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Review do Football Manager Touch 2019


Henrique M.

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  • Vice-Presidente

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A cada ano que passa, o Football Manager Touch vai ganhando tração como uma entidade separada dentro da franquia Football Manager. A sua presença em dispositivos móveis, como tablets e celulares de ponta, ajuda nesse fator. Além disso, a chegada da versão "simplificada" da série no Nintendo Switch agitou bastante o cenário. Entretanto, o Football Manager Touch é e sempre será comparado ao seu primo rico. E é por isso que focaremos a nossa review do Football Manager Touch 2019 naquilo que importa. Ele é uma versão satisfatória em termos de velocidade de jogo, sem perder a essência e semelhança com a versão completa?

A primeira coisa que se nota é que o jogo segue a identidade visual proposta para a versão completa e para o olho destreinado, os dois podem acabar parecendo idênticos. E como a intenção da desenvolvedora era realmente essa, tirando um detalhe ou outro de cada versão, acertaram em cheio na proposta. Como verão abaixo, é a quantidade de detalhes e algo aqui e acolá em cada jogo que é capaz de entregar qual versão o jogador está jogando.

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Como sempre, o mote do Football Manager Touch 2019 é trazer uma experiência similar à versão completa em um estilo de tempo que relembra os antigos FMs. Para muitos, o grande campeão nesse quesito ainda é o Football Manager Classic 2015, que trazia um balanço interessante entre velocidade, imersão do completo e sentimento de nostalgia (ainda planejamos colocar isso a prova no futuro para quem tem o tempo cada vez mais reduzido, mas ainda quer jogar um FM). O último review do Football Manager Touch que fizemos foi da versão 2017. Não significa que em 2018 ele foi esquecido, entretanto, às vezes, não existe aquela razão para trazer uma avaliação como essa. 

Portanto, é possível inferir que muito não se mudou entre as duas últimas versões. E se você está acompanhando a lógica até aqui, já entendeu que um texto para o FMT 2019 significa que algo de especial ele tem. E ele realmente tem, talvez seja a versão recente que mais tenha conseguido capturar aquilo que realmente se espera dessa modalidade da franquia desde que foi anunciada pela primeira vez. Talvez o fato do jogo estar impactando na parte de dispositivos móveis tenham feito com que um carinho especial fosse dado à versão atual.

Logo, o Football Manager Touch 2019 é capaz de te dar uma experiência similar, com todas as suas simplificações, que a versão completa do FM 2019. Já vi pessoas se encantando com a versão e preferindo ela porquê o jogo se encaixa melhor na sua vida e lhe proporciona a mesma coisa que as versões antigas do Football Manager completo. E esse é um ponto importante demais, afinal de contas, todos queremos jogar FM, e não algo que parece FM, mas não é.

Ainda mais se considerarmos que entre o Beta e a atual versão do jogo, o FM 2019 perdeu bastante de sua magia. Afinal, como mencionado, o único dever da desenvolvedora era não estragar o que estava quase perfeito. Mas eles não costumam nos escutar e os últimos dois patches acabaram trazendo velhas sensações de que estamos apenas vendo mais do mesmo, como em outras versões. E por ser uma versão a parte e pouco explorada, o FMT 2019 acaba se beneficiando dessa magia do fato novo.

O outro critério importante é a velocidade. Afinal de contas, não adianta ser uma versão similar e ter uma velocidade que não compense perder alguns detalhes importantes. E o Football Manager Touch 2019 entrega bem nessa parte. A minha avaliação foi feita apenas com três ligas, para testar o jogo dentro das suas capacidades de multi-compatibilidade de dispositivos. Em uma sessão de 75 minutos, consegui disputar dez partidas. Ou seja, uma partida a cada sete minutos e meio. É muita coisa, principalmente quando minha média no FM 2019 varia entre uma partida a cada 15 ou 20 minutos, dependendo da quantidade de jogos em uma semana. Dessa forma, é possível jogar o dobro de partidas no jogo com o mesmo tempo.

Além disso, fiz a avaliação de uma temporada jogando com a Juventus em cerca de 20 horas (segundo o contador da Steam). No Football Manager Touch, gastei cerca de 6 horas para avaliar além de meia temporada. A explicação da diferença é simples, como perceberão. Mesmo assim, dá para extrapolar e ver que definitivamente terminaria uma temporada em mais ou menos a metade do tempo, exatamente como descrito acima.

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Para não ficar algo enviesado e pensando apenas em quem joga com poucas ligas, perguntei a um colega que está jogando o Football Manager Touch 2019 em um save onde carrega ligas de maneira similar ao FM 2019 completo. Ele me relatou que conseguiu jogar seis partidas em 90 minutos. É uma média de uma partida a cada 15 minutos. É um pouco similar a uma semana com jogos domingo e quarta que enfrento no FM 2019 completo, contudo, ao menos cinco minutos em relação ao estado padrão. Dá para colocar aí um jogo ou dois a mais dependendo de como for em uma mesma sessão.

Contudo, ele é um dos que se apaixonou pelo FMT 2019 e a experiência dele em termos de velocidade normal pode diferir da minha. Afinal de contas, cada computador tem sua velocidade de processamento e cada um tem suas preferências de ligas carregadas. Então, é importante fatorarmos a experiência positiva que ele vem tendo em conjunto dessa análise temporal.

E esse é o grande diferencial do Football Manager Touch 2019, a experiência. Ela te lembra o jogo completo e para quem está sem tempo para se dedicar a todos os detalhes que a versão completa venha a trazer, a diferença que existe entre o processamento de cada jogo, já que os detalhes de um exigem mais do computador do que o outro, acaba sendo importante para se manter conectado com a franquia. Não darei nota, porque se não, acabaram comparando com a nota do review do Football Manager 2019, que já mudou entre a hora que escrevi e a minha atual experiência.

