Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Aleef

Posts Recomendados

Mas acho que a prioridade devia ser terminar esse campeonato que já tem regulamento definido e pagamentos mais adiantados, nem que termine em, sei lá, março. E aí o próximo se encontra outra alternativa, diminuindo as datas, e terminando lá por dezembro. É claro que tudo isso também depende de um acordo com as confederações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 81
  • Criado
  • Última resposta

A Belgica ameaçou terminar  o campeonato, a Champions falou que não iria aceitar a entrada dos clubes belgas caso eles não terminem.

se depender da conmebol que é aliada da uefa, eu tbm não vejo eles aceitarem os times brasileiros na libertadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Junho e julho termina o calendário.

Agosto só é champions

eta porra

 

 

Os debates do Brasil estão bem acirrados.

 

Em meio a esta situação, a Confederação Brasileira de Futebol vem analisando, junto com os clubes, como adequar as datas das suas competições, e projeta o retorno dos jogos em agosto, inicialmente. Estas alterações sugeridas acarretarão em consequentes mudanças nos calendários do Brasileirão e da Copa do Brasil.

Pensando no ajuste do calendário, a CBF também tem sugerido o cancelamento dos Campeonatos Estaduais no Brasil, pela falta de datas no futuro. Antes da determinação do Ministério da Saúde para a adoção do isolamento social pela população, o início do Campeonato Brasileiro estava marcado para o dia 2 de maio.

 

Flamengo e Vasco voltam a treinar dia 21 de abril.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Vou postar aqui porque é o único tópico que tá falando de Brasileiro:

https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/eduardo-gabardo/amp/2020/05/a-posicao-da-cbf-sobre-a-chance-de-adequar-o-calendario-brasileiro-ao-europeu-ck9p0zabr007b015nxjc85l3f.html

BURROS PARA O CARALHO.

Nunca mais a gente vai ter uma oportunidade tão boa e menos prejudicial pra mudar o calendário brasileiro. 

Essa merda desse caralho de calendário fode com os clubes no meio do ano. Aí ou tu vende e deixa teu time mais fraco em junho/agosto, ou tu deixa pra vender mais barato em janeiro e perde dinheiro, isso tirando o óbvio desnivelamento que acontece. Teu time inicia o calendário com um time nota 8 e é capaz de terminar com outro nota 6 só porque as dondocas da CBF querem continuar no poder e as federações arrombadas querem ganhar dinheiro.

Mas mais burros ainda são os clubes, de longe os principais prejudicados e não se mexem pra mudar essa situação.

TEM QUE ACABAR O BRASIL.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
43 minutes ago, Lowko é Powko said:

Nossa, cara.

Com 80,82% dos votos, Daniel é o 9º eliminado do BBB20 | Viver ...

— MAS GENTÊÊÊÊÊÊÊ! QQISSOOOOOO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
2 hours ago, SilveiraGOD. said:

Vou postar aqui porque é o único tópico que tá falando de Brasileiro:

https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/eduardo-gabardo/amp/2020/05/a-posicao-da-cbf-sobre-a-chance-de-adequar-o-calendario-brasileiro-ao-europeu-ck9p0zabr007b015nxjc85l3f.html

BURROS PARA O CARALHO.

Nunca mais a gente vai ter uma oportunidade tão boa e menos prejudicial pra mudar o calendário brasileiro. 

Essa merda desse caralho de calendário fode com os clubes no meio do ano. Aí ou tu vende e deixa teu time mais fraco em junho/agosto, ou tu deixa pra vender mais barato em janeiro e perde dinheiro, isso tirando o óbvio desnivelamento que acontece. Teu time inicia o calendário com um time nota 8 e é capaz de terminar com outro nota 6 só porque as dondocas da CBF querem continuar no poder e as federações arrombadas querem ganhar dinheiro.

Mas mais burros ainda são os clubes, de longe os principais prejudicados e não se mexem pra mudar essa situação.

TEM QUE ACABAR O BRASIL.

Isso aí, bora jogar brasileiro no Rio de Janeiro a 42 graus mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Henrique M. disse:

Isso aí, bora jogar brasileiro no Rio de Janeiro a 42 graus mesmo.

A gente já joga estadual em janeiro e fevereiro e no Rio tem calor até sei lá, março, abril, não tem nada de novo nisso.

E é pra esses momentos que existe a noite. Isso não é desculpa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, SilveiraGOD. disse:

A gente já joga estadual em janeiro e fevereiro e no Rio tem calor até sei lá, março, abril, não tem nada de novo nisso.

E é pra esses momentos que existe a noite. Isso não é desculpa.

Exatamente, sem falar que há alternativas como mudança de horário, possível intertemporada no período mais quente etc. Há mais ganho em se adequar ao futebol mundial do que perdas.

Porém, tem um problema bem difícil de resolver que só foi entender depois, Silveira. Os clubes fazem/fizeram seus orçamentos com base na temporada se encerrando em dezembro. Então, somado a pandemia, terminar a temporada no meio do próximo ano seria um desastre completo do ponto de vista orçamentário/financeiro. Teriam que haver contrapartidas muito fortes pra superar corona + adequação ao calendário europeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, SilveiraGOD. disse:

Vou postar aqui porque é o único tópico que tá falando de Brasileiro:

https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/eduardo-gabardo/amp/2020/05/a-posicao-da-cbf-sobre-a-chance-de-adequar-o-calendario-brasileiro-ao-europeu-ck9p0zabr007b015nxjc85l3f.html

BURROS PARA O CARALHO.

