Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Football Manager 2024 - Primeiras Impressões


Douglas.

Posts Recomendados

Em 21/11/2023 em 20:44, Dan_Cunha disse:

Digamos que tu assuma um Union Berlin e comece a ganhar campeonatos, Champions e por aí vai. Pelo que entendi teu clube subirá a um patamar compatível com tuas conquistas mais rápido do que antes. Antes tinha, mas era um caminho meio tortuoso. Lembro de um save com o Palermo que subi da C para a A e na A tinha receitas de patrocínios piores que muitos da B. Um tanto irreal. No FM 24 parece que ajustaram melhor essas variações.

Têm ajustado isso melhor acho que do FM19 pra cá. Não é tão rápido mas não é algo que fica irreal também, me parece depender tanto do sucesso dentro de campo pra melhorar a reputação mas também do crescimento da torcida e poder aquisitivo, então jogando numa cidade grande ou num país mais rico sua evolução vai ser um pouco mais rápida.

Eu fiz saves com o Fortuna Dusseldorf, por exemplo, e de uma versão pra outra fica um pouco mais palpável o crescimento ano a ano. No FM24 que não fiz save longo ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o jogo no geral tá bem bom e tal, mais fluído, e os gráficos mais bonitos

 

só que o meu time ta fazendo gol de bola parada adoidado, ta ficando até meio irrealista.. meu zagueiro tem quase 20 gols na temporada ???? isso q as unicas mudanças q eu fiz foi colocar pra ele ficar no primeiro pau e as bolas irem lá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/10/2023 em 10:32, Dan_Cunha disse:

Comprei, mas ainda não joguei. Sim, comprei para jogar a Beta e ter o prazer de assumir o Corinthians para dispensar Gil, Giuliano e Fábio Santos. Me julguem, foda-se. 

Tô a um passo de fazer isso com o Bahia e deixar só Marcos Felipe, Gilberto, Acevedo, Juba e Cauly nessa desgraça desse time.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 11/21/2023 at 8:44 PM, Dan_Cunha said:

Digamos que tu assuma um Union Berlin e comece a ganhar campeonatos, Champions e por aí vai. Pelo que entendi teu clube subirá a um patamar compatível com tuas conquistas mais rápido do que antes. Antes tinha, mas era um caminho meio tortuoso. Lembro de um save com o Palermo que subi da C para a A e na A tinha receitas de patrocínios piores que muitos da B. Um tanto irreal. No FM 24 parece que ajustaram melhor essas variações.

aaah agora entendi 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Masca, essa bandeirinha com canto arredondado é pack? Tem alguma coisa diferente para instalar as bandeiras este ano?

Pergunto porque consigo instalar normalmente os facepacks, logos, kits, mas a desgraça das bandeirinhas não estão rolando. Coloco os arquivos dentro de graphics/flags e nada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/12/2023 em 12:37, Masca disse:

image.thumb.png.93595c6ab559cd26a28cded26552e4fa.png

 

Masca treinando Masca. Era só isso mesmo! hahaha

Mas essa Masca treinando o Masca, masca? Qual dos 2 mascam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, AAffonso disse:

@Masca, essa bandeirinha com canto arredondado é pack? Tem alguma coisa diferente para instalar as bandeiras este ano?

Pergunto porque consigo instalar normalmente os facepacks, logos, kits, mas a desgraça das bandeirinhas não estão rolando. Coloco os arquivos dentro de graphics/flags e nada

Acredito que seja a skin, uso ela e também tem esse canto arredondado.

Nome da skin é Stato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/12/2023 em 21:46, AAffonso disse:

@Masca, essa bandeirinha com canto arredondado é pack? Tem alguma coisa diferente para instalar as bandeiras este ano?

Pergunto porque consigo instalar normalmente os facepacks, logos, kits, mas a desgraça das bandeirinhas não estão rolando. Coloco os arquivos dentro de graphics/flags e nada

Affonso, vou dar uma olhada e te confirmo. Tô usando os logos TCM, mas não lembro se as bandeiras peguei separadas ou se veio junto. Na Segunda volto pra casa e consigo ver isso pra você.

Pode ser da skin também, como Johann disse. A skin é a Tato Skin, consegue encontrar ela no FM Scout e no Sortitoutsi.

22 horas atrás, twitch.tvstayheavy87 disse:

Mas essa Masca treinando o Masca, masca? Qual dos 2 mascam?

Masca jogou pouco, lesionou muito e Masca mandou Masca embora por empréstimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
Em 07/12/2023 em 21:46, AAffonso disse:

@Masca, essa bandeirinha com canto arredondado é pack? Tem alguma coisa diferente para instalar as bandeiras este ano?

[...]

Essas bandeirinhas aí são exclusivas da Tato Skin. Só usando ela pra tu poder ter acesso, até onde me consta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, @Leho. @Masca e @Johann Duwe

Eu estava tentando instalar o pack do FMInside que tem uns cantos arredondados.

No fim das contas calhou de ser burrice minha. O pack estava sim instalado e funcionando no meu FM, mas como a imagem de thumb das bandeiras no site FMInside era completamente diferente das bandeirinhas disponibilizadas eu achei que não estava indo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu iria comprar em março, quando lançasse o último patch, mas acabei vendo uns vídeos e empolguei com as mudanças da ME que decidi comprar. Vou dar uma brincadinha de leve, mas acho que save mesmo só vou criar quando lançar o 24.3, até porque tô bem animado com o save que tenho compartilhado na PM aqui.

Depois eu volto pra fazer meus comentários sobre as primeiras impressões :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Herr Jones disse:

Eu iria comprar em março, quando lançasse o último patch, mas acabei vendo uns vídeos e empolguei com as mudanças da ME que decidi comprar. Vou dar uma brincadinha de leve, mas acho que save mesmo só vou criar quando lançar o 24.3, até porque tô bem animado com o save que tenho compartilhado na PM aqui.

