Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Brazylijska magia


Danut

Posts Recomendados

On 8/28/2019 at 11:04 AM, marciof89 said:

Adoro quando o FM apronta dessas. O melhor é que você nem queria o cara no time e ele apronta isso. NICE hahahaha

Falando das atts anteriores, acho que fez boas contratações para a temporada. A do polonês de 26 anos eu não faria, mas você deu seus motivos e eu entendi no fim das contas.

Na liga não tem lá muita graça comentar pois sobrou e é pouco provável que alguém te faça frente agora (cof cof Legia).

Agora, na Champions ficou aquela sensação de injustiça, mesmo num grupo muito difícil. Fez um jogo épico que poderia ter sido vencido por qualquer um dos times, conseguiu 2 empates monótonos contra grandes equipes e perdeu os outros 3 de formas distintas (Real = azar, Leipzig = vergonha, United = esperado). Importante é que mostrou sua força, e é possível dizer que qualquer um dos 4 times desse grupo poderia se classificar se estivessem em outros grupos da Champions, inclusive você. Ideal seria a Polônia melhorar o coeficiente dela ou o Pogon aumentar a reputação, pra poder passar a ser terceira força dos grupos. Enfrentar vários times favoritos é complicado.

De resto, 2 taças, Bressan destaque do campeonato e uma possível limpa no elenco do Pogon. Será que deu ruim?

Rapaz, eu poucas vezes fico puto com diretoria e venda de jogador, mas essa do lateral foi foda. Se ainda fosse mais cedo na janela tudo bem, mas ter que se virar ali no fim dela complicou minha vida demais.

O Stolarski não é um grande jogador, de fato. Se não fosse polonês, não fardava no clube. Mas aí é o preço a se pagar pela nacionalidade. Se tivesse jogando totalmente livre nas contratações, seria fácil encontrar gente melhor.

Pois é, isso de enfrentar sempre três times que são fortes é bem foda. A gente tem que ter muita sorte com o grupo ou então vai sempre sofrer. Acho que o Pogon fez mesmo uma boa campanha na UCL, mas queria a classificação. É ruim ver ela tão perto e acabar sem nada.

Bressan destaque do campeonato só pode ser sinal de que o apocalipse está chegando. Aguarde o próximo capítulo.

 

On 9/15/2019 at 7:05 PM, Andreh68 said:

Ainda bem que o Celso Barros não é do seu Board! E que a nova diretoria não inventou de te demitir.

E aquele seu diretor que contrata bem foi o mesmo que te deixou com o Palito na mão? Já passei por isso na Champions, até pior, mas vc pode ficar tranquilo, seu grupo nem foi da morte, já foi do além mesmo.

Mas esses vareios do Legia são de assustar!

Quem é Celso Barros?

Eu não sei se a decisão de venda passa pelo diretor de futebol ou se é algo da presidência mesmo. É uma boa pergunta. Eu acho que é da presidência, aí o pobre diretor não pôde fazer muito.

O grupo era muito complicado, mas fiquei frustrado em cair da forma como aconteceu. Ainda mais por ter sofrido nas mãos de jogador que nem no clube era para estar. Mas bem, coisas da vida.

Também fiquei assustado com os resultados com o Legia. Tudo bem que eles são o time mais forte do país tirando o Pogon. Mas a gente era pra estar um nível acima já. Não dá pra levar cinco dos caras. E levamos isso duas vezes (numa delas com empate, é verdade, mas ainda assim levamos cinco gols). Tem algo errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ZxcYuZuryZ_Q7ixvE3VlXxpMWqyIgiWHQnWC7QYF

S07 E01 - Dusan quem?

Olá pessoal. Depois de mais um título da liga e da copa, é hora de dar início à sétima temporada do save. Como já adiantei no último post, a janela teve bastante dinheiro passando por Szczezin. Na sequência, veremos o que mudou para essa nova temporada.

 

Expectativas

xTMR5InanW06ghmdzoRzvXc5OFig_f_vkAX_5I7y

As expectativas da diretoria continuam as mesmas. O que mudou - e muito - foi o tamanho do orçamento. De um total de 24 milhões de euros a serem distribuídos entre salários e transferências no último ano, pulamos para 61 milhões nessa temporada. Parece que a nova diretoria é mais liberal com o gasto de dinheiro. Mas como o treinador continua sendo mão de vaca, não deve ter grande impacto.

 

Elenco

26nPQGQvM9kJRqNwkhNq7rKhyYUCwD8LKcPc8CHF

Já de cara, é preciso deixar claro que o maior medo do torcedor do Pogon não se concretizou: Carlos Antônio continua jogando pelo clube. A grande venda da temporada foi Dusan Papaz. Se alguém leu essa parte e pensou "quem?", é porque Papaz ficou no clube apenas uma temporada. Embora tenha jogado muito bem, não deu tempo dele se tornar uma figura icônica por aqui. O mesmo não ocorre com outras figuras como Raphael Guzzo, Diego e Sebastian Rudol, que tiveram mais tempo de clube e já eram queridinhos da torcida. Mas falarei com mais detalhes de todas as movimentações na sequência, quando analisaremos todas posições.

Em termos gerais, vale destacar que essa foi a janela onde mais gastamos. Os 28 milhões apresentados ali incluem já a janela de inverno, mas mesmo sem ela superamos por muito os 15 milhões do recorde anterior - muito por conta dos quase 20 milhões que pagamos em um só jogador. Ainda assim, conseguimos nosso maior lucro da história, já que as vendas atingiram números quase estratosféricos para uma equipe do tamanho do Pogon. Saímos da janela com praticamente o dobro de dinheiro no caixa do clube. Em relação aos brasileiros, aumentamos em três o número deles no elenco - são agora doze, o maior número desde que comecei o save.

 

Goleiros

wu-PUrKQD-4Lh9_KaFCjIu5ex0kQFJeylyqDmJ0y

Sem mudanças no setor. Aqui o interessante é ver até onde pode ir Cristiano Martins. Por enquanto o goleiro de 21 anos, que já é um dos destaques do clube, ainda está evoluindo.

 

Laterais direitos

DuALizwkd5k5w8vC9sbaNM9IiG3pGf93v_nXkEEb

Sebastian Rudol, o jogador que nunca erra pênaltis, pediu para deixar o clube por não ver perspectivas de ser titular. Devemos bastante ao jogador. Zagueiro de origem, se viu improvisado na posição mais problemática do save. Foram seis jogadores passando pela lateral direita do clube sem que ninguém conseguisse se firmar, até que Rudol chegou e deu estabilidade à posição. Ao mesmo tempo, é preciso ser realista e reconhecer que lhe faltam os atributos para ajudar o clube a atingir o próximo nível. Assim, concordei com seu pedido de saída. Esperava conseguir uma proposta melhor, mas no fim me vi obrigado a aceitar apenas um milhão de euros pelo jogador - pagos pelo Jagiellonia no último dia da janela. Durante o save, Rudol fez 197 jogos pelo clube. No todo, foram dez anos no Pogon.

Para substituí-lo, meu plano era trazer um lateral brasileiro. Mas como não podia abrir espaço para mais um extra-comunitário, as opções estavam muito limitadas. Ao mesmo tempo, não queria gastar muito na contratação de um jogador de outro país europeu. A solução foi o empréstimo de um velho conhecido da torcida. Zdenek Kudela passou seis meses no clube em 2020 - contratado por 2 milhões junto ao Slavia Praga, saiu na janela seguinte por quase 5 milhões para o Milan, um recorde financeiro para o Pogon da época. Como tantos outros que chegam a clubes de elite, Kudela não foi capaz de dar o salto. Agora tem a oportunidade de retomar sua carreira. Para o Pogon, é uma opção barata para a reserva de Stolarski, e que não deve precisar de tempo para se adaptar.

 

Laterais esquerdos

7PzpeFckxXubwd8LwfS3gAiYgD4RphztDzf26q-G

Cajú e Palito me decepcionaram bastante na última temporada, mas vão ter sua segunda chance pela falta de opções melhores. O interessante aqui é que Cajú obteve a cidadania polonesa, deixando de ocupar uma vaga para jogador extra-comunitário. Aliás, a cidadania europeia fez o interesse pelo jogador aumentar muito, e tive até dificuldades em segurá-lo no clube. Isso é um dos desafios do save: transformar brasileiros em cidadãos europeus é fundamental para poder utilizar um maior número de jogadores, mas isso também atrai o interesse de clubes com mais dinheiro e reputação.

 

Zagueiros

8qUaYoCX1RXsa6IRqA1n7jOup5Plhqdm2V9oBcnC

É um tanto irônico que um save que quer se inspirar na veia ofensiva do futebol brasileiro tenha como primeiro setor exclusivamente falante de português a zaga, mas é o que acabou acontecendo.

Como já havia comentado anteriormente, Sebastian Walukiewicz acabou assinando um pré-contrato enquanto eu lidava com o embargo de transferências imposto ao Pogon, e assim foi embora para o futebol espanhol. Nessa segunda passagem pelo clube, o garoto fez 55 jogos.

Além dele, quem deixou o clube foi o titular da seleção polonesa Pawel Dawidowicz. O jogador teve boas atuações no clube, mas Formiga e Cardoso são melhores e mais novos - e, assim, levam vantagem na briga pela titularidade. Até queria manter Dawidowicz como um reserva de luxo, mas não sou louco de recusar uma proposta de 10 milhões de euros por um defensor de 28 anos. Contratado por apenas 825 mil euros, o zagueiro fez 64 jogos pelo clube em duas temporadas.

Para compensar as saídas, incorporei três jogadores novos ao elenco principal. O primeiro deles já era do Pogon. Kaíque Rocha foi contratado há três temporadas, mas sempre esteve emprestado. O que vale destacar é que sempre fiz questão de emprestá-lo a outros clubes do país. Com isso, o atleta brasileiro tem agora nacionalidade polonesa, tornando-se uma boa opção de banco.

Os outros dois atletas chegaram nessa janela do Brasil. A estrela é Badé, que se tornou nossa maior contratação da história - e com enorme distância. Enquanto o recorde anterior era de 6,75 milhões (pagos ao Corinthians por Alemão), Badé chegou do Palmeiras por 20 milhões. É um valor altíssimo para um zagueiro sem cidadania europeia e que nem sequer será titular nesse primeiro momento. Mas como dinheiro em caixa não é problema para o Pogon nesse momento e o jogador tem enorme potencial, resolvi arriscar.

O outro contratado foi uma aposta de menor valor. Vindo do mesmo Palmeiras, Henrique Rissardo custou 700 mil euros. Vai complementar o nosso banco, e a partir daí vemos o que pode mostrar. 

 

Meio-campistas

qEWLlLTQ5c1JIC4rD_Fv99nKzXzNRVTq3kmb_ZA9

Aqui tivemos a primeira perda realmente significativa da janela. Raphael Guzzo foi o pilar central de nosso meio campo nos últimos três anos. Quando o Celta de Vigo ofereceu cerca de 12 milhões para levá-lo, fiquei em dúvida. Acabou pesando o fato de que o jogador já tem 28 anos, de modo que achei melhor lucrar com uma venda agora.

