Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Formulário para ajudar na pesquisa


PMLF

Posts Recomendados

Não estava reclamando do seu comentário. biggrin.gif

Os critérios para preencher são os que você achar que se enquadram melhor em cada posição. Se um jogador é muito veloz, agil mas finaliza mal por exemplo, é só colocar este atributos nos locais apropriados lá. Aí a nota a gente coloca baseando-se na qualidade relativa do time, divisão em que eles está e outros critérios que nós temos que seguir aqui.

Nós não quisemos que se colocasse notas lá, por exemplo, porque elas são muito subjetivas.

Eu não disse que é impossivel mudar o sistema existente.

Deu a entender que sim, se não foi, tubo bem. É que na idéia de fazer todos notei uma certa figura de linguagem que particularmente faz-me perder a calma.

O que acontece é, se eu colocar como melhores qualidades a velocidade, como quem for preencher poderá ter uma noção mínima de quanto colocar nos critérios relativos a mesma? Exemplo: o Aloísio, juvenil do Grêmio, tem como uma das melhores qualidades a velocidade, porém não é tão rápido quanto Samuel Eto'o, mas é mais veloz que outros jogadores com bons atributos na velocidade, entende?

Claro que é bom para deixar melhor as características do jogador acentuar o que ele tem de melhor, por exemplo, se você colocasse 19 e 19 em velocidade e aceleração para o jogador que citei acima, ficaria acima do que ele é, porém no jogo seria um jogador veloz que bateria com a realidade. O problema é que banalizaria a situação, visto que, vários outros mais lentos e mais velozes seriam tão velozes quanto, por isso falo dos critérios (que deveriam existir de forma global, isto é, se já não existem..).

A propósito, poderias adicionar no seu formulário um campo chamado "Perspectiva Futura". Poderia dar uma noção de qual jogador tende a evoluir, qual a decair e qual está mantendo algo perto do máximo que pode render.

EDIT:

Ah, tinha esquecido, não disse que era impossível mudar o sistema existente, porém deu a entender isso, e que não teria por que mudar por que é impossível deixar todos felizes..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 133
  • Criado
  • Última resposta

Quando eu falei que não dá para deixar todos felizes era em referência ao fato de ser dmorado fazer. Eu sei que é, mas não temos muita opção em relação à isso...

Eu entendo estes problemas (como este exemplo que você deu da velocidade), mas procuramos deixar o formulário de um modo relativamente simples, senão ia espantar ainda mais as pessoas. No original francês que eu copiei tinha alguns quadors a mais, como por exemplo a ordem de importância no time (ex: 1, 2, 3, etc...) que eu achei melhor simplificar para apenas indicar se o jogador é titular, banco, estrela do time, etc...

Quanto ao quadro perspectiva futura eu não acho necessário porque lá já tem um quadro chamado "comentários" ou algo similar onde você pode colocar informações que não se enquadrem no resto do formulário.

EDIT: Em relação à velocidade e outros atributos que não são técnicos (velocidade, força, etc...) você pode até colocar uma nota sugerida entre parenteses. Mas em relação aos outros isso não seria boa idéia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu falei que não dá para deixar todos felizes era em referência ao fato de ser dmorado fazer. Eu sei que é, mas não temos muita opção em relação à isso...

Eu entendo estes problemas (como este exemplo que você deu da velocidade), mas procuramos deixar o formulário de um modo relativamente simples, senão ia espantar ainda mais as pessoas. No original francês que eu copiei tinha alguns quadors a mais, como por exemplo a ordem de importância no time (ex: 1, 2, 3, etc...) que eu achei melhor simplificar para apenas indicar se o jogador é titular, banco, estrela do time, etc...

Quanto ao quadro perspectiva futura eu não acho necessário porque lá já tem um quadro chamado "comentários" ou algo similar onde você pode colocar informações que não se enquadrem no resto do formulário.

O que eu havia referido acima, é que o problema maior não é a demora em fazer, e sim pela falta de critérios você correr o risco de todo o tempo gasto acabar sendo inútil.

