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[FM13] Atacar. Pressionar. Protagonizar. - de 2012/13 a 2021/22

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Temporada 2012/13

É só o começo

Queria ter atualizado o tópico no domingo, mas não consegui aprontar o texto, que ficou um pouco extenso. Para as próximas atualizações, pretendo ser mais sintético, mas para essa não foi possível fazer algo menor.

Transferências: reforço na zaga

Quando vi o elenco ao começar o save ficou claro que não poderia jogar com pontas (extremos) e que tinha um problema sério na zaga. Por incrível que pareça, meu goleiro Rissotto era indicado como meu melhor zagueiro. Mesmo com a inclusão de jogadores da equipe reserva, meus outros três zagueiros do elenco tinham meia estrela (0,5) de Capacidade Potencial cada um.

Com relação às demais defesas do clubes da 2ªB, a do Albion tinha os piores atributos em marcação, desarme e cabeceamento. Por conta disso, solicitei a contratação de três defensores (Romaso, Coitinho e Arias) e a Diretoria concretizou as contratações deles e de um meio-campista (Fumero), contratado sem minha interferência.

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Com a chegada de três zagueiros um foi dispensado do clube (Martín Ramos), enquanto outros três jogadores (Correa, Perez e Pera) preferiram trocar de clube e deixaram o Albion.

Uma decisão que tomei para o início do save foi que faria o possível para aproveitar o elenco disponível no clube. Por isso, as contratações que solicitei foram aquelas que achei muito necessárias.

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No elenco de 24 jogadores, os principais destaques são o meia central Carlos Trapote, que jogará de médio ala, o centro-avante Sebastián Aset e o lateral direito Alfredo Delgado.

No que diz respeito ao staff, a Diretoria demorou para se movimentar, mas em outubro, decidiu reforçá-lo e seis novos integrantes foram contratados.

Táticas: uma velha conhecida

Como eu disse, a ausência de extremos no elenco impossibilitou que o Albion jogasse em qualquer desenho tático que utilizasse esse jogadores no papel de pontas, compondo o ataque.

Dei uma observada no desenho tático dos outros 11 adversários da 2ªB e vi que a maioria deles, cinco clubes para ser mais exato, jogavam no 4-4-2 losango, ou seja, quatro defensores, um volante, dois médios alas e um meia-atacante formando o meiocampo e no ataque dois jogadores.

As outras seis equipes jogavam no 4-4-2 com dois volantes em vez de dois meias centrais (três equipes), no 4-4-2 diamond (duas equipes) e no 4-3-3 (uma equipe).

Ao analisar os adversários e o meu elenco, optei pelo 4-4-2 losango da maioria das equipes, uma formação que usei muito nos saudosos FM05 e FM06. A escolha ocorreu por dois motivos: jogadores disponíveis para implementá-lo e por julgar que poderia equilibrar as ações contra os adversários ao proporcionar um encaixe tático contra a maioria dos adversários da divisão.

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Além do 4-4-2 losango também tenho o 4-4-2 inglês e o 3-5-2 como táticas para o Albion. No entanto, o que acho ser o mais importante são as instruções coletivas da equipe. Geralmente, mexo pouco nas instruções alterando-as ao sabor das partidas. No caso desse save, modifiquei algumas opções como a Pressão (Pressionar Mais), a Marcação (Zona) e a Linha Defensiva (Defesa Alta no máximo), já que as equipes de Godofredo González terão uma proposta de jogo que o seguirá durante todo save. Além dessas opções, durante as partidas não usarei as estratégias (Contenção, Defensivo e Contra-Atacar) apenas as outras quatro (Normal, Controlar, Atacante e Sobrecarregar), mesmo correndo riscos nas partidas, já que a proposta é ser ofensivo.

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Partidas: surpresas na 2ªB

Com a bola rolando, o Albion tem feito uma temporada muito boa para quem era cotado apenas para disputar as últimas posições. A pré-temporada foi postiva nos resultados com quatro vitórias em seis amistosos, mas a qualidade inferior da maioria dos adversários tirou muito da importância dela para o Albion.

Quando a bola rolou para valer, quase estreamos com vitória. Depois de fazer 2 a 0 no 1º tempo diante do Canadian, tomamos a virarada e perdemos por 3 a 2. Nas duas partida seguintes vencemos, inclusive o candidato ao título pela imprensa, o Oriental, por 3 a 2.

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Em outubro alcançamos a posição mais alta até o momento, o 3º lugar, ao golear o Salus por 4 a 1. No entanto a derrota para o Potencia e o empate com o Platense nos derrubaram na tabela e só a vitória contra o último colocado, o La Luz, nos fez subir para o 4º lugar.

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Ainda faltam quatro partidas para o final do turno, três em novembro e uma em dezembro, mas o campeonato está totalmente aberto. O Colón parece a equipe mais forte, por estar invicta ao lado do Platense, mas com a vantagem de ter o melhor ataque, ao lado do Albion, e a melhor defesa.

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O Albion faz uma campanha muito boa, como eu disse anteriormente. Se conquistarmos mais pontos fora de casa e melhorarmos um pouco a defesa, subiremos na tabela. Quem vai muito mal é o Uruguay Montevideo. Candidato dos apostadores ao título, a equipe é ocupa a penúltima colocação com apenas uma vitória.

"O futebol é o primeiro esporte do mundo,

é o esporte mais atraente para todos os continentes.

Se eu tivesse que dizer por que acontece isso,

é porque nem sempre ganham os poderosos."

Marcelo Bielsa

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Henrique M.

O interessante é que a proposta ofensiva vem resultando no melhor ataque, mas a defesa vem atrapalhando, por isso, um equilíbrio seria interessante. Vamos ver o que dá para esperar do Albion. E o que avaliou da maneira como jogou até agora? Como foi estar totalmente limitado?

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donanfer777

tirando a derrota contra o Potencia , ta caminhando. elenco total Uruguaio , só um argentino no meio.

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C_A. Rod

time está jogando bem e com certeza melhor do que a maioria esperava

se conseguir manter esse futebol a campanha pode ter um final feliz

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gq-tricolor

Jogar com a linha defensiva muito alta é ousadia pura. Durante o jogo tu muda isso (baixa um pouco pelo menos) ou permanece até o fim? Sei que ele é "ofensivista" e tomar bastante gols será meio que rotina nesse começo de save né?

Pretendo fazer um save com limitações táticas um dia. Deve ser desafiador.

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ggpofm

Jogar com a linha defensiva muito alta é ousadia pura. Durante o jogo tu muda isso (baixa um pouco pelo menos) ou permanece até o fim? Sei que ele é "ofensivista" e tomar bastante gols será meio que rotina nesse começo de save né?

Pretendo fazer um save com limitações táticas um dia. Deve ser desafiador.

O Bielsa é assim. Eu vou na dele. Não. Estou "proibido" de mexer nela. Do começo ao fim. Na verdade, quando os times de Bielsa jogaram como ele queria e se dedicaram integralmente à proposta dele, a defesa foi pouco vazada. Aqui tem um texto legal sobre isso. http://globoesporte.globo.com/platb/futebolargentino/2012/05/25/discursos-equivocados-sobre-bielsa-e-suas-defesas/

Eu desejo conseguir isso, mas sei que pode ser complicado.

