Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
ggpofm

Livro "Memórias do esporte bretão caboclo - os primórdios do futebol no Amazonas"

Recommended Posts

ggpofm

Os primórdios do futebol no Amazonas

 

Livro: Memórias do esporte bretão caboclo - os primórdios do futebol no Amazonas
Autor: Gaspar Vieira Neto
Editora:-
Cidade: Manaus
Páginas: 612
Ano: 2017

Vendas apenas no formato digital pelo site: https://www.gasparvieira.com.br/ (Preço R$ 35,00)
Contato com o autor pelo Whatsapp: (92) 99128 3934

 

T33sm7z.png

Charles Miller foi o introdutor e difusor do futebol no Brasil. Essa é a informação recorrente na mídia. Contudo, a cada dia, novas pesquisas demonstram que o “esporte bretão” foi introduzido e difundido pelo território brasileiro de forma diferente do que muitos afirmam.

Nos fins do século XIX e início do século XX, o Brasil estava muito longe de ser um país integrado. Os estados tinham poucos contatos uns com os outros, vivendo isolados por vários motivos. Essa configuração territorial impediu que o futebol fosse introduzido e difundido em nosso território por um único pólo, como aconteceu, por exemplo, em outros países sul-americanos. Assim, no Brasil o futebol foi introduzido e difundido por vários atores e em ritmos diferentes, independentemente do que acontecia ao futebol no eixo Rio-São Paulo.

O livro de Gaspar Vieira Neto, “Memórias do esporte bretão caboclo - os primórdios do futebol no Amazonas” conta uma parte dessa história, a introdução e difusão do futebol no Amazonas entre 1903 e 1914, período que antecedeu a disputa do primeiro Campeonato Amazonense de Futebol, vencido pelo Manáos Athletic Club, um clube fundado por ingleses.

“Memórias do esporte bretão caboclo” foi lançado apenas no formato digital e em mais de 600 páginas, várias delas com informações inéditas, traça um panorama da vida em Manaus, a “Paris dos Trópicos”, no início do século XX, quando vivia o auge da exportação da borracha e se tornou uma cidade moderna com todos os seus luxos e também suas misérias. Mesmo tendo como tema principal o futebol, o autor não deixou de lado outros esportes praticados na cidade naquele período, tais como o turfe, o ciclismo, o remos, o tiro e até o beisebol.

No período abordado pelo livro, o autor encontrou dezenas clubes criados para a prática do futebol, começando com o primeiro clube fundado no estado, o Racing Club Amazonense, e  passando por muitos outros, como o Sport Club Foot-Ball Manáos, Brasil Foot-ball Club, Reserve Club, Guarany Foot-ball Club, Internacional Team e até o primeiro Vasco da Gama que jogou futebol no Brasil, inclusive com a “cruz de malta” na camisa. De todos os 50 clubes encontrados pela pesquisa, apenas dois sobreviveram até a atualidade, os tradicionais Nacional e Rio Negro, o maiores campeões do estado.

Gaspar Vieira Neto é amazonense, formado em História pela Universidade Federal do Amazonas e professor da rede municipal de ensino de Manaus. Ele pesquisou durante cinco anos (2011 a 2016) nos jornais arquivados pelo Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas. O livro apresenta muitos trechos originais dos jornais e também imagens das equipes do período, algumas inéditas.

“Memórias do esporte bretão caboclo - os primórdios do futebol no Amazonas” foi lançado apenas no formato digital e pode ser comprado diretamente pelo site www.gasparvieira.com.br por 35 reais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

  • Conteúdo Similar

    • Bruno Caetano.
      Por Bruno Caetano.
    • Diego Fortunatto
      Por Diego Fortunatto
      Olá pessoal, sou novo no fórum.
      Ainda não explorei todos os tópicos e locais, também não conheço todas as regras. Mas vamos lá.
      Participo já de alguns fóruns... Em uns a gente pode trocar materiais, em outros começa o mimimi sobre pirataria.  
      Aqui nós podemos trocar materiais, pdf's, ebooks, livros e etc... via download?
      Pergunto porque já faz algum tempo que procuro aprender mais sobre futebol, do ponto de vista técnico e tático. 

      Lendo a entrevista do novo executivo de futebol do Grêmio hoje Odorico Roman, ele falou sobre alguns dos livros que ele lê sobre futebol.
      Aqui a fala: "Eu leio bastante sobre futebol. Leio alguns livros, matérias da internet. "Os Números do Jogo" é um livro bem interessante sobre estatísticas. Aliás, a partir dessa leitura, começou a crescer em mim a vontade de ter um banco de dados mais efetivo. O nome da Opta (empresa que fornece dados sobre futebol) está no livro e é quem nos fornece dados. Tem o "Soccernomics", e "A Pirâmide Invertida", entre outros livros."
       
      http://globoesporte.globo.com/rs/futebol/times/gremio/noticia/2016/12/da-paixao-pela-estatistica-ao-futebol-do-gremio-ideias-de-odorico-roman.html
       
      Eu baixei hoje: "Os números do jogo" e já estou quase terminando de devorar o livro! :D  E ele realmente é sensacional!
      Eu já tinha lido: "A bola não entra por acaso" do Ferran Soriano ex-executivo do Barça.
       

       
      Alguém mais aí tem livros "profissionais" de futebol, com táticas, treinamentos e etc... Para indicar e trocar?
    • h10
      Por h10
      A receita do Armagedom
      Um amor complicado. Uma trama celestial. Uma viajem pela história humana. Um anjo caído. Uma batalha mortal. Ingredientes suculentos, perfeitamente preparados para uma grande batalha do apocalipse.
      Até então, não se viu uma estória de ficção tão emblemática e tão bem construída na literatura brasileira. Eduardo Spohr nos leva a uma viajem no tempo desde a queda de Atlântida, passando pela Roma antiga, desbravando a China antiga, passando por nossa era contemporânea e nos largando em um futuro conturbado, porém recheado de esperança. Nesta caminhada em flash back’s Ablon, personagem principal, um anjo rebelde, é acompanhado por Shamira, seu grande amor, em aventuras que perpetuam no tempo. Nestas idas e vindas Spohr desenha o futuro da humanidade, prendendo o leitor em suas páginas com linguagem simples e direta.
      O curioso é a importância dada pelo autor ao Brasil. Ablon se refugia no Rio de Janeiro e alguns fatos importantes da trama ocorreram nestas terras fluminenses. O autor é brasileiro, mas a relação do Brasil em histórias épicas, apocalípticas ainda nos são estranhas. Normalmente o futuro da humanidade passa por New York, Los Angeles, Paris entre outras metrópoles ditas de mais grife.
      O livro A Batalha do Apocalipse é um prato cheio para alimentar nosso imaginário com heróis, paixões e batalhas épicas.
       
      Resenha por: Helmut Dullenkopf, 2015.
    • Amoba
      Por Amoba
      Até agora os que mostraram interesse: 
      @aldin @Pedrods @Aleef @bks @Galford Strife @Ariel' @Temujin 
       
    • P.S.Y.
      Por P.S.Y.
      Não sei se Orgulho e Preconceito da Jane Austen seria um livro adequado para meus futuros filhos.

      Revolução dos Bichos é ideal, já que Orwell escreve na forma de fábula. 1984 é um livro bastante pesado, talvez quando estejam já no ensino médio.

      Senhor das Moscas é outro livro incrível, lá pra quando a criança tenha seus 11-12 anos. 
×