Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O time da virada! 5 dicas para reverter um placar adverso


Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

2129445550_otimedavirada.thumb.jpg.cb1c372674a5b63680837289203c237d.jpg

Existem poucas coisas mais satisfatórias no Football Manager do que aquela virada impressionante numa partida dada como perdida. Alguns classificam essa capacidade de virar placares adversos como uma arte. Contudo, com alguns truques e técnicas, você também pode começar a dominá-la. Focando nas explorações da dinâmica dos sistemas de forma, moral e condição, você também pode se tornar o time da virada.

1) Aumente a Fluidez e a Liberdade Criativa

Em quase todas as iterações do Football Manager, a chave para dominar partidas é a criação de espaços em campo. Quando você estiver perdendo, é sempre útil analisar como seu time joga até o intervalo. Se você tiver uma vantagem de um ou dois gols, mantenha o que está fazendo. Porém, se estiver perdendo e as notas médias dos seus jogadores oscilam entre 6 e 6,8; é hora de mudar.

Ao criar mais espaço no campo de jogo, aumentando a fluidez do seu time e encorajando um estilo de futebol mais expressivo, você estará aumentando as probabilidades do seu time criar chances de gol.

2) Seja mais agressivo e direto

O Football Manager é um jogo britânico e as visões britânicas sobre o futebol acabam sendo incorporadas no motor do jogo. Durante muito tempo, o 4-4-2 foi a tática mais simples e letal do jogo. Mas o jogo evoluiu bastante durante os tempos e conforme o futebol evoluiu, certas questões dentro do jogo também.

Contudo, a partir do FM 2017, surgiram maneiras de se explorar o próprio motor do jogo com um estilo de jogo mais agressivo e direto. Ou seja, diminua o tempo que a bola demora para chegar ao ataque e transforme seus atacantes em quarterbacks. Uma alta temporização combinada com instruções de passe direto e mentalidade agressiva ainda são a maneira mais tradicional de virar um jogo no Football Manager.

3) Observe o que deu errado e o que deu certo

Geralmente o desespero pela virada costuma ocorrer a medida que o tempo progride para um momento que você não tem mais tempo e precisa de gols rapidamente. Ou seja, entre 60 e 70 minutos de jogo é que a situação começa a tomar ares dramáticos. Contudo, na tentativa de buscar a virada você não pode descartar tudo que aconteceu até ali.

Como que seus adversários fez os gols? É importante neutralizar esse caminho antes de sair para o tudo ou nada. Afinal de contas, vai que você consegue ao menos empatar e eles marcam mais um da mesma maneira que fizeram os outros gols? Depois, observe por onde sua equipe anda criando chances e quais jogadores do time adversário não estão tendo um bom jogo.

Se você joga com uma tática mais aberta e com pontas e está sendo anulado, talvez o caminho seja pelo meio. E o mesmo vale no caso contrário. Esse tipo de análise pode fazer a diferença entre transformar o tudo ou nada em uma virada épica ou uma goleada humilhante.

4) Faça substituições que lhe permitam flexibilidade tática

Sua equipe joga no 4-2-3-1 e você mudou para um 4-2-4 no desespero. Provavelmente você trocou seu meia/atacante ou meia-central por um centroavante. Opte por um centroavante que jogue em outras faixas do campo ou então por colocar aquele ponta que sabe jogar mais recuado ou como meia-atacante. Se sua estratégia inicial não funcionar, ter jogadores polivalentes em campo pode lhe permitir novas mudanças táticas quando você gastou todas suas substituições.

5) Prefira experiência e atributos psicológicos à juventude

Quando necessitamos de uma virada, o nosso foco é sempre aumentar a velocidade com que nosso time cria chances. Obviamente que você não vai querer pontas vagarosos ou laterais que não dão conta de atacar e defender. Mas talvez valha mais à pena colocar um meia-atacante ou meia-central mais experiente e com atributos psicológicos altos.

