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Henrique M.

Usando as cobranças de laterais ao seu favor no FM

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Cobranças de laterais ainda são muito sobrevalorizadas no futebol e especialmente no Football Manager. E isso não faz sentido quando elas podem ter grande importância no resultado final da partida. Apesar de não ter ocorrido nenhuma grande mudança no criador de bolas paradas (isso inclui escanteios, faltas e laterais), gostaria de mostrar como as cobranças de laterais no FM podem ser úteis.

Por isso, através de um processo de criação de rotinas, você poderá utilizar as cobranças de laterais ao seu favor no FM.

1) Misto, curto, longo ou rápido?

A opção de utilizar uma estratégia mista é mais para aqueles que não querem se preocupar com isso, é algo que uma instrução padrão que não terá utilidade para você. Caso você não queira se importar com isso, é a melhor alternativa, contudo, se você pensa assim está no guia errado.

A estratégia de cobranças rápidas são úteis quando você joga com uma temporização mais altas e seus jogadores são capazes de chegar nas posições da estratégia adequadamente ao longo do campo. Também é útil quando você joga no contra-ataque, mas é bem menos eficiente do que para times de alta temporização.

A cobrança curta é uma das melhores e mais usadas nas últimas três edições do FM, principalmente em equipes sem jogadores com o atributo de lançamentos longos. Até por isso, a estratégia de usar cobranças longas só faz sentido caso você tenha jogadores com esse atributo alto. Sem um bom valor nesse atributo, as suas cobranças longas serão facilmente interceptadas pela defesa adversária.

2) Analise seus jogadores

É sempre bom saber se você tem algum jogador com o atributo lançamentos longos no elenco. Pois sem ele, a abordagem nas cobranças tem que ser diferente e a estratégia tem que ser retrabalhada. Outro atributo importante, e que o jogo não menciona na tela de atributos importantes para o cobrador de lateral seria Decisões.

3) O que é mais adequado baseado nos meus jogadores?

Depois de analisar seu elenco, você deve criar uma estratégia que tire o melhor daquilo que existe no seu elenco. Não adianta desperdiçar um bom cobrador de laterais em cobranças curtas e nem desperdiçar uma boa estratégia de arremessos longos sem ter ninguém capaz de cobrá-los.

4) Escolha os jogadores corretos

Em qualquer estratégia de bolas paradas é importante escolher os jogadores com os atributos adequados para cada tarefa da estratégia montada. Assim como nos escanteios, não adianta nada colocar seus jogadores mais baixos para atacar a primeira trave. E também não adianta colocar um jogador com baixo atributo Decisões para receber uma cobrança curta. Em ambos os casos, você estará favorecendo que sua equipe perca a posse de bola facilmente.

5) Analisar, observar e modificar

Quando você está iniciando uma nova tática, você está sempre analisando, observando e modificando para encontrar o equilíbrio perfeito. Ao criar sua rotina, também é necessário fazer o mesmo aqui. Sem preguiça e com bastante paciência, escolha os jogadores certos e analise o desempenho das cobranças para identificar os erros e corrigir.

Para isso, é só abrir a aba de análises e escolher os lances de bolas paradas. Você pode observar como cada um terminou e ver como sua equipe está se comportando e ver se algum jogador está se posicionando errado e qual a frequência que isso ocorre. Para corrigir, você pode trocar o jogador ou mudar sua função dentro da estratégia.

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Uma rotina de cobranças curtas

Depois de seguir aquela análise, foi feita a opção por uma rotina de cobranças curtas (link para download no final da matéria). É algo simples e com os jogadores certos você pode replicar ela em qualquer time, lhe ajudando a marcar gols ou criar chances dentro ou perto da grande área.

Outra vantagem é que você pode usar menos jogadores, mantendo seu posicionamento defensivo sem riscos de tomar um contra-ataque caso algo dê errado. Seja numa linha de 4 ou de 3, é simples montar essa estratégia. Como podem ver abaixo são quatro jogadores na defesa e o restante trabalhando para criar oportunidades.