Além da saída de Guzzo, quem também deixou o clube foi o trio de jogadores formados na base do Pogon: Jabuk Piotrowski, Sebastian Kowalczyk e Dawid Kort. Todos pediram para sair por não enxergarem mais perspectivas de titularidade. Piotrowski era a grande promessa do clube quando assumi o cargo, mas tive muitas dificuldades em encontrar uma posição onde ele mostrasse seu futebol. Nos dois últimos anos conseguiu jogar bastante bem, de modo que se despede do clube em alta. O atleta fez 177 jogos com a camisa do Pogon. Kowalczyk sempre foi um jogador consistente - nunca a grande estrela, mas sempre fez sua parte. Um ano mais novo, jogou um pouco menos do que Piotrowski: 147 vezes. Já Dawid Kort foi o grande nome do clube nas temporadas iniciais do save. Eleito duas vezes o melhor atleta da Ekstraklasa, sua importância foi diminuindo conforme o clube atingia novos patamares. No save, foram 178 jogos pelo clube, com 54 assistências e 22 gols.

Para repor as saídas - especialmente a de Guzzo -, efetuei três contratações e uma mudança interna. O coreano Song Hyun-Joon chega por empréstimo do PSG para ser o centro criativo da equipe. Ele é um jogador de muita qualidade. O único problema é que é extra-comunitário, o que pode acabar resultando em dificuldades de escalação no âmbito nacional.

Sabendo dessa possível dificuldade com a nacionalidade de Song, resolvi contratar Luizão. Embora fuja um pouco de meu perfil normal de contratações por ter já 25 anos, Luizão é um jogador razoavelmente técnico e com melhor capacidade defensiva do que as demais opções - outro ponto que pesou na decisão de contratá-lo, já que senti que meu meio campo era por vezes muito leve na marcação. Paguei um milhão de euros pelo brasileiro do Braga.

Meu plano inicial era finalizar o setor com o reposicionamento de Matheusinho. O meia ofensivo passou a treinar para atuar um pouco mais recuado, e funcionou bem por ali. O problema é que os outros meias ofensivos do clube são todos extra-comunitários, e logo ficou claro que Matheusinho ia precisar jogar por lá com mais frequência do que eu gostaria. Assim, optei por trazer uma última opção para o meio de campo. Trata-se de Iulian Todoran, um jovem romeno bastante técnico. Paguei 2 milhões pela contratação do garoto de 19 anos.

 

Meias avançados

Pzbdr4f65dvgXT8ERT2U_V2YzuaOhhhoGg1GD1YA

Aqui tivemos a saída de Diego. O brasileiro foi originalmente contratado para jogar pela ponta direita, mas teve seus melhores momentos depois de deslocado para a parte central. Nessa última temporada, porém, fiquei um tanto decepcionado com o que ele mostrou nos jogos importantes - justamente onde precisaria do atleta de 26 anos. Embora tenha atuado muito bem nos jogos locais, não havia sentido deixar Diego tirando espaço dos garotos se eles estão jogando melhor na hora que importa. Assim, liberei o jogador ao Santos por 3,4 milhões de euros. Contratado por 200 mil euros, Diego jogou 116 vezes em quatro temporadas, marcando 38 gols e dando 40 assistências.

 

Pontas direitos

qHNhJWc47CDz8DtHoYSb2Arqh1lSz80y9JOTATeo

O Dortmund passou a janela inteira tentando a contratação de Dusan Papaz. Eu não tinha a menor intenção de vender o sérvio. Sua temporada de estreia no Pogon foi muito boa, e com apenas 21 anos ele certamente poderia ajudar o clube por um bom tempo ainda. Só que aí, no último dia da janela, parece que o desespero bateu no clube alemão. Eles simplesmente jogaram um caminhão de dinheiro pra cima de nós. Foram QUARENTA E CINCO MILHÕES DE EUROS oferecidos para levar nosso atleta. Para contexto: nossa maior venda até aqui era de 12 milhões - e já era a maior venda do futebol polonês. Os 45 milhões eram simplesmente irrecusáveis.

O problema da situação é que o desespero do Dortmund passou para o nosso lado. Afinal, Papaz se despedia do clube com poucas horas para o fechamento da janela. Sem tempo para observar jogadores, o ideal era trazer alguém que já fosse conhecido. E, para minha sorte, o jogador ideal estava disponível: Rodrigo Conceição foi o melhor jogador do último ano da Ekstraklasa, quando atuou emprestado pelo Lechia Gdansk. Mesmo com as ótimas atuações no futebol polonês, não conseguiu convencer o Benfica de sua utilidade. O clube português pediu apenas 675 mil para liberá-lo ao Pogon. Conceição não tem a mesma qualidade de Papaz, mas para um negócio de último dia considero que foi bem positivo. O mais engraçado é que no mesmo dia ainda recebi propostas de clubes interessados no empréstimo do jogador, e que por um ano de empréstimo pagariam mais do que paguei para contratá-lo.

Dusan Papaz fez 41 jogos pelo clube, marcando 17 gols e dando 20 assistências. Uma curiosidade é ver o impacto salarial de sua mudança para o Dortmund. Enquanto o Pogon pagava 350 mil euros anuais ao jogador, o Dortmund passou a lhe pagar oito milhões. Isso mostra a defasagem salarial do Pogon - e é uma das nossas dificuldades no mercado, já que precisamos contratar gente que pela qualidade poderia estar ganhando muito mais dinheiro em outro lugar. O jeito é encontrar os garotos antes que os clubes grandes botem o olho em cima. Foi o que aconteceu com o próprio Papaz: o rapaz foi contratado pelo Pogon por apenas 850 mil euros, e um ano depois nos rendeu toda essa grana.

 

Pontas esquerdos

5rzS82RiddRbPQDIG3GjL57B3_xN6CHRacczpziO

Sinan Kurt e Mikolaj Kwietniewski. Como sempre.

 

Atacantes

46wmPxa10RrmF2jq2Vj_Xy0vD0bNeM5jjn3ueb83

Dawid Kurminowski saiu de graça para o Stal Mielec. O atacante polonês havia sido contratado por 1,3 milhão de euros junto ao Lech Poznan em 2019, mas fez apenas sete jogos no clube. Emprestado por três temporadas, nunca conseguiu se desenvolver. É a maior perda de dinheiro que tive até o momento.

De resto, não tivemos mudanças. Vale destacar que Carlos Antônio obteve a cidadania polonesa, liberando a vaga de jogador extra-comunitário.

 

Champions League

Até agora, eu encerrava o post de apresentação do elenco com o jogo da Supercopa da Polônia. Esse ano, porém, decidi mudar um pouco as coisas. Há um limite de quantas vezes se pode dizer que venceu a Supercopa antes de ficar absolutamente tedioso. Esse ano jogamos ela com um jogador a menos por metade do jogo, e ainda assim vencemos com facilidade. Desse modo, decidi que ela só voltará a ser mencionada por aqui quando as coisas saírem do normal - ou seja, quando o Pogon for derrotado.

No lugar da Supercopa, vou trazer aqui o confronto de play-off da Champions League. Esse ano, o nosso adversário foi o FC Kobenhavn. No primeiro jogo, na Dinamarca, conquistamos um empate nos minutos finais depois de estar por duas vezes atrás no placar.

UXEJMrm_dN53-iYL1tdVKiHMj2erthlUY0KOoKb9

Se no jogo de ida o Kobenhavn teve um jogador expulso já nos minutos finais, no de volta eles resolveram se adiantar e levar um vermelho já aos 37 de jogo. Mesmo com um homem a mais, porém, fizemos um jogo bastante nervoso. O alívio veio somente a dez minutos do final, quando Sinan Kurt aproveitou uma sobra de bola no canto da pequena área para encher o pé.

kQc5PkbmQCSJIWAZAgZuj_cBEE7PJnV2UUKzE0kC

Para a fase de grupos, fomos colocados junto ao Atlético de Madrid, o Leverkusen e o Benfica. Se fosse na vida real, eu diria que é um grupo bem mais fácil do que os últimos que enfrentamos. Mas no FM a coisa é um tanto mais complicada: o Atlético é o atual detentor do título da Champions, e o Leverkusen levantou a taça um ano antes. O mais provável, portanto, é que o Pogon fique apenas na briga pelo terceiro lugar.

Q0KTSyX0eLMeP_O1BzA-aIoIHvDYofoKp6_bSCSW

 

Notícias gerais

Fechamos duas novas parcerias para o clube: com o Lyngby BK, da Dinamarca, e o NK Celje, da Eslovênia. Ao todo, temos agora seis parcerias diferentes. O número já foi mais alto, mas a diretoria volta e meia encerra alguma parceria sem me dar explicações. 

bn-Td8IxSNeWzi3Y3EPPeSL8yNLwubi_XPlkQm9D

Também aproveitei a intertemporada para cuidar de uma parte que havia negligenciado nos últimos anos: o staff do clube. Contando saídas e entradas, foram nove movimentações. Assim como para os jogadores, tento dar preferência aos brasileiros. O principal nome é Flavio Tanajura, que fez carreira como jogador do Vitória nos anos 90 e 2000, e será nosso novo treinador do time B.

Por fim, fizemos também novas melhorias no orçamento de treino para jovens e no recrutamento de jogadores. Infelizmente tem sido bem difícil negociar esse tipo de coisa com a diretoria do clube, que está mais interessada em gastar dinheiro na contratação de jogadores do que desenvolver os seus próprios. Mas na briga para ver quem é mais cabeça-dura, se treinador ou presidente, estou levando vantagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pogon ficando rico para alegria do manager econômico! Mais algumas dessas e o time vai contratar para subir esse degrau.

Grupo pesado na Champions, pelo que você relatou sobre os vencedores anteriores. O negócio vai ser tentar surpreender.

Bom jogo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 hours ago, LuisSilveira said:

Pogon ficando rico para alegria do manager econômico! Mais algumas dessas e o time vai contratar para subir esse degrau.

Grupo pesado na Champions, pelo que você relatou sobre os vencedores anteriores. O negócio vai ser tentar surpreender.

Bom jogo!

Pior que nem sei se esse dinheiro vai nos ajudar tanto. Tipo, permite fazer apostas como o Badé, 20 milhões num garoto reserva que não temos certeza se vai se pagar. Mas os grandes limitadores para o clube são a questão de reputação e a questão da nacionalidade. Mesmo entre as jovens promessas nem todas aceitam negociar conosco, e aí ainda tem o problema de que brasileiros são extracomunitários, o que dificulta bastante essa parte.

Não que eu esteja reclamando, é exatamente o que eu queria, mas por essas questões o dinheiro acaba ajudando menos que em outros saves.

O grupo é complicado mesmo. O Leverkusen nos últimos sete anos sempre ficou nas duas primeiras posições da Bundesliga, eles não são pouca coisa.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ZxcYuZuryZ_Q7ixvE3VlXxpMWqyIgiWHQnWC7QYF

S07 E02 - Classificação heroica!

Na última atualização falamos sobre as mudanças no elenco do Pogon. Jogadores que nos acompanharam por (quase) todo o save deixaram a equipe, mudando bastante a nossa cara, especialmente no meio de campo. Agora é hora de ver se o novo Pogon conseguiu se impor diante de adversários duríssimos no nível internacional. E, claro, falar também sobre a liga.

