Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Grêmio


ELChefe

Posts Recomendados

Com todo o respeito: aonde vocês leram que Anderson Lammel, Alvim e Tiago Prado eram considerados pérolas? Só se pra ti.. foram jogadores criticados e sob suspeita desde a primeira vez em que vestiram a camisa tricolor.

E o Samuel não fez 3 jogos.. pelo visto tu não acompanha nada... ele já fez 7 ou 8 jogos pelos profissionais, sempre com a mesma qualidade, além de ter feito uma Copa SP com maestria.

E ninguém queimou guri nenhum, eles que se queimaram apanhando da bola...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 1,1k
  • Criado
  • Última resposta

3 jogos foi forma de dizer...

Agora me diz, pode afirmar exatamente como o Samuel joga vendo os jogos que ele disputou este ano (incluindo copa SP e gauchão)?

Se for por imediato, então vamos avaliar ele pelo jogo de ontem, onde não jogou nada...

Não quis dizer isso. O que eu estava dizendo é que as pessoas precisam ter mais paciência para avaliar os jogadores e não cair no oba-oba da RBS, que já está endeusando o garoto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 jogos foi forma de dizer...

Agora me diz, pode afirmar exatamente como o Samuel joga vendo os jogos que ele disputou este ano (incluindo copa SP e gauchão)?

Se for por imediato, então vamos avaliar ele pelo jogo de ontem, onde não jogou nada...

Não quis dizer isso. O que eu estava dizendo é que as pessoas precisam ter mais paciência para avaliar os jogadores e não cair no oba-oba da RBS, que já está endeusando o garoto...

<{POST_SNAPBACK}>

estramamente correto a midia faz muito oba-oba, mas isso naum quer dizer q ele naum saiba jogar, mas ainda naum deu pra avaliar ele por completo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com os dois últimos posts.

Quando se julga um jogador e qualquer habilidade específica em especial, pode-se cometer dois erros: o primeiro é achar um jogador bom ruim, e o segundo é achar um jogador ruim bom. São duas facetas de um julgamento, e ainda bem que temos a Estatística II para nos ajudar na comprovação das hipóteses, ou negaçao - é claro. biggrin.gif

Eu tenho propensão a sempre considerar um jogador novo bom, então isso é algo que eu tento limitar por baixo no meu julgamento. Quando eu fiz o comentário que pareceu derrogativo, o que eu quis transparecer era que mesmo tendo bons olhos para as apresentações últimas do Samuel eu ainda espero ver concretização delas em maiores amostragens. Ou seja, mais partidas jogadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com os dois últimos posts.

Quando se julga um jogador e qualquer habilidade específica em especial, pode-se cometer dois erros: o primeiro é achar um jogador bom ruim, e o segundo é achar um jogador ruim bom. São duas facetas de um julgamento, e ainda bem que temos a Estatística II para nos ajudar na comprovação das hipóteses, ou negaçao - é claro. biggrin.gif

Eu tenho propensão a sempre considerar um jogador novo bom, então isso é algo que eu tento limitar por baixo no meu julgamento. Quando eu fiz o comentário que pareceu derrogativo, o que eu quis transparecer era que mesmo tendo bons olhos para as apresentações últimas do Samuel eu ainda espero ver concretização delas em maiores amostragens. Ou seja, mais partidas jogadas.

<{POST_SNAPBACK}>

Mario, bastante prudentes as suas colocações, talvez eu tenha realmente que mudar meus conceitos em relação a jogadores jovens, mas acho que pelo menos os atributos físicos do jogador podem ser vistos com mais rapidez. Por exemplo, o Samuel, já dá pra ver que ele tem força física. Potencial é outra conversa, mas algumas características já dá pra perceber de cara. Essa é a minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mario, bastante prudentes as suas colocações, talvez eu tenha realmente que mudar meus conceitos em relação a jogadores jovens, mas acho que pelo menos os atributos físicos do jogador podem ser vistos com mais rapidez. Por exemplo, o Samuel, já dá pra ver que ele tem força física. Potencial é outra conversa, mas algumas características já dá pra perceber de cara. Essa é a minha opinião.