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Download da rotina: https://www.fmanager.com.br/files/file/283-rotinas-de-cobranças-de-laterais-curtas/

Para instalar, é só extrair os arquivos em Meus Documentos > Sports Interactive > Football Manager 2018 > set pieces.
Para carregar, e só entrar no criador de bolas paradas do Football Manager 2018, selecionar a opção "Lançamentos", ir em "Jogadas" e escolher "Carregar Jogadas" e carregar a rotina relativa ao seu lado.

 

Guia traduzido e adaptado por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
Rotina adaptada por Henrique M. baseada nas instruções do guia

Fonte: https://mrkeysirensie.wordpress.com/2017/12/13/fm18-make-it-simple-throw-in/
Banner: @_Matheus_

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    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Conversei com o @joga e como a 1ª edição foi um sucesso, resolvemos realizar uma nova com um modo draft para equilibrar mais a situação para quem escolhesse times mais fracos. Além disso, decidimos não limitar a 20 inscrições da Série A. Vamos tentar incluir a Série B e se houver demanda, porquê não a Série C.
      Para se inscrever, é simples: basta dizer que quer assumir o comando de um time que não tem "dono". Não precisa copiar a lista.
      Inscrições abertas até o encerramento da 1ª edição.
      Inscritos Série A
      Inscritos Série B
      Inscritos Série C

       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Antes de mais nada, o Manual das Instruções ao Adversário no Football Manager 2018 é um guia explicativo. Eles tem o objetivo de explicar cada uma das opções e te ajudar a compreender o que cada uma delas faz e quais os objetivos de cada instrução, para que você decida qual a melhor forma de utilizar. Não é um guia de como explorar as instruções ao adversário dentro do jogo, de forma, a tirar vantagens já que a Inteligência Artificial do jogo não seria capaz de reproduzir algo simular. Isto posto, vamos começar com o Manual das Instruções ao Adversário no FM.
      Usando as instruções ao adversário
      As instruções ao adversário (ou instruções sobre o adversário, caso você esteja jogando em PT-PT) são uma ferramenta poderosa para contra-atacar as maiores ameaças do time adversário no Football Manager. As instruções que você dá antes de uma partida agiram como um extensão da Instruções ao Jogador que já estão instruídas na sua tática. Existem diferentes maneiras de configurar suas instruções ao adversário e nesse guia iremos explicar o que elas fazem e diferentes maneiras de configurá-las.
      Apesar de utilizar as instruções ao adversário no FM ser uma boa maneira de buscar anular as estrelas do outro time, ela também pode criar falhas no seu esquema tático, que podem ser exploradas pelo outro treinador. Antes de você pensar em utilizá-las, tenha certeza que seus jogadores são capazes de cumprir as instruções que você der a eles.
      Por exemplo, se você quer que seu time chegue mais forte em um jogador específico, tenha certeza de que os jogadores que atuam na mesma faixa de campo dele, tenham um bom atributo Desarme. Se não for o caso, seu time vai cometer muitas faltas desnecessárias e acumular cartões amarelos, e até se arriscar a tomar vermelhos.
      Você também não deve exagerar no uso das instruções ao adversário. Dessa forma, você previne que seus jogadores saiam das suas posições, diminuindo assim os buracos e espaços que seu oponente tem para explorar. Se você acabar recuperando a bola, seus jogadores então estariam fora do posicionamento adequado e não seriam capazes de seguir as Instruções à Equipa e Jogadores adequadamente, fazendo que sua tática não funcione da forma que você planejou.