Entretanto, encerrarei aqui com uma anedota interessante. Jogar o FMT 2019 para fazer o Review do Football Manager Touch 2019 me fez cogitar seriamente comprar um Tablet potente ou até mesmo um Switch para poder curtir um FM quando não posso estar em casa. Para o azar da Sports Interactive e da fornecedora do Tablet ou Switch, essa cogitação não pode ser concretizada por questões que não vem a tona. Mas se elas quiserem resolver esse problema para mim, não ficarei triste.

Conteúdo original produzido por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
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  • 4 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • Henrique M. unpinned this tópico
  • 3 semanas depois...

Eu não tenho mais saco pra jogar o FM completo. Eventualmente, em algum momento que eu esteja acompanhando muito futebol, pode até vir a vontade, mas é difícil mantê-la por muito tempo. Há um bom tempo jogo o FMT, e costumo simular jogos com frequência. Na verdade, aí surge outro problema pra mim: ficar simulando os jogos também tira um pouco da graça. Sinuca de bico. Eu gostaria de um jogo mais gestão, tipo presidente, dono, etc.

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  • 4 meses depois...

Aproveitando o tópico: alguém teve problema com os regens no FMT 20? No fim de 2020 recebi uma mensagem que tinha uma nova youth intake, mas até agora (junho) eles ainda não estão visíveis, só as infos do treinador das camadas jovens (que tem um bom meia defensivo, entre outras coisas).

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  • Vice-Presidente
41 minutes ago, Lowko é Powko said:

Aproveitando o tópico: alguém teve problema com os regens no FMT 20? No fim de 2020 recebi uma mensagem que tinha uma nova youth intake, mas até agora (junho) eles ainda não estão visíveis, só as infos do treinador das camadas jovens (que tem um bom meia defensivo, entre outras coisas).

Negativo, mas a nova fornada saiu bem perto da virada de temporadas.

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  • 3 semanas depois...

Só o Henrique e eu jogamos o FMT(C) aqui no fórum?

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Em 06/03/2020 em 02:38, Lowko é Powko disse:

Só o Henrique e eu jogamos o FMT(C) aqui no fórum?

Joguei por um tempo, é legal. Mas o completo me satisfaz mais por tratar melhor a categoria de base. E acho estranho não mostrar o quanto a equipe está ou não entrosada com a tática.

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  • 6 meses depois...

Eu comprei o FM Touch 20 separado (não moro no Brasil) e adorei. É FM com tudo o que é necessário e sem aquilo que não faz falta. Por mim não volto mais para a versão completa.

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  • 2 semanas depois...
Em 06/03/2020 em 02:38, Lowko é Powko disse:

Só o Henrique e eu jogamos o FMT(C) aqui no fórum?

eu jogo mais ele também, raramente jogo o normal, tenho jogado mais o touch desde a versão 2015

meus saves mais longos são no touch, qualquer save nele passa umas 4 temporadas fácil, ja no modo normal custa passar meia temporada, muito detalhe que desanima, de vez em outra jogo uma DB alternativa no normal, se um dia tiver como editar a DB no touch, acho que nem baixo o normal mais

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Pois é, o maior problema é a edição de DB. Tendo isso, todo o resto é praticamente irrelevante.

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  • Leho. unfeatured this tópico
  • 2 semanas depois...

Só para aproveitar o tópico e não ter que criar outro hehehe...

Viram que vai ter o FM 2021 para o Xbox? https://www.google.com/amp/s/meuxbox.com.br/noticias/exclusivo-do-xbox-football-manager-2021-chegara-em-dezembro/%3famp

E ao que parece será uma versão similar ao FM Touch.

Aí como não jogo FM desde o 12... Por não ter mais PC (agora estou com um note que não deve aguentar o FM normal)... Me animei com a notícia de ter para Xbox, mas ao mesmo tempo queria saber o que de fato NÃO tem no FM Touch? Comparando com a versão normal, logicamente.

Questão do dia a dia? Táticas? A interatividade com a imprensa e jogadores? Enfim... O que não tem no FM Touch de relevante? E... O que não tem nele, faz muita falta?

Só lembrando que sempre fui um jogador casual mesmo... Não costumava criar minhas táticas, também não via as partidas inteiras (normalmente era só lanches chaves haha), mas gostava das frescuras do dia a dia com imprensa e atletas em si. Se o Touch for muito simples nesse sentido e sem essa interação que foi melhorando com o passar dos anos, acho que ficarei frustrado.

Enfim se puderem me ajudar com isso, agradeço hehe.

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  • Vice-Presidente
27 minutes ago, Neto Marques said:

Só para aproveitar o tópico e não ter que criar outro hehehe...

Viram que vai ter o FM 2021 para o Xbox? https://www.google.com/amp/s/meuxbox.com.br/noticias/exclusivo-do-xbox-football-manager-2021-chegara-em-dezembro/%3famp

E ao que parece será uma versão similar ao FM Touch.

Aí como não jogo FM desde o 12... Por não ter mais PC (agora estou com um note que não deve aguentar o FM normal)... Me animei com a notícia de ter para Xbox, mas ao mesmo tempo queria saber o que de fato NÃO tem no FM Touch? Comparando com a versão normal, logicamente.

Questão do dia a dia? Táticas? A interatividade com a imprensa e jogadores? Enfim... O que não tem no FM Touch de relevante? E... O que não tem nele, faz muita falta?

Só lembrando que sempre fui um jogador casual mesmo... Não costumava criar minhas táticas, também não via as partidas inteiras (normalmente era só lanches chaves haha), mas gostava das frescuras do dia a dia com imprensa e atletas em si. Se o Touch for muito simples nesse sentido e sem essa interação que foi melhorando com o passar dos anos, acho que ficarei frustrado.