Depois eu volto pra fazer meus comentários sobre as primeiras impressões :)

Seus comentários sempre acrescentam muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 hours ago, Herr Jones said:

Eu iria comprar em março, quando lançasse o último patch, mas acabei vendo uns vídeos e empolguei com as mudanças da ME que decidi comprar. Vou dar uma brincadinha de leve, mas acho que save mesmo só vou criar quando lançar o 24.3, até porque tô bem animado com o save que tenho compartilhado na PM aqui.

Depois eu volto pra fazer meus comentários sobre as primeiras impressões :)

Acrescentando ao que o @Mascadisse, aguardo com prazer suas impressões. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem pessoal eis aqui minhas primeiras impressões:

Jogo muito mais fluído, carregou o save antigo rapidamente e perrfeito, agora não sei se é só comigo, o meu time é muito bom, no 2023 estava até perdendo a graça e notei que no 2024 está muito mais difícil (Isso é Ótimo...!), mas esta acontecendo algumas coisas que estão me desanimando, gol dos adversário sempre nos últimos minutos, sei que isso acontece mas toda hora...? Muitos Penaltis....! Muitos Impedimentos...! E como sempre muitas contusões...! Jogadores com alto grau de profissionalismo não treinam bem e se você chama a atenção deles para isso, eles ficam bravos e te respondem ríspidamente.

Ah... ia me esquecendo .... Nâo consigo encontrar uma tática que me satisfaça, o time começa até bem os jogos, mas depois do nada para de jogar e toma gols como descrevi acima.

Com vcs está acontecendo a mesma coisa...? Comentem... Um grande abraço...!

PS: Outra coisa que notei não sei se já era assim pois foi a primeira vez que fui jogar na Bolívia, no segundo tempo o time fisicamente morreu, seria o efeito altitude...? Comentem aí...!

Editado por ElsioPoeta
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

chato essas coisas estarem acontecendo com vc @ElsioPoeta:/

Eu gostaria de ver mais relatos de pessoas que transferiram saves do 23 pro 24 e falarem quais as mudanças que sentiram, pra melhor ou pior e se tiveram algum bug pois antes do primeiro patch havia alguns bugs de saves transferidos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vou acabar escrevendo bastante (e inclusive detalhar alguns aspectos) das minhas impressões sobre o jogo. Eu, inicialmente quis experimentar fazer a transição de um save do 2023 pro 2024. Experimentei em 3 saves: 2 que os times estavam mais qualificados e tinha um padrão de jogo claro na versão anterior e 1 que ainda estava em processo de montagem do elenco. O que eu notei foi que meus times estruturados seguiram mantendo o padrão de jogo, mas coisas que aconteciam na versão anterior (sobretudo aquele de várias finalizações desviarem nos marcadores e não oferecerem perigo passaram a ser lances mais perigosos e os placares nessas partidas eram meio estranhos, em 15 jogos, que foram 5 em cada save, tive uns 4 ou 5 placares com mais de 10 gols marcados para ambos os lados e, quando não era assim, os goleiros tinham notas absurdas por fazerem defesas monumentais). O lado bom é que foi bem tranquilo pedir pra diretoria, nos três saves, para que eles adicionassem um treinador de bolas paradas. Nos que eu estava nos meus times estruturados imaginei que seria razoável, porque os times estavam financeiramente saudáveis; no terceiro eu tinha algumas dúvidas porque a parte financeira estava negativa, mas liberaram sem nenhuma resistência. O jogo até criou uma boa variedade de treinadores de bolas paradas, alguns bons e outros ruins, então foi algo que achei interessante (isso pros saves em que times que já estavam estruturados), no que ainda não estava tinham opções um pouco piores, mas aí eu não sei até que ponto o interesse dos treinadores em vir para o time impactava na pesquisa, embora eu tenha desmarcado todas as opções que, acredito, inclui opções irrealistas pro time. 

A princípio não encontrei nenhum bug estranho, a parte dos resultados diferentes com muitos gols - o que é algo que eu esperava já que os saves que eu puxei tinham equipes que criavam muitas oportunidades de finalização, e isso se manteve, inclusive aumentando a frequência delas porque vários cruzamentos que viravam escanteio acabaram sendo completados e originaram gols. Particularmente eu não faria essa transição em um save em andamento, pelo menos não durante a temporada, porque pode quebrar um pouco do ritmo que vinha sendo desenvolvido durante a temporada.

Depois de decidir isso, acabei indo experimentar em um save novo. Minha escolha de time acabou sendo o Vitória porque a última vez que joguei no Brasil foi há várias versões e também porque com as competições estaduais me permitiria verificar se havia algo que me desmotivou a jogar no país, que é o abismo gigantesco entre os times. Ele existe, mas na realidade o que a gente percebe são jogos mais equilibrados. Joguei até o meio da temporada e me surpreendi com algumas coisas: a quantidade de gols no final dos jogos, a quantidade de pênaltis e, finalmente, os goleiros sendo peças importantes dentro dos jogos. Este último é um fator que, pra mim, é excelente porque dá uma ênfase melhor em como vamos trabalhar a escolha deles. Outra coisa que é uma melhora massiva é a fluidez dos jogadores na partida, os jogos parecem muito menos artificiais, com os jogadores podendo cometer erros no domínio de bola, fazer interceptações inesperadas e coisas assim. Isso, a meu ver, dá maior relevância aos atributos mentais. Ainda sobre melhorias da ME que me pareceram boas mudanças, é a quantidade de desarmes que ocorrem nas partidas. Os jogadores parecem mais agressivos e vão com maior frequência tentar recuperar a bola, coisa que acontecia com muito pouca frequência no FM23 (meus times, pelo menos, eram costumeiramente um dos piores dos campeonatos que disputavam nesse quesito, apesar de jogarmos muito bem). Inclusive, eu vi um lance maravilhoso de cartão vermelho pro adversário, que veio com tudo e não perdeu a viagem, pra dar um carrinho criminoso no meu ponta (esses carrinhos por trás aconteceram mais de uma vez, inclusive, nas partidas que joguei). Fiquei feliz porque o jogo estava difícil e a entrada foi algo que eu não estava esperando de jeito nenhum, e permitiu meu time jogar com um a mais hahahahaha!

