Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Planos de A a Z: mudando o panorama de um jogo


Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

lnJ7roj.jpg

Para aqueles que são ativos na cena do Football Manager aqui no país, já devem ter vistos algumas pessoas compartilhando seu plano B e outras coisas que tendem a ser feitas para anular certas ameaças que o oponente proporciona ou algo para mudar o curso de um jogo. A maioria do que existe tende a mudar a maneira como a equipe normalmente joga como estratégia alternativa ou dependendo das expectativas iniciais de um jogo, seja essa decisão correta ou não. É algo que envolve muito achismo. Entretanto, não cabe a ninguém dizer o que está certo ou errado, mas é um viés que se apoia apenas na fé cega de que aquilo surtirá os efeitos desejados.

O ideal é fazer mudanças baseado no que você vê acontecendo (seja vendo o jogo completo ou reagindo as estatísticas/melhores momentos) e reagir de acordo. Caso eu decida modificar minha estratégia de acordo com o favoritismo de determinada equipe, as expectativas envolvidas no jogo ou a forma atual das equipes, como eu vou saber se aquela é a decisão correta baseada no está acontecendo e se desenvolvendo no jogo? Você simplesmente não será capaz, por isso, o ideal é fazer modificações a medida que a partida se desenvolve. Normalmente, queremos ver um determinado estilo de jogo em nossas equipes e ele pode funcionar em diversas táticas diferentes uma da outra, mas não há necessidade em transformar o jogo em algo mais complicado do que ele realmente tem que ser. Por isso, é melhor manter a estrutura da sua equipe do que ficar testando diferentes formações (partindo do pressuposto que você já determinou e testou como sua equipe deve jogar).

Isso não significa que você não deve adaptar sua equipe jogo a jogo, porque a maioria de nós faz isso frequentemente. Contudo, nas modificações que podem ser feitas, as escolhidas aqui podem não ser classificadas realmente como estratégias alternativas por muitas pessoas, já que são minimalista e muito sutis. E isso tem correlação com o futebol da vida real por um breve instante, não é porque você não percebe uma mudança drástica que signifique que o treinador do seu time não está adaptando constantemente. Normalmente, as pessoas realmente não enxergam.

Estratégias de jogo

Antes de começar a falar especificamente de como mudar o panorama de um jogo, vamos observar alguma das estratégias de jogo que as pessoas normalmente podem usar.

Antes de um jogo

Uma segunda formação é algo comumente utilizado quando os jogadores sentem que o oponente vai jogar de uma determinada maneira, baseado nas odds pré-jogo, e nos relatórios do olheiro e do analista. Outros preferem atirar as cegas e simplesmente decidem mudar porque acreditam piamente que determinado time atuará de determinada maneira, independente de relatórias, odds e expectativas.

  • O uso de instruções à equipe é outra estratégia popular, os jogadores podem adicionar ou remover alguma instrução caso já usem várias. O principal motivo por trás disso é contra-atacar ou anular uma possível vantagem do outro time.
  • O uso de instruções aos jogadores também se encaixa no que foi dito, já que os jogadores estão buscando fazer algo diferente, baseado no que já foi mencionada anteriormente.
  • A mudança de funções talvez seja a mais frequente depois da mudança de formação. Eles mudaram a função de determinado jogador para mudar a maneira que o time normalmente atua. Novamente, isso se resume a aproveitar uma eventual deficiência do adversário ou proteger uma fraqueza da sua equipe.
  • Os planos de jogo (uma nova ferramenta do FM 2018) não é algo que as pessoas normalmente usam, mas podem ser usados para determinado conjuntos de cenários dentro de um jogo. Podem ser usados em algumas situações para antecipar ou contra-atacar alguma ação.
  • A menos usual seria a escalação de um jogador diferente. Alguns jogadores preferem mudar e escalar um jogador mais ofensivo/defensivo para determinada partida, de acordo com as expectativas e receios do treinador para um jogo. Também pode ser vista como uma ferramenta direcionada a certos jogadores da outra equipe.

Durante um jogo

Algumas das mudanças que podem ser feitas em um jogo seguem os mesmos critérios de modificações antes de um jogo.