Nunca mais a gente vai ter uma oportunidade tão boa e menos prejudicial pra mudar o calendário brasileiro. 

Essa merda desse caralho de calendário fode com os clubes no meio do ano. Aí ou tu vende e deixa teu time mais fraco em junho/agosto, ou tu deixa pra vender mais barato em janeiro e perde dinheiro, isso tirando o óbvio desnivelamento que acontece. Teu time inicia o calendário com um time nota 8 e é capaz de terminar com outro nota 6 só porque as dondocas da CBF querem continuar no poder e as federações arrombadas querem ganhar dinheiro.

Mas mais burros ainda são os clubes, de longe os principais prejudicados e não se mexem pra mudar essa situação.

TEM QUE ACABAR O BRASIL.

Fora a questão do contexto/realidade totalmente diferente de Brasil e Europa, como o já citado clima... rolou até papo POR PARTE DOS EUROPEUS de mudar o calendário de lá pro ano corrido, assim como fazemos aqui, mas certamente NOSSA ESSES BRASILEIROS SÃO MUITO BURROS POR NÃO SE ADEQUAREM A UMA REALIDADE E CONTEXTO TOTALMENTE DIFERENTE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Bigode. disse:

Fora a questão do contexto/realidade totalmente diferente de Brasil e Europa, como o já citado clima... rolou até papo POR PARTE DOS EUROPEUS de mudar o calendário de lá pro ano corrido, assim como fazemos aqui, mas certamente NOSSA ESSES BRASILEIROS SÃO MUITO BURROS POR NÃO SE ADEQUAREM A UMA REALIDADE E CONTEXTO TOTALMENTE DIFERENTE.

Quer dizer que o Villas Boas agora é "parte dos europeus"? fsaioFosafjasifjiafjioas! Pô, ai não, né. E ele tava falando sobre isso pura e simplesmente por causa da Copa do Catar, cara. É só algo provisório pra depois voltar ao normal. Existe ZERO POR CENTO de chance de o calendário europeu se adequar ao brasileiro porque a vida toda das caras é de meio em meio ano.

Quem tem que correr atrás é quem perde jogador, isso sim. Se a Europa colocar de janeiro a dezembro aqui tem que ser igual. Quem se fode é a gente perdendo jogador exatamente quanto se chega no ponto decisivo da temporada ou então perdendo dinheiro ao vender na janela fraca, que é dezembro.

Não existe nenhum motivo plausível pra que não se possa mudar o calendário brasileiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, SilveiraGOD. disse:

Não existe nenhum motivo plausível pra que não se possa mudar o calendário brasileiro.

Existem vários. Não fosse assim, todo mundo já estaria decidido sobre o assunto, sejam entusiastas, sejam profissionais da imprensa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, SilveiraGOD. disse:

Quer dizer que o Villas Boas agora é "parte dos europeus"? fsaioFosafjasifjiafjioas! Pô, ai não, né. E ele tava falando sobre isso pura e simplesmente por causa da Copa do Catar, cara. É só algo provisório pra depois voltar ao normal. Existe ZERO POR CENTO de chance de o calendário europeu se adequar ao brasileiro porque a vida toda das caras é de meio em meio ano.

Quem tem que correr atrás é quem perde jogador, isso sim. Se a Europa colocar de janeiro a dezembro aqui tem que ser igual. Quem se fode é a gente perdendo jogador exatamente quanto se chega no ponto decisivo da temporada ou então perdendo dinheiro ao vender na janela fraca, que é dezembro.

Não existe nenhum motivo plausível pra que não se possa mudar o calendário brasileiro.

Cara, eu nem sabia que o Villas-Boas tinha proposto isso. O que vi foi gente de alto escalão falando, não um """mero""" treinador.

E, pra mim, esse lance de "tem que mudar o calendário brasileiro pra pararmos de perder jogador no meio da temporada" é balela. Vai continuar perdendo jogador. No meio ou início da temporada. "Ain mas os europeus nem vão com tanta força em Janeiro". Sim, porque jogador só sai do futebol brasileiro pra Europa. Clubes de cá podem até não ir com força em Janeiro, mas isso não quer dizer que eventualmente não se movimentem e, fora isso, a gente sabe o quão ativo é o mercado asiático e do Oriente Médio justamente nessa época do ano. E não adianta vir com papo de que jogador não quer ir jogar na China, que o sonho dos caras é Europa e pipipipópópó porque todos sabemos que, via de regra, os caras querem dinheiro - e a quantidade de jogador (independente da nacionalidade) que vai pra lá, sendo que ainda teria mercado numa das cinco grandes ligas (ou até mesmo em ligas menores, como a Portuguesa, Russa e Ucraniana), prova isso.

No mais, acho que existe motivo plausível SIM pra que não se mude o calendário brasileiro e não é só um. Se não existisse, o calendário brasileiro já teria sido adequado FAZ TEMPO ao europeu e essa discussão nem existiria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Lowko é Powko disse:

Existem vários. Não fosse assim, todo mundo já estaria decidido sobre o assunto, sejam entusiastas, sejam profissionais da imprensa.

Quais? Até agora eu só vi falar sobre a temperatura, que é uma desculpa do mesmo nível que eu uso pra mim mesmo quando fico protelando fazer alguma coisa irrelevante fasioFisoaFJasFJioaFjisaofjia!