Também percebi que os jogadores erram um pouco mais de passes e isso permite um jogo mais dinâmico, com contra-ataques mais perigosos e exigem um maior cuidado na montagem da tática. No mesmo sentido, também notei que os jogadores arriscam mais de fora da área e cruzam com maior frequência. No FM23, por exemplo, eu ficava meio agoniado do meu time chegar à linha de fundo adversária e tentar reconstruir a jogada. Chegava à entrada da área e tendo a chance de finalizar, não o fazia. Nesse FM24 os jogadores tentam mais vezes, ainda que exista a instrução coletiva contrária a isso. Então me parece que os jogadores têm uma autonomia um pouco maior dentro de campo, embora ainda busquem realizar o que a tática determina. Me parece um bom equilíbrio nesse sentido, que achei que não veria ainda.

Sobre o jogo em si:
Para além desses pontos que eu comentei acima, outra coisa que me levantou um pouco de curiosidade foi a quantidade de impedimentos assinalados e de intervenções do VAR nas partidas. Tiveram algumas partidas que eu merecia muito perder e acabei ganhando porque impedimentos foram assinalados nos gols dos adversários, ao mesmo tempo que o oposto também aconteceu. Achei as partidas mais agradáveis de se observar, com movimentos bem fluidos dos jogadores e uma maior imersão mesmo.

Uma coisa que achei legal foram as mudanças nos planos de treinamento, tirando várias preparações para os jogos e permitindo que você gerencie melhor o pré-jogo, porém eu senti falta da possibilidade de você escolher esses focos (posse, sem bola e transição) com maior antecedência - e não numa mensagem que você recebe pouco antes do jogo, porque por algumas vezes eu acabei passando batido dessa mensagem. Não sei se é porque mexi pouco nesse aspecto pra ver se há essa possibilidade ou se ela realmente não existe. De modo geral, gostei das mudanças porque permite uma variação melhor nas rotinas de treinamento - pelo menos pra mim, porque antes dos jogos eu priorizava muito as preparações em detrimento das demais rotinas; e agora eu pude criar algumas rotinas interessantes que têm surtido bons efeitos, perceptíveis nos jogos.

Gostei muito das mudanças nas bolas paradas. Só o fato de não precisar tendo que ir lá mudar os posicionamentos quando um jogador importante na rotina sai do onze inicial, e permitir um controle melhor sobre a hierarquia de quem faz o quê e quais os grupos mais importantes dentro da rotina já são uma mão na roda. Também não me dediquei muito pra mexer nessa parte, mas notei que realmente é efetiva e tive alguns gols de bolas paradas - inclusive de laterais.

No geral, eu achava que essa versão seria uma espécie de patch de atualização do FM23 e me surpreendi muito positivamente. O jogo está ótimo, implementou, com muito sucesso, várias coisas relevantes e teve um avanço fantástico na ME. Eu achava a do FM23 já muito boa, só me incomodava mesmo a facilidade dos bloqueios defensivos nas finalizações, que era algo meio fora da realidade, mas nesse as coisas estão mais realistas. Dá pra perceber que os zagueiros tentam bloquear os remates, às vezes até conseguem, e isso pode, eventualmente, tirar o próprio goleiro da jogada indo no contrapé dele. As partidas estão mais difíceis e oferecem um grau melhor de imersão, até gol dos adversários eu me admirei porque dá pra perceber que os jogadores são, de fato, suscetíveis ao erro; eles podem arriscar uma interceptação que dará errado e o adversário aproveitar disso. 

No meu save:
Acabei tendo disputas épicas contra o Bahia em todas as nossas partidas - e, inclusive, consegui eliminá-los na Copa do Brasil (que felizmente não tiveram muitos adversários do nosso nível). Nas quartas eu enfrentei o Ferroviário (CE) e foi difícil, porque empatei o primeiro jogo em 2x2 lá no estádio deles, com o time misto (por conta da sequência de jogos da Série A), e na volta, com o time completo, conseguimos vencer por 4x0. Na semi-final o adversário é o Santos, que lidera a Série B, mas estamos bem no campeonato (muito surpreendentemente na segunda colocação, com vários gols de pênalti e marcados na reta final do jogo). No campeonato baiano conseguimos o título, com uma atuação impecável do Lucas Arcanjo no gol, perdendo a ida na Fonte Nova por 2x1 e vencendo no Barradão por 2x0. Eliminamos o Bahia na semi do Nordestão, nos pênaltis, depois de um empate em 0x0 e outro de 1x1, com o Arcanjo pegando pênalti. Eliminamos o Bahia (coitados, risos) nas oitavas da Copa do Brasil depois de dois empates por 1x1, com o Lucas Arcanjo, novamente, pegando dois pênaltis. Na final do Nordestão veio o título contra o Ceará por gols marcados fora de casa. Vencemos no Barradão por 1x0 e perdemos lá no Castelão por 3x2, num jogo que teve 4 gols anulados por impedimento (dois pra cada lado).

A minha grande surpresa é a campanha na Série A, que aos trancos e barrancos, estamos na 2ª colocação com 11 pontos atrás do Flamengo, que não perdeu uma partida ainda. Acabei montando um elenco mais velho, com várias peças conhecidas e bem rodadas no campeonato brasileiro, e o Osvaldo é um dos principais jogadores do time, no auge de seus 37 anos, carregando o time em altíssimo nível na Série A. 

