Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Incêndio no Museu Nacional


Ariel'

Posts Recomendados

1 minuto atrás, bernardog disse:

O Museu já sofria com o abandono há muito tempo. Desde 2004 haviam alertas sobre risco de incêndio no local.

A própria reitoria da UFRJ fez pouco caso com a manutenção do Museu (que já sofria com o corte de verbas antes da PEC), dando preferência por exemplo para a criação de uma Rádio da Faculdade no qual gastou-se 2,4 milhões de reais em 2016 e 2017.

A culpá é de todo mundo. Como falei acima, usar a tragédia para militância ou exaltar/atacar político A ou B é desonestidade pura. Lembrando que, desde 2011, é a 5ª propriedade da UFRJ que pega fogo, o buraco é muito mais fundo. E é muita burrice achar que o incêndio é vítima de uma prática recente. A merda vem de MUITOS anos.

Isso é um ponto bem sério. Não só a UFRJ, mas prédios de universidade publica no Rio são um caos estrutural. Vai além da falta de verba, cai na má gestão. 

Essa questão da Radio talvez caia num problema anterior, que é o de qual rubrica a verba é atrelada. Digo pq o repasse federal para a manutenção do MN estava reduzida nos últimos 4 anos. Mas mesmo com a verba chegando, outros problemas surgiriam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Um povo sem memória é um povo sem passado."

Eu li essa frase em algum lugar e passei a madrugada à rodo tentando contextualizar essa tragédia, independente de causas e culpados.
Sei lá...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, P.S.Y. disse:

"Um povo sem memória é um povo sem passado."

Eu li essa frase em algum lugar e passei a madrugada à rodo tentando contextualizar essa tragédia, independente de causas e culpados.
Sei lá...

é muito irônico isso acontecer justamente em época de eleição, onde alguns pedem pra esquecer o passado...

"esquece isso aí..."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reportagem muito bem feita e completinha pela Carolina e o Vitor para o G1. Menos falatório aleatório e mais informação real #paz

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, a.giraffones disse:

Outra boa e completinha reportagem sobre o museu e a lei Rounet

 

Isso é outra coisa que o pessoal não entende sobre como funciona a Lei Rouanet. Ter um projeto aprovado não garante captação. A aprovação só te dá o aval pra ir atrás de gente disposta a investir diretamente no seu projeto ao invés de pagar o imposto pro governo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que li... O que andei lendo por essas redes sociais fora... Desconhecia acervo, mas haver uma margem do povo brasileiro que não acha que a perca é ENORME e irrecuperável e que não haver museus e património vai ajudar as suas carteiras em muito se enganam. Que essa gente aprenda a LER, INTERPRETAR E VOTAR.

Sou estudante da área, e como aqui existe uma falta de investimento, porém o povo sabe que estes locais são importantes. Não são só as imagens religiosas que importam, o resto também o é! Se perdeu um pedaço insubstituível da história da América do Sul e da Humanidade, por culpa da burrice dos governantes e isso é inadmissível!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Henrique M. disse:

Não ia entrar nessa discussão, mas quem sou eu, você ou o Léo para definir o que é cultura?

Segundo o dicionário Aurélio:

1 - Ato, arte, modo de cultivar.
2 - Lavoura.
3 - Conjunto das operações necessárias para que a terra produza.
4 - Vegetal cultivado.
5 - Meio de conservar, aumentar e utilizar certos produtos naturais.
6 - Aplicação do espírito a (determinado estudo ou trabalho intelectual).
7 - Instrução, saber, estudo.
8 - Apuro; perfeição; cuidado.

Ou seja, qualquer coisa que gere instrução, saber, estudo, cuidado e produza algo intelectual ou que produza reflexões pode ser classificado como cultura. Se um grupo de 3 pessoas se interessar pela oficina da siririca ou o Queermuseu, independentemente do que eu acho, encaixa perfeitamente na definição de cultura.

Definição de dicionário, sério mesmo?!

Se um grupo de pessoas se interessar sobre o tema pedofilia, aprender juntos tecnicas para violar o orifício de uma criança de 5 anos, também seria cultura, né? A que ponto chegamos, olha a baixeza desse raciocínio.

Ideia de supremo bem, sentido da vida, elevar o homem, foi tudo pro caralho...

Essa linha de pensamento de querer tratar absolutamente tudo como cultura (que hoje cada vez mais se aproxima da fusão com a propaganda político-partidária) é o pensamento diretamente responsável pela tragédia - a supervalorização de um monte de lixo em detrimento, por exemplo, do patrimônio histórico.

