Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Gourcuff

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

Germain foi cabação demais, daí o Griezmann foi lá e ensinou como se faz quando se está livre na cara do gol.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

UEL é brincadeira pro Atletico. Esse time é top 5 da Europa, forçou cair na primeira fase da UCL só pra não perder pro Real de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu sonho é que contratassem o Luan para o lugar do Griezmann. Seria um clube, um campeonato e principalmente um posicionamento muito interessante pra ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Leho. changed the title to Marseille 0 x 3 Atlético de Madrid
Em 16/05/2018 at 18:19, Roman disse:

Meu sonho é que contratassem o Luan para o lugar do Griezmann. Seria um clube, um campeonato e principalmente um posicionamento muito interessante pra ele.

Falaram a mesma coisa do Ganso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
Citar

O Atlético de Madrid mostra que a tática do jogo é um reflexo da vida
Em seu 6º título no comando do time espanhol, Diego Simeone ajuda a entender como a identidade de jogo é um reflexo cultural da história de um clube

Por Leonardo Miranda
16/05/2018 18h25

O Atlético de Madrid mostra que a tática do jogo é um reflexo da vida

Os cursos e debates sobre gestão esportiva no Brasil discutem a ideia da “identidade de jogo” como exemplo de salvação financeira para clubes brasileiros. O pensamento prega que embalar os valores da torcida em um modelo de jogo dá retorno esportivo e financeiro, com a unificação de categorias de base e profissional jogando da mesma forma. A teoria foi propagada pelo sucesso do Barcelona, que já chegou a empilhar passes só com jogadores de base em campo.

Poucos exemplos são mais fiéis a essa cultura como o Atlético de Madrid. Simeone entendeu que os colchoneros valorizam o esforço, a disposição e o sofrimento como valores fundamentais para qualquer um que vista aquela camisa. Todos os conceitos táticos que norteiam as ações do time - da defesa ao ataque - são espelhos desses valores. É a mesma coisa que Diego Aguirre tenta fazer no São Paulo, ainda que a identidade são-caulina seja algo mais fluído e oblíquo.

Simeone também ajuda a entender o papel da tática como ferramenta de interpretação do futebol, não uma sentença com fim em si mesma. O time do Atlético aplica conceitos de jogo que têm nomes vindos do “tatiquês” e que necessitam de uma boa dose de virtudes humanas para dar certo. As coisas não se anulam, se complementam. E ajudam a abrir a mente e tirar a análise da identificação de números (4-4-2, 4-2-3-1, isso cada vez menos importa) e coloca o foco onde ele realmente está: dentro de campo.

Solidariedade como lema

Colchoneros enxergam a solidariedade como um fundamento básico para viver. É impossível ser feliz se o outro não está bem. Ser solidário é servir ao bem maior e também um exercício de humildade. Todos estão no mesmo patamar e todos precisam se sacrificar e dar um pouco de si. Aqui, protegendo sua área, é possível ver como a defesa atende ao objetivo mais com compactarão, alinhada em frente ao gol. É preciso muito sacrifício para ficar protegendo um espaço o tempo todo. Imagine como é difícil para Griezmann, habilidoso com a bola, se sacrificar para ficar correndo atrás? A superioridade numérica no setor da bola, marcada em amarelo, também é um reflexo disso: todo mundo se ajuda, vai para onde o adversário está jogando e ajuda a fechar o espaço.

Atletico de Madrid defendendo (Foto: Leonardo Miranda)
Atlético de Madrid defendendo (Foto: Leonardo Miranda)

Erro como oportunidade

Jogar no erro do adversário é ruim e feio? Ter iniciativa é sempre a melhor alternativa? E se você for pobre, quando a meritocracia fica na promessa e, mesmo com toda a iniciativa, não consegue igualar o esforço do mais rico? O erro do outro vira uma oportunidade de sucesso.

O Atlético pressiona sem parar o adversário porque interpreta os erros dos outros como oportunidade. Mas pressiona sem dó, sem cansaço, sem biquinho do mais talentoso. O gol que abriu o passeio de 3 a 0 é um ótimo exemplo. Veja como o time está postado com duas linhas de 4 bem estreitas, diminuindo o raio de ação do adversário. O que é perfeito no lance são as ações de Diego Costa e Griezmann. O primeiro corre para tirar a visão do goleiro, impedindo um passe seguro para Luiz Gustavo. Faz isso de forma rápida, tirando o tempo de pensamento na jogada. Na adrenalina do jogo, o goleirão liga com a única opção que parece ser segura.

Detalhe do 1º gol do Atlético (I) (Foto: Leonardo Miranda)
Detalhe do 1º gol do Atlético (I) (Foto: Leonardo Miranda)

Desistir não é uma opção

Construir oportunidades a partir do erro do adversário não é um jogo sem iniciativa. Pelo contrário. É preciso jogar muito futebol, mas nem sempre com a bola. O movimento de Gabi é de quem está há tanto tempo no clube que tem esse valor em cada jogada. Ele vê a opção pelo centro que vai receber a bola, sai do alinhamento e corre para roubar a bola. Ele sabia que o adversário ia errar o domínio? Não. Mas acredita que pode ajudar o time fechando o espaço da jogada.

