Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Brazylijska magia


Danut

Posts Recomendados

Atualizado, depois de ir lendo ao longo dos dias.

Parabéns pelo domínio polonês. Mas importante ressaltar as duas Champions, conseguiu uma vitória histórica contra o Liverpool, bateu o Lyon e depois eliminou a Inter e deu um sufoco no Tottenham. Na segunda vez caiu num grupo absurdo e como disse, até que não jogou mal, mas nenhum resultado veio.

No mais, vai avançando.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Danut, é fato que o time consegue se mostrar  ofensivo, independente do adversário, e por essa razão, achei que poderia ter conseguido melhor classificação no grupo da UCL. Por outro lado, dentro da Polônia, está se mantendo no topo e isso só contribuirá para o crescimento do clube internacionalmente. Sobre venda do lateral antes do fechamento da janela, é algo que deixa qualquer um puto da vida. Não achou nenhum jeito de tentar segurar o jogador? Comece a pensar em multas rescisórias altíssimas, isso também afetará o clube positivamente, pois de vez em quando aparecerá um endinheirado e levará o jogador,  mas deixará uma mala de dinheiro para você escolher a peça que precisar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 hours ago, Lanko said:

Atualizado, depois de ir lendo ao longo dos dias.

Parabéns pelo domínio polonês. Mas importante ressaltar as duas Champions, conseguiu uma vitória histórica contra o Liverpool, bateu o Lyon e depois eliminou a Inter e deu um sufoco no Tottenham. Na segunda vez caiu num grupo absurdo e como disse, até que não jogou mal, mas nenhum resultado veio.

No mais, vai avançando.

Boa sorte!

Rapaz, me assustei com o número de notificações quando abri o fórum 😛

A campanha da outra temporada na Champions (e Europa League) foi muito boa para uma equipe nesse estágio. Esse ano a gente deu um azar desgraçado, aí complicou. Fiquei um pouco frustrado por não ter futebol continental no segundo semestre, mas o FM também não ajudou. Ainda assim dava pra ter feito mais, a equipe falhou nos momentos decisivos, e isso é algo que temos que melhorar.

Valeu 🙂

 

1 hour ago, Vannces said:

Danut, é fato que o time consegue se mostrar  ofensivo, independente do adversário, e por essa razão, achei que poderia ter conseguido melhor classificação no grupo da UCL. Por outro lado, dentro da Polônia, está se mantendo no topo e isso só contribuirá para o crescimento do clube internacionalmente. Sobre venda do lateral antes do fechamento da janela, é algo que deixa qualquer um puto da vida. Não achou nenhum jeito de tentar segurar o jogador? Comece a pensar em multas rescisórias altíssimas, isso também afetará o clube positivamente, pois de vez em quando aparecerá um endinheirado e levará o jogador,  mas deixará uma mala de dinheiro para você escolher a peça que precisar. 

Olha, até dava pra conseguir mais na UCL sim. O problema foi que a equipe desabou nos momentos decisivos mesmo. Com um a mais e vantagem no placar não dá pra entregar a virada pro Real. Mas foi isso que fizemos, demos dois gols absolutamente de graça pra eles. Acho que a falta de experiência do grupo pesou nesse momento - dos 14 que entraram em campo (incluindo as três substituições) tinha oito jogadores com 20 anos ou menos.

Quanto à venda do lateral, meus jogadores não tem multas rescisórias em seus contratos. Só coloco elas quando o jogador não aceita negociar sem isso, e sempre que possível ofereço outro contrato depois pra tirar a multa. A questão é que a diretoria aceitou a proposta sem me consultar. Aí não tem o que fazer mesmo. E o Hoffenheim nos deixou uma mala de dinheiro (para padrões do Pogon), 15 milhões é quase 3x nossa maior compra. O problema é que faltou tempo pra achar alguém.

Uma coisa que eu notei é que por algum motivo meus olheiros não tavam conseguindo achar jogadores nesse FM - eu colocava um olheiro pra observar cada país, mas depois ia ver e quase ninguém foi observado. Do cara ficar dois, três anos no país e ter quatro ou cinco jogadores observados. Não sei se tava fazendo algo errado ou é bug. Em todo caso troquei agora para o modo de observação onde o Diretor de Futebol que é responsável por mandar os olheiros, e aí tão aparecendo bem mais jogadores conhecidos - inclusive nos países onde antes eu mandava os olheiros individualmente. Talvez se tivesse feito isso antes teria sido possível encontrar um lateral em dez dias. Mas do jeito que tava não deu. Tinha dinheiro, mas não tinha tempo para gastar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 hours ago, jeanslay said:

 

Talvez, o jogo mais animado do save. Uma pena o placar nao ter sido favoravel, mas pela ousadia do Leipzig, foi ate justo, n se apoiaram so na tecnica superior. Mas ainda sim é um time "feito" pro estadio, nao tenho tanto respeito kkkk.

 

 

Rapaz, esqueci de te responder no outro post.

Olha, foi realmente um jogo incrível. Um dos melhores que já joguei no FM. Pena que o adversário era justo esse timezinho fake aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Danut disse:

Uma coisa que eu notei é que por algum motivo meus olheiros não tavam conseguindo achar jogadores nesse FM - eu colocava um olheiro pra observar cada país, mas depois ia ver e quase ninguém foi observado. Do cara ficar dois, três anos no país e ter quatro ou cinco jogadores observados. Não sei se tava fazendo algo errado ou é bug. Em todo caso troquei agora para o modo de observação onde o Diretor de Futebol que é responsável por mandar os olheiros, e aí tão aparecendo bem mais jogadores conhecidos - inclusive nos países onde antes eu mandava os olheiros individualmente.

Não reparei nisso, mas vou ficar atento também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca que grupinho.

Os primeiros jogos deram a impressão que a vida seria mais tranquila. Mas o Manchester foi determinante.

E que time o do Leipzig.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Danut disse:

Rapaz, esqueci de te responder no outro post.