A culpa desse quadro é da intelectualidade brasileira, que conseguiu reduzir a cultura ao que vemos hoje, resultando não só no desinteresse da população - quem está dizendo que o povo brasileiro só se preocupa com o museu quando este pega fogo tem sim razão - mas também na diminuição do próprio intelecto, dos padrões morais, na incapacidade de valorizar o que existe para elevar o espírito do homem.

Tá aí o resultado, parabéns aos envolvidos, pode acabar com o país.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
18 minutos atrás, Marvin Angulo disse:

Definição de dicionário, sério mesmo?!

Se um grupo de pessoas se interessar sobre o tema pedofilia, aprender juntos tecnicas para violar o orifício de uma criança de 5 anos, também seria cultura, né? A que ponto chegamos, olha a baixeza desse raciocínio.

Ideia de supremo bem, sentido da vida, elevar o homem, foi tudo pro caralho...

Essa linha de pensamento de querer tratar absolutamente tudo como cultura (que hoje cada vez mais se aproxima da fusão com a propaganda político-partidária) é o pensamento diretamente responsável pela tragédia - a supervalorização de um monte de lixo em detrimento, por exemplo, do patrimônio histórico.

A culpa desse quadro é da intelectualidade brasileira, que conseguiu reduzir a cultura ao que vemos hoje, resultando não só no desinteresse da população - quem está dizendo que o povo brasileiro só se preocupa com o museu quando este pega fogo tem sim razão - mas também na diminuição do próprio intelecto, dos padrões morais, na incapacidade de valorizar o que existe para elevar o espírito do homem.

Tá aí o resultado, parabéns aos envolvidos, pode acabar com o país.

E quem é você para definir o que é cultura? Quais são suas qualificações? O que você já fez pela cultura desse país para definir o que é certo e o que é errado? E quem é você para definir o que as pessoas devem fazer em sua vida no que tange ao consumo de cultura?

Meu ponto nada tinha a ver com a oficina de siririca, QueerMuseu ou sequer minhas opiniões sobre o que é cultura e o que não é. E nem vou me dignificar a responder essa comparação com pedofilia, já que quem só sabe fugir pela tangente com essa argumentação baixa e que coloca coisas que todo mundo sabe que não existem fundamento na realidade, só na mente tacanha do "cidadão de bem", não merece.

Não tem ninguém valorizando nem desvalorizando uma coisa nem outra. Vocês que vivem nesse mundo enviesado onde só enxergam o que querem. As pessoas tem dificuldades de abandonar as concepções de mundo pautadas em um mundo que não existe mais e nem vai retornar.

Pois é, foi a intelectualidade brasileira que passou anos destruindo a educação e a cultura desse país. Não foram décadas e décadas de governos (militares, direita e esquerda) que nunca se importaram com isso. Que nunca pensaram em fomentar esse interesse na educação básica e cultivar oportunidades para que isso fosse incentivado. A culpa é da intelectualidade, que traçou um plano secreto para instituir uma forma simples de dominância das massas para se manter no poder.

E o que uma oficina sobre siririca, QueerMuseu tem a ver com padrões morais? Os padrões morais devem ditar que se mulheres devem ou não descobrir seu próprio corpo? Os padrões morais devem estabelecer que o mundo é feito só de Adão e Eva? Se for, acredito que seus padrões morais só servem para reforçar um mundo intolerante, onde as pessoas não tem liberdade de ser quem elas quiserem, onde a classe que dominou por muitos anos não aceita que outras pessoas tenham a pachorra de buscar reconhecimentos que lhe são garantidos na nossa constituição: igualdade e liberdade.

Se for assim, prefiro viver num mundo amoral onde todos sejam iguais e livres, do que viver num "moralmente" correto onde as pessoas são oprimidas e tem seus direitos e liberdades restringidas. A única coisa que as pessoas "amorais" querem é ter os mesmos direitos das pessoas "morais". Só que a luta dessas pessoas por condições de igualdade é algo absurdo e calamitoso, que coloca toda a existência da sociedade brasileira em perigo, pois se cedermos, viveremos fazendo bacanais com a criançada, ciranda de pelados, matando e estuprando, como uma tribo de bárbaros. 