A ideia foi essa. Me desafiar e se conquistar títulos melhor.

time está jogando bem e com certeza melhor do que a maioria esperava

se conseguir manter esse futebol a campanha pode ter um final feliz

No outro save que fiz eu tive sucesso rapidamente e de certa forma esperava algo semelhante, mas o equilíbrio tem sido maior e meus jogadores estão em um nível pior do que no FM12.

Vou tentar, Rod, mas pode ser complicado ou ser definido nas últimas rodadas.

tirando a derrota contra o Potencia , ta caminhando. elenco total Uruguaio , só um argentino no meio.

Contra o Potencia eu fui descuidado. Paguei caro.

O interessante é que a proposta ofensiva vem resultando no melhor ataque, mas a defesa vem atrapalhando, por isso, um equilíbrio seria interessante. Vamos ver o que dá para esperar do Albion. E o que avaliou da maneira como jogou até agora? Como foi estar totalmente limitado?

O equilíbrio neste save é complicado, pois não posso recuar quando geralmente faria isso, mas nesse a brincadeira é essa. Arriscar e ver no que vai dar.

Como eu tinha levado um save parecido como esse, não é totalmente novo para mim. Sei que certas situações são bem complicadas para resolver, mas o maior problema, é não poder reforçar o time livremente. Isso acaba deixando algumas brechas que acabam atrapalhando quando o time vai a campo.

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Rodrigo.

Estava pensando, como você vai utilizar linha defensiva alta, será que táticas que nao tenham um MDC ficariam vulneráveis demais ? Vem fazendo um bom começo, a proposta de jogar ofensivamente vai proporcionar diversão, ao mesmo tempo que pode dificultar em alguns casos, creio que esse save será de ótimas experimentações para você. Fez um bom início na liga, mas parece que a parte de cima da tabela vai ser bem acirrada.

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Stay Heavy

Bom início de temporada.

Tem sentido mais dificuldades em jogar mais mais limitações, ou melhor, com menos liberdade manager?

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Inner Logic

Bom início, mas a defesa vem destoando um poyco do restante da equipe. Como há muito canpeonato pela frente dá tranquilamente para aparar essa aresta.

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felipe.nicklp

Bom ver você começando um novo save, Gilson.

Sua proposta de limitar suas ações com a diretoria, atuando talvez mais como técnico e menos como manager é bem interessante. Uma das boas novidades que o FM13 nos trouxe.

Dentro de campo, gostaria de saber como estão as instruções de Liberdade Criativa dos seus jogadores no momento, em vista do futebol ofensivo que foi proposto. Com jogadores de nível mais amador e atributos mentais baixos, fica bem complicado de se utilizar melhor essa ponto nas táticas, pois a qualquer momento algum deles pode querer inventar um passe ou drible, e se dar bem mal.

Edited by felipe.nicklp

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baltazar

Excelente começo, pelo visto acho que ficará ali no meio da tabela, 4-5 lugar, boa sorte.

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-Lucas

Elenco insatisfatório, com poucas opções de qualidade semelhante à dos titulares no banco de reservas. As outras equipes da divisão, no entanto, não devem estar em situação muito melhor.

Está conseguindo contornar a situação e lidar muito bem com o esquema até o momento. Apesar do alto número de gols sofridos, o ataque tem compensado a defesa, e os resultados até agora são ótimos.

Curioso para saber suas observações acerca do esquema.

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milanlemos

é Gilson,

aplicar o esquema tático do Bielsa em um time com esta qualidade será um baita desafio. Vou ficar na torcida para que você sofra muito neste save, afinal essa é sua inteção.

boa sorte!

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ggpofm

Estava pensando, como você vai utilizar linha defensiva alta, será que táticas que nao tenham um MDC ficariam vulneráveis demais ? Vem fazendo um bom começo, a proposta de jogar ofensivamente vai proporcionar diversão, ao mesmo tempo que pode dificultar em alguns casos, creio que esse save será de ótimas experimentações para você. Fez um bom início na liga, mas parece que a parte de cima da tabela vai ser bem acirrada.

Rodrigo, eu não tenho a resposta, mas penso que é possível que fiquem. A ideia é essa mesmo, diversão sem a certeza de que os títulos virão. Também estou prevendo uma competição mais acirrada, pelo menos até o final do 1º turno, podendo se esticar um pouco mais.

Bom início de temporada.

Tem sentido mais dificuldades em jogar mais mais limitações, ou melhor, com menos liberdade manager?

É claro, que de vez em quando, talvez até por hábito, dá uma vontade louca de usar a pesquisa para procurar jogadores, mas como nunca fui um manager muito comprador, creio que até aguento bem a ideia de ficar sem contratar à vontade.

Bom início, mas a defesa vem destoando um poyco do restante da equipe. Como há muito canpeonato pela frente dá tranquilamente para aparar essa aresta.

Isso é esperado. É sempre mais complicado fechar a defesa sem poder usar as estratégias defensivas e alguns gritos que ajudariam na tarefa de defender, mas a ideia é essa mesmo.

Bom ver você começando um novo save, Gilson.

Sua proposta de limitar suas ações com a diretoria, atuando talvez mais como técnico e menos como manager é bem interessante. Uma das boas novidades que o FM13 nos trouxe.

Dentro de campo, gostaria de saber como estão as instruções de Liberdade Criativa dos seus jogadores no momento, em vista do futebol ofensivo que foi proposto. Com jogadores de nível mais amador e atributos mentais baixos, fica bem complicado de se utilizar melhor essa ponto nas táticas, pois a qualquer momento algum deles pode querer inventar um passe ou drible, e se dar bem mal.

Valeu pela força, Felipe.

Tá sendo legal ficar olhando sem poder fazer quase nada. É o oposto do que sempre fizemos nos FMs, não é mesmo?

Não mexo em liberdade criativa. Uso o padrão que o jogo me fornece. Só dou mais liberdade em raras partidas,se eu precisar de um resultado.

Fora isso, não me incomodo muito com erros. Em certa medida eles fazem parte do futebol. É claro que procuro deixá-los no limite do aceitável, mas sei que alguns bizarros acontecerão.

Excelente começo, pelo visto acho que ficará ali no meio da tabela, 4-5 lugar, boa sorte.

Se ficar já estará bom para 1ª temporada, mas tentarei mais sempre que possível.

Elenco insatisfatório, com poucas opções de qualidade semelhante à dos titulares no banco de reservas. As outras equipes da divisão, no entanto, não devem estar em situação muito melhor.

Está conseguindo contornar a situação e lidar muito bem com o esquema até o momento. Apesar do alto número de gols sofridos, o ataque tem compensado a defesa, e os resultados até agora são ótimos.

Curioso para saber suas observações acerca do esquema.

Basicamente jogarei com o time titular em todas as partidas. Reservas entram apenas em momento do contusão ou má fase do titular. Tem times com mais qualidade na divisão, mas confio que seja possível complicar a vida de alguns deles mesmo com elenco inferior. Ainda não consegui defender com a qualidade. Se eu não conseguir isso, especialmente fora de casa, dificilmente subiremos na tabela.

é Gilson,

aplicar o esquema tático do Bielsa em um time com esta qualidade será um baita desafio. Vou ficar na torcida para que você sofra muito neste save, afinal essa é sua inteção.

boa sorte!

Essa é a diversão. Dá calafrio em ver a defesa lenta jogando lá em cima no gramado. Mas é divertido. Isso mesmo. É o tipo de save onde se conquistam poucos títulos e onde dificilmente você verá um time meu conquistar a Libertadores/UCL em três ou menos temporadas.