Spoiler

Elenco:
Rv9nlaT.png

Aqui eu trago alguns dados do save que acho interessantes pra explicar, graficamente, muito do que eu comentei acima

wZlWgTt.png

Basicamente eu organizei o time pra jogar em contra-ataques e atrair o adversário para nosso campo, para, ali, buscar o desarme e preparar o contragolpe. As estatísticas defensivas mostra que temos tido muito sucesso em recuperar a posse de bola, que permitimos poucos passes por ações ofensivas do adversário ao mesmo tempo que pressionamos bastante. Todas essas são características que eu notei maior intensidade nesse jogo, apesar de ter poucas instruções coletivas e individuais que indiquem isso na minha tática. Os jogadores fazem isso naturalmente, quando percebem que o ataque do oponente pode ser perigoso. Ao mesmo tempo temos uma boa capacidade de criar oportunidades de gol sem ser por pênaltis, embora o time finalize pouco. Estou, inclusive, tendo um problema com os atacantes que desaparecem dos jogos. Tanto Caio Dantas quanto Léo Gamalho, que são os artilheiros do time, parece que não conseguem fazer muitos gols. O Léo até faz um ou outro nos jogos da Série A, o Caio já tá desaparecido há algum tempo. Arrisquei a contratação do Alexandre Pato pra ver se ele poderia dar uma nova dinâmica, mas pouco tempo depois de chegar se lesionou por 2 a 3 meses, então tá meio fora dos planos. Preciso encontrar uma solução para isso, mas o time como um todo tem se portado bem mesmo com a falta de prestação dos atacantes

Edit:

Vou colocar um jogo específico que fiz logo após escrever esse monte de coisa que sintetiza um pouco do que eu falei

zO0P7le.png

Recebi o Botafogo em casa, estávamos melhor que eles no campeonato mas tive alguns problemas com lesões e suspensões, nada que deformasse muito o time. Simplesmente não conseguimos jogar e fomos engolidos pelo Botafogo, mas o Lucas Arcanjo fez uma partida impressionante com 13 defesas realizadas e foi eleito o homem da partida com muita razão. Acabamos tomando um gol, depois de um bate e rebate num escanteio deles, logo na sequência meu lateral esquerdo foi expulso e eu perdi as esperanças. Dediquei total aos contra-ataques e acabou dando certo, com um gol do Léo Gamalho no final da partida pra garantir um pontinho em um jogo que deveríamos ter tomado um sacode absurdo.

Editado por Herr Jones
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vlw a pena esperar seu relato @Herr Jones
Estou indo jogar agora e depois farei meu primeiro relato sobre o jogo. Estou feliz com o que escreveu e mais animado ainda. A novidade da escolha o que cada jogador fara nas bolas paradas é um dos maiores adiantos. Espero que nao sofra nenhum bug seja de database ou de queda desemprenho da equipe que ta invicta na L1 e UCL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/12/2023 em 18:28, senna889091 disse:

A novidade da escolha o que cada jogador fara nas bolas paradas é um dos maiores adiantos

Eu achei essa novidade uma mão na roda mesmo, porque praticamente toda rotação de elenco antes tinha que ficar mudando os jogadores nas bolas paradas... Aí agora é só ajustar a hierarquia dos jogadores e das tarefas deles nas bolas paradas que já vai automaticamente. Também a variação de escanteios curtos me parece bem interessante e de certa forma bastante promissora em times com maior qualidade. Mas, apesar de não ter testado muito essa parte, me parece que o "meta" dos escanteios ainda é o cobrado no primeiro poste - e independe da curvatura da bola, basta ter um bom batedor. Eu demorei a perceber como faz pra um jogador específico cobrar as bolas paradas, independentemente de onde forem, e depois disso o índice de gols feitos em bolas paradas deu uma aumentada; o que faltou (ou eu ainda não achei) foi permitir a hierarquia dos batedores de forma independente do pé favorito deles ou até mesmo permitir uma rotação nos cobradores, mas tudo bem. Só essa mudança já foi uma melhoria e tanto, talvez nos próximos patchs eles possam permitir (se é que já não permite e eu não achei por falta de familiaridade com a tela) esse ponto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
Em 24/12/2023 em 21:12, Herr Jones disse:

Acho que vou acabar escrevendo bastante (e inclusive detalhar alguns aspectos) das minhas impressões sobre o jogo.

[...]

Belo relato Caio (é Caio mesmo, né? hahaha!). Quero pinçar duas coisas do teu post que eu também senti:

1ª delas: os impedimentos. Pra mim tá exagerado, me soando até como bug. Em vários momentos eles acontecem em lances estranhos, como se a ME os usasse pra meio que "dar um fim" em alguns momentos-chave de maneira abrupta até. Na primeira temporada que joguei foi foda, encheu bastante o saco, agora diminuiu um pouco mas ainda continua.

2ª coisa: dificuldade das partidas. É claro que o FM é um jogo que testa bastante nossa paciência devido à vários obstáculos impostos ali pra nós durante a jogatina, mas nessa versão a ME me parece mais inteligente a ponto de deixar os jogos mais imprevisíveis e, ao mesmo tempo, mais difíceis. Mesmo quando tu encaixa a tática, a moral do elenco tá nas nuvens e tudo dá certo, é puxado vencer aquele time teoricamente mais frágil. E isso pra um simulador é sinal de vitória, hahahah!

No mais, concordo bastante com sua análise. Também achei que esse FM24 seria uma versão recauchutada do 23, um "update de luxo" digamos assim mas pelo contrário: a ME tá mais interessante, mais fluída, a implementação da nova organização das bolas paradas ficou bem legal, alguns ajustes pra simplificar os treinos me agradaram, enfim. Tem bons pontos positivos.

 

 

p.s: não só os goleiros estão se destacando por aqui, mas também os CAs. Tô gostando de ver os atacantes correspondendo ao papel de goleadores, em algumas versões anteriores os coitados passavam fome, hahahah! A execução das funções também me parece mais alinhada ao que se promete delas, meus CJAs estão dominando a criação ofensiva p. ex., coisa que a gente sempre espera deles e nem sempre acontecia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, pessoal. Eu jogo há mais de 20 anos, mas fiquei meio fora nos últimos tempos. Estou muito incomodado com os placares elásticos. Estou jogando com o Corinthians e o Campeonato Paulista é uma piada, só goleada. Tbm não entendo pq Palmeiras, SP, Red Bull só jogam com as equipes reservas no estadual, mesmo nos clássicos. Meio bizarro meter 6 a 0 no SP em pleno Morumbi jogando contra um time todo reserva. 

