Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Basco: Futebol e outras histórias


LC

Posts Recomendados

1 hora atrás, div disse:

A briga tá boa com o United, enquanto o resto parece estar ficando para trás. A ver se mantém o fôlego. Esperamos que o Pedro não precise tirar mais uns dias de folga

Acredito também que o campeonato irá ser decidido entre os dois. O bom é que jogamos contra eles dentro do nosso estádio. Na Liga eles ganharam lá por 3x2 e na Carabao Cup nos ganhamos deles dentro da nossa casa. Vamos ver conseguimos manter o fôlego e ganhar o título.

Me surpreendeu o pedido do Pedro e mesmo assim acabei aceitando. O bom é que não criei empecilho e o queixudo retornou com fome de gols.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 281
  • Criado
  • Última resposta

Excelente passagem pelo Metz, levando o clube a uma dobradinha improvável e às semis da UEL, quase a conquistando também. Tamanha campanha o levou para um Arsenal cambaleante que precisava mesmo desse frescor que vem trazendo, com direito a um Pedro importantíssimo (de certa forma, achei até inesperado esse sucesso dele).

Bom saber que a história de Elliot virou filme. Do Brasil para o mundo. hahahah

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, marciof89 disse:

Excelente passagem pelo Metz, levando o clube a uma dobradinha improvável e às semis da UEL, quase a conquistando também. Tamanha campanha o levou para um Arsenal cambaleante que precisava mesmo desse frescor que vem trazendo, com direito a um Pedro importantíssimo (de certa forma, achei até inesperado esse sucesso dele).

Bom saber que a história de Elliot virou filme. Do Brasil para o mundo. hahahah

 

A conquista da Copa da França foi tranquila. Nos grandes confrontos era levar para as penalidades que o Didillon garantia o bicho, sempre defendendo um ou dois pênaltis.Na Ligue 1 eu consegui manter uma equipe regular e isso fez a diferença. Agora no Arsenal,eu montei uma equipe para brigar pelo título da Premier League.

PS: A história do Digão e do Mac(amor eterno) Virou filme.Kkkkkkkkk.

 

 

Eskerrik asko.

Obrigado a todos que acompanham e principalmente comentam o save.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente esta voando na Inglaterra, acho que vai papar tudo.

E pensar que quase pus meu filho nos braços desse pedro. Infelizmente caráter não dá em árvore...🙈

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim, o título da Premier depende quase que exclusivamente dos primeiros jogos, ô tabelinha complicada, hein? Chelsea, Tottenham e Liverpool na mesma paulada. 

Briga muito boa na parte de cima, me surpreendeu o Everton lutando contra o descenso. Por onde anda o pombo numa hora dessas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Andreh68 disse:

Realmente esta voando na Inglaterra, acho que vai papar tudo.

E pensar que quase pus meu filho nos braços desse pedro. Infelizmente caráter não dá em árvore...🙈

Pelo mneos dois títulos eu acredito que possamos ganhar sim e depois...Se eu falar o depois vai ser spoiler.

Pedro, O queixudo joga muito no FM. Na vida real está jogando bem no...Flamengo.Kkkkkk.

 

 

 

11 horas atrás, Gustavo F. Santos disse:

Pra mim, o título da Premier depende quase que exclusivamente dos primeiros jogos, ô tabelinha complicada, hein? Chelsea, Tottenham e Liverpool na mesma paulada. 

Briga muito boa na parte de cima, me surpreendeu o Everton lutando contra o descenso. Por onde anda o pombo numa hora dessas?

Foi pedreira os 3 primeiros jogos, mas o importante é que ganhamos e estamos brigando pelo título. Richarlison está no Atlético de Madri.

 

 

 

Eskerrik asko.

Obrigado a todos que acompanham e principalmente comentam o save.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uau, tirando a equipe sérvia, a carreira do Arieta está em ascensão meteórica! A capacidade de adaptação do basco em clubes novos está fantástica, espero que nos Gunners ele tenha uma carreira um pouco mais longeva que nos outros clubes. Boa sorte na sequência LC!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, AllMight disse:

Uau, tirando a equipe sérvia, a carreira do Arieta está em ascensão meteórica! A capacidade de adaptação do basco em clubes novos está fantástica, espero que nos Gunners ele tenha uma carreira um pouco mais longeva que nos outros clubes. Boa sorte na sequência LC!

Diria que a Sérvia foi um ponto fora da curva. Em relação a vida dele em Londres eu devo dizer que...Spoiler a vista. Continue acompanhando, pois teremos ou não uma surpresa.

 

 

Eskerrik asko.

