Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Uma reunião nesta terça-feira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, vai debater mudanças no calendário do futebol brasileiro para as menores divisões. Na mesa, estão duas propostas protocoladas pelos clubes: uma com a criação da Série E, e outra com a ampliação da Série D do Campeonato Brasileiro de 64 para 96 equipes.

O Conselho Nacional de Clubes (CNC) apresentará as propostas com o intuito de que 2027 seja um ano de transição, e em 2028 já se tenha o modelo definitivo. Confira as propostas:

Proposta 1: criação da Série E
Em um cenário com a Série E, 144 clubes teriam calendário anual no futebol brasileiro a partir de 2028, quando a Quinta Divisão seria consolidada. Atualmente, 124 times estão nas divisões nacionais.

Ano de transição (2027)
A Série D continua como está, com 64 clubes divididos em oito grupos de oito clubes, com jogos de ida e volta na primeira fase e na sequência o mata-mata. Quatro clubes sobem para a Série C.
A Série E também teria 64 clubes, oito grupos de oito clubes, jogos em turno único mais o mata-mata.
O documento da proposta não deixou claro se em 2027 há acesso e rebaixamento nas Séries E e D para 2028.

Ano de consolidação (2028)
A Série D teria 20 clubes, sendo os 16 melhores da competição em 2027, mais os quatro rebaixados da Série C. Quatro sobem para a Série C, e quatro são rebaixados à Série E.
A Série E mantém os 64 clubes, é disputada de forma regionalizada na primeira fase e depois é feito o mata-mata. Sobem quatro para a Série D de 2029.

Proposta 2: ampliação da Série D, sem Série E
A segunda proposta protocolada pelo CNC deixa de lado a criação da Série E, porém amplia a Série D para 96 clubes. Com isso, 156 clubes teriam calendário anual nas quatro divisões do futebol brasileiro.

16 grupos com seis clubes cada. Fase de grupos com turno e returno, sendo 10 jogos para cada clube;
Os líderes de cada chave já avançam direto para a 3ª fase, enquanto aguardam outros 16 clubes que sairão da 2ª fase, que é uma espécie de repescagem;
Para essa 2ª fase/repescagem, vão os 2º e 3º colocados de cada grupo. Eles disputam um mata-mata que vale vaga na 2ª fase, onde já estão os líderes dos grupos;
Todos os 32 clubes que alcançarem a 3ª fase garantem vaga na Série D do ano seguinte

CBF e clubes ainda vão discutir sobre os critérios de classificação para a eventual Série E, ou uma Série D ampliada. Ainda não há definição sobre o aumento de vagas via estaduais.

Postado

A 2 é muito ruim pra replicar no FM, fico com a 1a kkkkk

Mas falando serio, acho que antes de criar uma Serie E deviamos é aumentar a B e a C, a B cabe 24 facil e a C de 28 a 32, não tem por que ter uma 4a divisão com pontos corridos e só 20 times tambem.

Postado
11 horas atrás, F J disse:

A 2 é muito ruim pra replicar no FM, fico com a 1a kkkkk

Mas falando serio, acho que antes de criar uma Serie E deviamos é aumentar a B e a C, a B cabe 24 facil e a C de 28 a 32, não tem por que ter uma 4a divisão com pontos corridos e só 20 times tambem.

24 clubes na Série B eu acho muito. Vejo 20 como um número limite. Na Série C realmente poderia ter um número maior de clubes, visto que boa parte deles só tem estadual e brasileiro em quase todo calendário.

Postado

Dentre as duas opções, prefiro a segunda. Não vejo muito sentido em a Série D ter apenas 20 clubes, até por que aqui no Brasil não há tanto a cultura do clube de bairro como na Inglaterra, por exemplo.

De todas as propostas que já vi, a que mais agradou foi esta do Irlan Simões, colunista do ge, que até já compartilhei uma vez aqui:

Seria ideal uma reformulação no calendário que atenuasse tanto o problema do excesso de jogos pros grandes quanto o da falta de jogos pros pequenos. 

1 hora atrás, Masca disse:

24 clubes na Série B eu acho muito. Vejo 20 como um número limite. Na Série C realmente poderia ter um número maior de clubes, visto que boa parte deles só tem estadual e brasileiro em quase todo calendário.

Mas os clubes da Série B também só têm estadual e brasileiro em quase todo o calendário. A maioria não chega sequer aos 16 avos de final da CdB. Oitavas, então, nem se fala.

Postado
24 minutos atrás, JGDuarte disse:

De todas as propostas que já vi, a que mais agradou foi esta do Irlan Simões, colunista do ge, que até já compartilhei uma vez aqui:

Explana ai porque não uso o X

Postado

Se a ideia é ter mais clubes com calendários não faz sentido reduzir a D para 20. Até a metade talvez caiba, mas 20 não faz sentido algum. Uma D ao estilo do formato Copa do Mundo com 32 clubes talvez possa ser interessante e atrativo. 

Mas sou a favor de uma E regionalizada/estadual. Precisa ser algo rápido e objetivo, talvez com 15 a 20 grupos de 6 a 8 participantes, facilitando o custo de deslocamento dos clubes. Premiação/ajuda de custo com transportes aos que passarem de fase, com mata mata até definição dos que subirem. E uma boa premiação ao vencedor, além de uma classificação em uma segunda fase da CDB, por exemplo. 

