Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Basco: Futebol e outras histórias


LC

Posts Recomendados

qb5lZAd.png

 

 

 

 

2XmTRY0.png

Aeroporto de Bilbao

 

Como minha vida mudou da água para o vinho. De jogador de futebol e ativista Basco para treinador de futebol e pai de uma linda criança. As voltas que o mundo dá. Ainda sou um ativista basco, mas neste momento estou pensando no meu trabalho e no meu filho. Já decidi entrar para a política quando me aposentar do futebol e por isso mantenho alguns contatos no Partido Nacionalista Basco, mas isso é quando deixar o futebol. Neste momento estou esperando o jato particular que fretei para buscar o meu filho, sua Tia Sasha e a avó dele. Quero que eles assistam a final da Copa del Rey no meu camarote no San Mamés. Se ganharmos vamos todos comemorar na Praça Central com os jogadores e toda torcida do Athlétic.

 

L9jjqVQ.png

A imprensa coloca 60% de chances para o Barcelona de Jorge Jesus e 40% de chances para nossa equipe e mostrei isso aos jogadores e conversei com eles antes da partida.

- Olá a todos. Os períodistas nos colocam com 40% de chances de conquistarmos a Copa del Rey. Acredito que eles esqueceram quem é o líder da La Liga e das nossas vitórias sobre o Alavés, La Coruña, Celta de Vigo, Levante e Villarreal. Fora que não perdemos para o Madridistas nesta temporada.

tRGMhYL.png

Nossa única derrota no período foi contra os Colchoneros por 1x0 e mesmo assim continuamos na liderança com 27 vitórias, 3 empates e apenas 2 derrotas. Marcamos 62 gols e sofremos 16. Saldo positivo de 46 gols e a defesa menos vazada da competição.

q0EcWJA.png

Temos neste momento 84 pontos, 4 pontos a mais que o Real Madrid e 17 a mais do terceiro colocado, o Barcelona. Conquistamos a vaga para a fase de Grupos da Champions League e isso nos dá uma certa tranquilidade até mesmo nos jogos da Europa League.

- Isso mesmo chefe. Na Europa League poucos jornalistas acreditavam que poderíamos chegar tão longe.

- Exato Iñaki Willians. Vamos falar da Europa League.

 

FZ8O3Nc.png

 

- O que eu falei para vocês quando fomos enfrentar os alemães do Eintracht Frankfurt? Me digam em voz alta.

- QUE IRÍAMOS NOS CLASSIFICAR PARA AS SEMIFINAIS.

- No primeiro jogo e no segundo jogo nós entramos em campo com a tática 4-2-3-1. Tática essa usada por toda a temporada, mas os alemães vieram numa tática que parecia ser defensiva, a 5-2-1-2. Eles abriram o placar com Sieb, aos 10 minutos e por mais que tentássemos nada dava certo. A postura defensiva deles foi quase perfeita. No segundo tempo conseguimos furar a retranca e empatamos a partida através de Artola, aos 56 minutos. Uma mudança de posicionamento  e a tática alemã passou para a 5-2-3 e atacante. Aos 73 minutos White dá a vitória para o Eintracht Frankfurt. NO SEGUNDO JOGO MANTIVEMOS A MESMA FORMAÇÃO E O QUE ACONTECEU?

- VENCEMOS, VENCEMOS. SOMOS OS MELHORES. ZU ZARA NAGUSIA, ATHLÉTIC, ATHLÉTIC.

- Vencemos a partida por 1x0, gol de Unai Lopez.

tg4ReXE.png

Passamos pelos alemães e agora vamos enfrentar o poderoso, mas nem tanto Liverpool. O primeiro jogo será em Anfield Road e devemos usar a mesma tática do jogo de hoje.

KMOH9wI.png

 

- Voltando para o jogo de hoje eu quero apenas uma coisa. Repitam comigo:

" Eu creio em mim mesmo. Creio nos que trabalham comigo, creio nos meus amigos e creio na minha família. Creio que Deus me emprestará tudo que necessito para triunfar, contanto que eu me esforce para alcançar com meios lícitos e honestos. A luta pela vida nem sempre é vantajosa aos fortes nem aos espertos.Mais cedo ou mais tarde, quem cativa a vitória é aquele que crê plenamente.Eu conseguirei! "

- Repitam: EU CONSEGUIREI, EU CONSEGUIREI. Vitória, vitória, vitória e apenas vitória.