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LikeaBoss

Boa Sorte, eu tive uma péssima experiência com o Diretor de Futebol, ele vendia meus melhores jogadores e contratava umas nabas, o negócio dele era fazer caixa, meu resultados que se f...

ahahhahaha

boa sorte.

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ggpofm

Boa Sorte, eu tive uma péssima experiência com o Diretor de Futebol, ele vendia meus melhores jogadores e contratava umas nabas, o negócio dele era fazer caixa, meu resultados que se f...

ahahhahaha

boa sorte.

Ahahahaha.

Será que pego um desses pela frente?

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Vltx_

Quando o goleiro é o melhor defesa central é, de facto, preocupante! Ahah.

Conseguiste dar um jeito aí e essa táctica ofensiva tem trazido alguns resultados interessantes, apesar de descompensar um pouco na hora de defender. Ainda assim, acredito que essa táctica possa ser melhor aplicada com a contratação de melhores executantes nos próximos tempos.

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Gourcuff

Fez uma boa temporada, o que é essencial para equipes do nível como a sua, e segue bem na Segunda B. Só que com esse elenco reduzido deve ter um pouco a mais de dificuldade, se o pessoal da parte de cima, como o Colón, Oriental e Platense tiverem mais condições que sua equipe.

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cellusv

Estive uma semana afastado do fórum e até tentei comentar pelo celular logo que vi a criação da saga, porém algum motivo (wi-fi ruim) impediu que meu post fosse enviado.

Achei muito interessante a ideia logo na introdução - de forma que por alguns segundos imaginei que teríamos a "concorrência" de mais uma ficção na área, de tão bem contada que foi a estória. Também pensei que poderia ser um save "clubístico" ao falar tanto do Newell's, mas logo veio a revelação do save carreira. Por sinal, acho uma forma muito mais prazerosa de jogar, pois assim acabamos sendo um manager real: podemos ir e vir de diversos clubes e criar reputações acerca de nossos nomes. E pra quem tem certas facilidades que acabam levando à desistência, como já te ouvi falar, um save carreira pode ter maior duração por não ter necessidade de ficar preso aos clubes.

A carreira começa com alguma responsabilidade ao comandar um dos clubes mais antigos do Uruguay - talvez um pioneiro do esporte pelas terras latinas. Um clube sem muitas glórias a serem lembradas, entretanto com muita história a ser contada. Achei muito interessante o fato do clube permitir apenas jogadores uruguayos por um longo período da sua existência e deixa uma questão a ser levantada: mesmo sendo trabalho do diretor de futebol cuidar das contratações (outra regra bem interessante), seria possível voltar a impôr essa antiga regra e fazer o nacionalismo reinar no clube novamente?

Achei muito pertinente teu estudo sobre as táticas utilizadas na divisão. Afinal, como uma equipe fragilizada, por que não atuar como um espelho do adversário e podendo assim confundi-los - com o diferencial da mentalidade ofensiva do treinador? E isso vem dando certo: com a intenção de beneficiar a defesa atacando, o clube sofreu muitos gols e ainda assim conseguiu marcar um número maior. Surpreendentemente, a defesa conseguiu segurar o ímpeto ofensivo ao ficar três partidas sem sofrer gol - ao meu ver, algo que merece ser destacado nessa equipe tanto pela qualidade dos jogadores, quanto pela mentalidade praticada.

Tais resultados permitem o Albion "bufar no cangote" do líder, mesmo após ter sido mal cotado pela imprensa. Ainda que tenha a pior defesa dentre os cinco primeiros, consegue ter o melhor ataque (junto do Colón) e consequentemente, um número de pontos bem alto para a atual classificação. Mantendo o atual futebol firme, não me surpreenderei se ao final do turno ver o Albion mais acima ainda na tabela.

Boa sorte, Gilson!

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ggpofm

Quando o goleiro é o melhor defesa central é, de facto, preocupante! Ahah.

Conseguiste dar um jeito aí e essa táctica ofensiva tem trazido alguns resultados interessantes, apesar de descompensar um pouco na hora de defender. Ainda assim, acredito que essa táctica possa ser melhor aplicada com a contratação de melhores executantes nos próximos tempos.

Ahahahaha, muito preocupante, mesmo!

Também tenho essa confiança, que com um time melhor tudo possa funcionar.

Fez uma boa temporada, o que é essencial para equipes do nível como a sua, e segue bem na Segunda B. Só que com esse elenco reduzido deve ter um pouco a mais de dificuldade, se o pessoal da parte de cima, como o Colón, Oriental e Platense tiverem mais condições que sua equipe.

Também estou feliz até agora. Mesmo que não dê em nada, pode ser importante para conquistar a confiança da diretoria do clube e conseguir alguns poderes adicionais. Como são poucos jogos, dá para levar com um elenco curto. O problema é se ocorrer uma crise de lesões. Aí vai tudo por água abaixo.

Estive uma semana afastado do fórum e até tentei comentar pelo celular logo que vi a criação da saga, porém algum motivo (wi-fi ruim) impediu que meu post fosse enviado.

Achei muito interessante a ideia logo na introdução - de forma que por alguns segundos imaginei que teríamos a "concorrência" de mais uma ficção na área, de tão bem contada que foi a estória. Também pensei que poderia ser um save "clubístico" ao falar tanto do Newell's, mas logo veio a revelação do save carreira. Por sinal, acho uma forma muito mais prazerosa de jogar, pois assim acabamos sendo um manager real: podemos ir e vir de diversos clubes e criar reputações acerca de nossos nomes. E pra quem tem certas facilidades que acabam levando à desistência, como já te ouvi falar, um save carreira pode ter maior duração por não ter necessidade de ficar preso aos clubes.

A carreira começa com alguma responsabilidade ao comandar um dos clubes mais antigos do Uruguay - talvez um pioneiro do esporte pelas terras latinas. Um clube sem muitas glórias a serem lembradas, entretanto com muita história a ser contada. Achei muito interessante o fato do clube permitir apenas jogadores uruguayos por um longo período da sua existência e deixa uma questão a ser levantada: mesmo sendo trabalho do diretor de futebol cuidar das contratações (outra regra bem interessante), seria possível voltar a impôr essa antiga regra e fazer o nacionalismo reinar no clube novamente?

Achei muito pertinente teu estudo sobre as táticas utilizadas na divisão. Afinal, como uma equipe fragilizada, por que não atuar como um espelho do adversário e podendo assim confundi-los - com o diferencial da mentalidade ofensiva do treinador? E isso vem dando certo: com a intenção de beneficiar a defesa atacando, o clube sofreu muitos gols e ainda assim conseguiu marcar um número maior. Surpreendentemente, a defesa conseguiu segurar o ímpeto ofensivo ao ficar três partidas sem sofrer gol - ao meu ver, algo que merece ser destacado nessa equipe tanto pela qualidade dos jogadores, quanto pela mentalidade praticada.

Tais resultados permitem o Albion "bufar no cangote" do líder, mesmo após ter sido mal cotado pela imprensa. Ainda que tenha a pior defesa dentre os cinco primeiros, consegue ter o melhor ataque (junto do Colón) e consequentemente, um número de pontos bem alto para a atual classificação. Mantendo o atual futebol firme, não me surpreenderei se ao final do turno ver o Albion mais acima ainda na tabela.

