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Football Manager 2024 - Primeiras Impressões


Douglas.

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2 horas atrás, Dan_Cunha disse:

Comprei, mas ainda não joguei. Sim, comprei para jogar a Beta e ter o prazer de assumir o Corinthians para dispensar Gil, Giuliano e Fábio Santos. Me julguem, foda-se. 

Se eu fizer isso com o Cruzeiro só sobra a categoria de base e olha la

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  • Diretor Geral
6 horas atrás, Dan_Cunha disse:

Comprei, mas ainda não joguei. Sim, comprei para jogar a Beta e ter o prazer de assumir o Corinthians para dispensar Gil, Giuliano e Fábio Santos. Me julguem, foda-se. 

Na força do ódio, HAHAHAHAHAHAHAH!

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On 9/21/2023 at 9:01 PM, Masca said:

Meu sonho conseguir carregar um save assim hahahaha

Eu depois de muito tempo to jogando assim e pretendo levar o save pro 2024 haha. Praticamente todos os paises do jogo mais os adicionados via mod

On 9/26/2023 at 12:18 PM, Masca said:

Uma outra coisa que acho bem desproporcional no FM é o tamanho das comissões técnicas. 3, 4 preparadores de goleiros, preparadores físicos…acho que fica uma comissão imensa e um tanto irreal.

Dependendo da quantidade de jogadores, dentro do mundo do jogo nao é irreal, mas sim, é exagerado demais quando voce consegue trazer uma penca pra um time top 

On 9/28/2023 at 9:27 AM, twitch.tvstayheavy87 said:

eu gostei muito disso, da uma olhada na posição dos zagueiros fazendo a saida, todos equilibrando a ocupação de espaço e dando opção de jogo. No FM23 jogando com dois zagueiros, se um saisse com a bola o outro continuava na mesma posição, sem "dividir" a ocupação do seu lado e a do companheiro que saiu com a bola. E fica pior quando alguem vai recuperar uma bola perdida la na defesa e so tem o goleiro perto pois ninguem se aproxima direito. Mesmo dando pra fazer um passe longo com segurança, ainda sim é perigoso e preguiçoso. 

On 10/5/2023 at 4:12 PM, Douglas. said:

O treino de bolas paradas, acho que é algo bem básico ainda, mais na esteira dos profissionais adicionados anteriormente que algo que faça grande diferença de cara. Mas é bom que tenham dado alguma olhada nessa parte pra que possam chegar a jogadas mais complexas em algum momento.

Eu queria qu fizessem algo do nivel do cm4 que vc criava de fato rotinas de bola parada passo a passo oque cada jogador deveria fazer e se posicionar

On 10/9/2023 at 9:52 AM, Masca said:

Um coisa que deveria ser melhora são as interações do VAR durante as partidas. Tem pouca variação ou é suspeita de penalti ou é gol anulado e sempre da mesma forma.

Anda nao vi é o de suspeita de lance pra cartao vermelho 

On 10/9/2023 at 7:52 PM, Douglas. said:

Não sei se tiraram por reclamação ou algum problema, ou se ainda estão mas são muito raros mesmo, mas lembro que já cheguei a ver lance de expulsão durante o ciclo do FM22.

O que nunca vi variar foi a linha do gol, que só vi aparecer pra confirmar em lances que a bola não entrou.

Em contrapartida, uma coisa real que eu não quero é ver traçarem a linha em tempo real. 🤣

A linha de gol deveria ser melhor mas a segunda eu gostaria como elemento de suspense hahaha

On 10/20/2023 at 10:32 AM, Dan_Cunha said:

Comprei, mas ainda não joguei. Sim, comprei para jogar a Beta e ter o prazer de assumir o Corinthians para dispensar Gil, Giuliano e Fábio Santos. Me julguem, foda-se. 

