Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Incêndio no Museu Nacional


Ariel'

Posts Recomendados

Citar

Incêndio de grandes proporções destrói o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista
Ainda não há informações sobre as causas do fogo; ninguém se feriu, mas a maior parte do acervo foi destruída. Instituição tem 200 anos de história e foi residência de um rei e dois imperadores.

Um incêndio de grandes proporções destrói o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio. O fogo começou por volta das 19h30 deste domingo (2) e até a última atualização desta reportagem seguia destruindo as instalações da instituição que completou 200 anos em 2018 e já foi residência de um rei e dois imperadores.

Calcula-se que o acervo tenha cerca de 20 milhões de itens, que estão sendo destruídos pelo fogo.

Segundo a assessoria de imprensa do museu e o Corpo de Bombeiros, não há feridos. Quatro vigilantes estavam no local, mas conseguiram sair a tempo.

As causas do fogo, que começou após o fechamento para a visitantes, serão investigadas. A Polícia Civil abriu inquérito e repassará o caso para que seja conduzido pela Delegacia de Repressão à Crimes de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico, da Polícia Federal, que irá apurar se o incêndio foi criminoso ou não.

2018-09-03t003119z-1651330244-rc168d791c

 

 

É, amigos... ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma perda irreparável, o que tinha de coisa foda (muito foda mesmo) ali dentro é algo sem igual. Eu nunca tive a chance de poder visitar mas só de ler as notícias da uma tristeza e revolta muito grande é a nossa história (e de outras partes do mundo) sendo consumida pelo fogo.

O pior de tudo é que foi uma tragédia anunciada, os avisos foram dados e mais uma vez as autoridades foram omissas. O Brasil não merece isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito triste, eu vivi minha infância na Quinta da Boavista e fui nesse Museu diversas vezes. Já sofria com o descaso e abandono desde 2013, mais ou menos. Igualmente ao Zoológico que fica no mesmo lugar, que parece que recentemente recebeu novos investimentos (até que enfim). É um dia triste para todos, independente de qualquer coisa. E usar dessa tragédia para militar é no mínimo doença mental, a culpa acaba sendo de todo Mundo. Lamentável o estado que chegamos.

*para militância

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porra, eu tô devastado. Eu ia levar 90 alunos essa quarta-feira lá. Além do prejuízo financeiro, o prejuízo educacional é bizarro. Todo dia tinha MUITA escola do Rio que ia até o Museu, e una galera que nunca teria acesso àqueles itens daquele acervo em outro lugar. E foi tudo embora. 

O impacto desse incêndio é inestimável. A educação e a ciência brasileira perdem uma parte vital da sua existência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Décadas de abandono, incentivo com o dinheiro público para oficina da siririca, Queermuseu dentre outras apresentações super revolucionárias mas a culpa é do teto de gastos que foi aprovada em 2016. (haha)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Leonardo Castello disse:

Décadas de abandono, incentivo com o dinheiro público para oficina da siririca, Queermuseu dentre outras apresentações super revolucionárias mas a culpa é do teto de gastos que foi aprovada em 2016. (haha)

É óbvio que a culpa é do PT também, a pátria educadora só estava preocupada com números pra satisfazer a onu ou sei lá quem. Desde meados de 2012 se reclama da falta de investimentos na manutenção museu.

Mas isso que tu citou, é apenas papo de gente ignorante, investir em coisas do tipo, não implica em não investir no museu. Aliás, sobre as coisas citadas, tu procurou saber de fato o que é a tal oficina? E se mudassem o nome para algo relacionado à mulher conhecer o seu próprio corpo? E se fosse oficina da PUNHETA, o senhor reclamaria? Faça-me o favor. O segundo, não é porque o senhor não gosta, que acha feio, que não pode ser considerado cultura. O brasileiro tem essa mania de achar que cultura é só o que ele gosta, mas cultura é um bagulho tão abrangente que nada pra você classificar apenas por você gostar ou não de algo.

Como falaram aí, brasileiro só lembra que museu existe quando pega fogo ou tem uma exposição que ele acha ofensiva.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que me deixa puto é que tem varias notícias ainda desse ano que atestavam a necessidade de manutenção do Museu..não foi por falta de aviso. Tragedia anunciada. Nesse mesmo ano aconteceu um desabamento de viaduto em Brasília, novamente por negligência..varios laudos atestavam a necessidade de manutenção também. No Brasil esperam a tragedia acontecer para lamentar, prevenção nunca é opção.