<{POST_SNAPBACK}>

É também acho isso: impulsão, força, velocidade e aceleração já se sabe mais ou menos. Estes atributos em geral não aumentam ou aumentam pouco no FM, por isso é importante também se avaliar com cuidado cada jogador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com ambos. Os atributos físicos são os que imediatamente são notados. A postura de um jogador em campo, sua musculatura e resistência, o quanto pula são externalizações daquilo que o jogador é antes de tudo - um ser humano. original.gif

Uma pequena confidência de pesquisa: no editor existem dois tipos de habilidade, relativa e absoluta. A habilidade relativa é aquela que faz com que o jogador seja comparável a outros em termos do futebol que joga. São elas: técnica, criatividade, dribles, etc. Por isso se chamam relativas, são vistas a partir de um parâmetro futebolístico. Um jogador da terceira divisão provavelmente tem habilidades relativas bem inferiores a de jogadores da primeira divisão.

O outro grupo de habilidades se chama absoluta, e abriga o que vocês acabaram de mencionar, a parte física do jogador. Quão rápido ele é, quanto ele corre, sua força. E essas características são absolutas porque não são diferenciáveis entre jogadores das mais diversas qualidades futebolísticas. Tanto o Roberto Carlos pode ser muito rápido quanto o Zé Boleta pode. O fato de um ser não impossibilita o mesmo valor de "força", "impulsão", etc para o outro.

Por isso que eu concordo com vocês dois. O Samuel (ou qualquer outro jogador) pode imediatamente ser considerado um jogador "rápido", "forte", de "imposição física". Não macula suas feições técnicas de jogo. Porém considerá-lo "muito habilidoso" apressadamente pode (eu disse pode) desvirtuar a conotação geral de habilidades futebolísticas dos jogadores. Por isso, relativas. original.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com ambos. Os atributos físicos são os que imediatamente são notados. A postura de um jogador em campo, sua musculatura e resistência, o quanto pula são externalizações daquilo que o jogador é antes de tudo - um ser humano. original.gif

Uma pequena confidência de pesquisa: no editor existem dois tipos de habilidade, relativa e absoluta. A habilidade relativa é aquela que faz com que o jogador seja comparável a outros em termos do futebol que joga. São elas: técnica, criatividade, dribles, etc. Por isso se chamam relativas, são vistas a partir de um parâmetro futebolístico. Um jogador da terceira divisão provavelmente tem habilidades relativas bem inferiores a de jogadores da primeira divisão.

O outro grupo de habilidades se chama absoluta, e abriga o que vocês acabaram de mencionar, a parte física do jogador. Quão rápido ele é, quanto ele corre, sua força. E essas características são absolutas porque não são diferenciáveis entre jogadores das mais diversas qualidades futebolísticas. Tanto o Roberto Carlos pode ser muito rápido quanto o Zé Boleta pode. O fato de um ser não impossibilita o mesmo valor de "força", "impulsão", etc para o outro.

Por isso que eu concordo com vocês dois. O Samuel (ou qualquer outro jogador) pode imediatamente ser considerado um jogador "rápido", "forte", de "imposição física". Não macula suas feições técnicas de jogo. Porém considerá-lo "muito habilidoso" apressadamente pode (eu disse pode) desvirtuar a conotação geral de habilidades futebolísticas dos jogadores. Por isso, relativas. original.gif

<{POST_SNAPBACK}>

Ixi Mário, você está inspirado hoje ! :blink:

Então, seria por isso que os jogadores evoluem muito pouco ( ou nada ) nos atributos absolutos e bastante nos relativos? Já vi jogador aumentar 3 de finta em um ano, mas no máximo 1 de velocidade e impulsão em 2 ou 3 anos !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bastante correto. Assim como no ano passado surgiram o Anderson Lammel, o Tiago Prado, o Caçapa e o Rodrigo Alvim, a quem todos definiam como pérolas gremistas da ano que começava.

Nem preciso comentar como acabou o ano para eles.

<{POST_SNAPBACK}>

Anderson Lammel veio do Avaí como indicação do Adílson, nunca fez nada útil e NUNCA foi considerado uma "pérola" gremista. Está atualmente emprestado ao Mogi-Mirim.

O Tiago Prado é um zagueiro que tem na sua imposição física sua melhor qualidade, apesar de ainda ter a melhorar. O cara salta mais de 1m do chão estando parado.