Ah, e outra coisa militância de direita pode, mas militância de esquerda, deus o livre. Se não, viramos Cuba. E só a defesa da "moral e dos bons costumes" é capaz de elevar o espírito do homem.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Henrique M. disse:

E quem é você para definir o que é cultura? Quais são suas qualificações? O que você já fez pela cultura desse país para definir o que é certo e o que é errado? E quem é você para definir o que as pessoas devem fazer em sua vida no que tange ao consumo de cultura?

Meu ponto nada tinha a ver com a oficina de siririca, QueerMuseu ou sequer minhas opiniões sobre o que é cultura e o que não é. E nem vou me dignificar a responder essa comparação com pedofilia, já que quem só sabe fugir pela tangente com essa argumentação baixa e que coloca coisas que todo mundo sabe que não existem fundamento na realidade, só na mente tacanha do "cidadão de bem", não merece.

Não tem ninguém valorizando nem desvalorizando uma coisa nem outra. Vocês que vivem nesse mundo enviesado onde só enxergam o que querem. As pessoas tem dificuldades de abandonar as concepções de mundo pautadas em um mundo que não existe mais e nem vai retornar.

Você me acusa de fugir pela tangente para fazer exatamente o que está me acusando, que engraçado. Em qual momento eu tive a pretenção definir o que é cultura pelas minhas proprias crenças? Qualificações, o que eu já fiz, que tipo de argumentação tosca é essa? Tá partindo pro apelo à autoridade, amiguinho?

Você mesmo, novamente, está fugindo pela tangente, afinal, são coisas que não existem, né? QueerMuseum também não existia há 20 anos, ninguém escrevia cu e buceta com sangue menstrual em hóstia numa exposição de arte, portanto, ou você me explica de que a forma a lógica é diferente pras duas situações ou assume que não tem uma resposta ao invés de "não se dignificar a responder a comparação".

Negar que não existe desvalorização da cultura em prol do lixo é impossível, pois o próprio fato de uma oficina de siririca ser colocado no mesmo balaio do Museu Nacional por si só já desvaloriza o último.

3 horas atrás, Henrique M. disse:

Pois é, foi a intelectualidade brasileira que passou anos destruindo a educação e a cultura desse país. Não foram décadas e décadas de governos (militares, direita e esquerda) que nunca se importaram com isso. Que nunca pensaram em fomentar esse interesse na educação básica e cultivar oportunidades para que isso fosse incentivado. A culpa é da intelectualidade, que traçou um plano secreto para instituir uma forma simples de dominância das massas para se manter no poder.

Estou citando um fato, a intelectualidade brasileira decaiu e isso reflete na educação e na cultura - os motivos que fizeram a mesma decair são outros quinhentos, não fuja do assunto, mas qualquer imbecil sabe que a intelectualidade do país determina os rumos de uma cultura. Se esta está em decadência, a consequencia é natural.

O que estou dizendo aqui, e fica claro pra qualquer um que já não parte de um preconceito por conta de meu posicionamento político, é que o declínio da intelectualidade brasileira permitiu que chame-se de cultura o que claramente não é.

A discussão sobre o conceito é histórica e muito produtiva (e você, dono da verdade, me vem com a resposta do dicionário), mas é certo que a cultura sempre buscou elevar o espírito do homem, envolvendo elementos como perfeição tecnica, transcendência - caminhando no sentido de melhorar a humanidade.

3 horas atrás, Henrique M. disse:

E o que uma oficina sobre siririca, QueerMuseu tem a ver com padrões morais? Os padrões morais devem ditar que se mulheres devem ou não descobrir seu próprio corpo? Os padrões morais devem estabelecer que o mundo é feito só de Adão e Eva? Se for, acredito que seus padrões morais só servem para reforçar um mundo intolerante, onde as pessoas não tem liberdade de ser quem elas quiserem, onde a classe que dominou por muitos anos não aceita que outras pessoas tenham a pachorra de buscar reconhecimentos que lhe são garantidos na nossa constituição: igualdade e liberdade.

Se for assim, prefiro viver num mundo amoral onde todos sejam iguais e livres, do que viver num "moralmente" correto onde as pessoas são oprimidas e tem seus direitos e liberdades restringidas. A única coisa que as pessoas "amorais" querem é ter os mesmos direitos das pessoas "morais". Só que a luta dessas pessoas por condições de igualdade é algo absurdo e calamitoso, que coloca toda a existência da sociedade brasileira em perigo, pois se cedermos, viveremos fazendo bacanais com a criançada, ciranda de pelados, matando e estuprando, como uma tribo de bárbaros. 