Boa sorte, Gilson!

Infelizmente não tenho mais condições de levar uma ficção adiante. O tempo tomado para fazê-la, acaba por me desanimar a levar o save adiante. Foi isso que aconteceu com esse mesmo save no ano passado com o FM12. Cheguei a jogar 7 temporadas, mas a ficção acabou por me derrotar. Como eu gostava da história que havia escrito para a introdução resolvi mantê-lo neste save, apenas para ambientar o personagem. A ideia é essa mesmo, passar por vários clubes como uma carreira de um treinador e ir até onde ela levar.

O Albion original é um dos mais antigos, sem dúvida, mas a primazia fica por conta dos clubes argentinos. Nem passou pela minha cabeça a ideia de manter o clube apenas com uruguaios. No momento, não há como pensar em nada nesse sentido por conta do controle da Diretoria, mas isso que você sugeriu pode acontecer em outro clube ou até mesmo no Albion.

Pois é, a ideia é equilibrar as coisas em campo, diante de equipes mais fortes e o primeiro passo é facilitar nossa marcação, apesar da busca pela ofensividade que todas as equipes de Godofredo González terão. Preciso que a equipe sofra menos gols se quiser algo mais nessa temporada, mas para a estreia, creio que está sendo tudo muito bom para o Albion até aqui.

Dá para sonhar com mais mesmo, se a defesa sofrer menos gols e conquistarmos pontos fora de casa, pois por enquanto o Albion é um time mais caseiro.

Valeu.

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Temporada 2012/13

Mexicanização

Pênalti atrapalha o Albion

Depois da boa arrancada na temporada, o Albion teve mais quatro partidas até o final do 1º turno. Nas três partidas de novembro a equipe foi bem e empatou uma e venceu as outras duas, tendo sido o responsável pela quebra da invencibilidade do líder Colón.

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Em 3º lugar, havia a possibilidade de alcançarmos a vice-liderança contra o Uruguay Montevideo que fazia uma campanha de recuperação na última rodada do ano. Sofremos um pênalti duvidoso no início da partida, mas conseguimos empatar aos 14. Buscamos a vitória durante toda a partida, mas aos 84, formos punidos pela ofensividade e fomos derrotas a primeira vez em casa.

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Com o 3º lugar na tabela entramos no recesso de final de ano que duraria até março do ano seguinte.

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Mexicanização do elenco

A janela de transferências foi reaberta em janeiro e perdemos um dos principais jogadores do elenco, Carlos Trapote, 3º melhor assistente do campeonato, que aceitou um contrato profissional dos Rentistas.

Para quem nunca jogou com uma equipe amadora no FM, esse é um dos problemas. Como não há um contrato com duração definida, rescisão salarial e outras cláusulas basta um time profissional oferece um contrato a um jogador seu e provavelmente ele aceitará a nova oportunidade de trabalho. Outra caso muito comum é um clube amador “roubar” seu jogador ao propor um contrato a ele.

A Diretoria se movimentou além do esperado por mim no mercado de transferências. Nada menos que nove jogadores foram contratados, sendo que pedi a contratação de apenas três deles. O que me chamou mais a atenção foi a contratação de quatro jogadores mexicanos (Rigoberto Yamal Campos, Iñaki Quintana, Juan Manuel Garza e Diego Ramírez). Juntamente com o argentino Aset e passei a ter cinco estrageiros no elenco, quando o limite do campeonato é de quatro jogadores, sendo que apenas três podem jogar. Como não iria dispensar o artilheiro da equipe, Sebastián Aset, um dos mexicanos, Diego Ramírez foi dispensado do clube.

Mesmo com a quantidade exagerada de cotratações em minha opinião, o elenco ganhou qualidade e maiores opções para o uso de outros desenhos táticos.

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A Diretoria também investiou no staff e controu mais dois e agora temos oito pessoas na equipe.

Platense supera o Albion

Antes das partidas oficiais recomeçarem, fizemos vários amistosos e aproveitei para testar algumas formações e para conhecer alguns jogadores que chegavam ao clube. Os resultados não foram bons contra equipes inferiores, mas contra equipes da Segunda División vencemos as duas partidas.

O returno começou muito bem e o Albion subiu na tabela com quatro vitórias em cinco partidas, com destaque para a virada sobre o Oriental. Chegamos até a alcançar o topo da tabela ao devolver a derrota sofrida no 1º turno para o Potencia.

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Só não continuamos na liderança e com uma boa vantagem de pontos porque fomos derrotados em casa por um dos times mais chatos do campeonato, o Platense, que marca poucos gols, mas tem um defesa difícil de ser vazada. Em casa, perdemos por 1 a 0.

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Faltam cinco rodadas e dividimos a liderança com o Platense. Basañez e Colón também disputam o título. Continuamos com o ataque mais positivo e uma defesa que sofre muitos gols, mas dentro da normalidade do campeonato. Se mantivermos a liderança nas partidas em casa e conseguirmos bons resultados fora dela, lutaremos pelo título.

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“O futebol é o primeiro esporte do mundo porque uma mesma causa pode provocar diferentes efeitos.

A maioria das coisas que acontecem não são como as imaginamos. Há muito de casual.

No entanto, os que fazem prognósticos e acertam são considerados sábios.

De qualquer maneira são atrevidos, mas não sábios.

Quem faz previsões tem a mesma possibilidade de acertar do que de não acertar.”

Marcelo Bielsa

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-Lucas

A equipe está muito bem. Apesar do alto número dos gols sofridos, está na média da liga, ao contrário dos gols marcados - critério que o Albion lidera com folga.

Seria ótimo ter conseguido ao menos um empate frente ao Platense, mas mesmo com a derrota está totalmente na briga.

Pelo visto a situação financeira está bem, na medida do possível. A diretoria conseguiu um bom número de reforços que vai ajudar a fortalecer bastante o elenco.

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C_A. Rod

ta tudo bem embolado e o título pode sair pra qualquer um

me surpreendi até com a sua diretoria que, mesmo não contratando com extrema qualidade compos bem o seu elenco até

boa sorte pra reta final

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Rodrigo.

É, como eu tinha falado, a parte de cima tá bem acirrada mesmo. A proposta ofensiva vem funcionando pelo jeito, e aquele empate em casa com o Canadian custou caro. De qualquer forma, acho que não dá pra esperar regularidade em um time amador, até porque você joga ofensivamente independente das circunstâncias. Como falou, é tentar vencer os jogos em casa e não vacilar fora.

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Johann Duwe

Vão ter alguns jogos contra as equipes que ainda disputam o ascenso, isso pode dificultar as coisas um pouco por aí.