Olha, foi realmente um jogo incrível. Um dos melhores que já joguei no FM. Pena que o adversário era justo esse timezinho fake aí.

Perder já é ruim. Perder pro time dos cornos vermelhos é pior ainda kkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que jogo contra o Leipizig! Esse tipo de jogo faz a gente ficar animadinho na frente do pc haha. Campanha dentro do país está sendo bem feito, com o ataque de números bem expressivos, e a defesa mostrando solidez. Na Champions pegou um grupo bem complicado e me surpreendeu com os empates contra manchester e Real. De fato, o resultado final pode ter sido ruim, mas a campanha não foi ,se considerarmos que fez jogos bons. Faltou mesmo tranquilidade para decidir e uma pitada de sorte. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 hours ago, Neynaocai said:

Caraca que grupinho.

Os primeiros jogos deram a impressão que a vida seria mais tranquila. Mas o Manchester foi determinante.

E que time o do Leipzig.

UEFA claramente tá usando bolinhas com temperatura diferente só pra ferrar o Pogon, porque a cada ano piora nosso grupo da UCL.

Eu sabia que ia ser complicado. Imaginava brigar até o fim pela UEL com o Leipzig. Não contava com o Sané nos destruindo no segundo jogo. Contra o Manchester eu já esperava que não levaria muito mesmo.

 

31 minutes ago, Jirimias said:

Que jogo contra o Leipizig! Esse tipo de jogo faz a gente ficar animadinho na frente do pc haha. Campanha dentro do país está sendo bem feito, com o ataque de números bem expressivos, e a defesa mostrando solidez. Na Champions pegou um grupo bem complicado e me surpreendeu com os empates contra manchester e Real. De fato, o resultado final pode ter sido ruim, mas a campanha não foi ,se considerarmos que fez jogos bons. Faltou mesmo tranquilidade para decidir e uma pitada de sorte. 

Foi um jogo sensacional mesmo. Esse save tá sendo muito interessante nesse sentido, porque eu sempre joguei de forma mais defensiva, meus jogos nervosos costumam ser aquele 1 a 0 suado. Agora tá sendo beeem diferente, e muito legal. Pena só que não deu pra ganhar dessa vez. No fim foram bons jogos, mas ficamos sem nada. Acho que realmente pesou a baixa idade do time, os jogadores se comportaram muito mal na hora H. Mas paciência, próximo ano estamos aí de novo (se não der um desastre na liga).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cPBe6C97g-lXG6sudaNBDUGukfbzwyYYmNrldMQS

S06 E03 - Cinco

Na última atualização vimos que, apesar de alguns bons jogos, o Pogon falhou no momento decisivo e acabou em último no grupo da UCL. Sem futebol continental no segundo semestre, hoje vamos falar sobre o restante da liga e a copa. Como o post ficou grande, vou deixar a avaliação dos jogadores e outras notícias do fim de ano para um post separado.

 

Transferências

6XIjo05HbOE7cm981PALAen_733IiVPfRLJ1yW6I

Começamos 2023 com movimentações importantes nos bastidores do clube. Um consórcio da capital demonstrou interesse em comprar o clube - o que acabou acontecendo no começo de fevereiro. A nova diretoria injetou cerca de 5 milhões de euros no clube, além de pegar outros 10 milhões por empréstimo. De imediato, aproveitei o fluxo de dinheiro para pedir outra melhoria das instalações de dados do clube, o que foi atendido ao custo de 325 mil euros.

No entanto, nem tudo foi positivo no processo de compra do clube. Como as negociações começaram no final de dezembro, passamos janeiro inteiro sob um embargo de transferências. Muito embora a janela polonesa seja apenas em fevereiro, o embargo me impediu de ir atrás de jogadores com contrato encerrando no final do semestre. Em especial, isso afetou um negócio que eu já estava interessado há duas temporadas: a reintegração definitiva de Walukiewicz ao elenco. O zagueiro formado em nossa base foi vendido ao Stoke City por cerca de 2 milhões de euros na primeira janela de transferências do save. No ano passado, trouxe ele de volta ao clube em um empréstimo de dois anos. Naquele momento comentei que o contrato de empréstimo do jogador encerraria no mesmo momento que o contrato com o Stoke, então poderia ser possível tentar uma contratação em definitivo.

Pois o Stoke realmente não renovou o contrato do garoto. O problema é que eu não podia fazer nenhuma oferta por ele. Embora o jogador estivesse treinando sob meu comando todos os dias, não há no jogo como chegar de canto no atleta e dizer "segura aí garoto, que a gente assina o contrato em algumas semanas". Quando o embargo foi levantado, Walukiewicz já havia assinado um pré-contrato com o Alavés. O pior é que além de perder o jogador ainda deixamos de ganhar dinheiro - se ao menos o Stoke tivesse vendido ele para alguém, levaríamos 50% do valor.

GLbWi8oUJ99ImvmaOWu67PaIt0SUkAXdowWBXwB-

Frustrações com o embargo de transferências à parte, a janela foi bastante tranquila para o clube. A única chegada foi de Gastón Cuevas, meia ofensivo muito técnico de 18 anos. Cuevas é nascido na Argentina, mas tem também a cidadania brasileira. Não estou realmente precisando de mais gente na posição, mas como não foi preciso gastar quase nada para convencer o São Bernardo a liberá-lo, resolvi fazer negócio. O jogador foi logo emprestado ao Lech Poznan. Quem também saiu por empréstimo foi Dawid Kort. Sem jogos continentais no calendário não havia necessidade de tantos meias, e o Levante ofereceu um valor interessante pelo empréstimo.