No mais, eu que sempre gostei do 2D me surpreendi positivamente com a qualidade dos gráficos no 3D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Shev disse:

Tbm não entendo pq Palmeiras, SP, Red Bull só jogam com as equipes reservas no estadual, mesmo nos clássicos. Meio bizarro meter 6 a 0 no SP em pleno Morumbi jogando contra um time todo reserva.

Com a base de dados original ou personalizada?

Tem que ver se é generalizados isso, porque em versões passadas era mais questão de rodar o elenco pra deixar todo mundo em forma, mas nos jogos mais importantes entravam com a grande maioria de titulares.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/12/2023 em 12:58, Douglas. disse:

Com a base de dados original ou personalizada?

Tem que ver se é generalizados isso, porque em versões passadas era mais questão de rodar o elenco pra deixar todo mundo em forma, mas nos jogos mais importantes entravam com a grande maioria de titulares.

Original. Ah, já passou da metade do campeonato e só reservas. E mesmo que fosse pra girar, time reserva em clássico não tem lógica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Shev disse:

Original. Ah, já passou da metade do campeonato e só reservas. E mesmo que fosse pra girar, time reserva em clássico não tem lógica.

Então, pelo que lembro já teve algo similar antes pelos clubes tratarem o período antes do Brasileiro todo como pré-temporada, por isso se for generalizado deve ser bug.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • F J
      Por F J
      Update APENAS SÉRIE D:
       
       
       
    • Johann Duwe
      Por Johann Duwe
      O Colosso de Rodes (em grego clássico: ὁ Κολοσσὸς Ῥόδιος) foi uma estátua do titã-deus do Sol da mitologia grega, Hélios, erguida na cidade de Rodes, na ilha homônima, por Carés de Lindos em 280 a.C. Uma das sete maravilhas do mundo, foi construído para comemorar a vitória de Rodes contra o governante macedônio Antígono Monoftalmo, cujo filho, Demétrio I, sem sucesso, sitiou Rodes em 305 a.C. De acordo com a maioria das descrições contemporâneas, o Colosso tinha aproximadamente 70 côvados, ou 33 metros, altura aproximada da Estátua da Liberdade (dos pés à coroa), o que o tornava uma das mais altas estátuas do mundo antigo. O monumento foi destruído durante um terremoto de 226 a.C. e nunca foi reconstruído.
      Em 2015, foram anunciados planos preliminares sobre a construção de um novo Colosso no porto de Rodes, embora a localização real do original ainda permaneça incerta.
      Cerco de Rodes
      No final do século IV a.C., Rodes, aliada de Ptolomeu I do Egito, impediu uma invasão em massa encenada por seu inimigo comum, Antígono Monoftalmo. Em 304 a.C., uma força de socorro de navios enviados por Ptolomeu foi enviada para ajudar Rodes, o que forçou a retirada das tropas do rei macedônio Demétrio, filho de Antígono, que promovera um longo cerco à ilha na tentativa de conquistá-la. Demétrio era filho do general Antígono, que herdou de Alexandre uma parte do Império Selêucida. O material utilizado na escultura foi obtido da fundição dos armamentos que os macedônios ali abandonaram. Para comemorar sua vitória, o povo de Rodes vendeu o equipamento deixado para trás por 300 talentos e decidiu usar o dinheiro para construir um estátuas colossal de seu deus patrono, Hélios. A construção foi deixada para a direção de Carés, um nativo de Lindos, em Rodes, que já tinha trabalhado com estátuas de grande escala. Seu professor, o escultor Lísipo, tinha construído uma estátua de bronze de 22 metros de altura de Zeus em Tarento.
      Construção
      Segundo relatos antigos, os quais diferem em algum grau, a construção começou em 292 a.C. e descreve uma estrutura com barras de ferro para amarrar placas de latão, que foram fixadas para formar a pele da estátua. O interior da estrutura, que estava em um pedestal de mármore branco de 15 metros de altura perto da entrada do porto de Mandraki, foi então preenchida com blocos de pedra, conforme a construção progrediu. Outras fontes colocam o Colosso em um quebra-mar no porto. De acordo com a maioria das descrições contemporâneas, a estátua em si tinha cerca de 70 côvados, ou 33 metros de altura. Grande parte do ferro e do bronze foi reforjada das várias armas que o exército de Demétrio deixou para trás. As porções superiores foram construídas com a utilização de um grande rampa de barro. Durante a construção, os trabalhadores acumularam montes de terra nas laterais do colosso. Após a conclusão, toda a terra foi removida. Após doze anos, em 280 a.C., a estátua foi concluída. 
      Engenheiros modernos propuseram uma hipótese plausível para a construção da estátua, baseada na tecnologia daquela época (que não era baseada nos princípios modernos de engenharia sísmica) e nos contos de Fílon de Alexandria e Plínio, o Velho, que viram e descreveram os restos do monumento.
      Postura
      O Colosso no sopé do porto é uma fantasia da imaginação medieval baseada na menção do texto dedicado à estátua que diz "sobre a terra e o mar" duas vezes e nos escritos de um visitante italiano que em 1395 notou que a tradição local sustentava que o pé direito estava onde a igreja de São João do Colosso estava então localizada. Muitas ilustrações posteriores mostram a estátua com cada pé em um lado da boca do porto, sendo que os navios passavam sob ele. Referências a essa concepção também são encontradas em obras literárias. Cássio de Shakespeare em Júlio César (I, II, 136-38) diz:
      Por que homem, ele inclui o mundo estreito