Enfim se puderem me ajudar com isso, agradeço hehe.

@Tsuru

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11 horas atrás, Neto Marques disse:

Só para aproveitar o tópico e não ter que criar outro hehehe...

Viram que vai ter o FM 2021 para o Xbox? https://www.google.com/amp/s/meuxbox.com.br/noticias/exclusivo-do-xbox-football-manager-2021-chegara-em-dezembro/%3famp

E ao que parece será uma versão similar ao FM Touch.

Aí como não jogo FM desde o 12... Por não ter mais PC (agora estou com um note que não deve aguentar o FM normal)... Me animei com a notícia de ter para Xbox, mas ao mesmo tempo queria saber o que de fato NÃO tem no FM Touch? Comparando com a versão normal, logicamente.

Questão do dia a dia? Táticas? A interatividade com a imprensa e jogadores? Enfim... O que não tem no FM Touch de relevante? E... O que não tem nele, faz muita falta?

Só lembrando que sempre fui um jogador casual mesmo... Não costumava criar minhas táticas, também não via as partidas inteiras (normalmente era só lanches chaves haha), mas gostava das frescuras do dia a dia com imprensa e atletas em si. Se o Touch for muito simples nesse sentido e sem essa interação que foi melhorando com o passar dos anos, acho que ficarei frustrado.

Enfim se puderem me ajudar com isso, agradeço hehe.

Oi. Como o @Henrique M. mencionou eu estou jogando o FM Touch 20 há alguns meses. Uso o PC e funciona exatamente da mesma forma que a versão "cheia", e algumas diferenças são:

  • "Interações sociais": nas últimas versões o FM desenvolveu uma série de interações do técnico com os jogadores e a imprensa - coletivas, palestras pré-jogo, palavras antes do jogo, gritos na beira do gramado, palestras no intervalo, palestras pós jogo, tanta coisa que eu fico cansado só de pensar. No Touch essa interação é mínima, no máximo a imprensa te faz uma única pergunta de vez em quando, e às vezes algum jogador vem pedir para ser negociado se estiver encostado;
     
  • Reclamações dos jogadores: os atletas do FM tem sido cada vez mais chatos nas últimas versões, reclamam por não jogar, reclamam quando um colega não joga, reclamam quando você não aceita uma oferta por eles etc. No Touch essas reclamações são raras, já cansei de recusar ofertas que não considerava boas e nada aconteceu, mesmo com o jogador querendo ir;
     
  • Dinâmicas de elenco: os FMs mais recentes trazem uma dinâmica de grupo dentro do elenco, ou seja, tem os líderes, os seguidores, os sem grupo etc., e a forma como você interage com os jogadores dentro desses grupos afeta o moral e o desempenho em campo, tipo, brigar com o líder é diferente de brigar com um reserva irrelevante. O Touch não tem nada disso;
     
  • Times de base: no Touch não há equipes sub-20, sub-19 etc. Seu plantel é dividido em dois grupos, o time principal e o reserva, para onde vão os jogadores que surgem na base;
     
  • Equipe técnica: é reduzida às funções básicas, nada de analistas aspones que não fazem nada;
     
  • Olheiros: os filtros de busca de jogadores e de tarefas estão lá, mas de uma forma mais simples e básica;
     
  • Familiaridade tática: há algumas versões do FM os jogadores levam algum tempo para assimilar a tática, se acostumar com ela, e oficialmente no Touch essa assimilação é instantânea - montou a tática seus jogadores já aprendem na hora.
     
  • Máscara de atributos: no FM comum dá para jogar com máscara de atributos, ou seja, você nunca sabe exatamente o atributo de um jogador antes de contratá-lo (acho que só com observação completa dos olheiros), geralmente o que vê na ficha dele é um intervalo, tipo 11-13. No Touch essa máscara não existe;
     
  • DB alternativa: há milhares de databases alternativas na internet que permitem ativar ligas que não estão oficialmente no jogo (como Equador ou Costa Rica, por exemplo), mas no FM Touch só é possível jogar com os países originais "de fábrica";
     
  • Festival de jogadores: no FM comum não sei qual é o limite de jogadores que podem ser carregados ao iniciar um save, mas no Touch o máximo são 50 mil. Se você quiser ativar o "modo espelho", jogando o mesmo save no seu tablet e no PC, a limitação é maior e só pode escolher três ligas.

Essas são as diferenças que eu lembro de momento, se tiver mais dúvidas é só perguntar.

Ah sim, também já vi muito por aí perguntarem se no Touch dá pra corrigir as cores e os nomes dos times brasileiros, colocar os logos, os kits e skins. Dá sim, eu mesmo uso skin diferente, um mod de tela de jogo, os times estão com os nomes certos e com os escudos.