2 minutos atrás, Bigode. disse:

Cara, eu nem sabia que o Villas-Boas tinha proposto isso. O que vi foi gente de alto escalão falando, não um """mero""" treinador.

E, pra mim, esse lance de "tem que mudar o calendário brasileiro pra pararmos de perder jogador no meio da temporada" é balela. Vai continuar perdendo jogador. No meio ou início da temporada. "Ain mas os europeus nem vão com tanta força em Janeiro". Sim, porque jogador só sai do futebol brasileiro pra Europa. Clubes de cá podem até não ir com força em Janeiro, mas isso não quer dizer que eventualmente não se movimentem e, fora isso, a gente sabe o quão ativo é o mercado asiático e do Oriente Médio justamente nessa época do ano. E não adianta vir com papo de que jogador não quer ir jogar na China, que o sonho dos caras é Europa e pipipipópópó porque todos sabemos que, via de regra, os caras querem dinheiro - e a quantidade de jogador (independente da nacionalidade) que vai pra lá, sendo que ainda teria mercado numa das cinco grandes ligas (ou até mesmo em ligas menores, como a Portuguesa, Russa e Ucraniana), prova isso.

No mais, acho que existe motivo plausível SIM pra que não se mude o calendário brasileiro e não é só um. Se não existisse, o calendário brasileiro já teria sido adequado FAZ TEMPO ao europeu e essa discussão nem existiria.

Pô, então me diz mais quem mais falou sobre mudar calendário europeu DEFINITIVAMENTE porque eu não tô sabendo. 

Jogador no Brasil só sai em janeiro porque o clube brasileiro conseguiu segurar vendendo mais barato ou bateu o pé pra caralho. Vende no mercado de verão pra chegar no de inverno. Acaba perdendo dinheiro porque quer ficar com o jogador no clube pra ter mais 6 meses justamente na fase mais importante do campeonato. Ou vende na metade do ano e se fode, mesmo.

E tu acha que gente como Lodi, Arthur, Rodrygo, Vinícius Jr., e os caralho vão pras Arábias da vida? Pra China? Quem vai pra esses lugares é jogador medíocre em boa fase ou em final de carreira. Esses aí não fazem muita diferença (óbvio que existem exceções como o Everton Ribeiro, por exemplo). E mesmo que fizessem, se tu pode consertar o campeonato pra ter os melhores jogadores dele indo só após o término embora, tu não vai fazer? A gente perde os nossos melhores jogadores pra Europa e isso tem que acabar. É uma burrice sem tamanho.

Dificilmente existem movimentações na janela de inverno. É muito difícil acontecer algo grande como um Pulisic da vida porque lá existe planejamento, só se compra se tiver algum problema ou algum jogador estiver disponível. É no verão que o bagulho pega fogo e é aí que a gente perde gente top no meio do ano e isso faz ZERO sentido.

O calendário tá do jeito que tá pra proteger estadual e pra CBF continuar recebendo apoio das federações. É esse o único motivo. Ninguém quer saber de futebol, quer saber é de dinheiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, SilveiraGOD. disse:

Quais? Até agora eu só vi falar sobre a temperatura, que é uma desculpa do mesmo nível que eu uso pra mim mesmo quando fico protelando fazer alguma coisa irrelevante fasioFisoaFJasFJioaFjisaofjia!

Eu falei genericamente. Se eu entrar nessa discussão vou ter que começar a perder tempo pegando argumento aqui e acolá e isso eu já faço no off-topic. kkkk

Aí eu prefiro muitas vezes só ler o que vocês pensam mas às vezes me pronuncio quando leio algo absurdo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trocar o calendário brasileiro agora que a Libertadores vai de janeiro a novembro, depois do continente inteiro (menos a Argentina) fazer um puta esforço pra adaptar o calendário, eu não considero mesmo a melhor opção definitiva, mas pode ser um quebra-galho. 

O primeiro impeditivo é óbvio: você acaba com as férias dos jogadores, que vão passar o tempo concentrado pro mata-mata do maior torneio continental. Fora que essa mudança é vazia, o calendário segue apertado, brasileiro com quarta e domingo, só que agora cobrando alto nível em condições climáticas muito mais complexas.

E, por último, por mais cruel que seja: obrigar o país a se adaptar por conta de vendas que acontecem cada vez em menor número não pode nem entrar em discussão, a gente não tá falando da Série A trocar o calendário, são 4 divisões mais os estaduais. Por mais dolorido que seja perder os caras no meio de um campeonato, é pra isso que serve o planejamento: você escolhe o retorno financeiro ou o técnico, e a partir dessa escolha você cria reposição. Não dá pra querer bancar futebol de primeiro mundo tendo economia de terceiro, os clubes daqui dependem disso e se adaptam pra tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Peepe disse:

Trocar o calendário brasileiro agora que a Libertadores vai de janeiro a novembro, depois do continente inteiro (menos a Argentina) fazer um puta esforço pra adaptar o calendário, eu não considero mesmo a melhor opção definitiva, mas pode ser um quebra-galho. 

O primeiro impeditivo é óbvio: você acaba com as férias dos jogadores, que vão passar o tempo concentrado pro mata-mata do maior torneio continental. Fora que essa mudança é vazia, o calendário segue apertado, brasileiro com quarta e domingo, só que agora cobrando alto nível em condições climáticas muito mais complexas.