      Tipos de instruções ao adversário
      Existem dois tipos de instruções ao adversário:
      Instruções para determinado jogador: Essas são usadas se você quer designar instruções sobre um jogador específico, por exemplo, o Neymar se estiver seu time estiver enfrentando o PSG. Essas instruções serão carregadas independentemente da posição ou função que o jogador estiver exercendo. Instruções para determinada posição: Essas são usadas se você quiser designar instruções sobre uma posição específica da tática adversária, por exemplo, você quer que seus pontas marquem de perto quaisquer laterais dos dois lados. Se você bota para marcar um dos laterais, usando as instruções sobre determinado jogador, e ele é substituído ou mudado de posição, seus pontas não marcaram mais o novo lateral. Aqui é importante notar que as instruções para determinado jogador tem precedência sobre as instruções para determinada posição. Ou seja, se você estiver marcando um jogador na ponta-esquerda, independente desse jogador, e tiver marcado com instruções específicas algum outro jogador, e ele for modificado para a ponta-esquerda, o que vale será as instruções para aquele jogador.
      Explicando as instruções
      Marcação apertada
      Essa opção instrui seus jogadores a marcar bem de perto um jogador.
      Sempre: Use essa opção para jogadores que vão se beneficiar de uma marcação à distância e que deixa espaço para eles. Por exemplo, meio-campistas que jogam em funções de armadores ou atacantes que são goleadores natos. Você não pode dar espaço para esses jogadores, portanto, marcação apertada deve estar setada como sempre para esse tipo de jogador. Nunca: Use essa opção se o jogador adversário for muito mais rápido que aqueles que irão marcá-lo. Ao sempre fazer marcação apertada nesses jogadores, significa que eles terão mais espaço para correr ou explorar. Por isso é melhor utilizar essa opção, pois você coloca seus marcadores em vantagens caso o jogador adversário tente ganhar na corrida.

      Também pode ser útil da liberdade para algum jogador sem criatividade, técnica ou controle de bola. Ao não marcar esse jogador em específico, você pode forçar o jogo da outra equipe em cima dele, já que ele sempre vai ter mais espaço. Dessa forma, você pode forçar seus adversários a tomarem decisões ruins e se beneficiar da ausência de habilidade desse jogador. Pressão
      Essa instrução fará com que seus jogadores pressionem um jogador assim que eles receberem a bola.
      Sempre: Pressionar um jogador que está nervoso pode ser bastante efetivo. Você irá colocá-lo sob pressão, forçando-o a tomar uma decisão. A pressão imediata irá forçar o jogador nervoso a tomar uma decisão precipitada, o que na maioria das vezes, acaba sendo uma decisão ruim. Procure por jogadores com os seguintes Movimentos Preferidos do Jogador (MPJ): Lento com a bola nos pés ou Pára o jogo. Ao colocar pressão nesses jogadores, você os forçará a tomar decisões favoráveis ao seu time.

      Se você estiver enfrentando um atacante solitário que está recebendo pouco suporte de seus companheiros de equipe, coloque ele sobre pressão. Ele não será capaz de manter a posse da bola ou passar, já que não tem ninguém para ele tocar.

      Por último, mas não menos importante, procure pressionar jogadores com péssimos atributos em Criatividaed, Passe, Decisões, Primeiro Toque e Frieza. A pressão em cima desse tipo de jogador pode induzi-los ao erro. Nunca: Pode ser útil diante de um jogador ágil e driblador, mas com baixo atributo Decisões. O jogador pode se intimidar com o espaço dado a ele, e ficar sem saber o que fazer pela ausência de pressão.

      Também pode ser útil nunca pressionar um jogador ruim que está cercado por jogadores mais perigosos em outras posições. Dessa forma você pode instruir seus jogadores a se concentrar nos melhores ao invés do ruim. Isso pode acabar forçando o jogador ruim a ser a única opção de passe para os melhores jogadores. Quando ele receber a bola, ele vai ter uma maior chance de cometer erros que podem te devolver a posse de bola. Desarme
      Isso irá determinar o quão agressivamente o adversários serão desarmados quando tiverem a posse de bola.
      Duro: Pode ser útil para "assustar" um jogador. Procure por jogador com baixa Agressividade, Bravura, Frieza, Determinação e Índice de Trabalho. Também pode ser funcionar contra um bom passador ou cruzador, mas que não é tão móvel. Ao ser mais agressivo em cima dele, você pode neutralizá-lo explorando suas deficiências.