Eu já achei a forma do formulário francês mais específica, e que permitiria uma avaliação com maior clareza.

Na verdade o quadro não se chama comentários e sim Observações, eu até poderia colocar como uma observação que é um jovem promessa, que joga na seleção sub-tal, porém excetuando-se os jogadores jovens, as perspectivas futuras não se enquadrariam ali.

De qualquer forma, foi só uma idéia..

EDIT:

Respondendo ao seu EDIT, nos outros também pode haver esse problema, tanto técnicos quanto físicos. Se não há a possibilidade criar um critério exato, poderia-se fazer um simples, cria-se faixas, de 1 a 5, com os atributos variado de 1-5, 6-9, 10-13, 13-17 e 18-20. Já facilitaria bastante e poderia dar uma idéia a quem fosse fazer a edição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema do formulário francês é que nem todos aqui gostariam (ou saberiam) como determinar a ordem dos jogadores. Além disso, nem sempre a ordem é clara.

Mas como eu disse antes, se na hora de preencher você quiser adpatar para incluir dados extras, para mim tudo bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EDIT:

Respondendo ao seu EDIT, nos outros também pode haver esse problema, tanto técnicos quanto físicos. Se não há a possibilidade criar um critério exato, poderia-se fazer um simples, cria-se faixas, de 1 a 5, com os atributos variado de 1-5, 6-9, 10-13, 13-17 e 18-20. Já facilitaria bastante e poderia dar uma idéia a quem fosse fazer a edição.

O problema é que um jogador como finalização boa para a terceira divisão pode não ter finalização tão boa para a primeira divisão. Se a gente colocar estas faixas a tendência é que as pessoas coloquem as caracteristicas boas nas faixas mais altas, mesmo que isso não corresponda à realidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que um jogador como finalização boa para a terceira divisão pode não ter finalização tão boa para a primeira divisão. Se a gente colocar estas faixas a tendência é que as pessoas coloquem as caracteristicas boas nas faixas mais altas, mesmo que isso não corresponda à realidade.

Não corresponde à realidade, porém permite uma idéia mais direto

Quanto ao fato das divisões, apesar de em um ou outro caso pode estar errado nos quesitos técnicos (e em muitos no físico), não foi você que me disse que leva em conta o nível do clube e a divisão ao colocar os atributos? Eu defini 5 níveis e sugeri 5 faixas, claro que poderia ser adaptado isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas vamos dizer que alguém coloque 18-20 em um jogador da terceira divisão. Nós obviamente não vamos colocar esta nota na database (vamos colocar digamos nota 12). O que você acha que quem faz isso vai achar?

Já se a pessoa disser que é bom finalizador (mas sem dar a nota) é menos problemático porque embora nós tenhamos uma noção diferente do que vem a ser bom finalizador, não vamos ter que simplesmente ignorar a nota sugerida pois não vai haver nota nenhuma.

Para quem faz o formulário é obviamente mais fácil dar nota mas para a gente isso complicaria demais. Imagina como ficaria a consistência da database se a gente recebesse vários formulários só com notas e se a gente colocasse estas notas (salvo uma ou outra exceção) na database exatamente como estão no formulário.

Poderíamos terminar com muito mais jogadores "overrated" do que acontece no momento, especialmente nas divisões mais baixas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas vamos dizer que alguém coloque 18-20 em um jogador da terceira divisão. Nós obviamente não vamos colocar esta nota na database (vamos colocar digamos nota 12). O que você acha que quem faz isso vai achar?

Já se a pessoa disser que é bom finalizador (mas sem dar a nota) é menos problemático porque embora nós tenhamos uma noção diferente do que vem a ser bom finalizador, não vamos ter que simplesmente ignorar a nota sugerida pois não vai haver nota nenhuma.

Para quem faz o formulário é obviamente mais fácil dar nota mas para a gente isso complicaria demais. Imagina como ficaria a consistência da database se a gente recebesse vários formulários só com notas e se a gente colocasse estas notas (salvo uma ou outra exceção) na database exatamente como estão no formulário.