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11 horas atrás, Tsuru disse:

Oi. Como o @Henrique M. mencionou eu estou jogando o FM Touch 20 há alguns meses. Uso o PC e funciona exatamente da mesma forma que a versão "cheia", e algumas diferenças são:

  • "Interações sociais": nas últimas versões o FM desenvolveu uma série de interações do técnico com os jogadores e a imprensa - coletivas, palestras pré-jogo, palavras antes do jogo, gritos na beira do gramado, palestras no intervalo, palestras pós jogo, tanta coisa que eu fico cansado só de pensar. No Touch essa interação é mínima, no máximo a imprensa te faz uma única pergunta de vez em quando, e às vezes algum jogador vem pedir para ser negociado se estiver encostado;
     
  • Reclamações dos jogadores: os atletas do FM tem sido cada vez mais chatos nas últimas versões, reclamam por não jogar, reclamam quando um colega não joga, reclamam quando você não aceita uma oferta por eles etc. No Touch essas reclamações são raras, já cansei de recusar ofertas que não considerava boas e nada aconteceu, mesmo com o jogador querendo ir;
     
  • Dinâmicas de elenco: os FMs mais recentes trazem uma dinâmica de grupo dentro do elenco, ou seja, tem os líderes, os seguidores, os sem grupo etc., e a forma como você interage com os jogadores dentro desses grupos afeta o moral e o desempenho em campo, tipo, brigar com o líder é diferente de brigar com um reserva irrelevante. O Touch não tem nada disso;
     
  • Times de base: no Touch não há equipes sub-20, sub-19 etc. Seu plantel é dividido em dois grupos, o time principal e o reserva, para onde vão os jogadores que surgem na base;
     
  • Equipe técnica: é reduzida às funções básicas, nada de analistas aspones que não fazem nada;
     
  • Olheiros: os filtros de busca de jogadores e de tarefas estão lá, mas de uma forma mais simples e básica;
     
  • Familiaridade tática: há algumas versões do FM os jogadores levam algum tempo para assimilar a tática, se acostumar com ela, e oficialmente no Touch essa assimilação é instantânea - montou a tática seus jogadores já aprendem na hora.
     
  • Máscara de atributos: no FM comum dá para jogar com máscara de atributos, ou seja, você nunca sabe exatamente o atributo de um jogador antes de contratá-lo (acho que só com observação completa dos olheiros), geralmente o que vê na ficha dele é um intervalo, tipo 11-13. No Touch essa máscara não existe;
     
  • DB alternativa: há milhares de databases alternativas na internet que permitem ativar ligas que não estão oficialmente no jogo (como Equador ou Costa Rica, por exemplo), mas no FM Touch só é possível jogar com os países originais "de fábrica";
     
  • Festival de jogadores: no FM comum não sei qual é o limite de jogadores que podem ser carregados ao iniciar um save, mas no Touch o máximo são 50 mil. Se você quiser ativar o "modo espelho", jogando o mesmo save no seu tablet e no PC, a limitação é maior e só pode escolher três ligas.

Essas são as diferenças que eu lembro de momento, se tiver mais dúvidas é só perguntar.

Ah sim, também já vi muito por aí perguntarem se no Touch dá pra corrigir as cores e os nomes dos times brasileiros, colocar os logos, os kits e skins. Dá sim, eu mesmo uso skin diferente, um mod de tela de jogo, os times estão com os nomes certos e com os escudos.

MANOOOO DO CÉU PQP QUE ANÁLISE TOP MANO. Muito obrigado pela paciência e nessa resposta super completa mano!!

Por tudo que você disse, creio que o Touch seria o ideal para mim. E como não tenho um note bom, se a versão do Xbox for assim, deve me satisfazer. Apesar que eu gostaria dessas frescuras de interação no pré durante e pós jogos para motivar os jogadores ou até ter as categorias de base ao invés do plantes de reservas (essa forma de organizar o plantel me lembra o CM01/02 né).

Se o jogo estiver disponível na Game Pass pro Xbox, perfeito, não precisarei gastar nada. E com certeza testarei 😄

Mais uma vez muito obrigado pela análise, meu querido!!

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  • 2 semanas depois...
Em 27/11/2020 em 06:46, Tsuru disse:

Festival de jogadores: no FM comum não sei qual é o limite de jogadores que podem ser carregados ao iniciar um save, mas no Touch o máximo são 50 mil. Se você quiser ativar o "modo espelho", jogando o mesmo save no seu tablet e no PC, a limitação é maior e só pode escolher três ligas.

primeiramente parabenizar pela sua analise, PQP, minuciosa demais kkkk
so uma coisa quanto a essa parte, na verdade, voce pode carregar mais de 50 mil jogadores, mas o proprio jogo sugere que nao carregue, inclusive da pra carregar todos os paises ao mesmo tempo, porem tenha um pc top pra carregar

no mais, eu tenho jogado muito o FMtouch tambem
to jogando agora o FMtouch21, implantaram algumas coisinhas das quais voce falou que nao tinha ai
por exemplo, a possibilidade de add 3 táticas, e as instruções a beira do campo( os gritos), mas não tem as palestras ainda( e tomara que continue nao tendo)

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1 minuto atrás, André Honorato disse:

primeiramente parabenizar pela sua analise, PQP, minuciosa demais kkkk
so uma coisa quanto a essa parte, na verdade, voce pode carregar mais de 50 mil jogadores, mas o proprio jogo sugere que nao carregue, inclusive da pra carregar todos os paises ao mesmo tempo, porem tenha um pc top pra carregar

no mais, eu tenho jogado muito o FMtouch tambem
to jogando agora o FMtouch21, implantaram algumas coisinhas das quais voce falou que nao tinha ai
por exemplo, a possibilidade de add 3 táticas, e as instruções a beira do campo( os gritos), mas não tem as palestras ainda( e tomara que continue nao tendo)

Opa, legal, bom receber esse retorno sobre o FMT 21, gritos e três slots de tática são úteis afinal. E disseram que a ME do 21 está muito boa. Então de repente eu migro pra ele no meio do ano que vem, quando sempre rolam umas promoções.