Obrigado a todos que acompanham e principalmente comentam o save.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro, grande conquista na frança. Eu jurei que iria passar pelo Leicester, pena que não passou.

Depois do que fez na França com um orçamento muito menor, treinar o Arsenal é uma barbada. Vai ser campeão de tudo!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ari Cesar disse:

Primeiro, grande conquista na frança. Eu jurei que iria passar pelo Leicester, pena que não passou.

Depois do que fez na França com um orçamento muito menor, treinar o Liverpool é uma barbada. Vai ser campeão de tudo!

 

A passagem pelo FC Metz foi muito boa e quanto a ser campeão de tudo...Aguarde a próxima atualização.

Você quis dizer Arsenal, correto?🤣

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5k37fdo.png

 

 

 

 

 

PH1hRt2.png

Janeiro de 2026 - Bilbao - País Basco.

 

Xap0rAR.png

- Boa tarde Carlos Gupergi. Agora que a sua chapa foi eleita para comandar os Leões Bascos, quais as primeiras providências a serem tomadas? Fontes seguras nos informar que, como diretor de futebol, irá atrás de um treinador com origens bascas? Correto?

- Nós ainda temos treinador, mas ao final da temporada vamos conversar com a atual comissão técnica. Tudo o que se fala atualmente é mera especulação. Temos que respeitar os profissionais que aqui estão.

- Concordo que deve haver respeito com o treinador atual e seu staf, mas os torcedores estão insatisfeitos e o nome do Andoni Arieta cresce a cada revés do clube.

- Conheço Andoni e nós somos amigos de longa data, mas neste momento ele vem realizando um ótimo trabalho a frente do Arsenal e...

- Desculpe interromper, mas o Arieta é cria de Lezama. Uma proposta boa e que mexa no coração dele o faria deixar Londres e voltar a Bilbao. Não acha?

- Prefiro não responder e encerrar por aqui a nossa entrevista.

 

 

Z6wpCSw.png

Londres - Dias atuais.

 

Faltam apenas 1 jogo para o final da temporada 2025/2026 e aqui estamos. Estádio lotado e aguardando apenas o Manchester City entrar em campo. Estamos com 97 pontos e o Manchester United está com 96. Um empate ou uma derrota nos tira o campeonato.

HAqrBtA.png

Até aqui conseguimos excelentes resultados, sendo a vitória em cima do Manchester United como a melhor:

hR5Jbfv.png

Vencemos o jogo por 1x0, gol do meu zagueiro Gabriel. Isso fez com que assumíssemos a liderança isolada da Premier League. Tivemos outros bons jogos, como as vitórias em cima do Watford - 4x0, West Ham-3x2, Crystal Palace-3x0, Chelsea-2x1 ou mesmo contra o Everton-3x0. Fora a vitória em cima do Nottingham Forest pela Carabao Cup:

bPIQsFw.png

Passamos pelo Chelsea e o Forest pelo Leicester, mas na grande final ganhamos deles por 2x0. Conquistamos assim o nosso primeiro título na Inglaterra.

AvzofdA.png

O nosso quarto título na carreira de treinador. Infelizmente a FA Cup nós chegamos nas quartas de finais e fomos eliminados pelo Manchester City, por 3x1. Isso de certa forma foi bom e passamos a focar exclusivamente na Premier League. No jogo contra o Manchester City pela última rodada da Premier League, nós entramos em campo com a nossa formação tática ideal. Aquela que usamos durante todo o campeonato. O jogo começa nervoso, pois o Manchester United estava vencendo os Spurs por 1x0 e conquistando o título. Aos 40 minutos o Emirates Stadiun vem abaixo, pois Gabriel Martinelli faz o primeiro gol da partida.Aos 45 Reinier marca o segundo e vamos para os vestiários mais tranquilos. Pedi a equipe que mantivesse a concentração. Não queria dar mole ao City e continuei com a formação ofensiva e isso deu resultados. Com gols de Kruivert, aos 57 e 85, nós fechamos o caixão do Manchester City em 4x0.

3Vb6fg2.png

 

Com a vitória nos chegamos a 100 pontos no campeonato e o Manchester United a 99 pontos. Foram 32 vitórias, 4 empates e duas derrotas. Marcamos ainda 96 gols e sofremos 25. Saldo positivo de 71 gols. Ataque mais positivo e segunda defesa menos vazada.

gGT6k3Y.png

 

Com o final de campeonato vieram os prêmios da temporada e conquistei o de treinador do ano. Meu primeiro ano a frente do Arsenal e conquistei quase tudo e ainda os levei a Champions League. Com isso meu nome foi falado em todos os países que jogam futebol.O melhor treinador espanhol, depois de Pepe Guardiola.Mas algo não estava bem. Meu amigo Yeste havia dito que estava tudo bem e isso era falta de férias, pois a temporada fora estressante.E tirei férias.

