a acrescentar me contém. Vai ajudar muito na minha motivação ter pelo menos uma pessoa dando apoio. 
      Dito isso a minha proposta de save é a seguinte: Juntamente com meu mano Chat GPT eu estarei criando uma história e um enredo para este save. Será jogado no FM 2013 e se dará início no final do ano 2082. O save terá uma licença poética, então peço que fiquem cientes que eu usarei de recursos narrativos para alterar eventos do save, por exemplo nosso herói é um personagem fictício. Inicialmente eu queria um Newgen real, mas estava bem difícil encontrar um que se encaixasse nos meus critérios de procura.  
      Por fim, mas não menos importante eu vou tentar tornar isso uma história interativa. Então qualquer pergunta que me fizerem que poderia ser respondida pelo personagem, virá respondida por ele durante uma entrevista. Seja imprensa, podcast, ou qualquer outra coisa do tipo. Outro fator é que qualquer um que deseje participar ativamente do save pode dizer o que deseja fazer. Exemplo “Joãozinho e quero ser lateral direito”. Então eu vou ver os laterais da minha base no time atual e escolher um deles para criar o seu personagem por meio do editor e sempre que eu me lembrar, trago informações sobre jogadores/comissão técnica que vocês criarem (Se criarem).
       Então é isso galera. Abaixo deixarei algumas perguntas frequentes que possam vir a ter. Espero que se divirtam e caso estejam preparados, rolem iniciativa!
       
       
       
       
    • Helio Nery
      Por Helio Nery
      Tenho os seguintes manager, 2013,2014 e 2015, quem tiver atualização para 2023, me chama no zap 7.5.9.8.8.6.1.1.7.9.5!
    • leandropatrola
      Por leandropatrola
      Já vasculhei todos os downloads aqui e li sobre os tópicos a respeito de tradução do FM 13
      até baixei de outras versões mas infelizmente não funcionou, se alguém tiver o arquivo LTC do fm13 em português (pode ser o de portugal mesmo)
      por favor compartilhem aqui pq vascuhei os torrents tbm baixei uns 2 ou 3 arquivos mas nenhum deu certo, e a versão q eu tenho tem só em inglês e russo
      obrigado 
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Introdução
      A Sports Interactive é responsável pelo sucesso da série Championship Manager e Football Manager. Apesar de ter perdido o nome na disputa com a Eidos Interactive, antiga distribuidora da série CM, o legado ficou todo com a desenvolvedora. A parceria com a Sega, nova empresa distribuidora inseriu no mercado uma das franquias de maior sucesso do futebol.
      Desde novembro de 2004 foram 14 edições da série Football Manager e em maior ou menor grau, todas fizeram um relativo sucesso. O jogo coloca você no comando de uma equipe de futebol, tomando todas as decisões relativas de um manager de futebol e esse é o grande mote da série. Com tudo, o jogo evoluiu bastante nos últimos 13 anos e meio e uma das mudanças relevantes, mas sempre relegada ao plano de fundo, foi o aumento da importância da comissão técnica no jogo.
      Tendo isso em vista, seguiremos uma análise de quatro edições do jogo, em períodos de cerca de 4 a 5 anos entre cada lançamento para entender como esse processo ocorreu e como você deve encerar a montagem e utilização do seu staff no FM. Passaremos pelo Football Manager 2005, depois pela Football Manager 2009, chegaremos até o Football Manager 2013 e encerraremos com a edição atual, o Football Manager 2018.
      Football Manager 2005
      Tela do staff
      Na primeira edição da série, a tela de staff era bem simplória e apenas informativa. Ela contava apenas com o cargo de cada um, a equipe pela qual a pessoa era responsável, a nacionalidade, a reputação e as informações salarias e de término contratual.