Ah, e outra coisa militância de direita pode, mas militância de esquerda, deus o livre. Se não, viramos Cuba. E só a defesa da "moral e dos bons costumes" é capaz de elevar o espírito do homem.

 

Você profere falácias de que eu estou querendo limitar o mundo com meus próprios padrões morais, "fiscalizar cu alheio" como alguns falam, e vaaarias outras gracinhas que não refletem em NADA do que eu disse no outro post. O que estou dizendo é que o indivíduo tem o direito de fazer o que bem entender, mas não venha chamar isso de cultura. Se você diverte-se atacando espantalhos, fique a vontade.

Neste sentido, a queda dos padrões morais foi o um dos fatores, assim como a burrice, que permitiu a verdadeira cegueira destes intelectuais em não saber distinguir entre meras expressões de indivíduos ou grupos (o que sempre aconteceu) e cultura de fato.

Sobre a militância, tá argumentando com a parede de novo? Espantalho mais uma vez? Porque eu não falei e nem sugeri nada nesse naipe, você está delirando.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
21 minutos atrás, Marvin Angulo disse:

 

Eu pensei bem antes de responder a primeira vez, pois sabia que você iria por esse caminho. E vou ser sincero com você sobre estar argumentando com a parede, eu realmente estou conversando com uma parede ou uma porta, que pelo visto, sempre tem que ter razão e entende mais de tudo do que todos e acredita que a única verdade que existe no mundo é a dele. Passar bem. Já expus meu ponto para quem concorde ou não concorde, a partir daqui não vou perder meu tempo e nem o seu buscando o impossível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Henrique M. disse:

Eu pensei bem antes de responder a primeira vez, pois sabia que você iria por esse caminho. E vou ser sincero com você sobre estar argumentando com a parede, eu realmente estou conversando com uma parede ou uma porta, que pelo visto, sempre tem que ter razão e entende mais de tudo do que todos e acredita que a única verdade que existe no mundo é a dele. Passar bem. Já expus meu ponto para quem concorde ou não concorde, a partir daqui não vou perder meu tempo e nem o seu buscando o impossível.

Que caminho, o de argumentar coisas que você nunca tinha ouvido ou que nunca passaram pela sua cabeça? Hahahaha

É realmente engraçado, você quis lacrar pra cima do cara com argumento de dicionário, depois vem pra cima de mim com apelo à autoridade, me acusa de querer fazer os outros viverem pelos meus padrões morais, de querer censurar, de achar que militância pró-direita pode e pró-esquerda não em uma discussão que nada tem a ver sobre qualquer um desses temas, sem que eu tenha mencionado NADA que dê a entender isso, e sou eu o pedante.

Ainda quer sair como se fosse o ofendidinho da história, que dó.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marvin Angulo Indo um pouco no que você está falando. Eu estudei no Pedro II durante 10 anos, e sempre houve um certo viés de Esquerda naquele Colégio. Mas havia ordem, regras (bem rígidas) e respeito principalmente pelos professores e pelo Colégio.

De uns 5 anos para cá, mais ou menos, aquilo ali virou uma putaria generalizada. Até colegas meus que tem viés mais progressista ficaram assustados com o que aquilo se tornou. Fui na Unidade Tijuca ano passado e estava tudo pixado e grafitado, o Colégio totalmente abandonado. E recentemente vazou um vídeo de uma "Festinha" rolando na Unidade Engenho Novo só tocando musica de putaria e até de apologia ao tráfico. E adivinhem qual partido está metido nos diretórios do Colégio? O PSOL, óbvio.

Mas deve ser tudo invenção da sua cabeça, a Cultura do país não sofreu nenhuma mudança com e os jovens estão crescendo com os valores morais e culturais certinhos.

Essa relativização que o pessoal de lá costuma aplicar é no mínimo esquisito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, VitorSouza disse:

E se falava tanto pra não usar o lado político dessa situação..

Se tratando de patrimônio público, que deveria ser mantido pelo estado, não tem como não chegar nisso eventualmente. É como com qualquer tragédia como a queda do viaduto aqui, por exemplo. É sacanagem explorar, que nem esses programas da tarde fazem todo dia, mas que é culpa de alguém e que isso tem que ser examinado, tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegando de para-quedas aqui...

Vale lembrar que na lei Rouanet quem escolhe quais artistas/eventos vão receber o dinheiro da desoneração dos impostos não é o governo mas as empresas privadas. O governo permite que determinado artista capte certa quantia mas são as empresas que escolhem em quem vão investir em troca de abatimentos de impostos.  Querendo ou não é uma opção mais liberal do que se a empresa simplesmente tivesse que entregar esse dinheiro diretamente ao governo e deixar que ele decidisse o que fazer.