 

YDdXSVn.jpg

Ilha da Madeira - Portugal

 

Um lugar muito bonito a Ilha da Madeira. Eu iria para Ibiza novamente, mas queria um lugar mais tranquilo. Um amigo treinador, @Cadete213, me indicou esse paraíso e aqui estou. Alguns locais me reconheceram,mas não falaram nada, são muitos hospitaleiros e sabem ser discretos. Estava na casa que aluguei quando tocam na porta. Vou atender e para minha surpresa é Carlos Gupergi. Meu antigo amigo dos tempos do Athlétic Bilbao. Peço para ele entrar e o safado vem com a conversa de que estava passando alguns dias na ilha.

- Fala sério Gupergi! Estava passeando e por coincidência na mesma época que estou de férias?

- Ok Gilipollas! Vim conversar com você sobre o nosso Athlétic e...

- Espere um pouco. Estão batendo a porta. Duas vezes no mesmo dia. Só falta ser o Yeste dizendo que tem uma proposta do Bayern de Munique.

- Senhor Andoni Arieta? Meu nome é Poirot. Emille Poirot. Podemos conversar?

 

 

 

 

jee0Cuo.gif

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente campeonato fez o Arsenal. O final pau a pau com o United e a classificação final me lembraram a Premier League de 2018/19. 

A casa de descanso ficou agitada, só falta mesmo o @Cadete213 aparecer trazendo notícias de Hong Kong

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem diria. Derrubando o Pompey e o Forest tenho certeza que nunca mais volta ao país Basco!

Só falta humilhar o flamenguinho no mundial! 🤣🤣🤣

As ironias da vida!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poirot apanhou-te, estás tramado. Mas o mais importante foram as conquistas com o Arsenal, parabéns. Liga muito disputada mas levas a melhor por 1 ponto. Aproveita bem a minha recomendação de férias na Madeira. Essa foto é da Ponta do Sol. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Foi uma grande disputa pelo título, mas, felizmente, conseguiu se sagrar campeão. Coisa que o torcedor do Arsenal só pode ver no videogame mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Gustavo F. Santos disse:

Excelente campeonato fez o Arsenal. O final pau a pau com o United e a classificação final me lembraram a Premier League de 2018/19. 

A casa de descanso ficou agitada, só falta mesmo o @Cadete213 aparecer trazendo notícias de Hong Kong

 

Sim, foi cabeça com cabeça e ainda bem que conseguimos conquistar o campeonato. Quanto as visitas...Uma veio com uma boa proposta e a outra com um pedido de ida ao Ratinho.Kkkkk.

 

 

 

11 horas atrás, Andreh68 disse:

Quem diria. Derrubando o Pompey e o Forest tenho certeza que nunca mais volta ao país Basco!

Só falta humilhar o flamenguinho no mundial! 🤣🤣🤣

As ironias da vida!!!

Pompey e Forest são dois clubes que gosto, mas nessa realidade alternativa ou Terra 7...Tinha que golear essas equipes.Hehehehehe. Não fale assim do Mengão.Falar nisso o Flamengo foi Campeão Brasileiro em 19,20,21,22,23 e 2024. Em 2025 o Santos quebrou essa sequência. Na Libertadores desde 2019 só dá Brasil:

Flamengo: 2019 e 2020.

Grêmio: 2022.

Santos: 2021,2023,2024 e 2025.

Santos dominando a América do Sul.

 

 

 

5 horas atrás, Cadete213 disse:

Poirot apanhou-te, estás tramado. Mas o mais importante foram as conquistas com o Arsenal, parabéns. Liga muito disputada mas levas a melhor por 1 ponto. Aproveita bem a minha recomendação de férias na Madeira. Essa foto é da Ponta do Sol. 

Foi osso essa reta final, principalmente após o empate contra o Burley. O jogo contra o City foi mais fácil do que eu esperava. Agora é decidir se fico ou saio para o Athlétic e quanto ao Emille Poirot...To Be Continued.

 

 

 

1 hora atrás, Henrique M. disse:

Foi uma grande disputa pelo título, mas, felizmente, conseguiu se sagrar campeão. Coisa que o torcedor do Arsenal só pode ver no videogame mesmo.

Infelizmente sou obrigado a concordar com você Henrique e devo acrescentar que só foram campeões porque era um treinador humano. Os treinadores virtuais, como o Ibra só levavam o clube para a Europa Conference ou terminavam entre o 13º e o 7º lugar. Complicado a vida do Arsenal, até mesmo no videogame.