      Perfil do staff
      A tela do membro da comissão técnica era menos informativa, mas ainda hoje, encontramos boa parte dessas informações no perfil de cada um no jogo. Os atributos em sua maioria ainda são quase os mesmos, mas a forma como interagimos com cada um deles mudou. Antigamente não havia uma preocupação com os atributos mentais de cada membro do staff, a única coisa que importava era ter o atributo de treino necessário com o maior valor possível.

      Mensagem do olheiro e relatório
      Os relatórios dos olheiros também eram bem mais simples, uma simples recomendação por escrito se o jogador era ou não era uma boa contratação para o seu clube.

      Tela de treinos
      A parte de treinos era totalmente diferente e contava com algo bastante próximo do que um grupo de jogadores deseja ver no jogo, a opção do treinador decidir os regimes de treinamento durante a semana, decidindo o que vai ser trabalhado em casa sessão.

      Relatório de treinos
      Além disso, não existia uma tela que você pudesse saber qual a qualidade do seu treino, apenas uma informação de como cada jogador estava evoluindo seus atributos, em que tipo de programa de treinos o jogador se encontrava, a opinião do staff sobre o desempenho do atleta nos treinos e a tradicional opção de retreinar a posição de um jogador

      Leia Mais: A arte do retreinamento
      Relatório da equipe
      Por fim, as informações disponíveis e demonstradas pela comissão técnica sobre seu elenco e jogadores eram bem limitadas, com o jogador tendo que se guiar pelos atributos que achava importante por posição, ao invés de confiar no que seu staff dizia.

      Como puderam perceber, o staff praticamente só existia na primeira versão do jogo, com tudo sendo bastante misterioso e na base de tentativa e erro para achar a melhor forma de entender seu time, treiná-lo e descobrir novos reforços.
      Football Manager 2009
      Antes de mais nada, já peço desculpas pelas imagens em inglês, mas o meu jogo não tem o idioma português disponível.
      Tela do staff
      Era de se esperar que cinco edições depois algumas mudanças ocorressem nessa área. Contudo, a primeira comparação é de que nada mudou, com a tela de staff permanecendo rigorosamente a mesma.

      Perfil do staff
      Já o perfil do staff ganhou novas informações e novos atributos. Surgiram os atributos de treino de ataque, defesa, físico, mental, tático e técnico na parte de treinamento. Na parte mental, tivemos a transferência de alguns atributos de treino como Fisioterapia e Conhecimento Tático. Além disso, surgiram quais tipos de funções o membro pode e tem desejo em exercer em um clube, além do seu conhecimento de certos países no jogo.

      Mensagem do olheiro
      Uma das modificações nos últimos anos foi a inclusão do relatório do olheiro, apesar disso, as informações que apareciam na caixa de mensagens ainda eram bastante poucas. Ao menos havia um breve informativo sobre o jogador que foi observado.

      Relatório do olheiro
      O relatório de olheiro foi introduzido entre o Football Manager 2005 e o Football Manager 2009 e ajudou bastante os jogadores a entenderem melhor uma contratação. Obviamente que essa mudança foi gradual, com o sistema de estrelas sendo timidamente inserido no Football Manager 2006 e evoluindo até o relatório.
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      No relatório temos uma comparação entre o jogador observado e o melhor do elenco na posição e também com relação aos jogadores da divisão em que o time se encontra. Também fala um pouco sobre a personalidade e os pontos forte e fracos do jogador. Além de encerrar com informações sobre a transferências, como interesse do jogador, preço e salários. Tudo isso sendo fechado com a recomendação final do olheiro, que foi resumido na mensagem recebida na caixa de mensagens.

      Tela de treinos
      Os treinos que começaram mais especializados e roteirizados se tornaram uma questão de ajustes de barrinha e nessa época, muitos treinos como o famoso Masca Training movimentaram a comunidade. Como não havia uma ciência por trás disso, os treinos eram questões de tentativa e erro e por isso, aqueles prontos e testados eram coqueluche na época. O problema disso é que meio que automatiza e facilitava o desenvolvimento dos atributos dos jogadores, facilitando a criação de jogadores com atributos bombados. Esse tipo de situação também só nos obrigava a procurar os preparados com os melhores atributos para cada treino e coloca-los no time. Por fim, o relatório de desempenho nos treinos que antes vinha separado, agora se integrou a com a organização dos treinos.