 

6bhLBFq.png

Com esse espírito aguerrido nós entramos em campo para saldar nossa imensa torcida. La Catedral estava lotada. Fomos aplaudidos de pé. Como falei, fiquei encantado com a formação do Eintracht Frankfurt e resolvi adaptar ao nossos jogadores e ficou dessa forma:

w6k8k4w.png

Um zagueiro central, um zagueiro com bola, um ala apoio e um ala completo apoiando. Um construtor de Jogo recuado, um Mezalla, dois extremos invertidos no apoio e um falso 9. Acho que isso enganou ao Jorge Jesus, pois com 1 minuto de jogo Iñaki Willians cabeceia sozinho dentro da pequena área e aos 6 minutos Unai Lopez converte uma penalidade. Abrimos 2x0 e os Culés ficaram iguais a cucarachas tontas. Aos 19 a nossa defesa dá bobeira e Conman diminui. No segundo tempo eu monto a Muralha Basca:

jUhvpUG.png

O Barcelona tenta de todas as formas quebrar a nossa barreira, mas não consegue. O tempo foi passando e resolvi pedir aos jogadores para tocarem mais a bola para irritar os Culés e fazer o tempo passar. Ainda tivemos duas oportunidades de ampliar o placar, mas o jogo terminou 2x1 a nosso favor:

1Q047ap.png

Com o resultado nós conquistamos o primeiro título da temporada, mas ainda faltam 2 para conquistarmos o tão sonhado Triplete.Zu Zara Nagusia. Athlétic, Athlétiiiiiic.

 

aBGHjPB.png

 

nmyZcln.jpg

 

 

BP6TyTf.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 281
  • Criado
  • Última resposta

Entrada muito forte na final da taça e mesmo sofrendo um golo, geriste bem acabando por conquistar o troféu. Liverpool será um grande jogo e com o atual momento de forma na Liga, tens tudo alinhado para serss campeão. Vamos Athletic. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora que deu a última rasteira no inimigo de seu inimigo, não pode cair para Castilla. O sangue derramado em casa é mais importante do que o e em terras estrangeiras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não der certo na política após o futebol pode virar coach hehe

Que campanha na La Liga, simplesmente não toma conhecimento de quem vê pela frente. Na Copa do Rei deu o óbvio, o que quer dizer que foi campeão. Parabéns pelo título.

Agora é seguir assim na Liga e passar pelos reds.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vencendo a Copa del Rey em cima do Barcelona e com um esquema Guardiola. Show de bola.

Agora é bater o Real em La Liga e ganhar a estátua. Champions é detalhe.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Cadete213 disse:

Entrada muito forte na final da taça e mesmo sofrendo um golo, geriste bem acabando por conquistar o troféu. Liverpool será um grande jogo e com o atual momento de forma na Liga, tens tudo alinhado para serss campeão. Vamos Athletic. 

Eu diria que a mudança tática foi fundamental para surpreender os Culés. Levantamos a primeira Taça na temporada e vamos atrás das outras duas.

 

 

 

23 horas atrás, Andreh68 disse:

Agora que deu a última rasteira no inimigo de seu inimigo, não pode cair para Castilla. O sangue derramado em casa é mais importante do que o e em terras estrangeiras.

Vamos com tudo para ganhar a La Liga e quem sabe a Liga Europa. Chances nós temos.

 

 

22 horas atrás, div disse:

Se não der certo na política após o futebol pode virar coach hehe

Que campanha na La Liga, simplesmente não toma conhecimento de quem vê pela frente. Na Copa do Rei deu o óbvio, o que quer dizer que foi campeão. Parabéns pelo título.

Agora é seguir assim na Liga e passar pelos reds.

Até agora estamos atropelando mesmo e vamos com tudo para ganhar a La Liga e se der a E.L. Vai ser uma reta final de temporada que dará gosto

 

 

 

11 horas atrás, six_strings disse:

Triplete à vista? Está perto que quase o cheiras. Vamos em frente. 

PEACE

É isso que queremos.

 

 

10 horas atrás, Victor Duque disse:

Excelente campanha, sem dúvida mais títulos virão para coroar a melhor equipe. Aguardo ansiosamente🏆🏆

A campanha na Copa del Rey nos dá a certeza que será difícil perder a La Liga. Na Europa League existe a dificuldade de enfrentar o Liverpool, mas quem sabe não chegamos a grande final?

9 horas atrás, Nei não cai (38D) disse:

Vencendo a Copa del Rey em cima do Barcelona e com um esquema Guardiola. Show de bola.

Agora é bater o Real em La Liga e ganhar a estátua. Champions é detalhe.

Acredito que possamos terminar o campeonato com 1 ou 2 pontos a frente dos madridistas. Na Liga Europa vamos tentar chegar a final. Seria uma conquista inédita para o treinador.

 

Eskerrik asko.

Obrigado a todos que acompanham e principalmente comentam o save.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Já ganhou o primeiro título, mas, creio que dará para buscar mais conquistas, principalmente em solo espanhol.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Henrique M. disse:

Já ganhou o primeiro título, mas, creio que dará para buscar mais conquistas, principalmente em solo espanhol.