 

 

Eskerrik asko.

Obrigado a todos que acompanham e principalmente comentam o save.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelos títulos! Fez uma campanha excelente e a briga no campeonato inglês foi equilibrada no mais alto nível. Lembrou a temporada 18/19 (salvo engano), com City e Liverpool brigando ponto a ponto.

Agora fica a questão: Vai ser caguetado na frente do possível novo chefe? hahaha

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, div disse:

Parabéns pelos títulos! Fez uma campanha excelente e a briga no campeonato inglês foi equilibrada no mais alto nível. Lembrou a temporada 18/19 (salvo engano), com City e Liverpool brigando ponto a ponto.

Agora fica a questão: Vai ser caguetado na frente do possível novo chefe? hahaha

 

A temporada a frente do Arsenal foi muito boa, mas devo ressaltar que montei o time para isso. Ser campeão e tirar os Gunners da fila. Agora é ver o que acontece na vida do Arieta. Uma proposta de voltar para casa e ainda um filho que ele vai saber que existe. Continue acompanhando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bPxlAaB.png

 

 

 

 

 

 

Mffn0Va.jpg

Ponta do Sol - Ilha da Madeira - Portugal

 

- Poirot? Algum parentesco com Hecule Poirot?

- Sim!Era meu bisavô. Posso entrar?

- Claro que sim Senhor Poirot.Em que posso ajuda-lo?

- Eu estou realizando uma investigação a respeito dos hóspedes do Hotel Moscovo. Principalmente dos que estavam hospedados no período de Agosto e setembro de 2023. Na lista dos hóspedes consta o seu nome.

- Sim, eu fiquei hospedado no Moscovo no período que treinei a equipe do Torpedo Moscow. Mas me diga senhor Emille, o que aconteceu no hotel que o senhor esta investigando?

- Vou deixar esse detalhe para o final, mas pode me responder algumas perguntas?

- Claro que sim e esqueci de apresentar. Esse é meu amigo Carlos Gupergi. O senhor bateu a porta na hora que ele iria me fazer uma proposta de emprego, mas ele pode esperar.

- Prazer senhor Gupergi. Se não tiver problemas então vamos as perguntas. O senhor conheceu uma garçonete do hotel chamada Marina Dzagoyev ?

- Marina? Sim eu a conheci.Porque? Aconteceu algo a ela?

- O senhor a conheceu intimamente? Tiveram algum relacionamento?

- Olha senhor Emille eu estou começando a ficar preocupado com essas perguntas, mas irei responder. No último dia da minha estada em Moscow eu estava triste, pois minha namorada terminou comigo. Parei no bar do hotel e pedi uma dose de vodka. Bebi e subi para o meu quarto. Poucas horas depois a Marina bateu a minha porta. O restante o senhor pode imaginar. Cheguei a ligar para o hotel querendo saber notícias dela, mas me informaram que ela havia voltado a morar com a irmã e a mãe e não havia deixado nenhum telefone de contato.

- Então vocês tiveram um relacionamento de apenas uma noite.Entendi senhor Arieta.

- Agora vamos deixar de mistérios e me diga o que aconteceu a Marina.

- Marina Dzagoyev  teve um filho e infelizmente veio falecer na hora do parto. O filho dela está sendo criado pela mãe e irmã.

- Não sabia disso. Uma pena. Era uma mulher maravilhosa. Mas se ela morreu no parto, qual o motivo da sua invesigação?

- De paternidade. Marina Dzagoyev nunca falou para os familiares quem era o pai da criança. Disse apenas que era famoso e que não queria estragar a carreira dele. Baseado nesta informação a família me contratou para achar o pai da criança. Como o senhor acabou de informar que teve um relacionamento com a Marina Dzagoyev...

- Então é basicamente um exame de DNA? Pow Arieta, tu não usou proteção?

- Lembro que usei, mas...Caraca! Foi na hora do banho.Putz.

- Então senhor Arieta, tem algum problema em realizar um exame de DNA?

- Não senhor Emille. Podemos marcar para esta semana ainda. Vamos resolver esta situação logo.

- Ok Senhor Arieta. Vamos marcar a data do exame e vou lhe avisar. Tenha um ótimo dia.

E ele saiu. Deixou uma bomba na minha cabeça. Gupergi falava algo, mas eu nem ouvia. Havia a possibilidade de eu ser pai do filho da Marina. Como ele seria? Será que é parecido comigo? Deve estar com quase dois anos agora. Nem perguntei o nome dele.