  • A mudança de tática durante o jogo é uma medida que deve ser classificada como drásticas, mas mesmo assim, a maioria dos jogadores de FM emprega-a em suas partida. Seja para proteger um resultado, fazer cera ou buscando um resultado, uma mudança de tática pode ser mais passiva ou agressiva, dependendo da necessidade.
  • As instruções à equipes também seguem a mesma linha de raciocínio, apesar de ser uma solução menos drástica.
  • Em muitos casos, mudar as instruções de um determinado jogador pode ser mais frutífero, já que você pode customizá-lo para explorar situações e cenários que você está vendo ocorrer durante a partida. 
  • A mudança de funções é outra boa opção, já que permite que você transforme um jogador em mais ou menos agressivo, de acordo com a sua necessidade. Se seu meio-campo está exposto e você precisa defender aquela vitória, talvez seja melhor colocar um jogador com uma função ou tarefa mais defensiva e cautelosa.
  • E a mais tradicional é a substituição tática de um jogador que vai mal por outro que pode estar num dia melhor.

Existem outras maneiras de se mudar um jogo, mas essas são as mais comuns. Nenhuma delas é melhor ou pior que as outras e todas são opções viáveis em alguns estágios de uma partida. Contudo, essas modificações tendem a se basear no estilo de jogo da sua equipe e no que encaixa melhor dentro das opções que o treinador tem.

Alguma das estratégias acima podem ser classificadas como bastante extremas, principalmente a mudança de formação e estrutura tática do time durante a partida. É compreensível que as pessoas utilizem como uma das principais formas, afinal de contas, a nossa exposição ao futebol nos condicionou a isso.

Meus planos de A a Z

Então como eu jogo o jogo? Eu não sou tão adepto do microgerenciamento que a maioria das pessoas acreditam que eu seja. Eu prefiro as mudanças sutis. E na realidade, meu plano A é meu plano B, C e até o Z. Obviamente enquanto estou criando uma tática, eu tenho uma postura mais detalhista, até achar o equilíbrio ideal e que me ofereça o estilo de jogo que estou procurando. Depois desse ponto, se trata em manter tudo o mais simples o possível para voar através do máximo de temporada possíveis.

O que isso significa? Significa que eu faço modificações baseadas puramente no que meus jogadores estão ou não fazendo. Eu ignoro completamente o adversário e foco no meu time, muitos vão achar isso estranho, porque a inteligência artificial (IA) é uma grande parte do Football Manager e eles estariam corretos. Porém, você nem sempre precisar armar o plano de jogo perfeito e adaptar constantemente a IA do jogo. Você pode fazer pequenas mudanças para alcançar isso e elas não precisam ser tão drásticas. E ao focar no seu time, você manter sua equipe praticando o estilo de futebol que você está criando sem ficar constante adaptando para se equiparar ao time oponente.

Isso me permite desenvolver um plano e me ater a ele. Não tem problemas em dar espaços para o seu adversário, de fato, dar espaço ao outro time não é uma coisa ruim, desde que sua equipe estejam fazendo tudo aquilo que você deseja que eles estejam fazendo. Esse é o meu foco. Se o time que eu estou comandando fazer o que eu esperto deles, então em 90% das situações, eu conseguirei o resultado. Obviamente que isso vai ser explicado melhor e exemplos serão dados para vocês entenderem como essas adaptações acontecem durante uma partida.

Mudanças antes de um jogo

Antes de um jogo eu nunca mudo nada. Eu mantenho qualquer que seja minha formação base e escolho o melhor onze inicial que eu posso escalar. Isso significa que eu não olho para os odds da partida, não dou atenção para os relatórios dos olheiros e analistas e também não adiciono nem removo instruções à equipe aos jogadores ou mudo quaisquer função ou tarefa na minha equipe.

Mudanças durante o jogo

Para falar a verdade, durante um jogo, eu não costumo mexer em muita coisa. Eu tento me manter com o que meu time faz bem, mesmo se eu sair atrás no placar. Se eu tomo um gol primeiro do que faço, o contexto e a maneira como meu time está atuando é a coisa mais importante. Mesmo se tomarmos outro gol antes de empatar, o porquê daquilo está acontecendo é o x da questão. Você pode estar jogando muito bem e tomar um gol por puro azar ou apenas porque o outro time fez uma grande jogada. Isso acontece e não importa o quão bem você esteja jogando, você tem que aceitar que irá conceder gols contra o fluxo do jogo. A chave aqui é não se desesperar.