      Tela de preparadores
      Também tivemos a introdução da divisão de treinos por cada membro do staff, com cada um sendo especialista em uma área de acordo com seus atributos. A medição por estrelas da qualidade do treino também foi imposta durante o período e ficou possível mensurar facilmente a qualidade da comissão técnica na hora do treinamento. Outro ponto importante foi a introdução de treinos e preparados diferentes para a equipe principal e para as categorias de base.

      Relatório da equipe
      O relatório da equipe continuou bastante similar durante esse tempo, mas houve a exclusão da informação sobre quem seriam os piores jogadores da equipe, ficando apenas os melhores por setor da equipe principal e as principais promessas.

      Relatório das palestras
      Porém, com o aumento da importância das palestras de jogo, seja na preleção, no intervalo ou após o jogo, surgiu uma nova ferramenta. De forma rudimentar, seu assistente técnico lhe informava como cada jogador reagiu a suas palestras na partida anterior, permitindo que você pudesse entender melhor como motivar cada jogador.

      Recomendação de jogadores por empréstimo
      Por fim, para quem quisesse pedir recomendações de jogadores disponíveis e acessíveis para o time via empréstimo, poderia solicitar rapidamente ao seu assistente para produzir sugestões para as posições indicadas pelo treinador. Infelizmente, dependendo do nível em que sua equipe se encontrava, não era fácil encontrar, mas era uma ferramenta bastante útil para quem jogava em divisões menos badaladas.

      Com o salto de cinco versões, já começamos a perceber uma maior relevância da comissão técnica dentro do processo, como uma maior especialização nos treinos, a adição de funções novas ao assistente técnico, além de maiores informações fornecidas pela equipe de olheiros.
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      Football Manager 2013
      Andamos agora quatro versões para frente, até o lançamento do FM 2013 no final de 2012. Nessa linha temporal que seguimos, estamos cada vez mais próximos do estado atual da franquia.
      Relatório de boas-vindas
      Logo de cara já temos uma novidade, que é um relatório de observação de boas-vindas dos olheiros, indicando jogadores que podem ser boas contratações para o time. Fornecendo imediatamente um ponto de partida para o seu novo trabalho.

      Tela do staff
      A tela de staff também ganhou uma maior divisão, apesar de inicialmente mostrarem as mesmas informações, observamos uma clara divisão por time principal, reservas e categoria de bases, além de vermos que o aumento na proeminência nas responsabilidades do staff.

      Perfil do staff
      O perfil do staff ainda apresenta a mesma estrutura vista lá no FM 2005, mas com mais informações e tirando o histórico de conselhos, pouca coisa mudou desde o FM 2009.

      Mensagem do relatório do olheiro
      A mensagem do relatório de olheiro ganhou mais corpo e passou a contar com a recomendação de capacidade atual e potencial do jogador, além das informações sobre os valores envolvidos em uma eventual transferência.

      Relatório do olheiro
      O relatório de olheiro ficou mais gráfico e recheado de informações que já saltam imediatamente aos olhos. A estrutura vista anteriormente ainda é similar, mas as informações de posição, melhor função (adveio da mudança nas táticas no FM 2012) e também uma comparação com os melhores atletas da posição no elenco passaram a figurar por aqui.

      Tela de treinos
      Os treinos abandonaram as barrinhas e assumiram a forma como conhecemos hoje, tirando mudanças de estilos e uma ou outra pequena modificação, já são mais de cinco anos que a estrutura é a mesma. Ao invés de decidir as intensidades de cada tipo de treino, agora você pode escolher apenas um foco e a sua intensidade. É possível mudar o treino padrão em determinada semana e a intensidade também. Além disso, temos o treino para jogo, que normalmente antecede cada uma das partidas. E você pode optar por dar descanso aos atletas e depois de cada jogo e também aumentar ou diminuir a carga de treino para jogo.