Ainda nao comprei. Se eu pegar o Flamengo, vendo meio time kkkkkk

On 10/20/2023 at 12:51 PM, boblk said:

Se eu fizer isso com o Cruzeiro só sobra a categoria de base e olha la

Se fosse o 25, só sobrava a base e as gurias kkkkk

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5 horas atrás, senna889091 disse:

Eu queria qu fizessem algo do nivel do cm4 que vc criava de fato rotinas de bola parada passo a passo oque cada jogador deveria fazer e se posicionar

Eu acho o problema na época é que tinha coisa que não funcionava como descrito mas lembro que uma das primeiras sugestões que vi era usar as setinhas só nessa parte da bola parada, que seria algo legal tanto pela nostalgia como pra visualizar quem vai pra onde. As variações de escanteio que temos já dá pra confundir, então quando essa parte for mexida pra ser menos engessada eu imagino que ficaria ainda mais complexo.

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2 horas atrás, Douglas. disse:

Eu acho o problema na época é que tinha coisa que não funcionava como descrito mas lembro que uma das primeiras sugestões que vi era usar as setinhas só nessa parte da bola parada, que seria algo legal tanto pela nostalgia como pra visualizar quem vai pra onde. As variações de escanteio que temos já dá pra confundir, então quando essa parte for mexida pra ser menos engessada eu imagino que ficaria ainda mais complexo.

Uma coisa que eu gostaria é algo presente no Brasfoot das antigas de controlar preço de ingresso kkkkk imagina naquele jogo que precisa de publico jogar os ingresso lá embaixo ter um boost por causa disso. Misturar isso com o que disseram de efeitos temporários seria uma boa.

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3 horas atrás, boblk disse:

Uma coisa que eu gostaria é algo presente no Brasfoot das antigas de controlar preço de ingresso kkkkk imagina naquele jogo que precisa de publico jogar os ingresso lá embaixo ter um boost por causa disso. Misturar isso com o que disseram de efeitos temporários seria uma boa.

Até tem algo relacionado mas é no modelo europeu do Fan Day, e é um evento aleatório que a diretoria só te informa quando decidem fazer. Como a SI é muito meticulosa nessa parte de não dar muitos poderes ao treinador, só lembro de ter visto sugestão disso poder ser mais um dos pedidos do treinador.

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32 minutos atrás, Masca disse:

Até aqui o jogo tem apresentado uma melhor considerável na ME

Também senti isso. A ME está muito melhor que a anterior. Parece que os jogadores são menos burros e os erros que eu vejo parecem erros técnicos e não erros de ME. Assim como os gols, parecem mais realistas que um chute de 900m no ângulo (Olá Piquerez)

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Tbm estou gostando muito da ME, porém percebi que eles voltaram a privilegiar posse de bola. A porcentagem de acerto de passe é muito alta, inclusive em divisões mais baixas, onde os jogadores são mais limitados. No FM 23 esse quesito era mais realista.

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1 hora atrás, Zap! disse:

Também senti isso. A ME está muito melhor que a anterior. Parece que os jogadores são menos burros e os erros que eu vejo parecem erros técnicos e não erros de ME. Assim como os gols, parecem mais realistas que um chute de 900m no ângulo (Olá Piquerez)

 

51 minutos atrás, Leonardo Castello disse:

Tbm estou gostando muito da ME, porém percebi que eles voltaram a privilegiar posse de bola. A porcentagem de acerto de passe é muito alta, inclusive em divisões mais baixas, onde os jogadores são mais limitados. No FM 23 esse quesito era mais realista.

Lances de bolas paradas, o movimento dos jogadores batendo na bola tá melhor e mais variado, movimentação em campo...tudo consideravelmente melhor.

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5 horas atrás, Leonardo Castello disse:

Tbm estou gostando muito da ME, porém percebi que eles voltaram a privilegiar posse de bola. A porcentagem de acerto de passe é muito alta, inclusive em divisões mais baixas, onde os jogadores são mais limitados. No FM 23 esse quesito era mais realista.

Eu estou fazendo um teste com uma tática de posse de bola. Estou indo muito bem, em primeiro com o Partizan na liga Sérvia, que é a segunda melhor equipe da competição. Mas eu sinceramente não percebi um domínio absoluto por causa disso não, inclusive tenho tomado muitos gols de contra-ataque e pelas laterais do campo com cruzamentos.

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20 horas atrás, Zap! disse:

Eu estou fazendo um teste com uma tática de posse de bola. Estou indo muito bem, em primeiro com o Partizan na liga Sérvia, que é a segunda melhor equipe da competição. Mas eu sinceramente não percebi um domínio absoluto por causa disso não, inclusive tenho tomado muitos gols de contra-ataque e pelas laterais do campo com cruzamentos.