- Acorda Arieta.Não ouviu nada do que eu disse?

- Eu aceito a proposta Gupergi, mas terá que pagar a multa ao Arsenal, pois ainda me resta 1 anos de contrato. Neste momento está em €1,2 Milhões de Euros.

- Isso não será problema. Sei que neste momento está mais preocupado com essa possibilidade de ser pai, mas como vamos anunciar sua ida para La Catedral? Para os Leões Bascos?

- Marque uma coletiva de imprensa em Lezama daqui a 5 dias. Vou fazer o exame de DNA e depois vou a Londres conversar com o presidente do Arsenal.

- Ok meu amigo. Fica na paz e se cuida.

E meu amigo Gupergi também se foi. Fiquei sozinho pensando na minha vida. Se a criança for meu filho eu não poderei ficar pulando de clube em clube. terei que ter uma vida mais sossegada e no Athlétic poderei fazer isso, fora que ele vai ter sangue basco. Quem sabe não possa jogar futebol nas Canteras do Athlétic? Vou fazer minhas malas. terei que voltar a Londres, fazer o exame e conversar com o presidente.

 

iBjO4Ur.png

 

Hoje eu fiz os exames necessários para saber se o Aleksey, este é o nome do meu possível filho, é um Arieta. Depois conversei com o presidente do Arsenal sobre minha saída e eles ficaram chateados, mas entenderam.

zLWoyRk.png

Passei no campo de treinamento e me despedi dos atletas. Eles também ficaram chateados, mas me desejaram sorte na minha escolha.A partir de hoje minha vida toma um novo rumo. Estou no aeroporto a caminha de Lezama para uma entrevista coletiva e depois conhecerei de perto o plantel do Athlétic Club Bilbao.

 

0YiTGeq.png

Lezama - Cantera do Altlétic Club Bilbao.

 

Quando entramos em debates sobre quais as melhores bases do futebol mundial, normalmente são citadas La Masia (Barcelona), La Fabrica (Real Madrid), a do Ajax, entre outras. Porém, se existe uma academia que está, constantemente, produzindo grandes jogadores, até mais que algumas citadas acima, é Lezama, a base do Athletic Club de Bilbao.

Localizada, claramente, em Lezama, distrito cerca de 15KM de Bilbao, a academia conta com quatro campos completos de grama natural, com o “campo 1” sendo do time profissional, o “campo 2” do Bilbao Athletic, time B, que conta com 3.250 lugares, já que é o local onde o time joga as divisões inferiores, além de também ser o campo do time feminino. Além disso, o CT também conta com um “mini-campo” de grama sintética e tem ginásio, salas de conferência e centros médicos. Ele também serve de residência para atletas, principalmente os mais novos. Mas o foco aqui não é totalmente voltado as funcionalidades de Lezama, algo que é até básico para qualquer centro de treinamento elite no planeta.

ZJbjZrf.jpg

A grande questão é a forma como os talentos são criados e moldados dentro de uma das bases mais prolíficas do mundo. O trabalho desde o Sub-11 é realmente intenso, muito por uma questão que é essencial: o Athletic só utiliza jogadores bascos. Sempre foi assim e é muito difícil que essa filosofia irá mudar, até porque o clube nunca precisou de “estrangeiros”, pois, junto de Real Madrid e Barcelona, é um dos três clubes que nunca foi rebaixado. Toda a diretoria e as pessoas envolvidas com o time são bem orgulhosas com tudo que o clube conquista levando uma questão até política nas costas, sempre se apegando muito aos cidadãos bascos.

O interessante de se perceber é que a filosofia e todos os trabalhos são passados de categoria em categoria na base, ou seja, desde cedo os jogadores entendem a importância não apenas técnica ou tática, mas mental do que aquilo representa para um clube como o Athletic. Eles realmente vivem a questão da “nacionalidade” basca e como se tratar diante disso. É um amadurecimento bem “precoce”, mas que serve para moldar de maneira correta os jovens atletas. Além disso, o trabalho dos técnicos é impecável, exatamente pela quantidade de jogadores de sucesso que o clube forma.

Citar grandes talentos que já saíram de Lezama é uma tarefa bem tranquila. Dentre os mais recentes, destacam-se Kepa Arrizabalaga e Aymeric Laporte, jogadores que já são destaque em Chelsea e Manchester City, respectivamente, e ainda podem evoluir. Já indo mais para o começo do século, o grande destaque é Fernando Llorente, que chegou ao clube com apenas 11 anos e passou por todo o processo do clube, tanto que chegou ao time principal e é, até hoje, um dos grandes jogadores da história do clube.