O Caçapa, jogou na Copa Santiago, jogando pelo time JUVENIL. Ainda tem muito futebol pela frente. Se destaca pela capacidade física, apesar de ter só 16 anos.

Alvim nunca conseguiu se firmar (jogar), temporada passada foi emprestado ao Caxias e essa temporada está emprestado ao Vila Nova.

Se alguns jogadores no Grêmio foram classificados como "pérolas" nos últimos tempos, esses são Bruno, Marcelinho e Anderson. Sendo que esse último é o que está mais em evidência, e é um jogador que apesar de ter só 16 anos, impressiona por sua qualidade.

Agora nesse ano, subiram da base, Samuel, Luís Filipe e Nunes, e todos estão se saindo muito bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caçapa

Edivelton Moreira Feliciano

Posição: Zagueiro

Data de Nascimento: 15/02/1987

Local: Caçapava do Sul/RS

Altura: 1,88m

Peso: 79 kg

Categoria: Juniores

Desculpa, só botei os dados do caçapa pra tu ver que ele tem 18 e não 16 anos...

Alvim não joga nada, foi dispensado do Caxias logo que o Mano chegou, por incapacidade tecnica....

Nunes tem jogado bem? Por favor né...

Ah, Bruno e Marcelinho são pérolas ou são "pérolas"? Creio que sejam a segunda opção né? Marcelinho tá mais pra tri atleta que jogador, sabe como é né? pedala, pedala, pedala; corre, corre, corre e nada, nada, nada....

O Grêmio sempre tem "craques" surgindo das categorias de base, não que a base do gremio seja ruim, pelo contrario, cria bons jogadores. Mas a RBS tenta mostrar que o Grêmio faz 30 jogadores por ano, ae evidencia jogadores como Anderson Lamel, Rodrigo, Alvim, Nunes, ...

Por isso que digo, deve-se olhar melhor os jogadores. Alguns são bons, mas outros são ridiculos... Anderson é um ótimo jogador, já merecia ser titular da equipe gremista desde o ano passado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo Leão, Caçapa tinha 16 quando jogou pela equipe profissional.

Você tem razão, agora ele tem 18 anos.

O Alvim nem chegou a jogar no Grêmio direito. Agora jogará contra o Grêmio pelo Vila Nova, no último jogo do Vila Nova ele deu uma assistência para gol. Praticamente vi ele jogar só pelo Caxias e poucos jogos, não posso dar uma opinião definitiva.

No jogo contra o Bahia alguns chegaram a o apontar como um dos melhores em campo. Mas é claro que não é nenhum futuro craque.

Bruno jogou muito tanto nas categorias de base do Grêmio quanto na da seleção brasileira, segundo Cacalo, jogava na base muito mair que o Anderson. Mas é um jogador sem personalidade, cheio de problemas psicológicos, que o atrapalham bastante. Agora dizer que é mal jogador também é por que você não o deve ter visto jogar na base.

Marcelinho foi colocado na fogueira quando tinha 16 anos, no final de 2003, e se saiu bem, tendo participação destacada no jogo contra o Vasco, um dos que o Grêmio venceu na reta final do campeonato.

É um jogador com bastante velocidade e dribla bem.

Só tem um problema, não sabe finalizar com força, não teve uma boa base por ter subido com 16 anos, e agora tem que treinar isso a mais. Jogador com grande futuro e margem de progressão.

Pequeno detalhe, salvo erro meu, todos os jogos do Grêmio que ele começou de titular a equipe venceu, inclusive esse último contra o Bahia.

EDIT: Fui verificar, ele foi titular nas vitórias de 4x1 sobre o São José, 3x1 sobre o São Gabriel, 1x0 sobre o Bahia e 1x1 com o Guarani de VA.

Mas o Anderson Lammel NÃO veio da base do Grêmio. Muito pelo contrário.

E finalmente concordo com você no ponto que o Anderson joga muito, e também acho que deveria ser titular desde o ano passado. O problema é a porcaria dos treinos da seleção sub-17, vivem o convocando para isso. Parece até que é jogador da CBF. Ao menos agora vai ter um contrato até 2008 e com recisão de cerca de 20 milhões de dólares.