Detalhe do 1º gol do Atlético (II) (Foto: Leonardo Miranda)
Detalhe do 1º gol do Atlético (II) (Foto: Leonardo Miranda)

A pressão na bola que Gabi faz na origem do 1º gol é coisa de time treinado há tempos. Porque é preciso muita repetição e exemplo pra convencer que tanto sacrifício resultará em algo. Gabi, assim como Griezmann, é técnico e confia em ter a bola para resolver uma partida. Mas ele joga sem a bola, perfeitamente, porque o objetivo do time é maior.

Essa tensão entre o que o jogador quer para si e o que o técnico quer do time compõe uma das principais tarefas do treinador: a do convencimento. O técnico é um negociador de ideias, está o tempo todo cedendo e impondo junto ao seu grupo. Um time vencedor é aquele que combina o melhor para o time encontra o melhor para o jogador, um casamento difícil e que dá certo para poucos a cada temporada.

O jogo de sacrifício de Simeone ajuda a colocar as coisas em perspectiva. Observe: a explicação para as imagens acima combina explicações emocionais com explicações táticas. Porque os dois são ferramentas para entender o jogo, e ao contrário do pensamento popular, não se excluem, muito menos configuram-se numa guerra de quem tem a voz mais alta. Ideias táticas precisam de uma boa dose de virtude humana para acontecer, do mesmo modo que humanidade sem organização vira caos.

Diego Simeone Atlético de Madrid x Olympique de Marselha (Foto: Reuters)
Diego Simeone durante Atlético de Madrid x Olympique de Marselha (Foto: Reuters)

Também clareia certas noções jurássicas que temos sobre o jogo. Ideias como “retranca como feio” e “defender como covardia” não são verdades, são narrativas vindas da década de 1950 que se tornaram verdades que guiam de modo errático a gestão e o jogo de vários clubes no Brasil. Como chamar o Atlético de Madrid de time defensivo, com um placar de 3x0? Se ser defensivo é ficar na defesa e abdicar da bola, como um time com mais posse de bola nem sempre vence? Ter ou não a bola são escolhas. É natural - e benéfico - que exista uma ou outra preferência estética. E estética, assim como beleza, é algo subjetivo, algo cultural.

Abra a mente para a cultura de vida e de jogo de Diego Simeone. As ideias táticas do Atlético são as crenças de vida de se torcedor. Porque o futebol é um reflexo do que somos: humanos.

@GLOBOESPORTE.com

E pra quem não gosta dessas análises táticas com imagens, é só pegar o vídeo do 1o gol e fazer a leitura que o cara fez:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • LuisSilveira
      Por LuisSilveira
      Olá a todos! Como vão?
      Depois de algum tempo ensaiando alguns saves para trazer pra cá, resolvi me aventurar em uma liga grande na qual eu ainda não tinha colocado a mão. Pesquisando sobre alguns times da segunda divisão espanhola, (re)descobri o Real Zaragoza, um time cheio de curiosidades ao longo de sua história centenária.
       
       

       
      A origem do Real Zaragoza propriamente dito se inicia em 1932, ano no qual se fundiram as duas equipes da cidade banhada pelo rio Ebro: os “Avispas” do Iberia S.C. e o Zaragoza “tomate”, por razões econômicas. Esse último, o Zaragoza Football Club foi fundado em 1903 (explicando o que disse acima sobre história centenária) por personagens conhecidos de Saragoça, na época em que o esporte ainda era pouco conhecido nas terras de Aragão. Desde 1992, o Real Zaragoza é uma sociedade econômica desportiva.
       

      Equipe do Real Zaragoza - 1932
       
      A trajetória do Real Zaragoza a partir de então foi marcada por altos e baixos, geralmente alternando entre as primeira e segunda divisões espanholas.
       

       
      Recomendo a leitura da página do wikipedia em espanhol (deixei o link abaixo) para o leitor que queira conhecer de forma pormenorizada a saga do clube. Um dos aspectos mais interessantes do Real Zaragoza é sua ligação recorrente com países sul-americanos, com destaque para a geração dos anos 70 sob a presidência de José Angel Zalba, conhecidos como “Os Zaraguayos”, quando o time era recheado de jogadores paraguaios e uruguaios. Até 1999, o Real Zaragoza também era considerado o maior ‘importador’ de jogadores argentinos em toda a Europa.
       

      "Os Zaraguayos" - 1974
       
      Como todo acadêmico que se preze, deixo os links usados na pesquisa para consulta:
      https://www.realzaragoza.com/club/historia/los-origenes
      https://christian20rz.wordpress.com/2015/12/04/los-zaraguayos/
      https://es.wikipedia.org/wiki/Real_Zaragoza
       
       

       
      Objetivos
       
      O Real Zaragoza nunca levou o caneco nacional, embora tenha levantado o troféu da Copa do Rei seis vezes e possua outros de relevância continental, como a Taça das Cidades com Feiras (precursora da Taça UEFA) de 63-64 e uma Recopa Europeia (94-95). Logo, O objetivo óbvio para esse save será a conquista do Espanholão, apesar de Real Madrid e Barcelona no caminho. Troféus continentais são muito bem vindos, mas considerarei “adicionais”.
       