 

Ekstraklasa

CFd1tUqrJe2IOI2qCVWEqA-iRFBrm8-AN0OXQgL3

Dezoito vitórias, uma derrota. E foi uma derrota doída: depois de chegar ao intervalo vencendo por dois, assistimos à virada do Legia  - com direito a gol no último lance de Jakub Lukowski, ex-jogador do Pogon.

O mais bizarro do jogo com o Legia foram as lesões. Com nove minutos, perdemos o ponta direito Kamil Jozwiak. Em seu lugar entrou Rodrigo Conceição. Doze minutos depois, precisou sair também. Na segunda etapa foi a vez de Alemão: o meia ofensivo entrou, jogou dez minutos e já saiu de novo, nos obrigando a encarar mais de vinte minutos de partida com dez homens.

cacBuTnjA4hmXQCedHHhui3S2w54OVCLcLJwpEE2

Quando joguei a partida, fiquei absolutamente furioso com a arbitragem, que não deu sequer um cartão amarelo para o time da capital. Prova de que a federação é mesmo corrupta, pensei eu. Foi só algum tempo depois que resolvi olhar os lances que resultaram nas lesões de meus jogadores: os três se machucaram sozinhos, simplesmente correndo em campo. Aí não tem como culpar o adversário mesmo. No máximo, o gramado deles.

Além do jogo do Legia, destaco o bizarro gol contra a nosso favor no jogo com o Wisla Krakow. A jogada em si já é muito esquisita. Fica pior quando consideramos que o jogo creditou o gol ao goleiro.

6847eb033618d5c03a2eb18835f9c508.gif

E o mais bizarro de tudo: no gif não fica tão claro, mas essa bola não chegou nem perto de passar a linha.

 

Classificação

nbPdjLOyLkp3hsNgQYclQsgU9oOAYLd9_gbS4N8L

60 gols marcados é nosso melhor desempenho ofensivo para essa parte do campeonato. A defesa também está muito bem - ainda que os treze gols sofridos fiquem atrás dos onze da última temporada. Com essa campanha, era de se imaginar que o Pogon lideraria com folga. O Legia até tenta - o time da capital faz campanha muito acima do restante dos adversários. Mas não é suficiente para nos acompanhar.

 

Liga dos Campeões

Abrimos a fase de grupos recebendo o Benfica. Teoricamente o jogo mais fácil, de modo que era fundamental conseguir a vitória. Na hora de definir a escalação, tive grandes dúvidas sobre quem colocar na ponta direita: Jozwiak, já mais adaptado ao clube, ou Conceição, que havia jogado só uma vez desde sua chegada. Fui de Conceição. O português pagou a confiança com uma excelente atuação e duas assistências perfeitas.

No segundo jogo, enfrentamos o Atlético de Madrid de Jorge Jesus. Abandonando por completo o estilo de seu antecessor, Jesus escalou a equipe em um 4-2-4. Mesmo assim, a partida foi incrivelmente monótona. Não que eu estivesse muito incomodado com isso. Gosto de ver o Pogon jogar pra frente, mas diante do atual campeão eu aceitaria um empate sem gols sem pensar duas vezes. Ainda mais depois que tivemos Palito expulso, aos 80 minutos. Só não contava com o gol de Luís Filipe (não confundir com o Filipe Luís, esse é treinador do Baré agora) no último lance da partida - justamente nas costas de Kwietniewski, que teve que ser improvisado na lateral depois da expulsão. Em outras palavras: pelo segundo ano consecutivo, Palito faz a equipe perder pontos importantíssimos no âmbito internacional.

YHWDS8olNaQm4R3UDV49hPEBIOKzPtIqEcpXZMVo

Encerramos o primeiro turno do grupo com a visita do Leverkusen. Um adversário que já seria duríssimo em qualquer situação. Para piorar, o jogo foi pouco depois de enfrentarmos o Legia na liga - quando tivemos os três lesionados. Aí ficou muito complicado. Curiosamente, os números dizem que o jogo foi muito equilibrado em termos de chances. Mas jamais tive a impressão de que poderíamos vencer, e o placar reflete a inferioridade que vi em campo.

AEBPvJl-rEHXZpxEtVuWmYlnnyOgyeF37FohD2Pg

Viajamos para a Alemanha ainda desfalcados, de modo que a expectativa era apenas evitar outra goleada. Expectativa que começou a ser frustrada logo aos cinco minutos de jogo, quando Cardoso não gostou do drible que levou e deu um carrinho por trás dentro da área. Pênalti e cartão vermelho. Aos nove minutos, o Leverkusen marcou o segundo. Aos dezesseis, cometemos uma segunda penalidade. Dessa vez, porém, Martins salvou a cobrança de Passlack, mantendo "apenas" o 2 a 0.  Dois minutos depois, Carlos Antônio fez ótima jogada para diminuir o prejuízo.

0c57ada14bbed42f2df4d311c7d0ae23.gif

Com dez homens e contra uma equipe muito mais forte, nossas chances de atacar não eram muitas. Quando muito, havia a bola parada. E foi com um escanteio que chegamos ao empate no minuto 30. No resto da primeira etapa, só seguramos a pressão alemã.

Voltando do intervalo, o impossível: Carlos Antônio conseguiu um ótimo desarme no meio de campo e praticamente repetiu a jogada do primeiro gol. Passe para Luizão, movimentação para receber na frente, corrida para bater a marcação e uma bomba da entrada da área para passar pelo goleiro. Com dez homens, o Pogon Szczecin marca três em cima do semifinalista da última Champions (e campeão do ano anterior).

c32c0bde2c5989dc10106ea3c574bd95.gif

Minha alegria nesse momento ainda era contida. Fizemos um milagre, mas ainda seria preciso segurar a vantagem por meia partida. Surpreendentemente, mesmo com toda a pressão dos donos da casa minha equipe estava jogando muito bem. Só que aí fomos vítimas de um roubo HEDIONDO. Em bola cruzada para a área Munir se jogou de forma absolutamente tosca na frente do zagueiro. E o filho da puta do juiz marcou o TERCEIRO pênalti contra o Pogon.

03c0d17fdfec92d0ec2fdf58318aa265.gif

O Leverkusen trocou o batedor e, contrariando o dito popular, o pênalti mal marcado entrou. Tudo empatado. Jogando contra onze jogadores e o juiz, só nos restava esperar o apito final. A pressão foi tanta que chegamos a atuar por dez minutos em modo "contenção". Para ter uma ideia do que isso significa: há pelo menos três temporadas que minha equipe não utiliza qualquer mentalidade abaixo de "atacar", independentemente da situação ou adversário. Mas a essa altura valia qualquer coisa. Inclusive abandonar toda nossa filosofia de jogo. Seguramos o empate. Um resultado absolutamente heroico, e que só não foi ainda maior porque o juiz se vendeu na cara dura.

IGttqfvEzglETGeP4D-QWYXEEKfeC3R5uyqxBxCy

Na ressaca desse épico, fizemos um jogo bem fraco contra o Benfica. Mal chegamos ao ataque, mas aproveitamos um erro na saída de bola do adversário para colocar a bola na rede. O Benfica teve um dia de má pontaria, e quando acertou o alvo meu goleiro apareceu para salvar. Com o resultado, garantimos a vaga na Liga Europa. Mas eu queria mais. Precisava derrotar o Atlético por dois gols de diferença.

liwkjaotKjEznJizF3LM78Ym5gOhFAvnvp27VAdG

Apesar de inflamar a torcida com um gol logo cedo, a verdade é que foi um jogo bastante ruim de ambos os lados. A ação ficou para os minutos finais. Aos 89, um contra-ataque do Atlético deixou Griezmann no mano a mano com meu goleiro - o chute colocado saiu raspando a trave. No lance imediatamente seguinte, foi a nossa vez. Alemão recebeu na frente de Oblak. Ao contrário de Griezmann, o meia ofensivo apostou no chute forte. A bola foi em cima do goleiro, mas voltou. Com o goleiro caído, ficou fácil. Dois a zero. O Atlético ainda teve outra chance enorme faltando 30 segundos pro apito final, mas a bola passou ao lado do alvo novamente. A classificação é nossa...

MTi5V20iO5QIlJYPMPuRDgfMxfmU67M_ZxU3Woso

... ou não.

Eu sinceramente fiquei um bom tempo sem entender o que aconteceu. Na soma dos dois jogos marcamos dois gols no Atlético e levamos apenas um. Pensei que a explicação estaria no fato de que houve um empate triplo em pontos – algo que realmente muda os critérios de classificação e eu não havia prestado muita atenção. Mas olhem as regras da competição:

b6cE_waJVQLSutE5iAj1tHX6QzXPeKUPAk3jGNNw

Saldo de gols: Pogon 1, Atlético 0.
Gols marcados: Pogon 9, Atlético 6.

Gols marcados fora: Pogon 4, Atlético 1.

Bug? Bem, depois de mais pesquisar, descobri que não... O que não está escrito nas regras do FM é que em caso de empate triplo os critérios de desempate levam em conta apenas os resultados entre as três equipes. O Atlético venceu uma contra o Pogon e outra contra o Leverkusen. Nós vencemos apenas uma contra o Atlético – a maior parte de nossos pontos veio contra o Benfica.

Eu não tenho nem palavras para descrever a minha decepção nesse momento. De consolo, fica apenas que não havia o que fazer nesse último jogo. Mesmo que soubesse o formato correto das regras, nada que o Pogon fizesse agora mudaria a situação. Perdemos a vaga por conta da expulsão de Palito no primeiro jogo e do assalto sofrido contra o Leverkusen.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Brazylijska magia - Classificação heroica! [atualizado em 29.09]

A derrota para o Legia teve uma dose extra de drama  com esse evento bizarro de lesões, e por interromper uma sequência positiva, felizmente, não afetou a continuidade do domínio da equipe.

O Pogon gosta de fortes emoções, mas ligou o modo hard contra o Atlético com esse gol no final, o gol da classificação. Faltava saber classificar para o que

Aí vem esse critério aí nas entrelinhas que foi realmente um balde de água fria. Conforta saber que a equipe fez o que poderia fazer na última partida. Acho que só resta ganhar a Liga Europa só de raiva haha. Pra cima deles!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 hours ago, Jirimias said:

A derrota para o Legia teve uma dose extra de drama  com esse evento bizarro de lesões, e por interromper uma sequência positiva, felizmente, não afetou a continuidade do domínio da equipe.

O Pogon gosta de fortes emoções, mas ligou o modo hard contra o Atlético com esse gol no final, o gol da classificação. Faltava saber classificar para o que

Aí vem esse critério aí nas entrelinhas que foi realmente um balde de água fria. Conforta saber que a equipe fez o que poderia fazer na última partida. Acho que só resta ganhar a Liga Europa só de raiva haha. Pra cima deles!

Na liga é difícil que o time perca o domínio, mesmo com um jogo tipo esse com o Legia. O que mais complicou foi que perdemos os jogadores para a UCL também. Se tivesse algum ponta direito no elenco ao menos poderia ter feito algo a mais contra o Leverkusen, por exemplo.

O gol no final contra o Atlético foi da classificação só na minha cabeça né? Porque pra Liga Europa já estava classificado antes. Mas eu realmente achei que ia levar a vaga pra sequência da Champions. Comemorei que nem um retardado, só pra depois descobrir que não nos classificamos. Tá na lista das minhas maiores decepções com o FM. Talvez a maior de todas. Muito pior do que levar gol no último lance, porque aí ao menos é no jogo ainda. "Perder" a vaga depois do fim do jogo é horrível.