E, por último, por mais cruel que seja: obrigar o país a se adaptar por conta de vendas que acontecem cada vez em menor número não pode nem entrar em discussão, a gente não tá falando da Série A trocar o calendário, são 4 divisões mais os estaduais. Por mais dolorido que seja perder os caras no meio de um campeonato, é pra isso que serve o planejamento: você escolhe o retorno financeiro ou o técnico, e a partir dessa escolha você cria reposição. Não dá pra querer bancar futebol de primeiro mundo tendo economia de terceiro, os clubes daqui dependem disso e se adaptam pra tal.

A Argentina nos últimos sei lá, 4 ou 5 anos chegou na final da Libertadores com calendário europeu e bem de boa. Problema zero com calendário de Libertadores.

A Rússia para um mês praticamente por causa da neve

A FA dá 15 dias de descanso (praticamente férias) em rotação pra todos os clubes.

Mata-mata da Libertadores é só no final de julho. Dá pra fazer um mês tranquilamente de férias e mais uma pré-temporada na volta com todo mundo inteiro e descansado (basicamente o que vai acontecer agora, forçosamente).

O que não dá é pra pautar o futebol de primeiro nível pelo de segundo, terceiro, quarto. As outras divisões que se adaptem. Vão jogar o mesmo número de jogos, vão receber os mesmos valores, só muda o tempo. Tem alguém jogando agora? Por que não dá pra fazer? E outra, né, todo mundo sabe que futebol cada vez mais pra baixo, menos se joga. Tem time que joga 3 meses do ano e acaba. 

O calendário vai ficar apertado enquanto houverem estaduais pra jogar. É um câncer pro futebol. A culpa definitivamente não é do campeonato brasileiro, é da porra dos estaduais.

Sobre número de vendas cada vez menor, enquanto a gente estiver na casa de 700~800 saídas por ano, essa ideia de "vender cada vez menos" é irrelevante. As saídas continuam e pior, as saídas de jogadores que mudam nível de campeonato. A gente perdeu só ano passado Rodrygo, Renan Lodi. Em 2018 foi Vinícius Jr e Arthur. O que esses 4 possuem em comum? Chegaram na seleção. E a gente perdeu gente desse nível. Sem contar os mais normais mas ainda bons jogadores como Paulinho, Guedes, Militão, Cueva, Pedro, Jean Lucas, Romero e os caralho. 

Depreciar o teu produto e o teu time é algo que é de uma burrice absoluta. Começar com um time top pra terminar com outro meia boca e achar que é algo bom beira o autoflagelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, SilveiraGOD. disse:

A Argentina nos últimos sei lá, 4 ou 5 anos chegou na final da Libertadores com calendário europeu e bem de boa. Problema zero com calendário de Libertadores.

A Rússia para um mês praticamente por causa da neve

A FA dá 15 dias de descanso (praticamente férias) em rotação pra todos os clubes.

Mata-mata da Libertadores é só no final de julho. Dá pra fazer um mês tranquilamente de férias e mais uma pré-temporada na volta com todo mundo inteiro e descansado (basicamente o que vai acontecer agora, forçosamente).

O que não dá é pra pautar o futebol de primeiro nível pelo de segundo, terceiro, quarto. As outras divisões que se adaptem. Vão jogar o mesmo número de jogos, vão receber os mesmos valores, só muda o tempo. Tem alguém jogando agora? Por que não dá pra fazer? E outra, né, todo mundo sabe que futebol cada vez mais pra baixo, menos se joga. Tem time que joga 3 meses do ano e acaba. 

O calendário vai ficar apertado enquanto houverem estaduais pra jogar. É um câncer pro futebol. A culpa definitivamente não é do campeonato brasileiro, é da porra dos estaduais.

Sobre número de vendas cada vez menor, enquanto a gente estiver na casa de 700~800 saídas por ano, essa ideia de "vender cada vez menos" é irrelevante. As saídas continuam e pior, as saídas de jogadores que mudam nível de campeonato. A gente perdeu só ano passado Rodrygo, Renan Lodi. Em 2018 foi Vinícius Jr e Arthur. O que esses 4 possuem em comum? Chegaram na seleção. E a gente perdeu gente desse nível. Sem contar os mais normais mas ainda bons jogadores como Paulinho, Guedes, Militão, Cueva, Pedro, Jean Lucas, Romero e os caralho. 

Depreciar o teu produto e o teu time é algo que é de uma burrice absoluta. Começar com um time top pra terminar com outro meia boca e achar que é algo bom beira o autoflagelo.

Só que a gente não tem um mês de férias. Tem 20 dias e os times voltam em ritmo de treino, sem necessitar alto nível (ou quando precisam, sofrem nas primeiras fases sulamericanas). Enquanto houver estadual, não há avanço. E sem estadual, o problema maior se resolve, seja começando temporada em junho ou janeiro, e a discussão fica muito mais cultural que outra coisa. 

Quanto ao fluxo de vendas, você vai começar a Libertadores com um 11 e vai terminar com outro, e é o que pauta o futebol brasileiro ainda. Isso sem contar as dificuldades de quem chega a Libertadores sazonalmente pra criar um planejamento que aguarda 6 meses até chegar ao seu objetivo, e sendo obrigado a prever o futuro para caso avance ao mata-mata.