Além de pagar menos impostos a empresa ganha com a publicidade do evento. Aí eu te pergunto: no Brasil o que dá mais visibilidade? Uma exposição em um museu ou um show do Luan Santana? Em qual evento você acha que a empresa vai colocar o dinheiro dela?

Agora a gente vê vários posts de indignação mas a verdade é somos um povo que nunca valorizou a nossa própria cultura. Ficar colocando a culpa em governo X ou Y é ficar tentando achar um bode expiatório para algo que é consequência do nosso próprio desinteresse.

Essa discussão do que é cultura vs. moralidade também me parece bem descabida. Muita coisa que é considerada clássica hoje já gerou os mesmos questionamentos no passado.

A título de provocação mando o link de uma reportagem que me chocou um pouco: Mais brasileiros visitaram o Louvre em 2017 do que o Museu Nacional:

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45402234

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
Em 12/09/2018 at 01:18, mark_valley disse:

A título de provocação mando o link de uma reportagem que me chocou um pouco: Mais brasileiros visitaram o Louvre em 2017 do que o Museu Nacional:

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45402234

Normal, foto no Museu Nacional não gera o buzz que o Louvre gera nas redes sociais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • F J
      Por F J
      Pessoal esse ano não estarei disponibilizando de graça o arquivo.
      Eu tenho me dedicado há 15 anos à comunidade do FM, tanto no oficial quanto em MODs gratuitamente (sim a pesquisa não é paga), e tem sido cada vez mais penoso, maçante e com pouca recompensa, é muito fácil "roubar" arquivos disponibilizados e falar que foi você quem fez e ainda cobrar, já vi vários casos de gente usando coisas que eu fiz em seus MODs cobrados, eu realmente não me importava antes mas agora mudou.
      Estarei cobrando um valor simbólico, é quase uma vida de trabalho em cima disso e pela primeira vez decidi fazer algo do tipo.
      --
      Estou disponibilizando aqui um SAVEGAME degustação, nele está jogável somente a Série A com a database mínima, e as outras podem serem vistas para vocês testarem e se gostarem do que verem, podem entrar em contato comigo na DM que estarei repassando as informações de como adquirir o arquivo completo.
      ▶️ https://drive.google.com/file/d/1L4cN_JZZm5xih4QUdTaS3TGqvVgeCL4P/view?usp=sharing
      --
      Lembrando que A ÚNICA COISA EDITADA NO UPDATE É A SÉRIE D, todo o resto está igual ao jogo original e não dou suporte para coisas não relacionadas.
      É necessário estar com a última versão (no momento 24.3) do FM. Caso saia outras estarei adaptando e repassando a quem já adquiriu (ou em último caso devolvendo o dinheiro se não conseguir o funcionamento apropriado).
    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • Kapiroto
      Por Kapiroto
      Olá, pessoal!
       
      Não sei mexer muito bem nas regras avançadas do editor do FM, mas na base da engenharia reversa (analisar o trabalho da concorrência e copiando a estrutura para meu arquivo), consegui fazer uma liga no brasil da seguinte forma:
       
      Séries A, B e C: ida e volta, pontos corridos, sobem 4 e descem 4.
       
      Série D: 4 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 2 últimos de cada grupo e classificam os oito primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as semifinais garante o acesso.
       
      Série E: 8 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 4 últimos de cada grupo e classificam os quatro primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as quartas de final garante o acesso.
       
      Já testei e está tudo direitinho. O único problema que eu preciso resolver para considerar tudo pronto é que na série D, por exemplo, o 1º colocado do grupo pela o 8º colocado do mesmo grupo no mata-mata, em vez do 1ª colocado do grupo A pegar o 8ª do B e assim vai.
       
      Se alguém puder me orientar sobre como solucionar isso, e não houver nenhuma objeção do pessoal que administra o fórum, posso disponibilizar o arquivo ainda hoje.
    • civilEN
      Por civilEN
      Estou criando uma base de dados do Brasil em formato real, com classificação da série D via estaduais, e com campeonatos amadores e de várzea, caso alguém puder ajudar, eu agradeceria muito
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      Brasil e Venezuela enfrentam-se hoje, 12 de outubro de 2023, às 21h30, em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. 
      Escalações:


×
×
  • Criar Novo...