Mas eu falo de estatística. Repare nos jogos a porcentagem de acertos de passes, tanto dos seus jogos como dos adversários. Todas as equipes possuem um índice de acerto alto, o que não é condizente com a realidade. É quase impossível finalizar uma partida com algum time, seja o nosso ou o adversário, jogando em posse ou contra ataque, ter menos de 80% de acerto de passe 

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Essa parte eu tenho impressão que dentro da mesma liga não vai haver grande variação mesmo não, que esses dados são mais pra comparações que pra usar em valores absolutos. Pode ter alguma relação com a calibragem das ligas pro resultado final se ajustar mais próximo de dados reais.

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Do que eu consegui ver até agora: o criador de bolas paradas me parece bem mais descomplicado, e aparentemente funciona de verdade.

Conforme eu defini, os escanteios ofensivos sempre estão saindo no primeiro poste. Falta ver melhor os defensivos.

Os laterais perto da área, a mesma coisa: "latereios" saem conforme defini.

Falta ver mais de cobranças de falta, tanto defendendo quanto atacando, e as outras áreas.

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  • Leho. changed the title to Football Manager 2024 - Primeiras Impressões

Pra quem quer mais detalhes sobre as novidades, principalmente do 3D, tem esse video aqui

E ele ja ta fazendo uma série do FM24

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Também gostei, do pouco que joguei. Melhoria no ME, 3D, gostei dessa novidade da intermediação de agentes em transferências (tanto a interação do agente do jogador quanto o intermediador), uma opção a mais para tentar se livrar de nabas. Ainda não vi tanta diferença no tal "transfer room", me parece que só nomearam algo que já existia (a opção "oferecer jogador").

Jogo parece mais fluido, mais veloz que o 23. 

No mais ainda é muito cedo para opinar. O que mais vem me motivando são as variações mais expressivas de ligas e países, que noticiaram que pode acontecer. 

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Estou jogando o Beta (Segunda vez que compro com meu dinheiro na Steam e não recebo de graça ou jogo no Gamepass) e estou curtindo bastante, melhorou em questão ao 2020 (tenho de graça na Epic)), eu particularmente curti a forma revisada e enxuta de criar jogadas de bolas paradas, eu tinha bastante dificuldade em criar jogadas por lá e agora com uma forma mais facilitada de criação desse tipo de jogada agora sinto que tenho mais controle nessa área, mudança muito bem vinda.

Porém não joguei muito profundamente pra chegar na época de transferências, acho que vou ter uma opinião mais completa no fim da temporada...

Editado por Chackal099
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Em 20/10/2023 em 10:32, Dan_Cunha disse:

Comprei, mas ainda não joguei. Sim, comprei para jogar a Beta e ter o prazer de assumir o Corinthians para dispensar Gil, Giuliano e Fábio Santos. Me julguem, foda-se. 

Nem gosto de jogar no Brasil mas tô com vontade de começar no Bahia só pra vender os 90% do elenco que não presta.

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10 horas atrás, Masca disse:

Nem gosto de jogar no Brasil mas tô com vontade de começar no Bahia só pra vender os 90% do elenco que não presta.

Por tradição minha sempre começo no BR com meu time do coração e depois embarco rumo a Europa, mas quando o Cruzeiro estava na serie B pqp teve um ano que foi complicado demais. Era a diretoria te pedindo para ser campeão ou te demitia e ao mesmo tempo o elenco patético de serie c

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Tem uns 10 anos que eu não jogo um FM, mas lembro de ver comentários de que a cada ano ficava mais difícil.

Uma pergunta pra galera aí. Eu consigo dar esse jogo pra uma criança de 10 anos? Ou o nível de complexidade e especificidades está grande?

Ja incluíram níveis de dificuldade no jogo? Ao estilo FIFA

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3 horas atrás, Lewiks disse:

Uma pergunta pra galera aí. Eu consigo dar esse jogo pra uma criança de 10 anos? Ou o nível de complexidade e especificidades está grande?