Todos esses pontos esbarram na questão cultural e podem ser contornados por gestões mais eficientes, só não acho o debate simples como vocês vendem, e não acredito na CBF para fazer nada parecido. Inclusive acho a observação ao futebol argentino bem interessante, por lá já existe uma lacuna enorme de calendário que é reposta com uma Supercopa fajuta e é um futebol de 4 ou 5 times, o que já é uma marca no Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Botafogo disse que não vai jogar se voltar ( lógico, pra eles ficar parado é tudo de bom, quem paga os salários são os beneméritos, pra ver como o negócio tá feio no fogaum).

O Internacional tá louquinho pra voltar e disse que quem não for treinar vai ser demitido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, SilveiraGOD. disse:

A Argentina nos últimos sei lá, 4 ou 5 anos chegou na final da Libertadores com calendário europeu e bem de boa. Problema zero com calendário de Libertadores.

A Rússia para um mês praticamente por causa da neve

A FA dá 15 dias de descanso (praticamente férias) em rotação pra todos os clubes.

Mata-mata da Libertadores é só no final de julho. Dá pra fazer um mês tranquilamente de férias e mais uma pré-temporada na volta com todo mundo inteiro e descansado (basicamente o que vai acontecer agora, forçosamente).

O que não dá é pra pautar o futebol de primeiro nível pelo de segundo, terceiro, quarto. As outras divisões que se adaptem. Vão jogar o mesmo número de jogos, vão receber os mesmos valores, só muda o tempo. Tem alguém jogando agora? Por que não dá pra fazer? E outra, né, todo mundo sabe que futebol cada vez mais pra baixo, menos se joga. Tem time que joga 3 meses do ano e acaba. 

O calendário vai ficar apertado enquanto houverem estaduais pra jogar. É um câncer pro futebol. A culpa definitivamente não é do campeonato brasileiro, é da porra dos estaduais.

Sobre número de vendas cada vez menor, enquanto a gente estiver na casa de 700~800 saídas por ano, essa ideia de "vender cada vez menos" é irrelevante. As saídas continuam e pior, as saídas de jogadores que mudam nível de campeonato. A gente perdeu só ano passado Rodrygo, Renan Lodi. Em 2018 foi Vinícius Jr e Arthur. O que esses 4 possuem em comum? Chegaram na seleção. E a gente perdeu gente desse nível. Sem contar os mais normais mas ainda bons jogadores como Paulinho, Guedes, Militão, Cueva, Pedro, Jean Lucas, Romero e os caralho. 

Depreciar o teu produto e o teu time é algo que é de uma burrice absoluta. Começar com um time top pra terminar com outro meia boca e achar que é algo bom beira o autoflagelo.

Você falou, falou, falou das grandes perdas que os clubes brasileiros sofrem com o calendário atual e no fim provou que o ponto do @Peepe tava correto em relação a serem poucas saídas: dois GRANDES jogadores em 2019 e outros dois em 2018. Muito pouco pra todo esse drama de "do jeito que tá perdemos muito e desvalorizamos o produto pra caralho".

E tu quis jogar outros nomes "normais" ali no meio, mas puta que pariu, Silveira... Guedes foi pra China, que tem o mesmo calendário que o brasileiro e normalmente investe forte mesmo no final do ano só. Cueva era um cara que já vinha sendo criticadíssimo no São Paulo e a saída no meio do ano era mais do que esperada. O Pedro perdeu mais da metade do primeiro semestre por lesão. O (Lucas?) Romero foi pra Argentina, não pra Europa, e foi um caso bem a parte por toda a situação do Cruzeiro. O Jean Lucas, assim como o próprio Guedes, tem o agravante de não pertencer ao clube no qual ele jogava - e acredito que a hipótese de Santos e Galo os venderem naquele momento era baixíssima se dependesse deles. Ah... e mesmo dentre as GRANDES vendas ali, o Vinícius Jr. foi vendido beeeem antes de sair de fato do país (e antes mesmo de pensar em se destacar pelo profissional, vale lembrar), então o Flamengo teve tempo de sobra pra planejar e já sabia com uma boa antecedência a partir de quando não poderia contar mais com ele - que, repito, na época da venda sequer era um jogador que mudava nível de campeonato.

E sobre a Argentina: sim, chegaram bem de boa nas decisões e tal, mas olha só... reformulando os elencos. Os caras sempre começam a Libertadores de um jeito e terminam de outro. SEMPRE! Especialmente Boca e River. E veja só... seguem o calendário europeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem a questão das estações do ano também, o calendário europeu só funciona daquele jeito (férias no meio do ano) por conta do verão europeu...é quando as pessoas viajam, as temperaturas são mais altas e etc. Ou seja, a rotina de uma parcela da população européia é completamente modificada durante esse período.

Aqui estamos em outro hemisfério e nossa "mudança de rotina" , para fazer um paralelo com a Europa, acontece justamente entre o meio de Dezembro e o carnaval. Nesse período, as temperaturas em boa parte do país são mais altas, as pessoas viajam e acredito que a audiência/interesse no futebol diminuiria...convém colocar o meio da temporada justamente nesse período? Acredito que não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Peepe disse:

Só que a gente não tem um mês de férias. Tem 20 dias e os times voltam em ritmo de treino, sem necessitar alto nível (ou quando precisam, sofrem nas primeiras fases sulamericanas). Enquanto houver estadual, não há avanço. E sem estadual, o problema maior se resolve, seja começando temporada em junho ou janeiro, e a discussão fica muito mais cultural que outra coisa. 