      Como um Colosso, e nós homens insignificantes
      Caminhamos debaixo de suas pernas enormes e espiamos
      Para encontrarmos sepulturas desonrosas
      (a caminhada pode sugerir um Colosso localizado em terra em vez de atravessado pela água). Shakespeare também faz alusões ao Colosso em Troilo e Créssida (V.5) e em Henrique IV, Parte 1 (V.1).
      "O Novo Colosso" (1883), um soneto de Emma Lazarus gravado em uma placa de bronze e montado dentro do pedestal da Estátua da Liberdade em 1903, contrasta o último com:
      O gigante descarado da fama grega
      Com os membros conquistadores montados de terra a terra
      Enquanto essas imagens fantásticas alimentam o equívoco, a mecânica da situação revela que o Colosso não poderia ter se escarranchado no porto como descrito na Biblioteca Clássica de John Lemprière. Se a estátua terminada tivesse sido montada no porto, toda a entrada do porto teria que ser fechada eficazmente durante a construção e o povo de Rodes não tinha os meios para dragar e reabrir o porto após a construção. Além disso, a queda da estátua teria bloqueado o porto e, uma vez que os antigos habitantes da cidade não tinham a capacidade de remover a estátua caída, ela não teria permanecido visível em terra pelos próximos 800 anos, como dito acima. Mesmo negligenciando estas objeções, a estátua era feita de bronze e análises de engenharia indicam que não poderia ter sido construída com suas pernas separadas sem colapsar em seu próprio peso. Muitos pesquisadores têm considerado posições alternativas para a estátua que teriam tornado mais viável a sua construção. Também não há provas de que a estátua tinha uma tocha no alto; os registros dizem simplesmente que após a conclusão, o povo da Rodes ateou fogo à "tocha da liberdade". Um relevo em um templo próximo mostra Hélios de pé com uma mão protegendo seus olhos (semelhante a uma saudação militar) e é bem possível que o Colosso tenha sido construído com a mesma postura. Embora não saibamos como era a estátua, temos uma boa ideia de como a cabeça e o rosto pareciam, visto que havia um padrão na época. A cabeça teria cabelos encaracolados com uma coroa com "raios" uniformemente espaçados de bronze ou de prata irradiando, semelhante às imagens encontradas em moedas de Rodes contemporâneas.
      Destruição
      A estátua ficou em pé por 54 anos até que Rodes foi atingida por um terremoto em 226 a.C., quando danos significativos também foram feitos em grandes porções da cidade, incluindo o porto e edifícios comerciais, que foram destruídos. A estátua teve os joelhos quebrados e caiu sobre o chão. Ptolomeu III ofereceu-se para pagar a reconstrução da estátua, mas o oráculo de Delfos fez os ródios recearem que eles tinham ofendido Hélios e eles se recusaram a reconstruir o monumento.
      Os restos ficaram no chão como descrito por Estrabão (xiv.2.5) por mais de 800 anos e, mesmo quebrados, eles eram tão impressionantes que muitos viajaram apenas para vê-los. Plínio, o Velho, observou que poucas pessoas poderiam envolver seus braços ao redor do polegar caído e que cada um de seus dedos era maior que a maioria das estátuas.
      Em 653, uma força árabe sob o comando do califa omíada Moáuia I capturou Rodes e, de acordo com A Crônica de Teófanes, o Confessor, a estátua foi derretida e vendida a um comerciante judeu de Edessa que carregou o bronze em 900 camelos. A destruição árabe e a suposta venda a um judeu possivelmente se originaram como uma metáfora poderosa para o sonho de Nabucodonosor II de destruir uma grande estátua.
      A mesma história é registrada por Bar Hebreu, que escreveu em siríaco no século XIII em Edessa: (após o saque árabe de Rodes) "E um grande número de homens puxou cordas fortes que estavam amarradas ao Colosso de bronze que havia na cidade e puxaram-no para baixo, e pesaram três mil cargas de bronze de Corinto, e venderam-na a um certo judeu de Emesa" (a atual cidade síria de Homs). Teófanes é a única fonte desse relato e todas as outras fontes podem ser rastreadas até ele.
      Localização das ruínas
      Ursula Vedder sugere que o Colosso nunca esteve no porto, mas foi parte da acrópole de Rodes, em uma colina atualmente chamada de Monte Smith, que tem vista para a área do porto. O templo no topo do Monte Smith é tradicionalmente pensado para ser dedicado a Apolo, mas de acordo com Vedder, seria o santuário Hélio. As enormes bases de pedra no local do templo, cuja função não é definitivamente conhecida pelos estudiosos modernos, são propostas por Vedder como a plataforma de apoio do Colosso.
      A fortaleza de São Nicolau também é postulada como uma possível localização. O piso do forte contém um círculo anômalo de blocos de arenito que pode ter sido a fundação da estátua, enquanto blocos curvos de mármore incorporados na estrutura, muito finamente cortados, podem ser os restos de uma base de mármore que estava sobre a base de arenito.
      Novo Colosso
      Em dezembro de 2015, um grupo de arquitetos europeus anunciou planos para construir um colosso moderno na entrada do porto, apesar de uma preponderância de provas e opinião acadêmica de que o monumento original não ficava lá. A nova estátua, com 150 metros de altura (cinco vezes maior que a original) custaria cerca de 283 milhões de dólares, financiados por doações privadas e crowdsourcing. A estátua incluiria um centro cultural, uma biblioteca, uma sala de exposições e um farol. Além disso, seria revestida por painéis solares.
      Colosso de Rodes – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
       