Na Lá Liga as nossas chances são ótimas e na Europa League vai depender do primeiro jogo. A tática vai ser a mesma usada no jogo contra o Barcelona e se obtivermos um bom resultado poderemos conquistar a vaga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ZTSpNQW.png

 

 

 

5hOJH19.png

 

Após triplete, Athletic Bilbao é recebido por 50 mil pessoas no País Basco

Torcedores festejam conquista da La Liga e do título da Europa League.

Por Paulo Vinícius Coelho(PVC)

A festa feita pelos títulos conquistados  pelo Athletic Bilbao ganhou tons de Copa do Mundo no País Basco. No dia seguinte a jogo contra a Juventus o elenco dos Leones voltou a Bilbao e foi recebido com festa pelos torcedores. Cerca de 50 mil pessoas foram à sede da prefeitura, onde os jogadores exibiram os troféus conquistados pelo clube. Copa Del Rey, La Liga e Europa League.

xrdmqCa.png

O calendário da equipe foi cheio. Primeiro, o plantel visitou a Igreja Basílica de Begoña, onde consagrou os troféus como oferenda. Depois, de ônibus, a delegação chegou à praça da prefeitura. Em festa, a multidão ouviu discursos do presidente, Josu Urrutia, do técnico, Andoni Arieta, e do capitão, o zagueiro Unai López. Mas foi o artilheiro da equipe com 21 gols, o atacante Iñaki Willians, que inflamou a torcida. I. Willians agradeceu o apoio dos torcedores e prometeu ficar mais 3 anos no clube.

- Estes troféus é por tudo que vocês nos deram. No fim, somos vocês, uma quadrilha. Isso apenas começou. No próximo título comemoraremos na gabarra – afirmou, em referência ao barco com que os campeões tradicionalmente desfilavam pelo rio Nervión nos tempos de glória do clube. 

tev5LBF.png

Mas você deve estar se perguntando como isso aconteceu. Como o Athlétic Bilbao conquistou a Triplete? Vencendo também a La Liga e a Europa League. Vamos primeiro falar da La Liga.

 

UPGlI40.png

 

A conquista da La Liga começou com a contratação de Andoni Arieta. Treinador basco que na temporada passada acabara de ser campeão da Premier League treinando o Arsenal. Alguns comentaristas esportivos acharam uma loucura do Arieta em sair do Arsenal( Campeão Inglês e da FA Cup) para treinar os Leões Bascos. Mas contrato assinado e Arieta começou o seu trabalho. Montou a equipe com jogadores vindo da Lezama e outros experientes, como Iñaki Willians, Unai López, Yerai e Jon Guridi. Essa mescla de juventude com experiência deu resultados, principalmente com a chegada do jovem Iñaki Iriarte, veio do FC Metz por €29 Milhões de Euros. Iriarte comando o meio campo da equipe basca e foi fundamental nas vitórias sobre o Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid. Na reta final o Athlétic ganhou de Atlético de Madrid, Leganes e Levante.

sApDTck.png

O Athlétic terminou a competição com 98 pontos. Conquistou 31 vitórias, 5 empates e perdeu apenas duas partidas( Betis e Athlético de Madrid). Marcou 76 gols, sofreu 22 e teve um saldo positivo de 54 gols. O Artilheiro da equipe foi Iñaki Willians com 21 gols.

s6kgzC6.png

Nos dados dos jogadores e da equipe nós vemos ainda Yeray e Artola. O Athlétic também terminou o campeonato como a defesa menos vazada da competição com 22 gols. Numa entrevista recente, Andoni Arieta falou sobre o jogo defensivo do Athlétic:

" Somos uma equipe ofensiva, mas preservamos o jogo defensivo. Nossa marcação é forte, mas leal. Tanto que em todo o campeonato apenas um dos nossos jogadores fora expulso. Defender primeiro para depois atacar com tudo. Nosso contra-ataque é mortal."

E é realmente mortal, vide o que aconteceu ao Liverpool e a Juventus na Europa League.

 

lvhIHGe.png

 

Os jogos contra o Liverpool foram tensos, que mereciam ter sido a grande final do torneio. No primeiro jogo em Anfield o Athlétic fora melhor, mas acabou cedendo o empate. O Liverpool saiu na frente com gol de Lautáro Martinez, isso a 1 minuto de jogo. O Athlétic só foi empatar aos 50 minutos, através de Iñaki Willians. Aos 68 minutos Nico Serrano desempata o jogo. Athlétic estava ganhando por 2x1, mas aos 86 minutos de jogo a defesa vacila e Ednaldo empata a partida.

bD7xyu0.png

Com o resultado do primeiro jogo os Leões Bascos precisariam de 2 resultados para chegarem a grande final(Vitória simples e empate com menos de 2 gols) e senhores, o drama aconteceu. O Athlétic dominava todas as ações do jogo e mesmo que o Liverpool tentasse algo, a tática bem postada do time basco impedia qualquer ação ofensiva do Liverpool. Infelizmente aos 91 minutos de jogo a zaga vacila e...