Agora indo ainda mais para trás, mais exatamente nos anos 90, falamos do grande zagueiro Aitor Karanka, que chegou em Lezama com 17 anos e passou por um processo um pouco mais rápido, por mais que tenha jogado no Bilbao Athletic antes de ir para o time principal. Vale lembrar que, após se destacar no clube, foi para o Real Madrid, onde se conquistou três títulos da Uefa Champions League. Mais um produto de Lezama que teve uma carreira de sucesso.

No elenco atual do Athletic, existem, claramente, vários talentos que passaram por Lezama. Porém, antes de falar dos mais jovens, é bom destacar três nomes bem importantes. O primeiro é de Aritz Aduriz, que, por mais que não tenha feito toda a base no Athletic, chegou a Lezama com 19 anos e participou de 90 jogos pelo Bilbao Athletic, tendo uma preparação interessante, que viria a se tornar em um dos grandes atacantes espanhóis do século.

O segundo é Iker Muniain, um dos talentos com maior potencial que já saiu da base. Assim como Llorente, ele também chegou ao clube com apenas 11 anos e sempre foi tratado como uma joia gigantesca dentro das instalações da equipe. Seu processo de evolução foi tratado da melhor maneira possível e ele sempre foi destaque não só em Lezama, mas também na base da Espanha. Hoje, mesmo que com apenas 26 anos, é um dos líderes do elenco atual e acumula mais de 300 jogos. Se não fossem as lesões sérias que teve durante a carreira, com certeza estaria num clube gigante europeu, mas ele não se preocupa com isso e segue brilhando no San Mamés. Vale lembrar que ele estreou pelo Athletic com apenas 16 anos e é, até hoje, o segundo jogador mais jovem a marcar um gol em La Liga (16 anos e 289 dias). Um grande exemplo de excelência da base.

Para fechar o trio, falamos do mais recente de todos e o melhor jogador da equipe atualmente: Iñaki Williams. Assim como Aduriz, ele também não passou por todo o processo, mas chegou a Lezama com apenas 18 anos e também passou pelo time B da equipe. Após apenas uma temporada de muito destaque, ele foi chamado para o time principal na temporada 2014/15 e ele começou seu destaque e evolução que o fez, hoje, ser o melhor jogador da equipe e ter um contrato absurdo até 2028. Mais um de muito sucesso.

Além deles, o elenco atual do Athletic está, claramente, recheado de jogadores oriundos de Lezama. Dentre os mais “consolidados”, temos o goleiro Unai Simón, titular da equipe, os zagueiros Yeray (titular) e Unai Nuñez, Mikel San José e Unai Lopez, esse último que vem ganhando cada vez mais destaque. Outros nomes vão começando a aparecer cada vez mais como novos talentos de Lezama, com destaque para o meia Oihan Sancet e o ponta Gaizka Larrazabal.

iwFDLrX.png

Lezama nunca vai parar de produzir. O Athletic precisa. O futebol mundial precisa. O trabalho dentro da academia é um exemplo para muitas bases de times gigantes no mundo inteiro, pois é um trabalho competente e até com menos recursos que outros clubes tem. O sucesso não é de agora, mas de muito tempo, ou seja, o clube nunca precisou se apegar a muito dinheiro para contratar, pois a maioria das peças que precisa está em casa. O dinheiro conquistado em vendas milionárias vai todo para as melhoras da base, que continuará fazendo sucesso. Lezama é sim uma das melhores bases do futebol mundial e continuará abastecendo não só um clube que nunca deixou de ser competitivo, mas também outros clubes gigantes, que não vão tirar o olho das joias produzidas pelo Athletic, uma das grandes instituições do mundo e que trata o que tem em casa da melhor forma possível.

 

re1eBig.png

 

 

 

 

 

GkcMHAZ.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foste apanhado e é com mágoa que vejo-te a sair do Arsenal. Enfim, segues o teu coração e percebo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Cadete213 disse:

Foste apanhado e é com mágoa que vejo-te a sair do Arsenal. Enfim, segues o teu coração e percebo.

Sei que ficaste magoado meu amigo, pois és um torcedor dos Gunners. Apenas seguindo o que manda o coração e uma das diretrizes do save.

 

 

Eskerrik asko.

Obrigado a todos que acompanham e principalmente comentam o save.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De volta ao lar de quem tanto conhece e com um pimpolho ainda. Será que chega ao ponto de surgir o garoto em Lezama nesse save?