      Tela de treino individual
      As informações de treino passaram a ser divididas entre individual e geral, além da já tradicional tela de preparadores. Na tela individual, você pode definir um foco para o jogador (atributo, nova posição, MPJ e a intensidade), além de acompanhar o desempenho geral do atleta nas sessões de treinamento e a opinião do staff sobre o rendimento do atleta.

      Tela de preparadores
      A tela de preparadores mantém a mesma estrutura do FM 2009, mas ficou mais fácil de ver o nível de cada treinador e modificar as sessões de treino que cada um é responsável. A opção de pedir um relatório sobre atletas disponíveis para empréstimo ainda permaneceu durante essas quatro diferentes versões.

      Relatório da equipe
      O relatório da equipe agora se tornou muito mais informativo e mais abrangente, avaliando toda a equipe, ao invés de só os destaques. Além disso, o fornecimento de relatórios sobre suas táticas, origem dos gols feitos e sofrido, última partida e outros tipos de estatísticas começaram a surgir com o aumento da importância da análise estatística no futebol mundial.

      Conselhos do staff
      Contudo, as principais mudanças para o aumento da importância do staff começaram a ser implementadas, com a ferramenta de aconselhamento do staff, onde eles começaram a dar pitacos em diversas áreas e passaram a ter um desempenho ativo dentro do jogo. Com isso, os atributos técnicos passaram a ser a única fonte de medição de qualidade de um membro da comissão, com os atributos mentais passando a ter peso importante nessa relação.

      Responsabilidades do staff
      Outra parte importante foi a capacidade de poder dividir as responsabilidades indesejadas com o seu corpo técnico, podendo direcionar atividades que você ainda se acha inexperiente para mexer ou que não se importa tanto ao ponto de microgerenciar tudo.

      Passaram-se nove versões e as versões de 2012 e 2013 começaram a ser um ponto de virada na importância do staff dentro de jogo. Eles passaram a deixar de estar ali por estar e se tornaram parte do seu dia-a-dia como treinador do clube. O que é um ponto positivo, pois essa integração existe e é vital num clube de futebol e com isso, a relevância de passar a investir mais em seu staff aumentou, com mais pessoas dando atenção a outros critérios além das estrelinhas de cada preparador em seus treinos.
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      Football Manager 2018
      Chegamos a versão atual e já nota-se o tanto que as funcionalidades e atividades relativas ao staff no jogo se tornaram mais presentes e detalhadas ao longo dos anos e com o Football Manager 2018 não foi diferente, já que na versão anterior inseriram-se novas funções no staff e que foram melhores trabalhadas para a edição atual. Ademais, a presença do Centro Médico e a modificação no funcionamento do sistema de olheiros trouxeram ainda mais impacto à forma com que o treinador se relaciona com seu staff.
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      Tela do staff
      A tela de staff mudou de roupagem, sendo dividida nas três categorias vitais para o funcionamento do clube: equipe técnica, de observação de jogadores e departamento médico. Com bastante informações a respeito do preenchimento das vagas, a quantidade de cada tipo de profissionais e uma comparação média da qualidade da comissão técnica com o restante da divisão em que seu clube se encontra.

      Perfil do staff
      A tela do perfil do staff ainda continua estrutura da mesma maneira, apesar de conter mais informações a respeito de cada treinador, contudo, as grandes mudanças ficaram para os atributos. Agora eles são divididos em gestão, treino, olheiros e médico. Assim, cada profissional de determinada área tem seus atributos destacados adequadamente. Também tivemos a inclusão de novos treinos de goleiros, antes eram dois, agora são três. Além disso, cada uma das suas equipes (reservas, juniores, etc) ganhou uma tela própria para que você possa ver quem é o staff em cada uma delas.