Um título da Liga Europa seria ótimo. Mas acho que não temos chances, tem muito time bom que disputa ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah não acredito que você caiu pra UEL por causa de um critério de desempate que quase parece sorteio, que triste, puta merda. Mas pelo menos venceu o Atlético de forma bem dramática, o que foi interessante para ver a que pé está o time.

Agora, no campeonato não tem muito o que falar, né? Poderia até citar que perdeu para o Legia e tal, mas putz, quem liga? 7 pontos de diferença pra eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minute ago, marciof89 said:

Ah não acredito que você caiu pra UEL por causa de um critério de desempate que quase parece sorteio, que triste, puta merda. Mas pelo menos venceu o Atlético de forma bem dramática, o que foi interessante para ver a que pé está o time.

Agora, no campeonato não tem muito o que falar, né? Poderia até citar que perdeu para o Legia e tal, mas putz, quem liga? 7 pontos de diferença pra eles.

Eu também não acreditei quando aconteceu. O pior é que esse critério obscuro aí nem sequer aparece escrito no jogo, nada da regra no jogo me fez sequer sonhar que importariam os resultados contra os dois outros clubes empatados em pontos. Foi muito frustrante, das piores sensações que já tive ao jogar FM. Ainda mais logo depois daquela vitória foda sobre o Atlético que (na minha cabeça) nos dava a classificação no último lance praticamente. Bem, agora só resta jogar a UEL e torcer pro Atlético ser goleado na próxima fase (só de raiva).

A liga polonesa não tem mais desafio. Podemos até perder um jogo ou outro, mas ao longo de 37 rodadas a gente vai superar os adversários sempre. Acaba sendo mais uma forma de rodar o elenco, desenvolver os garotos e tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caceta!

To extremamente revoltado com esse regulamento. Espero que a EL seja mais frutifera. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando...

Passou dos 100 pontos no Polonesão e bateu recordes pra todo lado. Ainda não perdeu o principal jogador.

Nesse última... meu Deus, que desclassificação tenebrosa e desmoralizante. Eu lembro que tive uma mesma sensação quando comandei a seleção da Albânia, fizemos o quase impossível pra pegar uma vaga na repescagem nas eliminatórias pra Copa, apenas pra quando acabar tudo descobrir que não ia ter repescagem naquela edição e tudo ter sido pra nada. Fiquei tão frustrado que até me demiti.

Mas quem sabe foi um male vindo pro bem, afinal a Liga Europa é bem mais acessível ao Pogon, e quem sabe não surpreende bastante por lá.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 hours ago, jeanslay said:

Caceta!

To extremamente revoltado com esse regulamento. Espero que a EL seja mais frutifera. Boa sorte.

Eu também, eu também...

Acho que temos chance de avançar algumas fases na UEL, a depender do sorteio. Mas quando pegar os ingleses ou espanhóis vai complicar.

 

14 hours ago, Lanko said:

Atualizando...

Passou dos 100 pontos no Polonesão e bateu recordes pra todo lado. Ainda não perdeu o principal jogador.

Nesse última... meu Deus, que desclassificação tenebrosa e desmoralizante. Eu lembro que tive uma mesma sensação quando comandei a seleção da Albânia, fizemos o quase impossível pra pegar uma vaga na repescagem nas eliminatórias pra Copa, apenas pra quando acabar tudo descobrir que não ia ter repescagem naquela edição e tudo ter sido pra nada. Fiquei tão frustrado que até me demiti.

Mas quem sabe foi um male vindo pro bem, afinal a Liga Europa é bem mais acessível ao Pogon, e quem sabe não surpreende bastante por lá.

Era de se imaginar que a equipe uma hora atingiria esse patamar no polonesão né. Mas veio um pouco antes do que eu esperava. Muito por conta do Carlos Antônio. Por isso fiquei muito feliz de segurar ele - ainda que volta e meia tenha que dar uma gerida nos ânimos sobre ir para um clube maior.

Essa tua da Albânia foi muito semelhante, então tu sabe bem o que é a sensação de se "classificar" em campo pra depois descobrir que na real não levou nada. Aqui não dá pra pedir demissão (dentro da proposta do save, ao menos), mas vontade de mandar tudo à merda deu.

Eu acho que paramos na UEL quando pegar um time inglês ou espanhol. Mas veremos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gXmyn6Nlx9D_xvktrECVVLuibdOhFM65IjWLesRc

S07 E03 - Se não podes vencê-los, lesione-os

Na última atualização vimos que a vaga para a sequência da UCL acabou escapando graças a critérios obscuros de desempate triplo. Com isso, iniciamos o segundo semestre disputando a fase eliminatória da UEL. No post de hoje vamos também falar sobre os jogos da Copa da Polônia e as movimentações na janela de meio de temporada. O segundo semestre da liga ficará para o próximo post.

 

Transferências

wD_Mp2NJtWemTVYmXG39IK2VK3Hf2qae0U9SwQ2C

Uma temporada e meia atrás, o Hoffenheim ofereceu 15 milhões de euros pelo meu lateral esquerdo Bruno Novas no último dia da janela. A diretoria aceitou a oferta, me deixando como única opção chamar Palito às pressas de seu empréstimo. Agora, o mesmo Hoffenheim resolveu fazer outra oferta de último dia de janela, justamente por Palito. Diferentemente do primeiro caso, agora eu ri sozinho ao ver a oferta. Com atuações terríveis em nível continental, Palito é o principal responsável pela não classificação do clube nas últimas duas edições da UCL: em um ano, entregou a bola para o atacante do Real Madrid ao tentar recuar para o goleiro; em outro, foi expulso de maneira idiota contra o Atlético de Madrid, deixando o buraco que levaria ao gol deles no último lance.

Se esportivamente Palito foi bem mal no clube, ao menos nos rendeu uma boa grana. Pagamos apenas 95 mil euros pelo jogador, que agora sai por quase 9 milhões. Eu duvido que ele seja uma opção melhor para o clube alemão do que foi Bruno Novas, que já não deu certo (o Hoffenheim passou ele adiante depois de atuar só dezesseis vezes e por um sexto do preço que nos pagaram). Mas isso já é problema deles.

Nas entradas, chegaram dois novos laterais brasileiros. Tite foi o jogador que encontrei justamente para a posição de Palito. Ele é um lateral mais defensivo, mas com resistência para correr toda a lateral do campo - precisa apenas melhorar um pouco seus atributos ofensivos. Paguei 2,1 milhões de euros ao Santos pelo jogador de 18 anos. Sergio Henrique chega como opção para o lado direito. Também com 18 anos, o antigo homem do Cruzeiro não tem nenhum grande destaque nos atributos, mas pode vir a ser um bom all-rounder.

 

Puchar Polski

Iniciamos a competição visitando o GKS Katowice, da segundona. Levamos um susto logo aos 23 minutos, mas conseguimos a virada ainda antes do intervalo. No segundo tempo pouco aconteceu, mantendo-se o 2 a 1 a nosso favor.

No segundo jogo, outra equipe da I Liga: o GKS Belchatow. Dessa vez, porém, acabei utilizando a equipe titular, pois os reservas já haviam jogado quatro dias antes e jogariam novamente três dias depois (enquanto que os titulares só teriam jogo uma semana depois, pela UCL). O resultado foi a maior goleada da história da competição.

95w8i1IjoyOcGhf_3l_t45RqVDGMBUUqN8S0KKsL

Apesar do atropelo, é preciso elogiar a coragem do adversário. Perdendo por seis gols, o Belchatow resolveu vir para cima, chutou mais vezes do que minha equipe na segunda etapa, e criou duas chances claras de gol. Isso já é muito mais do que a maior parte das equipes da Ekstraklasa consegue fazer contra meus titulares.

Na fase de quartas de final o adversário foi o Stal Mielec, da Ekstraklasa. Com duas vitórias por 3 a 0, passamos sem muita dificuldade.

A semifinal nos colocou diante do Termalica. Por uma coincidência do calendário, enfrentamos a mesma equipe pela liga alguns dias antes. Sabendo que temos muito mais time, o adversário resolveu adotar uma estratégia inusitada: usar o jogo da liga pra tirar tantos jogadores do Pogon quanto possível da disputa seguinte. Foram três lesionados de nosso lado. Somando com aqueles que já frequentavam o departamento médico e os que estavam voltando ainda dos jogos com suas seleções, chegamos ao jogo da copa sem oito jogadores - incluindo todos os atacantes do elenco. Pior ainda: fui obrigado a levar um banco de reservas só de jogadores extra-comunitários, sendo que o time que iniciou o jogo já tinha um homem nessa situação e o limite em campo é de apenas dois.

Com a bola rolando, nosso remedo de time mostrou dificuldades. Levamos dois gols em erros individuais. Ainda tivemos que lidar com uma lesão logo antes do intervalo. Para minha sorte, quem se machucou foi justamente Alemão, o jogador extra-comunitário que estava em campo - assim pude substituí-lo e ainda manter uma vaga para extra-comunitário em aberto para uma segunda substituição. Para meu azar, Alemão era o único que tinha ao menos alguma ideia de como jogar de centroavante (já que os três da posição estavam sem condições de jogo). Sem um homem que soubesse jogar de referência lá na frente tivemos dificuldades em concretizar nossas chances. No fim ainda descontamos, mas o Termalica leva vantagem para o segundo jogo.  

qBTM_E6cv5Vlx2Ro_sAvLpNN-f-eRRliIbBMqiiB

No jogo de volta entramos com sangue nos olhos. Não queríamos dar chance para um adversário que jogou tão sujo. E partimos para cima deles. Carlos Antônio aos 10 e aos 20 minutos, Cajú aos 16 e Kwietniewski aos 17 resolveram o jogo antes que os últimos torcedores tivessem se acomodado em seus assentos. O Termalica ainda marcou dois, mas o segundo veio já em cima do apito final, não chegando a assustar.

TI1itiyA8Q0csOGB7pSrMnpLgXUmMSQsDXLk7M8N

O adversário na final será, é claro, o Legia Warsaw.

 

Liga Europa

Nosso primeiro adversário em uma fase eliminatória continental foi o Galatasaray. Em solo turco, tivemos um daqueles jogos onde parece que a bola simplesmente não quer entrar. Foram três bolas na trave, e mais um monte que passou raspando. Do outro lado, o time turco só chutava de longe. Mesmo assim, foram eles que abriram o placar em uma finalização do meio da rua de Pedro Rocha.

7fDvXmc5CwKIUmam4FUZJowiJwVO11eyrhHzkvHC

As finalizações até o minuto 61. Reparem a diferença na posição de finalização do Pogon (à esquerda) e do Galatasaray (à direita).

Mas já que o Pogon não conseguia colocar a bola no alvo, o Galatasaray resolveu ajudar. Com um gol contra do zagueiro brasileiro Maicon, chegamos ao empate.

No jogo de volta voltamos a apresentar grande superioridade. Dessa vez, porém, também acertamos o alvo. O resultado foi uma goleada por 5 a 1.