QsZ7E4T.png

Gol dos Reds. O gol de Octávio Carranza deu esperanças aos torcedores do Liverpool, pois marcaram o gol aos 91 minutos de jogo e qualquer outro time levaria uma ducha fria, mas o Athlétic não é um clube qualquer. Os leões são guerreiros e aos 92 minutos Nico Willians manda um míssil em direção a meta do Liverpool...

Fl63SFr.gif

e MARCA UM GOLAÇO. A torcida do Athlétic vai a loucura. Dentro e fora do estádio( ainda bem que estava sozinho em casa: Imaginem um doido gritando gol). Athlétic classificado para  agrande final contra a Juventus que atropelou a Atalanta, num agregado de 6x2.

9Q0TnPR.png

Na volta da Inglaterra, Nico Willhans foi recebido como herói, mas as palavras de Andoni Arieta ecoaram por toda a Bilbao:

" Devemos comemorar a classificação para a grande final hoje, mas amanhã voltaremos aos treinos. Faltam apenas um jogo para a glória ou para a decepção. Eu prefiro me preparar para a glória."

E foi feito o que o treinador mandou, pois no dia seguinte estavam todos concentrados para a grande final contra a Juventus. A equipe viajou para a Holanda 3 dias antes da final. O treinador e sua equipe ficaram concentrados próximos ao Estádio De Kuip( Estádio do Feyenoord). As equipes entraram em campo concentradas e quase não se via um sorriso. Jogo tenso para ambas as equipes até que Iriarte rouba a bola no meio de campo e lança para Unai Vencedor, que ganha na corrida dos zagueiros da Juventus e toca na saída do goleiro. Athlétic 1x0. Como falei acima...O contra-ataque basco é fatal. Veio o segundo tempo e a Juventus aumenta a ofensividade, mas esbarra na Muralha Basca criada por Andoni Arieta. Aos 55 minutos Artola recebe dentro da pequena área e marca. Athlétic abre 2x0 sobre uma atônita Juventus. O time italiano ainda tenta reagir com o gol de Saka aos 79 minutos, mas o gol de Yeray aos 92 minutos, fecham o caixão da Juventus. Final: Athlétic Bilbao 3x1 Juventus.

Athlétic Clube Bilbao se sagra campeão da Europa League e conquista o Triplete.

 

1nDbUM8.png

 

 

 

 

A45fapt.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que festa! Ainda bem que não tem mais carro explodindo!

Nossa, mas foi apertado hein, O empate com o Barcelona por pouco não entrega o título pros franquistas.

E essa semifinal, pqp. Gol aos 91 era pra matar. Incrível

Agora é festa! Parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fantástico. Jogos muito equilibrados contra Liverpool e vitória merecida na final contra a Vecchia Signora. Na Liga, foi mesmo até às últimas mas levas o troféu para casa. Que lindo ver essa gente toda na rua a celebrar. Saudades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Andreh68 disse:

Que festa! Ainda bem que não tem mais carro explodindo!

Nossa, mas foi apertado hein, O empate com o Barcelona por pouco não entrega o título pros franquistas.

E essa semifinal, pqp. Gol aos 91 era pra matar. Incrível

Agora é festa! Parabéns!

Nada de bombas.

Foi apertado, principalmente porque os Madridista venceram os seus jogos, mas no fim deu a lógica. Contra o Liverpool foi emocionante, pois levamos o gol aos 91 minutos e o Nico Willians solta a bomba e faz um golaço. Ainda bem que estava sozinho em casa. O jogo contra a Juventus foi até tranquilo.

 

 

3 horas atrás, Cadete213 disse:

Fantástico. Jogos muito equilibrados contra Liverpool e vitória merecida na final contra a Vecchia Signora. Na Liga, foi mesmo até às últimas mas levas o troféu para casa. Que lindo ver essa gente toda na rua a celebrar. Saudades.

Dá saudades de ir aos estádios. Hoje no Maracanã, Flamengo x Internacional, daria fácil 70 mil torcedores dentro do estádio. Vida que segue e vamos torcer para quê dê tudo certo com as vacinas. O jogo contra a Juventus foi até tranquilo, mas a semifinal contra os Rede foi emocionante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além do bom futebol não faltou raça e paixão por parte da equipe, e quando uma equipe tem isso, é muito difícil de parar! Bilbao está em festa!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, marciof89 disse:

Eu acho que vai vencer todos os títulos ainda em disputa. E a tática usada contra o Barça foi muito interessante!

E sua previsão se confirmou. Conquistamos a Tríplice Coroa. No jogo contra o Frankfurt eu percebi que eles estavam usando essa tática e achei que valia apena usá-la contra um time da Lá Liga e depois contra o Barcelona. A tática usada foi fundamental para a conquista.

 

 

1 hora atrás, six_strings disse:

Que época fantástica. Espera-se ainda mais para a próxima temporada.