Infelizmente nunca fui lá, geralmente vou aos museus das cidades que eu visito. Simbólico para um país que pouco da valor a ciência, cultura e história. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Léo R. disse:

É óbvio que a culpa é do PT também, a pátria educadora só estava preocupada com números pra satisfazer a onu ou sei lá quem. Desde meados de 2012 se reclama da falta de investimentos na manutenção museu.

Mas isso que tu citou, é apenas papo de gente ignorante, investir em coisas do tipo, não implica em não investir no museu. Aliás, sobre as coisas citadas, tu procurou saber de fato o que é a tal oficina? E se mudassem o nome para algo relacionado à mulher conhecer o seu próprio corpo? E se fosse oficina da PUNHETA, o senhor reclamaria? Faça-me o favor. O segundo, não é porque o senhor não gosta, que acha feio, que não pode ser considerado cultura. O brasileiro tem essa mania de achar que cultura é só o que ele gosta, mas cultura é um bagulho tão abrangente que nada pra você classificar apenas por você gostar ou não de algo.

Como falaram aí, brasileiro só lembra que museu existe quando pega fogo ou tem uma exposição que ele acha ofensiva.

 

Eu apenas citei isso pq a trupe lacradora do twitter estava politizando a tragédia.

E me perdoe, mas vc so falou asneiras, eu estou justamente criticando essas merda que vc define como cultura. Mas é isso aí, enquanto esse tipo de coisa for mais valorizada que a história do país, continuaremos no fundo do poço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Léo R. disse:

 

Mas isso que tu citou, é apenas papo de gente ignorante, investir em coisas do tipo, não implica em não investir no museu. Aliás, sobre as coisas citadas, tu procurou saber de fato o que é a tal oficina? E se mudassem o nome para algo relacionado à mulher conhecer o seu próprio corpo?

 

Que bonitinho, um monte de universitária que não conhece o próprio corpo. KKKK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
5 minutos atrás, Leonardo Castello disse:

E me perdoe, mas vc so falou asneiras, eu estou justamente criticando essas merda que vc define como cultura. Mas é isso aí, enquanto esse tipo de coisa for mais valorizada que a história do país, continuaremos no fundo do poço. 

Não ia entrar nessa discussão, mas quem sou eu, você ou o Léo para definir o que é cultura?

Segundo o dicionário Aurélio:

1 - Ato, arte, modo de cultivar.
2 - Lavoura.
3 - Conjunto das operações necessárias para que a terra produza.
4 - Vegetal cultivado.
5 - Meio de conservar, aumentar e utilizar certos produtos naturais.
6 - Aplicação do espírito a (determinado estudo ou trabalho intelectual).
7 - Instrução, saber, estudo.
8 - Apuro; perfeição; cuidado.

Ou seja, qualquer coisa que gere instrução, saber, estudo, cuidado e produza algo intelectual ou que produza reflexões pode ser classificado como cultura. Se um grupo de 3 pessoas se interessar pela oficina da siririca ou o Queermuseu, independentemente do que eu acho, encaixa perfeitamente na definição de cultura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Leonardo Castello disse:

E me perdoe, mas vc so falou asneiras, eu estou justamente criticando essas merda que vc define como cultura. Mas é isso aí, enquanto esse tipo de coisa for mais valorizada que a história do país, continuaremos no fundo do poço. 

Mais um eleitorzinho do Bolsonaro enrustido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Leonardo Castello disse:

Que bonitinho, um monte de universitária que não conhece o próprio corpo. KKKK

Muitas mulheres jovens JAMAIS tiveram com quem falar sobre isso, ou você acha que a sociedade apoia a mulher fazer isso? Menos.

Ademais sobre a cultura, o @Henrique M. já te explicou ali. Existem diversas formas de cultura, e uma coisa não invalida a outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Brasil tem a maior perda historico-cultural de sua história e a discussão é sobre oficina de siririca (que, diga-se de passagem, nao recebeu um centavo de dinheiro public; apenas o espaço fisico de uma universidade publica foi usada, coisa que qualquer um pode fazer.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas vocês poderiam me explicar porque essas coisas são mais valorizadas que todo o resto?

QueerMuseu via rouanet - quase 1 milhão, enquanto a manutenção girava em torno de meio milhão e recebia apenas 300 mil

5 minutos atrás, Buzzuh disse:

Mais um eleitorzinho do Bolsonaro enrustido.