5 a 1 foi também o resultado do primeiro jogo das oitavas de final, diante do Spartak Moscow - com direito a quatro gols de Carlos Antônio. O detalhe é que criamos ONZE chances claras de gol. O massacre foi tão grande que terminamos o jogo com nota média 8.58, contra uma média de 5.91 do time russo. No jogo de volta não criamos tanto assim, mas finalizamos melhor: 6 a 0.

Na fase de quartas de final, o adversário foi o Tottenham. Os ingleses foram responsáveis por nossa eliminação na única participação anterior na liga europa, de modo que agora queríamos buscar a vingança. O jogo no New White Hart Lane foi equilibrado. Se Carlos Antônio estivesse em um bom dia, provavelmente teríamos vencido. Mas o atacante acordou com o pé errado e desperdiçou tudo que passou na sua frente. O empate acabou sendo um resultado justo pelo que as equipes mostraram.

7VcB7VscMyAEwXnCI5OM-Cepuy1zJJZsRNdtmPb9

Em solo polonês, fizemos uma boa primeira etapa e chegamos ao intervalo vencendo por dois gols. Na segunda etapa passamos mais sufoco: Volland descontou logo que a bola voltou a rolar, Carlos Antônio perdeu o pênalti que poderia nos dar tranquilidade, e só com o gol de Sinan Kurt aos 85 minutos que o torcedor do Pogon conseguiu soltar a respiração. Os ingleses ainda descontaram de novo, mas já no fim do jogo. 

BvHAQyd1WKrsWRhfpLfDFN8qKE8SvNhUXtuUMsnd

Na semifinal, enfrentamos o Leipzig. Como já havia acontecido no ano passado, ambas equipes mostraram sua vocação ofensiva. O Leipzig, dono da casa, criou mais, mas minha equipe finalizou melhor. Sendo honesto, o empate ou mesmo uma derrota seriam muito mais justos. Em todo caso, levamos boa vantagem para o segundo confronto.

_fK-PKFFIloWdrsm05_Mqa-NnUD_6aJ0O44HRLE8

Em casa praticamente repetimos o primeiro tempo do jogo contra o Tottenham, abrindo dois gols de vantagem. O Leipzig veio para cima no segundo tempo e empatou, mas ficou por aí. Estamos na final da Liga Europa.

VUldGuoursOVE4E7nyH9tytwWVwqPHbsNmVuUZrY

A má notícia é que a lesão de Carlos Antônio é grave, e o jogador irá acompanhar nossa primeira final continental das tribunas. O adversário desse grande confronto será o Monaco.

 

Notícias gerais

  • Mikolaj Kwietniewski foi eleito jogador do ano da Ekstraklasa.

  • Tivemos um brasileiro surgindo na base do clube. O garoto não é grande coisa e dificilmente chegará ao time principal, mas achei legal ver que nosso investimento no país já tem reflexos até na base.

  • Além da lesão, Carlos Antônio tem dado dor de cabeça ao técnico por motivos extracampo. Quando vendi Dawidowicz no começo da temporada, o atacante veio tirar satisfações. Disse a ele que a venda era para dar espaço para os garotos se desenvolverem, e prometi que ele veria que não perdemos nada. Estamos na final das duas competições que disputamos, os garotos da zaga jogando o fino da bola - e sendo muito melhores do que Dawidowicz jamais foi -, e mesmo assim o jogador ficou furioso porque eu não cumpri minha promessa. O detalhe é que fiz A MESMA promessa a outro jogador do elenco, e este considerou que ela foi adequadamente cumprida. Simplesmente não entendo qual o critério do FM. Até aqui as atuações de Carlos Antônio parecem não ter sido afetadas, mas é muito frustrante ter o melhor jogador do clube brigado com o treinador por algo sem sentido.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa sequencia de jogos na europa e assombroso. Nao sabia que o time tinha esse potencial de patrolar os adversarios da quinta europeia. Espero o titulo para coroar a temporada e o trabalho. Sorte! E sem Danutar lkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, campanha magnífica na UEL, chegando nas finais fazendo jogos incríveis. Vamos ver como se porta numa final, já que do outro lado tem um time tradicional.

1 hora atrás, Danut disse:

e mesmo assim o jogador ficou furioso porque eu não cumpri minha promessa.

Será que o cara não tá forçando saída do clube não? As vezes eles pedem promessas e quando acaba a temporada não estão nem ae se você cumpriu elas ou não. Já cansou de acontecer comigo.

No mais, contratou um Tite. Primeiro Bressan, agora essa. Não sei o que pensar, apenas sentir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 hours ago, jeanslay said:

Essa sequencia de jogos na europa e assombroso. Nao sabia que o time tinha esse potencial de patrolar os adversarios da quinta europeia. Espero o titulo para coroar a temporada e o trabalho. Sorte! E sem Danutar lkkkk

A situação é um pouco facilitada porque não carreguei essas ligas menores né. Mas ainda assim jogamos melhor do que eu esperava. O 11 a 1 no agregado contra o Spartak é o maior resultado de qualquer equipe nas eliminatórias da UEL durante o save - então não é só porque não carreguei a liga que isso acontece o tempo todo, foi mérito do Pogon mesmo.

Eu tô com bastante esperança para esse jogo. O que me deixa com um pouco de medo é que perdemos Carlos Antônio. E possivelmente tenha mais gente de fora da final por lesão. Mas vamos ver.

 

21 hours ago, marciof89 said:

Caramba, campanha magnífica na UEL, chegando nas finais fazendo jogos incríveis. Vamos ver como se porta numa final, já que do outro lado tem um time tradicional.

Será que o cara não tá forçando saída do clube não? As vezes eles pedem promessas e quando acaba a temporada não estão nem ae se você cumpriu elas ou não. Já cansou de acontecer comigo.

No mais, contratou um Tite. Primeiro Bressan, agora essa. Não sei o que pensar, apenas sentir.

Pois é, a campanha na UEL superou muito minha expectativa. Vencemos adversários duríssimos como o Tottenham, atropelamos o Spartak, tudo até aqui foi bem. Agora é ver a final, que é outra história - ainda mais sem Carlos Antônio.

Falando nele, não sei. Ele já quis sair do clube várias vezes, sempre recusei e depois de um tempo ele se acalma. Se fosse isso, acho que iria vir de novo com o papo de "quer sair para um clube maior". A briga foi outra, foi a venda do jogador. Acho só que o critério do FM pra isso é obscuro/bugado mesmo. Fiquei puto porque é nosso melhor jogador. Mas enfim, espero que uma hora passe essa birra dele comigo. Ao menos tenho sempre tomado cuidado pra renovar seu contrato na primeira oportunidade, de modo que não corro muito risco de acabar me dando mal porque o jogador tá brigado e não quer renovar. Só se ele ficar mais quatro anos brigado.

Olha, antes Tite do que Bressan. E o garoto é bom de bola. O problema é que tá se lesionando com frequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não falei que ia ser um male vindo pra bem esse bug pra ir pra UEL? Haha, dito e feito. A menos que faça jus ao nome de usuário 🤣

Sterling trocou o City pelo Tottenham, que bizarro. No mais continua passeando em terras polonesas.

Agora seu Carlos Antônio resolveu dar uma de Miguel Ângelo. Vamos ver se os resultados serão os mesmos toda hora que acontecia isso.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 10/5/2019 at 11:10 PM, Lanko said:

Não falei que ia ser um male vindo pra bem esse bug pra ir pra UEL? Haha, dito e feito. A menos que faça jus ao nome de usuário 🤣

Sterling trocou o City pelo Tottenham, que bizarro. No mais continua passeando em terras polonesas.

Agora seu Carlos Antônio resolveu dar uma de Miguel Ângelo. Vamos ver se os resultados serão os mesmos toda hora que acontecia isso.

 

Na real não era bug né. É apenas uma regra um tanto obscura e que não tá descrita no FM. Tem esse erro de não estar descrita, mas a regra existe na vida real também, então a não classificação foi correta.

Em todo caso, realmente conseguimos uma campanha na UEL que não seria possível na UCL. Se levar o título vou concordar que há males que vem para o bem. Mas ainda falta ganhar do Monaco. E sem Miguel Ângelo Carlos Antônio a situação pode complicar. Pior que o Carlos Antônio não é um cara que se lesione muito, só demos azar agora.

Nem tinha me ligado que é o Sterling que fez gol ali. Mas tem vários jogadores conhecidos que trocaram de clube no save, com o correr dos anos esses movimentos acontecem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JVRZYtHS1AIAaykfNHK-PeuB3M5KxJPcjMwDcgbA

S07 E04 - Campeão, mas de quê?

Na última atualização vimos que o Pogon Szczecin chegou ao final da temporada com três títulos em aberto: as duas competições nacionais e, pela primeira vez, também uma competição internacional. Como já adiantei no título, o Pogon saiu campeão. A dúvida é: de qual(is) torneio(s)?

 

Ekstraklasa

au9kT4FIuhYjldbodVr2LhOBBYAOMYyH16NXieZf

O segundo semestre começou com um reforço mostrando trabalho: Tite precisou de 90 segundos para dar sua primeira assistência com a camiseta do Pogon, no confronto com o Lech Poznan. Até a metade de março, pouca coisa de interessante aconteceu: vencemos os adversários - inclusive o Legia - sem maiores dificuldades. Aí começou uma sequência de jogos mais interessantes, em que fui obrigado a escalar equipes alternativas por conta do desgaste do calendário polonês.

Diante do Zaglebie Sosnowiec, por exemplo, me vi forçado a escalar um garoto de 16 anos na ponta direita, pois não havia ninguém no time principal disponível para fazer a função. Matheus Fraczczak não apenas não comprometeu, como matou no peito e fez os três gols de nossa vitória.

Contra o Arka Gdynia, a situação foi ainda mais complicada. O maravilhoso calendário polonês fez com que o Pogon jogasse quarta pela copa (fora), sábado pela liga (em casa), terça pela liga (fora) e quinta pela liga europa (fora do país). Com um monte de gente no departamento médico e nem 48 horas entre o apito final de uma partida e o começo da outra, radicalizei. Enviei a campo uma equipe com oito garotos da base. Basicamente assumi que iria perder a partida, pois a distância para o Legia era confortável. Mas mesmo com apenas três reservas do elenco principal em campo não tivemos dificuldade em golear o adversário. O nível da parte de baixo da tabela do polonesão é realmente lastimável.

Terminamos a primeira fase com 12 pontos de vantagem sobre o Legia. O título já era óbvio, de modo que não me importei em perder alguns pontos nessa reta final. 

 

Tabela

8NmgQXmyW09_cpaxS_hFNIkTyxDT-pZfJRVelfBB

Atingimos os mesmos 101 pontos do ano anterior. A diferença está apenas no número de gols - foram três a mais marcados e dois a mais sofridos. O Legia também ficou próximo de repetir seu desempenho - conseguiram um ponto mais que na temporada que passou. No restante do grupo de cima da tabela houve grande equilíbrio, com a principal surpresa sendo o Stal Mielec - o clube que há dez anos ainda jogava a quarta divisão vai jogar futebol internacional pela primeira vez desde 1982. Não à toa, seu treinador foi eleito o melhor da competição.