      Por outro lado, claro, a demissão também ocasiona o encerramento do save.
       
      Ligas habilitadas
       
      Além das três primeiras ligas da pirâmide espanhola (La Liga, La Liga 2 e ….),  também habilitei algumas das principais ligas européias (Inglaterra, Itália e Alemanha). Porque sim.
       
       

       
      Seguindo o hábito que tenho em meus saves domésticos, criei um treinador de nome e aparência aleatórios, ainda que localizados. Ficou um Benzema gordo, o que acho válido. O nome, embora saído de listas randômicas, também combinou com o brasão do time.
      Ademais, uma das primeiras coisas que me interessaram no clube foi uma boa estrutura para o desenvolvimento de jovens e estabeleci que os atributos de Juán De León estariam de acordo com essa característica.
       

       
       

       
      As condições de desenvolvimento de jovens não é tããão boa quanto eu esperava pela avaliação inicial do próprio jogo. Fui tapeado, mas paciência.
      Nosso querido e histórico La Romareda parece estar em péssimas condições, o que espero que se reverta durante o save. Não sou nenhum conhecedor das ligas espanholas, mas parece, até pela previsão da imprensa, que somos um time típico do segundo escalão. Bem mais ou menos.
       

       

       
       

       
      Por hora, deixo as cifras em reais para fazer equivalências esdrúxulas como “quantos celtas 4 portas vale esse jogador”.
      Nossa margem de gastos é dentro do esperado e, claro, tenho o objetivo de fazer esse clube enriquecer. Veremos se ‘a economia vai decolar’.
       

       
       

       

      A galera a disposição é essa aí. Aparentemente o melhor jogador é o goleiro hermano Cristian Alvarez, o que quase sempre não é bom sinal. Bom, deixando o pessimismo dramático de lado, temos até mais jogadores interessantes do que eu esperava. Coloco a nata da nata, o grupinho de três estrelas e meia a seguir:
       
      Cristian Alvarez
       
      Valentin Vada
       
      Narváez
       
      Vigaray
       
      Alberto Zapater
       
      (Não vou me dar ao trabalho de colocar o Merino aqui porque na primeira semana ele já foi rebaixado para três estrelas. Garoto-decepção.)
       
       

       

       
      De saída, a primeira coisa que me veio a mente foi o 4-3-3 gengenpress covarde da moda. Deixei as indicações feitas pelo próprio jogo, mas vou reavaliar com base no que eu ver nos amistosos. Espero também criar pelo menos uma tática adicional até o início da temporada propriamente dita.
       
       


      Finalizo aqui com o que a chefia espera de De León.
       

       
       
      Dado o nosso pontapé inicial, espero que tanto vocês quanto eu aproveitemos a história. Agora, preciso dar algum trabalho De León. Até mais!
    • EduFernandes
      Por EduFernandes
      GRUPOS DA CHAMPIONS LEAGUE:

       
      GRUPOS DA EUROPA LEAGUE:

       
      GRUPOS DA CONFERENCE LEAGUE:

    • ffilho.roberto
      Por ffilho.roberto
      Mesmo sabendo das dificuldades financeiras que iria encontrar, resolvi iniciar a temporada com a equipe do Valência. Escalando desde o início os atletas com potencial futuro, mesmo que no início sofra pelo fato de alguns deles não chegarem a 3 estrelas atualmente. Ofereci a clubes os jogadores que haviam interessados. E fui em busca de reforços no sistema "Abordar para Assinar". Isco e Handanovic são os meus alvos. Primeira partida da La Liga um empate fora de casa com o Getafe, depois de estar perdendo de 2 x 0 com dois gols de Cavani. Na segunda partida, jogamos em casa contra o Betis. Empate novamente. Dessa vez 0 x 0. Continuo mais tarde e atualizo pra vocês.
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      A Ligue 1 de 2023–24, também conhecida por Ligue 1 Uber Eats por motivos de patrocínio, será a 86ª edição do Campeonato Francês de Futebol. Começará em 12 de agosto de 2023 e está prevista para terminar em 18 de maio de 2024. Notável novidade da atual temporada é a diminuição da quantidade de clubes no torneio, passando de 20 para 18.
       
      REGULAMENTO
       
      ATUAL CAMPEÃO
       
      ÚLTIMOS VENCEDORES
       
      REBAIXADOS E PROMOVIDOS
       
      EQUIPES
       
    • bstrelow
      Por bstrelow
      PARTICIPANTES:
       
      REGULAMENTO:
       
      ATUAL CAMPEÃO:
       
      PROMOVIDOS E REBAIXADOS:
×
×
  • Criar Novo...