      Mensagem do olheiro
      As modificações na forma como os jogadores são observados e a inclusão do analista de dados geraram impactos na forma como você obtém as informações do seu time de olheiros. Anteriormente, os relatórios chegavam nas suas caixas de mensagem, agora, se você delegar a responsabilidade de observação ao olheiro-chefe, apenas quando ele julgar necessário você receberá um relatório. A maioria fica no centro de observação, ou então, na tela de pesquisas ou lista preferencial.

      Relatórios do olheiro e analista de dados
      Os relatórios de olheiros também ficaram mais abrangentes e específicos, com o relatório do olheiro separado do relatório do analista de dados e com a opção de juntar essas duas informações em uma tela só. Obviamente que a gama de informações disponíveis também aumentou, deixando de ser limitado só a um ponto fraco ou forte, listando um perfil mais completo do jogador, para te informar se ele é ou não é uma boa recomendação. Inclusive, para essa versão, foi incluído um sistema de pontuação que vai de 0 a 100 para que você possa ver quão boa aquela contratação pode ser, independentemente da avaliação de CA e PA do atleta.

      Tela de treinos
      A tela de treinos também ganhou mais informações, com a adição de uma tela que reúne as informações generalizadas. A forma como o jogo gere os treinamentos ainda não mudou, apesar de ser uma das sugestões mais frequentes nos fóruns da Sports Interactive. O mesmo segue para as telas de treino individual e de preparadores, com a maioria das modificações sendo apenas para clarificar as informações na tela. Também tivemos a distinção mais adequada dos treinos de cada uma das suas equipes, para que você possa personalizar melhor o treinamento de cada um dos membros do seu staff para tirar o máximo possível em cada nível de futebol.

      Relatório da equipe
      O relatório da equipe agora também contém mais informações, seguindo os rumos tomados nas edições anteriores e incrementando ainda mais a quantidade de informações presentes para o jogador. Até a avaliação do nível do plantel se tornou mais informativa, com diversos comparativos podendo ser feitos, fazendo que você entenda quais são seus melhores e piores jogadores mais rapidamente.

      Conselhos do staff
      Os conselhos do staff também ganharam mais diversidade e o seu controle sobre quando receber essas informações também aumentaram. Temos conselhos táticos, de treino de desenvolvimento de jogadores, de transferências e contratos e da própria comissão técnica. Você pode até decidir quem é o membro mais capacitado para lhe informar nesses diversos tópicos. Além disso, ao acessar a tela do seu elenco, sempre que um conselho estiver disponível, aparece um alerta no canto da tela e ao clicar nele, você pode decidir quais ações tomar, resolvendo rapidamente as pendências do elenco. Vale lembrar que essa funcionalidade está presente em todas as telas que o conselho é válido, não apenas nas telas do elenco.

      Responsabilidades do staff
      Com uma grande quantidade de funcionários, ocorre um aumento de responsabilidades. E a tela de delegação de tarefas aumentou bastante entre a sua implementação e a atual versão. Isso permite uma maior adaptação do treinador ao seu estilo de jogo e pode ajudar até a reduzir o tempo gasto com o gerenciamento desses detalhes no jogo.

      Centro de observação
      A forma como interage-se com os olheiros também mudou, com a equipe de observação tendo orçamento próprio e a possibilidade de comprar pacotes de informações sobre jogadores que envolvem diversos escalões do futebol (normalmente ligados ao alcance atual do clube) e que são divididos entre pacote sênior (para os jogadores já consolidados) e pacote de jovens.

      Centro Médico
      E com as necessidades físicas do futebol moderno aumentando a cada vez mais, foi adicionado o centro médico, uma tela que lhe fornece informações sobre a condição física dos jogadores e como está o desgaste dele. Isso ajuda a prevenir lesões e manter seu elenco bem-conservado para as partidas mais importantes da temporada.