A experiência e a personalidade do jogador já estão moldadas e ele já passou por essa situação dezenas de vezes em sua carreira. E esse conhecimento pode trazer caminhos dentro de um jogo que aquela jovem promessa ainda não esteja preparado para lhe dar.

E vocês? Quais técnicas usam quando precisam conseguir uma virada? Deixe seu comentário e compartilhe seu conhecimento no assunto. E lembre-se, na hora do desespero, todo mundo começa a jogar como os ingleses.

Conteúdo original criado por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
Banner: @_Matheus_

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, não tinha pensado ainda no aumento de fluidez para aumento de agressividade da equipe. O meu negócio era "sobrecarregar" e seja-o-que-Deus-quiser.

Obrigado pelas dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha estratégia nessa situação quase nunca falha: Sobrecarregar, muito fluído, dar mais liberdade criativa. mais de 85% de sucesso. estatisticamente comprovado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, LuisSilveira disse:

Opa, não tinha pensado ainda no aumento de fluidez para aumento de agressividade da equipe. O meu negócio era "sobrecarregar" e seja-o-que-Deus-quiser.

Obrigado pelas dicas!

essa da fluidez e liberdade criativa eu já sabia que funcionava, dependendo da circunstância um atacar resolve, em outros, o sobrecarregar, coloco desarme agressivo e seja o que Deus quiser mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Capaz de eu colocar essa frase na janela de trás do carro kkkk vou mentalizá-la sempre.

"Na hora do desespero, comece a jogar como os ingleses."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Banton
      Por Banton
      Não sei como funciona o procedimento de compra e venda, mas tenho interesse (se for baratinho, até porquê é uma versão antiga). No site original está bem caro.
    • jelucck77
      Por jelucck77
      só falta alguem que manja pra fazer seria bacana ter na nossa lingua kkkk
      Criar uma tradução para o Football Manager 2023 no idioma português brasileiro envolve alguns passos importantes. Embora não seja possível realizar a tradução diretamente no jogo, você pode utilizar ferramentas externas para modificar o conteúdo textual. Aqui está um guia básico para criar uma tradução:
      1. Obtenha as ferramentas necessárias:
      - Baixe um editor de arquivos de texto, como o Notepad++ ou o Sublime Text, que permita editar os arquivos de idioma do jogo.
      - Faça o download do arquivo de idioma original do Football Manager 2023, que contém todas as strings de texto a serem traduzidas. Normalmente, esses arquivos são distribuídos pela comunidade do jogo.
      2. Localize os arquivos de idioma:
      - Localize os arquivos de idioma do jogo. Eles podem estar em uma pasta específica dentro do diretório de instalação do Football Manager 2023.
      3. Abra e edite os arquivos de idioma:
      - Abra os arquivos de idioma com o editor de texto escolhido.
      - Localize as strings de texto em inglês que precisam ser traduzidas.
      - Substitua as strings em inglês por suas traduções em português brasileiro. Certifique-se de manter a formatação e a estrutura original.
      4. Salve os arquivos traduzidos:
      - Salve os arquivos de idioma traduzidos com extensão .xml (ou a extensão adequada usada nos arquivos do Football Manager) em uma pasta separada para facilitar a instalação.
      5. Teste a tradução:
      - Crie uma cópia de segurança dos arquivos originais do jogo antes de substituí-los.
      - Copie os arquivos de idioma traduzidos para a pasta correta do Football Manager 2023.
      - Inicie o jogo e verifique se as traduções foram aplicadas corretamente. Faça ajustes adicionais, se necessário.
      É importante observar que a criação de uma tradução pode ser um processo complexo e demorado, especialmente se você não tiver experiência prévia com edição de arquivos de idioma. Além disso, sempre respeite os direitos autorais do jogo e verifique se a comunidade do Football Manager permite e apoia a criação e distribuição de traduções não oficiais.
      Recomendo pesquisar fóruns e comunidades online dedicados ao Football Manager para obter mais informações, orientações e apoio de outros jogadores que possam ter experiência na criação de traduções.
    • guizanin
      Por guizanin
      Galera apareceu essa mensagem de que eu devo inscrever jogadores para o Mundial, so que ai eu aperto em "responder" e o jogo manda para a segunda tela, que é a do plantel e eu não consigo fazer a inscrição e com isso não consigo avançar o jogo. Alguém pode me ajudar? 
      obs: ir em plantel > jogadores não aparece aquela opção de inscrição de jogadores também. Meu FM é o 22.
       