      _____________________________________________________________________________________________________________________________
      E lá vamos nós.
      Bem, novo save, velho continente. Me volto novamente a Europa, desta vez em uma liga na qual eu nunca joguei mais de meia temporada. Uma liga dominada por um gigante enorme e outros titãs menores.
      Grécia, aí vou eu.
       
    • mfeitosa
      Por mfeitosa
      E aí, pessoal! Dias atrás, vi uma notícia sobre a final da Série B do Campeonato Cearense e algo me chamou atenção: o Icasa não conseguiu chegar à final, sendo superado por times sem qualquer renome local, como Cariri e Tirol, este último sagrando-se campeão da competição.
      Essa situação garante uma terceira temporada em que o Verdão do Cariri estará fora da elite do futebol alencarino, relembrando um período sombrio de sua história entre 2017 e 2020, quando também competiu no segundo escalão cearense. Diante desse cenário, fiquei inspirado para iniciar um desafio no FM com o Icasa, aspirando um dia poder rivalizar novamente com os clubes da capital.

      O Icasa é um clube de futebol sediado em Juazeiro do Norte, Ceará, fundado em 7 de janeiro de 2002. O nome "Icasa" é uma abreviação da empresa Indústria e Comércio de Algodão S/A, do mesmo fundador do antigo Icasa Esporte Clube. Seu maior rival é o Guarani de Juazeiro, com quem disputa o Clássico do Cariri.
      A história do clube remonta ao Icasa Esporte Clube, fundado em 1963 por Teodoro de Jesus Germano, conhecido como Doro Germano. Após alguns reveses e uma ação judicial, o clube foi substituído pelo Juazeiro Empreendimentos, que participou dos campeonatos cearenses entre 1999 e 2001. Em 2002, surgiu a Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa, que passou a competir na segunda divisão do Campeonato Cearense.

      O Icasa teve ascensão meteórica, conquistando a segunda divisão estadual em 2003 e chegando à elite do futebol cearense. Nos anos seguintes, obteve três vice-campeonatos estaduais, mas em 2009 foi rebaixado. Rapidamente, em 2010, conquistou o título da segunda divisão e retornou à primeira.
      Destacou-se nacionalmente ao alcançar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2010. Em 2013, alcançou a quinta posição na Série B, ficando a um ponto do acesso à elite do futebol nacional. No entanto, em 2015, foi rebaixado para a Série D do Brasileirão.

      Nos anos seguintes, enfrentou dificuldades, sendo rebaixado no Campeonato Cearense e não tendo participação em divisões nacionais. Em 2020, conquistou o título da Série B do Campeonato Cearense, retornando à momentaneamente na elite estadual, mas hoje já amarga alguns anos na Série B novamente, depois de ter sido rebaixado pela escalação irregular de um jogador em 2022.
      Apesar de todos esses altos e baixos, o Icasa permanece como um dos clubes mais importantes do interior cearense, com uma história marcada por momentos de glória e desafios a superar.

      Para conseguir comandar o Icasa no FM 2024 foi necessário utilizar o Brasil Mundi Up. Do update, optei pelo arquivo do "Formato Real", sem a Série Regional. Com isto, o Icasa iniciará sua trajetória na Série B do Campeonato Cearense e precisará buscar a classificação para a Série D por meio do Estadual. O Verdão também participará da Copa Fares Lopes, que é a taça da Federação Cearense de Futebol, no segundo semestre de cada temporada.
      Além da estrutura brasileira, carreguei as duas principais divisões dos demais países da América do Sul, com base de dados "Personalizada" (grande, incluindo jogadores de "equipe de topo" do mundo inteiro).


      Os objetivos iniciais do save serão basicamente os marcos mais importantes que um clube cearense poderia ter até chegar à elite do futebol brasileiro.
      Retornar à elite do Campeonato Cearense (rebaixado em 2022) Participar da Copa do Nordeste (nunca participou) Conquistar o título Campeonato Cearense (foi vice em 2005, 2007 e 2008 e campeão em 1992) Conquistar o título da Copa do Nordeste (nunca participou) Conquistar a vaga para a Série D (última participação em 2022) Conquistar o acesso à Série C (última participação em 2015) Conquistar o acesso à Série B (última participação em 2014) Conquistar o acesso à Série A (nunca participou) Em uma possível segunda parte do save, se eu ainda tiver gás para seguir, passaremos para um nível mais audacioso de objetivos, visando o âmbito nacional e continental.
      Conquistar o título da Copa do Brasil (participou apenas em 2009 e 2022) Conquistar o título da Série A (nunca participou) Conquistar a Libertadores da América ou a Sul-Americana (nunca participou de competições internacionais) Superar os times da capital Ceará, Fortaleza e Ferroviário no ranking de reputação
      Para assumir o comando do Verdão do Cariri, escolhi como "personagem" o ex-camisa 9 Marciano, um dos principais ídolos e maior artilheiro da história do clube de Juazeiro do Norte. Enquanto jogador, Marciano acumulou pelo menos sete passagens pelo Icasa e marcou 88 gols, segundo matéria do Jornal do Cariri.
      Entre suas idas e vindas, o ex-centroavante passou por clubes como Remo-PA, Brasiliense-DF, Guarany de Sobral-CE, Brasil de Pelotas-RS e Coritiba-PR. Ainda assim, o time onde Marciano jogou por mais tempo foi, sem dúvida, o Icasa-CE. Em 2013, deixou o futebol profissional para se dedicar à carreira na área jurídica.

      O perfil de Marciano foi criado no jogo sem "Qualificações de Treino" e experiência anterior de Futebolista Profissional (Nível Regional).
    • Bruno Trink
      Por Bruno Trink
      O início da Era Haaland em Bryne
      06. mar 2023 14:08
       
      O futebol norueguês tem uma nova esperança para voltar a ser uma referência mundial, graças à iniciativa do craque Erling Haaland, que decidiu investir nas categorias de base do Bryne FK, clube onde foi formado. Seu pai, Alf-Inge, assumirá o cargo de treinador da equipe, e juntos eles têm o objetivo de fortalecer o futebol norueguês e colocá-lo entre os melhores do mundo.
       