Minha opinião: Não, para uma criança de 10 anos. É complexo demais, é cheio de estatísticas e coisas que ela precisa se preocupar, inclusive em português de portugal, se ela não for portuguesa ela vai se confundir em muitas palavras que são diferentes em PT-PT (Experiência própria kkkkk)
Se quiser um jogo manager mais simples e que é bem beginner friendly, eu diria pra pegar Brasfoot, ele foi minha porta de entrada para os games de management quando era criança, não é muito realista, mas pelo menos não é muito complexo e pode dar uma base bem simples para pelo menos dar uma ideia para o menino de como funciona e, como não é muito caro, se a criança não curtir pelo menos não foi dinheiro jogado fora...
Espero que não seja crucificado por mencionar Brasfoot mas é minha opinião...

Editado por Chackal099
Typo
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5 horas atrás, Lewiks disse:

Tem uns 10 anos que eu não jogo um FM, mas lembro de ver comentários de que a cada ano ficava mais difícil.

Uma pergunta pra galera aí. Eu consigo dar esse jogo pra uma criança de 10 anos? Ou o nível de complexidade e especificidades está grande?

Ja incluíram níveis de dificuldade no jogo? Ao estilo FIFA

Cara eu acho isso muito relativo, depende tambem qual o nivel de interesse da criança nesse aspecto de futebol. Meu primeiro CM eu tinha 13, meu primeiro computador bom foi com 10 e eu tinha o fifa 2000 e criava campeonatos editava time... e essa geração nova ja tem muito conhecimento com celular e video game. Eu acho que até dá mas provavelmente não vai saber obviamente explorar todos os aspectos do jogo.

Não existe niveis de facilidade, mas agora por exemplo voce pode setar que o seu treinador vem com uma experiencia enorme o que ajuda o seu time a te respeitar e obedecer mais facilmente as palestras do treinador o que de certa forma deixa mais facil a nivel do time que voce manda (ter menos pressão da diretoria, menos conflitos), mas não da pra fazer o adversário ser mais bobo por exemplo. Tambem você pode delegar os membros da comissão tecnica a fazer as coisas "Manager" tipo renovar contratos, contratar e vender jogadores, cuidar do treino... ai diminui a complexidade deixando pro humano só escalar e jogar quase.

E tem modo Draft que voce pode criar uma competição rapida com times ficticios ai não existe "mundo" é só até aquele campeonato acabar só com aqueles times.

Ah o jogo tambem vem com um assistente de Menu que te auxiliar nas funções dos botões.

O FM Mobile tambem é menos complexo, umas versões anteriores era possivel jogar no computador tambem mas não sei te dizer se as recentes podem ou são só pra tablet/celular

Editado por F J
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1 hora atrás, F J disse:

Cara eu acho isso muito relativo, depende tambem qual o nivel de interesse da criança nesse aspecto de futebol. Meu primeiro CM eu tinha 13, meu primeiro computador bom foi com 10 e eu tinha o fifa 2000 e criava campeonatos editava time... e essa geração nova ja tem muito conhecimento com celular e video game. Eu acho que até dá mas provavelmente não vai saber obviamente explorar todos os aspectos do jogo.

Não existe niveis de facilidade, mas agora por exemplo voce pode setar que o seu treinador vem com uma experiencia enorme o que ajuda o seu time a te respeitar e obedecer mais facilmente as palestras do treinador o que de certa forma deixa mais facil a nivel do time que voce manda (ter menos pressão da diretoria, menos conflitos), mas não da pra fazer o adversário ser mais bobo por exemplo. Tambem você pode delegar os membros da comissão tecnica a fazer as coisas "Manager" tipo renovar contratos, contratar e vender jogadores, cuidar do treino... ai diminui a complexidade deixando pro humano só escalar e jogar quase.

E tem modo Draft que voce pode criar uma competição rapida com times ficticios ai não existe "mundo" é só até aquele campeonato acabar só com aqueles times.

O FM Mobile tambem é menos complexo, umas versões anteriores era possivel jogar no computador tambem mas não sei te dizer se as recentes podem ou são só pra tablet/celular

Com 10 eu mostraria o mobile primeiro.