 

Ekstraklasa

DEZGK3srz-mc4TEBqFzZLO3zl7wP49mxuZi7woNk

Fizemos um segundo semestre praticamente perfeito. Foram 17 vitórias e apenas uma derrota. Só que foi uma senhora derrota. Tendo sofrido apenas um gol nos onze jogos anteriores, minha equipe levou logo CINCO do Legia no último jogo da primeira fase.

eBoQxZANbYhG7-nqu-UF01DBhCVW7HdNkwXDE-ve

E não dá nem para dizer que o resultado foi sorte. O Legia nos atropelou do apito inicial até o apito final. Nem os gigantes europeus colocaram o Pogon na roda desse jeito.

Saímos da partida completamente atordoados. Além do baile, perdemos Carlos Antônio por um mês. Cheguei até mesmo a temer pelo título da liga, apesar de ainda conservar sete pontos de vantagem sobre o Legia. Mas uma derrota desse calibre me fez temer que a equipe iria levar a danutada a outro nível.

Felizmente não foi o que aconteceu. Ainda que a defesa tenha dado umas fraquejadas, o ataque empilhou gols. Contra os sete melhores times da liga, conseguimos uma média de 4,42 gols por jogo. E isso que Carlos Antônio só jogou uma vez nessa reta final.

 

Classificação

YT85Y_ZXER3scOU9RsdPmQNnHY_fNVfrRRhUBYnk

Grupo de despromoção - diferentemente dos anos anteriores, dessa vez o rebaixamento foi decidido cedo. Destaque negativo para o Gornik Zabrze, que fechou o ano na lanterna.

Batemos a marca dos 100 pontos! São 13 pontos a mais do que em nossa melhor campanha anterior. O que também chama a atenção é a campanha do Legia. Eles perderam o gás nos últimos jogos e com isso a distância aumentou. Mesmo assim, fizeram sua melhor campanha em todo o save. Tanto que só conseguimos confirmar matematicamente o título no antepenúltimo jogo (ao vencer o próprio Legia, vingando a goleada anterior). A Ekstraklasa é cada vez mais uma liga disputada do 3º ao 16º lugar.

Com 104 gols marcados, batemos nosso recorde anterior por detalhe (era 103). O que mais se destaca é nosso desempenho defensivo. O recorde anterior era de 31. Dessa vez, foram só 23 - e isso que levamos cinco em um jogo só...

 

Puchar Polski

y0EP9n7wyCh928aG8zf3qDLd4Bmklu0Styvp06DL

Iniciamos a disputa da copa enfrentando o nosso time B. Dessa vez não tivemos dificuldade no confronto interno, despachando os reservas por 5 a 2. No jogo seguinte enfrentamos uma equipe da terceira divisão, vencendo também sem qualquer problema.

O sorteio das quartas de final definiu o encontro entre as duas maiores equipes do país. Na ida recebemos o Legia em nosso estádio. Os visitantes saíram na frente aos 59 minutos. Carlos Antônio empatou aos 64. O brasileiro foi de herói a vilão ao perder uma penalidade dez minutos depois. No mais, foi um jogo fraco de ambas as partes. Tivemos chances de vitória - além do pênalti, acertamos duas vezes a trave -, mas não dá para dizer que o empate foi injusto.

Como o calendário polonês não deixa nada a dever ao brasileiro, o jogo de volta foi marcado para imediatamente após uma data FIFA. Fomos a campo desfalcados de três jogadores. Mas o pior não foi quem ainda estava no voo. O pior é que os demais voltaram só de corpo - a cabeça ainda estava bem longe. Em OITO MINUTOS, o Legia abriu TRÊS A ZERO, incluindo um gol contra de Sinan Kurt.

Eu fiquei completamente sem reação. A partida foi bem antes da goleada da liga, então eu realmente não esperava sofrer desse jeito com o adversário. E os gols saíram tão rápido que não dava nem pra saber se tinha algo de errado na tática. Decidi manter ela como estava, lembrando do jogo com o Leipzig - lá também saímos perdendo cedo, e no fim terminou tudo igual.

Aos nove minutos, Carlos Antônio diminuiu o prejuízo. Aos 18, Sinan Kurt resolveu marcar do lado certo. Estávamos de volta no jogo. Durante o resto da primeira etapa empilhamos chances perdidas, mas o empate não veio. 

Logo no começo da segunda etapa, tive que improvisar na zaga. Quer dizer, mais ou menos. Walukiewicz se lesionou. Para o lugar dele entrou Sebastian Rudol, que é zagueiro de origem. O problema é que ele não jogava na posição há quase três anos. E foi justamente Sebastian Rudol que cometeu o pênalti que deu o quarto gol ao Legia aos 58 minutos.

Quatro minutos depois, Carlos Antônio apareceu para descontar novamente. 4 a 3. Só que o tempo continuava a passar. Começamos a nos desesperar. Mandei a equipe pra frente com tudo. O Legia aproveitou e, aos 75 minutos, marcou o quinto. Sem nos dar por vencidos, continuamos pressionando. O quarto gol veio com Carlos Antônio - sempre ele. O quinto parecia que ia parar no goleiro do Legia, que estava pegando tudo.

Até que, aos 89 minutos, Laskos, defensor do Legia, erra. Tentando inverter o jogo para Bressan, o zagueiro tocou nos pés de Diego. Nosso meia toca de primeira para Carlos Antônio, que invade a área já olhando o goleiro. Laskos chega correndo por trás e, sem alternativa, derruba Carlos Antônio. Pênalti. Sebastian Rudol, o zagueiro vilão do pênalti anterior, vai pra bola com confiança e empata a disputa. Cinco a cinco, e Pogon classificado pelos gols fora de casa.

wkhyqfEp_JcqMLs7JqaKdugldByp2PJX6qGmqv5G

Sebastian Rudol pode não ser um grande zagueiro, mas ele bate pênaltis como ninguém. Em seis anos como batedor principal da equipe, acho que ele errou uns dois apenas.