PEACE

Assim espero. Quero confirmar os títulos nacionais e tentar chegar às semifinais da Champions.

 

 

 

1 hora atrás, Victor Duque disse:

Além do bom futebol não faltou raça e paixão por parte da equipe, e quando uma equipe tem isso, é muito difícil de parar! Bilbao está em festa!!

Nossa temporada foi perfeita com a conquista da Tríplice Coroa. Agora é curtir um descanso e preparar bem a próxima temporada.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que loucura esse jogo contra o Liverpool. Já é o maior treinador basco da história? Próximo passo é habilitar e treinar a seleção basca? hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Nei não cai (38D) disse:

Que loucura esse jogo contra o Liverpool. Já é o maior treinador basco da história? Próximo passo é habilitar e treinar a seleção basca? hahaha

A Seleção Basca infelizmente não dá para habilitar no meu save.Mas até que seria interessante. Quanto as semifinais contra o Liverpool foi emoção pura e o gol do Nico Willians foi extraordinário. Agora é preparar a próxima temporada para tentar renovar os títulos nacionais e chegar às semifinais da Champions.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, div disse:

Parabéns pelos títulos, coroando uma temporada perfeita. Vai fazendo história a frente do Bilbao e agora falta a Champions.

Valeu Div. Falta a Champions e um Mundial. Vamos ver pra onde a ficção irá me levar. Lembrando que não é apenas o FM o que comanda o save.😜😎

 

 

Eskerrik asko.

Obrigado a todos que acompanham e principalmente comentam o save.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando o cara tá em casa, ele está em casa. Fala ai. saokposakpoaskposak

Grande temporada frente ao Bilbao, acho que nem o mais otimista dos torcedores poderiam imaginar que conseguiria a triplete ou a La Liga, diferente da copa do Rey e a Euro, que eram bem paupaveis. 

Agora, levar tudo? Grande resultado! Conseguiu surpreender a todos, e já começa a impressionar o filhote com as festa para coloca-lo no caminho dos bascos como um grande torcedor do clube. Desejo sucesso na sequencia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Valismaalane disse:

Quando o cara tá em casa, ele está em casa. Fala ai. saokposakpoaskposak

Grande temporada frente ao Bilbao, acho que nem o mais otimista dos torcedores poderiam imaginar que conseguiria a triplete ou a La Liga, diferente da copa do Rey e a Euro, que eram bem paupaveis. 

Agora, levar tudo? Grande resultado! Conseguiu surpreender a todos, e já começa a impressionar o filhote com as festa para coloca-lo no caminho dos bascos como um grande torcedor do clube. Desejo sucesso na sequencia!

Fizemos uma bela temporada e espero conseguir mais um título ou dois antes de encerrar o save.Provavelmente fecho na primeira semana de Março e passo a me dedicar ao save do Romanoff.

 

Eskerrik asko.

Obrigado a todos que acompanham e principalmente comentam o save.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Spoiler

 

Em 21/02/2021 em 15:23, LC disse:

ZTSpNQW.png

 

 

 

5hOJH19.png

 

Após triplete, Athletic Bilbao é recebido por 50 mil pessoas no País Basco

Torcedores festejam conquista da La Liga e do título da Europa League.

Por Paulo Vinícius Coelho(PVC)

A festa feita pelos títulos conquistados  pelo Athletic Bilbao ganhou tons de Copa do Mundo no País Basco. No dia seguinte a jogo contra a Juventus o elenco dos Leones voltou a Bilbao e foi recebido com festa pelos torcedores. Cerca de 50 mil pessoas foram à sede da prefeitura, onde os jogadores exibiram os troféus conquistados pelo clube. Copa Del Rey, La Liga e Europa League.

xrdmqCa.png

O calendário da equipe foi cheio. Primeiro, o plantel visitou a Igreja Basílica de Begoña, onde consagrou os troféus como oferenda. Depois, de ônibus, a delegação chegou à praça da prefeitura. Em festa, a multidão ouviu discursos do presidente, Josu Urrutia, do técnico, Andoni Arieta, e do capitão, o zagueiro Unai López. Mas foi o artilheiro da equipe com 21 gols, o atacante Iñaki Willians, que inflamou a torcida. I. Willians agradeceu o apoio dos torcedores e prometeu ficar mais 3 anos no clube.

- Estes troféus é por tudo que vocês nos deram. No fim, somos vocês, uma quadrilha. Isso apenas começou. No próximo título comemoraremos na gabarra – afirmou, em referência ao barco com que os campeões tradicionalmente desfilavam pelo rio Nervión nos tempos de glória do clube. 

tev5LBF.png

Mas você deve estar se perguntando como isso aconteceu. Como o Athlétic Bilbao conquistou a Triplete? Vencendo também a La Liga e a Europa League. Vamos primeiro falar da La Liga.