 

Puchar Polski

Nosso adversário na final da Copa da Polônia foi o Legia Warsaw. Já estamos acostumados a ter que lidar com a preferência da federação pelo clube da capital, que se manifesta de diversas formas: desde decisões estranhas da arbitragem até o fato de que sempre disputamos a final no estádio deles. Esse ano, os cartolas resolveram aprontar mais uma: colocaram a final entre os dois jogos da semifinal da Liga Europa. Jogamos na quinta com o Leipzig na Alemanha, na segunda com o Legia em Warsaw, e na outra quinta com o Leipzig em Szczecin. O jogo de ida contra o Leipzig havia sido extremamente intenso - vencemos por 5 a 3 -, de modo que meus jogadores estavam muito cansados. Preferi não colocar o desempenho continental em risco, e jogamos com os reservas na Copa.

O resultado foi que fizemos um jogo bastante pobre, especialmente no ataque. Na primeira etapa, não finalizamos uma única vez. No segundo tempo parti logo cedo para um 4-2-4, mas mesmo assim chutamos só uma vez para cada dez minutos. O Legia também não fez nenhuma apresentação de brilhar os olhos, mas chegou bem mais ao ataque e conseguiu colocar a bola na rede uma vez.

a924bn7FgVGK6cdWewJ5NfOwxWTM_l0Wbv579NL4

Até acertamos a trave uma vez. Mas, sendo honesto, o que apresentamos não foi mesmo digno de quem queria levar o título.

 

Liga Europa

A primeira final internacional do Pogon Szczecin foi disputada em Turim, na Itália. Embora já tenha um vice da Champions no currículo, o Monaco também não havia chegado em finais continentais desde o começo do save. Havia muito em disputa para ambos os lados. E como frequentemente acontece nesses casos, o resultado foi um jogo nervoso e de poucos momentos notáveis. O Pogon sentiu demais a falta de Carlos Antônio na referência de ataque. Do outro lado, Lemar e Keita Baldé trouxeram algum perigo de média distância, mas também não encontraram espaços no miolo de zaga polonês.

Durante os noventa minutos aconteceu tão pouca coisa que eu nem consigo fazer um relato mais detalhado por aqui. Foi na prorrogação que o jogo finalmente esquentou. Com trinta segundos, uma chegada de Lemar pela esquerda resultou em cruzamento na cabeça do atacante Pellegri, que só não marcou pela boa intervenção de meu goleiro. Um minuto depois, foi o Pogon quem chegou na bola aérea, que passou raspando a trave. Aos 95, Lemar chega novamente: um cruzamento rasteiro para a segunda trave encontra Rony Lopes completamente livre, mas o chute vai na rede pelo lado de fora. A pressão do Monaco continua, sempre pelo lado esquerdo, sempre com Lemar. Já na segunda etapa da prorrogação o francês ganha no bate e rebate no canto da área e descola outro cruzamento rasteiro, dessa vez para perto da marca penal. Upamecano é mais rápido que o zagueiro e empurra para as redes.

ziKp6bA4Lf7TwDUlvYvXC-bh2z3eAaaKx4LMEqvc

Atrás no placar, tentei enviar a equipe para uma pressão final. Talvez tenha sido muito afobado nas instruções, pois não criamos absolutamente nada nos cinco minutos finais. O Monaco é campeão da Liga Europa, enquanto o Pogon termina a temporada frustrado, com apenas o título da liga.

 

Elenco

iuKxuS292UsYvm5Ne_yE9_X3GgYPnSGdnpWCaeZb

Por um descuido meu - deixei passar a data de salvamento -, não tenho mais acesso às estatísticas de equipe da temporada que passou, então dessa vez fica apenas a lista dos melhores jogadores da temporada.

Destaques positivos:

  • Sinan Kurt (cl. 7.68): O ponta alemão parece ficar melhor a cada ano que passa. Seja aparecendo por trás da zaga para empurrar para as redes - foram 24 gols - ou batendo o lateral rumo à linha de fundo para o cruzamento - 17 assistências, Sinan Kurt foi nosso jogador mais perigoso da temporada. As 41 participações em gol em 42 jogos também dão à Kurt a vantagem na eterna disputa com Kwietniewski: o polonês participou de "apenas" 28 gols no mesmo período.
  • Formiga (cl. 7.37): Em uma equipe tão ofensiva quanto o Pogon, é normal que os jogadores de defesa fiquem em segundo plano. Mas Formiga chama a atenção pelas atuações extremamente regulares. Com 22 anos recém completados, o garoto comanda a nossa defesa e mostra muita personalidade ao crescer nos jogos importantes - sua nota média nos jogos continentais é maior do que nas competições internas.
  • Carlos Antônio (cl. 7.51): Falando em jogadores que crescem nos momentos decisivos, não há como deixar de mencionar Carlos Antônio. Sim, eu sei, ele de novo. Realmente está ficando um tanto repetitivo. Mas é simplesmente impossível terminar a temporada sem falar no garoto. Com 37 participações em gol na temporada, Carlos Antônio perde apenas para Sinan Kurt. Nas competições continentais, porém, foi o grande destaque: são 15 gols e 5 assistências em 16 partidas, com média 7.72. Se não fosse sua lesão no momento menos oportuno, provavelmente estaríamos comemorando o título europeu. Carlos Antônio já é tão importante para o save que é fácil esquecer que o garoto tem apenas 21 anos!

Destaques negativos:

  • Rodrigo Conceição (cl. 7.69): É claro que um jogador com nota média 7.69 não pode ser considerado um destaque negativo pelo que apresentou em campo. De fato, quando jogou, Conceição foi um nome muito importante. O problema está entre as vírgulas. O atleta português se mostrou extremamente sensível a lesões, nos deixando na mão durante quase toda a reta final da temporada. O resultado foi que nossa ponta direita ficou muito desfalcada. Na liga até nos viramos com os garotos da base. Mas nos jogos continentais faltou alguém que pudesse aliviar a carga em Kamil Jozwiak. Quando o polonês jogou mal, não havia ninguém no banco para substituí-lo.
  • Pawel Stolarski (cl. 7.24): Não bastassem os problemas na ponta, o lateral direito também não teve um bom ano. Stolarski atuou muito mal nos jogos continentais (média 6.84), deixando tudo na mão do garoto Zdenek Kudela - que até tentou, mas não tinha qualidade para segurar a bronca. Foi por esse lado que o Monaco deitou e rolou com a habilidade de Lemar na final continental.
  • Roman Celustka (cl. 7.18): O atacante é outro que não registrou bom desempenho nos jogos que realmente importam. É verdade que ele também atuou pouco - foram apenas quatro partidas continentais, todas vindo do banco de reservas. Mas sem qualquer gol ou assistência nos grandes palcos, o tcheco mostra que não tem capacidade de ser mais do que a terceira opção da posição, ainda que seja um dos três nomes do clube a figurar na seleção da temporada da Ekstraklasa.

 

Jogos Olímpicos

Ano passado, Formiga e Carlos Antônio atuaram pela seleção brasileira vice-campeã da Copa América. Agora, ambos foram participar dos jogos olímpicos. Dessa vez, a seleção brasileira saiu com o título da competição. Carlos Antônio foi o grande destaque do torneio. Foram oito gols e uma assistência em seis partidas, incluindo os dois gols do título. Quando iniciei o save, um dos objetivos que gostaria de atingir era ter um jogador de destaque na seleção brasileira. Acho que já posso considerar esse objetivo atingido. Agora é ver se conseguimos passar mais um ano segurando o assédio em cima do jogador.

cQ-9_ReIYCLClSIoXHyk0HYE8IkJio7AjIS8pzqg

Vale destacar também que o melhor jogador da Holanda na final olímpica acabou de assinar pelo Pogon - os detalhes serão trazidos na próxima atualização.

 

Notícias gerais

  • A Polônia subiu quatro lugares no ranking de coeficientes europeu, passando à 8ª posição. Com isso, o Pogon Szczecin campeão da liga passará a se classificar diretamente para a fase de grupos da UCL, enquanto que o vice entrará na 3ª qualificatória.
  • A Ekstraklasa subiu duas posições no ranking de competições, entrando no top 10 do continente. Recuperamos a posição que havíamos perdido para a liga austríaca, e também superamos a liga turca. Estamos agora com 3,5 estrelas de reputação, mesmo valor que as ligas de Portugal, Rússia, Ucrânia e Holanda.
  • O Pogon Szczecin subiu doze lugares no ranking de clubes. Eu havia dito no último ano que seria mais difícil ver o clube subir bastante agora que se aproxima do topo, mas a ótima campanha europeia ajudou. Somos a 30ª equipe na lista, à frente de nomes como Ajax, Lazio, Sevilla e Zenit. O Legia Warsaw está na 49ª posição.
  • A Bósnia adentrou a União Europeia, de modo que seus jogadores passarão a ser considerados comunitários.
  • Encerramos a ligação com o Dynamo Ceske Budejovice, da Tchéquia. Como já aconteceu anteriormente, ninguém me explicou a razão para o fim da parceria. Em seu lugar, estabeleci uma parceria com o Voluntari, da Romênia.
  • Atingimos uma média de 14.773 torcedores por partida do clube no ano, superando a melhor marca anterior - 13.954. Ainda assim, não lotamos o estádio na maior parte dos jogos.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Brazylijska magia - Campeão, mas de quê? [atualizado em 07.10]

Danutou 😪 Faltou recitar o verbo.

No polonesão está a anos-luz dos outros clubes, mesmo do Legia.

A cartolada tentando evitar que o futebol no país fique chato te apronta dessas na Copa meu Deus do céu.

Na Liga Europa não sei o que dizer... sentiu demais a falta do principal jogador, e eu sei bem como é isso depois de ficar 5 anos esperando meu principal jogador finalmente jogar uma fase decisiva haha, mas uma pena, porque depois que passou por quem passou, a sensação deve ser frustração mesmo, fora o provável desgaste do resto do time, comparado com o Monaco. E esse Upamecano é muito bom, tava no Barcelona no meu save e era um monstrão.

Só não pode agora virar um Tottenham depois desses vices 🤣

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Lanko disse:

Só não pode agora virar um Tottenham depois desses vices

Falta sair na midia que o Formiga pegou a esposa do Sinan Kurt e o Carlos Antonio sabia de tudo. Ai fica igualzinho kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

S07 E01 - Dusan quem?
Kudela
Se o Fuzato ficou com 2e1/2 estrelas esse Cristiano é bala mesmo.
Caramba, parece muita grana por um zagueiro - Badé.
O Santos ganhou um belo reforço.

S07 E02 - Classificação heroica!

Vão começar a desconfiar de um esquema de manipulação de resultados no polonão.
Eita, que grupo louco.

 S07 E03 - Se não podes vencê-los, lesione-os

Achei que ia cair para o Termalica.
Sobre o Carlos Antonio não ter ficado satisfeito: cada pessoa tem suas razões, nossas motivações são absolutamente particulares e temos percepções diferentes mesmo em igual circunstância. Correto o FM hahaha

S07 E04 - Campeão, mas de quê?

Que final de Liga Europa Difícil. Mas, ao que parece o Pogon se consolidou ao nível continental. Agora o céu é o limite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 hours ago, Lanko said:

Danutou 😪 Faltou recitar o verbo.

No polonesão está a anos-luz dos outros clubes, mesmo do Legia.