Se um jogo não vai bem, ou eu preciso do resultado, então a hierarquia das coisas que eu tento seguir é:

  1. Substituições
  2. Instruções aos jogadores
  3. Mudança de função
  4. Mudança de mentalidade
  5. Instruções à equipe

Essa é a ordem que eu tenho a seguir e caso eu chegue as opções três, quatro e cinco da lista, então a vaca está indo para o brejo. No atual momento, em todos os saves que fiz no FM 2018 eu ainda não usei nenhum dessas três últimas opções. E olha que ao longo de diferentes saves, eu já joguei cerca de 16 temporadas. Eu tento me manter com as duas primeiras pois é mais simples para o estilo e forma a qual eu jogo o jogo.

Substituições

 90% das mudanças que faço são em torno das substituições. Para mim, isso é o que defino o meu estilo de jogar e me permite influenciar ou mudar jogos fazendo substituições. A forma como eu construo meus elencos e desenvolvo meus jogadores me permite usar isso como uma ferramente porque eu não compro/desenvolvo jogadores que jogam na mesma posição e são iguais as outras opções que eu já tenho. O que eu gosto de fazer é achar ou desenvolver um jogador que terá um função diferente daqueles outros que eu tenho no elenco. 

Ao invés de ficar chateado por não ter a opção de uma função dentro do meu elenco, eu foco no contrário. O Football Manager não é restrito apenas ao que alguém não pode fazer de acordo com a capacidade exibida na tela do perfil do jogador. Qualquer jogador pode jogar em qualquer lugar e você descobrirá que a sua capacidade de tomar decisões irá sofrer uma penalização e ele não terá o mesmo padrão de qualquer outro mais familiarizado com a função. Entretanto isso não significa que ele não pode atuar ou ser bem-sucedido ou bom naquela função. Se alguém tiver os atributos para desempenhar uma função que não esteja listada em seu perfil, escale ele lá mesmo. São os atributos que definem o que um jogador pode fazer em campo, portanto, ele se sairá bem por lá.

Vamos usar um atacante imaginário como exemplo. Fulanílson é um centroavante criativo e meu titular. No meu elenco, eu tenho outros dois jogadores que também podem jogar como centroavantes, mas cada um deles tem um conjunto de habilidades diferentes. Um deles tem uma presença física muito maior dentro da área, quase um jogador alvo.  O outro é o arquétipo do centroavante tradicional.

Agora, se em um cenário em que eu estou buscando um resultado e eu preciso mudar as coisas e sei que meu atacante que está atuando como centroavante não está fazendo o que eu quero, eu faria uma mudança. O jogador que entraria em campo dependeria daquilo que eu achar que for a escolha correta. Se Fulanílson está sendo intimidado fisicamente, então eu traria o meu jogador mais forte, já que ele combateria a imposição física que o titular estava sofrendo. Mas se eu sentisse que eu precisasse de algo mais simples e menos elegante, então eu usaria o bom e velho centroavante tradicional que tenho a disposição.

Isso é apenas um exemplo e eu não me limito, já que pode ser aplicado a qualquer jogador que eu queria substituir. Tudo depende do contexto do jogo e de quais jogadores estão tendo dificuldades em fazer o que eu espero deles. Por isso que eu construo um elenco com diferentes tipos de jogadores, pois assim eu terei bastante variedade dentro do meu elenco e posso modificar meu estilo de jogo sem precisar de mudanças drásticas.

Outro exemplo pode ser dados com volantes. Eu tenho os jogadores usuais para esse tipo de função, mas tenho um jogador muito criativo que não possui as habilidades defensivas necessárias para a função. Mas ele faz valer sua presença no elenco por sua criatividade. Eu costumo colocá-lo quando acho que meu volante está indo bem, mas perdendo a posse de bola frequentemente e atrasando nosso jogo. Eu também posso usá-lo se eu sentir que o volante está tendo dificuldades quando tem a bola nos pés. Eu sacrificaria o lado defensivo por alguém que pode distribuir a bola melhor e tenha mais calma com a bola nos pés enquanto é pressionado pelo adversário.

É claro que eu poderia simplesmente mudar a função do volante mas isso normalmente impactaria no modo como minha tática funciona e teria um efeito cascata muito grande em outros lugares. Portanto, mudanças como essa são uma última medida e é por isso que eu prefiro mudar o jogador ao invés da função. Tudo se resume em achar o que funciona e encaixa na maneira que você joga o jogo para simplificar as coisas.