Diferentemente do que aconteceu no jogo posterior pela liga, onde o Legia passou mesmo por cima do Pogon, aqui os números mostram que tivemos completo domínio do jogo. Foram 16 oportunidades de gol, três bolas na trave. Perder essa seria uma injustiça sem tamanho.

wZltVkOnVlMsYv-jwpdEsjBq-7hG_2C45FTX9W1W

Depois do confronto épico com o Legia, tivemos uma semifinal muito mais tranquila. Contra um Gornik Zabrze em péssima fase, Carlos Antônio decidiu praticamente sozinho, marcando sete gols em 160 minutos - se tivesse jogado os outros 20, provavelmente marcaria mais um.

A final da copa foi contra o Jagiellonia. Eu estava bastante tranquilo, pois sabia que minha equipe era mais forte que o adversário. E de fato logo abrimos dois gols de vantagem. Só que aí o jogo travou, me obrigando a reiniciar o FM alguns dias antes. E se não bastasse isso, o jogo ainda me pregou outra peça. Quatro dias antes de jogar a final novamente, meu goleiro titular se lesionou nos treinos. E o reserva também. No mesmo dia.

Talvez alguns leitores lembrem que já comentei em outros momentos que não vejo sentido em ter mais de dois goleiros no elenco principal. Essa temporada eu resolvi abrir uma exceção à regra porque não tive coragem de rebaixar Jaroslav Grobelny ao time B novamente. Mas na prática não esperava usar ele no time principal. Parece até que o jogo estava dizendo "teu time não tem três goleiros? Então tem que usar os três, oras".

Hr798eHnxgz0HTX-ugTYolhuZMmO4qOB6epVaQyx

Muito embora tenha atributos muito piores do que o titular, Grobelny fez uma boa partida. Saímos na frente com um gol em cobrança de escanteio. Na primeira etapa, seguramos a vantagem. No segundo tempo o Jagiellonia empatou - em lance onde o goleiro nada podia fazer. O jogo foi para a prorrogação, onde Sebastian Rudol mostrou mais uma vez sua tranquilidade diante da marca da cal. Pouco depois, Kwietniewski deu números finais à competição.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rudol uma pedra de gelo na marca da cal. Outro 5x5? Acompanhando cada lance que vc narrava já tava imaginando outro placar semelhante. Haja coração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Danut disse:

danutada

Passou longe delas ate entao kkkk saudades.

 

4 horas atrás, Danut disse:

Cinco a cinco

Rapaz, jogo louco é com o Pogon mesmo em kkkk 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Danut disse:

Laskos, defensor do Legia, erra. Tentando inverter o jogo para Bressan

Poderia ser reescrito, sem perder a correção gramatical e o sentido do texto da seguinte forma: Laskos, defensor do Legia, erra tentando inverter o jogo: para Bressan.

Pogon vai atacar o mercado com sangue nos olhos nessa janela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A aquisição do clube parece ter sido uma boa notícia, mas também causou certo problema no planejamento da janela de inverno, de qualquer forma, Cuevas parece ter sido uma boa e o empréstimo fará o jogador ganhar ainda mais rodagem para quando voltar para o Pogon, poder render um bom futebol ou quem sabe uma boa grana.

Muito estranho a equipe fazer uma campanha quase perfeita e no momento desse quase, levar 5 gols em uma partida contra o Legia, ou seja, também no seu save o time da capital é chato. O que realmente aconteceu para esse deslize? O estranho nesse confronto é que as estatísticas mostram um massacre do Legia sobre o Pogon no 5 a 0 e um massacre do Pogon sobre o Legia no 5 a 5.

Uma curiosidade no seu save, e não lembro se já falei isso, mas a Puchar Polski tem jogo de ida e volta, no save do Garbarnia é partida única.

O que pensa em fazer nessa próxima janela pensando na competição continental?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 hours ago, Jirimias said:

Rudol uma pedra de gelo na marca da cal. Outro 5x5? Acompanhando cada lance que vc narrava já tava imaginando outro placar semelhante. Haja coração!

É até curioso porque ele não é um grande batedor em termos de atributos. Tipo, ele é bom, tem 14 em pênaltis. Mas 8 em finalização e 12 em compostura são bem medianos. O Carlos Antônio tem 13 em pênaltis, 18 em finalização e 16 em compostura. Mas é visível como erra mais pênaltis do que o Rudol.

Pois é, 5 a 5 de novo. Dessa vez com final mais feliz para o Pogon, que passou de fase. Eu já achei incrível um jogo assim, imagina dois na mesma temporada. Não me contive na cadeira aqui.

 

5 hours ago, jeanslay said:

Passou longe delas ate entao kkkk saudades.

 

Rapaz, jogo louco é com o Pogon mesmo em kkkk 

Saudades nada, tô bem feliz assim 😛

Sim, o time tem feito muitos jogos com placares elásticos. Eu tô bem feliz com isso (quando a gente ganha) porque era exatamente o que eu queria nesse save, fazer o time jogar um futebol que terminasse em espetáculo. E tá funcionando. Mas de vez em quando faz mal pro coração assistir os jogos desse time.

 

3 hours ago, Neynaocai said:

Poderia ser reescrito, sem perder a correção gramatical e o sentido do texto da seguinte forma: Laskos, defensor do Legia, erra tentando inverter o jogo: para Bressan.

Pogon vai atacar o mercado com sangue nos olhos nessa janela?

Mais provável que as outras equipes ataquem o elenco do Pogon com sangue nos olhos. Todo mundo tem clube interessado em comprar. Meu plano é tentar manter o elenco que tenho mesmo, com um ou outro reforço pontual. No geral estou bem feliz com os jogadores que temos.

 

30 minutes ago, Vannces said:

A aquisição do clube parece ter sido uma boa notícia, mas também causou certo problema no planejamento da janela de inverno, de qualquer forma, Cuevas parece ter sido uma boa e o empréstimo fará o jogador ganhar ainda mais rodagem para quando voltar para o Pogon, poder render um bom futebol ou quem sabe uma boa grana.