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18 minutos atrás, Tsuru disse:

Opa, legal, bom receber esse retorno sobre o FMT 21, gritos e três slots de tática são úteis afinal. E disseram que a ME do 21 está muito boa. Então de repente eu migro pra ele no meio do ano que vem, quando sempre rolam umas promoções.

olha, eu to gostando demais, sempre venho jogando cada vez mais o FMT, entao pra mim ate o momento, essa é a melhor versao ja lançada, se confunde um pouco com a tela, mas acostuma rapido rsrs

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Em 27/11/2020 em 06:46, Tsuru disse:

Oi. Como o @Henrique M. mencionou eu estou jogando o FM Touch 20 há alguns meses. Uso o PC e funciona exatamente da mesma forma que a versão "cheia", e algumas diferenças são:

  • "Interações sociais": nas últimas versões o FM desenvolveu uma série de interações do técnico com os jogadores e a imprensa - coletivas, palestras pré-jogo, palavras antes do jogo, gritos na beira do gramado, palestras no intervalo, palestras pós jogo, tanta coisa que eu fico cansado só de pensar. No Touch essa interação é mínima, no máximo a imprensa te faz uma única pergunta de vez em quando, e às vezes algum jogador vem pedir para ser negociado se estiver encostado;
     
  • Reclamações dos jogadores: os atletas do FM tem sido cada vez mais chatos nas últimas versões, reclamam por não jogar, reclamam quando um colega não joga, reclamam quando você não aceita uma oferta por eles etc. No Touch essas reclamações são raras, já cansei de recusar ofertas que não considerava boas e nada aconteceu, mesmo com o jogador querendo ir;
     
  • Dinâmicas de elenco: os FMs mais recentes trazem uma dinâmica de grupo dentro do elenco, ou seja, tem os líderes, os seguidores, os sem grupo etc., e a forma como você interage com os jogadores dentro desses grupos afeta o moral e o desempenho em campo, tipo, brigar com o líder é diferente de brigar com um reserva irrelevante. O Touch não tem nada disso;
     
  • Times de base: no Touch não há equipes sub-20, sub-19 etc. Seu plantel é dividido em dois grupos, o time principal e o reserva, para onde vão os jogadores que surgem na base;
     
  • Equipe técnica: é reduzida às funções básicas, nada de analistas aspones que não fazem nada;
     
  • Olheiros: os filtros de busca de jogadores e de tarefas estão lá, mas de uma forma mais simples e básica;
     
  • Familiaridade tática: há algumas versões do FM os jogadores levam algum tempo para assimilar a tática, se acostumar com ela, e oficialmente no Touch essa assimilação é instantânea - montou a tática seus jogadores já aprendem na hora.
     
  • Máscara de atributos: no FM comum dá para jogar com máscara de atributos, ou seja, você nunca sabe exatamente o atributo de um jogador antes de contratá-lo (acho que só com observação completa dos olheiros), geralmente o que vê na ficha dele é um intervalo, tipo 11-13. No Touch essa máscara não existe;
     
  • DB alternativa: há milhares de databases alternativas na internet que permitem ativar ligas que não estão oficialmente no jogo (como Equador ou Costa Rica, por exemplo), mas no FM Touch só é possível jogar com os países originais "de fábrica";
     
  • Festival de jogadores: no FM comum não sei qual é o limite de jogadores que podem ser carregados ao iniciar um save, mas no Touch o máximo são 50 mil. Se você quiser ativar o "modo espelho", jogando o mesmo save no seu tablet e no PC, a limitação é maior e só pode escolher três ligas.

Essas são as diferenças que eu lembro de momento, se tiver mais dúvidas é só perguntar.

Ah sim, também já vi muito por aí perguntarem se no Touch dá pra corrigir as cores e os nomes dos times brasileiros, colocar os logos, os kits e skins. Dá sim, eu mesmo uso skin diferente, um mod de tela de jogo, os times estão com os nomes certos e com os escudos.

Que análise hein

Saindo um pouco do ponto, eu acho que o touch poderia colocar algumas coisas do normal e ainda manter a qualidade. Antes de tudo, poderia tornar algumas coisas opcionais. O principal problema, pra mim, é a questão da DB não ser modificável.

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20 horas atrás, Lowko é Powko disse:

Que análise hein

Saindo um pouco do ponto, eu acho que o touch poderia colocar algumas coisas do normal e ainda manter a qualidade. Antes de tudo, poderia tornar algumas coisas opcionais. O principal problema, pra mim, é a questão da DB não ser modificável.

Obrigado Lowko!

Bom, eu acho que colocar coisas do normal até podem com o tempo, mas sempre num ritmo mais devagar e sempre com alguma diferença significativa em termos de profundidade de gerenciamento. E db customizável não acredito, sinceramente. Sabe por quê? É uma das coisas que marca uma separação muito clara entre as duas versões, acho inclusive que é o que mantém muitos fãs na completa. Quebrar essa barreira poderia levar muitos jogadores a migrarem definitivamente para o FMT e abrir concorrência entre ambas. Temos que lembrar que no exterior o Touch é vendido separadamente e custa significativamente mais barato, portanto uma migração grande significaria perda de receita - uma espécie assim de "fogo amigo". 

Eu vivi um pouco isso quando trabalhava em grande imprensa e a empresa, que tinha um jornal popular A, lançou um outro ainda mais popular e mais barato, o B. B fez muito sucesso, atingiu um público que não lia jornais e começou a roubar o próprio público do A. Mas como a receita do B era muito menor, em termos de publicidade e também de valor de venda, isso gerou um problema financeiro e uma série de outros para a empresa.

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2 horas atrás, Tsuru disse:

Obrigado Lowko!

Bom, eu acho que colocar coisas do normal até podem com o tempo, mas sempre num ritmo mais devagar e sempre com alguma diferença significativa em termos de profundidade de gerenciamento. E db customizável não acredito, sinceramente. Sabe por quê? É uma das coisas que marca uma separação muito clara entre as duas versões, acho inclusive que é o que mantém muitos fãs na completa. Quebrar essa barreira poderia levar muitos jogadores a migrarem definitivamente para o FMT e abrir concorrência entre ambas. Temos que lembrar que no exterior o Touch é vendido separadamente e custa significativamente mais barato, portanto uma migração grande significaria perda de receita - uma espécie assim de "fogo amigo". 