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    • Henrique M.
      By Henrique M.
      Introdução
      A Sports Interactive é responsável pelo sucesso da série Championship Manager e Football Manager. Apesar de ter perdido o nome na disputa com a Eidos Interactive, antiga distribuidora da série CM, o legado ficou todo com a desenvolvedora. A parceria com a Sega, nova empresa distribuidora inseriu no mercado uma das franquias de maior sucesso do futebol.
      Desde novembro de 2004 foram 14 edições da série Football Manager e em maior ou menor grau, todas fizeram um relativo sucesso. O jogo coloca você no comando de uma equipe de futebol, tomando todas as decisões relativas de um manager de futebol e esse é o grande mote da série. Com tudo, o jogo evoluiu bastante nos últimos 13 anos e meio e uma das mudanças relevantes, mas sempre relegada ao plano de fundo, foi o aumento da importância da comissão técnica no jogo.
      Tendo isso em vista, seguiremos uma análise de quatro edições do jogo, em períodos de cerca de 4 a 5 anos entre cada lançamento para entender como esse processo ocorreu e como você deve encerar a montagem e utilização do seu staff no FM. Passaremos pelo Football Manager 2005, depois pela Football Manager 2009, chegaremos até o Football Manager 2013 e encerraremos com a edição atual, o Football Manager 2018.
      Football Manager 2005
      Tela do staff
      Na primeira edição da série, a tela de staff era bem simplória e apenas informativa. Ela contava apenas com o cargo de cada um, a equipe pela qual a pessoa era responsável, a nacionalidade, a reputação e as informações salarias e de término contratual.

      Perfil do staff
      A tela do membro da comissão técnica era menos informativa, mas ainda hoje, encontramos boa parte dessas informações no perfil de cada um no jogo. Os atributos em sua maioria ainda são quase os mesmos, mas a forma como interagimos com cada um deles mudou. Antigamente não havia uma preocupação com os atributos mentais de cada membro do staff, a única coisa que importava era ter o atributo de treino necessário com o maior valor possível.

      Mensagem do olheiro e relatório
      Os relatórios dos olheiros também eram bem mais simples, uma simples recomendação por escrito se o jogador era ou não era uma boa contratação para o seu clube.

      Tela de treinos
      A parte de treinos era totalmente diferente e contava com algo bastante próximo do que um grupo de jogadores deseja ver no jogo, a opção do treinador decidir os regimes de treinamento durante a semana, decidindo o que vai ser trabalhado em casa sessão.

      Relatório de treinos
      Além disso, não existia uma tela que você pudesse saber qual a qualidade do seu treino, apenas uma informação de como cada jogador estava evoluindo seus atributos, em que tipo de programa de treinos o jogador se encontrava, a opinião do staff sobre o desempenho do atleta nos treinos e a tradicional opção de retreinar a posição de um jogador

      Leia Mais: A arte do retreinamento
      Relatório da equipe
      Por fim, as informações disponíveis e demonstradas pela comissão técnica sobre seu elenco e jogadores eram bem limitadas, com o jogador tendo que se guiar pelos atributos que achava importante por posição, ao invés de confiar no que seu staff dizia.

      Como puderam perceber, o staff praticamente só existia na primeira versão do jogo, com tudo sendo bastante misterioso e na base de tentativa e erro para achar a melhor forma de entender seu time, treiná-lo e descobrir novos reforços.
      Football Manager 2009
      Antes de mais nada, já peço desculpas pelas imagens em inglês, mas o meu jogo não tem o idioma português disponível.
      Tela do staff
      Era de se esperar que cinco edições depois algumas mudanças ocorressem nessa área. Contudo, a primeira comparação é de que nada mudou, com a tela de staff permanecendo rigorosamente a mesma.

      Perfil do staff
      Já o perfil do staff ganhou novas informações e novos atributos. Surgiram os atributos de treino de ataque, defesa, físico, mental, tático e técnico na parte de treinamento. Na parte mental, tivemos a transferência de alguns atributos de treino como Fisioterapia e Conhecimento Tático. Além disso, surgiram quais tipos de funções o membro pode e tem desejo em exercer em um clube, além do seu conhecimento de certos países no jogo.

      Mensagem do olheiro
      Uma das modificações nos últimos anos foi a inclusão do relatório do olheiro, apesar disso, as informações que apareciam na caixa de mensagens ainda eram bastante poucas. Ao menos havia um breve informativo sobre o jogador que foi observado.

      Relatório do olheiro
      O relatório de olheiro foi introduzido entre o Football Manager 2005 e o Football Manager 2009 e ajudou bastante os jogadores a entenderem melhor uma contratação. Obviamente que essa mudança foi gradual, com o sistema de estrelas sendo timidamente inserido no Football Manager 2006 e evoluindo até o relatório.
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      No relatório temos uma comparação entre o jogador observado e o melhor do elenco na posição e também com relação aos jogadores da divisão em que o time se encontra. Também fala um pouco sobre a personalidade e os pontos forte e fracos do jogador. Além de encerrar com informações sobre a transferências, como interesse do jogador, preço e salários. Tudo isso sendo fechado com a recomendação final do olheiro, que foi resumido na mensagem recebida na caixa de mensagens.

      Tela de treinos
      Os treinos que começaram mais especializados e roteirizados se tornaram uma questão de ajustes de barrinha e nessa época, muitos treinos como o famoso Masca Training movimentaram a comunidade. Como não havia uma ciência por trás disso, os treinos eram questões de tentativa e erro e por isso, aqueles prontos e testados eram coqueluche na época. O problema disso é que meio que automatiza e facilitava o desenvolvimento dos atributos dos jogadores, facilitando a criação de jogadores com atributos bombados. Esse tipo de situação também só nos obrigava a procurar os preparados com os melhores atributos para cada treino e coloca-los no time. Por fim, o relatório de desempenho nos treinos que antes vinha separado, agora se integrou a com a organização dos treinos.

      Tela de preparadores
      Também tivemos a introdução da divisão de treinos por cada membro do staff, com cada um sendo especialista em uma área de acordo com seus atributos. A medição por estrelas da qualidade do treino também foi imposta durante o período e ficou possível mensurar facilmente a qualidade da comissão técnica na hora do treinamento. Outro ponto importante foi a introdução de treinos e preparados diferentes para a equipe principal e para as categorias de base.

      Relatório da equipe
      O relatório da equipe continuou bastante similar durante esse tempo, mas houve a exclusão da informação sobre quem seriam os piores jogadores da equipe, ficando apenas os melhores por setor da equipe principal e as principais promessas.

      Relatório das palestras
      Porém, com o aumento da importância das palestras de jogo, seja na preleção, no intervalo ou após o jogo, surgiu uma nova ferramenta. De forma rudimentar, seu assistente técnico lhe informava como cada jogador reagiu a suas palestras na partida anterior, permitindo que você pudesse entender melhor como motivar cada jogador.

      Recomendação de jogadores por empréstimo
      Por fim, para quem quisesse pedir recomendações de jogadores disponíveis e acessíveis para o time via empréstimo, poderia solicitar rapidamente ao seu assistente para produzir sugestões para as posições indicadas pelo treinador. Infelizmente, dependendo do nível em que sua equipe se encontrava, não era fácil encontrar, mas era uma ferramenta bastante útil para quem jogava em divisões menos badaladas.

      Com o salto de cinco versões, já começamos a perceber uma maior relevância da comissão técnica dentro do processo, como uma maior especialização nos treinos, a adição de funções novas ao assistente técnico, além de maiores informações fornecidas pela equipe de olheiros.
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      Football Manager 2013
      Andamos agora quatro versões para frente, até o lançamento do FM 2013 no final de 2012. Nessa linha temporal que seguimos, estamos cada vez mais próximos do estado atual da franquia.
      Relatório de boas-vindas
      Logo de cara já temos uma novidade, que é um relatório de observação de boas-vindas dos olheiros, indicando jogadores que podem ser boas contratações para o time. Fornecendo imediatamente um ponto de partida para o seu novo trabalho.