Muito estranho a equipe fazer uma campanha quase perfeita e no momento desse quase, levar 5 gols em uma partida contra o Legia, ou seja, também no seu save o time da capital é chato. O que realmente aconteceu para esse deslize? O estranho nesse confronto é que as estatísticas mostram um massacre do Legia sobre o Pogon no 5 a 0 e um massacre do Pogon sobre o Legia no 5 a 5.

Uma curiosidade no seu save, e não lembro se já falei isso, mas a Puchar Polski tem jogo de ida e volta, no save do Garbarnia é partida única.

O que pensa em fazer nessa próxima janela pensando na competição continental?

Eu fiquei chateado que perdi a chance de contratar o Walukiewicz pois isso era algo que eu sonhava desde que vendi ele logo no começo do save. Quando vendi, pensei "se tudo der certo e o time evoluir, quem sabe não dá pra trazer ele de volta?". Depois consegui o empréstimo dele, negociei por dois anos pra justamente poder tentar contratar em definitivo depois, tudo ok. E aí me vem esse embargo e ferra tudo.

Mas bem, paciência. Ao menos deu para melhorar as finanças do clube (apesar de que já estavam boas, não precisava mudar muito). E sim, o Cuevas parece muito bom jogador. Tem algumas deficiências no jogo dele ainda, mas se evoluir direitinho vira craque.

Sobre o 5 a 0 do Legia, foi muito esquisito mesmo. Não sei explicar. O time simplesmente não entrou em campo. Parecia o Brasil x Alemanha da Copa, em que um time jogou sozinho. Não fiz nada de diferente - inclusive usei exatamente a mesma tática nos outros confrontos com eles no ano -, mas o time foi massacrado. No 5 a 5 já foi diferente, ali foi uma sorte tremenda do Legia nos minutos iniciais. Eles nem criaram chances realmente, mas a bola ia pra área, batia em uns cinco jogadores e dava gol - os três gols iniciais foram assim. Aí depois sofremos pra recuperar, e levamos mais dois naturalmente por estar buscando reverter o placar. Mas nesse caso foi só a sorte do Legia no começo mesmo. No 5 a 0 eu não sei até agora o que aconteceu, o Legia passou o trator o jogo todo.

Se não me engano a gente já comentou isso (mas posso estar confundindo). As regras da Polônia parecem mudar bastante. É quase que nem alguns estaduais aqui no Brasil, cada ano uma fórmula. Mas só os jogos das quartas e da semifinal tem ida e volta. O resto é jogo único.

Como falei na resposta ao Neynaocai, minha intenção é segurar quem der no elenco. Tem muito clube interessado nos meus jogadores. Não acho que seja preciso contratar gente nova (e também não vi até agora jogadores dentro da realidade financeira do Pogon que fossem grandes reforços). O que preciso é manter quem tá aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

_GNjlKuKT1SKVuIlh2vw0Od42WcdHyhRruCUQiFl

S06 E04 - Status: lenda do clube

Na última atualização encerramos os jogos da sexta temporada do save com mais dois títulos para o Pogon. Hoje vamos falar um pouco sobre os destaques e demais notícias de fim de temporada. Na sequência, vamos também dar uma passada na Copa América, pois teve jogador do Pogon nos convocados.

 

Elenco

c1pJdEDgfpqBzBaJ2o73UKCWgOeb0TraaUWDrODM

Equipe do ano

Destaques positivos:

  • Dusan Papaz (cl. 7.68): Contratado por 850 mil euros no começo da temporada, o sérvio infernizou as defesas adversárias com sua velocidade e excelente capacidade de cruzamento. Foram 14 gols e 16 assistências, média superior a uma participação em gol por partida. Poderia ter jogado um pouco melhor nos duelos continentais, mas é preciso lembrar que ele tem apenas 20 anos.
  • Raphael Guzzo (cl. 7.48): Guzzo nunca foi um jogador de se destacar pelas assistências e gols. Mas isso não significa que ele não seja importante para a equipe. É dos pés dele que saem as principais jogadas ofensivas da equipe. Extremamente consistente, o jogador teve notas altas em todas as competições disputadas. Com ele em campo, marcamos mais de três gols por jogo - marca que não é atingida por nenhum outro jogador.
  • Mikolaj Kwietniewski (cl. 7.64): 19 gols e 17 assistências, totalizando 1,23 participação em gol por jogo. A briga pelo título de melhor ponta esquerdo do Pogon continua acirrada, mas esse ano o polonês levou a melhor.

Destaques negativos:

  • Palito (cl. 7.13): Considerando que Palito só atuou pelo clube como solução de emergência - o jogador foi chamado de volta de empréstimo após a venda de Bruno Novas -, seu ano até não foi tão ruim. Pela liga, as atuações são consistentes. O problema é que ele falhou nos momentos decisivos, como quando entregou nossas chances de classificação diante do Real Madrid. Precisa aprender a atuar em jogos grandes ou não terá futuro no Pogon.
  • Cajú (cl. 7.01): Alçado à condição de titular com a venda repentina de Bruno Novas, o lateral brasileiro não se mostrou pronto para a tarefa. Com muitos erros, especialmente no setor defensivo, Cajú conseguiu ser pior do que Palito em boa parte dos jogos. Esperava bem mais do atleta.
  • Kamil Jozwiak (cl. 7.19): Olhados isoladamente, os números de Jozwiak não são ruins. O ponta participou diretamente de 0,57 gol por jogo. O problema é quando comparamos isso com os números de qualquer outro jogador do ataque do Pogon. Em uma equipe que marca tantos gols por partida, Jozwiak foi sensivelmente menos ativo do que os companheiros. Em especial, chama a atenção que o jogador não participou de nenhum gol fora da liga - foram cinco jogos em branco entre copa e UCL. No começo do ano tive que optar entre vender Jozwiak ou Klups. Escolhi o segundo. Pelas atuações dessa temporada, me pergunto se não errei.