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2 horas atrás, Chackal099 disse:

Minha opinião: Não, para uma criança de 10 anos. É complexo demais, é cheio de estatísticas e coisas que ela precisa se preocupar, inclusive em português de portugal, se ela não for portuguesa ela vai se confundir em muitas palavras que são diferentes em PT-PT (Experiência própria kkkkk)
Se quiser um jogo manager mais simples e que é bem beginner friendly, eu diria pra pegar Brasfoot, ele foi minha porta de entrada para os games de management quando era criança, não é muito realista, mas pelo menos não é muito complexo e pode dar uma base bem simples para pelo menos dar uma ideia para o menino de como funciona e, como não é muito caro, se a criança não curtir pelo menos não foi dinheiro jogado fora...
Espero que não seja crucificado por mencionar Brasfoot mas é minha opinião...

Pra criança acostumada em ficar em tablet sem dúvida vai gostar mais do Soccer Manager.

Têm as partidas em 3D pra distrair um pouquinho.

Mas me lembro que mostrei o BF13 na época pra um afilhado dum amigo meu, acho que ele tinha por volta de 10 também, e ele gostou.

Não sei se por conta do som dos apitos e barulho de gol, mas também tinha as camisas nas escalações, o que também pesa um pouco. Mas sem dúvida esses jogos mais leves com 3D ajudam a cativar mais.

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      O Lokomotiv foi fundado em 1929 por operários da rede ferroviária local. A equipe está sediada no distrito de Nadezhda (“esperança” em português, e que dá nome ao save). Manda seus jogos no estádio homônimo, Lokomotiv, com cerca de 22.500 lugares (segundo o FM), e construído nos anos 80. Os primeiros sucessos vieram entre os anos 30 e os 50, com dois títulos do Campeonato (1939/40 e 1945) e dois da Copa da Bulgária (1948 e 1953).
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      TEMPORADA 1
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      Vitória além do nome
      Conhecendo a derrota
      Oito ou Oitenta
       
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      Por evanildolustosa
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      Por Ibarra
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      BRASIL ULTIMATE UPDATE (mediafire.com)
                                                                                     
      CONFIGURADO Á DLC 24.3.0
       
      CRÉDITOS DE ALGUNS ARQUIVOS DO UPDATE
      SORTITOUTSI - DAVEINCID - pr0 - ADRIANO ROBERTO - THE K1LL2R
       
      CRÉDITOS DOS PACOTES GRÁFICOS
      FAIXAS DE TORCIDAS (ADRIANO ROBERTO)
      SORTITOUTSI FACES CUT OUT E OUTROS, FC12, FM KIT CREATOR E KITBASHER KITS, TCM LOGOS, SKIN STATO
                                               