      Tela do staff
      A tela de staff também ganhou uma maior divisão, apesar de inicialmente mostrarem as mesmas informações, observamos uma clara divisão por time principal, reservas e categoria de bases, além de vermos que o aumento na proeminência nas responsabilidades do staff.

      Perfil do staff
      O perfil do staff ainda apresenta a mesma estrutura vista lá no FM 2005, mas com mais informações e tirando o histórico de conselhos, pouca coisa mudou desde o FM 2009.

      Mensagem do relatório do olheiro
      A mensagem do relatório de olheiro ganhou mais corpo e passou a contar com a recomendação de capacidade atual e potencial do jogador, além das informações sobre os valores envolvidos em uma eventual transferência.

      Relatório do olheiro
      O relatório de olheiro ficou mais gráfico e recheado de informações que já saltam imediatamente aos olhos. A estrutura vista anteriormente ainda é similar, mas as informações de posição, melhor função (adveio da mudança nas táticas no FM 2012) e também uma comparação com os melhores atletas da posição no elenco passaram a figurar por aqui.

      Tela de treinos
      Os treinos abandonaram as barrinhas e assumiram a forma como conhecemos hoje, tirando mudanças de estilos e uma ou outra pequena modificação, já são mais de cinco anos que a estrutura é a mesma. Ao invés de decidir as intensidades de cada tipo de treino, agora você pode escolher apenas um foco e a sua intensidade. É possível mudar o treino padrão em determinada semana e a intensidade também. Além disso, temos o treino para jogo, que normalmente antecede cada uma das partidas. E você pode optar por dar descanso aos atletas e depois de cada jogo e também aumentar ou diminuir a carga de treino para jogo.

      Tela de treino individual
      As informações de treino passaram a ser divididas entre individual e geral, além da já tradicional tela de preparadores. Na tela individual, você pode definir um foco para o jogador (atributo, nova posição, MPJ e a intensidade), além de acompanhar o desempenho geral do atleta nas sessões de treinamento e a opinião do staff sobre o rendimento do atleta.

      Tela de preparadores
      A tela de preparadores mantém a mesma estrutura do FM 2009, mas ficou mais fácil de ver o nível de cada treinador e modificar as sessões de treino que cada um é responsável. A opção de pedir um relatório sobre atletas disponíveis para empréstimo ainda permaneceu durante essas quatro diferentes versões.

      Relatório da equipe
      O relatório da equipe agora se tornou muito mais informativo e mais abrangente, avaliando toda a equipe, ao invés de só os destaques. Além disso, o fornecimento de relatórios sobre suas táticas, origem dos gols feitos e sofrido, última partida e outros tipos de estatísticas começaram a surgir com o aumento da importância da análise estatística no futebol mundial.

      Conselhos do staff
      Contudo, as principais mudanças para o aumento da importância do staff começaram a ser implementadas, com a ferramenta de aconselhamento do staff, onde eles começaram a dar pitacos em diversas áreas e passaram a ter um desempenho ativo dentro do jogo. Com isso, os atributos técnicos passaram a ser a única fonte de medição de qualidade de um membro da comissão, com os atributos mentais passando a ter peso importante nessa relação.

      Responsabilidades do staff
      Outra parte importante foi a capacidade de poder dividir as responsabilidades indesejadas com o seu corpo técnico, podendo direcionar atividades que você ainda se acha inexperiente para mexer ou que não se importa tanto ao ponto de microgerenciar tudo.

      Passaram-se nove versões e as versões de 2012 e 2013 começaram a ser um ponto de virada na importância do staff dentro de jogo. Eles passaram a deixar de estar ali por estar e se tornaram parte do seu dia-a-dia como treinador do clube. O que é um ponto positivo, pois essa integração existe e é vital num clube de futebol e com isso, a relevância de passar a investir mais em seu staff aumentou, com mais pessoas dando atenção a outros critérios além das estrelinhas de cada preparador em seus treinos.
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      Football Manager 2018
      Chegamos a versão atual e já nota-se o tanto que as funcionalidades e atividades relativas ao staff no jogo se tornaram mais presentes e detalhadas ao longo dos anos e com o Football Manager 2018 não foi diferente, já que na versão anterior inseriram-se novas funções no staff e que foram melhores trabalhadas para a edição atual. Ademais, a presença do Centro Médico e a modificação no funcionamento do sistema de olheiros trouxeram ainda mais impacto à forma com que o treinador se relaciona com seu staff.
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      Tela do staff
      A tela de staff mudou de roupagem, sendo dividida nas três categorias vitais para o funcionamento do clube: equipe técnica, de observação de jogadores e departamento médico. Com bastante informações a respeito do preenchimento das vagas, a quantidade de cada tipo de profissionais e uma comparação média da qualidade da comissão técnica com o restante da divisão em que seu clube se encontra.

      Perfil do staff
      A tela do perfil do staff ainda continua estrutura da mesma maneira, apesar de conter mais informações a respeito de cada treinador, contudo, as grandes mudanças ficaram para os atributos. Agora eles são divididos em gestão, treino, olheiros e médico. Assim, cada profissional de determinada área tem seus atributos destacados adequadamente. Também tivemos a inclusão de novos treinos de goleiros, antes eram dois, agora são três. Além disso, cada uma das suas equipes (reservas, juniores, etc) ganhou uma tela própria para que você possa ver quem é o staff em cada uma delas.

      Mensagem do olheiro
      As modificações na forma como os jogadores são observados e a inclusão do analista de dados geraram impactos na forma como você obtém as informações do seu time de olheiros. Anteriormente, os relatórios chegavam nas suas caixas de mensagem, agora, se você delegar a responsabilidade de observação ao olheiro-chefe, apenas quando ele julgar necessário você receberá um relatório. A maioria fica no centro de observação, ou então, na tela de pesquisas ou lista preferencial.

      Relatórios do olheiro e analista de dados
      Os relatórios de olheiros também ficaram mais abrangentes e específicos, com o relatório do olheiro separado do relatório do analista de dados e com a opção de juntar essas duas informações em uma tela só. Obviamente que a gama de informações disponíveis também aumentou, deixando de ser limitado só a um ponto fraco ou forte, listando um perfil mais completo do jogador, para te informar se ele é ou não é uma boa recomendação. Inclusive, para essa versão, foi incluído um sistema de pontuação que vai de 0 a 100 para que você possa ver quão boa aquela contratação pode ser, independentemente da avaliação de CA e PA do atleta.

      Tela de treinos
      A tela de treinos também ganhou mais informações, com a adição de uma tela que reúne as informações generalizadas. A forma como o jogo gere os treinamentos ainda não mudou, apesar de ser uma das sugestões mais frequentes nos fóruns da Sports Interactive. O mesmo segue para as telas de treino individual e de preparadores, com a maioria das modificações sendo apenas para clarificar as informações na tela. Também tivemos a distinção mais adequada dos treinos de cada uma das suas equipes, para que você possa personalizar melhor o treinamento de cada um dos membros do seu staff para tirar o máximo possível em cada nível de futebol.

      Relatório da equipe
      O relatório da equipe agora também contém mais informações, seguindo os rumos tomados nas edições anteriores e incrementando ainda mais a quantidade de informações presentes para o jogador. Até a avaliação do nível do plantel se tornou mais informativa, com diversos comparativos podendo ser feitos, fazendo que você entenda quais são seus melhores e piores jogadores mais rapidamente.