 

Ícones do clube

LkiuPJ92NLZLZXB6_7tHIS0VtkvNjjiL5dferabS

Depois de seis temporadas, temos as duas primeiras figuras do save que entraram para a seleta lista de lendas do Pogon Szczecin. Mikolaj Kwietniewski tem jogado em altíssimo nível por quatro temporadas, sendo que cada uma foi um pouco melhor do que a anterior. Sua inclusão é merecidíssima.

A outra figura a entrar no rol dos imortais é o próprio treinador. Eu esperava que isso acontecesse em algum momento do save, mas achei que iria precisar de pelo menos uma campanha internacional memorável para isso. Acabou sendo mais rápido do que imaginava. O que me leva a pensar no próximo ponto: hoje jogamos no estádio Florian Krygier. Quem sabe no futuro não se troque qual a lenda homenageada no estádio da equipe?

 

Melhores da temporada

A equipe do ano da Ekstraklasa foi divulgada. Com 33 vitórias, 2 empates, 2 derrotas e o recorde absoluto de gols marcados da competição, o Pogon naturalmente dominou a seleção do campeonato. Certo?

esiMSyISu9UIdtTL9u0Y_N9kNc8Pa-MU8EJmXMFz

Bem, se alguém ainda tinha dúvida de que há uma preferência pela equipe da capital, a premiação tratou de acabar com isso. Enquanto o campeão figura com apenas dois jogadores na lista dos melhores, o Legia emplacou sete nomes. Até o Bressan colocaram ali.

 

Recordes

Nossa campanha na Copa da Polônia nos rendeu o recorde de gols marcados em uma edição da competição. Com 25 gols marcados, ultrapassamos a marca anterior, de 22 gols, que era... do Pogonzinho.

d9JRR49wIrPFUhS08bbF9h9tLwsOP4o2mJnwJQ8M

Além do recorde coletivo, essa edição da copa foi marcada pelas atuações de Carlos Antônio. O jogador quebrou a marca de mais gols em um só jogo (5, contra o Gornik Zabrze na semifinal, superando o recorde de 4 de Sokol Aleksandrow em 2012), de mais gols em toda a competição (13, superando os 9 de Arkadiusz Aleksander em 2004), de prêmios de melhor em campo (4, superando os 2 de Aleksander Jagiello em 2021) e de classificação média (8.72, superando os 8.40 de Aleksander Macej Zurawski em 2018, quando jogava pelo Pogon).

 

Infraestruturas

ZNupXCrEokl_VgcBiFfbIvqpYpsFZr2MTrRUgbnl

Consegui convencer a diretoria a melhorar as condições de nossas camadas jovens. Somando os pedidos para a antiga e para a nova diretoria, acho que essa era a quinta vez que eu implorava por investimentos no setor. A recusa era por pura teimosia dos diretores. O custo é alto, mas o Pogon tem perfeitas condições de bancar isso.

 

Notícias gerais

  • Raphael Guzzo entrou para o melhor onze do save.
  • Pela primeira vez no save, a liga polonesa caiu em reputação. Perdemos espaço para a liga austríaca, sendo agora a 12ª mais importante do continente.
  • O Pogon subiu sete posições no ranking de clubes europeu. Somos agora a 42ª equipe do continente. Conforme nos aproximamos dos lugares mais altos, a subida vai ficando menor. E a partir de agora só deve ser possível subir mais se passarmos de fase na UCL/UEL.
  • A diretoria encerrou as ligações com o Septemvri Sofia e com o Universitatea Cluj. Não foi dado nenhum motivo para o encerramento das parcerias.

 

Copa América

Três jogadores do Pogon foram convocados para a Copa América. Pelo Uruguai, jogou Anthony Silva. O atacante teve seu grande momento nas quartas de final, quando marcou o gol da classificação aos 90+3 (Uruguai 4x3 EUA). Nossos vizinhos do sul terminaram a competição em terceiro lugar, após serem eliminados pelo Brasil na semifinal.

E falando em Brasil, tivemos dois convocados para jogar pela seleção. O principal deles foi, claro, Carlos Antônio. Mesmo entrando só no segundo tempo, o atacante balançou as redes nas quartas de final (Brasil 4x0 México) e na semifinal (Brasil 2x0 Uruguai). Na final, diante dos argentinos, Carlos Antônio jogou desde o apito inicial - e mais uma vez deixou o seu. Infelizmente o título acabou escapando nas penalidades.

qNcTs3K_DxU0blT-lXU3iI2uIN2AbzomV5OgJrgL

O outro jogador do Pogon a atuar pela seleção foi Formiga. O zagueiro passou a maior parte da competição no banco, mas entrou na final no lugar do volante Arthur (ex-grêmio).

 

Posfácio

Para a atualização de hoje, é isso que eu tinha planejado. Mas como já iniciei a próxima temporada, deixo aqui um pequeno spoiler: teve gente com muita grana na mala passando por Szczecin...

QmPW5gS1C0Cm7xh0QPZoQp4D8FXTP1dFUfvEDCw7

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Danut disse:

O jogador quebrou a marca de mais gols em um só jogo (5, contra o Gornik Zabrze na semifinal, superando o recorde de 4 de Sokol Aleksandrow em 2012), de mais gols em toda a competição (13, superando os 9 de Arkadiusz Aleksander em 2004), de prêmios de melhor em campo (4, superando os 2 de Aleksander Jagiello em 2021) e de classificação média (8.72, superando os 8.40 de Aleksander Macej Zurawski em 2018, quando jogava pelo Pogon).

Pessoal na Polonia é bem criativo com nomes kkkkkkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com medo de terem vendido um polonês bom de bola, ponta esquerda.

Mas, depois de Bressan melhor zagueiro do campeonato, não duvido mais de nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

O seu campeonato polonês já está nos ares no qual me encontro na Champions League.