De todo modo, também fico triste com a saída do Arsenal mas um chamado do coração precisa ser atendido. Boa sorte pois a jornada é longa, a Espanha é sempre uma das ligas mais difíceis do jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • AllMight changed the title to O Basco: Futebol e outras histórias
  • Fujarra locked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • JeanMichell6
      Por JeanMichell6
      Depois de mais de 1000 horas no FM 2021, eu tive a brilhante ideia de subir o Corinthian-Casuals da National 7 até a Premier kkk

      No entanto, o time é Amador e estou na National 2 e não estou conseguindo montar elenco competitivo uma vez que não posso pagar salarios e sempre que algum jogador se destaca eu perco ele de graça para outro time.
      Alguem já fez esse desafio de jogar com um time Amador, sabe me dizer se em algum momento ele se torna Profissional, o meu clube já foi adquirido por um consórcio e tem 8 Milhões no caixa mas continua amador
    • Danut
      Por Danut
      Obrigado ao @Fujarrapelo belo banner.
      Olá pessoal, sejam bem-vindos ao meu novo save. Depois de um tempo longe do FM, voltei a acompanhar o que o pessoal tem criado aqui na área. Pretendia ficar apenas como leitor, mas ver as histórias alheias reacendeu minha vontade de jogar, então cá estamos.
      Sem muita enrolação, vamos para a explicação do desafio: vou jogar um desafio de base na África do Sul. Para quem não sabe, o desafio de base é um tipo de save no qual o time treinado está proibido de contratar jogadores, seja por transferência, empréstimo ou mesmo atleta livre no mercado. A única possibilidade de reforçar a equipe é através dos atletas formados na própria base. No desafio original, também se começa com a equipe mais fraca da divisão. No meu caso, não vou seguir essa diretriz, tendo selecionado o clube que achei mais interessante para a proposta. No próximo post farei a apresentação do clube e explicarei a escolha.
      Falando em explicar escolhas, acho importante explicar a escolha do save, pois ela também ajudará os potenciais leitores a compreenderem o que esperar do tópico. Basicamente, eu tinha me decidido a voltar a jogar FM, mas não queria algo muito complicado. Pode parecer paradoxal ter chegado a um desafio de base a partir da busca por algo não muito complicado, mas eu considero que o desafio de base é mais um save longo do que um save complicado. Só o fato de não precisar lidar com observação e contratações já tira metade da enrolação de um save de FM. Fora isso, a rotatividade no elenco tende a ser mais baixa que em outros tipos de desafio, o que permite que o treinador já tenha uma noção do que esperar de seus atletas com o passar dos anos.
      Outro ponto fundamental é que, como o foco é no longo prazo, o desafio de base não precisa se ocupar tanto do dia a dia do clube. Minha pretensão inicial é seguir um estilo de postagem muito menos detalhado do que o que eu costumo utilizar nos meus tópicos, trazendo apenas uma ou duas atualizações por temporada e focando bem mais no panorama geral do que em cada jogo específico. Originalmente eu nem ia trazer o save aqui para a Profissão: Manager, mas aí pensei que a proposta é suficientemente diferente do usual para justificar a presença aqui. E também será um bom exercício para mim, tentar trazer uma história em um formato mais enxuto do que costumo fazer. Os que me acompanharem nessa jornada vão poder dizer no futuro se esse objetivo de escrever menos foi bem alcançado (a julgar por essa introdução, não será).
      Sobre a escolha do país propriamente dita, não teve nenhuma razão especial. Decidi que queria fazer um desafio de base em um país diferente dos suspeitos tradicionais. Bati o olho na África do Sul e resolvi ver as equipes que existiam por lá. Gostei de uma delas e fui adiante.
      Em relação aos detalhes iniciais do save, carreguei apenas as duas ligas da África do Sul, com uma base de dados pequena, pensando no bem do meu velho laptop. Como mostra a tag do tópico, estou jogando no FM 2021, que é o último que eu tenho. Iniciei o save em 19/10/2020, no começo dos jogos oficiais da 2ª divisão (pulei a pré-temporada, já que sigo a corrente que acha que amistoso e ficar em casa dormindo tem o mesmo impacto). Selecionei mascarar atributos e sem orçamentos na primeira janela (não que vá contratar alguém).
      Além disso, por descuido, deixei a possibilidade de utilizar o editor do jogo ativada. Como não ia postar o save aqui não me prestei a reiniciar só por isso. Depois mudei de ideia sobre postar, mas aí já não queria voltar tudo. Enfim, digo isso só para que todos fiquem cientes, mesmo que não esteja fazendo uso do editor. Já vi que dá para esconder o botão do editor nas opções do jogo e fiz isso. Não pretendo utilizá-lo para nada. Se o fizer, será em um futuro muito distante para brincar com o save no encerramento da sua vida útil, e deixarei bem avisado a todos.
      Feitas todas as considerações, é hora de partir para o jogo. No próximo post vou apresentar a equipe e as competições.
    • jvitorsch
      Por jvitorsch
      Fala turma, estou com um bug meio bizarro no meu FM 2021. A classificação das equipes argentinas está totalmente bugada. Quem deveria jogar a Libertadores está classificado para a sulamericana e vice-versa. O próprio River Plate que venceu a última libertadores no meu save, está classificado para jogar a sulamerica e não a libertadores. 
       