      É notável o aumento exponencial de funcionalidades ligadas ao staff entre o Football Manager 2005 e o Football Manager 2018 e como não podia deixar de ser, a própria importância de ter uma comissão técnica de qualidade e que você possa confiar.
      Conclusão
      Tendo tudo isso em vista, essa é uma parte do jogo em que não se pode negligenciar mais, com eles sendo fundamentais para o desenvolvimento dos seus atletas, para o entendimento do funcionamento da sua equipe e até mesmo para diminuir as chances de erros bobos no planejamento da temporada.
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      Por isso, não negligencie essa parte do jogo e aproveite que agora o orçamento salarial para o staff é separado do seu orçamento salarial para jogadores, sendo assim, você não precisa deixar de reforçar seu elenco para encorpar seu staff. Com tamanha importância, ter um staff em que você possa confiar pode ser vital nos resultados finais do seu time e influenciar a forma como seu save está indo.
      Conteúdo original produzido por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
      Banner: @_Matheus_
    • GG.
      Por GG.
      O "Princípio 323": como distribuir tarefas por um time
      Por ggpofm

      O Football Manager (FM) é um jogo envolvente. A possibilidade de atuar como um treinador que comanda e/ou influencia várias áreas de um clube é cativante, mas sabemos que muitos dos que estão dando os primeiros passos no FM se sentem um pouco perdidos em vários aspectos do jogo, inclusive naquele momento de colocar o time em campo.
      Para tentar ajudar quem é iniciante no FM, resolvi contribuir com um texto sobre a distribuição de tarefas na formação tática um time. Espero que as ideias que serão apresentadas possam ajudá-lo de alguma forma, mas tenha em mente que elas não são uma receita de bolo e nem a solução para todos os seus problemas. É fundamental a leitura de outros textos que abordam outros aspectos do jogo e também a compreensão de que o jogo simula o futebol e como tal, muitos acontecimentos em campo ocorrem de forma ocasional.
      Desde o FM 2010, a Sports Interactive (SI) introduziu o “Criador de Táticas” com objetivo de facilitar o trabalho de quem vai controlar um time. Com ele é possível organizar de forma intuitiva como um time se estruturará taticamente para as partidas. Mesmo assim, um dos aspectos do “Criador de Táticas” que podem gerar confusão para quem está dando os primeiros passos no mundo do FM é a definição das tarefas dos jogadores.

      As tarefas no FM
      No FM há seis opções de tarefas: defesa, apoio (suporte), ataque, cobertura, bloqueio e automática. Para algumas funções existe apenas uma tarefa, como por exemplo, o Primeiro Volante, que possui somente a tarefa defender. Para outras existem quatro tarefas, como por exemplo a função de Meia Central, com as tarefas de defesa, apoio, ataque e automática. Enfim, para cada posição em campo é possível escolher algumas funções e cada uma delas possui um número de tarefas pré-definidas pelo FM.
      Escolher bem as tarefas de um time permitirá que ele se torne equilibrado em campo, mantendo seus três setores (defesa, meio-campo e ataque) conectados, facilitando que os jogadores desenvolvam o modelo de jogo pretendido.
      Para o que nos interessa precisamos apenas nos concentrar nas tarefas básicas do FM: as tarefas de defesa, apoio e ataque. O motivo para isso é que as tarefas de bloqueio e cobertura são na realidade adaptações da tarefa defender, enquanto a tarefa automática reúne as três tarefas fundamentais (defesa, apoio, ataque) em uma só. Os mais experientes fazem uso da tarefa automática de forma precisa, mas para quem está iniciando eu acredito que é mais educativo controlar as tarefas que cada jogador executa em campo em determinado momento de uma partida, do que deixar que a inteligência artificial do jogo controle isso por conta própria.
       