Quanto ao fluxo de vendas, você vai começar a Libertadores com um 11 e vai terminar com outro, e é o que pauta o futebol brasileiro ainda. Isso sem contar as dificuldades de quem chega a Libertadores sazonalmente pra criar um planejamento que aguarda 6 meses até chegar ao seu objetivo, e sendo obrigado a prever o futuro para caso avance ao mata-mata.

Todos esses pontos esbarram na questão cultural e podem ser contornados por gestões mais eficientes, só não acho o debate simples como vocês vendem, e não acredito na CBF para fazer nada parecido. Inclusive acho a observação ao futebol argentino bem interessante, por lá já existe uma lacuna enorme de calendário que é reposta com uma Supercopa fajuta e é um futebol de 4 ou 5 times, o que já é uma marca no Brasil.

É claro que eu não tô levando em conta que estadual começaria em janeiro, né. Ele tem que ser diminuído ou então precisam colocar dentro da Copa da Brasil, regionalizadamente. O melhor é acabar com esse campeonato. Se não acabar, tem que levar em ritmo de preparação de pré-temporada, não pode dar um mês de campeonato. Time grande é pra jogar 5~6 vezes e acabou.

Com Brasileiro começando em junho/julho e terminando no início de maio, tu faz um mês de férias em maio, volta no início de junho e o mata-mata da Libertadores é pra ser no final de julho. Como não tem um mês de férias? Dá tempo mais que suficiente pra isso e ainda faz pré-temporada bem de boa.

A diferença é que ao invés de perder jogadores importantes e se foder no Brasileiro, tu "só" vai se foder na Libertadores (algo que já acontece normalmente) e aí é algo que não tem como controlar até que essa porra de Conmebol passe a fazer tudo no modelo europeu, como tem que ser mesmo.

O negócio é que tu precisa valorizar o teu produto. Valorizar o produto significa não perder os teus melhores jogadores sempre pras fases decisivas dos campeonatos ou ter que manter eles e vender mais barato. 

 

5 horas atrás, Bigode. disse:

Você falou, falou, falou das grandes perdas que os clubes brasileiros sofrem com o calendário atual e no fim provou que o ponto do @Peepe tava correto em relação a serem poucas saídas: dois GRANDES jogadores em 2019 e outros dois em 2018. Muito pouco pra todo esse drama de "do jeito que tá perdemos muito e desvalorizamos o produto pra caralho".

E tu quis jogar outros nomes "normais" ali no meio, mas puta que pariu, Silveira... Guedes foi pra China, que tem o mesmo calendário que o brasileiro e normalmente investe forte mesmo no final do ano só. Cueva era um cara que já vinha sendo criticadíssimo no São Paulo e a saída no meio do ano era mais do que esperada. O Pedro perdeu mais da metade do primeiro semestre por lesão. O (Lucas?) Romero foi pra Argentina, não pra Europa, e foi um caso bem a parte por toda a situação do Cruzeiro. O Jean Lucas, assim como o próprio Guedes, tem o agravante de não pertencer ao clube no qual ele jogava - e acredito que a hipótese de Santos e Galo os venderem naquele momento era baixíssima se dependesse deles. Ah... e mesmo dentre as GRANDES vendas ali, o Vinícius Jr. foi vendido beeeem antes de sair de fato do país (e antes mesmo de pensar em se destacar pelo profissional, vale lembrar), então o Flamengo teve tempo de sobra pra planejar e já sabia com uma boa antecedência a partir de quando não poderia contar mais com ele - que, repito, na época da venda sequer era um jogador que mudava nível de campeonato.

E sobre a Argentina: sim, chegaram bem de boa nas decisões e tal, mas olha só... reformulando os elencos. Os caras sempre começam a Libertadores de um jeito e terminam de outro. SEMPRE! Especialmente Boca e River. E veja só... seguem o calendário europeu.

Não é drama se tu pensar que são todos jogadores de seleção e que o futebol no Brasil segue o esquema de "quem tem um olho é rei". Perder só "bons" jogadores num campeonato onde não se tem muitos bons jogadores é um baita de um baque. Uma coisa é tu perder um Modric da vida e ter um Isco. Outra é tu perder um Rodrygo e ter um Raniel da vida. É tu perder um Arthur e ter um Michel. O Lodi saiu do Aflético campeão pra ser titular no Atlético de Madrid e isso no meio do ano. Tu acha que a saída desse cara vai ser reposta com quem em meio ao campeonato?

Aqui no Brasil, bons jogadores (os que eu chamo de "acima da média" pra nível de Brasil) fazem uma diferença brutal. Ou tu acha que pro Cruzeiro, brigando pra não cair (e caiu) foi de boa perder o Romero em meio ao Brasileiro (ainda que obviamente só um jogador não vá salvar um clube)? Tu acha que o Fluminense perder o Richarlison no meio do campeonato e brigando pra não cair é bem tranquilo? E projetando pra frente, o que tu acha que vai acontecer com o ataque do Grêmio quando o Everton sair no meio do ano e tendo fases decisivas de Libertadores e Brasileiro pra jogar? Ele vai acabar, porque é ele + a rapa. O Grêmio já teve esse problema sem o Arthur em 2018 também e virou nada até chegar Matheus Henrique e Jean Pyerre. Tu acha que Antony (que foi bem vendido ao meu ver) e Pedrinho não vão fazer uma falta da porra quando saírem? Isso mexe e mexe muito com o nível do campeonato.