Se você me assistisse jogando o jogo e eu fizesse uma substituição você pensaria que eu estava trocando um jogador pelo outro e não perceberia que era uma estratégia tática definida que eu estava usando. E ainda mudando as coisas dentro de campo para conseguir um resultado diferente. É bastante sutil, mas na maioria dos casos, faria uma grande mudança em como a função estava funcionando anteriormente.

Esse é meu método número um. Agora é hora de olhar para a segunda estratégia.

Instruções ao jogador

Não tem nada de extravagante ou complicado mas é melhor do que impactar o time inteiro e mudar as instruções à equipe. Eu prefiro focar num indivíduo de tempos em tempos se eu ver algo que eu não goste. Um exemplo seria um meio-campista que está sendo fortemente pressionado e quase não fica com a bola nos pés, mas eu instrui ele a tocar curto (seja via instruções à equipe, ao jogador ou pela função). Talvez se eu instruir ele a dar passes mais diretos, eu consiga ajudá-lo dentro de campo, fazendo com que ele se livre mais rapidamente da pressão que vem sofrendo. Portanto, dependendo da situação ou cenário, isso impactaria o que eu modifico.

Mas isso não é algo que eu faço frequentemente e no meu atual save eu fiz isso apenas quatro vezes em seis temporadas. Mesmo assim, ainda é uma opção.

Mudança de função ou tarefa

Agora já estamos entrando em territórios mais complicados e as coisas estão indo muito errado. Não é o pior cenário mas as coisas estão se encaminhando para isso. então, se meus métodos tradicionais mencionados anteriormente não funcionaram, então eu cogitaria mudar uma função ou tarefa para me dar aquilo que está faltando no jogo do meu time. Obviamente que existem pontos negativos em fazer isso, já que na maioria dos casos, minhas táticas estão montadas para desempenharem um estilo específico e o que pode ser uma pequena mudança de função pode significar que ele outro lugar, outra função também precise ser modificada.

Por exemplo, caso meu Armador Móvel esteja tendo um péssimo dia e ele esteja sendo a única fonte de criação de jogadas do meio-campo para os atacantes. Um armador não precisa ser necessariamente o cara da assistência, ele pode ser aquilo que liga os diversos setores da equipe. Se eu mudar a função dele para Meia Central numa tarefa de Apoio, isso mudaria totalmente a dinâmica do que o jogador pode oferecer dentro de campo ao time.

Com isso, eu tenho que avaliar o que isso impacta nos meus jogadores de frente. Se eles estavam tendo dificuldades em serem fornecidos pelo Armador Móvel, mas eventualmente alguma bola chegava, como eles serão assistidos por um meia-central? Ele não vai ligar os setores da equipe da mesma maneira, que foi uma das razões que levaram minha tática a ter um Armador Móvel. Porém, como que o meia-central se encaixa no que está sendo feito naquela partida e agora de onde irá ocorrer a criação de jogadas do time. Eu preciso identificar isso e ver se isso será um problema no decorrer da partida e ajustar de acordo.

Minha primeira tentativa seria ver se algum outro meio-campista pode assumir essa função de ligação e criação e como isso irá impactar a forma como normalmente jogamos e fazemos funcionar. Outra opção pode ser pedir para um atacante recuar para buscar a bola, mas quem vai estar lá para marcar os gols com ele fazendo essa ligação? É claro que um atacante ainda pode marcar gols dessa maneira, mas agora a forma como minha equipe ataca foi totalmente modificada e irá impactar em como marcamos gols.

Enquanto você pode ser capaz de fazer isso funcionar, para mim, essa é uma das mudanças mais complicadas de se fazer. É uma das opções mais drásticas da minha estratégia para mudar o panorama de um jogo. Mss ela não está no fim da lista por uma razão muito simples. Às vezes, uma simples mudança de tarefa pode ser o suficiente, você pode fazer um jogador ser mais ou menos agressivo com uma simples mudança de tarefa.

Exemplificando rapidamente, retornemos ao cenário onde o atacante retorna para buscar a bola e iniciar as jogadas. Vamos dizer que meu time começou a partida dessa maneira e eu percebi que o sistema defensivo do oponente estava tendo uma vida muito fácil porque meu atacante estava recuando e liberando eles das obrigações defensivas necessárias. Talvez eu desse ao atacante uma tarefa atacar, se possível e instantaneamente ele procuraria se posicionar mais a cima no campo e deixaria a linha defensiva adversária ocupada.