Poderíamos terminar com muito mais jogadores "overrated" do que acontece no momento, especialmente nas divisões mais baixas.

Não disse que teriam que colocar as notas do formulário, e muito menos exatamente iguais. Disse que elas ajudariam a dar uma idéia.

Se a pessoa colocar que a melhor qualidade é a finalização e aparecer 12, o sentimento será o mesmo.

Agora, você considera 12 o máximo de finalização para um jogador da terceira divisão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PMLF, ha qts pessoas na pesquisa oficial?

vc o bobby zamora e mais quem?

abraços :rolleyes:

Esses dois, o Mario, eu, o vagnerbetrayer e o Shamino.

Edit: Salvaro, eu entendi as suas preocupações. Porém, você tem de entender o lado da pesquisa. Eu até concordo que na 3ª divisão pode ter ótimos finalizadores, com notas bem melhores que 12. Isso até pode acontecer, mas não é tão comum.

O que o Paulo citou, consistência, é um fator importante na pesquisa. Vamos supor que você ache que um jogador do São José daí de Porto Alegre mereça ter um ótimo CA, excelente velocidade e finalização, mas um titular no Figueirense (1ª divisão) não chega nem aos pés desse cara. Isso ficaria muito estranho para todo mundo, não acha? Um cara que pesquisou decentemente um time, colocando notas adequadas aos seus jogadores e de repente vê um fabuloso jogando num time minúsculo não irá gostar nada.

Não estou dizendo que os jogadores que sequer jogam a 3ª divisão não prestam, mas que não se pode comparar o nível em que ele está atuando com o nível de jogadores que atuam em divisões nacionais. É a mesma coisa do Jean Carlos Chera (lembra dele?), em que já há um monte de gente pedindo para colocar um garoto de 9 anos no jogo, sendo que ele só está atuando com garotos do nível dele. Lá ele se destaca, mas pode acontecer de ele virar um jogador apenas "comum" quando chegar aos profissionais. Os gringos conhecem vários casos desses. Aliás, aqui mesmo nós temos exemplos assim. O Harison sempre se destacou nas categorias de base do São Paulo, colocando inclusive o Kaká no banco. Porém, nos profissionais ele não vingou, não se tornou o super-craque que era prometido, enquanto o Kaká, que era reserva dele, virou ídolo mundial.

Da mesma forma que o desempenho do Chera não deve ser levado em conta porque atua nos infantis, há diversos jogadores que se destacaram em divisões inferiores, mas que não têm um bom desempenho quando chega a um time de ponta. Por exemplo, o Luciano Henrique que está no Santos. Todo mundo sabe que ele se destacava no Atlético Sorocaba, mas que ainda não vingou no Santos. Andei pesquisando o histórico dele e vi que ele foi artilheiro da 4ª divisão paulista em 2001, com 30 gols em 25 jogos pelo provavelmente extinto Corinthians de Taubaté. Se ele tivesse um desempenho desses em um time da 1ª divisão, acho que ele deveria ter uma excelente finalização, mas como esse desempenho foi na 4ª divisão, é inexpressivo, pois lá ele enfrentava jogadores de 4ª divisão, não jogadores de nível. Ele podia ser um acima da média, mas o suficiente para ser considerado um craque.

Portanto, como o Paulo disse acima, é preciso ter uma consistência na pesquisa. Não adianta querer que jogadores de níveis inferiores sejam tão bons pois são apenas umas raras exceções que realmente vingam. É até ideal que o povo não coloque notas no formulário para não ficarem frustados quando pegarem o resultado no jogo, o ideal é que coloque apenas coisas como bom cabeceio, ótimo desarme, bom passe, lento, veloz, ágil etc. Tanto características positivas quanto negativas.