      Obs: Uso BRMundiUp e o jogo não é pirata. Estou no ano de 2023, segunda temporada no meu save. 
    • emmystos
      Por emmystos
      Alguém tem ainda alguma licença de FMRTE 21 para vender?
    • CCSantos
      Por CCSantos
      Pois é, cá estamos novamente. Depois de um tempo parado - e sem sequer jogar FM - decidi tirar um pouco a poeira do FM21, e decidir jogar um save que sempre quis tentar, mas que fora muito hypado em FMs anteriores, já que o time havia subido de forma surpreendente para a Série C.
      Estou falando do Atlético Acreano, equipe que foi do êxtase de quase conquistar um acesso à Série B em 2018, ao fato de ficar sem divisão nacional em 2023, já que o time sequer avançou para a segunda fase do Estadual - as vagas devem ficar com Humaitá (campeão estadual de forma inédita) e São Francisco ou ADESG.
      O time está prestes a fazer 70 anos de história (irá fazer esta idade no próximo dia 27 de abril), possui nove títulos Estaduais, e é o único time do Acre a subir na Série D do Campeonato Brasileiro, em 2017.
      No ano seguinte, disputando no Grupo A, encarando os times nordestinos e sofrendo com a questão logística, o time se superou a ponto de poder decidir jogar por uma questão de distância (pouparam atletas nas rodadas finais para encaixar o seu confronto nas quartas), visando o confronto contra o Cuiabá. Acabaram perdendo por 2 a 0 na Arena Cuiabá e empataram em 2 a 2 em Rio Branco, deixando o acesso para a equipe mato-grossense que, posteriormente, viria a subir para a Série A, inclusive retornando para a disputa de competições continentais neste ano de 2022.
      Em 2019, teve o azar de ver uma Série C com dez times nordestinos, a ponto de tirar ele e o Luverdense do Grupo A, repassando-os para o Grupo B - isso daí foi inserido também por uma questão de logística, pois haviam poucos voos diretos de Rio Branco para o Nordeste; não era incomum ver o Atlético fazendo escala até mesmo em Viracopos (Campinas), rumo ao Nordeste em 2018. O resultado disso? Ambas as equipes, com aporte financeiro consideravelmente menor em comparação aos clubes de Sudeste e Sul, acabaram caindo para a Série D.
      Depois disso, o clube se perdeu. Foi lanterna em seu grupo na Série D em 2020, sem ganhar um jogo sequer (oito empates e seis vitórias).
      Para assumir o Galo Carijó, avancei a temporada 2021. Na próxima atualização, repasso o que houve na equipe, antes de minha chegada. O time foi um dos três representantes do Acre na Série D, juntamente com o Rio Branco e o Galvez, porém, só teremos duas vagas a partir da disputa de 2022.
      A única coisa que posso colocar aqui, é que ele já possui vaga para a Série D em 2022, por ter sido vice-campeão estadual em 2021, onde perdeu o título para o Galvez.

      A equipe joga suas partidas na Arena da Floresta, em Rio Branco. Ela possui capacidade para mais de 13 mil torcedores, e nós dividimos o estádio com Rio Branco, Humaitá, Vasco e Plácido de Castro. Antes da era das 'Arenas', o estádio já foi o mais moderno do Norte do País.

      Na próxima atualização, como eu disse, vou destrinchar como foi este 2021 do Atlético Acreano, antes da minha chegada ao clube.
      Conto com vocês nessa. Um abraço.
      -----------------------------------------------------------------------
      Base de dados: 21.4
      Países: Toda a América do Sul (com todos os atletas disponíveis);
      Database utilizada no Brasil: Brasil Série D by F J (É o formato de DB que mais se aproxima do regulamento oficial da Série D, com definição de vagas via Estaduais)
      Outras databases: Argentina (Até a Primera B/Nacional A), Chile (expandido para a 3ªDivisão), Peru (expandido a 2ªDivisão), Uruguai (expandido a 3ªDivisão), Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela (Riddler) + DBs de realismo de treinadores.
×
×
  • Criar Novo...