A cartolada tentando evitar que o futebol no país fique chato te apronta dessas na Copa meu Deus do céu.

Na Liga Europa não sei o que dizer... sentiu demais a falta do principal jogador, e eu sei bem como é isso depois de ficar 5 anos esperando meu principal jogador finalmente jogar uma fase decisiva haha, mas uma pena, porque depois que passou por quem passou, a sensação deve ser frustração mesmo, fora o provável desgaste do resto do time, comparado com o Monaco. E esse Upamecano é muito bom, tava no Barcelona no meu save e era um monstrão.

Só não pode agora virar um Tottenham depois desses vices 🤣

Na real na real o "danutar" surgiu quando minhas equipes costumavam fazer campanhas muito acima do esperado e abrir larga vantagem, só para chegar lá no final e acabar perdendo o título/vaga/promoção de forma absurda nos últimos jogos. Geralmente acontecia na liga, expectativa do treinador ficar em meio de tabela, time abre vantagem na ponta, aí nas últimas rodadas perde 4 vezes com gol nos acréscimos/de times muito ruins e quando vê não leva o título, algo assim. Não é exatamente a situação aqui, é até difícil danutar em uma copa, por ser jogo único - e porque o danutar "raiz" exige essa circunstância de se colocar em uma posição inesperada de favorito e daí ir sangrando até ainda dar um jeito de perder. Em uma copa é muito difícil virar um favorito inesperado, que é algo que acontece na liga quando uma equipe menor consegue abrir vantagem.

Um bom exemplo de (quase) danutada é justamente o teu save: a equipe se tornou um favorito inesperado dentro das circunstâncias do último francesão (até tinha uma equipe forte, mas pelo desenrolar da primeira parte do campeonato não era de se esperar que chegasse na reta final com vantagem) e aí, nos jogos decisivos, entregou a paçoca para equipes bem mais fracas. Se o PSG tivesse levado o título com um gol aos 90 e tantos, seria uma bela danutada.

Mas independentemente de ser ou não uma danutada, fiquei frustrado com o resultado. Chegamos mais longe que em qualquer outra temporada, e em termos de títulos ficamos só com a liga. Os outros pássaros ficaram voando mesmo.

Estamos muito à frente até mesmo do Legia na liga, mas eles mostraram que em jogo único ainda podem bater de frente. Por um lado é até interessante isso, saber que ainda temos algum nível de desafio no país - ainda que com ajuda da cartolagem. 

Acho que a derrota na Liga Europa tem dois fatores principais: a lesão do Carlos Antônio, que eu não podia fazer nada, e alguns erros meus no planejamento do elenco da temporada. Sentimos falta de opções melhores no lado direito, e acho que também errei ao vender o Raphael Guzzo no meio de campo - o rapaz já tinha lá seus 28 anos e era o momento de vender para ganhar dinheiro, mas no fim nosso meio de campo sofreu muito nesse jogo com o Monaco. Se tivesse Guzzo ainda acho que teria outro nível de estabilidade na partida. O erro foi achar que essa era a temporada para fazer uma mini-revolução no elenco, mandando embora vários jogadores com mais experiência. E ai justo nesse ano vamos até a final, e essa mesma experiência fez falta.

Olha, eu espero que não. Valeu pelo comentário.

 

21 hours ago, jeanslay said:

Nada tira os meritos dessa campanha. Obrigado Palito!

Há Palitos que vem para o bem, rs. No fim realmente fizemos uma campanha que não poderia ter acontecido na UCL. É a vantagem de ir mal no grupo. 

 

9 hours ago, Neynaocai said:

S07 E01 - Dusan quem?
Kudela
Se o Fuzato ficou com 2e1/2 estrelas esse Cristiano é bala mesmo.
Caramba, parece muita grana por um zagueiro - Badé.
O Santos ganhou um belo reforço.

S07 E02 - Classificação heroica!

Vão começar a desconfiar de um esquema de manipulação de resultados no polonão.
Eita, que grupo louco.

 S07 E03 - Se não podes vencê-los, lesione-os

Achei que ia cair para o Termalica.
Sobre o Carlos Antonio não ter ficado satisfeito: cada pessoa tem suas razões, nossas motivações são absolutamente particulares e temos percepções diferentes mesmo em igual circunstância. Correto o FM hahaha

S07 E04 - Campeão, mas de quê?

Que final de Liga Europa Difícil. Mas, ao que parece o Pogon se consolidou ao nível continental. Agora o céu é o limite.

S07 E01

Não tenho maturidade pra lidar com o nome do Kudela, toda vez dou uma risadinha.

O Cristiano é muito bom goleiro, e tem muito potencial ainda. Nem sei se ele vai atingir tudo isso que o olheiro diz que pode atingir, mas se o fizer pode ser nosso goleiro pela próxima década fácil.

O Badé custou muito dinheiro, mas é outro com enorme potencial segundo os olheiros. Também conto com ele por uma década ou mais, então acho que vale o preço. Claro, tem que ver como fica o assédio de outros clubes e tal, mas o plano é ficar com ele por muito tempo.

Diego foi bem por aqui, mas tava na hora de dar espaço a outros jogadores. Tem gente nova de muita qualidade - e pro próximo ano agora tem mais gente de qualidade chegando pra jogar por ali.

S07 E02

Tu diz por conta do gol contra bizarro que o juiz deu? Se for, eu realmente não entendi como o FM considerou aquilo gol, foi muito esquisito.

O grupo da UCL foi triste. Empate triplo é muito frustrante (quando se é quem fica de fora).

S07 E03

Eu temi que fosse perder para eles também, nosso primeiro jogo foi bem complicado. Mas o time entrou voando na volta. Pena que não entrou assim na final depois.

Essa do Carlos Antônio foi foda. O jogo não dá nenhuma explicação. Até aceito que um jogador tenha um nível de exigência maior que o outro, seria algo bem realista, mas então me deixem ter alguma ideia do que é que faltou para ele considerar a promessa cumprida. Só saber que falhou sem explicação não dá.

S07 E04

Essa final foi bem frustrante. Parece que faltou gás ao time, chegamos no fim da temporada nos arrastando, vários lesionados, gente em baixo de forma. E a sensação é de que se qualquer dessas coisas não tivesse acontecido (Carlos Antônio não tivesse lesionado, Rodrigo Conceição não tivesse lesionado, Jozwiak ou Stolarski não estivessem em mau momento, qualquer coisa), a gente teria chance de vencer. Mas bem, passou. Agora é tentar chegar lá de novo.

Valeu pelo comentário 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

zOmCW7_iJTBYAb-zTwBPMkoluzvnpIMq8oDXYNfe

S08 E01 - Observando a base

Na última atualização acompanhamos a saga do Pogon na final da Copa da Polônia e na Liga Europa. Frustrado com os resultados, o treinador resolveu deixar de ser mão de vaca e abriu os cofres. É hora de ver como ficou o elenco para a temporada 2024/25.

 

Expectativas

vm_r3tsPKMPmm2gMP3j_kZgvZSbXWGG6jbJ_eRzh

Pelo segundo ano consecutivo, tivemos um enorme aumento nos valores disponíveis para salários e transferências. Em 2022/23, esse valor era de apenas 24 milhões. Duas temporadas depois, ultrapassamos a marca de 100 milhões de euros liberados pela diretoria. Mesmo sendo bem mais liberal com o dinheiro nessa janela, não consigo nem chegar perto de gastar tudo isso.

 

Elenco

YtbIMHkXZT2yTsCC-oAETeitBW2Nb1hkjxTLpKhK

O valor total de transferências inclui a janela de inverno - por isso é bem mais alto do que a soma do que aparece na imagem.

Com a evolução do Pogon, os novos contratados precisam ser cada vez melhores para representarem um avanço de qualidade do elenco. O resultado é que comecei a ter dificuldade para encontrar jogadores brasileiros capazes de auxiliar a equipe. Não que não existam brasileiros nesse nível. O problema é a concorrência. Mesmo os clubes brasileiros pagam mais a jogadores de seu plantel principal do que o Pogon. Para contratar, precisamos fechar negócio antes do atleta ser valorizado pelo seu time de origem.

Diante dessa situação, resolvi adotar uma abordagem diferente em relação aos brasileiros. Em vez de deixar os meus olheiros trabalhando livremente, passei a observar de maneira focada os garotos da base dos clubes brasileiros de elite. Em muitos casos, a observação foi manual mesmo - abri a tela do elenco do clube e fui passando jogador por jogador. Claro que a maior parte ainda tem atributos escondidos, mas graças a nosso bom investimento na área de recrutamento - do centro de dados ao pacote de observação assinado - era possível ter uma ideia de quem parecia ter futuro. Aí, a partir disso, ordenei a meus olheiros que trabalhassem na observação de quem me chamou a atenção.

Foi um trabalho enorme, mas que deve trazer bons resultados ao clube. Encontrei vários jogadores com potencial interessante, e que estavam dispostos a negociar com o Pogon. O mais complicado é que eles só podem assinar pelo clube depois de completar 18 anos. Isso significa que estou fechando agora negócio com jogadores que chegarão só bem mais para a frente - os primeiros virão na próxima janela, os mais distantes em dois anos e meio. No futebol muita coisa pode mudar nesse tempo, então vai ser interessante observar o que acontece com essas apostas de longo prazo.

Em termos de contratações imediatas, a janela foi pouco movimentada, com só duas chegadas e duas saídas da equipe principal. O único brasileiro envolvido em negociação é Sabiá, que não chegou a fazer parte de nosso time A, de modo que o número de brasileiros no elenco se manteve estável em doze jogadores.

 

Goleiros

XnymnV6-CYO-ARS4tP1DafjIte6_F0JWr05-R2WR

Jedrzej Grobelny pediu para sair do clube por não ver possibilidade de se tornar titular. O garoto da base teve boas atuações quando foi chamado, mas realmente jamais passaria de terceira opção, de modo que concordei em liberá-lo. Foram 49 jogos com a camisa do Pogon, 20 deles sem sofrer gols. Não contratei ninguém para substituir Grobelny, pois considero que dois goleiros é suficiente.

 

Laterais direitos

21blr7eDCUVPcq4SPZvKgOw2HKimdVvSk-P1zVVG

Tenho por filosofia manter uma equipe bastante jovem. Os poucos jogadores que atingem idades mais avançadas no Pogon precisam justificar em campo a sua manutenção. Não foi o caso de Stolarski, que aos 28 anos teve atuações péssimas nos jogos que importam da temporada passada. Assim, vendi o jogador ao Zaragoza por 3,3 milhões de euros. Stolarski fez 69 jogos pelo clube, com seis assistências.

Zdenek Kudela, por outro lado, teve um ano relativamente bom no clube, e por isso renovei seu empréstimo por outras duas temporadas. Além dele, continua no clube o brasileiro Sergio Henrique. Como Sergio Henrique é extra-comunitário, porém, senti que precisava de mais um jogador europeu para evitar problemas na posição. Queria alguém jovem, que pudesse brigar com Sergio Henrique pela reserva. Mas encontrei mais do que isso. Tristan Boulesteix tem apenas 17 anos, mas já chega com capacidade para ser titular.