      Conselhos do staff
      Os conselhos do staff também ganharam mais diversidade e o seu controle sobre quando receber essas informações também aumentaram. Temos conselhos táticos, de treino de desenvolvimento de jogadores, de transferências e contratos e da própria comissão técnica. Você pode até decidir quem é o membro mais capacitado para lhe informar nesses diversos tópicos. Além disso, ao acessar a tela do seu elenco, sempre que um conselho estiver disponível, aparece um alerta no canto da tela e ao clicar nele, você pode decidir quais ações tomar, resolvendo rapidamente as pendências do elenco. Vale lembrar que essa funcionalidade está presente em todas as telas que o conselho é válido, não apenas nas telas do elenco.

      Responsabilidades do staff
      Com uma grande quantidade de funcionários, ocorre um aumento de responsabilidades. E a tela de delegação de tarefas aumentou bastante entre a sua implementação e a atual versão. Isso permite uma maior adaptação do treinador ao seu estilo de jogo e pode ajudar até a reduzir o tempo gasto com o gerenciamento desses detalhes no jogo.

      Centro de observação
      A forma como interage-se com os olheiros também mudou, com a equipe de observação tendo orçamento próprio e a possibilidade de comprar pacotes de informações sobre jogadores que envolvem diversos escalões do futebol (normalmente ligados ao alcance atual do clube) e que são divididos entre pacote sênior (para os jogadores já consolidados) e pacote de jovens.

      Centro Médico
      E com as necessidades físicas do futebol moderno aumentando a cada vez mais, foi adicionado o centro médico, uma tela que lhe fornece informações sobre a condição física dos jogadores e como está o desgaste dele. Isso ajuda a prevenir lesões e manter seu elenco bem-conservado para as partidas mais importantes da temporada.

      É notável o aumento exponencial de funcionalidades ligadas ao staff entre o Football Manager 2005 e o Football Manager 2018 e como não podia deixar de ser, a própria importância de ter uma comissão técnica de qualidade e que você possa confiar.
      Conclusão
      Tendo tudo isso em vista, essa é uma parte do jogo em que não se pode negligenciar mais, com eles sendo fundamentais para o desenvolvimento dos seus atletas, para o entendimento do funcionamento da sua equipe e até mesmo para diminuir as chances de erros bobos no planejamento da temporada.
      LEIA MAIS: O Guia do FM 2018: 16 dicas essenciais
      Por isso, não negligencie essa parte do jogo e aproveite que agora o orçamento salarial para o staff é separado do seu orçamento salarial para jogadores, sendo assim, você não precisa deixar de reforçar seu elenco para encorpar seu staff. Com tamanha importância, ter um staff em que você possa confiar pode ser vital nos resultados finais do seu time e influenciar a forma como seu save está indo.
      Conteúdo original produzido por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
      Banner: @_Matheus_
    • ggpofm
      By ggpofm
      O "Princípio 323": como distribuir tarefas por um time
      Por ggpofm

      O Football Manager (FM) é um jogo envolvente. A possibilidade de atuar como um treinador que comanda e/ou influencia várias áreas de um clube é cativante, mas sabemos que muitos dos que estão dando os primeiros passos no FM se sentem um pouco perdidos em vários aspectos do jogo, inclusive naquele momento de colocar o time em campo.
      Para tentar ajudar quem é iniciante no FM, resolvi contribuir com um texto sobre a distribuição de tarefas na formação tática um time. Espero que as ideias que serão apresentadas possam ajudá-lo de alguma forma, mas tenha em mente que elas não são uma receita de bolo e nem a solução para todos os seus problemas. É fundamental a leitura de outros textos que abordam outros aspectos do jogo e também a compreensão de que o jogo simula o futebol e como tal, muitos acontecimentos em campo ocorrem de forma ocasional.
      Desde o FM 2010, a Sports Interactive (SI) introduziu o “Criador de Táticas” com objetivo de facilitar o trabalho de quem vai controlar um time. Com ele é possível organizar de forma intuitiva como um time se estruturará taticamente para as partidas. Mesmo assim, um dos aspectos do “Criador de Táticas” que podem gerar confusão para quem está dando os primeiros passos no mundo do FM é a definição das tarefas dos jogadores.

      As tarefas no FM
      No FM há seis opções de tarefas: defesa, apoio (suporte), ataque, cobertura, bloqueio e automática. Para algumas funções existe apenas uma tarefa, como por exemplo, o Primeiro Volante, que possui somente a tarefa defender. Para outras existem quatro tarefas, como por exemplo a função de Meia Central, com as tarefas de defesa, apoio, ataque e automática. Enfim, para cada posição em campo é possível escolher algumas funções e cada uma delas possui um número de tarefas pré-definidas pelo FM.
      Escolher bem as tarefas de um time permitirá que ele se torne equilibrado em campo, mantendo seus três setores (defesa, meio-campo e ataque) conectados, facilitando que os jogadores desenvolvam o modelo de jogo pretendido.
      Para o que nos interessa precisamos apenas nos concentrar nas tarefas básicas do FM: as tarefas de defesa, apoio e ataque. O motivo para isso é que as tarefas de bloqueio e cobertura são na realidade adaptações da tarefa defender, enquanto a tarefa automática reúne as três tarefas fundamentais (defesa, apoio, ataque) em uma só. Os mais experientes fazem uso da tarefa automática de forma precisa, mas para quem está iniciando eu acredito que é mais educativo controlar as tarefas que cada jogador executa em campo em determinado momento de uma partida, do que deixar que a inteligência artificial do jogo controle isso por conta própria.
       
      O que é o “Princípio 323”
      E como essas três tarefas devem ser distribuídas por um time? Quantas tarefas de defesa um time precisa ter? E quantas de apoio e ataque? Todos os jogadores de defesa devem ter tarefas de defesa e os jogadores de ataque devem ter tarefas de ataque?
      As respostas para essas e outras questões estão no que eu batizei de “Princípio 323”. A primeira vez que eu vi essa ideia apresentada de forma clara foi no “Tactical Theorems and Frameworks 09” (TT&F 09), dos idealizadores do “Criador de Táticas”, Richard Claydon (wwfan) e Gareth Millward (Millie).
      Todo time deve ter jogadores que foquem seu jogo intensivamente na defesa (tarefa defender), jogadores que foquem seu jogo intensivamente no ataque (tarefa atacar) e aqueles que jogam de forma mais equilibrada nas duas tarefas (tarefa apoiar). Para os autores do TT&F 09, para um time alcançar o equilíbrio tático é preciso que entre os 10 jogadores de campo exista o mínimo de três jogadores com tarefa defender, dois jogadores com tarefa apoiar e três jogadores com tarefa atacar.
      Sendo assim, quando se distribui as tarefas seguindo o “Princípio 323” entre os 10 jogadores de campo de um time, oito terão que estar distribuídos como a forma enunciada acima, enquanto a tarefa dos outros dois jogadores que sobraram serão designadas de acordo com a postura que for adotada em um determinado momento da partida.
      A partir desse princípio, os desdobramentos são lógicos. De forma geral, se em algum momento da partida o objetivo é atacar serão necessários mais jogadores com tarefas ofensivas e se em outro pretende-se defender, haverá necessidade de mais jogadores com tarefas defensivas. A conclusão para uma proposta defensiva, uma equilibrada (neutra) e uma ofensiva, a distribuição de tarefas entre os 10 jogadores de campo será a seguinte:
        Postura defensiva: cinco com tarefa defender, dois com tarefa apoiar e três com tarefa atacar;
      Postura equilibrada: três com tarefa defender, quatro com tarefa apoiar e três com tarefa atacar;
      Postura ofensiva: três com tarefa defender, dois com tarefa apoiar e cinco com tarefa atacar.
        Observe que em todas as três propostas acima sempre existe o mínimo proposto pelo “Princípio 323”, ou seja, três jogadores com tarefa defender, dois de apoio e três com tarefa atacar.
      Espero que não, mas alguém pode imaginar que as tarefas de defesa devem ser dadas aos defensores, as tarefas de apoio aos meio-campistas e as tarefas de ataque aos atacantes. Nada mais equivocado!
      Para um time alcançar o equilíbrio tático, evitando-se que a defesa, o meio-campo e o ataque fiquem desconectados, é preciso misturar as tarefas pelos três setores de um time para que exista movimento entre eles. Por isso, não basta saber a quantidade de tarefas necessárias em um time. É importantíssimo saber distribuí-las pelos três setores do time.
       
