Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

O time da virada! 5 dicas para reverter um placar adverso


Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

2129445550_otimedavirada.thumb.jpg.cb1c372674a5b63680837289203c237d.jpg

Existem poucas coisas mais satisfatórias no Football Manager do que aquela virada impressionante numa partida dada como perdida. Alguns classificam essa capacidade de virar placares adversos como uma arte. Contudo, com alguns truques e técnicas, você também pode começar a dominá-la. Focando nas explorações da dinâmica dos sistemas de forma, moral e condição, você também pode se tornar o time da virada.

1) Aumente a Fluidez e a Liberdade Criativa

Em quase todas as iterações do Football Manager, a chave para dominar partidas é a criação de espaços em campo. Quando você estiver perdendo, é sempre útil analisar como seu time joga até o intervalo. Se você tiver uma vantagem de um ou dois gols, mantenha o que está fazendo. Porém, se estiver perdendo e as notas médias dos seus jogadores oscilam entre 6 e 6,8; é hora de mudar.

Ao criar mais espaço no campo de jogo, aumentando a fluidez do seu time e encorajando um estilo de futebol mais expressivo, você estará aumentando as probabilidades do seu time criar chances de gol.

2) Seja mais agressivo e direto

O Football Manager é um jogo britânico e as visões britânicas sobre o futebol acabam sendo incorporadas no motor do jogo. Durante muito tempo, o 4-4-2 foi a tática mais simples e letal do jogo. Mas o jogo evoluiu bastante durante os tempos e conforme o futebol evoluiu, certas questões dentro do jogo também.

Contudo, a partir do FM 2017, surgiram maneiras de se explorar o próprio motor do jogo com um estilo de jogo mais agressivo e direto. Ou seja, diminua o tempo que a bola demora para chegar ao ataque e transforme seus atacantes em quarterbacks. Uma alta temporização combinada com instruções de passe direto e mentalidade agressiva ainda são a maneira mais tradicional de virar um jogo no Football Manager.

3) Observe o que deu errado e o que deu certo

Geralmente o desespero pela virada costuma ocorrer a medida que o tempo progride para um momento que você não tem mais tempo e precisa de gols rapidamente. Ou seja, entre 60 e 70 minutos de jogo é que a situação começa a tomar ares dramáticos. Contudo, na tentativa de buscar a virada você não pode descartar tudo que aconteceu até ali.

Como que seus adversários fez os gols? É importante neutralizar esse caminho antes de sair para o tudo ou nada. Afinal de contas, vai que você consegue ao menos empatar e eles marcam mais um da mesma maneira que fizeram os outros gols? Depois, observe por onde sua equipe anda criando chances e quais jogadores do time adversário não estão tendo um bom jogo.

Se você joga com uma tática mais aberta e com pontas e está sendo anulado, talvez o caminho seja pelo meio. E o mesmo vale no caso contrário. Esse tipo de análise pode fazer a diferença entre transformar o tudo ou nada em uma virada épica ou uma goleada humilhante.

4) Faça substituições que lhe permitam flexibilidade tática

Sua equipe joga no 4-2-3-1 e você mudou para um 4-2-4 no desespero. Provavelmente você trocou seu meia/atacante ou meia-central por um centroavante. Opte por um centroavante que jogue em outras faixas do campo ou então por colocar aquele ponta que sabe jogar mais recuado ou como meia-atacante. Se sua estratégia inicial não funcionar, ter jogadores polivalentes em campo pode lhe permitir novas mudanças táticas quando você gastou todas suas substituições.

5) Prefira experiência e atributos psicológicos à juventude

Quando necessitamos de uma virada, o nosso foco é sempre aumentar a velocidade com que nosso time cria chances. Obviamente que você não vai querer pontas vagarosos ou laterais que não dão conta de atacar e defender. Mas talvez valha mais à pena colocar um meia-atacante ou meia-central mais experiente e com atributos psicológicos altos.

A experiência e a personalidade do jogador já estão moldadas e ele já passou por essa situação dezenas de vezes em sua carreira. E esse conhecimento pode trazer caminhos dentro de um jogo que aquela jovem promessa ainda não esteja preparado para lhe dar.

E vocês? Quais técnicas usam quando precisam conseguir uma virada? Deixe seu comentário e compartilhe seu conhecimento no assunto. E lembre-se, na hora do desespero, todo mundo começa a jogar como os ingleses.

Conteúdo original criado por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
Banner: @_Matheus_

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, não tinha pensado ainda no aumento de fluidez para aumento de agressividade da equipe. O meu negócio era "sobrecarregar" e seja-o-que-Deus-quiser.

Obrigado pelas dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha estratégia nessa situação quase nunca falha: Sobrecarregar, muito fluído, dar mais liberdade criativa. mais de 85% de sucesso. estatisticamente comprovado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, LuisSilveira disse:

Opa, não tinha pensado ainda no aumento de fluidez para aumento de agressividade da equipe. O meu negócio era "sobrecarregar" e seja-o-que-Deus-quiser.

Obrigado pelas dicas!

essa da fluidez e liberdade criativa eu já sabia que funcionava, dependendo da circunstância um atacar resolve, em outros, o sobrecarregar, coloco desarme agressivo e seja o que Deus quiser mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Capaz de eu colocar essa frase na janela de trás do carro kkkk vou mentalizá-la sempre.

"Na hora do desespero, comece a jogar como os ingleses."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...