Mas ele joga muito, é um jogador que me deixou impressionado, apesar dos só 16 anos, tem bastante personalidade, é mais completo que o Marcelinho, tem bom controle de bola, e joga para frente, dribla com o objetivo de avançar e não de ficar indo de um lado para o outro com a bola. Nunca tinha visto um muleque assim que fizesse fila de 3,4 jogadores..

Algumas informações de erros no BD do Grêmio:

Anderson Ataíde está emprestado para o São Gabriel.

Rogério Dias não é jogador do Grêmio. Aliás, nem lembro desse jogador.

Anderson Lammel, penso que está emprestado ao Mogi-Mirim (ou está em definitivo, não sei).

Roberto saiu do Grêmio e foi para o Leiria, não sei onde ele está agora, mas no Grêmio não está.

Zulu está emprestado ao XV de Piracicaba até o meio do ano. Inclusive já fez alguns jogos pelo clube na divisão inferior do paulista.

Adriano Padilha foi para o Atlético Herman Aichinger, não sei se ainda está lá.

Leanderson está emprestado para o Sport até o final da segunda divisão.

Tallys foi levado por um empresário do júnior do Grêmio para o do Cruzeiro.

Rico saiu do Grêmio, foi para a Santista, mas agora não está mais lá. Aonde está eu não sei.

Tales saiu do Grêmio para a Chapecoense. Não posso confirmar se ainda está lá.

Márcio meia atacante, saiu do Grêmio e foi para o saco de pancadas de Santa Catarina, a Sociedade Esportiva União, também conhecida como União Timbó.

André o goleiro não está mais no Grêmio.

Cristiano lateral-esquerdo está em algum clube do interior gaúcho, e eu não me recordo qual agora.

Não posso confirmar, mas acho que o Deives Thiago voltou para o São José de Porto Alegre. Luiz Fernando, defesa central também não está mais no Grêmio.

Acho que é isso. Deu um trabalhão do cacete quando tive que descobrir aonde estavam esses jogadores para atualizar meu FM, mas aí estão as informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa semana o Grêmio finalmente apresentou o novo contratado para a lateral direita, o lateral Alessandro, aquele mesmo que passou por Flamengo e disputou a série B pelo Palmeiras ano retrasado e estava no Dinamo de Kiev se não me engano.

Não sei se é uma boa já que o garoto Luis Felipe ta jogando muito bem na lateral direita, vamos esperar pra ver o Alessandro em ação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tipo, marcelinho é um novo fabio pinto...

É um cara que promete, tem muito a evoluir, mas não evolui...

O mesmo digo do Bruno. É um "futuro craque", mas não vinga... É um ótimo meia, mas não sabe passar quando está pressionado. Mesmo sem saber passar sob pressão, é um ótimo meia, mas também não sabe desarmar (só faz faltas). Ainda sim é um ótimo meia, tirando o detalhe que ele mão corre pelo time e marca pouco e não tem determinação. Logo chega-se a conclusão que ele não é um ótimo meia, pois ele erra muitos passes, não sabe marcar e não corre... biggrin.gif

hehehe, é o que eu penso, se ele melhorar estes pequenos detalhes ele vai se craque. Nah, na real eu penso que ele seja bom, só que está fora de posição. Ele é um segundo volante, onde teria mais espaço pra jogar (jogador como Tinga, que começou de Meia-atacante e foi recuando)...

E sobre o Alvim, pode acreditar em mim, nem perde tempo olhando ele... É uma porcaria sad.gif

flw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo Leão, estava reparando no tópico do inter, que sua opinião sobre o Diego é parecida com a minha em relação ao Marcelinho, eu prefiro o Marcelinho, você deve preferir o Diego, é questão de opiniões..

O Bruno não sabe passar? Então tá..

Concordo que o Anderson pela qualidade que já mostra tem pontecial para virar um craque.

Porém discordo que a posição para ele seria um segundo volante, eu acho que a posição dele é ali de meia-atacante mesmo, criando jogando e entrando na área para finalizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tipo, o Bruno sabe passar. O que eu escrevi é que ele não sabe passar sob pressão... Por isso que eu digo que ele é um segundo volante... Já que ele terá espaço para passar sem preocupação de estar apertado...

Não sei se tu te ligou no lance que eu disse, a evolução do tinga foi parecida... Até a pressão da torcida e tal...