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      Por Johann Duwe
      O Colosso de Rodes (em grego clássico: ὁ Κολοσσὸς Ῥόδιος) foi uma estátua do titã-deus do Sol da mitologia grega, Hélios, erguida na cidade de Rodes, na ilha homônima, por Carés de Lindos em 280 a.C. Uma das sete maravilhas do mundo, foi construído para comemorar a vitória de Rodes contra o governante macedônio Antígono Monoftalmo, cujo filho, Demétrio I, sem sucesso, sitiou Rodes em 305 a.C. De acordo com a maioria das descrições contemporâneas, o Colosso tinha aproximadamente 70 côvados, ou 33 metros, altura aproximada da Estátua da Liberdade (dos pés à coroa), o que o tornava uma das mais altas estátuas do mundo antigo. O monumento foi destruído durante um terremoto de 226 a.C. e nunca foi reconstruído.
      Em 2015, foram anunciados planos preliminares sobre a construção de um novo Colosso no porto de Rodes, embora a localização real do original ainda permaneça incerta.
      Cerco de Rodes
      No final do século IV a.C., Rodes, aliada de Ptolomeu I do Egito, impediu uma invasão em massa encenada por seu inimigo comum, Antígono Monoftalmo. Em 304 a.C., uma força de socorro de navios enviados por Ptolomeu foi enviada para ajudar Rodes, o que forçou a retirada das tropas do rei macedônio Demétrio, filho de Antígono, que promovera um longo cerco à ilha na tentativa de conquistá-la. Demétrio era filho do general Antígono, que herdou de Alexandre uma parte do Império Selêucida. O material utilizado na escultura foi obtido da fundição dos armamentos que os macedônios ali abandonaram. Para comemorar sua vitória, o povo de Rodes vendeu o equipamento deixado para trás por 300 talentos e decidiu usar o dinheiro para construir um estátuas colossal de seu deus patrono, Hélios. A construção foi deixada para a direção de Carés, um nativo de Lindos, em Rodes, que já tinha trabalhado com estátuas de grande escala. Seu professor, o escultor Lísipo, tinha construído uma estátua de bronze de 22 metros de altura de Zeus em Tarento.
      Construção
      Segundo relatos antigos, os quais diferem em algum grau, a construção começou em 292 a.C. e descreve uma estrutura com barras de ferro para amarrar placas de latão, que foram fixadas para formar a pele da estátua. O interior da estrutura, que estava em um pedestal de mármore branco de 15 metros de altura perto da entrada do porto de Mandraki, foi então preenchida com blocos de pedra, conforme a construção progrediu. Outras fontes colocam o Colosso em um quebra-mar no porto. De acordo com a maioria das descrições contemporâneas, a estátua em si tinha cerca de 70 côvados, ou 33 metros de altura. Grande parte do ferro e do bronze foi reforjada das várias armas que o exército de Demétrio deixou para trás. As porções superiores foram construídas com a utilização de um grande rampa de barro. Durante a construção, os trabalhadores acumularam montes de terra nas laterais do colosso. Após a conclusão, toda a terra foi removida. Após doze anos, em 280 a.C., a estátua foi concluída. 
      Engenheiros modernos propuseram uma hipótese plausível para a construção da estátua, baseada na tecnologia daquela época (que não era baseada nos princípios modernos de engenharia sísmica) e nos contos de Fílon de Alexandria e Plínio, o Velho, que viram e descreveram os restos do monumento.
      Postura
      O Colosso no sopé do porto é uma fantasia da imaginação medieval baseada na menção do texto dedicado à estátua que diz "sobre a terra e o mar" duas vezes e nos escritos de um visitante italiano que em 1395 notou que a tradição local sustentava que o pé direito estava onde a igreja de São João do Colosso estava então localizada. Muitas ilustrações posteriores mostram a estátua com cada pé em um lado da boca do porto, sendo que os navios passavam sob ele. Referências a essa concepção também são encontradas em obras literárias. Cássio de Shakespeare em Júlio César (I, II, 136-38) diz:
      Por que homem, ele inclui o mundo estreito
      Como um Colosso, e nós homens insignificantes
      Caminhamos debaixo de suas pernas enormes e espiamos
      Para encontrarmos sepulturas desonrosas
      (a caminhada pode sugerir um Colosso localizado em terra em vez de atravessado pela água). Shakespeare também faz alusões ao Colosso em Troilo e Créssida (V.5) e em Henrique IV, Parte 1 (V.1).
      "O Novo Colosso" (1883), um soneto de Emma Lazarus gravado em uma placa de bronze e montado dentro do pedestal da Estátua da Liberdade em 1903, contrasta o último com:
      O gigante descarado da fama grega
      Com os membros conquistadores montados de terra a terra