E fico chateado com a situação do seu ex-jogador polonês da base, entretanto, se ele é jogador do Stoke, ele não poderia ter negociado com Lei Bosman com ninguém, já que na Inglaterra isso não existe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Graças ao Pogon, o Legia não teve toda sua equipe na eleição da equipe da temporada, aliás é interessante um ser o campeão da competição nacional e o outro levar o prêmio com quase todos os jogadores na temporada.

Fiquei curioso quanto aos jogadores que renderam grana ao Pogon e mais ainda quanto ao que será feito com essa grana. A direção já investiu nas categorias de base e isso é um passo gigantesco para o fortalecimento do clube no futebol europeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aposto que essa contratação do Borussia foi o Carlos.

Esse Manchester City ou melhor Pogon tem a obrigação de ganhar o próximo nacional invicto ou vou lá protestar no ct

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 8/21/2019 at 12:31 PM, jeanslay said:

Pessoal na Polonia é bem criativo com nomes kkkkkkkk.

Demais. Pior que eu nem tinha visto que eram todos iguais enquanto jogava, só me chamou a atenção que o Carlos Antônio levou tantos prêmios. Aí depois quando fui postar aqui que vi a semelhança.

 

On 8/22/2019 at 11:13 AM, Neynaocai said:

Estou com medo de terem vendido um polonês bom de bola, ponta esquerda.

Mas, depois de Bressan melhor zagueiro do campeonato, não duvido mais de nada.

Olha, o Kwietniewski certamente estava entre os cotados nas casas de apostas para sair nessa temporada. Será?

Bressan craque do campeonato mostra como o FM é mesmo uma realidade paralela que por vezes não faz sentido.

 

On 8/22/2019 at 7:59 PM, Henrique M. said:

O seu campeonato polonês já está nos ares no qual me encontro na Champions League.

E fico chateado com a situação do seu ex-jogador polonês da base, entretanto, se ele é jogador do Stoke, ele não poderia ter negociado com Lei Bosman com ninguém, já que na Inglaterra isso não existe.

Olha, eu fui conferir até no jogo e foi isso mesmo que aconteceu com o Walukiewicz. Ele é do Stoke e assinou pré-contrato com outra equipe. Inclusive se eu procurar por jogadores com menos de seis meses de contrato tá cheio de atleta de time inglês disponível pra abordar para assinar. Não sei o que diz a regra, mas aqui no FM eles assinam normalmente.

 

On 8/22/2019 at 8:54 PM, Vannces said:

Graças ao Pogon, o Legia não teve toda sua equipe na eleição da equipe da temporada, aliás é interessante um ser o campeão da competição nacional e o outro levar o prêmio com quase todos os jogadores na temporada.

Fiquei curioso quanto aos jogadores que renderam grana ao Pogon e mais ainda quanto ao que será feito com essa grana. A direção já investiu nas categorias de base e isso é um passo gigantesco para o fortalecimento do clube no futebol europeu.

Pois é, olhando assim o prêmio ficou curioso mesmo. Mas na real tem um motivo pra isso: a quantidade de partidas disputadas pelos meus jogadores. Como eu rodo muito a equipe, quase ninguém jogou mais de metade do campeonato. E aí o FM leva muito isso em consideração na hora dos prêmios. Não sei se tem um mínimo de jogos (ou seja, se o cara jogar menos do que X jogos não entra de modo algum na seleção) ou se os jogos entram no cálculo apenas (ou seja, cada jogo a mais aumenta a "nota" do jogador para a seleção). O fato é que meus jogadores acabam ficando de fora por isso mesmo. Se pensar, tem sentido até - não faz muito sentido a seleção do campeonato estar cheia de gente que jogou metade dele só. Claro que num caso extremo como o do Pogon que passa por cima de todos isso acaba ficando meio esquisito, mas a essência da coisa tem sentido.

Olha, a maior parte da grana acabou ficando nos cofres do clube mesmo, até porque a maior venda foi no dia 31 de agosto - bem no fechamento da janela. Mas também gastei bem mais do que nos outros anos. Sobre quem saiu, veremos nos próximos capítulos 😛

 

On 8/23/2019 at 2:44 AM, arecibo8 said:

O prêmio é dado por agentes, não é possível. Um time ganha com certa facilidade e outro leva os prêmios. Se investigar vai encontrar coisa aí. 

O favorecimento ao time da capital é de longa data no polonesão. No outro ano já nos roubaram uma Copa da Polônia com ajuda do juizão...

Brincadeiras à parte, vê a explicação logo acima aqui que eu dei pro Vannces.

 

On 8/24/2019 at 7:02 PM, boblk said:

Aposto que essa contratação do Borussia foi o Carlos.

Esse Manchester City ou melhor Pogon tem a obrigação de ganhar o próximo nacional invicto ou vou lá protestar no ct

Olha, assédio em cima do Carlos não faltou. É bem possível que sim. Veremos.

Acho que o título invicto vai demorar. Sempre fazemos umas besteiras no meio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/08/2019 em 16:33, Danut disse:

O mais triste é saber que, não fosse a diretoria vender meu lateral titular a dez dias do fechamento da janela, Palito sequer estaria no clube.

Adoro quando o FM apronta dessas. O melhor é que você nem queria o cara no time e ele apronta isso. NICE hahahaha

Falando das atts anteriores, acho que fez boas contratações para a temporada. A do polonês de 26 anos eu não faria, mas você deu seus motivos e eu entendi no fim das contas.

Na liga não tem lá muita graça comentar pois sobrou e é pouco provável que alguém te faça frente agora (cof cof Legia).

Agora, na Champions ficou aquela sensação de injustiça, mesmo num grupo muito difícil. Fez um jogo épico que poderia ter sido vencido por qualquer um dos times, conseguiu 2 empates monótonos contra grandes equipes e perdeu os outros 3 de formas distintas (Real = azar, Leipzig = vergonha, United = esperado). Importante é que mostrou sua força, e é possível dizer que qualquer um dos 4 times desse grupo poderia se classificar se estivessem em outros grupos da Champions, inclusive você. Ideal seria a Polônia melhorar o coeficiente dela ou o Pogon aumentar a reputação, pra poder passar a ser terceira força dos grupos. Enfrentar vários times favoritos é complicado.