      “O Princípio 323” na prática
      Não tenho a intenção de apresentar imagens de várias formações táticas e sugestões de distribuição de tarefas porque não é meu desejo transformar o “Princípio 323” em algo a ser seguido às cegas e sem nenhuma reflexão por parte de quem irá usá-lo. Se pelo “Princípio 323” tenho um modelo a ser seguido que “exige” o mínimo de três jogadores com tarefa de defesa, três de apoio e três com tarefas de ataque, espero que ao distribuir as tarefas pelos setores de um time, você pare, pense e consiga distribuí-las de forma racional, lembrando-se que durante os 90 minutos de partida existem vários momentos diferentes e que, talvez, em cada um deles seu time precise de uma distribuição de tarefas diferente para conseguir jogar de forma equilibrada.
      Mesmo assim, vou apresentar um exemplo simples com uma formação que já foi muito usada no FM, o 4-4-2 inglês. Como você deve saber, essa formação tática utiliza os três setores em linha (quatro defensores, quatro meio-campistas e dois atacantes).


      Como toda e qualquer formação tática, ela só funcionará bem se conexões foram criadas entre os setores e por isso, o 4-4-2 inglês precisa de defensores que se aproximem do meio-campo ou que o ultrapasse, de meio-campistas que ajudem a defesa, de meio-campistas que ajudem o ataque e atacantes que ajudem o meio-campo.
      Seguindo as diretrizes do “Princípio 323” uma das maneiras possíveis de distribuir as tarefas do 4-4-2 inglês é a seguinte:

      Como é possível ver acima, existem três jogadores com tarefas defensivas (dois zagueiros e um meio-campista central), dois com tarefas de apoio (um meio-campista central e um atacante) e três com tarefas de ataque (um atacante e dois meio-campistas laterais). Também existem os dois laterais para os quais as tarefas não foram definidas.
      Determinadas escolhas parecem óbvias, mas outras nem tanto. O meio-campo é sempre problemático porque ele precisa executar várias atividades simultâneas. Ele é o setor que conecta a defesa e o ataque, mas também precisa proteger a defesa e se aproximar do ataque para não deixá-lo isolado. Por isso é comum que se tenha as três tarefas distribuídas por ele.

      Como é possível ver na imagem, existe um meia-central com tarefa defender que será o jogador mais recuado do meio-campo e que auxiliará na proteção da defesa, dois meio-campistas laterais que procurarão chegar ao ataque e um meia-central com tarefa de apoio que ajudará na ligação defesa e ataque.
      No ataque, há outro jogador com uma tarefa que não parece óbvia, o atacante com tarefa apoiar.

      Ele é responsável por impedir que o ataque se desconecte do restante da equipe, por isso ao receber a tarefa de apoio ele fica mais recuado. É um tarefa parecida com a do meia-central com tarefa defender que é o responsável por impedir que o meio-campo se desconecte da defesa.
      Observe que as ideias apresentadas no “Princípio 323” estão presentes no 4-4-2 inglês apresentado. O mínimo exigido pelo “Princípio” foi respeitado e as tarefas foram distribuídas entre os três setores do time garantindo que eles fiquem conectados e que exista movimento entre os jogadores desses setores.
      Ainda restam dois jogadores que fazem parte de um tipo de reserva: os dois laterais. Eles se adaptam dependendo do que se queira em determinado momento de uma partida.
      Se a ideia é que a defesa fique postada e resista à pressão do adversário, os laterais serão colocados com tarefa defender.


      Se quiser que os laterais vão à frente em busca de criar sobreposições e superioridade numérica no campo ofensivo, eles devem ser colocá-los com tarefa atacar.

      E se o objetivo é que eles subam ao ataque, mas de forma paciente, sem se descuidar da defesa, os laterais devem ter tarefas de apoio.


       
      As variações no “Princípio 323”
      Com esse exemplo do 4-4-2 inglês não quero dizer que outras combinações de tarefas não são possíveis. Isso depende do elenco de que se dispõe e também do modelo de jogo que se pretende jogar.
      Por usar há vários anos o “Princípio 323”, consigo manejá-lo com maior flexibilidade, inclusive “desrespeitando-o” algumas vezes, como por exemplo, ao usar apenas dois jogadores com tarefa de ataque em vez do mínimo de três que o princípio pede.
      Outros autores também sugerem combinações diferentes. Por exemplo, The Hand of God sugere no artigo “The Mentality Ladder: A Practical Framework for Understanding Fluidity and Duty” três jogadores com tarefa defender, dois com tarefa apoiar e três com tarefa atacar. Já o Llama3 em seu artigo “Pairs and Combination: The Complete Guide” sugere como regra que um time tenha três jogadores com tarefa defender, quatro com tarefa apoiar e três com tarefa atacar.
      A minha sugestão para quem está começando é que o ideal é seguir as ideias aqui expostas à risca e só quando a compreensão sobre como funcionam as dezenas de variáveis do FM se tornar maior, que se flexibilize o “Princípio 323”.
      Agora é com você. Boa diversão!
       
      Download da 1ª parte em pdf
      Download da 2ª parte em pdf
    • Gourcuff
      By Gourcuff
      Quem quiser visitar a seção do megapack no fórum, sinta-se a vontade para ajudar postando faces de qualquer jogador que não achar no jogo, ou pedir ajuda lá mesmo para os criadores.
      Só para lembrar, primeiro você baixa o pack 5.0, que tem o torrent e de mês em mês as atualizações com novas faces devem sair. Lá também existe guias de como fazer as faces, o que é algo bem simples e fácil, e também existe um tópico para procurar as imagens mais adequadas.
    • jeanjunim
      By jeanjunim
      Premier League :
      Part 1/2 : http://www.mediafire.com/download/2s4q60bac9518tc/Premier+League+Part1.rar
      Para instalar: C:Documents\Sports Interactive\Football Manager 2013\graphics\faces
      Dica: Não colocar muitas sub-pastas, pode dar conflito de ID's, não pode ter duas iguais, e não vai aparecer a nova face e ficará com a antiga.
      Algum pedido de jogador, pode deixar nos comentários.
      OBS.: Se tiver algum erro ou comentário, por favor me reportar.
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