      O que é o “Princípio 323”
      E como essas três tarefas devem ser distribuídas por um time? Quantas tarefas de defesa um time precisa ter? E quantas de apoio e ataque? Todos os jogadores de defesa devem ter tarefas de defesa e os jogadores de ataque devem ter tarefas de ataque?
      As respostas para essas e outras questões estão no que eu batizei de “Princípio 323”. A primeira vez que eu vi essa ideia apresentada de forma clara foi no “Tactical Theorems and Frameworks 09” (TT&F 09), dos idealizadores do “Criador de Táticas”, Richard Claydon (wwfan) e Gareth Millward (Millie).
      Todo time deve ter jogadores que foquem seu jogo intensivamente na defesa (tarefa defender), jogadores que foquem seu jogo intensivamente no ataque (tarefa atacar) e aqueles que jogam de forma mais equilibrada nas duas tarefas (tarefa apoiar). Para os autores do TT&F 09, para um time alcançar o equilíbrio tático é preciso que entre os 10 jogadores de campo exista o mínimo de três jogadores com tarefa defender, dois jogadores com tarefa apoiar e três jogadores com tarefa atacar.
      Sendo assim, quando se distribui as tarefas seguindo o “Princípio 323” entre os 10 jogadores de campo de um time, oito terão que estar distribuídos como a forma enunciada acima, enquanto a tarefa dos outros dois jogadores que sobraram serão designadas de acordo com a postura que for adotada em um determinado momento da partida.
      A partir desse princípio, os desdobramentos são lógicos. De forma geral, se em algum momento da partida o objetivo é atacar serão necessários mais jogadores com tarefas ofensivas e se em outro pretende-se defender, haverá necessidade de mais jogadores com tarefas defensivas. A conclusão para uma proposta defensiva, uma equilibrada (neutra) e uma ofensiva, a distribuição de tarefas entre os 10 jogadores de campo será a seguinte:
        Postura defensiva: cinco com tarefa defender, dois com tarefa apoiar e três com tarefa atacar;
      Postura equilibrada: três com tarefa defender, quatro com tarefa apoiar e três com tarefa atacar;
      Postura ofensiva: três com tarefa defender, dois com tarefa apoiar e cinco com tarefa atacar.
        Observe que em todas as três propostas acima sempre existe o mínimo proposto pelo “Princípio 323”, ou seja, três jogadores com tarefa defender, dois de apoio e três com tarefa atacar.
      Espero que não, mas alguém pode imaginar que as tarefas de defesa devem ser dadas aos defensores, as tarefas de apoio aos meio-campistas e as tarefas de ataque aos atacantes. Nada mais equivocado!
      Para um time alcançar o equilíbrio tático, evitando-se que a defesa, o meio-campo e o ataque fiquem desconectados, é preciso misturar as tarefas pelos três setores de um time para que exista movimento entre eles. Por isso, não basta saber a quantidade de tarefas necessárias em um time. É importantíssimo saber distribuí-las pelos três setores do time.
       
      “O Princípio 323” na prática
      Não tenho a intenção de apresentar imagens de várias formações táticas e sugestões de distribuição de tarefas porque não é meu desejo transformar o “Princípio 323” em algo a ser seguido às cegas e sem nenhuma reflexão por parte de quem irá usá-lo. Se pelo “Princípio 323” tenho um modelo a ser seguido que “exige” o mínimo de três jogadores com tarefa de defesa, três de apoio e três com tarefas de ataque, espero que ao distribuir as tarefas pelos setores de um time, você pare, pense e consiga distribuí-las de forma racional, lembrando-se que durante os 90 minutos de partida existem vários momentos diferentes e que, talvez, em cada um deles seu time precise de uma distribuição de tarefas diferente para conseguir jogar de forma equilibrada.
      Mesmo assim, vou apresentar um exemplo simples com uma formação que já foi muito usada no FM, o 4-4-2 inglês. Como você deve saber, essa formação tática utiliza os três setores em linha (quatro defensores, quatro meio-campistas e dois atacantes).