 

UPGlI40.png

 

A conquista da La Liga começou com a contratação de Andoni Arieta. Treinador basco que na temporada passada acabara de ser campeão da Premier League treinando o Arsenal. Alguns comentaristas esportivos acharam uma loucura do Arieta em sair do Arsenal( Campeão Inglês e da FA Cup) para treinar os Leões Bascos. Mas contrato assinado e Arieta começou o seu trabalho. Montou a equipe com jogadores vindo da Lezama e outros experientes, como Iñaki Willians, Unai López, Yerai e Jon Guridi. Essa mescla de juventude com experiência deu resultados, principalmente com a chegada do jovem Iñaki Iriarte, veio do FC Metz por €29 Milhões de Euros. Iriarte comando o meio campo da equipe basca e foi fundamental nas vitórias sobre o Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid. Na reta final o Athlétic ganhou de Atlético de Madrid, Leganes e Levante.

sApDTck.png

O Athlétic terminou a competição com 98 pontos. Conquistou 31 vitórias, 5 empates e perdeu apenas duas partidas( Betis e Athlético de Madrid). Marcou 76 gols, sofreu 22 e teve um saldo positivo de 54 gols. O Artilheiro da equipe foi Iñaki Willians com 21 gols.

s6kgzC6.png

Nos dados dos jogadores e da equipe nós vemos ainda Yeray e Artola. O Athlétic também terminou o campeonato como a defesa menos vazada da competição com 22 gols. Numa entrevista recente, Andoni Arieta falou sobre o jogo defensivo do Athlétic:

" Somos uma equipe ofensiva, mas preservamos o jogo defensivo. Nossa marcação é forte, mas leal. Tanto que em todo o campeonato apenas um dos nossos jogadores fora expulso. Defender primeiro para depois atacar com tudo. Nosso contra-ataque é mortal."

E é realmente mortal, vide o que aconteceu ao Liverpool e a Juventus na Europa League.

 

lvhIHGe.png

 

Os jogos contra o Liverpool foram tensos, que mereciam ter sido a grande final do torneio. No primeiro jogo em Anfield o Athlétic fora melhor, mas acabou cedendo o empate. O Liverpool saiu na frente com gol de Lautáro Martinez, isso a 1 minuto de jogo. O Athlétic só foi empatar aos 50 minutos, através de Iñaki Willians. Aos 68 minutos Nico Serrano desempata o jogo. Athlétic estava ganhando por 2x1, mas aos 86 minutos de jogo a defesa vacila e Ednaldo empata a partida.

bD7xyu0.png

Com o resultado do primeiro jogo os Leões Bascos precisariam de 2 resultados para chegarem a grande final(Vitória simples e empate com menos de 2 gols) e senhores, o drama aconteceu. O Athlétic dominava todas as ações do jogo e mesmo que o Liverpool tentasse algo, a tática bem postada do time basco impedia qualquer ação ofensiva do Liverpool. Infelizmente aos 91 minutos de jogo a zaga vacila e...

QsZ7E4T.png

Gol dos Reds. O gol de Octávio Carranza deu esperanças aos torcedores do Liverpool, pois marcaram o gol aos 91 minutos de jogo e qualquer outro time levaria uma ducha fria, mas o Athlétic não é um clube qualquer. Os leões são guerreiros e aos 92 minutos Nico Willians manda um míssil em direção a meta do Liverpool...

Fl63SFr.gif

e MARCA UM GOLAÇO. A torcida do Athlétic vai a loucura. Dentro e fora do estádio( ainda bem que estava sozinho em casa: Imaginem um doido gritando gol). Athlétic classificado para  agrande final contra a Juventus que atropelou a Atalanta, num agregado de 6x2.

9Q0TnPR.png

Na volta da Inglaterra, Nico Willhans foi recebido como herói, mas as palavras de Andoni Arieta ecoaram por toda a Bilbao:

" Devemos comemorar a classificação para a grande final hoje, mas amanhã voltaremos aos treinos. Faltam apenas um jogo para a glória ou para a decepção. Eu prefiro me preparar para a glória."

E foi feito o que o treinador mandou, pois no dia seguinte estavam todos concentrados para a grande final contra a Juventus. A equipe viajou para a Holanda 3 dias antes da final. O treinador e sua equipe ficaram concentrados próximos ao Estádio De Kuip( Estádio do Feyenoord). As equipes entraram em campo concentradas e quase não se via um sorriso. Jogo tenso para ambas as equipes até que Iriarte rouba a bola no meio de campo e lança para Unai Vencedor, que ganha na corrida dos zagueiros da Juventus e toca na saída do goleiro. Athlétic 1x0. Como falei acima...O contra-ataque basco é fatal. Veio o segundo tempo e a Juventus aumenta a ofensividade, mas esbarra na Muralha Basca criada por Andoni Arieta. Aos 55 minutos Artola recebe dentro da pequena área e marca. Athlétic abre 2x0 sobre uma atônita Juventus. O time italiano ainda tenta reagir com o gol de Saka aos 79 minutos, mas o gol de Yeray aos 92 minutos, fecham o caixão da Juventus. Final: Athlétic Bilbao 3x1 Juventus.