Sobre o Guedes eu realmente não lembrava que não era pra Europa. Errei. Vamos trocar pelo nome do Paulinho, então, que foi pro Leverkusen? Será que ele não fez falta ao Vasco, que tá há uns 43534534543 anos sempre brigando pra não cair? Ou o Militão pro São Paulo?

O Romero saiu no meio do campeonato pra um clube que tem calendário europeu. Quem se beneficia é quem compra ele no início da temporada, quem se fode é a gente e o Cruzeiro que poderia ter tido um cara pra ajudar o clube a não ser rebaixado. E pior, esse mesmo jogador vai ser usado contra os clubes do Brasil na Libertadores eventualmente. 

Os outros que tu citou saíram igual no meio do ano, o motivo não vejo diferença. Se fosse com um calendário bom, eles estariam saindo no início da temporada e aí daria tempo pra fazer planejamento bem de boa e começar um campeonato com um time montado, não perder alguém chegando nas fases decisivas.

O River toda hora tá chegando nas fases agudas da Libertadores ou ganhando, com elenco reformulado ou não. Eles tem tempo pra isso, tem preparação pra isso. Não vejo nenhum problema. De repente é até um alento. O Lanús chegou na final da Libertadores, também. O Boca foi pra final. Isso é uma comprovação absoluta de que NO MÍNIMO a mudança do calendário não atrapalhou. Dá até pra argumentar que ela foi benéfica, inclusive.

4 horas atrás, David Reis disse:

Tem a questão das estações do ano também, o calendário europeu só funciona daquele jeito (férias no meio do ano) por conta do verão europeu...é quando as pessoas viajam, as temperaturas são mais altas e etc. Ou seja, a rotina de uma parcela da população européia é completamente modificada durante esse período.

Aqui estamos em outro hemisfério e nossa "mudança de rotina" , para fazer um paralelo com a Europa, acontece justamente entre o meio de Dezembro e o carnaval. Nesse período, as temperaturas em boa parte do país são mais altas, as pessoas viajam e acredito que a audiência/interesse no futebol diminuiria...convém colocar o meio da temporada justamente nesse período? Acredito que não.

Cara, a gente vê na Inglaterra nego tendo que esperar a bola para de se mexer pra cobrar escanteio por causa do vento insano e os jogadores reclamando que tava difícil de jogar e acertar passe longo. A gente vê neve na Inglaterra. A gente vê neve na Bundesliga. A gente vê a Rússia parando por causa da neve. A não ser que a gente jogue numa África da vida, a temperatura não pode ser desculpa. E ela não pode ser desculpa porque 1) dá pra jogar de noite e 2) a gente já tem jogos nesses dias. Em janeiro se iniciam os estaduais, é IGUAL. Aliás, na verdade é pior porque fazem jogos no domingo às 16h com um sol do caralho. Inclusive poderiam mudar os horários dos jogos pra ser mais cedo e pegar menos sol, também. Tem uma infinidade de coisas pra se fazer em relação a isso.

E o problema da mudança em relação a diminuir público é que de novo a gente olha pra um lado quando na real tem que olhar pra outro. O que faz com que diminua ou aumente público não é data, é nível de futebol. Se tu tiver um futebol de alto nível pra apresentar e a um preço justo, vai encher teu estádio. Se tu tiver só pelada véia braba a 50~80 conto o ingresso, tu não vai ter público. 

Quando o Arthur tava no Grêmio um dos motivos de eu ir nos jogos era pra ver ele. Hoje, quando eu vou nos jogos do Grêmio é em boa parte pra ver o Everton porque eu sei que ele vai embora. Daqui a pouco vai ser a vez de Jean Pyerre e Matheus Henrique. 

Eu voltei a estádios de vez acho que em 2016 (?) com aquele ótimo time do Roger justamente porque eu tava vendo um futebol bem foda.

E como é que tu consegue fazer o futebol ter alto nível e ser atrativo? Mantendo os teus jogadores nos momentos mais importantes. É isso o que valoriza o teu produto. Perder o craque do time no momento mais decisivo é um tiro no pé inacreditável tanto pro próprio clube quanto pro nível do campeonato. É algo muito estúpido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, SilveiraGOD. disse:

E o problema da mudança em relação a diminuir público é que de novo a gente olha pra um lado quando na real tem que olhar pra outro. O que faz com que diminua ou aumente público não é data, é nível de futebol. Se tu tiver um futebol de alto nível pra apresentar e a um preço justo, vai encher teu estádio. Se tu tiver só pelada véia braba a 50~80 conto o ingresso, tu não vai ter público. 

Tem contratos Silveira.

E não é só futebol que tem na grade, a Globo tem jornal nacional, novela das 19h, das 21h, tem a grade da Sportv, segurança pública, cidades. Uma solução seria meter todos os jogos na Premiere, deixando os principais, okay. Porém, precisa-se ver se as cidades possuem condições para isto. É um conjunto de peças para fazer funcionar. As vezes dá para ter jogo, mas não tem efetivo o suficiente por parte da segurança pública. Ou tem medo de colapsar o sistema. Agora com o Corona, as coisas ficam até mais dificeis.Uma coisa boa, caso não dê para mudar o calendário, seriam pormos os jogos de estadual lá para dezembro. Os clubes menores usam este período para pré temporada e ali eles já tem um elenco montado, os clubes maiores que estão em fim de temporada, já estão cansados, então acho eu, teria um pouco de igualdade. Daria tempo também para ao menos eles terem um suspiro.