Pior que eu não sou não, meu camarada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Bernardo13 disse:

O Brasil tem a maior perda historico-cultural de sua história e a discussão é sobre oficina de siririca (que, diga-se de passagem, nao recebeu um centavo de dinheiro public; apenas o espaço fisico de uma universidade publica foi usada, coisa que qualquer um pode fazer.)

https://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/no-amapa-dinheiro-publico-financia-oficina-de-siririca-e-chuca/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A crise da corrupção aliadas à má administração do dinheiro público são retratadas nessa tragédia. E pior: A 5 dias da data de Independência do Brasil. E dessa vez nem pode falar "nosso povo é omisso" pois o que não faltou foram avisos de que isso iria acontecer. Tragédia anunciada, e não é culpa só do Temer não. Isso é culpa dos prefeitos que o Rio teve, culpa dos Governadores, culpa dos deputados cariocas, senadores cariocas e dos presidentes da república. O Rio está morto, só falta enterrarem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
22 minutos atrás, Leonardo Castello disse:

Mas vocês poderiam me explicar porque essas coisas são mais valorizadas que todo o resto?

QueerMuseu via rouanet - quase 1 milhão, enquanto a manutenção girava em torno de meio milhão e recebia apenas 300 mil

Pior que eu não sou não, meu camarada

Provavelmente porque devem conhecer todas as vias e caminhos para aprovar investimento via Lei Rouanet.

Até show de artista famoso já recebeu dinheiro da Lei Rouanet.

E seria interessante verificar se os museus entram dentro do universo que a Lei Rouanet atende. Não entendo desse área e não quero falar sobre o que eu não sei. Até pesquisei rapidamente aqui, mas não estou conseguindo acessar o site do Ministério da Cultura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leonardo Castello disse:

Você já foi em algum simpósio e/ou evento acadêmico que foi sediado em universidade pública?

Pq eu falo com tranquilidade: isso aí com certeza não gastou 1 real. Mentira. Talvez a luz que foi usada pra ligar o projetor. Olha que eu já organizei evento de biologia (infelizmente não era de siririca), e garanto que sai bem baratinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, pedrobello disse:

Você já foi em algum simpósio e/ou evento acadêmico que foi sediado em universidade pública?

Pq eu falo com tranquilidade: isso aí com certeza não gastou 1 real. Mentira. Talvez a luz que foi usada pra ligar o projetor. Olha que eu já organizei evento de biologia (infelizmente não era de siririca), e garanto que sai bem baratinho.

Isto, dá um trabalho do cão pra realizar esse tipo de coisa, e não se ganha NADA pra ajudari. As vezes, inclusive, gasta-se do próprio bolso para promover eventos do tipo, sejam da área que for. Mas né, é fácil falar bobagem sem conhecer a realidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Leonardo Castello disse:

Pô, tu vai citar logo o retrato da decadência da Abril, aquela que faz um jornalismo de latrina e que ajudou a conduzir a empresa do Sr. Civita pro buraco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Museu já sofria com o abandono há muito tempo. Desde 2004 haviam alertas sobre risco de incêndio no local.

A própria reitoria da UFRJ fez pouco caso com a manutenção do Museu (que já sofria com o corte de verbas antes da PEC), dando preferência por exemplo para a criação de uma Rádio da Faculdade no qual gastou-se 2,4 milhões de reais em 2016 e 2017.