Eu vivi um pouco isso quando trabalhava em grande imprensa e a empresa, que tinha um jornal popular A, lançou um outro ainda mais popular e mais barato, o B. B fez muito sucesso, atingiu um público que não lia jornais e começou a roubar o próprio público do A. Mas como a receita do B era muito menor, em termos de publicidade e também de valor de venda, isso gerou um problema financeiro e uma série de outros para a empresa.

Entendo. Estava falando do ponto de vista do jogador. O que eu mais sinto falta é a DB. O resto poderia se manter.

O botão de resultado instantâneo existe no completo?

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42 minutos atrás, Lowko é Powko disse:

Entendo. Estava falando do ponto de vista do jogador. O que eu mais sinto falta é a DB. O resto poderia se manter.

O botão de resultado instantâneo existe no completo?

Claro, eu como jogador também ia curtir customizar a db. Sempre tive vontade de jogar no Equador, por exemplo, e isso provavelmente não vai acontecer porque não pretendo voltar para a versão completa, e provavelmente hoje estranharia voltar ao 17, já me acostumei com a nova forma de criar e gerenciar as táticas.

Não sei se nas últimas versões do completo inseriram o botão de resultado instantâneo, eu tinha lido que estavam estudando adotar, algo assim.

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eu acho que eles poderiam ganhar ainda mais dinheiro com o TOUCH
tipo, ele vende você criar filhos ou desbloqueá-lo
vende pedido de estádio ou desbloqueá-lo

poderiam vender competições tipo


mundial de clubes formato antigo
Mudar formato de disputa de x pais, imitando outro x pais( ja seria bom)
 

esses dois ai, eu seria um que compraria sem pensar duas vezes

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outra coisa que eu mudaria, eu daria sentido para as equipes reservas

tipo, brasil são 4 grupos de reservas
faria eles entre divisões com acesso e rebaixamento

e para os times que tem equipe B que disputa campeonato( espanha por exemplo),eu colocaria um time de juniores

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    • guizanin
      Por guizanin
      Galera apareceu essa mensagem de que eu devo inscrever jogadores para o Mundial, so que ai eu aperto em "responder" e o jogo manda para a segunda tela, que é a do plantel e eu não consigo fazer a inscrição e com isso não consigo avançar o jogo. Alguém pode me ajudar? 
      obs: ir em plantel > jogadores não aparece aquela opção de inscrição de jogadores também. Meu FM é o 22.
       



      Não estou conseguindo colocar as imagens 
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Como sabem, iremos oferecer um FM 2021 para o líder do nosso ranking de atividades, com a primeira atividade já encerrada há algum tempo, chegou a hora de começarmos a criar o ranking.
      Ranking atual
      @LucasGuitar - 20 pontos; @Lucas Matías - 18 pontos; @Lanko - 16 pontos; @Henrique M. - 13 pontos; @joga - 12 pontos; @gm360, @Neynaocai, @Gundogan, @Ricardo Bernardo, @Roman, e @Valismaalane - 10 pontos @Andreh68 - 9 pontos; @fabiotricolor, @ggpofm, @dralzito, @bstrelow, @EduFernandes e @PedroLuis - 8 pontos @DiegoCosta7 - 7 pontos @marciof89, @div e @André Honorato - 6 pontos @passarin33, @CristianTh9, @AllMight, @Vini-Ministro da Educação, @SilveiraGOD., @Mings, @Bruno Trink, @TicianoB, @JGDuarte, @Stay Heavy, @Messias Götze e @Ariel' - 5 pontos @Goias270187, @Vannces,  @Tsuru, @CCSantos, @Darknite, @Lowko é Powko, @Buzzuh e @ZMB - 4 pontos @Serginho10, @Danut, @Queiroz14, @Bigode., @Ighor S., @-Lucas e @felipevalle - 3 pontos @maninhoc12, @pedrodelmar1, @skp e @David Reis - 2 pontos @munozgnm, @LuisSilveira, @Mandalorian, @joseroberto389, @Leho., @Bruno NoWaK e @luancampos89 - 1 ponto Atividades participantes (em andamento)
      Jogos Vorazes; Bolão NBA; Atividades participantes (concluídas)
      Copa FManager; Copa Quarentena; Fantasy da Premier League; O Jogo dos Tronos; O melhor onde for; Ranking de participação - Profissão Manager 2020; Bolão FManager; Fantasy da Champions League;
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Na década de 90, a coisa mais comum nos campos europeus eram os tradicionais pontas velocistas; dribladores rápidos com capacidade de cruzar bem uma bola e que ficavam sempre preso no seu corredor de atuação. Atualmente, esse é um perfil bastante difícil de se encontrar nos elencos dos grandes clubes do mundo. No jogo moderno, é função dos alas e laterais atacarem os flancos e cruzar a bola para a aula. O ponta tradicional foi substituído pelo ponta de pé trocado. O ponta invertido (extremo invertido em PT-PT, por isso também no jogo e aqui nesse guia) é um desses casos dentro do FM, assim como o avançado interior.
      Enquanto esses pontas de pé trocado surgiram e evoluíram dentro do 4-2-3-1, eles tem funções diferentes dentro de campo de acordo com o time que jogam ou com a formação que são usados. Nas versões anteriores do Football Manager, a única opção tática que um treinador tinha para esse tipo de formação era utilizar um avançado interior. Atualmente, ganhamos uma ferramenta a mais, com o extremo invertido. A principal tarefa desses pontas de pé trocado é utilizar sua velocidade e técnica para duelar com seu marcador e conduzir a bola e o time para mais próximo do gol adversário.
      Para aqueles que ainda não sabem do que estamos falando, vou deixar alguns exemplos da vida real e que inspiraram a Sports Interactive a moldar a função de acordo com seu talento. Jogadores como Arjen Robben, Franck Rybéry e Thierry Henry são alguns dos ícones do futebol que ajudaram o Football Manager a trazer esse tipo de atleta do campo para as telas dos computadores. Hoje, atletas como Serge Gnabry e David Neres são grandes máquinas dentro do Football Manager graças ao que esse tipo de atleta trouxe para o motor do jogo.
      Normalmente, o estilo de jogo desses atletas é bem direito. Uma vez que tem a bola nos pés, eles combinam técnica e dribles com aceleração e boas tomadas de decisão para deixar o marcador para tráz e ou finalizar ou passar a bola para um companheiro melhor posicionado para continuar a jogada. Esse estilo de jogo não combina muito com o estilo de outros avançados interiores da vida real, que cortam para dentro, mas optam por uma enfiada de bola ou cruzamento ao invés do chute.
      Em versões anteriores, ou você transformava esses jogadores em avançados interiores, incluindo seus comportamentos codificados no motor do jogo (e que não podem ser removidos) que instruíam eles a cruzar menos, ou os transformava em construtores de jogo avançados, aceitando que eles iriam cruzar menos e chutar menos, mas fariam passes mais arriscados. Isso mudou a partir do FM 2020, que passou a nos oferecer o Extremo Invertido.
      Como essa função dá aos treinadores maior flexibilidade? As instruções se tornaram mais claras, assim como as percepções de cada um sobre o que cada função pode fazer dentro de uma partida. Para vermos o que eles devem fazer, basta olharmos para as instruções que não podem ser removidas no painel tático. Como mencionamos o Avançado Interior e o Construtor de Jogo Avançado, iremos compará-los antes de chegarmos à estrela desse guia, o Extremo Invertido. Começaremos pelo Construtor de Jogo Avançado.