       
      O Bryne FK é um clube histórico da Noruega, fundado em 1926 na cidade de Bryne, localizada na região sudoeste do país. Durante seus primeiros anos de existência, o clube disputou competições regionais, até que, em 1965, conseguiu o acesso à segunda divisão do campeonato norueguês. O sucesso continuou nos anos seguintes, com o Bryne FK alcançando a elite do futebol norueguês em 1970. Desde então, o clube teve altos e baixos, mas sempre se manteve entre as principais equipes do país. Chegou até a participar de competições continentais na década de 1980, quando conquistou também a Copa da Noruega. Hoje, está na segunda divisão do campeonato nacional.
      Erling Haaland, filho de Alf-Inge, começou a jogar futebol nas categorias de base do Bryne FK, antes de ser contratado pelo Molde FK, onde se destacou e chamou a atenção de clubes de todo o mundo. Em 2019, Haaland se transferiu para o RB Salzburg, da Áustria, e depois para o Borussia Dortmund, da Alemanha, onde se tornou uma das grandes estrelas do futebol europeu. Em maio de 2022, o Manchester City ativou a cláusula de rescisão de €60 milhões e levou o atacante com um contrato de cinco anos.
      Agora, Haaland decidiu voltar suas atenções para o clube onde tudo começou, e anunciou que investirá na melhoria das categorias de base do Bryne FK. Seu pai, Alf-Inge, ex-jogador da seleção norueguesa e com passagens por clubes como Manchester City e Leeds United, assumirá o cargo de treinador da equipe. A ideia é formar jogadores talentosos e prepará-los para uma carreira de sucesso no futebol profissional.
      Alf-Inge afirmou que está muito animado com a oportunidade de treinar o Bryne FK, clube onde ele próprio começou sua carreira como jogador. "É uma honra poder voltar ao Bryne FK como treinador, e ainda mais com a ajuda do meu filho Erling. Acredito que podemos fazer um grande trabalho aqui, e ajudar a fortalecer o futebol norueguês como um todo", disse ele em entrevista coletiva. Como jogador, teve uma carreira de sucesso no futebol inglês. Defendendo as cores do Nottingham Forest, conquistou uma Copa da Liga Inglesa e uma Supercopa da UEFA. Depois, se transferiu para o Leeds United, onde se destacou como um jogador aguerrido e de muita garra. Por fim, teve uma passagem pelo Manchester City, onde ficou marcado por um lance polêmico com o lendário Roy Keane, do Manchester United.
      Erling Haaland, por sua vez, destacou que a iniciativa é uma forma de retribuir ao clube que lhe deu a oportunidade de começar sua carreira no futebol. "O Bryne FK é um clube muito especial para mim, onde fiz meus primeiros jogos e tive a chance de crescer como jogador. Agora é minha vez de ajudar o clube a crescer, e tenho certeza de que com a ajuda do meu pai, podemos formar grandes jogadores e tornar o futebol norueguês ainda mais forte", afirmou o craque.
       

       
      A notícia da iniciativa de Haaland e Alf-Inge causou grande repercussão na Noruega e em outros países do mundo. Muitos veem a iniciativa como uma forma de incentivar o desenvolvimento do futebol em um país que tem um grande potencial, mas ainda não conseguiu se firmar como uma potência mundial na modalidade. A expectativa é que, com o investimento nas categorias de base do Bryne FK, o futebol norueguês possa se fortalecer e ganhar mais espaço no cenário internacional. Haaland e Alf-Inge certamente estão comprometidos com esse objetivo e têm todo o potencial para torná-lo uma realidade.
       
       
    • nunodb11
      Por nunodb11
      APRESENTAÇÃO

      Talvez o sonho de um pai torcedor de futebol seja ver seu filho brilhar o a camisa do time de coração. Imagine isso, sendo pai de um dos maiores jogadores da história do Brasil. Seu Edevair era um fanático torcedor do América, pai de ninguém menos que Romário, Campeão Mundial, Bola de Ouro de 94, ídolo de uma nação, jogou em times gigantes do mundo, autor de 1000 gols na carreira ... Mas seu Edevair não conseguiu realizar o sonho maior. 
      Com a morte do seu pai em 2008, Romário foi cumprir a promessa feita de se aposentar no time de coração de seu herói. Na época, o América RJ  estava na Segunda Divisão do Estadual e, apenas com a final do campeonato à disputar, Romário foi inscrito e fez seu último jogo na carreira, com a camisa amada pelo seu pai. 
      16 anos depois, o Baixinho foi eleito presidente do time, que disputa a Segunda Divisão do Campeonato Carioca e divisões inferiores do Campeonato Brasileiro. O time teve como principal contratação o nosso querido André Bal... André Felipe, ex-Santos, Sport, Vasco, Grêmio, Corinthians, etc. Também trouxe Romarinho, ele mesmo, o filho do homem! E qual seria a surpresa de todos quando a bomba a seguir caiu:


       
      Romário, aos 58 anos, vai realizar o sonho de jogar com o filho, no time do pai, sendo presidente do clube! Mas a história do América Football Club não se resume a família Farias, certo?
      Fundado em 18 de setembro de 1904, o clube se estabeleceu como representante da região carioca da Grande Tijuca, Zona Norte (Rio de Janeiro), onde historicamente mantém a sua sede. Com o apelido de SANGUE e tendo um Diabo como mascote, decorrente da cor vermelha predominante do clube, o América é queridíssimo pela torcida dos 4 grandes times da cidade. 
      Entre as suas conquistas mais relevantes, destacam-se a conquista do International Soccer League de 1962, torneio disputado por grandes equipes dos continentes americano e europeu da época; o Torneio dos Campeões de 1982, torneio organizado pela CBF, que contava com os maiores clubes do Brasil; além dos 7 títulos do Campeonato Carioca, sendo o quinto maior campeão estadual. Também em 1982, tornou-se o primeiro campeão da Taça Rio.
      Para o América, são clássicos as partidas contra Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, clubes com os quais decidiu vários campeonatos cariocas e outras competições, e contra o Bangu, clube que tenta ser a quinta força do futebol carioca, posto dominado pelo América em todos os rankings estaduais e nacionais (mas que, em um recorte de 10 anos, está longe de ser mentira).
      OBJETIVOS
      Já falamos do Sangue e do Romário, vamos para o SUOR:
      PRINCIPAIS
      * Devolver o América à Primeira Divisão do Campeonato Carioca e se estabilizar por 5 anos.
      * Devolver o América à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro
      * Mandar um Grande jogo no Maracanã novamente
      * O ROMÁRIO TEM QUE MARCAR COM A CAMISA DO TIME!
      SECUNDÁRIOS
      * Ganhar o Campeonato Carioca
      * Ter um jogador ou ex-jogador convocado para  Copa do Mundo (Edu Coimbra, irmão do Zico, era bem cotado para a Copa de 70, mas com a mudança de técnico foi preterido
      ESTADO DO TIME NO JOGO
      Como estou usando o update mais recente do Brasil Mundi UP, temos o América em uma das Séries Regionais, com calendário cheio!


      Campeões com a pelota nos pés
      Fabricamos aos montes, aos dez
      Nós ainda queremos muito mais
      America unido vencerás!
       
×
×
  • Criar Novo...