Athlétic Clube Bilbao se sagra campeão da Europa League e conquista o Triplete.

 

1nDbUM8.png

 

 

 

 

A45fapt.gif

 

 

Que sensacional, essa duas táticas ficaram absurdas.
Parabéns pela excelente campanha no Bilbao, agora a UCL é obrigação kkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • AllMight changed the title to O Basco: Futebol e outras histórias
  • Fujarra locked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • JeanMichell6
      Por JeanMichell6
      Depois de mais de 1000 horas no FM 2021, eu tive a brilhante ideia de subir o Corinthian-Casuals da National 7 até a Premier kkk

      No entanto, o time é Amador e estou na National 2 e não estou conseguindo montar elenco competitivo uma vez que não posso pagar salarios e sempre que algum jogador se destaca eu perco ele de graça para outro time.
      Alguem já fez esse desafio de jogar com um time Amador, sabe me dizer se em algum momento ele se torna Profissional, o meu clube já foi adquirido por um consórcio e tem 8 Milhões no caixa mas continua amador
    • Danut
      Por Danut
      Obrigado ao @Fujarrapelo belo banner.
      Olá pessoal, sejam bem-vindos ao meu novo save. Depois de um tempo longe do FM, voltei a acompanhar o que o pessoal tem criado aqui na área. Pretendia ficar apenas como leitor, mas ver as histórias alheias reacendeu minha vontade de jogar, então cá estamos.
      Sem muita enrolação, vamos para a explicação do desafio: vou jogar um desafio de base na África do Sul. Para quem não sabe, o desafio de base é um tipo de save no qual o time treinado está proibido de contratar jogadores, seja por transferência, empréstimo ou mesmo atleta livre no mercado. A única possibilidade de reforçar a equipe é através dos atletas formados na própria base. No desafio original, também se começa com a equipe mais fraca da divisão. No meu caso, não vou seguir essa diretriz, tendo selecionado o clube que achei mais interessante para a proposta. No próximo post farei a apresentação do clube e explicarei a escolha.
      Falando em explicar escolhas, acho importante explicar a escolha do save, pois ela também ajudará os potenciais leitores a compreenderem o que esperar do tópico. Basicamente, eu tinha me decidido a voltar a jogar FM, mas não queria algo muito complicado. Pode parecer paradoxal ter chegado a um desafio de base a partir da busca por algo não muito complicado, mas eu considero que o desafio de base é mais um save longo do que um save complicado. Só o fato de não precisar lidar com observação e contratações já tira metade da enrolação de um save de FM. Fora isso, a rotatividade no elenco tende a ser mais baixa que em outros tipos de desafio, o que permite que o treinador já tenha uma noção do que esperar de seus atletas com o passar dos anos.
      Outro ponto fundamental é que, como o foco é no longo prazo, o desafio de base não precisa se ocupar tanto do dia a dia do clube. Minha pretensão inicial é seguir um estilo de postagem muito menos detalhado do que o que eu costumo utilizar nos meus tópicos, trazendo apenas uma ou duas atualizações por temporada e focando bem mais no panorama geral do que em cada jogo específico. Originalmente eu nem ia trazer o save aqui para a Profissão: Manager, mas aí pensei que a proposta é suficientemente diferente do usual para justificar a presença aqui. E também será um bom exercício para mim, tentar trazer uma história em um formato mais enxuto do que costumo fazer. Os que me acompanharem nessa jornada vão poder dizer no futuro se esse objetivo de escrever menos foi bem alcançado (a julgar por essa introdução, não será).
      Sobre a escolha do país propriamente dita, não teve nenhuma razão especial. Decidi que queria fazer um desafio de base em um país diferente dos suspeitos tradicionais. Bati o olho na África do Sul e resolvi ver as equipes que existiam por lá. Gostei de uma delas e fui adiante.
      Em relação aos detalhes iniciais do save, carreguei apenas as duas ligas da África do Sul, com uma base de dados pequena, pensando no bem do meu velho laptop. Como mostra a tag do tópico, estou jogando no FM 2021, que é o último que eu tenho. Iniciei o save em 19/10/2020, no começo dos jogos oficiais da 2ª divisão (pulei a pré-temporada, já que sigo a corrente que acha que amistoso e ficar em casa dormindo tem o mesmo impacto). Selecionei mascarar atributos e sem orçamentos na primeira janela (não que vá contratar alguém).
      Além disso, por descuido, deixei a possibilidade de utilizar o editor do jogo ativada. Como não ia postar o save aqui não me prestei a reiniciar só por isso. Depois mudei de ideia sobre postar, mas aí já não queria voltar tudo. Enfim, digo isso só para que todos fiquem cientes, mesmo que não esteja fazendo uso do editor. Já vi que dá para esconder o botão do editor nas opções do jogo e fiz isso. Não pretendo utilizá-lo para nada. Se o fizer, será em um futuro muito distante para brincar com o save no encerramento da sua vida útil, e deixarei bem avisado a todos.
      Feitas todas as considerações, é hora de partir para o jogo. No próximo post vou apresentar a equipe e as competições.
    • jvitorsch
      Por jvitorsch
      Fala turma, estou com um bug meio bizarro no meu FM 2021. A classificação das equipes argentinas está totalmente bugada. Quem deveria jogar a Libertadores está classificado para a sulamericana e vice-versa. O próprio River Plate que venceu a última libertadores no meu save, está classificado para jogar a sulamerica e não a libertadores. 
       