      Como toda e qualquer formação tática, ela só funcionará bem se conexões foram criadas entre os setores e por isso, o 4-4-2 inglês precisa de defensores que se aproximem do meio-campo ou que o ultrapasse, de meio-campistas que ajudem a defesa, de meio-campistas que ajudem o ataque e atacantes que ajudem o meio-campo.
      Seguindo as diretrizes do “Princípio 323” uma das maneiras possíveis de distribuir as tarefas do 4-4-2 inglês é a seguinte:

      Como é possível ver acima, existem três jogadores com tarefas defensivas (dois zagueiros e um meio-campista central), dois com tarefas de apoio (um meio-campista central e um atacante) e três com tarefas de ataque (um atacante e dois meio-campistas laterais). Também existem os dois laterais para os quais as tarefas não foram definidas.
      Determinadas escolhas parecem óbvias, mas outras nem tanto. O meio-campo é sempre problemático porque ele precisa executar várias atividades simultâneas. Ele é o setor que conecta a defesa e o ataque, mas também precisa proteger a defesa e se aproximar do ataque para não deixá-lo isolado. Por isso é comum que se tenha as três tarefas distribuídas por ele.

      Como é possível ver na imagem, existe um meia-central com tarefa defender que será o jogador mais recuado do meio-campo e que auxiliará na proteção da defesa, dois meio-campistas laterais que procurarão chegar ao ataque e um meia-central com tarefa de apoio que ajudará na ligação defesa e ataque.
      No ataque, há outro jogador com uma tarefa que não parece óbvia, o atacante com tarefa apoiar.

      Ele é responsável por impedir que o ataque se desconecte do restante da equipe, por isso ao receber a tarefa de apoio ele fica mais recuado. É um tarefa parecida com a do meia-central com tarefa defender que é o responsável por impedir que o meio-campo se desconecte da defesa.
      Observe que as ideias apresentadas no “Princípio 323” estão presentes no 4-4-2 inglês apresentado. O mínimo exigido pelo “Princípio” foi respeitado e as tarefas foram distribuídas entre os três setores do time garantindo que eles fiquem conectados e que exista movimento entre os jogadores desses setores.
      Ainda restam dois jogadores que fazem parte de um tipo de reserva: os dois laterais. Eles se adaptam dependendo do que se queira em determinado momento de uma partida.
      Se a ideia é que a defesa fique postada e resista à pressão do adversário, os laterais serão colocados com tarefa defender.


      Se quiser que os laterais vão à frente em busca de criar sobreposições e superioridade numérica no campo ofensivo, eles devem ser colocá-los com tarefa atacar.

      E se o objetivo é que eles subam ao ataque, mas de forma paciente, sem se descuidar da defesa, os laterais devem ter tarefas de apoio.


       
      As variações no “Princípio 323”
      Com esse exemplo do 4-4-2 inglês não quero dizer que outras combinações de tarefas não são possíveis. Isso depende do elenco de que se dispõe e também do modelo de jogo que se pretende jogar.
      Por usar há vários anos o “Princípio 323”, consigo manejá-lo com maior flexibilidade, inclusive “desrespeitando-o” algumas vezes, como por exemplo, ao usar apenas dois jogadores com tarefa de ataque em vez do mínimo de três que o princípio pede.
      Outros autores também sugerem combinações diferentes. Por exemplo, The Hand of God sugere no artigo “The Mentality Ladder: A Practical Framework for Understanding Fluidity and Duty” três jogadores com tarefa defender, dois com tarefa apoiar e três com tarefa atacar. Já o Llama3 em seu artigo “Pairs and Combination: The Complete Guide” sugere como regra que um time tenha três jogadores com tarefa defender, quatro com tarefa apoiar e três com tarefa atacar.
      A minha sugestão para quem está começando é que o ideal é seguir as ideias aqui expostas à risca e só quando a compreensão sobre como funcionam as dezenas de variáveis do FM se tornar maior, que se flexibilize o “Princípio 323”.
      Agora é com você. Boa diversão!
       
      Download da 1ª parte em pdf
      Download da 2ª parte em pdf
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