      O construtor de jogo avançado, quando colocado nas pontas, é primariamente um meio-campista colocado em uma posição de maior largura, que busca encontrar espaços e criar oportunidades para si ou para os companheiros de equipes. O jogador funciona de forma bem restrita, mas tendem a recompor defensivamente quando o time está sem a bola.

      Quando comparamos o construtor de jogo avançado com o avançado interior, podemos ver imediatamente que o avançado interior movimenta-se mais em direção à área, buscando penetrações e necessitam de um tipo diferente de capacidades e habilidades ofensivas.

      E isso faz sentido quando nós examinamos seus comportamentos inerentes e que não podem ser retirados. O avançado interior é mais ofensivo. Eles querem conduzir a bola até o coração da defesa adversária, cortando para dentro a partir do corredor lateral. Ao invés de tentarem criar chances para seus companheiros com uma enfiada de bola, é mais provável que eles tentem marcar o gol por conta própria.
      Entretanto, isso não significa que eles irão chutar a esmo e ignorar companheiros melhores posicionados. Quando colocado em uma tarefa atacar, eles tendem mais a querer marcar o gol, enquanto na função apoiar, o avançado interior está mais afastado do gol e é mais provável que procurem um companheiro livro ou no espaço.

      Isto tudo nos traz até o extremo invertido. A descrição do jogo diz que ele "busca cortar para dentro a partir do terço ofensivo para criar espaço para laterais ultrapassarem e subsequentemente sobrecarregar defensores recuando."

      Seu comportamento inerente é diferente quando comparado as outras funções que mencionamos, já que eles não são instruídos a cruzarem menos ou a correr mais riscos nas tomadas de decisão. Eles são uma versão mais conservativa do avançado interior, ou talvez para ser mais preciso, a combinação entre o avançado interior e o construtor de jogo avançado.
      A movimentação de um extremo invertido é mais lateral se comparada ao avançado interior. O extremo invertido move-se para o corredor central, cortando de uma posição mais aberta. Mas ao invés de finalizar, ele quase sempre passa a bola antes de correr para se posicionar dentro da grande área.

      Quando examinamos o mapa de calor do, combinado com o de passes recebidos pelo, extremo invertido, nós podemos ver essa movimentação. Ele corta para dentro para receber o passe, progride e se posiciona entre o zagueiro e o lateral na área.

      Texto traduzido e adaptado por Henrique M. para o Engenharia do Futebol e FManager Brasil
      Fonte: https://www.footballmanager.com/the-byline/look-inverted-winger-wednesday-wisdom
    • Leho.
      Por Leho.
      E aí comunidade, beleza? Seguinte...
      📌 PREFÁCIO
       
      📌 ROTINAS DE BASE
      Bom, eu gosto mt de times propositivos e que se valem do controle da posse de bola pra se impor e ganhar seus jogos. Isso na vida real e no FM também. Assim sendo, esse foi meu ponto de partida pra estipular essas rotinas de base que eu alterno ao longo da temporada, semana a semana, pra manter meu elenco afiado dentro da filosofia. São cinco no total:
      Pré-temporada global Rotina Ofensiva Rotina Defensiva Rotina de Posse Rotina para 2 jogos na semana (2J) Bom, já no nome dá pra sacar o intuito de cada uma delas, sendo que a "2J" foi pensada especialmente pra quem joga no Brasil, com um calendário absurdo de inchado, com jogos quarta/domingo em várias semanas do ano. Mas obviamente que ela se encaixa também em saves europeus, quando as ligas nacionais e as competições europeias disputam espaço na agenda.
      Vamos dar uma olhada em cada uma delas, e aí faço considerações importantes sobre cada uma:
      Pré-temp. Global

      (clique para ampliar)
      Aqui não tem segredo: rotina voltada ao início da temporada, pra acelerar e aprimorar a condição física do elenco, abordando num segundo plano praticamente todas as áreas técnicas importantes nos treinos 'S2' (Táticas, Defesa, Posse e Atacante). No Domingo, treinos voltados ao aprimoramento da familiaridade tática e um "rachão" pra simular jogos (aqui, no lugar de "ritmo de jogo" pode ser agendado os amistosos, ao passo que a temporada avance).
       