Outra coisa importante no formulário é para que a gente possa criar os jogadores que estejam faltando nas equipes. Na liga brasileira temos cerca de 10 mil jogadores, mas sabemos que há muito mais do que isso em circulação por aí. É claro que acontece de alguns jogadores aparecerem e depois sumirem do mapa, desistindo do futebol, esses são os mais difíceis de descobrir, mas há jogadores que estão há dois ou três anos em equipes razoáveis que não estão no banco de dados. Também há dados faltantes em alguns jogadores, como datas de nascimento, o formulário também pode ser útil para descobrir esses dados faltantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conqueror, penso que você tenha lido apenas meu último post no qual fiz um questionamento a isso do PMLF. Claro que eu tenho a noção de que geralmente é mais fácil marcar em escalões inferiores e não é isso que questiono. Se eu for jogador uma pelada com o pessoal, posso marcar 6 gols em um jogo, isso não me levaria a ser criado no jogo e muito menos com boa finalização, como o caso do Chera que você citou. Concordo em quase tudo com você em relação a isso, nos critérios técnicos, claro. Um jogador veloz na série C, será veloz na série A ou Z, bem como um jogador forte seguirá forte.

O que eu questionei é uma criação de critérios para que se possa ser o mais próximo possível da realidade, o futebol é subjetivo e podemos ter várias opiniões diferentes sobre um mesmo jogador, por melhor ou pior que ele seja. Um exemplo é o Adriano do Ibirama, que no Grêmio nunca fez nada, no Ibirama foi destaque no estadual e no Figueirense foi importante no Campeonato Brasileiro, agora voltou ao Ibirama que não aceita negociá-lo com o Figueirense e estava negociando com um clube russo.

Harison e Kaká é só mais um dos exemplos do que acontece nas categorias de base. O Vitor Baía também era reserva na base do FCP, entre tantos outros desses casos conhecidos. Acontece.

Eu não quero que jogadores de níveis inferiores sejam supervalorizados, muito pelo contrário, o que eu falei é do uso de critérios para se chegar mais perto o possível da realidade, principalmente nos juniores, que sem atributos físicos e técnicos setados ficam com um ou outro atributo exagerado e o resto abaixo de um mínimo necessário, ou seja, a maioria das promessas você pode manter até os 25 anos que serão pior que um de 19 do começo do jogo e que estava no time principal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salvaro, eu primeiro respondi à pergunta do Pupilow e depois fui ler os posts do dia. Aí editei o post e coloquei minhas opiniões sobre o caso, não foi apenas o seu último post.

O que eu quis é enfatizar a questão da consistência, pois é a coisa que achamos mais importante. Não queremos fazer que nem fazem na Itália, onde uns times estão bem arrumados e outros são cheios de supercraques até nas categorias de base (tipo o Milan). É preciso dar as notas com coerência.

Com relação ao que você disse acima, concordo que as notas físicas serão as mesmas, não importa se o cara joga aqui ou na China, os atributos físicos não devem sofrer variação. Mas o problema é justamente os atributos técnicos, é aí que o bicho pega, pois um cara pode ser um craque em um time e ser meia-boca em outro.

Quanto ao seu último parágrafo, é justamente esse o intuito desse formulário. É pedir para o povo que acompanha os times de menor expressão e dizer o que acham dos jogadores dessa equipe. É dessa forma que podemos saber quem são os destaques da equipe, quais as melhores características dos jogadores e quais os principais defeitos deles. Caso contrário, vai todo mundo ficar igualmente aleatório, o que é ruim, você sabe disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
Nós sempre precisamos de ajuda.

Pode ajduar com os times goianos. Qualquer ajuda vai ser muito bem-vinda. original.gif

Ok então PMLF vou ver o que posso fazer aqui por vocês da pesquisa ,

vou fazer uma pesquisa bem ampla talvez eu demore uns dias para te entregar o formulario ok ?

Falows

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Não pense que eu esqueci hehe

Já dei uma olhada em certas coisas e to tentano conversa com tocedores e na net e to tentano tb ver alguns jogos dos times mas agora que praticamente acabou o estadual fica meio complicado vou ver se acho outra solução !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...