Postado
4 horas atrás, Masca disse:

24 são só 8 rodadas a mais e a B é sempre um torneio bem disputado com pouca diferença de pontos, as vezes os times ficam 10 dias sem jogar, acho que cabe sim um aumento, do jeito que a copa do brasil está tambem dificilmente um time da B avança tanto, 2o semestre vira totalmente só serie B, por exemplo o turno ja acabou agora a julho

Postado

Na minha opinião a ultima divisão tinha que ser aberta, hoje os times jogam a D com ajuda de custo da CBF, beleza deixa os times disputando as 60 (4 são d a C) "ajudas de custo" e o resto que quiser jogar  teria até a data X para confirmar presença e poderia jogar se bancando.

Postado

Quanto mais jogos os clubes tiverem melhor. Eu acho que o Brasil por ser continental tem que ter muito clube, só que a gente tem clube demais por conta dos estaduais. Eu acho que ter menos clubes no estado e mais competições nacionais, poderia melhorar o futebol em alguns estados. 

por exemplo, se um estado que não tem muita tradição no Futebol tipo o Acre tenha 20 times e que a receita de patrocínio, bilheteria e etc gire em torno de 1 milhão. Essa grana se divide em 20 clubes, se existissem apenas 2 clubes que disputassem um campeonato nacional, EM TESE, esses clubes poderiam montar times melhores. 

Postado

Se acharem divisão p/ FC Cascavel jogar ano que vem, tô topando qqr coisa.

Postado
6 minutos atrás, ZMB disse:

Se acharem divisão p/ FC Cascavel jogar ano que vem, tô topando qqr coisa.

me dá a bunda que arrumo divisão

Postado

O problema disso das datas é que as federações estão pensando no delas primeiro. O cálculo é "quantas datas além do estadual"...

Eu até sou a favor de estaduais como torneio preparatório, mas tinham que acabar no país todo em Março no máximo.

Qualquer proposta de calendário tem que mostrar primeiro quantos jogos terão em cada mês do ano. Pra Série A, a complicação são as copas, mas pros níveis inferiores o problema é verem a melhor forma de regionalizar. Às vezes parece que da Série C pra baixo, já poderiam regionalizar em 4 ou mais grupos, Talvez até fazer uma grande divisão regionalizada que durasse uns 6 meses. Essa ideia de várias camadas parece mais adequada pra modelos com clubes amadores e semi-profissionais, quando aqui os clubes menores funcionam de forma intermitente. 

Postado
58 minutos atrás, grollinho disse:

me dá a bunda que arrumo divisão

@lucía salva essa alma plmdds

Postado
1 minuto atrás, ZMB disse:

@lucía salva essa alma plmdds

eu vou pro motel pelo meu cascavel

Postado

Eu, como torcedor de um clube que tá sem calendário nacional, acho que nenhuma das propostas resolve ou, pelo menos, ameniza o problema. 

Série D com 20 clubes não tem qualquer lógica. Assim como colocar 96 clubes para disputar 4 vagas, também. Fora isso, diminuiria o número de jogos da primeira fase também.

Acho perfeitamente possível aumentar a Série C para 24 clubes, que hoje já está em um nível bem maior do que anos atrás. Mudar algumas coisas na quarta divisão (o formato até que não é ruim, mas é extremamente punitivo em alguns aspectos), seja afunilando para 32 clubes ou copiar o formato da Série C italiana - 60 clubes em 3 grupos de 20 -. E, por fim, criar a Série E. 

No Brasil temos cerca de 700 clubes profissionais e apenas 124 clubes com calendário o ano inteiro.

Postado
4 horas atrás, -Igor disse:

Acho perfeitamente possível aumentar a Série C para 24 clubes, que hoje já está em um nível bem maior do que anos atrás. Mudar algumas coisas na quarta divisão (o formato até que não é ruim, mas é extremamente punitivo em alguns aspectos), seja afunilando para 32 clubes ou copiar o formato da Série C italiana - 60 clubes em 3 grupos de 20 -. E, por fim, criar a Série E. 

24 clubes pra C ainda parece pouco. Eu acho que ela já poderia ser que nem a C italiana, e a D apenas mais regionalizada. Aí a quantidade de grupos dependeria das vagas. Subindo 4 da C, poderiam ser 3 grupos de 16, garantindo 30 jogos fixos no calendário. E poderiam cair 6 da C, 2 por grupo.

Aí tem que ver como é melhor pra maioria pra organizar D e E. Mais jogos e regionalizados, pra encurtar viagem, ou menos jogos e menos times, jogando mais gente pra E ou sem divisão? Principalmente esses da E, o grande problema é ver qual formato daria pra sustentar, evitar todo ano ter um monte de desistentes...

20+20+48+48+?

ou

20+20+60+60+?

Postado

Daqui a pouco aparece o facínora do @Lewiks dizendo que todo mundo tem que se foder e só o flamengo presta

Postado
Em 01/08/2025 em 10:21, ZMB disse:

Daqui a pouco aparece o facínora do @Lewiks dizendo que todo mundo tem que se foder e só o flamengo presta

Hahahahahahahaah

Sou a favor do simples. Série A B e C nacionais, série D regional com cruzamentos nas fases decisivas, séries E estadual e F municipais.

CBF tem dinheiro pra caralho, pode subsidiar uma galera na C e D. A série E fica a cargo das federações e a F municipal não tem necessidade de ser profissional.

E é isso. Quem tem dinheiro se mantém, quem não tem vai pra pqp.  "A mas o jogador de futebol profissional do XVII de Campinense  bla bla bla" pau no cu dele. Se ele fosse um bom profissional não tava jogando por 50 conto a diária, talvez ele seja um pintor melhor do que jogador. 

A OAB fica bancando processo sem sentido pra gerar emprego pra vofe??

Postado
Em 02/08/2025 em 19:17, Lewiks disse:

A OAB fica bancando processo sem sentido pra gerar emprego pra vofe??

Boa ideia, vou levar para os candidatos na próxima eleição!

EHuaEHuEA

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...