      Rotina Ofensiva

      (clique para ampliar)
      Com exceção da rotina da pré-temp., todas as outras começam a semana (segunda) imaginando um jogo da equipe tendo ocorrido no domingo, por isso o "dia de descanso & recuperação" ali. Novamente reitero: meu ponto de partida foi a filosofia de posse, por isso, alguns treinos da seção atacante podem ter ficado de fora, aí vai de cada um ajustar (as seções ofensivas aí no caso) até encontrar o cenário perfeito pro teu time e tua filosofia em questão. Na véspera de jogo, gosto de trabalhar em cima das táticas planejadas e também com bolas paradas.
       
      Rotina Defensiva

      (clique para ampliar)
      Bom, deu pra perceber que existe um padrão entre elas, né? Hahaha. Aqui o foco é defender, então além dos treinos específicos, a bola parada da véspera também é voltada pro posicionamento defensivo. Além disso, em todas as rotinas em deixo um treino pra "coesão de equipa" (que pode ser também o "actividades comunitárias"), importante pra criar um forte entrosamento e conexão entre o grupo.
       
      Rotina de Posse

      (clique para ampliar)
      Essa daqui é a que especifica da forma mais incisiva minha filosofia dentro do grupo, o trabalho da posse. Geralmente é a que mais uso também, por motivos óbvios. Se por um acaso você não gosta ou o seu clube no save não pede esse tipo de estilo, aconselho a fazer alterações ou simplesmente deixar de usá-la.
      Obs.: aqui podemos debater a construção de outras rotinas, privilegiando outros estilos (contra-ataque, forte retranca, ataque mais vertical e etc, etc).
       
      Rotina 2J

      (clique para ampliar)
      Essa daqui é a que eu mais modifico após aplicá-la no meu calendário de jogos, até por isso deixei ela o mais básica possível. Os dois treinos 'S1' de véspera podem ser modificados de acordo com o adversário: se for um jogo que você quer o time atacando melhor, dá pra optar pela seção "mov. ofensivo"; já se for um jogo pra se fechar mais, dá pra optar pelo "formato defensivo". A seção "antevisão de jogo" é a única que eu não mexo.
      Já os treinos 'S2' estão setados no "descanso", mas dá pra mudar aqui também pelos treinos de bola parada, ofensiva e defensiva — a depender do adversário. Livres ou cantos, eu gosto de trabalhar de véspera nesse sentido porque pode ser o diferencial pro seu time vencer ou não uma partida, seja marcando, seja evitando gols assim.
      Por fim, os treinos no único dia que dá pra trabalhar sem riscos nessa semana "turbulenta" - aqui no caso setado é a sexta-feira - também podem ser alterados, dependendo do que você tá precisando aprimorar naquele momento, eu só não aconselho a mexer no treino "coesão de equipa", pra manter seu grupo coeso e entrosado.
       
      📌 INSTALAÇÃO E DOWNLOAD
      Pra instalar os treinos é molezinha, basta extrair os arquivos do arquivo .RAR disponibilizado para a pasta:
      📁 C:\[...]\Documents\Sports Interactive\Football Manager 2021\schedules
      (se não existir tal pasta é só criar!)
       
      ⬇️ DOWNLOAD (Mediafire servidor)
      SENHA PARA EXTRAÇÃO:
      ---
      Bom, é isso. O que eu tinha pra falar e postar tá aí, mas volto a reiterar: este NÃO É um pacote de rotinas de treino DEFINITIVO e ABSOLUTO, onde você baixa, instala e simplesmente a mágica acontece. Não esperem milagres, o intuito é contribuir com o conteúdo ao mesmo tempo que se absorve sugestões, palpites e críticas e usa isso pra aprimorar ainda mais o material, criando até quem sabe novas rotinas e etc e etc, ampliando o leque de opções.
      Mas pra isso conto com a colaboração de quem quiser se envolver e pitacar.
      Bons treinos, bons saves.
       
       
       
       
      p.s: um salve ao nosso querido @Masca, pioneiro nisso tudo aqui e criador do famoso "Masca Training", que por anos embalou os treinos da galera do FManager.
      p.s²: agradecimento ao @Henrique M. também pelo banner.
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Olá, pessoal.
      O @Ibarra, responsável pelo FManager Brasil Ultimate Update, decidiu que não iria mais dar continuidade ao seu trabalho no update oficial do FManager Brasil e nos sugeriu que repassemos a responsabilidade para o trabalho realizado pelo @adriano roberto no Brasil Update.
      O Adriano Roberto já foi nosso parceiro em um passado recente, e depois de algumas conversas e da certificação que esse era o desejo de todas as partes, incluindo o antigo dono do update oficial do FManager Brasil, temos orgulho em anunciar a parceria com o Brasil Update para ocupar rapidamente a lacuna que o FManager Brasil Ultimate Update deixaria. Vocês podem conferir o update no tópico abaixo:
       
       Além disso, gostaríamos de agradecer o Ibarra pelos serviços prestados recentemente e desejamos sorte para ele nas suas andanças futuras e que gostaríamos de dizer que a porta do FManager Brasil sempre estará aberta para novas parcerias.
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