De resto, 2 taças, Bressan destaque do campeonato e uma possível limpa no elenco do Pogon. Será que deu ruim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 13/08/2019 em 12:05, Danut disse:

Sobre a pontaria, não me preocupa não. Pelo contrário: eu acho melhor uma equipe que cria chances e tem pontaria ruim do que uma equipe que cria uma chance por jogo e acerta ela no alvo, pois considero que a pontaria é mais questão de sorte mesmo - uma hora o time acerta, outra erra. Mas se temos azar criando dez chances no jogo, ainda assim provavelmente uma entra. Se temos azar criando uma ou duas, aí complica.

Então considero que estar criando muitas chances é, no longo prazo, muito mais sustentável. Claro que pode acontecer de perder um jogo por falta de pontaria e custar uma eliminação, mas pensando no longo prazo acho que é sinal de que o time tá atacando bem. E meu foco aqui é o longo prazo.

Ainda bem que o Celso Barros não é do seu Board! E que a nova diretoria não inventou de te demitir.

E aquele seu diretor que contrata bem foi o mesmo que te deixou com o Palito na mão? Já passei por isso na Champions, até pior, mas vc pode ficar tranquilo, seu grupo nem foi da morte, já foi do além mesmo.

Mas esses vareios do Legia são de assustar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Brazylijska magia
  • Fujarra featured this tópico
  • Danut unfeatured this tópico
  • div locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Banton
      Por Banton
      Não sei como funciona o procedimento de compra e venda, mas tenho interesse (se for baratinho, até porquê é uma versão antiga). No site original está bem caro.
    • flalutaina
      Por flalutaina
      Há um tempo atrás criei um banco de dados no editor do fm2018, carreguei e funciona normalmente. Só que agora eu quis inserir mais jogadores, fiz a inserção,  só que nao aparece  no jogo, inclusive em um novo save. O que pode estar faltando? Obrigado aí!
    • Lohan
      Por Lohan
      São quase 51 estadios de clubes das Series A,B, C e D do brasileirão, assim como as faixas das torcidas     
      A posição do sol é de acordo com a vida real nas partidas que ocorrem durante a tarde, para causar um maior impacto e imersão nas partidas 3D
      OBS: por limitaçoes dos estadios 3D (sabemos que não existe um editor) tive que fazer na mão grande da melhor maneira que pude, nao tem como fazer detalhes, alguns ficaram bem parecidos, outros mais ou menos, porem ainda assim, creio que bem melhores do que comparados aos estadios genericos que vem no jogo, mas tem um detalhe, os estadios de maior capacidade para que ficassem o mais parecido possivel,   ❌ tive que diminuir a capacidade deles, senão pelas limitaçoes do 3D, eles nao iriam ficar parecidos.
      ✔️ Porem com o uso do FMRTE vc pode deixar os estadios com a capacidade real sem modificar o 3D, e com o uso do FMRTE vc pode tb deixar os estadios mais parecidos ainda, como por exemplo colocando 0 na parte da arquibanca da fonte nova, vai fazer ter aquela abertuda igual na vida real, assim como Sao Januario que nao tem a parte esquerda, e varios outros estadios, por esse motivo vai um template grafico incluso na instalaçao pra quem quiser fazer essas melhorias, fica a seu criterio, e é bastante facil de fazer                                                                                                                                                                                                                                                                          
      DOWNLOAD:  V.4    https://www.4shared.com/file/IUioZD6Fei/Estadios_Brasileiros_3D_v4__FM.html?
      Versão sem instalador: https://www.4shared.com/rar/NAKktw5Nca/Estadios_Brasileiros_3D_v4__FM.html?
      Instalação: Após baixar o arquivo ¨Estadios 3D e Faixas de torcidas FManager Brasil¨ dê um duplo clique que vai ser instalado automaticamente no diretorio do FM18. se pedir para subscrever arquivos aceite..... Depois vá em preferencias do FM, e na aba interface, clique para ¨recarregar skin quando confirmar¨ e ¨desmarcar skin em cache¨
       
      ARENA FONTE NOVA

      BRINCO DE OURO

      MORUMBI

      BARRADÃO

       

       
       
    • thyagocda
      Por thyagocda
      SUMÁRIO

      Apresentação
      Sou mais um daqueles apaixonados por FM, mas por conta dos compromissos pessoais, o tempo gasto com o jogo deve ser bem equilibrado. Ano passado criei uma história aqui na PM com o Porto mas acabei interrompendo depois que descobri que eu seria pai, a gravidez passou, meu filho (Thayler) já nasceu com saúde graças a Deus. E agora que as coisas acalmaram vinha planejando o retorno a área.
       
      Estilo de Postagem
      Tentarei seguir um padrão de postagens bimestrais sobre os acontecimentos no jogo. Mas pretendo utilizar as probabilidades de apostas do jogo para gerar interatividade com os leitores entre as postagens. Pelo menos a introdução do save contará com uma "pequena ficção" e ao longo do save tentarei dar prosseguimento.
       
       

      O Desafio Real #1 | A Dany - MAI/17
      Valência - ESP

      Clique aqui para a próxima postagem
    • Bruno Miguel Colombo Silva
      Por Bruno Miguel Colombo Silva
      Boa noite
      Não sei se já existe algum tópico que fale exatamente sobre isso, mas analisando e estudando vendo alguns vídeos ainda do fm 18 no canal do YouTube, em um vídeo vi ele falando que tal função de meia não combina com outra função de meia atuando juntos ou até mesmo estando ele como meia atacante.
      Gostaria de saber quais funções “casam” melhor e quais não dão certo.
      Muito obrigado desde já.
×
×
  • Criar Novo...