Anyway. Para exemplo de comparação, vamos analisar a Premier League e seu plano:

- 92 jogos disputados em 6 semanas

- somente jogos em 20 estádios aprovados

- 3 semanas de preparação

- protocolo “return to play” para todos os times

- lockdown em hotéis

- saídas para o estádio por rotas controladas

- Todos que forem serão testados

- Todos os jogos fantasmas

- limite de 300 pessoas por jogo

- 2 milhões de testes disponíveis neste período

- jogos em campos neutros

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ia abrir um tópico sobre os efeitos do coronavírus no futebol brasileiro, mas acho que dá pra concentrar aqui. São Caetano desistiu da Série D.

https://adsaocaetano.com.br/nota-oficial-campeonato-brasileiro-serie-d/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • F J
      Por F J
      Pessoal esse ano não estarei disponibilizando de graça o arquivo.
      Eu tenho me dedicado há 15 anos à comunidade do FM, tanto no oficial quanto em MODs gratuitamente (sim a pesquisa não é paga), e tem sido cada vez mais penoso, maçante e com pouca recompensa, é muito fácil "roubar" arquivos disponibilizados e falar que foi você quem fez e ainda cobrar, já vi vários casos de gente usando coisas que eu fiz em seus MODs cobrados, eu realmente não me importava antes mas agora mudou.
      Estarei cobrando um valor simbólico, é quase uma vida de trabalho em cima disso e pela primeira vez decidi fazer algo do tipo.
      --
      Estou disponibilizando aqui um SAVEGAME degustação, nele está jogável somente a Série A com a database mínima, e as outras podem serem vistas para vocês testarem e se gostarem do que verem, podem entrar em contato comigo na DM que estarei repassando as informações de como adquirir o arquivo completo.
      ▶️ https://drive.google.com/file/d/1L4cN_JZZm5xih4QUdTaS3TGqvVgeCL4P/view?usp=sharing
      --
      Lembrando que A ÚNICA COISA EDITADA NO UPDATE É A SÉRIE D, todo o resto está igual ao jogo original e não dou suporte para coisas não relacionadas.
      É necessário estar com a última versão (no momento 24.3) do FM. Caso saia outras estarei adaptando e repassando a quem já adquiriu (ou em último caso devolvendo o dinheiro se não conseguir o funcionamento apropriado).
    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • Perissé
      Por Perissé
      APRESENTAÇÃO
      De maneira simples e efetiva, sem muita palhaçada na forma de contar e depois de mais de 2 anos longe daqui, queria mostrar meu save com o Cruzeiro - no FM 2022 ainda - que eu ressuscitei nesse verão. Foi por um acaso que ele foi ressuscitado. Isso porque eu tinha largado ele na metade de 2023 com frustrações e iria comprar o FM 2024 em dezembro. Só que eu quis só confirmar se eu seria demitido e decidi ir lá no save terminar essa tortura.
      Mas não fui demitido e cá estou.
      Assim, contextualizando, a escolha pelo Cruzeiro foi por ser um clube grande na Série B na época, buscando a tradicional missão de trazer de volta à Série A e tentar ganhar tudo. Optei por não ter janela de transferência no início do ano e trabalhar com o que tinha. Além disso, não usei nenhum update, coloquei um perfil de treinador com a melhor licença possível, mas com um passado de jogador semiprofissional. Teremos nesse 1º ano a disputa do Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e a Série B, foco do clube e na qual se espera a subida.
       
      ELENCO
      A situação do elenco era de 16 dos 28 nomes em último ano de contrato e muitos empréstimos. Um deles, o do goleiro Gabriel Brazão (Internazionale), foi terminado devido ao alto salário para um reserva, dando espaço para o recém-contratado Gabriel Mesquita (24 anos). Além desse caso, alguns veteranos foram para o Cruzeiro reservas por não estarem nos meus planos e que serão negociados se possível, como Luvannor, Felipe Machado, Pedro Castro, Mateus Silva e Eduardo Brock.
      Dá para fazer esse time jogar bola. Fora que não tem nenhuma posição com escassez de jogador. Então, vamos à luta. A expectativa da direção e de Ronaldo é de chegar à semifinal do Mineiro nesse início.


      Obs.: Peço que ignorem as datas dos prints, o elenco no início do ano era esse com as mudanças relatadas acima.
    • Kapiroto
      Por Kapiroto
      Olá, pessoal!
       
      Não sei mexer muito bem nas regras avançadas do editor do FM, mas na base da engenharia reversa (analisar o trabalho da concorrência e copiando a estrutura para meu arquivo), consegui fazer uma liga no brasil da seguinte forma:
       
      Séries A, B e C: ida e volta, pontos corridos, sobem 4 e descem 4.
       
      Série D: 4 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 2 últimos de cada grupo e classificam os oito primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as semifinais garante o acesso.
       
      Série E: 8 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 4 últimos de cada grupo e classificam os quatro primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as quartas de final garante o acesso.
       
      Já testei e está tudo direitinho. O único problema que eu preciso resolver para considerar tudo pronto é que na série D, por exemplo, o 1º colocado do grupo pela o 8º colocado do mesmo grupo no mata-mata, em vez do 1ª colocado do grupo A pegar o 8ª do B e assim vai.
       
      Se alguém puder me orientar sobre como solucionar isso, e não houver nenhuma objeção do pessoal que administra o fórum, posso disponibilizar o arquivo ainda hoje.
    • EduFernandes
      Por EduFernandes
×
×
  • Criar Novo...