      Não estou conseguindo colocar as imagens 
    • bronoti
      Por bronoti
      Alguém tem a tradução do Football Manager 2012?
    • Bigode.
      Por Bigode.
      Apertando as teclas Crtl + F, digite o número da versão (ex.: 18) para ver todo material construído para a versão desejada. A maior parte dos guias presentes aqui servirá também para as versões mais novas do FM.
      ***
      Conteúdos da FManager TV estão neste post.
      ***
      Guias (em ordem alfabética) do Centro Tático:
      A arte do contra-ataque [FM 2016] A arte de Mourinho: retrancando o seu time [FM 2018] Atributos de Jogador por "Guide to Football Manager.com em PT-BR [FM 2015] Botando os pingos no IS: Ações com Bola [FM 2015] Botando os pingos no IS: Passe [FM 2015] Como jogar FM: Um guia de 12 passos [FM 2014] Como montar um esquema de Gegenpressing no FM [FM 2016] Como utilizar os gritos à beira do gramado [FM 2015] Como usar o estádio a seu favor [FM 2015] Criando uma tática em poucos minutos [FM 2017] Dicas básicas: de um novato para um novato [FM 2015] Entendendo e analisando a atuação do seu time no FM [FM 2018] Estilos de Jogo: a importância dos atributos [FM 2017] Enganche: uma ligação rápida para um ataque devastador [FM 2021] Extremo Invertido: uma breve análise [FM 2021] Football Manager: a evolução tática do jogo [FM 2018] Guia: Jogadas de Bola Parada [FM 2015] Guia Tático do FM 2015: Como criar uma tática? [FM 2015] Guia Teórico e Prático sobre o Football Manager [FM 2014] Guia de um perfeccionista para encontrar o estilo perfeito de jogo [FM 2021] Lidando com cartões vermelhos [FM 2017] O guia de instruções à equipe e instruções ao jogador no FM [FM 2018] O manual das instruções ao adversário [FM 2018] O que faz um goleador - Parte 1 [FM 2016] O "Princípio 323": Como distribuir tarefas por um time [FM 2016] O time da virada! 5 dicas para reverter um placar adverso [FM 2018] O guia rápido dos laterais no FM [FM 2021] O guia rápido dos pontas no FM [FM 2021] O guia rápido dos volantes no FM [FM 2021] O guia rápido dos meias ofensivos no FM [FM 2021] Pressionando de 3 maneiras diferentes [FM 2017] Princípios básicos de sistemas defensivos: um guia tático não oficial [FM 2021] Tactical Central & Insight: The New Era [FM 2016] Templates táticos não devem ser usados como táticas prontas [FM 2021] Transformando rotinas de escanteios ofensivos em gols no FM [FM 2021] Uma pré-temporada básica [FM 2016] Uma tática sem tática e muitos gritos à beira do gramado [FM 2021] Usando as cobranças laterais ao seu favor no FM [FM 2018] Um guia de design tático, gestão e construção de elencos no FM [FM 2021] Uma abordagem sobre o 4-4-2 diamante [FM 2021] Aos moderadores da área, pedimos que mantenham o tópico atualizado. Aos membros, pedimos que reportem materiais que podem ser adicionados ao índice geral em virtude de sua relevância para que possamos avaliar a situação.
      Obrigado.
×
×
  • Criar Novo...