A culpá é de todo mundo. Como falei acima, usar a tragédia para militância ou exaltar/atacar político A ou B é desonestidade pura. Lembrando que, desde 2011, é a 5ª propriedade da UFRJ que pega fogo, o buraco é muito mais fundo. E é muita burrice achar que o incêndio é vítima de uma prática recente. A merda vem de MUITOS anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • F J
      Por F J
      Pessoal esse ano não estarei disponibilizando de graça o arquivo.
      Eu tenho me dedicado há 15 anos à comunidade do FM, tanto no oficial quanto em MODs gratuitamente (sim a pesquisa não é paga), e tem sido cada vez mais penoso, maçante e com pouca recompensa, é muito fácil "roubar" arquivos disponibilizados e falar que foi você quem fez e ainda cobrar, já vi vários casos de gente usando coisas que eu fiz em seus MODs cobrados, eu realmente não me importava antes mas agora mudou.
      Estarei cobrando um valor simbólico, é quase uma vida de trabalho em cima disso e pela primeira vez decidi fazer algo do tipo.
      --
      Estou disponibilizando aqui um SAVEGAME degustação, nele está jogável somente a Série A com a database mínima, e as outras podem serem vistas para vocês testarem e se gostarem do que verem, podem entrar em contato comigo na DM que estarei repassando as informações de como adquirir o arquivo completo.
      ▶️ https://drive.google.com/file/d/1L4cN_JZZm5xih4QUdTaS3TGqvVgeCL4P/view?usp=sharing
      --
      Lembrando que A ÚNICA COISA EDITADA NO UPDATE É A SÉRIE D, todo o resto está igual ao jogo original e não dou suporte para coisas não relacionadas.
      É necessário estar com a última versão (no momento 24.3) do FM. Caso saia outras estarei adaptando e repassando a quem já adquiriu (ou em último caso devolvendo o dinheiro se não conseguir o funcionamento apropriado).
    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • Perissé
      Por Perissé
      APRESENTAÇÃO
      De maneira simples e efetiva, sem muita palhaçada na forma de contar e depois de mais de 2 anos longe daqui, queria mostrar meu save com o Cruzeiro - no FM 2022 ainda - que eu ressuscitei nesse verão. Foi por um acaso que ele foi ressuscitado. Isso porque eu tinha largado ele na metade de 2023 com frustrações e iria comprar o FM 2024 em dezembro. Só que eu quis só confirmar se eu seria demitido e decidi ir lá no save terminar essa tortura.
      Mas não fui demitido e cá estou.
      Assim, contextualizando, a escolha pelo Cruzeiro foi por ser um clube grande na Série B na época, buscando a tradicional missão de trazer de volta à Série A e tentar ganhar tudo. Optei por não ter janela de transferência no início do ano e trabalhar com o que tinha. Além disso, não usei nenhum update, coloquei um perfil de treinador com a melhor licença possível, mas com um passado de jogador semiprofissional. Teremos nesse 1º ano a disputa do Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e a Série B, foco do clube e na qual se espera a subida.
       
      ELENCO
      A situação do elenco era de 16 dos 28 nomes em último ano de contrato e muitos empréstimos. Um deles, o do goleiro Gabriel Brazão (Internazionale), foi terminado devido ao alto salário para um reserva, dando espaço para o recém-contratado Gabriel Mesquita (24 anos). Além desse caso, alguns veteranos foram para o Cruzeiro reservas por não estarem nos meus planos e que serão negociados se possível, como Luvannor, Felipe Machado, Pedro Castro, Mateus Silva e Eduardo Brock.
      Dá para fazer esse time jogar bola. Fora que não tem nenhuma posição com escassez de jogador. Então, vamos à luta. A expectativa da direção e de Ronaldo é de chegar à semifinal do Mineiro nesse início.


      Obs.: Peço que ignorem as datas dos prints, o elenco no início do ano era esse com as mudanças relatadas acima.
    • Kapiroto
      Por Kapiroto
      Olá, pessoal!
       
      Não sei mexer muito bem nas regras avançadas do editor do FM, mas na base da engenharia reversa (analisar o trabalho da concorrência e copiando a estrutura para meu arquivo), consegui fazer uma liga no brasil da seguinte forma:
       
      Séries A, B e C: ida e volta, pontos corridos, sobem 4 e descem 4.
       
      Série D: 4 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 2 últimos de cada grupo e classificam os oito primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as semifinais garante o acesso.
       
      Série E: 8 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 4 últimos de cada grupo e classificam os quatro primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as quartas de final garante o acesso.
       
      Já testei e está tudo direitinho. O único problema que eu preciso resolver para considerar tudo pronto é que na série D, por exemplo, o 1º colocado do grupo pela o 8º colocado do mesmo grupo no mata-mata, em vez do 1ª colocado do grupo A pegar o 8ª do B e assim vai.
       
      Se alguém puder me orientar sobre como solucionar isso, e não houver nenhuma objeção do pessoal que administra o fórum, posso disponibilizar o arquivo ainda hoje.
    • civilEN
      Por civilEN
      Estou criando uma base de dados do Brasil em formato real, com classificação da série D via estaduais, e com campeonatos amadores e de várzea, caso alguém puder ajudar, eu agradeceria muito
×
×
  • Criar Novo...