      Jogadores cansados ou que tenham recebido uma pancada ou lesão, mas continuem em campo, também são boas opções. É meio cruel, mas jogadores cansados tem mais chances de machucar, um jogador que já tem uma lesão pode ser forçado a sair de campo depois de um desarme mais duro. Suave: Pode ser útil diante de um jogador que tem boa mobilidade ou bom Drible com relação a quem faz sua marcação ou cobertura. Ao ser agressivo nesse tipo de situação, pode resultar em muitas faltas e cartões, por isso, é melhor ter cuidado com o desarme para cima desse tipo de jogador. Normal: Use se você quiser alterar a instrução global de desarme o seu time para um jogador específico.Por exemplo, ao escolher uma instrução de desarme mais agressivo, seus jogadores serão mais duros nos seus desarmes. Ao escolher Normal ou Suave você vai estar alterando essa instrução para um jogador ou posição em específico. Forçar Para
      Essa instrução irá forçar que o oponente leve a bola para um pé específico. Idealmente, você deseja que ele seja forçado para o seu pé mais fraco.
      Pé Esquerdo ou Pé Direito: Isso pode ser último quando o jogador é bom apenas bom com uma das pernas. Dessa forma, você pode forçar a bola para o pé mais fraco do jogador, fazendo com que ele seja menos efetivo. Mas você também pode usar isso para forçar um jogador para posições internas ou externas do campo. Um ponta-esquerdo canhoto pode ser menos efetivo em posições externas, já que ele estará restrito a buscar cruzamentos ou passes para trás. Mas tome cuidado ao fazer isso, seus zagueiros tem que ser especialistas em lidar com jogadas aéreas. Pé mais Fraco: Isso pode ser útil para jogadores que estão no centro do campo (meio-campista ou atacante). Mas tenha cuidado com jogadores que são ambidestros.

      Isso também pode ser útil contra jogadores abertos que jogam no lado do seu pé mais forte, principalmente se você tiver enfrentando um atacante que é melhor no jogo aéreo que seus defensores. Assim, você limita a quantidade de cruzamentos na direção desse atacante, fazendo com que os jogadores abertos sejam menos efetivos. Preparando as instruções ao adversário
      Pré-jogo: Você tanto pode checar os jogadores adversário manualmente e definir as instruções ou pedir para que seu staff faça isso. Qual membro do staff que será escolhido é por sua conta. Existe um menu no qual você pode escolher entre seu assistente e preparadores. Se você optar por esse caminho, tenha certeza que seu assistente/preparador tenha bom Conhecimento Tático e boa capacidade de avaliação de capacidade. Automaticamente: Você também pode definir as instruções automaticamente, usando a tela de Responsabilidade do Staff ou a tela de preleção no dia de jogo. Você irá definir um assistente ou preparador, assim como no método acima. Instruções padrão: A opção final é a tela de instruções padrão que se encontra na tela de Táticas. Você irá encontrar a mesma tela que existe no pré-jogo ali, com todas as posições disponíveis. Aqui você pode escolher aquelas instruções sobre posição. Vamos supor que você quer que seu time pressione sempre os zagueiros ou forçar os pontas para o pé mais fraco. Para que você não tenha que fazer isso todo jogo, é só vir aqui e configurar. Além disso, as telas mudaram do FM 2017 para o FM 2018 e antes eram duas opções: uma para o jogador e outra para a posição. Agora, assim como na instrução para jogador ou posição na tela de táticas, você tem que escolher uma das opções. A opção padrão é a sobre jogador, caso queria mudar, é só clicar no botão da esquerda em IA.

      Por fim, é importante lembrar que utilizar as instruções ao adversário no FM é algo bastante interessante e útil, mas não se esqueça de não exagerar e desmontar seu time e suas táticas por causa disso.
      Guia traduzido e adaptado por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
      Fonte: https://fminside.net/opposition-instructions
      Banner: @_Matheus_
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