Olha, sobre diego e marcelinho... Eles tem caracteristicas diferentes....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tipo, o Bruno sabe passar. O que eu escrevi é que ele não sabe passar sob pressão... Por isso que eu digo que ele é um segundo volante... Já que ele terá espaço para passar sem preocupação de estar apertado...

Não sei se tu te ligou no lance que eu disse, a evolução do tinga foi parecida... Até a pressão da torcida e tal...

Olha, sobre diego e marcelinho... Eles tem caracteristicas diferentes....

<{POST_SNAPBACK}>

Quando falasse de segundo volante estavas referindo ao Bruno? Achei que estavas falando do Anderson hehehe.

Em um 3-5-2 ele pode sim ser segundo volante, que seria mais um organizador do jogo.

O Tinga jogou até de atacante, mas ele é mais baixo, porém tem mais força que o Bruno..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente, quando falei de volante, disse bruno... Ele me lembra muito o tinga. Começou como atacante, surgiu quase junto com o Ronaldinho... Ae, tinha uma grande esperança com ele, mas ele não rendeu como esperavam de atacante, ae passo pra meia... Ae foi emprestado duas vezes e voltou jogando de volante (e jogando mto)...

É um jogador com bom passe, mas se complica quando apertado (exatamente o que eu disse do Bruno). Por isso, penso que num futuro ele irá aparecer de volante aqui. Se for pra europa, vai ser meia... As caracteristicas de segundo volante no brasil são de meia na europa...

Pode ver vários exemplos por lá...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sobre o Bruno, é apenas um jogador normal nada d+, o Marcelinho todo gremista axa q é craque, mas naum é, nem um poco, comparando com o diego é naum chega a ele, naum to qrendo dizer q o Diego é bom, o q naum é, mas ele pelo menos sabe cruzar passar, e por ai vai, coisa q o Marcelinho naum sabe fazer, convenhamos esse guri só sabe corre e faze firula.

Só umas observações sobre um Post anterior

Algumas informações de erros no BD do Grêmio:

Tales saiu do Grêmio para a Chapecoense. Não posso confirmar se ainda está lá. (Está no Juventude, emprestado a chapecoense ou para o sao gabriel naum lembro)

Cristiano lateral-esquerdo está em algum clube do interior gaúcho, e eu não me recordo qual agora.(está no 15 de Novembro se naum me engano)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje o Anderson acabou com o jogo contra o Brasil, e ainda fez um gol de placa.

O Marcelinho, agora em 5 jogos iniciados como titular tem 4 vitórias e 1 empate. Se repararem a maioria das faltas e penaltis além dos cartões para os adversários são em cima dele.

Outra coisa que reparei no DB do Grêmio, por que a reputação do clube está tão baixa?

É o líder do ranking da CBF, clube brasileiro com melhor retrospecto na Libertadores e na Copa do Brasil. Como se isso não bastasse é o clube que criou o atual melhor jogador do mundo.

Como pode ter menos reputação que o São Caetano?

A reputação do Grêmio para condizer com a realidade precisa ser muito aumentada.

Outra coisa que se pode editar, é os atributos físicos dos jogadores, já que não precisa de muitos jogos para se chegar a conclusão que joga X ou Y é veloz, salta bastante, é forte ou resistente, mas enfim..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Grêmio está na Série B e tem muito mais dificuldade para atrair jogadores do que o São Caetano. Por isso ele tem que ter reputação mais baixa do que o Azulão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Grêmio está na Série B e tem muito mais dificuldade para atrair jogadores do que o São Caetano. Por isso ele tem que ter reputação mais baixa do que o Azulão.

<{POST_SNAPBACK}>

A reputação de um clube de 100 anos vai ser medida por um último mal ano?

A dificuldade do Grêmio em atrair jogadores é principalmente por questões financeiras. (Além do fato de não ter pressão da torcida).

O fato de estar na série B prejudica, por que a competição é de reputação mais baixa que a série A no jogo e alguns jogadores não querem jogar na série ou tem mais dificuldade em aceitar. Como é no jogo.

O Grêmio não tem menos reputação que o São Caetano de forma alguma.

Ou será que alguém duvida disso?

EDIT: E tem outro detalhe, no jogo o Grêmio ainda não está na segunda divisão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...