      Enquanto essas imagens fantásticas alimentam o equívoco, a mecânica da situação revela que o Colosso não poderia ter se escarranchado no porto como descrito na Biblioteca Clássica de John Lemprière. Se a estátua terminada tivesse sido montada no porto, toda a entrada do porto teria que ser fechada eficazmente durante a construção e o povo de Rodes não tinha os meios para dragar e reabrir o porto após a construção. Além disso, a queda da estátua teria bloqueado o porto e, uma vez que os antigos habitantes da cidade não tinham a capacidade de remover a estátua caída, ela não teria permanecido visível em terra pelos próximos 800 anos, como dito acima. Mesmo negligenciando estas objeções, a estátua era feita de bronze e análises de engenharia indicam que não poderia ter sido construída com suas pernas separadas sem colapsar em seu próprio peso. Muitos pesquisadores têm considerado posições alternativas para a estátua que teriam tornado mais viável a sua construção. Também não há provas de que a estátua tinha uma tocha no alto; os registros dizem simplesmente que após a conclusão, o povo da Rodes ateou fogo à "tocha da liberdade". Um relevo em um templo próximo mostra Hélios de pé com uma mão protegendo seus olhos (semelhante a uma saudação militar) e é bem possível que o Colosso tenha sido construído com a mesma postura. Embora não saibamos como era a estátua, temos uma boa ideia de como a cabeça e o rosto pareciam, visto que havia um padrão na época. A cabeça teria cabelos encaracolados com uma coroa com "raios" uniformemente espaçados de bronze ou de prata irradiando, semelhante às imagens encontradas em moedas de Rodes contemporâneas.
      Destruição
      A estátua ficou em pé por 54 anos até que Rodes foi atingida por um terremoto em 226 a.C., quando danos significativos também foram feitos em grandes porções da cidade, incluindo o porto e edifícios comerciais, que foram destruídos. A estátua teve os joelhos quebrados e caiu sobre o chão. Ptolomeu III ofereceu-se para pagar a reconstrução da estátua, mas o oráculo de Delfos fez os ródios recearem que eles tinham ofendido Hélios e eles se recusaram a reconstruir o monumento.
      Os restos ficaram no chão como descrito por Estrabão (xiv.2.5) por mais de 800 anos e, mesmo quebrados, eles eram tão impressionantes que muitos viajaram apenas para vê-los. Plínio, o Velho, observou que poucas pessoas poderiam envolver seus braços ao redor do polegar caído e que cada um de seus dedos era maior que a maioria das estátuas.
      Em 653, uma força árabe sob o comando do califa omíada Moáuia I capturou Rodes e, de acordo com A Crônica de Teófanes, o Confessor, a estátua foi derretida e vendida a um comerciante judeu de Edessa que carregou o bronze em 900 camelos. A destruição árabe e a suposta venda a um judeu possivelmente se originaram como uma metáfora poderosa para o sonho de Nabucodonosor II de destruir uma grande estátua.
      A mesma história é registrada por Bar Hebreu, que escreveu em siríaco no século XIII em Edessa: (após o saque árabe de Rodes) "E um grande número de homens puxou cordas fortes que estavam amarradas ao Colosso de bronze que havia na cidade e puxaram-no para baixo, e pesaram três mil cargas de bronze de Corinto, e venderam-na a um certo judeu de Emesa" (a atual cidade síria de Homs). Teófanes é a única fonte desse relato e todas as outras fontes podem ser rastreadas até ele.
      Localização das ruínas
      Ursula Vedder sugere que o Colosso nunca esteve no porto, mas foi parte da acrópole de Rodes, em uma colina atualmente chamada de Monte Smith, que tem vista para a área do porto. O templo no topo do Monte Smith é tradicionalmente pensado para ser dedicado a Apolo, mas de acordo com Vedder, seria o santuário Hélio. As enormes bases de pedra no local do templo, cuja função não é definitivamente conhecida pelos estudiosos modernos, são propostas por Vedder como a plataforma de apoio do Colosso.
      A fortaleza de São Nicolau também é postulada como uma possível localização. O piso do forte contém um círculo anômalo de blocos de arenito que pode ter sido a fundação da estátua, enquanto blocos curvos de mármore incorporados na estrutura, muito finamente cortados, podem ser os restos de uma base de mármore que estava sobre a base de arenito.
      Novo Colosso
      Em dezembro de 2015, um grupo de arquitetos europeus anunciou planos para construir um colosso moderno na entrada do porto, apesar de uma preponderância de provas e opinião acadêmica de que o monumento original não ficava lá. A nova estátua, com 150 metros de altura (cinco vezes maior que a original) custaria cerca de 283 milhões de dólares, financiados por doações privadas e crowdsourcing. A estátua incluiria um centro cultural, uma biblioteca, uma sala de exposições e um farol. Além disso, seria revestida por painéis solares.
      Colosso de Rodes – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
       
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      E lá vamos nós.
      Bem, novo save, velho continente. Me volto novamente a Europa, desta vez em uma liga na qual eu nunca joguei mais de meia temporada. Uma liga dominada por um gigante enorme e outros titãs menores.
      Grécia, aí vou eu.
       
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