      Obs: Uso BRMundiUp e o jogo não é pirata. Estou no ano de 2023, segunda temporada no meu save. 
    • emmystos
      Por emmystos
      Alguém tem ainda alguma licença de FMRTE 21 para vender?
    • CCSantos
      Por CCSantos
      Pois é, cá estamos novamente. Depois de um tempo parado - e sem sequer jogar FM - decidi tirar um pouco a poeira do FM21, e decidir jogar um save que sempre quis tentar, mas que fora muito hypado em FMs anteriores, já que o time havia subido de forma surpreendente para a Série C.
      Estou falando do Atlético Acreano, equipe que foi do êxtase de quase conquistar um acesso à Série B em 2018, ao fato de ficar sem divisão nacional em 2023, já que o time sequer avançou para a segunda fase do Estadual - as vagas devem ficar com Humaitá (campeão estadual de forma inédita) e São Francisco ou ADESG.
      O time está prestes a fazer 70 anos de história (irá fazer esta idade no próximo dia 27 de abril), possui nove títulos Estaduais, e é o único time do Acre a subir na Série D do Campeonato Brasileiro, em 2017.
      No ano seguinte, disputando no Grupo A, encarando os times nordestinos e sofrendo com a questão logística, o time se superou a ponto de poder decidir jogar por uma questão de distância (pouparam atletas nas rodadas finais para encaixar o seu confronto nas quartas), visando o confronto contra o Cuiabá. Acabaram perdendo por 2 a 0 na Arena Cuiabá e empataram em 2 a 2 em Rio Branco, deixando o acesso para a equipe mato-grossense que, posteriormente, viria a subir para a Série A, inclusive retornando para a disputa de competições continentais neste ano de 2022.
      Em 2019, teve o azar de ver uma Série C com dez times nordestinos, a ponto de tirar ele e o Luverdense do Grupo A, repassando-os para o Grupo B - isso daí foi inserido também por uma questão de logística, pois haviam poucos voos diretos de Rio Branco para o Nordeste; não era incomum ver o Atlético fazendo escala até mesmo em Viracopos (Campinas), rumo ao Nordeste em 2018. O resultado disso? Ambas as equipes, com aporte financeiro consideravelmente menor em comparação aos clubes de Sudeste e Sul, acabaram caindo para a Série D.
      Depois disso, o clube se perdeu. Foi lanterna em seu grupo na Série D em 2020, sem ganhar um jogo sequer (oito empates e seis vitórias).
      Para assumir o Galo Carijó, avancei a temporada 2021. Na próxima atualização, repasso o que houve na equipe, antes de minha chegada. O time foi um dos três representantes do Acre na Série D, juntamente com o Rio Branco e o Galvez, porém, só teremos duas vagas a partir da disputa de 2022.
      A única coisa que posso colocar aqui, é que ele já possui vaga para a Série D em 2022, por ter sido vice-campeão estadual em 2021, onde perdeu o título para o Galvez.

      A equipe joga suas partidas na Arena da Floresta, em Rio Branco. Ela possui capacidade para mais de 13 mil torcedores, e nós dividimos o estádio com Rio Branco, Humaitá, Vasco e Plácido de Castro. Antes da era das 'Arenas', o estádio já foi o mais moderno do Norte do País.

      Na próxima atualização, como eu disse, vou destrinchar como foi este 2021 do Atlético Acreano, antes da minha chegada ao clube.
      Conto com vocês nessa. Um abraço.
      -----------------------------------------------------------------------
      Base de dados: 21.4
      Países: Toda a América do Sul (com todos os atletas disponíveis);
      Database utilizada no Brasil: Brasil Série D by F J (É o formato de DB que mais se aproxima do regulamento oficial da Série D, com definição de vagas via Estaduais)
      Outras databases: Argentina (Até a Primera B/Nacional A), Chile (expandido para a 3ªDivisão), Peru (expandido a 2ªDivisão), Uruguai (expandido a 3ªDivisão), Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela (Riddler) + DBs de realismo de treinadores.
×
×
  • Criar Novo...