Um detalhe é que Boulesteix exigiu uma multa rescisória no valor de 15 milhões para assinar pelo Pogon. Sabia que o valor era muito pequeno - o próprio Pogon pagou a multa de 9 milhões para tirá-lo do Anderlecht, então era de se imaginar que logo outros clubes estariam dispostos a pagar os 15 milhões. E, de fato, nem sequer tive que esperar a próxima janela para receber propostas na casa dos 12-13 milhões, já muito perto do valor da rescisão. Minha estratégia foi simplesmente enrolar os clubes proponentes, adiando a resposta o máximo possível - acredito que se tivesse recusado a proposta antes eles voltariam com o valor da multa. E corri para oferecer um novo contrato ao jogador, com valor próximo a 600 mil euros anuais de salário e sem multa rescisória. Ele aceitou, nos deixando mais tranquilos.

 

Laterais esquerdos

Gi5YA8OtYqeFtVxe36qB7EftRX-MySAXRk7hhoF0

Cajú sofreu bastante assédio de outros clubes, especialmente da Bundesliga, mas como não tenho outra opção com passaporte comunitário para a posição ele vai ter que se contentar em continuar no Pogon. Tite chegou na metade da última temporada e é a opção de banco.

Pouco depois do fechamento da janela, os dois atletas se lesionaram. Tite teve, inicialmente, uma lesão pequena, mas no mesmo dia em que voltou aos treinos sofreu uma segunda lesão. Acabei ficando sem opção para a posição por cerca de dois meses. Se soubesse das lesões antes, teria mantido no clube Sabiá. Contratado por 210 mil em 2022, o brasileiro nunca chegou a atuar pelo time principal do Pogon, e, sem espaço, foi vendido ao Jagiellonia por 230 mil. Seria uma boa solução de emergência para esse momento.

 

Zagueiros

8L2hz7kf_tfppA7TRSn-myGD8-E208r-SwyB0heY

Sem mudanças. Carlos Cardoso caiu um pouco na avaliação relativa de capacidade, e poderia ficar atrás de Badé na hierarquia. Mas como estou sempre tendo que cuidar o número de jogadores extra-comunitários em campo, a tendência é que Cardoso ainda jogue mais. Kaíque Rocha e Henrique Rissardo, que foram incorporados ao elenco na última temporada, mostraram boa capacidade como reservas e continuam na função.

 

Meio-campistas

7QeNvSwkE7dETu4L8mLlQGc1nkbymuWttszOZugH

Song Hyun-Joon teve uma bela temporada no clube. Infelizmente o PSG fez a mesma avaliação, e resolveu que o atleta deveria ter uma chance em sua equipe. Não houve jeito de renovar o empréstimo. Apesar da saída de um dos principais nomes da posição, optei por não contratar ninguém. Na última temporada Matheusinho teve que jogar muitas vezes na meia ofensiva, mas agora temos um novo jogador para aquela posição. Sem essa necessidade de atuar mais à frente, espero que ele possa ocupar o espaço deixado pelo coreano.

Complementando a posição, temos um garoto da base. Marek Piatek já começou a jogar na equipe principal no final da temporada passada, ainda com 16 anos. Ele não tem qualidade pra ser uma opção nos jogos sérios, mas como meus olheiros lhe dão grande potencial estou usando os jogos da liga para ajudar no seu desenvolvimento.

 

Meias avançados

r0JEwMZuc0vYPRV7MHnVmzMJra_1nHtsjVOwIMNQ

Na última temporada sofri bastante com o fato de que Alemão e Gastón Cuevas não possuem cidadania europeia - de modo que muitas vezes precisei recorrer a Matheusinho para ocupar o setor. Quando Damiën Terol foi apresentado pelos olheiros, não pensei duas vezes. Não apenas ele resolve o problema de nacionalidade da posição, como tem atributos absolutamente sensacionais. Com toda certeza, é o jogador com os melhores atributos a vestir a camisa do Pogon.

O único defeito do garoto é possuir como movimento preferido "troca passes curtos e simples", algo completamente contrário a suas capacidades criativas. Mas já iniciei o treinamento para mudar isso. Pagamos 18 milhões de euros para cobrir a multa estipulada em seu contrato com o Feyenoord. Assim como aconteceu com Boulesteix, Terol também exigiu uma multa rescisória para assinar pelo Pogon. No seu caso, o valor era de cerca de 25 milhões de euros. Tal como no caso do lateral, a solução foi oferecer outro contrato logo em seguida, aumentando o salário para 1,55 milhão de euros anuais, mas retirando a multa contratual.

 

Pontas direitos

-R5h35FhvWDydpGSIRIWUndB-1ahDRFkkZLH8BDX

Continuamos com Rodrigo Conceição e Kamil Jozwiak. Procurei outra opção, e cheguei até a acertar contrato com um jogador do Schalke, mas na última hora achei que o valor de salários era muito alto e cancelei o negócio. O jeito vai ser torcer para que Conceição não se lesione tanto, ao menos nesse primeiro semestre - para a janela de inverno teremos um reforço vindo do Brasil.

 

Pontas esquerdos

MXYeqrpASaMLnYgf7YGuSYZoIgx4kPPXSPCFKoZp

Sinan Kurt e Kwietniewski. O alemão já está com 28 anos, de modo que preciso começar a pensar no futuro do clube. Mas por enquanto a posição ainda é deles.

 

Atacantes

zo9XDOUSHRnKbXaxyE4MB-Phx4hZmszPrv4j046j

Os mesmos três nomes dos últimos anos. A novidade é que Anthony Silva ganhou a cidadania polonesa, de modo que todos agora são considerados comunitários.

 

Champions League

iHLBoJg5U4hzzmb-gzXWhvpqseTygXN4IcVeMvpN

Nosso adversário no play-off foi o Slavia Praga. Em casa, não tomamos conhecimento do adversário, e poderíamos ter vencido por bem mais do que quatro gols. No jogo de volta tiramos o pé e vencemos por apenas 2 a 1.

Na hora de sortear os grupos, uma novidade interessante: pela primeira vez estamos no pote 3. Em tese, teremos agora a vida um pouco mais fácil. O problema é que ainda assim devemos enfrentar duas equipes muito mais fortes. É o que aconteceu no sorteio deste ano.

5q4KubT458H1jh2pZftJQplghKyfoXAYCMdPs9kA

O Barcelona de Jürgen Klopp é o atual vice-campeão da competição, e tem um dos elencos mais fortes do save. O Manchester City, por outro lado, está um pouco abaixo dos seus tempos dourados. Ainda assim, são uma equipe de topo, muito acima do humilde Pogon. Acredito que não teremos dificuldade em bater o Galatasaray, mas mais do que o terceiro lugar vai ser bem complicado.

 

Notícias gerais

  • Investimos em melhoras em nosso recrutamento de jovens, nas instalações de análises de dados (775 mil euros) e nas infraestruturas do centro de formação (6 milhões de euros).
  • O goleiro Daniel Fuzato é agora elegível para a seleção da Polônia. O que me chamou a atenção é que o jogo disse que ele passou a ser elegível por residir na Polônia há cinco anos. No entanto, são exigidos apenas três para obter a nacionalidade - o próprio Fuzato já é cidadão polonês há duas temporadas. Sempre pensei que o único requisito para poder jogar por uma seleção era a nacionalidade. Alguém sabe explicar essa diferença de tempo?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Brazylijska magia
  • Fujarra featured this tópico
  • Danut unfeatured this tópico
  • div locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Banton
      Por Banton
      Não sei como funciona o procedimento de compra e venda, mas tenho interesse (se for baratinho, até porquê é uma versão antiga). No site original está bem caro.
    • Tsonny
      Por Tsonny
      Valores: 
      FM 20 e 21 - R$15 reais cada
      Fm 18 - R$9 reais
      Fm 16 e 17 - R$7 reais cada
      Fm 13 - R$5 reais cada
      Chamar no Whatsapp: 31 9 87901885 - Thiago
    • flalutaina
      Por flalutaina
      Há um tempo atrás criei um banco de dados no editor do fm2018, carreguei e funciona normalmente. Só que agora eu quis inserir mais jogadores, fiz a inserção,  só que nao aparece  no jogo, inclusive em um novo save. O que pode estar faltando? Obrigado aí!
    • Lohan
      Por Lohan
      São quase 51 estadios de clubes das Series A,B, C e D do brasileirão, assim como as faixas das torcidas     
      A posição do sol é de acordo com a vida real nas partidas que ocorrem durante a tarde, para causar um maior impacto e imersão nas partidas 3D
      OBS: por limitaçoes dos estadios 3D (sabemos que não existe um editor) tive que fazer na mão grande da melhor maneira que pude, nao tem como fazer detalhes, alguns ficaram bem parecidos, outros mais ou menos, porem ainda assim, creio que bem melhores do que comparados aos estadios genericos que vem no jogo, mas tem um detalhe, os estadios de maior capacidade para que ficassem o mais parecido possivel,   ❌ tive que diminuir a capacidade deles, senão pelas limitaçoes do 3D, eles nao iriam ficar parecidos.
      ✔️ Porem com o uso do FMRTE vc pode deixar os estadios com a capacidade real sem modificar o 3D, e com o uso do FMRTE vc pode tb deixar os estadios mais parecidos ainda, como por exemplo colocando 0 na parte da arquibanca da fonte nova, vai fazer ter aquela abertuda igual na vida real, assim como Sao Januario que nao tem a parte esquerda, e varios outros estadios, por esse motivo vai um template grafico incluso na instalaçao pra quem quiser fazer essas melhorias, fica a seu criterio, e é bastante facil de fazer                                                                                                                                                                                                                                                                          
      DOWNLOAD:  V.4    https://www.4shared.com/file/IUioZD6Fei/Estadios_Brasileiros_3D_v4__FM.html?
      Versão sem instalador: https://www.4shared.com/rar/NAKktw5Nca/Estadios_Brasileiros_3D_v4__FM.html?
      Instalação: Após baixar o arquivo ¨Estadios 3D e Faixas de torcidas FManager Brasil¨ dê um duplo clique que vai ser instalado automaticamente no diretorio do FM18. se pedir para subscrever arquivos aceite..... Depois vá em preferencias do FM, e na aba interface, clique para ¨recarregar skin quando confirmar¨ e ¨desmarcar skin em cache¨
       
      ARENA FONTE NOVA

      BRINCO DE OURO

      MORUMBI

      BARRADÃO

       

       
       
    • thyagocda
      Por thyagocda
      SUMÁRIO

      Apresentação
      Sou mais um daqueles apaixonados por FM, mas por conta dos compromissos pessoais, o tempo gasto com o jogo deve ser bem equilibrado. Ano passado criei uma história aqui na PM com o Porto mas acabei interrompendo depois que descobri que eu seria pai, a gravidez passou, meu filho (Thayler) já nasceu com saúde graças a Deus. E agora que as coisas acalmaram vinha planejando o retorno a área.
       
      Estilo de Postagem
      Tentarei seguir um padrão de postagens bimestrais sobre os acontecimentos no jogo. Mas pretendo utilizar as probabilidades de apostas do jogo para gerar interatividade com os leitores entre as postagens. Pelo menos a introdução do save contará com uma "pequena ficção" e ao longo do save tentarei dar prosseguimento.
       
       

      O Desafio Real #1 | A Dany - MAI/17
      Valência - ESP

      Clique aqui para a próxima postagem
×
×
  • Criar Novo...