Uma mudança de tarefa é uma mudança mais tranquila do que mudar completamente a função de um jogador e em alguns casos, traz consequências menores para o restante do time. Como a função é essencialmente a mesma, ele estará apenas atuará mais avançado ou recuado, de acordo com a função escolhida.

Mudança de mentalidade

A mudança de mentalidade é relativamente simples e você pode mudar a maneira do seu time jogar e se comportar em um instante. Entretanto, eu preciso lembrá-los que se você fizer essa mudança, todos os jogadores do seu time serão impactados. Já que, principalmente, altera a linha defensiva e a temporização do time. Quanto mais agressiva for a mentalidade, mais riscos seu time vai correr e quanto menos agressiva, menos riscos. Mas ela está no final da lista porque para mim, é mais importante jogar o jogo de uma determinada maneira e essa mudança de mentalidade irá mudar toda minha equipe. O que isso significa? Pode ser que eu tenha desviado bastante do caminho em que eu gosto de ver meu time jogando. Provavelmente você deve estar pensando que eu sou um chato teimoso e que fazer essa mudança conforme a necessidade não tem problemas. Porém, como estou tentando manter tudo o mais simples possível, com o menor número de mudanças possíveis, isso acaba não encaixando porque muda todalmente o comportamento de cada um dos meus jogadores.

Instruções à equipe

As instruções à equipe são uma grande ferramenta mas cai em tudo que já discuti sobre as outras coisas que vieram antes. Eu não sou afeito a coisas que mudam completamente o comportamento do meu time, a não ser que eu realmente precise. Esse é meu último recurso e é minha opção quando a caixa de ideias está vazia. Eu entendo como elas funcionam e como elas mudam as coisas por debaixo dos manos, mas para mim, ainda é uma farsa usá-las. Eu normalmente já tenho minhas instruções selecionadas, baseadas no estilo que estou criando. Adicionar ou remover alguma delas me afastaria do meu planejamento e adicionaria mais uma camada de complexidade que eu posso viver sem.

Portanto, é assim que eu encaro cada jogo e penso e vejo o Football Manager. Provavelmente é muito menos micro gerenciamento do você estava esperando. Pode ser que essa visão venha dos diversos guias por aí, mas lembre-se, eles são voltados para quem está tendo dificuldades com certos aspectos do jogo, querendo aprender mais sobre ele ou discutindo certas filosofias e conceitos futebolísticos. 

E você, quais são seus planos para mudar o panorama de um jogo e conseguir o resultado desejado?

Conteúdo traduzido e adaptado por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
Fonte: https://teaandbusquets.com/plan-b-c-everything
Banner: @_Matheus_

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente guia, trouxe uma abordagem diferente e pode ajudar bastante quem tem dificuldades com as alterações táticas (tipo eu). São ideias bem simples, mas muito interessantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
Em 02/04/2018 at 17:57, Tsuru disse:

Excelente guia, trouxe uma abordagem diferente e pode ajudar bastante quem tem dificuldades com as alterações táticas (tipo eu). São ideias bem simples, mas muito interessantes.

Acho que o grande valor desse texto é justamente o pensamento oposto que a maioria tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas atrás...

Como consegue analisar isto no jogo, se o atacante está perdendo fisicamente pra zaga, etc..? Ainda não consigo analisar bem durante uma partida para fazer mudanças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
58 minutos atrás, rcollor disse:

Como consegue analisar isto no jogo, se o atacante está perdendo fisicamente pra zaga, etc..? Ainda não consigo analisar bem durante uma partida para fazer mudanças.

Você pode utilizar a ferramenta de análise do jogo para isso. Dá para ver se a bola está chegando nele e morrendo nele. Se ela não estiver chegando, a culpa não é dele. Mas se ela estiver chegando e o jogo morre ali, provavelmente ele está perdendo essa bola na disputa com os marcadores. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Abordagem diferente essa, interessante. Mudou algumas idéias que eu tinha a respeito das substituições, não costumava seguir essa hierarquia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano atrás...

Ainda bem que o Diogo deu um up. Eu não tinha visto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas atrás...

Geralmente eu faço substituição quando o jogador está com nota ruim ou muito cansado, tenho que começar a olhar se a bola está chegando nele tb agora, até olhava um pouco as vezes, mas geralmente esqueço de ver isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...